• Nenhum resultado encontrado

Palavra do Gestor Janeiro 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavra do Gestor Janeiro 2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Comportamento dos Mercados

O primeiro mês de 2011 confirmou a melhora dos indicadores econômicos dos países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos, com destaque para o consumo, que exibiu forte recuperação. Na Europa, embora a Alemanha continue a mostrar excelente desempenho, a região continuou a sofrer com os enormes déficits fiscais de vários países pertencentes à Zona do euro, dificultando uma recuperação mais abrangente. E o Japão voltou a mostrar números melhores, em função da força da economia asiática. Entretanto, a redução do seu rating soberano por uma agência de classificação de risco ofuscou a boa melhora da atividade industrial. Neste contexto, as bolsas exibiram bom desempenho, com o S&P500 subindo quase 3% em janeiro. Vale mencionar, também, a alta dos juros dos títulos públicos americanos, com o 10 anos atingindo quase 3,50%, retornando ao patamar do 1º semestre/2010. Mesmo assim, o euro e o yen continuaram a apresentar valorização frente à moeda americana, diante da expectativa de ampliação das medidas de ajuda dos países periféricos da Europa, e do bom fluxo de

recursos para a economia japonesa. E as commodities, tanto metálicas quanto agrícolas, continuaram na sua tendência de alta. No mercado local, as preocupações com a inflação continuaram, com destaque para as expectativas, que não pararam de subir ao longo de janeiro, mesmo com o início do aperto monetário promovido pelo Banco Central (Bacen), que elevou os juros básicos de 10,75% para 11,25% ao ano. Adicionalmente, tendo em vista o cenário de atividade econômica forte, commodities em alta, inflação corrente elevada (o IPCA de janeiro ficou próximo de 0,80%), incerteza fiscal, e uma clara política de não valorização da moeda, que atenuaria parte da alta dos preços, a demora do novo Governo em divulgar as metas fiscais para 2011 trouxe dúvidas sobre a real capacidade da autoridade monetária em manter a inflação próxima da meta de 4,5% ao ano. Neste contexto, o Ibovespa apresentou queda de quase 4%, e a curva de juros exibiu forte alta, com a taxa pré-fixada de 1 e 2 anos subindo cerca de 40 bps, atingindo cerca de 12,75% a.a..

Perspectivas

A forte abertura da curva de juros torna atraente a posição pré-fixada, dado que acreditamos num aperto monetário moderado (alta de até 200 bps na taxa básica) que, combinado às medidas macro-prudenciais, como o aumento do compulsório dos bancos, será suficiente para que a inflação, no médio prazo, não fique longe da meta do Bacen. Adicionalmente, apostamos que o novo Governo exibirá uma disciplina fiscal que ajudará a autoridade monetária a combater a inflação. Com relação ao mercado

acionário, a forte queda das cotações abre uma boa perspectiva de investimento de médio prazo. Se as perspectivas já eram otimistas por conta da boa saúde financeira das empresas, a recuperação econômica dos países desenvolvidos torna o ambiente para as empresas melhor ainda, especialmente no setor de commodities. Mantemos, também, viés favorável para o setor de construção e bancos.

0,86% 0,86% -3,90% -3,90% -3,60% -3,50% 0,34% -3,60% -3,50% 0,34%

Jan

Jan

0,79% 0,76% -0,08% 0,26% -0,31% 0,79% 0,76% -0,08% 0,26% -0,31%

Comentários

EXCLUSIVE FI REFERENCIADO DI

O fundo encerrou o mês com alocação de aproximadamente 80% do patrimônio líquido (PL) em LFT, com o restante do patrimônio em caixa (operações compromissadas). A carteira encerrou novembro com prazo médio de 12,5meses.

