• Nenhum resultado encontrado

SEQUÊNCIA DIDÁTICA IMIGRAÇÃO Colcha de Retalhos reflexões sobre a presença de imigrantes na região sudeste no início do século XX

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEQUÊNCIA DIDÁTICA IMIGRAÇÃO Colcha de Retalhos reflexões sobre a presença de imigrantes na região sudeste no início do século XX"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Arquivo Público do Estado de São Paulo – SP

O(S) USO(S) DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NA SALA DE AULA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

IMIGRAÇÃO

“Colcha de Retalhos – reflexões sobre a presença de

imi-grantes na região sudeste no início do século XX”

Nilmara Cristina Perissini

02/2013

(2)

Trabalho de Conclusão do Curso “O(s) U-so(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula”

(3)

TEMA

“Colcha de Retalhos – reflexões sobre a presença de imigrantes na região su-deste no início do século XX”

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a presença de diferentes culturas, apresentadas pelos diferen-tes povos que auxiliaram na formação da população brasileira, a Sequência Didática, busca através da análise de documentos, resgatar a importância de estudarmos os desafios encontrados pelos imigrantes na chegada ao Brasil, no final do século XIX e início do século XX.

Através do estudo sobre a imigração na região sudeste, os alunos poderão co-nhecer um pouco mais dos desafios encontrados pelos imigrantes, podendo até mes-mo resgatar uma parte da memória familiar, uma vez que, na região de São José do Rio Preto, a presença de descendentes de famílias de imigrantes é muito significativa, principalmente, imigrantes italianos.

OBJETIVOS

A partir do uso de documentos de arquivo na sala de aula:

a) propor aos alunos uma melhor compreensão acerca do assunto “Imigração”, de forma diferenciada, através da análise de documentos.

b) permitir que os alunos elaborem conhecimento a partir da análise, leitura e inter-pretação de documentos acerca da “Imigração”.

c) desenvolver com os alunos temas não muito contemplados pelos livros didáticos d) compreender a importância desses imigrantes no processo de formação cultural da população brasileira.

COMPONENTE CURRICULAR

Geografia: A população brasileira (A formação da população brasileira / Os mo-vimentos migratórios)

(4)

ANO/SÉRIE

7º ano – do Ensino Fundamental

TEMPO PREVISTO 08 aulas

DESENVOLVIMENTO E CONTEÚDO DAS ATIVIDADES

O desenvolvimento das atividades da SD ocorrerá através da utilização notbo-ok, netbook ou tablet de propriedade do próprio aluno, conectados à internet na sala de aula, em todo tempo, existindo também a possibilidade do uso de alguns documen-tos impressos em A3.

Aula 1

Nessa aula será apresentada a Sequência Didática e sua contextualização den-tro do conteúdo trabalhado em sala de aula – conteúdo programático – esclarecendo aos alunos os motivos e os objetivos da realização dessa atividade.

O início do desenvolvimento da Sequência Didática acontecerá através da leitu-ra, realizada pelo professor e pelos alunos do Documento 1: “Brasil tem 600 mil imi-grantes ilegais, diz entidade.” (Anexo I)

Aula 2

Após breve contextualização histórica acerca da imigração de europeus para o Brasil no final do século XIX e início do século XX, realizada pelo professor, os alunos serão conduzidos a leitura e interpretação do Documento 2 : “Mapa do Estado de São Paulo indicando a posição dos núcleos coloniais existentes e em projeto. Secretaria da Agricultura/SP. 1908. Apesp”. (Anexo II)

Os alunos deverão localizar no documento as seguintes informações:

(5)

4. Qual a relação existente entre as informações contidas no mapa e a imigra-ção ocorrida no estado de São Paulo?

Aula 3

Refletindo sobre a situação sociopolítica e econômica do Brasil, mais precisa-mente do estado de São Paulo em comparação a situação dos países europeus no final do século XIX e primeira década do século XX.

