• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PACIENTES HANSENIANOS QUE ADEREM AO TRATAMENTO CLÍNICO COM MEDICAMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PACIENTES HANSENIANOS QUE ADEREM AO TRATAMENTO CLÍNICO COM MEDICAMENTOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PACIENTES HANSENIANOS QUE ADEREM AO TRATAMENTO CLÍNICO COM MEDICAMENTOS

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MICKAELSON NOGUEIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): LUCIANA MARQUES DA SILVA, ROSA MARIA ELIAS ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): GABRIELI MELISSA OISSA, GUSTAVO BENEDITO MENEGATI BRITO, HELLEN CRISTINA MIRANDA DIFONSO, NEIDE DA SILVA

(2)

RESUMO

O Brasil é o segundo país do mundo que mais detecta casos de hanseníase, com 31.064 novos casos registrados em 2014. A hanseníase é uma doença com agravantes intrínsecos de origem socioeconômica e cultural, marcada pela repercussão psicológica motivada pela evolução dos sintomas clínicos durante o processo do adoecimento. As deformidades e incapacidades físicas caracterizam algumas razões do estigma e do isolamento do doente na sociedade, o qual apresenta um comportamento recluso, sendo vítima do medo em relação ao preconceito e a discriminação, interferindo no usufruto do direito à saúde e outros direitos básicos. O impacto socioeconômico da ocorrência da hanseníase gera perdas produtivas e gastas em saúde que acarretam na perda de milhões a cada ano com tratamentos ambulatoriais, internações, alem de anos vividos com incapacidade e anos de trabalho potencialmente perdidos. O objetivo desse estudo foi identificar o perfil dos pacientes com diagnóstico de hanseníase que aderem ao tratamento clínico, no Centro de Doenças Tropicais (CDT), em Várzea Grande - Mato Grosso. Realizamos um estudo epidemiológico, do tipo transversal, quantitativo com aplicação de questionário entre pacientes atendidos no Centro de Doenças Tropicais com diagnóstico de hanseníase que aderem ao tratamento clínico com medicamento, associando fatores como histórico de vida, relações sociais e efeitos dos medicamentos em uso. Entre os 39 pacientes em tratamento de hanseníase entrevistados, houve um predomínio de casos multibacilar (MB) e indivíduos com uma renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos, superioridade do gênero feminino e proximidade entre reação ruim e regular ao questionarmos sua reação ao ser diagnosticado com a hanseníase. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado impedem o desenvolvimento de incapacidades físicas, que são elementos que privam o indivíduo de exercer suas atividades laborais e sociais.

PALAVRAS-CHAVE: hanseníase, paucibacilares, multibacilares, adesão, CDT. INTRODUÇÃO

A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, um parasita intracelular obrigatório com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, onde pode se multiplicar. O tempo de divisão celular do bacilo é lento, podendo durar, em média, de 11 a 16 dias. O M. leprae tem, segundo Lastória e Abreu (2012), alta

(3)

infectividade e baixa patogenicidade, ou seja, muitas pessoas são infectadas, no entanto, poucas desenvolvem a doença. A definição e classificação dos casos registrados baseiam-se em critérios clínicos e/ou bacteriológicos e distingue os pacientes em: (1) paucibacilares (PB), são aqueles que possuem baciloscopia negativa com 2-5 lesões; (2) PB com lesão única e sem o acometimento de nervos periféricos ou (3) multibacilares (MB), que são aqueles que apresentam baciloscopia positiva e/ou que apresentam mais de 5 lesões cutâneas. Classicamente, a hanseníase é considerada de baixa transmissibilidade, sendo a transmissão da infecção predominantemente por via respiratória e os pacientes MB considerados a principal fonte de infecção (MARTELLI et al, 2002).

A hanseníase representa ainda, de acordo com o Ministério da Saúde (2008), um problema sério de saúde pública no Brasil. Além disso, é uma doença com agravantes intrínsecos às doenças de origem socioeconômica e cultural, ela também é marcada pela repercussão psicológica motivada por deformidades e incapacidades físicas causadas do processo do adoecimento.

