• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ANÁLISE ERGONÔMICA EM ASSENTO DA AVIAÇÃO VISANDO O AUMENTO DO CONFORTO E BEM ESTAR PARA O USUÁRIO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: Engenharias SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - CEUN-IMT INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): CAROLINA MACHADO SILBERSCHMIDT, GIULIANA MONTINI, JULIANA BLASBALG, AMANDA BURD

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANA CAROLINA RUSSO ORIENTADOR(ES):

(2)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE 

TECNOLOGIA

ANÁLISE ERGONÔMICA EM ASSENTO DA AVIAÇÃO 

VISANDO O AUMENTO DO CONFORTO E BEM ESTAR PARA O 

USUÁRIO  

SÃO CAETANO DO SUL

2018

(3)

Amanda Burd

Carolina Machado Silberschmidt

Giuliana Mendes Montini

Juliana Blasbalg

ANÁLISE ERGONÔMICA EM ASSENTO DE AVIÃO VISANDO 

AUMENTO DO CONFORTO E BEM ESTAR PARA USUÁRIO E 

BARATEAMENTO DE CUSTO PARA COMPANHIA AÉREA 

Trabalho

de

Conclusão

de

Curso,

apresentado à disciplina Trabalho de

Conclusão

de

Curso,

do

curso

de

Engenharia

de

Produção

do

Centro

Universitário

do

Instituto

Mauá

de

Tecnologia.

Nome do Orientador: Ana Carolina Russo

SÃO CAETANO DO SUL

2018

(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 11

1.1

OBJETIVOS

12

1.1.1 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS 13

1.1.1.1 REDUÇÃO DE PESO DOS ASSENTOS 13

1.1.1.2 OTIMIZAR A DISTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO ENTRE AS POLTRONAS 13

1.2

JUSTIFICATIVA

14

1.3

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

15

1.4

QUESTÃO DA PESQUISA

16

1.5

CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO

17 1.6 ​

REFERÊNCIAS 18

(12)

1. INTRODUÇÃO

No atual cenário da aviação comercial, as empresas buscam cada vez mais aumentar a sua competitividade, seja pela redução de custos ou pela melhoria do serviço fornecido aos passageiros.

Na busca pela minimização dos custos, as companhias aéreas vêm adotando medidas, tais quais a redução de espaço entre as poltronas e a diminuição do peso da aeronave, com o objetivo de alocar o maior número de passageiros e utilizar a menor quantidade de combustível por viagem.

Essas medidas tomadas que visam a redução de custos, acabam por prejudicar a competitividade das empresas com relação a melhoria dos serviços oferecidos. (ver exemplo de tcc).

(13)

1.1. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma análise ergonômica da poltrona padrão utilizada atualmente nas aeronaves, para então compreender suas principais falhas e defeitos que prejudicam milhões de passageiros diariamente; e propor mudanças e melhorias que estejam de acordo com as leis e normas da aviação.

(14)

1.1.1 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS

Além do objetivo principal, o trabalho apresenta dois outros objetivos secundários.

1.1.1.1 REDUÇÃO DE PESO DOS ASSENTOS

Avaliar a possibilidade de se reduzir o peso dos assentos e consequentemente diminuir o peso transportado pela aeronave, o que acarretaria em um menor gasto de combustível.

1.1.1.2

OTIMIZAR

A

DISTRIBUIÇÃO

DO

ESPAÇO

ENTRE

AS

POLTRONAS

Melhorar o conforto dos passageiros redistribuindo a posição das poltronas dentro do avião sem alterar o número de passageiros.

(15)

1.2 JUSTIFICATIVA

Segundo pesquisa publicada no New York Times em 2014, uma a cada vinte pessoas tem razão ao reclamar do desconforto extremo causado pelas poltronas de avião nas classes econômicas. O estudo aponta o fato de que os assentos da aeronave não se adequam a anatomia humana, o que pode trazer uma série de malefícios para o usuário como dores nas costas, coluna, pescoço e problemas de má postura.“Os assentos tem sido um desafio persistente para nossos clientes” afirmou Kevin Shemm, vice presidente de finanças e operações da Boeing Commercial Airplanes.

