• Nenhum resultado encontrado

Formadores: Fernando Guita e Rita camões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formadores: Fernando Guita e Rita camões"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

Introdução ... 3

Definição do tipo de turismo em causa ... 4

Descrição do projecto ... 5

Possível localização ... 6

Justificação do projecto ... 8

Oferta de serviços/actividades ... 10

Identificação e justificação dos recursos humanos necessários ... 11

Conclusão ... 15

(3)

Introdução

Pretendo com este trabalho apresentar um projecto de turismo de aldeia.

Começarei por fazer uma breve apresentação sobre a descrição do projecto e a sua possível localização. Em seguida irei descrever a oferta de alojamento e serviços/actividades.

Irei ainda efectuar uma breve identificação e justificação dos recursos humanos necessários.

Por último será feita uma abordagem a várias actividades desenvolvidas ao ar livre.

Este projecto vai ser realizado no Barbelote, que se trata de uma aldeia rural, na serra de Monchique, que fica localizada junto à Foia.

(4)

Definição do tipo de turismo em causa

Este projecto vai ser inserido no Turismo de Aldeia, que é um serviço de hospedagem prestado num conjunto de, no mínimo, 5 casas particulares, situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam utilizadas ou não como habitação própria dos seus proprietários, possuidores ou legítimos detentores.

As casas afectas ao Turismo de Aldeia devem, pelo seu aspecto, materiais de construção e outras características integrar-se na arquitectura típica local.

Pode ser explorado em aldeias históricas, em centros rurais ou em aldeias, que mantenham, no seu conjunto, o ambiente urbano, harmonioso e paisagístico tradicional da região onde se insere.

(5)

Descrição do projecto

Este projecto vai realizar-se na aldeia do Barbelote, junto à Foia, que é o ponto mais alto a sul do Tejo.

É deste verdadeiro e impressionante miradouro natural que se avista parte do Algarve e do Alentejo, que vai desde Vila Nova de Milfontes ao norte e ao sul de Albufeira.

Da Foia também se avista, logo ali, em primeiro plano, o casario que está em ruínas da pequena aldeia do Barbelote onde antigamente viviam famílias dedicadas à agricultura, onde os socalcos ainda estão bem visíveis denunciando toda essa actividade agrícola e hoje em dia está completamente desabitada e em abandono total.

Este projecto é uma Aldeia Rural que vai conter: 1 Recepção;

6

casas das quais são:

2 T0 com casa de banho privativa e com cozinha;

2 casas single, cada um com casa de banho, sala de estar e cozinha;

2casas com dois quartos, casa de banho em cada quarto, cozinha e uma sala de estar;

Para além dos serviços de alojamento ofereceremos também animação.

(6)

Possível localização

O meu projecto vai ter lugar na aldeia do Barbelote – Foia, que fica situada a 9Km da vila de Monchique, uma vila com património histórico e cultural, com bons acessos e a possibilidade de transportes públicos a toda a hora e também tem vários pontos atractivos que são: a cascata do Barbelote, a cascata do Penedo do Buraco, a Santa que fica de caminho para a Foia e tem uma vista espectacular, restaurantes de comida tradicional, o convento que se situa na parte de cima da vila de Monchique, tudo isto perto e com excelentes acessos.

Neste local predomina a natureza, onde existe uma fauna e flora que só existe neste concelho.

Flora:

A terra em Monchique no geral é ácida. A vegetação original na Fóia consiste em Tojo, Adelfeiras, Azevinhos, Medronheiros e todos os tipos de Rododendros e Urzes. Uma grande parte dos Castanheiros e dos Sobreiros que eram naturais desta Serra, infelizmente foram substituídos nas últimas décadas por grandes plantações de Eucaliptos e Pinheiros, para um lucro mais rápido das pessoas que vivem da madeira. Esta atitude de vistas curtas está agora a ser revertida lentamente.

(7)

Fauna:

A Serra de Monchique abriga várias espécies interessantes e raras, o que fez com que esta área fosse classificada como zona protegida no âmbito do projecto de Biótopos Corine.

(8)

Justificação do projecto

A realização deste projecto irá ser uma mais-valia para o concelho de Monchique, por várias razões:

Criação e manutenção de postos de trabalho:

Porque em Monchique existe muito pouco emprego, aquele que existe é sazonal. Este projecto vai combater a sazonalidade durante todo o ano.

Criação de serviços complementares: animação, transporte de turistas e manutenção dos espaços:

Porque ao reconstruir uma aldeia deste tipo, vamos fazer com que o espaço onde está inserida esteja sempre em constante manutenção e movimento, para que quem nos visita se sinta em casa. Criarei também vários serviços de animação, uma parceria com uma transportadora, que irá fazer o transporte dos turistas e com todas estas ofertas este espaço está em constante manutenção.

(9)

Promoção do artesanato e tradições locais:

Porque o artesanato e tradições de Monchique com o passar dos anos vão ficando esquecidas e com este projecto iria existir a possibilidade de demonstrar e vender e também tentar explicar aos turistas as nossas tradições para não serem totalmente esquecidas com o passar dos anos.

Valorização e recuperação do património local:

A realização deste projecto iria ser muito boa para poder recuperar o património, que está abandonado, mas que em tempos já foi habitado. Toda esta dinâmica poderá contribuir para o aumento da consciência patrimonial, por parte dos locais, os quais poderão exercer pressões sobre as entidades competentes com vista à recuperação do património histórico, natural e cultural.

