• Nenhum resultado encontrado

VI TORNEIO DE PESCA NIVALDO VEIGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI TORNEIO DE PESCA NIVALDO VEIGA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VI TORNEIO DE PESCA “NIVALDO VEIGA”

REGULAMENTO PARTICULAR

1) DO OBJETIVO: A prova de realização periódica, promovida pelo Clube Santista de Pesca Amadora e integrante do Calendário da FPPL, tem por objetivo estimular e difundir a prática da Pesca Desportiva entre filiados e os pescadores avulsos. Também aproveitamos nesse evento para honrosamente homenagear um dos fundadores do Clube Santista de Pesca Amadora, Sr. NIVALDO VEIGA.

2) DA DATA E LOCAL: dia 01/10/2017, na Mureta da Ponta da Praia, na cidade de Santos, com início previsto às 08h, e término às 12h30. A prova será de 04 horas de pesca, divididas em 02 etapas de 02h cada uma, com intervalo de 30 minutos para troca de boxes. A concentração será realizada próximo ao canal 7 (Av. Alm. Saldanha da Gama, nº 115).

3) DOS PARTICIPANTES/CONCORRENTES:

3.1- O TORNEIO será disputado em DUPLAS, nas categorias: MASCULINO, MASTER, FEMININO, JUVENIL E AVULSO.

3.2 Os atletas Federados deverão estar em situação regular com a FEDERAÇÃO PAULISTA DE PESCA E LANÇAMENTO - FPPL.

3.3- O torneio é ABERTO a todos pescadores, avulsos ou federados, que deverão obrigatoriamente portar a licença de pesca amadora expedida pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços - MDIC, valida para o dia do evento.

3.4- Excepcionalmente será possível realizar a inscrição com apenas um pescador, na ocasião deste não encontrar um parceiro para formar a dupla, e concorrer com os demais utilizando até duas varas em ação de pesca.

4) DAS INSCRIÇÕES: O torneio será limitado a 40 duplas participantes. Os pescadores deverão formalizar sua inscrição no dia da prova, ou antecipadamente através do email cspa1980@yahoo.com.br.

(2)

5) DO MATERIAL DE PESCA:

5.1- Varas de pesca de tamanho livre, providas de molinetes ou carretilhas;

5.2- Chicotes com até 02 (dois) anzóis de ponta única de qualquer tipo ou procedência; 5.3- Linhas com bitolas livres de qualquer tipo ou procedência;

5.4- Chumbadas (pesos) livres desde que com densidade maior que a da água; 5.5- Bicheiros e puçás;

5.6- Fincador ou secretários para portar varas, mesinhas, varal ou “T” para chicotes reservas, e outros acessórios para auxiliar o pescador no manuseio de iscas e materiais de pesca, desde que colocados no centro da área do box correspondente ao pescador.

5.7- Balde/Recipiente para guarda e conservação do peixe capturado.

5.8- Não será permitido o uso de bóias, varas sem molinetes ou carretilhas, e de linhadas de mão.

6) DAS ISCAS: Somente serão permitidas as iscas naturais, mortas e in natura: camarão, corrupto e minhoca.

;

7) DOS PEIXES:

7.1- Serão considerados válidos peixes de qualquer espécie, de qualquer tamanho, respeitados os tamanhos mínimos estabelecidos na Portaria MPA nº 445/2014, sendo os mais comuns: bagres com tamanho mínimo de 12 cm; betara ou papa-terra com tamanho mínimo de 20 cm; corvina com tamanho mínimo de 25 cm; robalo peba ou peva com tamanho mínimo de 30 cm; robalo flecha com tamanho mínimo de 50 cm; e etc.

7.2- Não serão válidos as seguintes espécies: baiacu-tigre, manjubas, Marias-da-Toca, Macacos, Mangangás, Mamarreis e demais protegidos por LEI como o cação viola ou anjo, raias, miraguaias, meros, etc.

7.3- Todos os peixes que contenham ferrões: ex.: (Bagres), não poderão ser cortados ou mutilados, conforme PORTARIA IBAMA No 93.

8) DO EXERCÍCIO DA PESCA:

8.1- A pesca será exercida exclusivamente dentro da área do box sorteado, não podendo o pescador ocupar ou passar para outra, mesmo que desocupada, salvo para recolher uma peça fisgada, quando todos os outros pescadores vizinhos deverão facilitar a retirada do peixe a seco;

8.2- A linha deverá ser recolhida se, por efeito de lançamento ou por força de correnteza, invadir o box vizinho;

(3)

8.3- Os participantes poderão manter até duas varas reservas montadas, com chicote 8.4- É permitido o uso de chicotes reservas, inclusive iscados.

8.5- Não é obrigatória a retirada do pescado dos anzóis, mas após efetuar um novo arremesso, o atleta deverá retirar e colocar-los imediatamente seu balde. Todos os que estiverem fora serão desclassificados.

8.6- Cada dupla deverá trazer um balde para colocar seus peixes à medida que os for capturando, ao término da prova os peixes deverão ser colocados no saco, fornecido pela organização, e devidamente lacrado e levado até local de pesagem

8.7- Somente será permitido recolher a linha à mão, nos casos de ruptura de vara, quebra do molinete ou da carretilha;

8.8- Durante o desenrolar da prova, nenhum concorrente poderá receber ajuda de terceiros, que não esteja participando da competição.