EXCELLENCE FI RF CRÉDITO PRIVADO

O fundo obteve ótima rentabilidade no mês de janeiro. A rentabilidade das debêntures, dos CDB´s e das operações de termo foram os destaques. A carteira de crédito permanece bem pulverizada e com ativos de boa qualidade. O fundo encerrou o mês com alocação em torno de 30% em CDB, 19% em debêntures, 1,40% em notas promissórias, 7,8% em letras financeiras e 9,8% do PL em DPGE.

(2)

2

Palavra do Gestor

Comentários

MULTIMERCADO INSTITUCIONAL FI

As principais estratégias adotadas para o fundo em janeiro foram:

Aumento da posição vendida em juros pré-fixados e redução da posição de NTN-B;

Aumento da posição vendida em euro e vendida em reais; manutenção da posição vendida de yen e comprada de peso mexicano (ambos contra o dólar americano);

Zeragem da posição de valor relativo comprado em Ibovespa e comprado em dólar (vendido em real); Manutenção da posição comprada em ações;

Juros: Na estratégia de juros, com a forte abertura das taxas nominais, voltamos a aumentar a posição pré-fixada no vencimento jul/12 e reduzimos quase que integralmente a exposição de NTN-B. Adicionalmente, mantivemos a aposta de inclinação de curva no 1º semestre/12 contra 2º semestre/12, que foi favorável ao fundo. Considerando a estratégia como um todo, ela contribuiu negativamente para a performance do fundo.

Moedas: Na estratégia de moedas, aumentamos a posição vendida em euro e vendida em reais, mantendo a posição comprada de dólar canadense e peso mexicano, todas contra o dólar americano. Também aumentamos a posição comprada em dólar canadense e encerramos a posição vendida de dólar australiano contra o peso mexicano. Na posição de valor relativo, decidimos reduzir a posição comprada em Ibovespa e vendida em real.

Ações: E finalizando, na estratégia de ações, decidimos reduzir a posição direcional do fundo para 1,2% contra a posição de 3,0% do PL ao final do mês anterior. Essencialmente, o aumento dos riscos de choques externos, tal como aumento do preço do petróleo, a ausência de notícias da China por conta dos feriados de final de ano naquele país e as pressões inflacionárias de curto prazo, que estão piorando a percepção do investidor estrangeiro em relação ao Brasil, nos levaram a esta redução da posição. Apesar da boa performance do setor de mineração e siderurgia, o fraco desempenho dos setores de construção, saúde, educação e bancos contribuíram negativamente para a performance do fundo, assim com a posição direcional.

INFLATIE FI RENDA FIXA LP

O fundo rendeu este mês -0,10%, 0,21% melhor do que seu benchmark IMA-B: -0,31%. O retorno excedente sobre o benchmark se deu através da estratégia de compra de inclinação dos juros futuros, que foi reduzida à medida que seu resultado favorecia o fundo. Em termos de vencimento, priorizamos alocação no vencimento 2040 e preterimos os vencimentos até 2014 cuja exposição permaneceu reduzida.. Elevamos o prazo médio da carteira acima da do benchmark, aproveitando a alta da taxa de juros, ocorrida em janeiro. O IPCA foi de 0,63% em dezembro e a projeção Anbima para janeiro é de 0,81%.

EQUITY HEDGE FI MULTIMERCADO

Considerando a piora da percepção do investidor estrangeiro em relação ao Brasil, devido a uma série de fatores: (i) aumento dos riscos de choques externos, tal como aumento do preço do petróleo, em decorrência da instabilidade política internacional (ii) ausência de notícias da China por conta dos feriados de final de ano naquele país (iii) pressões inflacionárias de curto prazo, passamos a adotar uma posição mais cautelosa. Desta forma, o fundo encerrou o mês de Janeiro com posição direcional de 4,8%. Também reduzimos o gross da carteira de 150% para 130% (posição comprada de 64,8% em ações contra 64,6% vendido em índice Bovespa futuro).Em termos de perfomance setorial podemos destacar nossas posições overweight em Mineração. Por outro lado, a posição underweight no setor de Telecom/Mídia contribui negativamente para a performance da carteira. Permanecemos com uma visão positiva para o desempenho da Bolsa brasileira para 2011, fundamentada no crescimento de lucros das empresas brasileiras e no valuation atrativo das empresas de commodities.