Em conjunto com o desejo de prover poltronas confortáveis aos seus passageiros, as companhias aéreas lutam, constantemente, contra a questão do peso em excesso dentro das aeronaves. Quanto maior o peso do avião, maior a quantidade de querosene gasto e, consequentemente, mais caro para a companhia realizar o transporte. Dessa forma, reduzir o peso dos assentos de avião acarretaria também na redução do peso total da aeronave, trazendo como resultado grande vantagem econômica para a companhia. Isso faz com que as companhias aéreas dispensem objetos e acessórios de conforto que considerem sem uso essencial.

Além disso, o espaço disponível dentro dos aviões é limitado, o que torna uma das grandes preocupações das companhias aéreas, alocar um maior número de pessoas em um mesmo voo. Assim, com o objetivo de transportar o número máximo de passageiros por voo, as empresas aéreas vêm reduzindo os espaços entre as poltronas expressivamente, deixando o conforto daqueles que utilizam os assentos em segundo plano.

Como consequência das companhias aéreas deixarem o conforto de seus passageiros em segundo plano, houve um aumento, em grande proporção, no número de reclamações dos passageiros. Este aumento nas reclamações, fez com que em 2010, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) criasse a Etiqueta Anac, a qual tem por objetivo informar aos passageiros, na hora da compra, as características do assento que será fornecido na classe econômica, tanto para voos nacionais, como internacionais. O cumprimento da etiqueta é obrigatório pelas empresas aéreas, regidas pelo Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 121 (RBHA 121) que possuam aeronaves com peso máximo de decolagem superior a 5.700 kg e quantidade de assentos superior a 20. A etiqueta informa a distância mínima entre a almofada de apoio para as costas de um assento e do encosto do assento posterior ou de outra estrutura fixa na frente, tomada a

(16)

partir de um ponto 75 mm acima do assento do banco, na configuração de decolagem (seat pitch) e classifica em 5 categorias (sendo “A” a melhor e “E” a pior):

“A” : espaço útil mínimo entre assentos maior que 73 cm

“B” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 73 cm e maior que 71 cm “C” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 71 cm e maior que 69 cm “D” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 69 cm e maior que 67 cm “E” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 67 cm

Dessa forma, com o intuito de melhorar a qualidade dos voos nas classes econômicas, sem aumentar o peso carregado pelo avião, reduzir o número de assentos no mesmo e ainda respeitando as normas de segurança pré estabelecidas, será realizado um estudo ergonômico em busca de uma poltrona adequada à anatomia humana e que, se possível, possa trazer para a companhia aérea ganhos econômicos e competitividade.

(17)

1.3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Desenvolver uma poltrona de avião ergonomicamente adequada ao usuário, que não ultrapasse as condições de peso, tamanho e normas de segurança pré-estabelecidas pelas companhias aéreas. - PARECE OBJETIVO. (VER NO EX COMO TEM Q SER).

(18)

1.4 QUESTÃO DA PESQUISA

Qual é o modelo ergonomicamente adequado de poltrona de avião, que traga conforto e bem-estar aos passageiros e se enquadre nas especificações de peso, tamanho e normas de segurança das companhias aéreas?

(19)

1.5 CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO

A realização deste trabalho pretende chegar à um modelo ideal de poltrona de avião que atenda às necessidades ergonômicas dos usuários, cumprindo as exigências de tamanho e peso estipuladas pelas companhias aéreas. Ainda, é importante que esse protótipo não exceda o custo atual das poltronas já utilizadas atualmente.