Combate a sazonalidade: turismo assente no património, cultura e animação ambiental:

Dá a possibilidade de os turistas estarem mais presentes na terra e faz com que a nossa cultura fique mais conhecida lá fora. Proporciona uma procura turística pouco sazonal, já que assenta em pilares como a cultura, o património e a animação ambiental.

(10)

Oferta de serviços/actividades

A minha aldeia vai oferecer vários serviços e actividades muito interessantes aos que nos visitarem, que são:

Um salão de lazer;

1 Restaurante com comida típica da serra;

Organização de passeios pedestres pela serra, para poderem ficar a conhecer melhor a nossa fauna e flora;

Um recinto fechado com vários tratamentos de relaxamento como: sauna, banho turco, massagens, yoga, piscina aquecida com hidromassagem;

Piscina exterior com bar; Lavandaria;

Passeios de bicicleta;

Visitas guiadas para observação da fauna e flora; Recepção com serviço 24 horas;

(11)

Identificação e justificação dos recursos humanos

necessários

Para a concretização deste projecto irão ser necessários vários recursos humanos, que são:

5 Empregados de limpeza – primeiro para assegurar que

todos tenham as suas folgas em dia. Para garantir que está sempre tudo em ordem e preparado para a chegada de novos hóspedes. Cada empregado de limpeza tem a responsabilidade de manter sempre a sua área de serviço preparada para tudo, ou seja, as casas têm de estar sempre limpas e arrumadas.

4 Recepcionistas – Para garantir que a recepção

funciona 24 horas por dia, assegurar as respectivas folgas e também para se os clientes durante a noite precisarem de alguma coisa, terem alguém que os possa ajudar.

(12)

o jardim sempre nas melhores condições, ou seja, deve estar sempre bem limpo, regado. No jardim deve existir variedade de plantas e deve-se dar preferência às plantas tradicionais da terra.

2 empregados de Lavandaria – os empregados da

lavandaria têm que garantir que quando os empregados de limpeza precisarem de roupa para as camas e da roupa dos clientes esteja sempre preparada.

2 Cozinheiros – Que vão preparar as refeições, para os

hóspedes e para quem quiser vir almoçar ou jantar. Os cozinheiros vão preparar comida tradicional de Monchique e doces tradicionais.

2 Ajudantes de cozinha – Têm o dever de ter tudo

preparado para os cozinheiros, ou seja, têm como principal função descascar batatas, cenouras, fazer saladas e manter sempre a cozinha nas devidas condições de higiene.

(13)

3 Empregados de mesa – Têm o dever de manter o

restaurante sempre limpo e arrumado, para receber os clientes da melhor maneira e têm por obrigação fazer um atendimento personalizado.

2 empregados de Piscina e bar – Têm que manter a

piscina sempre limpa para poder receber os clientes e ainda assegurar um bom atendimento no bar, para que os clientes se sintam bem.

3 empregados no recinto fechado com vários tratamentos – São responsáveis por toda a manutenção

e ainda têm que assegurar todos os tratamentos.

1 Chefe de cozinha – Tem como principal obrigação

manter tudo em ordem, fazer os horários do pessoal da cozinha e também garantir que tudo o que sai da cozinha para os clientes está em boas condições.

1 Chefe de mesas – Tem que manter o restaurante em

ordem, dar instruções aos empregados de mesa e ainda tem que fazer os horários dos empregados de mesa.

(14)

trabalho dos empregados de limpeza e de lavandaria de maneira a não falhar nada e também faz os horários.

2 Administrativos – Têm de manter sempre tudo o que

seja contratos, recibos e toda a documentação em ordem sempre a tempo.

2 guias turísticos – São responsáveis por fazer as

visitas à serra com os clientes e explicar todo a fauna e flora que existe em Monchique.

1 Director – É a pessoa que administra tudo, ou seja, é

ele que dá as ordens e manda, isto é, nada pode ser feito sem a ordem do director.

Vou precisar de 30 empregados para tentar ter sempre tudo em ordem e pretendo que estes empregados tenham contratos a tempo inteiro e não só no Verão, o que pode acontecer é a contratação de mais alguém no Verão quando o trabalho for muito, mas os contratados os nesta época são

(15)

Conclusão

Ao longo deste projecto ficámos a saber o que é necessário para a construção de uma aldeia rural. Esta aldeia vai ficar situada no Barbelote, perto da Foia e é constituída por várias casas, restaurante, salão de lazer, piscina, entre outras coisas.

Com a realização deste trabalho podemos concluir que uma construção deste tipo seria uma mais-valia para Monchique, porque iria criar mais emprego e iria dar lucros.

Com a visita de mais turistas também se divulgava mais a fauna, a flora, as nossas tradições, entre outras coisas.

Desloquei-me ao Barbelote para tirar fotografias e pude verificar que ainda moram lá dois senhores. Nas fotografias estão as casas, que estão todas a cair. Ainda moram lá pessoas, porque consegui tirar fotografias ao burro, à corda da roupa e também tinham algumas coisas semeadas.

(16)

Bibliografia

Para a realização deste trabalho foi necessário realizar várias pesquisas e também me desloquei ao Barbelote para tirar fotografias.

http://monscicus.blogspot.com/2009/03/barbelote-e-o-seu-velho-casario-junto.html http://www.algarvedigital.pt/algarve/parameters/algarvedigital//files/File /RoteirosPDF/Roteiro%20Monchique.pdf http://www.aldeiasdeportugal.pt/PT/intro_aldeias.php http://ew8oth.vianw.pt/Monchique_GeologP.htm

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de