(3)

3

Comentários

ABSOLUTO FI MULTIMERCADO

As principais estratégias para o fundo em janeiro foram:

Juros: aumento da posição vendida em juros pré-fixados e redução da posição de NTN-B;

Moedas: aumento da posição vendida em euro e vendida em reais; manutenção da posição vendida de yen e comprada de peso mexicano (ambos contra o dólar americano) e zeragem da posição de valor relativo comprado em Ibovespa e comprado em dólar (vendido em real);

Ações: manutenção da posição comprada em ações

Juros: Na estratégia de juros, com a forte abertura das taxas nominais, voltamos a aumentar a posição pré-fixada no vencimento jul/12 e reduzimos quase que integralmente a exposição de NTN-B. Adicionalmente, mantivemos a aposta de inclinação de curva no 1º semestre/12 contra 2º semestre/12, que foi favorável ao fundo. Considerando a estratégia como um todo, ela contribuiu negativamente para a performance do fundo.

Moedas: Na estratégia de moedas, aumentamos a posição vendida em euro e vendida em reais, mantendo a posição comprada em yuan, dólar canadense e peso mexicano, todas contra o dólar americano. Adicionalmente, aumentamos a posição comprada em dólar canadense e encerramos, a posição vendida de dólar australiano contra o peso mexicano. Na posição de valor relativo, decidimos reduzir a posição comprada em Ibovespa e vendida em real. Apesar do resultado desfavorável da aposta de valor relativo, o NET da estratégia de moedas foi positivo, gerando alpha para a carteira.

Ações: Na estratégia de ações, decidimos reduzir a posição direcional do fundo de 9,5% do PL ao final do mês de dezembro, para 3,2%a. Também reduzimos o gross da carteira para 71,5% (posição comprada de 37,4% em ações contra 34,2% vendido em índice Bovespa futuro). A piora na percepção do investidor estrangeiro em relação ao Brasil, nos levaram a esta redução da posição. Apesar da boa performance do setor de mineração e siderurgia, o fraco desempenho dos setores de construção, saúde, educação e bancos desfavoreceram o resultado da estratégia, bem como a posição direcional.

DINÂMICO FI MULTIMERCADO

O mercado acionário começou o ano mais fraco caindo quase 4% no mês de janeiro, refletindo a maior preocupação dos investidores com a piora do quadro inflacionário e as possíveis medidas do "novo" governo para contê-la. Do ponto de vista da volatilidade isso pouco afetou, porém percebemos que o sentimento de aversão ao risco está mais vinculado às oscilações do S&P do que ao Ibovespa. O principal destaque ficou para Ogxp3 cujo papel sofreu muito ao longo de janeiro tendo elevação da sua a volatilidade implícita em torno de 10 pontos e, posteriormente, voltando ao seu patamar histórico em torno de 38%. Nos outros ativos que compõe a carteira, observamos Vale5 e Itub4 que também foram favoráveis e fecharam o mês em torno de 25%volatilidade. Na contrapartida, Petr4 e Ibov tiveram o pior desempenho ficando estáveis ao longo do mês e apresentando uma pequena reação apenas nos dois últimos dias, fechando em 22,5% e 21,5% de volatilidade implícita, respectivamente. Para o próximo mês, dentro deste cenário de aparência conturbada internamente e volatilidade relativamente baixa, poderemos ter boas oportunidades.