O produto final deste trabalho irá prover um aumento de satisfação dos clientes em relação às viagens de avião, podendo então haver um aumento no número de clientes e, consequentemente, na receita para as companhias. Além disso, problemas de saúde decorrentes de altas horas de viagem em más condições, como trombose, dor nas costas e problemas de postura serão evitados com esta melhora na qualidade e conforto do novo assento durante as viagens.

E ainda, atingindo também o objetivo secundário de diminuir o peso das poltronas utilizadas nos aviões, será possível reduzir a quantidade de combustível utilizado e aumentar a performance das aeronaves. Desse modo, este trabalho propõe, também, contribuir na redução de custos das companhias aéreas.

(20)

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Neste capítulo, serão apresentados os conhecimentos teóricos necessários para fundamentar a análise ergonômica realizada.

Em primeiro lugar serão introduzidos os conceitos e a definição de ergonomia segundo a visão de diversos autores. Em seguida, será apresentada a importância da ergonomia para a Engenharia de Produção.

Posteriormente, serão abordados fatores que tornam relevantes o uso de tais conceitos ergonômicos na estruturação de poltronas de aviões. Por fim, apresentam-se conceitos aeronáuticos pertinentes ao estudo ergonômico nos assentos de avião.

2.1 DEFINIÇÃO DE ERGONOMIA

Segundo Meister (1999), [...] “a história formal da ergonomia pode ser representada por vários caminhos, onde um deles se configura como uma sequência de eventos cronológicos considerando participação e experiência”.

A ergonomia surgiu após a Segunda Guerra Mundial, como uma consequência do trabalho interdisciplinar realizado, durante a guerra, por profissionais de distintas áreas tais quais, engenharia, fisiologia e psicológicos.

Segue abaixo algumas definições de ergonomia de diferentes épocas e autores: De acordo com a sociedade de pesquisa em ergonomia Ergonomics Research Society, Inglaterra, (1949) a ergonomia [...] “é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento”.

Wisner (1972) considera que ergonomia é [...] “o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, de segurança e eficácia”.

Em 1983, Lomov e Venda, refletem sobre a finalidade deste campo de estudo: “Qualquer que seja o nome utilizado, o que se pretende é o estudo dos diferentes aspectos laborais com o propósito de otimizá-los”.

Segundo Itiro Iida (2005, p.2) a ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Ele afirma que na ergonomia “[...] o objeto de estudos é a interação entre o homem e o trabalho no sistema homem-máquina-ambiente”.

(21)

2.2 ERGONOMIA PARA A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Segundo Francisco Lima e Francisco Duarte (2013, p.1) há várias ocasiões nas quais a ergonomia colabora com os engenheiros, “fornecendo-lhes orientações gerais e específicas (princípios de projeto, normas e parâmetros ergonômicos) ou atuando diretamente nas equipes de projeto”.

De acordo com Francisco Soares Másculo e Mario Cesar Vidal (2013, p.22), para a engenharia de produção, a ergonomia contribui [...] “fornecendo seus conhecimentos para a subárea da Engenharia do Produto”.

Para Marcelo Pinto de Freitas e Luciano José Minette (2014, p.10), entre os benefícios da ergonomia para a engenharia de produção estão que a mesma “contribui na análise de postos de trabalho evitando métodos impróprios na execução das tarefas, facilitando a adequação ergonômica dos trabalhadores com a sua produtividade, ou seja, resultados positivos para ambas as partes”.

2.3 CONCEITOS ERGONÔMICOS APLICADOS EM AERONAVES

Este trabalho busca utilizar conceitos da ergonomia para resolver atuais problemas de desconforto ocasionados por longas viagens de avião. “Hoje é a economia e não a ergonomia que norteia o design de interiores de aviões” (Lamas 2001).

Segundo Alexanderson (2009), o avião é uma máquina complexa, onde as técnicas de utilizá-la, tem se modificado muito, acompanhando os avanços da tecnologia digital com um número cada vez maior de equipamentos adicionados às aeronaves.