São deformidades e incapacidades físicas como parestesias, áreas da pele com perda de pelos e/ou ausência de sensibilidades, nódulos no corpo, ressecamento ocular, que caracterizam algumas razões do estigma e do isolamento do doente na sociedade. Dessa forma, além da importância do tratamento, é necessário ressaltar a seriedade das técnicas de prevenção, de controle e de tratamento das incapacidades e deformidades, como atenção integral à pessoa com hanseníase (BRASIL, 2008).

Segundo o Ministério da Saúde, são temas pertinentes à hanseníase: o medo, o preconceito, a discriminação, a assistência e cuidado aos pacientes, capacitação para o autocuidado e cura, estratégias para fortalecer vínculos do paciente com o serviço e sua adesão aos tratamentos, humanização de assistência, identificação de necessidades de comunidade, busca ativa e ações educativas, fortalecimento das redes e qualidade da atenção (2008).

O Ministério da Saúde ainda pontua que a cura da hanseníase ocorre pela morte do bacilo, sendo que o início do tratamento interrompe a transmissão da doença. É gratificante para os doentes saberem que não há mais risco de contaminação para a família, amigos e colegas, assim como, terem a certeza da cura após o término do tratamento. No entanto, os quadros de reações adversas apresentados por um percentual significativo de pessoas acometidas pela doença, a

(4)

qual o tratamento não garante o completo restabelecimento da condição de saúde, podem resultar em doenças e incapacidades que são percebidas como manutenção da doença (2008).

O Brasil é o segundo país do mundo que mais detecta casos de hanseníase, com mais de 30.000 casos descobertos e diagnosticados por ano, sendo em 2014 um número de 31.064 novos casos (BRASIL, 2015).

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, foram diagnosticados 2.645 novos casos em Mato Grosso no ano de 2014, sendo 196 em pessoas menores de 15 anos, dados semelhantes aos encontrados no estado do Pernambuco que detectou 2.583 novos casos no mesmo ano. Em contrapartida, o estado do Rio Grande do Sul, que possui baixa endemia, detectou apenas 140 novos casos em 2014 (BRASIL, 2015). De acordo com a secretaria de saúde do município de Várzea Grande, 163 casos novos foram diagnosticados no município no ano de 2013 (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE- Várzea Grande, 2014).

Ao se comparar a incidência de hanseníase em Mato Grosso com alguns estados brasileiros, fica evidente seu alto índice segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (2015), já que foi detectado 82,03 novos casos para 100 mil habitantes em 2014, seguido de Tocantins 69,88 e Maranhão com 53,02 novos casos a cada 100 mil habitantes. Quando comparado a incidência em indivíduos menores de 15 anos de idade no ano de 2014, o Mato Grosso apresentou um quadro de 24,05 novos casos a cada 100 mil habitantes, antecedido de Tocantins com 22,43 e Maranhão 16,73 para 100 mil habitantes, demonstrando um estado hiperendêmico.

Desta forma, o diagnóstico tardio, somado ao grande número de pessoas com sequelas, a falta de esclarecimento da população e as dificuldades de acesso à atenção integral, desde a prevenção à reabilitação, fazem com que a sociedade reaja negativamente e discrimine o paciente hanseniano Além da discriminação social vivenciada pelos pacientes, o tratamento longo e penoso, aliado aos tratamentos dos quadros reacionais e efeitos colaterais graves gera grande medo no paciente e, consequentemente, a não adesão ao tratamento (BRASIL, 2008).

Em consonância com os dados descritos na literatura, a Hanseníase é uma doença de alta infectividade e baixa patogenicidade. Atualmente, poucos grupos de estudos vêm trabalhando com profundidade para avaliar a adesão ou não de pacientes ao tratamento da doença.

(5)

A incidência desta patologia no estado de Mato Grosso encontra-se permanentemente elevada, o que reforça a grande importância do estudo dos pacientes hansenianos no estado.

OBJETIVOS

O objetivo desse estudo foi identificar o perfil dos pacientes com diagnóstico de hanseníase que aderem ao tratamento clínico, no Centro de Doenças Tropicais (CDT), em Várzea Grande - Mato Grosso.