Vol de Ações: Por fim, na estratégia de volatilidade, com exceção de OGXP3, cuja volatilidade subiu cerca de 10 pontos, PETR4 e IBOV tiveram fraco desempenho, ficando praticamente estáveis ao longo do mês, tendo uma pequena reação apenas nos dois últimos dias, fechando em 22,5% e 21,5% de volatilidade implícita, respectivamente. O mau humor que atingiu o mercado de ações foi pouco sentido na volatilidade dos ativos. O resultado desta estratégia foi levemente negativo.

DIVIDENDOS FIA

O fundo reduziu sua alocação em ações, que em dezembro estava em 99,2% para 96,5% do PL. A alocação segue concentrada principalmente em empresas ligadas ao setores elétrico e de consumo doméstico, além de uma parcela menor no setor de commodities. O mau desempenho de empresas ligadas ao consumo prejudicou a performance do fundo no mês de janeiro.

(4)

4

Comentários

Palavra do Gestor

PENSION IBRX ATIVO FIA

O fundo encerrou o mês de janeiro com posição comprada em ações de aproximadamente 98% do PL. Em termos de performance setorial, podemos destacar positivamente nosso posicionamento overweight no setor de Mineração e underweight no setor de Serviços Financeiros. Por outro lado, nossa posição underweight em telecom foi a que mais contribuiu negativamente para a performance de nossa carteira durante o mês de janeiro. Permanecemos com uma visão positiva para o desempenho da Bolsa brasileira para 2011, fundamentada no crescimento de lucros das empresas brasileiras e no valuation atrativo das empresas de commodities. Porém no curto prazo estamos mais cautelosos pelso seguintes motivos: (i) aumento dos riscos de choques externos, tal como aumento do preço do petróleo, em decorrência da instabilidade política internacional (ii) ausência de notícias da China por conta dos feriados de final de ano naquele país (iii) pressões inflacionárias de curto prazo, que estão piorando a percepção do investidor estrangeiro em relação ao Brasil. Para o mês de fevereiro começamos o mês com uma posição mais cautelosa tendo em vista os risco de curto prazo mencionados. Nossos principais overweights os setores de Mineração e Real Estate. Nossos principais underweights são os setores de Telecom e Serviços Financeiros.

EQUILIBRIUM FIA

O fundo encerrou o mês de janeiro com uma posição comprada em ações de 98,5% ante a posição comprada de 144,3% do mês anterior. Os motivos que nos levaram a ficar com uma posição mais cautelosa no final do mês foram: (i) aumento dos riscos de choques externos, tal como aumento do preço do petróleo, em decorrência da instabilidade política internacional (ii) ausência de notícias da China por conta dos feriados de final de ano naquele país (iii) pressões inflacionárias de curto prazo, que estão piorando a percepção do investidor estrangeiro em relação ao Brasil. Durante o mês de janeiro a Bolsa brasileira foi impactada negativamente pela instabilidade política no Egito e os temores com as pressões inflacionários. Em termos de perfomance setorial podemos destacar nossas posições overweight em Mineração. Por outro lado, a posição underweight no setor de Telecom/Mídia contribui negativamente para a performance da carteira. Permanecemos com uma visão positiva para o desempenho da Bolsa brasileira para 2011, fundamentada no crescimento de lucros das empresas brasileiras e no valuation atrativo das empresas de commodities. Porém no curto prazo estamos mais cautelosos pelos motivos mencionados anteriormente. Para o mês de fevereiro começamos o mês com uma posição mais cautelosa tendo em vista os risco de curto prazo mencionados. Nossos principais overweights os setores de Mineração, Petróleo e Gás e Real Estate. Nossos principais underweights são os setores de Telecom, Energia Elétrica e Serviços Financeiros.

Expediente

Equipe de Gestão

Produtos & Informações:

Atendimento a clientes

Site: www.sulamerica.com.br

Marcelo Saddi Castro - Diretor de Investimentos

Bianca Abondanza - bianca.abondanza@sulamerica.com.br investimentos@sulamerica.com.br

e conheça os fundos da SulAmérica Investimentos.