De acordo com Santos (2010, p.91) [...] “a falta de espaço suficiente pode impedir movimentos naturais de acomodação dos passageiros, dificultar o acesso aos seus assentos e gerar incômodos para os passageiros vizinhos”.

Além disso, Silva e Monteiro (2009) ressaltam que [...]“no que diz respeito ao conforto parece que o mesmo está associado ao tempo de permanência na posição sentada, às características morfológicas da população estudada e à ergonomia do assento” 2.4 CONCEITOS AERONÁUTICOS COMPLEMENTARES

Serão apresentados a seguir alguns conceitos relacionados com os assentos de avião e que, se mal planejados, podem causar extremo desconforto aos passageiros durante o voo:

(22)

Seat pitch: “é a medida de repetição das poltronas no sentido longitudinal do avião, tomada de um ponto qualquer de uma poltrona ao mesmo ponto da poltrona subsequente”. (SILVA, MONTEIRO, 2009, pág. 8).

Seat Reference Point: é um ponto imaginário da interseção do assento com o encosto da poltrona. É usado para dimensionar a distância mínima de proteção para a prevenção de lesões na cabeça (HIC – Head Injury Criteria), causada por impactos em qualquer obstáculo rígido à frente (Department of Defense, USA, 2012).

3. METODOLOGIA

Para iniciar os estudos, primeiro é preciso levantar os dados que servirão como base para a elaboração do modelo teórico e análise da viabilidade econômica. Esses dados serão coletados diretamente com a empresa onde o estudo está sendo feito por meio de um questionário e depois analisados e assim propostas as melhorias. Para levantar quais são os maiores problemas e desconfortos que as pessoas sentem, será realizada uma pesquisa de mercado e distribuída online para que o público possa responder.

1.1 Método da pesquisa

Para realização deste trabalho será utilizado, primeiramente o método da Pesquisa Experimental, isso porque, conforme mencionado anteriormente, utilizaremos um questionário para coleta de dados em relação ao desempenho atual das poltronas de aviões, em seguida, analisaremos esses dados levantados e hipóteses serão criadas para a solução do problema central. Essas hipóteses serão testadas, eliminadas ou melhoradas até o encontro e validação da solução ideal.

Entretanto, para o teste e validação das hipóteses, utilizaremos o software Ergonomics, sendo assim, o método de Modelagem e Simulação também estará presente no decorrer do trabalho. Ou seja, todas as hipóteses criadas de melhorias nas poltronas, serão desenvolvidas e simuladas no software mencionado acima.

(23)

FONTE: Mattasoglio N., 2017

1.2 Limitações

do método escolhido

A limitação do método da Pesquisa Experimental

é a artificialidade, já que

experimentos são realizados num ambiente de laboratório geralmente não idêntico

ao ambiente natural, o que pode influir nos resultados. Nesse caso,

especificamente, a confecção de um modelo ideal de poltrona será feito e

experimentado em um ambiente que não é o natural do objeto (avião), podendo

ocasionar uma pequena distorção dos resultados.

Para contornar ao máximo essa limitação é importante que o produto seja

criado e experimentado, em condições que simulem a mais real possível. É por esse

motivo que utilizaremos, também, o método da Modelagem e Simulação. Entretanto,

este último possui outras limitações, como treinamento especial requerido na

construção do modelo, a dificuldade de interpretação dos resultados por conta da

aleatoriedade, e o tempo demandado para modelagem e análise dos modelos.