METODOLOGIA

Realizamos um estudo epidemiológico, do tipo transversal, quantitativo no Centro de Doenças Tropicais de Várzea Grande – CDT, localizado na região metropolitana do município de Várzea Grande em Mato Grosso, com aplicação de questionário para identificar o perfil dos pacientes diagnosticados com hanseníase que aderem ao tratamento clínico com medicamentos, abordando desde aspectos socioeconômicos aos comportamentos desses em relação ao uso do medicamento disposta no teste de Morisky (MORISKY, 2008).

DESENVOLVIMENTO

Foi aplicado um questionário composto por onze perguntas incluindo quatro perguntas relativas ao comportamento do paciente em relação ao uso do medicamento disposta no teste de Morisky (MORISKY, 2008). As variáveis analisadas incluíram sexo, idade, grau de escolaridade, profissão, hábitos de vida (etilismo e tabagismo), local de diagnóstico da doença, casos de hanseníase na família, conhecimento prévio da doença, número de cômodos em casa, renda familiar, resistência para iniciar o tratamento e incidência de efeitos colaterais.

Os pacientes foram orientados quanto ao sigilo das informações coletadas e firmaram estar de acordo mediante a assinatura do TCLE. A análise dos dados ocorreu de forma quantitativa e foi armazenado em um banco de dados criado no Microsoft Excel® com posterior análise em tabelas de frequências, gráficos e comparações e relações entre variáveis.

(6)

RESULTADOS

Dos 39 pacientes em tratamento de hanseníase entrevistados, 21 (55%) eram do gênero feminino e, quanto à forma de apresentação clínica, houve predomínio dos casos multibacilares (MB), correspondendo a 26 casos (66,6%).

As características socioeconômicas mostraram predomínio de indivíduos com uma renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos 25 (64,10%), sendo que 9 pessoas (23,07%) moram em residências com até 3 cômodos.

Além disso, 22 pacientes (56,41%) afirmaram ter conhecimento prévio sobre a Hanseníase. Com relação as características psicológicas 6 (15,38%) pessoas tiveram uma péssima reação ao receber o diagnóstico da enfermidade, 12(30,76%) tiveram uma reação ruim, 13 (33,33%) tiveram uma reação regular e 8 (20,51%) tiveram uma reação boa. Além disso, 6 (15,38%) apresentaram resistência para iniciar o tratamento. As características socioeconômicas mostraram predomínio de indivíduos com uma renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos 25 (64,10%), sendo que 9 pessoas (23,07%) moram em residências com até 3 cômodos. Foi constado também que 17 (43,58%) declararam ter mais casos na família e 22 (56,41%) negaram o acometimento da patologia em familiares. Dentre os familiares acometidos, os pais foram citados por 7 dos entrevistados, representando a maioria nessa categoria.

Ainda, 19 (48,71%) pacientes já sentiram algum efeito indesejado da medicação. Foi questionado quanto à imunização pela vacina Bacilo de Calmette e Guérin (BCG), com predomínio dos pacientes vacinados previamente 25 (64,1%) e 14 (35,89%) não imunizados.

Foi demonstrado também que prevaleceram os casos diagnosticados no CDT (Centro de tratamento de doenças tropicais) 35(89,74%) e 3 (7,6%) em UBS (Unidade Básica de Saúde) 1 (2,5%) em clínicas ou hospitais. Ao avaliarmos o conhecimento do portador da patologia, foi verificado que 17(43,58%) pacientes não tinham nenhum conhecimento prévio sobre a doença e 7 (17,94%) apresentaram doença reincidente.

DISCUSSÃO

A hanseníase apresenta ainda hoje números muito altos de novos casos em MT. Essa informação fortalece o esforço pelo alcance de estudos que visam avaliar a adesão ou não de pacientes ao tratamento da doença.

(7)

Conforme os resultados analisados, houve predomínio dos casos multibacilar entre os pacientes em tratamento no CDT, acompanhando os padrões nacionais e estaduais (BRASIL, 2008). Estes dados sugerem a hipótese de complicações futuras, uma vez que esse tipo da doença possui um alto poder incapacitante, portanto, o diagnóstico precoce e tratamento adequado impedem a instalação de incapacidades físicas que são consideradas um dos elementos que priva o indivíduo de exercer atividades laborais e sociais.

