• Nenhum resultado encontrado

Inscrições para a Expoleite iniciam na próxima semana!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inscrições para a Expoleite iniciam na próxima semana!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Encontro Técnico de Verão

acontece na próxima semana

De 21 a 23 de junho Fundação ABC realiza o Encontro Técnico de Verão. Trata-se de uma oportunidade para os associados estarem junto com os pesquisadores da instituição, trocando ideias e atualizando as informações, com base na última safra de verão.

21/Junho

22/Junho

23/Junho

Restaurante Refúgio Arapoti-PR Moinho - Castrolanda Castro- PR Unimed Club Itapeva-SP

Pedimos a todos que façam a inscrição no DAT da sua Unidade, para que possamos nos organizar quanto a quantidade de material de apoio e almoço.

08h30 Recepção/Café

09h Início das apresentações dos Coordenadores de Pesquisa 12h Intervalo/almoço

13h Continuação das apresentações

Inscrições para a Expoleite iniciam na próxima semana!

Produtor, inscreva seus animais entre os dias 27 de junho a 15 de julho, pelo (43) 3512-1027 ou

pecuaria@capal.coop.br. As inscrições também podem ser feitas no site da APCBRH.

(2)

CLASSIFICADOS

VENDA

• Gol G4, 1.0, 2008/09, flex, branco, com ar condicionado e travas elétricas.

• Strada Trekking, 1.4, 2008/09, cabine estendida, flex, branca. • Montana LS, 1.4, 2012, branca. Ar

condicionado, direção, vidros elétricos, alarme.

Tratar com Jean – 3512-1039

VENDA

Animais jersolandas, 12 vacas de leite sendo 8 paridas com até 100 dias, e 11 animais com idade entre 1 e 24 meses.

Contato Arnald Bronkhorst (43) 9983 9353 (tim) (whatsapp).

VENDA

Tanque Plurinox 3.000L, R$ 15.000,00. Aceita animais jovens ou ainda um tanque menor no negócio.

Tratar Emílio C. Kluppel

VENDA

5 novilhas holandesas em ponto de inseminação. Tratar pelo 19 991980549 ou 14 998207062 VENDA Moto CG 125 Fan KS, 2011 Corola XEI, 2013

Tratar Nivaldo Abergoni 43 8486 0262

VENDA

Carroceria de caminhão truck, que serve no caminhão cargo, em ótimas condições, com lona zero. Tratar 14-99717-1380

Floravac premium - 40g

Floravac 1Kg

Aciendel plus 2,5L

Flunamine

50ml

Catosal 100ml

Imagens meramente ilustrativas. Estoques limitados.

(3)

É com grande satisfação que as cooperativas Capal e Sicredi convidam para palestra com o tema “Sucessão Familiar”, ministrada por Jorge Nishimura.

Data: 08/07/16 – sexta-feira

Horário: 19h30

Local: Asfuca

Conhecido por seu temperamento conciliador, ele é o responsável pela continuidade dos negócios da família. Atualmente, Nishimura preside o conselho de administração da Jacto S.A., na qual estão Unipac, JactoClean e Mizumo.

Jorge Nishimura

Engenheiro mecânico, é o caçula de seis filhos do imigrante japonês Shunji Nishimura, que fundou a fabricante de equipamentos agrícolas Jacto, em Pompeia (SP), em 1948.

Encontro Técnico de Verão

acontece na próxima semana

De 21 a 23 de junho Fundação ABC realiza o Encontro Técnico de Verão. Trata-se de uma oportunidade para os associados estarem junto com os pesquisadores da instituição, trocando ideias e atualizando as informações, com base na última safra de verão.

21/Junho

22/Junho

23/Junho

Restaurante Refúgio Arapoti-PR Moinho - Castrolanda Castro- PR Unimed Club Itapeva-SP

Pedimos a todos que façam a inscrição no DAT da sua Unidade, para que possamos nos organizar quanto a quantidade de material de apoio e almoço.

