• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DE PESSOAS: fundamentos e aplicações"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DE PESSOAS:

fundamentos e

aplicações

(2)
(3)

Adriana Roseli Wünsch Takahashi Ana Cristina Limongi-França

Andréia Aparecida Zanona Arnaldo Jose França Mazzei Nogueira

Augusto Cesare De Campos Soares Dayanne Marciane Gonçalves

Elem Lustosa Gisele Bindes Jorge S. Gomes Filho

Lia Maura Caldas Luiz Carlos Valori Marcia Aparecida Zampier

Márcio Luiz Bernardim Rivanda Meira Teixeira Sandra Mara De Andrade Sérgio Luis Dias Dôliveira Silvio Roberto Stefano (org.)

Suelen Schwab

GESTÃO DE PESSOAS:

fundamentos e

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO

Reitor: Vitor Hugo Zanette Vice-Reitor: Aldo Nelson Bona

Copyright © 2011 Editora UNICENTRO

Nota: O conteúdo desta obra é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

Editora UNICENTRO

Direção: Beatriz Anselmo Olinto

Assessoria Técnica: Bruna Silva,

Waldemar Feller, Ruth Rieth Leonhardt

Divisão de Editoração: Renata Daletese Seção de Revisão Linguística: Dalila

Oliva de Lima Oliveira

Diagramadores: André Luiz Justus

Czovny, Bruna Silva, Jonas Laskouski Junior, Lucas Silva Casarini, Marcio Fraga de Oliveira

Diagramação: Lucas Silva Casarini Capa: Lucas Thimoteo

Impressão: Gráfica UNICENTRO

Conselho Editorial

Presidente: Mario Takao Inoue Beatriz Anselmo Olinto Carlos Alberto Marçal Gonzaga Carlos de Bortoli

Cristina Ide Fujinaga Helio Sochodolak Ivan de Souza Dutra Jeanette Beber de Souza Jorge Luiz Favaro Luiz Gilberto Bertotti

Márcio Ronaldo dos Santos Fernandes Maria José de Paula Castanho Mauricio Rigo

Rosanna Rita Silva Ruth Rieth Leonhardt Sidnei Jadoski

Ficha catalográfica elaborada por Regiane de Souza Martins -CRB9/1372. Stefano, Silvio Roberto (Org.)

G393 Gestão de pessoas: fundamentos e aplicações / Organização de Silvio Roberto Stefano. – – Guarapuava: Unicentro, 2011.

413 p., il.

Bibliografia.Diversos autores. ISBN 978-85-7891-072-3.

1. Administração de Pessoal. 2. Recursos Humanos. 3. Gestão de Pessoas. I. Autores. II. Organizador. III. Título.

(5)
(6)
(7)

O Gestor de Pessoas ganha destaque no contexto atual de profissionalização da Administração das Organizações Públicas e Privadas, pois seus conhecimentos, habilidades e atitudes contribuem significativamente para processos e resultados efetivos.

O Ensino de Gestão de Pessoas nas Instituições de Ensino Superior tem um papel relevante na formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho em diversos tipos e portes de organizações e dos mais variados setores da economia.

A disciplina de gestão de pessoas é oferecida nos cursos de graduação em Administração, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis da Unicentro e de outras Instituições de Ensino Superior. A disciplina também é oferecida nos cursos sequenciais como: gestão de micro e pequenas empresas, gestão de agronegócios e gestão comercial.

Em face dessa ambrangência surgiu a necessidade de se elaborar esta obra, que visa contribuir para atender a demanda de publicações de Gestão de Pessoas com uma abordagem acadêmica e prática, com casos e pesquisas no Estado do Paraná.

A obra está organizada em doze capítulos que abordam os seguintes temas:

Papéis e Práticas de Gestão de Pessoas: visa discutir os papéis e práticas do gestor de pessoas com uma análise aplicada nas organizações da cidade de Guarapuava. Aborda a evolução do departamento e do profissional de GP, quais são os papéis, políticas e subsistemas dessa área.

Mercado de Trabalho, Empregabilidade e Emprego Formal: esse capítulo surgiu da reflexão acerca da relação entre o trabalhador globalizado frente aos diversos significados do trabalho, sua empregabilidade e o emprego formal e informal. Para exemplificar a temática realizou-se uma pesquisa com cento e cinquenta candidatos a emprego na Agência do Trabalhador de Guarapuava no período de 28 de maio a 10 de junho de 2008.

Terceirização no Recrutamento e Seleção: esse capítulo aborda um amplo referencial sobre recrutamento interno e externo, seleção de pessoas e terceirização de Recursos Humanos. Para

(8)

8

exemplificar essa temática, foi realizada uma pesquisa de campo com responsáveis pelo RH da organização, a fim de perceber as atividades terceirizadas pela organização. A segunda etapa da pesquisa com gerentes ou responsáveis pelo RH, deu-se através de questionários de autopreenchimento, para levantamento das opiniões a respeito da terceirização em recrutamento e seleção. Foram investigadas empresas dos ramos madeireiro, agrícola e químico.