Dentre os entrevistados, registramos 7 casos (17,9%) de doenças reincidentes em maiores de 15 anos, dado este, de extrema relevância ao comparar com um estudo realizado em um centro de referência na região nordeste que apresentou 6% de casos no mesmo grupo. Já no grupo de pacientes menores que 15 anos, os índices do nosso estudo encontram-se abaixo dos apresentados neste mesmo estudo, ou seja, registramos apenas 2,5% de casos contra 7,7% exposto no estudo da região nordeste (GOMES, 2005).

Ferreira (2011) pontua que fatores como residir em moradias alugadas, construção do domicílio em madeira/taipa e coabitar com mais de cinco pessoas no mesmo domicílio e uso de transporte coletivo contribuem com o aumento desses casos, todavia em nosso estudo não foi possível a identificação dos motivos que levaram à recidiva.

Ao compararmos o grau de escolaridade e faixa etária com estudos anteriores realizados em Divinópolis - MG notamos uma semelhança entre os parâmetros estudados, ou seja, a maioria dos pacientes possuíam o ensino fundamental completo e eram maiores que 15 anos. No entanto, ao contrario do que foi apresentado anteriormente, o nosso trabalho mostrou um predomínio entre o sexo feminino 21 (54%) (LANZA (2012).

Segundo os dados divulgados em um trabalho realizado com pacientes no Centro de Saúde Escola de Botucatu em São Paulo – SP, 78% dos pacientes são casados, com renda de 1,1 salário mínimo. Entretanto no nosso estudo, 43,58% pacientes apresentavam união estável 17 (43,58%), com renda per capta de 1 a 3 salários mínimos. A renda é um dos indicadores socioeconômicos utilizados para elaborar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) de 2013, o Brasil ocupa a 79ª posição no ranking mundial, superior ao da América latina e Caribe. No entanto, quando

(8)

descontado o valor do IDH em função da desigualdade, o índice fica 27% menor (0,542). Mesmo com a redução significativa nos últimos anos do coeficiente de Gini – que mede a desigualdade em renda – a perda maior do Brasil dentro do IDH ainda está nesta dimensão do índice (39,7%), seguida de educação (24,7%) e da expectativa de vida (14,5%).

Alguns trabalhos descrevem que a vacina BCG é de extrema importância para que se tenha uma proteção contra a hanseníase, uma vez que a incidência da doença é menor em pacientes previamente imunizados com duas doses da vacina (BARRETO, 2006). Entretanto, no nosso estudo não observamos uma ação protetora da BCG sobre o diagnóstico, uma vez que a maioria dos pacientes (64%) foram previamente imunizados pela BCG.

Em relação ao impacto emocional do paciente quanto ao diagnóstico, 12 (30,76%) reportaram uma reação ruim e 13 (33,33%) regular, indicando que ainda é necessário um suporte emocional ao paciente. O CDT conta com uma equipe multidisciplinar capacitada a explicar ao doente os principais aspectos da doença, como por exemplo, como ocorre o contágio, além de informações sobre a importância da adesão ao tratamento. Durante o nosso estudo, 6 (15,38%) pacientes apresentaram resistência para iniciar o tratamento. Estes dados sugerem que o trabalho desenvolvido pelo CDT estimula o paciente para a adesão ao tratamento e cura da hanseníase.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A identificação dos motivos da não adesão não pôde ser analisada neste estudo devido à dificuldade de acesso aos pacientes que se enquadram neste perfil e estavam submetidos aos cuidados dos serviços que usamos como fonte de pesquisa. Dessa forma, entendemos que estudos que identifiquem os motivos de não adesão ao tratamento devem existir para contribuir com o desenvolvimento de estratégias dos profissionais da saúde para eliminar os motivos que levam à não adesão e trazer benefícios aos pacientes hansenianos por meio de uma melhor assistência aos mesmos.

FONTES CONSULTADAS

1. BARRETO, ML et al, Vacina BCG: eficácia e indicações da vacinação e da revacinação. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre , v. 82, n. 3, supl. p. s45-s54, Julho, 2006.