1.3 Variáveis da questão de pesquisa

As variáveis utilizadas na pesquisa foram escolhidas, por influenciarem diretamente nas condições de qualidade e conforto em um vôo. Serão elas:

1. Peso da poltrona, 2. Altura da poltrona, 3. Largura da poltrona, 4. Profundidade da poltrona,

(24)

5. Tipo de material utilizado, 6. Ângulo de inclinação do encosto,

7. Distância entre uma poltrona e outra (Seat pitch), 8. Seat Reference Point,

9. Tamanho dos apoios de braço,

10. Capacidade de movimentação de cada usuário no assento, 11. Grau de satisfação dos usuários ao utilizar as poltronas.

Todos esses aspectos serão mensurados a partir de dado coletados na empresa e dos resultados obtidos dos questionários que serão realizados. A partir disso, o objetivo será alcançado, se o produto final apresentar condições ergonômicas melhores do que as poltronas atuais e possuir um custo de confecção igual ou inferior ao existente.

1.4 Fonte de dados

Nossas fontes de dados serão: 1. Empresa aérea

2. Público usuário do transporte aéreo 3. Sites estatísticos

1.4.1

Fontes primárias

As fontes de dados primárias serão obtidas através de questionários na empresa onde será feito o estudo e uma pesquisa de mercado aberta ao público

1.4.2

Fontes secundárias

As fontes secundárias serão coletadas em sites com dados estatísticos e opiniões sobre o tema

1.4.3

Procedimento de coleta de dados

A coleta de dados será feita contactando a empresa aérea, e ainda, durante a visita utilizaremos questionários para coletar mais informações de funcionários da empresa. Além disso, serão utilizados questionários para a realização de pesquisa de mercado com os usuários do produto. Este último será feito de forma online, para podermos atingir o maior número de pessoas possível e de forma aleatória, ou seja, obtendo respostas de diferentes pessoas, de diferentes idades, gêneros e classes sociais.

(25)

1.4.4

Procedimento de análise de dados

Após a coleta de dados, será feita uma análise tanto qualitativa com as respostas dos questionários quanto quantitativa com as variáveis e dimensões da poltrona. Esta análise tem o objetivo de propor alternativas para melhorias ergonômicas de forma a proporcionar melhor conforto aos passageiros e, se possível, o barateamento de custo para a companhia. Todas as alternativas serão devidamente analisadas com suas respectivas vantagens e desvantagens. Após a escolha das possíveis melhorias, será realizada uma modelagem e simulação no Software Ergonomics, para que, na sequência, possa-se construir o protótipo.

1.4.5

Classificação da pesquisa

Com base na finalidade da pesquisa, esta classifica-se como pesquisa aplicada, uma vez que o objetivo é descobrir como resolver um problema específico e a aplicação prática de sua solução. Já em relação ao contexto da pesquisa, que refere-se ao ambiente em que é realizada; esta será realizada através da leitura, análise e interpretação de livros e documentos, o que consiste numa pesquisa bibliográfica.

Em relação ao tipo de pesquisa, optou-se pela explicativa pois os fenômenos estudados serão registrados, analisados, classificados e interpretados. Além disso, serão identificados seus fatores e variáveis determinantes e a relação entre estes. O estudo e a investigação poderão traçar o caminho para a explicação, que por sua vez levarão a solução do problema estudado.

A natureza da pesquisa classifica-se em quantitativa, qualitativa ou mista (quando utiliza-se elementos das duas classificações anteriores). Esta última é o caso do trabalho em questão, que tem como objetivos fazer estudos de dados qualitativos, medidos e cálculos com variáveis pré determinadas assim como estudos de dados qualitativos e análises subjetivas. Quanto à classificação das fontes de dados, considera-se como primária uma vez que serão coletados dados históricos, estatísticos e pesquisas ainda não analisados.

A temporalidade da pesquisa é definida como transversal, ao passo que será feita uma única observação em que serão coletados dados sobre a realidade e depois comparados com os diferentes sujeitos analisados.