(5)

3 5

* Demonstrado desde a data de início para os fundos que não atendem ao período referenciado.

** Os indicadores IMAB e IGPM+6 tem como base de cálculo para os valores acumulados, a data de início dos fundos Inflatie e Dividendos respectivamente. *** Até 30/04 o cálculo é feito utilizando-se a cotação média e, a partir de 2 de maio a cotação de fechamento.

Público Alvo dos fundos citados acima: Pessoas Físicas e Jurídicas. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos-FGC. A rentabilidade divulgada neste documento não é líquida de impostos. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. O Fundo (10) possui menos de 12 meses de funcionamento, e, para avaliação da performance de fundos de investimentos é recomendável uma análise de, no mínimo, 12 meses. Os fundos (3,4,5,6,7,8,9,10,11 e 12) utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimentos. Fundos que utilizam estratégias com derivativos, podem resultar em perdas patrimoniais para seus cotistas, para os fundos (5,6,7,8,9,10,11 e 12) podem inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseqüente obrigação do cotista aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do Fundo. Exceto pelos fundo (1) os fundos possuem data de conversão de cotas diversa da data de pagamento do resgate. Rating do fundo: (2): brAf. A apuração das rentabilidades é feita com base nos últimos dias úteis dos períodos de referência. Em atendimento à Instrução CVM nº 465, desde 02/05/2008, os fundos (11 e 12) deixaram de apurar sua rentabilidade com base na cotação média das ações e passou a fazê-lo com base na cotação de fechamento. Assim comparações de rentabilidade devem utilizar, para períodos anteriores a 02/05/2008, a cotação média dos índices de ações e, para períodos posteriores a esta data, a cotação de fechamento. Fonte CDI: ANDIMA. Com a finalidade de aprimorar e estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes, a SulAmérica Investimentos disponibiliza a Ouvidoria SulAmérica para rever ou prestar esclarecimentos sobre as soluções anteriormente tomadas , através dos nrs 4004-2829 (São Paulo) e 0800 725 2829 (demais regiões) ou pelo endereço www.sulamerica.com.br.

2007 92,63 10,27 103,14 9,23 93,03 35,98 101,53 32,97 237,31 213,50 -21.615.755 12 m 36 m Desde Início PL Médio 12*

Rentabilidade Acumulada (%) -431.480.497 94,73 102,81 11,76 12,03 97,25 Acum. 95,05 2008 -45,05 119.716.461 -1,70 4,77 -0,97 2009 -69.071.955 -6,89 55,67 58,67 113,26 34,81 98,24 7,28 73,06 9,26 10,35 104,63 Acum. 93,53 18,50 -0,45 17,01 171,83 Tx. Adm Tx. Perf -06/02/2002 Dt. Início -12/11/2002 -0,45% a.a. -0,50% a.a. 11/07/2008 0,40% a.a. 19/01/2007 2,00% a.a. 20% do que exceder o CDI 15,63 0,31 Acum. 96,59 11,91 100,70 11,42 2007 -17,23 155,76 2010 -0,90 -14,17 1821,96 47.215.138 641,52 -46,67 -5,42 -3,41 -5,21 75,77 -6,89 08/09/1994 -3,00% a.a. -37,22 -6,46 20,62 21.049.253 3,48 11,15 -25.706.310 --6,62 -42,23 0,94 1,47 -0,15 9,96 -10,74 1,79 1,62 -35,44 -4,94 13,27 12,37 31,94 -41,25 -43,17 - -- -5,73 8,95 6,56 70,07 -2,34 9,90 -25,49 82,66 72,41 2,39 0,00 18,95 20/08/2009 -1,50% a.a. 03/07/2007 -1,50% a.a. -- - -- - -15,92 -35,62 11,82 -17,15 43,68 51,54 0,00 0,00 -15,31 --3,98 -23,38 23,38 -20% do que exceder o 0,00 0,00 5,60 -IGPM+6%aa 20% do que exceder o IBRX50 20% do que exceder o IMA-B -Poupança Exclusive FI Referenciado DI % CDI