(9)

2. BRASIL, Ministério da Saúde, Secretária de Vigilância em Saúde, Boletim Epidemiológico, Vol.44, nº11, 2013.

3. BRASIL, Ministério da Saúde. Vigilância em Saúde: situação epidemiológica da hanseníase no Brasil 1ª Ed. Brasilia; Ministério da Saúde, 2008.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação. Informe Técnico: Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose 2015. Brasília – DF, 2015.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em saúde. Manual de prevenção de incapacidades - Brasília. 135p. 2008.

6. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema de Informação de Agravos Notificáveis/SINAN. Registro ativo: número e percentual. Casos novos de hanseníase: número, coeficiente e percentual, faixa etária, classificação operacional, sexo, grau de incapacidade, contatos examinados, por estados e regiões, Brasil, 2014. Brasília - DF, 2015.

7. DUARTE, MTC et al. Perfil socioeconômico e demográfico de portadores de hanseníase atendidos em consulta de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 15, n. spe, p. 774-779, outubro. 2007.

8. FERREIRA, SMB et al., Fatores associados à recidiva em hanseníase em Mato Grosso. Rev Saúde Pública. São Paulo , v. 45, n. 4, p. 756-764, Agosto. 2011 9. GOMES, Cícero. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes diagnosticados com

hanseníase em um centro de referência na região nordeste do Brasil. An Bras Dermatol. 2005;80(Supl 3):S283-8.

10. LANZA, FM et al. Perfil epidemiológico da hanseníase no município de divinópolis, minas gerais. Rev Enferm UFSM 2012 Mai/Ago;2(2):365-374

11. LASTÓRIA, JC et al. Hanseníase: diagnóstico e tratamento. Botucatu, Diagn Tratamento. Volume 17, fascículo 4, pp. 173-9, 2012.

12. MARTELLI, CMT et al. Endemias e epidemias brasileiras, desafios e perspectivas de investigação científica: hanseníase. Rev. bras. epidemiol., São Paulo, v. 5, n. 3, 2002.

13. MORISKY, DE et al. Predictive validity of a medication adherence measure in an outpatient setting. J Clin Hypertens (Greenwich). 2008;10(5):348-54.

14. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE (SESMT), Mato Grosso. Estado previne e trata hanseníase em 100% dos municípios. Mato Grosso, 2014. Acessado em:

(10)

23 Mar. 2014. Disponível em: http://www.mt.gov.br/editorias/saude/estado-previne-e-trata-hanseniase-em-100-dos-municipios/102800.

15. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, Várzea Grande. Equipes da Saúde de VG se mobilizam contra a hanseníase. Várzea Grande. 2014. Acessado em: 23

Mar. 2014. Disponível em:

http://www.varzeagrande.mt.gov.br/sitepmvg/2013/ConteudoInterno.php?idPublic acoes=12274.

Referências

Documentos relacionados

Para que isso seja poss´ıvel, ´e necess´ario carregar os nanotubos com os reagentes convenientes. A figura 10 mostra de forma esquem´atica como isso ´e feito. A primeira etapa

Para realização deste trabalho será utilizado, primeiramente o método da Pesquisa Experimental, isso porque, conforme mencionado anteriormente, utilizaremos um questionário

O PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO, por este Edital, torna público a Retificação do Edital 03/2011, a Lista de Convocados para Realização das Dinâmicas de Grupo e

Este curso tem duração mínima de 06 meses e o máxima de 18 meses. 1) Sobre as AVDs (Avaliações a Distância) = Serão liberadas e disponibilizadas no site/Portal do Aluno, (disciplina

Se o arquivo que será utilizado para armazenamento já contiver um backup realizado anteriormente, você pode escolher se (1) apenas adiciona o backup atual ao arquivo, mantendo o

Para quem não é alérgico ou intolerante, estas substâncias ou produtos são

Trabalho de parto e parto: RESTIVA ® não é recomendado para uso em mulheres, imediatamente antes ou durante o trabalho de parto e parto, já que opióides podem causar

no entanto, demonstram que os parâmetros quantitativos, tais como tamanho e quantidade de tais estruturas, e qualitativos, como natureza da secreção, podem variar