08h30 Recepção/Café

09h Início das apresentações dos Coordenadores de Pesquisa 12h Intervalo/almoço

13h Continuação das apresentações

ATENÇÃO ASSOCIADOS

Em exposição em frente à Loja Agropecuária da Capal em Arapoti, modelo de tanque de óleo diesel que será comercializado para os cooperados.

Informações e detalhes técnicos, com o André Alvarez, no Posto Capal. Preços e condições com André, no Posto Capal, ou com Fernando, na loja Arapoti.

(4)

MOINHO DE TRIGO COMPLETA DOIS

ANOS COM RECORDE DE PRODUÇÃO

Final de maio marcou a produtividade de farinha de trigo Herança Holandesa

São apenas dois anos e já com muita história para contar. Em junho de 2014 era inaugurado o primeiro Moinho de Trigo da intercooperação entre Frísia, Castrolanda e Capal e desde aquela data, a produção da farinha de trigo, batizada de Herança Holandesa, começou a despontar na região dos Campos Gerais, no Paraná.

Instalado em Ponta Grossa, a indústria emprega hoje 58 colaboradores e no mês de maio de 2016 alcançou os inéditos 10.214 toneladas de produção e 10.441 toneladas de carregamento, capacidade total da fábrica.

“Estes números representam toda dedicação dos colaboradores do Moinho. São diversas equipes técnicas trabalhando diariamente para garantir a qualidade do nosso produto, a venda para clientes renomados e a entrega dentro do prazo e das condições necessárias. E, lógico, toda a assistência que temos com os colaboradores, garantindo

salubridade, segurança e qualidade de vida para que possam trabalhar todos os dias com satisfação”, avalia o gerente de negócios industriais, Estefano Stemmer. As boas práticas de fabricação são reconhecidas em auditorias realizadas e a garantia que clientes de renomes internacionais continuem a fazer parte da pasta comercial do Moinho.

O segundo ano da inauguração do Moinho de Trigo é comemorado dia 15 de junho.

A farinha de trigo Herança Holandesa é vendida, por enquanto, somente no atacado a indústrias alimentícias que usam do produto para produção de massas, pães, biscoitos, etc. A venda para o varejo está em estudos entre as cooperativas.

Cadastro Ambiental Rural é prorrogado oficialmente até final de 2017

Agora é oficial. Os produtores rurais brasileiros têm até o

dia 31 de dezembro de 2017 para aderir ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A prorrogação do CAR está disposta na Lei nº 13.295/2016, proveniente da Medida Provisória (MPV) 707/15, sendo sancionada na terça-feira (14/06) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15/06).

Todos - A partir de agora, todos os produtores que ainda

não realizaram o cadastro têm até o fim de dezembro do ano que vem para concluir o processo. A conquista foi resultado do trabalho conjunto de deputados e senadores das Frentes Parlamentares da Agropecuária (FPA) e do Cooperativismo (Frencoop), ao lado de diversas instituições, como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Crédito - A lei determina que, após 31 de dezembro de

2017, as instituições financeiras só concederão crédito agrícola, em qualquer modalidade, para os proprietários rurais que estejam inscritos no CAR.

O presidente Michel Temer vetou dispositivos que ampliavam a renegociação de dívidas de crédito rural, mas editou a Medida Provisória 733 para tratar do assunto.

Outros destaques– A lei também adequa o

refinanciamento de dívidas de cooperativas de transporte e sociedades, associações e fundações cuja receita operacional bruta ou renda anual ou anualizada seja de até R$ 2,4 milhões, desde que sejam do segmento de transporte rodoviário de carga.

Proposta - O texto contempla proposta do Sistema OCB

para permitir que associados de cooperativas de transporte que fizeram o financiamento do Procaminhoneiro como autônomos, refinanciem seus débitos dentro das normas estabelecidas na proposta. As conquistas foram possíveis, graças à emenda dos deputados Valdir Colatto (SC) e Covatti Filho (RS), ambos da Frencoop e da FPA.