Excellence FI RF Crédito Privado % CDI 1 2 Inflatie FI RF LP IMA - B (Alpha) % CDI Absoluto FI Multimercado 9 3 Multimercados Multiestratégia Referenciado DI Renda Fixa 8,80 88,37 31,41 88,62 88,80 414,93 -54.923.757 -17.772.360 8,64 86,69 95,12 112,58 9,41 76,07 7,08 57,20 35.377.013 -14,45 116,85 1066,33 142,02 5,91 59,38 32,21 90,89 28,15 79,42 22.730.972 -1,97 15,95 355,52 120,95 7,68 77,14 37,98 107,16 10,21 103,16 12,11 122,32 6,67 67,35 23,93 241,79 20% do que exceder o CDI 20% do que exceder o CDI 17/06/2005 -10/04/2000 -1,00% a.a. -1,50% a.a. 01/10/1997 1,20% a.a. -20% do que exceder o CDI -01/06/2001 0,35% a.a. -20% do que exceder o CDI 11,38 96,24 11,95 101,05 14,04 118,76 15,04 127,20 Multimercados Estratégia Específica

Multimercado Institucional FI % CDI

5

Equity Hedge FI Multimercado % CDI

% CDI

Dinâmico FI Multimercado 7

% CDI

Focus Fundo de Fundos FICFI Multimercado

6

8

Multimercado Macro

Multimercados Multigestor

Equilibrium FIA

Diferencial em relação ao Ibovespa (%)

11

Ações Ibovespa Ativo Dividendos FI Ações

IGPM + 6% (Alpha)

Pension FIA

Diferencial em relação ao Ibrx 50 (%)

Dólar Comercial (Ptax) IBOVESPA*** IBRX-50 CDI (Taxa Nominal)

IGP-M+6% aa** IMA-B**

Ações IBRX Ativo Dividendos Indicadores 12 10 14,86 -10,06 18.408.949 -0,76 - -18/02/2010 0,40% a.a. -0,70 0,80 105,62 Mar 92,87 1,94 -0,03 1,24 163,37 6,43 0,62 0,65 -0,84 5,86 -0,11 0,76 -1,66 5,82 5,97 1,49 0,58 1,97 0,98 129,38 0,64 84,41 0,21 27,27 0,27 35,52 1,15 -0,07 0,61 0,69 104,74 Jan 92,53 1,05 -0,13 0,89 134,67 -4,08 0,57 -3,61 -4,72 -3,83 0,64 0,66 7,67 -4,65 -4,47 1,11 0,50 1,18 0,73 111,23 0,88 133,26 0,11 16,17 1,33 202,15 -Acum. 9,89 11,03 103,27 92,58 16,84 0,16 8,23 77,01 -7,35 -7,32 10,71 -8,13 2,42 -2,39 0,11 -0,04 -0,03 -0,03 18,84 6,90 0,17 9,60 89,84 9,59 89,73 6,03 56,41 9,12 85,32 9,28 -0,65 0,55 0,62 104,24 Fev 92,48 1,59 -0,17 1,10 185,06 0,57 -1,12 -0,53 -2,14 1,00 -0,29 0,59 -3,40 1,68 1,29 1,61 0,50 1,75 0,68 115,46 -0,17 -29,07 0,56 93,66 -0,01 -2,31 0,08 -0,10 0,80 0,88 102,10 Jul 93,16 1,06 -0,52 0,06 7,23 12,72 1,92 7,20 6,54 10,19 -1,37 0,86 -2,46 10,80 11,56 0,66 0,62 1,58 0,72 84,10 0,41 48,13 -0,28 -32,92 0,54 63,36 1,11 -0,09 0,67 0,78 104,53 Mai 89,28 -0,23 0,11 2,85 379,53 -8,09 -1,45 -2,10 -2,27 -7,05 -0,59 0,75 4,98 -6,64 -6,46 0,17 0,55 -0,34 0,99 131,93 0,92 122,43 1,76 234,05 0,80 106,74 0,73 -0,05 0,73 0,81 102,83 Jun 93,00 1,53 0,26 0,58 74,08 -3,85 -0,50 4,12 2,76 -4,92 0,78 0,79 -0,84 -3,35 -5,71 1,36 0,56 1,27 0,73 92,52 0,73 92,17 0,48 60,67 0,48 60,99 0,80 -0,09 0,75 0,82 102,41 Out 92,69 1,92 -0,08 1,73 215,06 2,96 1,17 4,70 3,23 2,32 1,03 0,81 0,42 1,79 1,29 1,47 0,55 1,99 1,02 127,02 1,99 246,92 0,68 84,97 0,87 107,42 1,30 -0,08 Institutos FI RF LP