* Documento 3 - SÃO PAULO. Congresso. Senado. Projeto de Lei e Ofício [s/n] que autoriza o ato do governo que abriu crédito suplementar à verba para "Introdução de Imigrante". São Paulo, 14 ago. 1904. Acervo APESP. Coleção DAESP. (Anexo III)

* Documento 4 - Fonte: Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de janeiro : IBGE,

2000. Apêndice: Estatísticas de povoamento. p.225. Disponível:

http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/tabelas/imigracao_brasil.htm. Acesso em: 17 jan. 2011. (Anexo IV)

* Documento 5 - O IMMIGRANTE. O Immigrante, São Paulo, n. 1, ano 1, p. 1, jan. 1908. Apesp. (Anexo V)

* Documento 6 - VANTAGENS concedidas aos immigrantes pelo governo do Es-tado de S. Paulo. O Immigrante, São Paulo, n. 1, ano 1, p. 1, jan. 1908. Apesp. (Anexo VI)

Após análise dos documentos, os alunos serão conduzidos a um debate dirigido pelo professor, levando-os a refletir a cerca das seguintes questões:

1. Quais motivos levam um trabalhador a deixar o seu pais, atualmente, e ir em busca de novas oportunidades em países distantes?

2. De que forma a propaganda oficial divulgada pelos governantes, acerca dos atrativos existentes em seu pais, influencia a entrada de imigrantes para aquele local?

Aulas 4 e 5

Reflexões acerca das condições de trabalho vivenciadas pelos imigrantes no Brasil – estado de São Paulo – no início do século XX.

(6)

* Documento 7 (SÃO PAULO (Estado). Informação de Diretoria, de 09 de Junho de 1908. Apesp: Fundo da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Seção de Inspetoria de Colonização e Imigração.) (Anexo VII)

* Documento 8 (SÃO PAULO (Estado). Carta de Frau Vorbeck ao Imperial Con-sulado Alemão, de 20 de Abril de 1909. Apesp: Fundo da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Seção Inspetoria de Colonização e Imigração. (Anexo VIII)

* Documento 9 ( PIRES, José. Requerimento à Directoria de Terras, Colonisação e Immigração da Secretaria da Agricultura. São Paulo, 9 abr. 1924. Acervo APESP. Fun-do Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.) (Anexo IX)

* Documento 10 ( PIRES, José. Requerimento à Directoria de Terras, Colonisa-ção e ImmigraColonisa-ção da Secretaria da Agricultura. São Paulo, 9 abr. 1924. Acervo APESP. Fundo Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.) (Anexo X)

Os alunos serão divididos em três grupos. Será entregue uma cópia dos docu-mentos acima para cada grupo e uma ficha de análise documental (Anexo XIV) a ser preenchida pelos alunos. Em seguida, cada grupo exporá oralmente a sua interpreta-ção dos documentos e será discutido, com a turma, as conclusões de cada um.

Aulas 6 e 7

Nessas aulas será proposta a leitura e a interpretação dos seguintes documen-tos:

* Documento 11 – HOSPEDARIA de Immigrantes (vista interna). São Paulo, [fins do século XIX e início do XX]. APESP. Acervo Iconográfico. Álbum “Vistas de São Paulo”. (Anexo IX)

* Documento 12 – PROFESSOR e alunos de escola alemã. Rio Claro, SP [início de 1900]. APESP. Acervo Iconográfico. Memorial do Imigrante. (Anexo XII)

* Documento 13 – LOJA de Sírio-Libanês. São Paulo. APESP. Acervo Iconográfi-co, Memorial do Imigrante. (Anexo XIII)

(7)

Depois de analisar os documentos indicados, os alunos deverão buscar por ou-tras imagens no site da Hospedaria dos Imigrantes (www.museudaimigracao.org.br) e do Arquivo do Estado (www.arquivoestado.sp.gov.br)

Por fim, o professor conduzirá um debate dirigido com a turma, de forma a re-fletir sobre as seguintes questões:

1. Os imigrantes que saíram de seus países e vieram para o Brasil encontraram o que procuravam?

2. A realidade vivida por eles era condizente com o que as propagandas ofere-ciam?

3. O sonho de melhorar de vida aconteceu?

Aula 8.

Avaliação – Os alunos deverão elaborar um painel feito em papel pardo ou TNT, com imagens de imigrantes, impressas em papel A4, providenciadas por eles (três imagens de cada aluno, em tamanhos diferentes), para uma montagem semelhante a uma “col-cha de retalhos”.

(8)

BIBLIOGRAFIA

- Acervo Iconográfico, Memorial do Imigrante – APESP.

- APESP. Fundo da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Seção Inspeto-ria de Colonização e Imigração. Acervo APESP.