(5)

Desde o dia 1º de junho, o site da Fundação ABC está de cara nova na internet. Toda a parte institucional da instituição foi reformulada, de forma a facilitar o acesso às informações da forma mais rápida possível, ou seja, com menos cliques necessários. O site não passava por uma atualização há mais de dez anos.

Toda a reformulação foi realizada por uma equipe da própria instituição. Integrantes do setor Tecnologia da Informação (T.I.), da assessoria de Comunicação e da Difusão de Tecnologias se envolveram na missão, que durou pouco mais de um mês e meio para a conclusão do trabalho.

De acordo com Alex Martins Garcia, que recentemente assumiu a coordenação do setor de T.I., o novo site foi desenvolvido com a tecnologia Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (do inglês Content Management System - CMS), um sistema usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada, permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado com facilidade pelos próprios setores responsáveis de cada área da página. Desta forma será possível realizar a atualização das informações sem pedir auxílio ao setor de informática. “Caso o Recursos Humanos precise incluir uma nova vaga de emprego, o próprio funcionário do setor entra lá e faz isso, o que torna as atualizações mais rápidas”, explicou.

Conteúdo

Toda a parte visual foi desenvolvida pelo assessor de Comunicação, Silvio Bonawitz. Ao todo, até o momento, foram produzidas mais de 140 imagens, entre ícones e fotos. Também houve um trabalho de revisão de conteúdo e de busca de informações, seja para atualização ou inserção de novos dados. “O trabalho começou após uma reunião com todos os envolvidos. A partir de um modelo definido, começamos a criar as imagens e inserir nas páginas”, explicou.

Alguns dias antes do lançamento do novo site, os coordenadores da instituição tiveram acesso e puderam sugerir mudanças e alterações. Eltje Jan Loman Filho, gerente Geral e de Pesquisa, disse que ficou muito satisfeito que o resultado do trabalho. “Nossa página não recebia uma atualização há mais de dez anos. Agora estamos oferecendo um site atualizado e de fácil acesso às informações”, concluiu.

Novo endereço

A partir deste mês o site também terá novo endereço. Passa a ser

fundacaoabc.org. De acordo com o coordenador de T.I. essa

mudança também vai ocorrer em todos os endereços de sites da fundação. O motivo, segundo ele, foi de buscar uma maior facilidade junto ao público, no acesso aos sites da instituição.

Fundação ABC tem novo site na internet

Garcia ainda conta que este trabalho focou apenas na parte institucional do site e que em breve a equipe dará início a atualização da segunda parte, área restrita, onde é possível encontrar as informações que os setores de pesquisa disponibilizam aos produtores contribuintes, assistência técnica, cooperativas e as aplicações Agrobanco, SID - Sistema de Informação de Doenças e Pragas, Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão e sistemas de uso interno da Fundação ABC.

Avaliação

Neste primeiro mês, o site vem atingindo a média de mais de mil acessos por dia. E o site da Capal tem sido um dos cinco caminhos pelo qual os internautas mais tem usado para chegar ao site, através do ícone da Fundação ABC, que está na primeira página do site da cooperativa.

Acesse e confira! www.fundacaoabc.org

(6)

agropecuário

INDICADORES FINANCEIROS

DÓLAR COMERCIAL (venda) POUPANÇA (nova) SELIC TJLP

R$ 3,47 – 17/06 0,6834 % a.m. - 16/06 14,25 % 5,00 % a.a. PARANÁ MILHO Arapoti-Pr Comprador: R$ 47,00 Vendedor: R$ 60,00 W.Braz-Pr Comprador: R$ 47,00 Vendedor: R$ sem indicação SOJA

Disponível CIF Ponta Grossa R$ 93,00 Entrega abril/2017 e pagamento maio/2017 - CIF Ponta