Do Pagamento do Salário à Gestão da Remuneração: o objetivo desse capítulo foi explicitar os principais elementos envolvidos com a gestão salarial nas empresas públicas e privadas, demonstrando a importância que o salário representa para uma sociedade pautada na produção de mercadorias e serviços e cujo sucesso depende do equilíbrio nas relações entre os compradores e vendedores da força de trabalho requisitada para esse fim.

Abordagem dos Benefícios Sociais nas Convenções Coletivas de Trabalho: identificaram benefícios e direitos sociais nas Convenções Coletivas de Trabalho e um Acordo Coletivo de Trabalho de diferentes ramos de atividades econômicas, como: Segurança, Vigilância e Transporte de Valores; Indústria de Energia Elétrica e Comércio. O principal objetivo foi levantar os benefícios Sociais negociados e determinados em cada Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Treinamento de Pessoas: esse capítulo busca evidenciar a importância dos treinamentos e como os mesmos são fundamentais ao desenvolvimento dos colaboradores e da organização por consequência. Apresenta, ainda, uma experiência observada, na qual avaliou-se a opinião dos colaboradores de uma indústria de papel e celulose em relação ao treinamento ofertado e almejado pela organização.

Aprendizagem Organizacional como desafio à gestão de pessoas: esse capítulo visou discutir a aprendizagem organizacional enquanto novo desafio da gestão de pessoas na sociedade atual. Para ilustrar essa temática, foi realizado um estudo empírico em empresas de grande porte de Guarapuava, a fim de explorar se estão acompanhando esse desafio emergente.

(9)

9

Avaliação de Desempenho: Métodos e Técnicas. A avaliação de desempenho auxilia na consecução e controle das várias atividades a serem desempenhadas pelas pessoas em seu trabalho. Dessa forma, este capítulo se propõe a discutir os principais métodos de avaliação de desempenho utilizados atualmente e sua aplicabilidade nas organizações.

Acidentes no Trabalho e Programas de Prevenção: esse capítulo tem como principal objetivo analisar as práticas e programas de segurança, uma vez que todas as empresas têm a obrigação de proteger a integridade física de seus colaboradores, adotando programas de segurança do trabalho. Para ilustrar esse capítulo, realizou-se uma pesquisa de campo com nove Técnicos de Segurança do Trabalho, sete de empresas de médio porte e dois de grande porte.

Sindicalismo e Estrutura Sindical no Brasil: o capítulo 10 visa demonstrar a importância e as formas de sindicalizações existentes na atualidade brasileira a fim de amparar os trabalhadores e proporcionar um mercado mais igualitário.

Gestão Estratégica de Pessoas: esse capítulo ressalta o papel das pessoas nas organizações sob o foco da gestão estratégica, demonstrando que elas compõem o capital intelectual das empresas ao contribuir para a obtenção de vantagens competitivas. Para demonstrar a temática Gestão Estratégica de Pessoas, é apresentado um estudo de caso em Instituições Financeiras de Guarapuava.

Competências Empreendedoras: objetiva-se analisar as competências empreendedoras dos proprietários de instituições educacionais privadas da cidade de Guarapuava, no Estado do Paraná, destacando as competências empreendedoras estrategicamente mais relevantes para essas instituições educacionais. Este capítulo abordará temas como empreendedorismo e competências empreendedoras bem como apresentará os resultados desse estudo de caso realizado em duas instituições educacionais.

Boa Leitura!

Prof. Dr. Silvio Roberto Stefano Organizador

(10)

Referências

Documentos relacionados

Toda organização, seja qual for o ramo de atuação, precisará de alguém direcionado ao trabalho de gerenciar pessoas, atualmente os chamados Recursos Humanos, trans- formando a

organizações direciona suas políticas e práticas para o estabelecimento da interface: competências organizacionais e competências profissionais.. Nesse sentido as práticas

Para isso, terá três módulos: Fundamentos de Gestão, Comportamento Organizacional e Estrutura e Processos de Gestão de Pessoas. Terá aulas sobre Modelos de Gestão, Gestão

Com isso, as empresas buscam adequar os seus sistemas tradicionais de remuneração ao novo conceito de Remuneração Estratégica, onde a remuneração passa a focar o indivíduo e

TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Trata a organização como máquina Trata a organização como grupos de pessoas Enfatiza as tarefas ou a tecnologia Enfatiza as

 Um sujeito com um dado nível de privilégio L s só pode ler informação de objectos com níveis de segurança L o superiores ou igual ao seu (L o ≥ L s ).  Evita

(2009) cita que apenas quatorze das companhias tem um código de conduta estabelecido para uso dessas ferramentas virtuais; No entanto, o RH e os empregados são unânimes: querem ter

É através da Avaliação de Desempenho que será possível identificar os pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização, uma vez que este método é uma