8.9- Após o sinal de término da prova, será dado prazo máximo de 20 minutos para retirada de peça de porte superior a 01 Kg a seco. Nesse caso, o pescador deverá solicitar ao concorrente vizinho que marque esse tempo, comunicando posteriormente ao árbitro a ocorrência;

8.10- As peças capturadas pela boca por anzóis de mais de um concorrente serão colocadas à parte até o final da prova. Após a pesagem, dividir-se-ão os pontos a ela atribuídos entre seus captores; as peças ferradas por mais de um concorrente sendo que um pela boca e outro por outras partes do corpo, pertencerão àquele que a capturou pela boca.

8.11- Chicotes rompidos e recolhidos por terceiros, ou mesmo por seu proprietário, em havendo peixes, estes não serão válidos.

8.12- As peças capturadas deverão ser mantidas no balde/recipiente, com água fresca, e ao final do torneio deverão ser ensacados e lacrados, sem água e areia.

8.13- A fiscalização do torneio será exercida por arbitro designado pela organização, e casos duvidosos serão resolvidos pelo arbitro e por uma comissão previamente constituída.

8.14- Não será permitido o uso de engodo de qualquer natureza, quer amarrado a linhas, quer jogado livremente na água, e tampouco a utilização de qualquer tipo de essência.

9 ) DA PONTUAÇÃO:

9.1- Os pontos serão computados da seguinte forma: 02 pontos para cada peça, e 1 ponto para cada 100g de peso total ( 2 : 1). Para eliminar o fator "sorte", estipula-se o peso da peça em até 1kg. Assim, a peça acima desse peso valerá somente para aferição de maior peça.

(4)

9.2- Peça apresentada para contagem com um centímetro ou mais abaixo da medida mínima da espécie acarretará penalidade à razão de 20% do total de pontos.

9.3- Qualquer reclamação deverá ser procedida pelo interessado no momento da pesagem, e se necessário recontagem, conferindo o que foi anotado na sumula.. Após, em hipótese alguma, será admitido qualquer tipo de reclamação a respeito da pesagem e/ou pontuação. 9.4- No caso de empate de pontuação, os desempates serão definidos na seguinte ordem: (a) pelo maior número de peças; (b) pelo maior peso total; (c) pela maior peça; (d) por sorteio.

10) DA PREMIAÇÃO:

10.1- Categoria Masculino: troféus de campeão, vice-campeão, e medalhas de 3º a 5º colocados;

10.2- Categoria Avulso: troféus de campeão, vice-campeão, e medalhas de 3º a 5º colocados; 10.3- Categoria Master: troféus de campeão, vice-campeão e medalha de 3º colocado;

10.4- Categoria Feminino: troféus de campeão, vice-campeão e medalha de 3º colocado 10.5- Categoria Juvenil: troféus de campeão e vice-campeão

10.6- Campeão Absoluto – troféu de campeão

10.7- Maior peça - 01 Troféu para o pescador (individual).

11) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1 Os casos de indisciplina, mau comportamento, fraude de qualquer natureza, ou atitudes antidesportivas de qualquer dos concorrentes, ensejará sua desclassificação sumária.

11.2 Também será passível de desclassificação o concorrente que mantiver o box e área de pesca sem condições de higiene compatíveis com a postura de Atleta, devendo recolher todos os detritos e deposita-los no lixo.

11.3 A responsabilidade pela realização do evento é de única e exclusiva responsabilidade de seus organizadores, inclusive em relação às leis do MAPA e Meio Ambiente/ IBAMA, em especial em relação às espécies protegidas (que não podem ser computadas na pesagem em hipótese alguma, porquanto, é proibida a sua pesca, transporte, manutenção, e etc.), visto que a Federação Paulista de Pesca e Lançamento - FPPL tão somente intermediou a obtenção de certificado/alvará para a realização do evento junto ao MAPA.

11.4 O Torneio poderá ser somente suspenso pelo árbitro geral ou por seu substituto por motivos de alta relevância.

11.5 Os motivos para suspensão do Torneio poderão ser, condição impraticável de pesca, mau tempo, insuficiência numérica de competidores.

(5)

11.6 No caso de suspensão definitiva do Torneio, somente serão considerados os resultados se decorridos 50% de seu tempo integral.

11.7 Os organizadores e autoridades do evento não se responsabilizam por acidentes pessoais de qualquer espécie, ou danos materiais, extravios, perda ou roubos de bens dos concorrentes, acompanhantes, visitantes e público em geral, antes, durante e após a realização da prova. Todos os que, direta ou indiretamente, participarem do evento, declaram-se cientes dos termos do presente Regulamento.

Santos, 05 de Setembro de 2017

(*) Será realizado no paredão (molhes) da Ponta da Praia, na cidade de Santos, no dia 01/10/2017 (domingo), com início as 08H00 da manhã, com no máximo 40 (quarenta) boxes, medindo aproximadamente 6 metros cada, de acordo com a Organização, numerados em seqüência numérica entre o canal 7 e as proximidades do ponto de desembarque da Rua do Peixe ou a critério da Organização, devido a condições de tempo, trânsito ou até mesmo de maré.

(**) lembramos a todos, que no paredão da Ponta da Praia, existem árvores em alguns trechos, a organização tentará evitar boxes próximos às árvores, mas dependendo das condições no dia, poderão ocorrer, boxes próximos às árvores, logo pedimos a todos o bom senso em relação ao uso de materiais e cuidado com os pedestres que por ali podem transitar.

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de