Grossa/PR R$ 88,00 TRIGO Superior R$ 900,00 FOB Intermediário R$ 800,00 (T-2) PADRÃO R$ 740,00 (T-2) R$ 710,00 (T-3) SÃO PAULO MILHO Itararé-Sp Comprador: R$ 45,50 Vendedor: R$ sem indicação Taquarituba/Taquarivaí-Sp

Comprador: R$ 46,00 Vendedor: R$ 50,00

SOJA

Disponível CIF Santos R$ 96,00 Entrega março/2017 pagamento

abril/2017 – CIF Guarujá R$ 91,20 Entrega abril/2017 pagamento

maio/2017 – CIF Guarujá R$ 90,00

TRIGO

Superior

R$ 900,00 FOB – SP (falling number mínimo de 250)

Intermediário

R$ 760,00 (T-2) PADRÃO R$ 730,00 (T-2) R$ 710,00 (T-3)

FEIJÃO – PREÇOS NA BOLSINHA – SÃO PAULO

Variedade 13/06/16 Min. Máx. 14/06/16 Min. Máx. 15/06/16 Min. Máx. 16/06/16 Min. Máx. 17/06/16 Min. Máx. Carioca Estilo 9 – 10 S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot 565,00 S/Cot S/Cot Carioca Estilo 9 – 9 S/Cot 550,00 S/Cot 550,00 S/Cot 555,00 S/Cot 545,00 S/Cot 525,00 Carioca Estilo 8 – 8 S/Cot 520,00 S/Cot 530,00 S/Cot 535,00 S/Cot 525,00 S/Cot 475,00 Carioca Estilo 7 – 7 S/Cot 500,00 S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot S/Cot 450,00

MILHO FUTURO

CIF Guarujá entrega agosto 2016 e pagamento setembro/2016 Comprador: R$ 39,30 Vendedor: sem indicação CIF Guarujá entrega setembro/2016 e pagamento outubro/2016 Comprador: R$ 39,60 Vendedor: sem indicação CIF Paranaguá entrega agosto 2016 e pagamento setembro/2016 Comprador: R$ 38,50 Vendedor: sem indicação

(7)

SUÍNOS

Os preços internos do suíno vivo seguem registrando aumentos neste mês. As exportações em volumes recordes no correr deste ano, com destaque para a China, vêm enxugando a oferta doméstica e auxiliando nas reações dos preços. Além disso, a recente diminuição na oferta de animais para abate e a reação da demanda interna (fortalecida pelo frio) também influenciam as altas. Um novo vilão vem ganhando forma nas últimas semanas é o farelo de soja, que vem apresentando preços em disparada. Está situação aponta para a continuidade do movimento de alta no custo da suinocultura e consequentemente ainda comprometendo a margem de lucro. As exportações seguem em excelente nível, o que é bastante salutar a formação dos preços internos, e a expectativa é que esses níveis consigam se manter em níveis elevados considerando que quanto maior o volume embarcado, menor é a disponibilidade interna.

MILHO

Os contratos futuros negociados na bolsa de Chicago fecharam em queda pela segunda sessão consecutiva, pressionado pela melhora nas perspectivas climáticas no Meio Oeste dos EUA e acompanhando a baixa das commodities em geral. A grande parte dos investidores optou por diminuir posições compradas pela aversão a risco, considerando a permanência ou não, do Reino Unido na Zona do Euro assim como preocupações com econômicas como Japão, EUA e China. O dólar disparou no cenário internacional ao passo que commodities, como petróleo, registraram fortes quedas. Os valores dos contratos futuros negociados na BMF&Bovespa registraram perdas acentuadas no fechamento desta quinta-feira em meio a um movimento de liquidação de posições. A colheita de segunda safra no Brasil tem ganhado intensidade ao passo que as cotações no mercado de lotes passaram a cair de forma

