• Nenhum resultado encontrado

Balança de Braços Iguais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Balança de Braços Iguais"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – Turma 2123 Trabalho Trimestral de Física

Balança de Braços Iguais

Bárbara Cristina de Freitas de Mello (02)

Francieli Gianni (11)

Morgana Raquel Pires Arnecke (24)

Prof. Luiz André Mützenberg (orientador)

(2)

Sumário

Sumário ... 2

1 - Introdução ... 3

2 - Fundamentação Teórica ... 4

2.1 - Balanças ... 4

2.2 - Balança de Braços Iguais ... 4

2.3 - Partes e suas funções... 4

3 - Desenvolvimento... 5

3.1 - Experimento ... 5

3.2 - Análise dos dados ... 5

4 - Conclusão... 6

(3)

1 - Introdução

As balanças originaram-se na antiga civilização egípcia, mais ou menos 5000 a.C. Este utensílio é usado para determinar as massas dos corpos.

As balanças podem ser classificadas como: Gravimétricas quando comparam a carga com padrões de massa aferidos (pesos), e Dinamométricas quando o peso da carga é equilibrado pela força elástica de molas metálicas ou sistema equivalente. Esta última está sujeita aos defeitos conhecidos como histereses elásticas e com o uso perdem rapidamente as características iniciais, assim sendo seu uso para o comércio é condenado.

Para pesagens de precisão alguns fatores influenciam, como: Temperatura, a posição da carga sobre o prato, o desnivelamento da balança e outros.[L1]

O estudo da balança é necessário para que possamos adquirir um conhecimento maior na área de física, com um projeto de pesquisa experimental e descritiva. Assim justifica-se este trabalho.

O objetivo é construir uma balança de braços iguais capaz de pesar um objeto de até 1Kg com erro menor que cinco gramas. Que seje [L2]uma balança, viável em custo, sensível, simples e eficiente.

(4)

2 - Fundamentação Teórica

2.1 - Balanças

[L3]

Nos foi [L4]apresentado [L5]três tipos de balanças, a Romana, a Dinamômetro e de Braços iguais, que foi a que escolhemos.

2.2 - Balança de Braços Iguais

Em uma balança de braços iguais, em um dos braços, coloca-se um objeto de peso conhecido e no outro, o peso a ser medido. É necessário equilibrar a balança acrescentando ou retirando peso de um dos braços. Se ambos os braços possuírem pesos iguais, o travessão da balança ficará reto e na horizontal.

2.3 - Partes e suas funções

[L6]

Utilizamos o ferro como material para a construção da balança, por ser um material mais resistente, de fácil acesso ao nosso grupo e por não sofrer alterações influenciadas pela umidade, como a madeira, deixando assim as medias mais precisas.

A balança é composta por uma base medindo 151,29 [L7]cm² de área, uma haste com 21,5 cm de altura, um travessão de 20 cm e dois pratos de 7,8 cm de diâmetro cada. Além de um parafuso e uma porca bem no meio do travessão e no extremo superior da haste, alguns centímetros de fios de nylon que ligam cada prato à uma ponta do travessão e de dois clipes unindo os fios ao travessão, com a finalidade de aumentar a sensibilidade da balança.

(5)

3 - Desenvolvimento

Iniciamos em dúvida pela escolha do tipo de balança a ser feita, a de braços iguais e a dinamometro[L8]. Optamos, por ser mais viável e simples de construir a de [L9]braços iguais.

Primeiro pensamos em utilizar madeira como material, por ser barata, simples e fácil de lidar. Porém, como o pai de uma das integrantes do grupo trabalha com esquadrias de ferro, e se propôs a ajudar dando idéias de como fazer a balança de acordo com os materias [L10]que a ele não seriam mais úteis.[L11]

Nos ajudou no desenvolvimento e na construção do experimento, nos proporcionando um resultado desejado.

A balança, como foi dito anteriormente, foi feita de ferro, com uma base de 151,29 [L12]cm² de área, uma haste vertical com 21,5 cm de altura, um travessão horizontal de 20 cm e dois pratos de 7,8 cm de diâmetro cada, fios de nylon unindo cada prato a um clipes, pendurados nas extremidades do travessão horizontal.

3.1 - Experimento

O professor nos entregou uma pedra com um peso desconhecido, tivemos que pesá-la corretamente com um erro de no máximo 5 gramas.

Pesamos o que nos foi dado e achamos o valor de 90,5 gramas, usamos um peso de 43g. , um de 23,5g. , quatro de 5g. , um de 3,5g. e um de 0,5g.

Obtivemos um erro de 3,5 gramas, para mais ou para menos.

3.2 - Análise dos dados

Analisando todo o experimento percebemos que o erro estava na desigualdade do peso dos pratos no tamanho dos fios de nylon[L13]

(6)

4 - Conclusão

A partir das pesquisas feitas, dos dados coletados e do experimento feito, concluímos que uma balança de braços iguais, feita com mínimos conhecimentos sobre a mesma e utilizando materiais acessíveis, pode informar seu peso oferecendo um erro menor que cinco gramas.

(7)

Referências Bibliográficas

[1]BRASSOLATTI, André Luis, RABELLO, Ladislau Marcelino. Manutenção e cuidados básicos com balanças analíticas[L14]. Disponível em:

http://www.cnpdia.embrapa.br/menuleft_desenv_publicacoes_series_recomendacao/RT 08_97.pdf Acessado em: 30 de março de 2006.

[2]BRAGA, Eliana S. de Souza. Física[L15]. Disponível em:

http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_simulado/revisao/revisao06/er020006.pdf Acessado em: 23 de março de 2006.

[3]Colaboradores da Wikipédia. Balança (instrumento). Disponível em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Balan%C3%A7a_%28instrumento%29>. Acessado em:05/maio/2006

[4]BUENO, Maria Izabel Maretti Silveira. Balança Analítica - MEDIDAS DE MASSA[L16]. Disponível em: http://www.iqm.unicamp.br/webdisc/balanch.htm Acessado em: 21 de março de 2006.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Possui graduação em nutrição pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em

O Processo Seletivo será regido por este Edital e executado pelo Setor de Produção Multimídia (SPM), vinculado à Direção de Ensino do Instituto Metrópole Digital (IMD)

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os modos a seguir estão disponíveis para ajustar a saída de áudio em Live ou Mute quando se pressiona o pedal no modo afinador.. Observação: O texto para as configurações da

Em primeiro plano contribuem de forma significativa para uma reflexão de dimensão local, mas ao mesmo tempo também contribuem para o desenvolvimento de uma reflexão

O candidato interessado na carga horária de 20 horas poderá efetuar até 2 (duas) inscrições, para isso, deverá preencher 2 (dois) formulários de inscrição