- APESP. Fundo da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Seção de Ins-petoria de Colonização e Imigração

- Acervo APESP. Coleção DAESP

- Acervo APESP. Secretaria da Agricultura/SP. 1908.

- Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de janeiro : IBGE, 2000 Apêndice: Estatísticas de povoamento. p.225.

- Globo.com, 27 mar. 2008. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL365307-5598,00.html.

- O Immigrante, São Paulo, n. 1, ano 1, p. 1, jan. 1908. Apesp

- PIRES, José. Requerimento à Directoria de Terras, Colonisação e Immigração da Secre-taria da Agricultura. São Paulo, 9 abr. 1924. Acervo APESP

- VEDOVATE, Fernando Carlo. Geografia (Ensino Fundamental). Projeto Araribá. Obra em 4 v. para alunos do 6º ao 9º ano. Editora Moderna. 2010.

(9)

ANEXOS Anexo I

Brasil tem 600 mil imigrantes ilegais, diz entidade

A maioria é formada por imigrantes vindos de países vizinhos ao Brasil.

Da BBC

Atualmente, o Brasil tem, pelo menos, 600 mil imigrantes ilegais, segundo estimativas do Serviço Pastoral dos Migrantes, entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

"A grande maioria é formada por bolivianos, paraguaios, peruanos, chilenos, argentinos e colombia-nos", disse à BBC Brasil Luiz Bassegio, fundador da pastoral, que presta assistência a imigrantes em diferentes partes do Brasil.

"Nós achamos que a tendência é aumentar a presença do imigrante (irregular), a partir do momento em que países do primeiro mundo que antes os recebiam, como Portugal e Espanha, passaram a fechar as portas para os latinos", acrescentou.

A estimativa oficial é bem inferior à de 600 mil. Segundo o ministério do Trabalho, os ilegais no Brasil estariam em torno de 180 mil, total que representa cerca de 20% do número de estrangeiros registrados no país. "Esse é um cálculo que se aplica, normalmente, no mundo, dependendo do perfil migratório de cada país", explicou coordenador geral de Imigração do Ministério do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida.

Os dados mais recentes do cadastro ativo da Polícia Federal (PF) mostram um acumulado, até feve-reiro deste ano, de 877.286 imigrantes regularizados.

Condições precárias

Os milhares de clandestinos que buscam no Brasil oportunidades melhores de vida e a chance de enviar recursos para seus países de origem enfrentam, em muitos casos, problemas comuns a brasi-leiros no exterior como preconceito, horas excessivas de trabalho e dificuldades para legalização. Segundo Bassegio, apesar do acordo assinado recentemente de regularização entre Brasil e Bolívia, por exemplo, um pequeno número dentro do universo de cerca de 75 mil ilegais bolivianos estima-dos pela pastoral, foi beneficiado.

"Muitos dos que nos procuraram não tiveram dinheiro para pagar os gastos dessa formalização e outros não apareceram por medo de represálias diante da irregularidade", contou.

Na opinião do coordenador do Centro de Apoio ao Imigrante, Paulo Iles, os imigrantes da região andina sofrem ainda com o "preconceito" de alguns setores da sociedade brasileira.

"O imigrante boliviano ou peruano acha que não vai se integrar nunca à sociedade brasileira. Ele é discriminado e pensa: não sei o idioma, sou diferente, sou andino, ando diferente", disse.

Iles lembra que, na semana em que o governo brasileiro reagiu contra a devolução de brasileiros que tentavam entrar na Espanha, 58 bolivianos foram barrados na fronteira por falta de documen-tação.

"Assim como para o brasileiro, países como Estados Unidos, Japão, Alemanha e Espanha são o so-nho do progresso, para muitos habitantes dos países viziso-nhos do Brasil, como Paraguai, Bolívia e Peru, o País é a chance para melhorar de vida", afirmou [...].

BRASIL tem 600 mil imigrantes ilegais, diz entidade. Globo.com, 27 mar. 2008. Disponível em:

(10)

Anexo II

Mapa do Estado de São Paulo indicando a posição dos núcleos coloniais existentes e em projeto. Secretaria da Agricultura/SP. 1908. Apesp.

(11)
(12)

Anexo IV

Fonte: Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de janeiro : IBGE, 2000. Apêndice: Estatísticas de povoa-mento. p.225. Disponível: http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/povoamento/tabelas/imigracao_brasil.htm. Acesso em: 17 jan. 2011.