Uma das classificações desta pesquisa, quanto a categoria, é em Desenvolvimento Tecnológico (DT), pois será simulado e construído um protótipo de poltrona de avião

(26)

ergonomicamente correta. Uma outra categoria em que o projeto se enquadra é o Estudo de Viabilidade (EV), já que será feito um estudo de viabilidade para a implementação do produto em questão. Por último, há também a Avaliação Técnica, que caracteriza-se pelo estudo de melhorias em sistemas já existentes com alternativas para tal e suas respectivas vantagens e desvantagens.

Em relação aos métodos de pesquisa em EP, será realizada a Pesquisa Experimental e a Modelagem e Simulação, esta última que será feita no Software Ergonomics, onde será projetada a poltrona de avião ergonomicamente correta.

As técnicas e instrumentos utilizados para a realização da pesquisa são Entrevistas e Questionários com passageiros de avião e funcionários da companhia aérea. Então, será realizado um levantamento de dados entregues pela empresa, que serão analisados profundamente para que se possa estudar melhorias e alternativas ergonômicas. Na sequência, será realizado a modelagem e simulação no Software Ergonomics e, por último, a construção do protótipo com a ajuda das impressoras 3D do Instituto Mauá de Tecnologia.

Concluindo, as Áreas da Abepro relacionadas a este trabalho são, principalmente, a Engenharia de Produto e a Engenharia Econômica.

(27)

8. REFERÊNCIAS

Folha de São Paulo. ​Estudo da Anac indica que poltrona de avião é pequena. ​14 de

julho de 2009. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1407200925.htm

.

Acesso em 25 de março de 2018.

G1. Assento apertado é maior queixa de brasileiros sobre avião, diz pesquisa. 9 de

setembro de 2014. Disponível em:

< http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2014/09/assento-apertado-e-maior-queixa-de-brasileiros-sobre-aviao-diz-pesquisa.html> . Acesso em 27 de março de 2018.

Thiago Vinholes​. Boeing forma nova empresa para fabricar assentos de avião. ​18 de

janeiro de 2018. Disponível em:

https://airway.uol.com.br/boeing-forma-nova-empresa-para-fabricar-assentos-de-aviao/. Acesso em 03 de Abril de 2018.

Uol Economia. Empresa encolhe largura de assentos de avião para caber mais 52

passageiros. ​10 de novembro de 2016. Disponível em:

https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2016/11/10/mais-uma-aerea-aumenta-o-aperto-ao -colocar-mais-assentos-por-fileira/. Acesso em 27 de Março de 2018.

Uol Economia. ​Aérea poupa R$ 10 mi em combustível com menos vinho a bordo e revista leve​. 04 de fevereiro de 2018. Disponível em

https://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2018/02/04/aerea-economia-combustivel-menos-v inho-revista-leve/. Acesso em 28 de Março de 2018.

Falando de Viagem.com.br. ​Entenda a Etiqueta e o Selo Anac. 22 de Julho de 2014.

Disponível em: https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=9182. Acesso em 29 de Junho de 2018.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo, dividido em três experimentos, foi feito para investigar se haviam diferenças entre as amostras de campo e amostras vacinais do vírus da DIB, a patogenicidade

MEC TP (Mechanics and miniaturization) Technology Platform MEC TP (Mechanics and miniaturization) Technology Platform Nokia Business Groups: ES Dallas Mechanics group

Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de agentes de controle biológico Bacillus subtilis, Bacillus Licheniformis, Bacillus pumilus e Lecanicillium

Sim. Com a regulamentação vigente, a Telemedicina torna-se um complemento do Ato Médico e responde a todas as normativas regulatórias do Conselho Federal de Medicina e

Ao final do dia de pesquisa, a pessoa responsável pelo Observatório no Museu deverá guardar os questionários devolvidos e respondidos em um envelope, no qual

LAI exige que a informação financeira seja programática (alocação de despesas nos custos de um programa específico) e que esteja disponibilizada por meio de dados

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

CRITÉRIO 02: Pelo menos um dos seguintes sinais e sintomas sem outra causa não infecciosa reconhecida e sem relação com infecção em outro local (discutir com