generalizada, especialmente nos estados da região Centro-Oeste e no Paraná. O aumento na disponibilidade do cereal no mercado doméstico mostra que vendedores seguem aproveitando o elevado patamar de preço. A colheita está em ritmo acelerado no Mato Grosso e Paraná. Muitos produtores vêm colhendo lavouras que estão com umidade acima do ideal, secando o grão artificialmente, a fim de agilizar a comercialização e aproveitar as condições de preço. A comercialização da safra 2015/16 também está adiantada, com cerca de 50% da produção já comprometida. A maior concentração dos negócios tem como destino o mercado externo, mas os produtores veem no mercado doméstico, que está mais competitivo frente ao internacional, opção melhor de venda de produto recém-colhido.

(8)

MERCADO AGROPECUÁRIO

Os contratos futuros despencaram na bolsa de Chicago nesta quinta-feira, com projeções menos ameaçadoras sobre efeitos do clima sobre a safra dos EUA e com uma ampla fraqueza nos mercados de commodities gerando uma onda de vendas por preocupações no cenário macroeconômicas. A retração foi vista como uma correção após o contrato spot ter tocado máxima de 22 meses na última semana. Essencialmente, os movimentos do dia ainda estão com base no caráter técnico, uma vez que dados de processamento e de vendas externas de soja nos EUA deram claros sinais de firmeza.

SOJA

DÓLAR

O dólar fechou em leve alta frente ao real nesta quinta-feira, reagindo a preocupações com o referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, mas o avanço foi limitado por vendas pontuais de divisa que tiveram seu efeito acentuado pelo baixo volume de negócios. O dólar avançou 0,10%, a R$3,47 na venda, após atingir R$3,5118 na máxima do dia e R$3,4638 na mínima. Pela manhã, o dólar chegou a subir mais de 1% ante o real diante de preocupações com a possibilidade de a Grã-Bretanha deixar a zona do euro. O referendo de 23 de junho sobre o tema vem assustando investidores, que evitavam ativos de maior risco com medo de impactos adversos sobre a economia global. A decisão do Banco do Japão, de não oferecer novos estímulos monetários também contribuiu para o mau humor.

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) encerrou as operações desta quinta-feira com preços mais baixos. O mercado chegou próximo do menor nível das duas últimas semanas, , pressionado pelo rápido avanço da colheita de trigo de inverno nos Estados Unidos. Porém, as exportações norte-americanas vieram acima da expectativa, fazendo o cereal reagir e reduzir as perdas. O mercado brasileiro de trigo apresenta leve evolução do volume de comercialização, mesmo que ainda lento nas principais regiões produtoras do país. Em relação ao plantio no RS, segundo dados da EMATER/RS, com o clima favorável durante a última semana, os produtores aproveitaram para intensificar a semeadura da cultura. Com a previsão de tempo seco para os próximos dias a tendência é de se intensificar o plantio, podendo ser concluído brevemente.

TRIGO

No Brasil, a pressão baixista ganhou intensidade nesta quinta-feira em função da manutenção das quedas nos preços internacionais da soja em Chicago, mesmo que a firmeza do dólar tenha limitado maiores baixas. Por outro lado, o cenário interno ainda tem limitado quedas mais fortes em função do quadro de oferta e demanda local. O consumo interno ainda aparenta relativa firmeza, o que permite que os valores pagos no interior do país continuem a operar acima da paridade de exportação. Além disso, a oferta de lotes de soja remanescente segue restrita em função da velocidade em que se deram as vendas. Com isso, os poucos negócios reportados ocorreram basicamente para atender necessidades mais urgentes.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Inicialmente, destacamos os principais pontos de convergência: • O papel tático e operacional exercido pela área de TI dos Câmpus é claramente identificável, tanto nos

Antes de caminhar efetivamente ao encontro de métodos e mecanismos que nos levem a solucionar os problemas de ajustamento e inclusão dos jovens oriundos das “tribos” juvenis urbanas

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de