(13)

O IMMIGRANTE. O Immigrante, São Paulo, n. 1, ano 1, p. 1, jan. 1908. Apesp.

Anexo VI

VANTAGENS concedidas aos immigrantes pelo governo do Estado de S. Paulo. O Immigrante, São Paulo, n. 1, ano 1, p. 1, jan. 1908. Apesp.

(14)

SÃO PAULO (Estado). Informação de Diretoria, de 09 de Junho de 1908. Apesp: Fundo da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Seção de Inspetoria de Colonização e Imigração.

(15)

SÃO PAULO (Estado). Carta de Frau Vorbeck ao Imperial Consulado Alemão, de 20 de Abril de 1909. Apesp: Fundo da Secretária de Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Seção Inspetoria de Colonização e Imigração. (Anexo VII).

(16)

PIRES, José. Requerimento à Directoria de Terras, Colonisação e Immigração da Secretaria da Agricultura. São Paulo, 9 abr. 1924. Acervo APESP. Fundo Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. C7572

(17)

PIRES, José. Requerimento à Directoria de Terras, Colonisação e Immigração da Secretaria da Agricultura. São Paulo, 9 abr. 1924. Acervo APESP. Fundo Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. C7572

(18)

Anexo XI

HOSPEDARIA de Immigrantes (vista interna). São Paulo, [fins do século XIX e início do XX]. 1 fotografia. APESP, Acervo Iconográfico, Álbum “Vistas de São Paulo”, VSP_005.

Anexo XII

PROFESSOR e alunos de escola alemã. Rio Claro, SP, [início de 1900]. 18 cm x 24 cm. (Autoria não atribuída). APESP, Acervo Iconográfico, Memorial do Imigrante, MI_ICO_AMP_008_001_039_001.

(19)

Anexo XIII

LOJA de Sírio-Libanês. São Paulo, [195-]. 1 fotografia, p&b, 18 cm x 24 cm. APESP, Acervo Ico-nográfico, Memorial do Imigrante, MI_ICO_AMP_019_001_071_001.

(20)

Anexo XIV

FICHA DE TRABALHO PARA ANÁLISE DE UM DOCUMENTO TEXTUAL 1. TIPO DE DOCUMENTO

(Assinale uma opção): ( ) Publicidade ( ) Carta ( ) Telegrama ( ) Relatório ( ) Memorando ( ) Ofício ( ) Artigo científico ( ) Outro _______________________________________________

2. QUALIDADES FÍSICAS PARTICULARES DO DOCUMENTO

(Assinale uma ou mais opções): ( ) Original

( ) Cópia

( ) Manuscrito ( ) Datilografado ( ) Digitado

( ) Contém anotações à mão

( ) Contém selo/carimbo/anotação “Recebido”

( ) Outro _______________________________________________

3. DATA(S) DO DOCUMENTO:

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

4. AUTOR (OU CRIADOR) DO DOCUMENTO:

a) ( ) Instituição Pública ( ) Instituição Particular ( ) Individual b)Especificação: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

5. PARA QUE PÚBLICO O DOCUMENTO FOI ESCRITO? JUSTIFIQUE.

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

(21)

6. INFORMAÇÕES SOBRE O DOCUMENTO (Há várias possibilidades

de resposta de A a E.)

A. Assinale três aspectos importantes do texto 1. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 2. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ 3. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ B. Por que você acha que este documento foi escrito?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ C. Quais evidências presentes no documento ajudam você sa-ber quando e por que ele foi escrito?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

D. Assinale duas coisas que o documento conta sobre a vida de SÃO PAULO ou do BRASIL na época em que foi escrito: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ E. Quais os aspectos positivos ou negativos quanto ao uso do documento analisado na sala de aula?

___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Durante os nove meses de estágio trabalhei maioritariamente no projeto do novo estudo hospitalar, juntamente com a equipa do Project Management Office Hospitalar

Segundo Marchasi e Marti, citados por Correia (1997), os alunos com NEEs são aqueles que apresentam uma problemática de aprendizagem, durante o seu percurso

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

hnson inspirada pelo exemplo da obra hollandesa e da organisação parisiense, tem até hoje installado mais de 260 casas de soccorro por meio de subscri- pções privadas que sobem

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da