70% IMA - B 5 + 30% CDI (Alpha)

4 0,61 0,67 101,89 Abr 92,99 0,07 -0,61 0,15 -4,02 0,02 -0,29 -1,54 -3,68 0,43 0,66 -2,83 -4,04 -4,11 1,25 0,50 0,68 0,46 69,29 1,00 150,77 0,57 85,92 0,35 52,32 0,28 -0,04 22,89 0,83 0,91 103,08 Ago 93,38 2,30 0,30 0,24 27,23 -4,18 -0,67 -1,01 -2,29 -3,35 0,64 0,89 -0,07 -3,51 -3,99 1,28 0,59 2,00 0,69 77,70 1,07 120,24 0,78 87,78 0,46 51,66 0,93 -0,03 -18,84 43,06 0,79 0,85 101,10 Set 93,89 0,67 0,15 0,23 26,92 7,17 0,59 4,76 3,13 6,77 -0,41 0,84 -3,52 6,58 7,18 1,63 0,57 0,52 0,60 71,39 0,69 81,88 0,17 19,56 0,64 75,86 0,78 0,02 0,75 0,82 101,55 Nov 93,31 1,36 0,49 -0,09 -11,77 -6,12 -1,92 -0,57 -2,29 -3,27 0,41 0,81 0,86 -4,20 -3,69 1,72 0,53 0,87 0,62 77,22 0,68 84,77 0,43 53,05 1,07 133,00 0,43 -0,15 -0,87 0,95 102,68 Dez 93,95 2,55 0,16 -0,46 -49,60 2,34 -0,02 3,32 1,60 3,29 -0,44 0,93 -2,91 2,36 3,73 1,72 0,64 2,39 0,70 75,19 0,42 45,14 -0,08 -8,90 1,26 135,78 1,32 0,08 0,80 0,90 104,51 Jan 93,37 -0,10 0,21 -0,53 -61,14 -7,09 -3,15 -5,62 -1,98 -4,09 -0,46 0,86 0,43 -3,94 -3,64 1,72 0,64 -0,31 0,27 31,88 -0,04 -4,68 0,52 60,66 0,71 83,00 0,72 -0,09 2011

Referências

Documentos relacionados

Como decorrência desse fato, aliado à importância relativa que cada um dos demais critérios apresenta nos três projetos analisados, tal metodologia conduz à decisão de

Embora os instrumentos disponíveis para avaliar da dor ainda sejam ineficazes, acredita-se que este estudo possibilitará ás equipes de saúde que prestam

Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade microbiológica e parasitológica de alfaces (Lactuca sativa L) comercializadas em feiras livres no

Declaração de voto Na condição de membro do júri do concurso documental para preenchimento da vaga de Professor Adjunto da área disciplinar de Música –

O conceito de território dessa maneira se torna muito importante porque ele também é definidor dos sujei- tos, “funciona como identificação, defesa e força”, mas não é

O artigo, em seu desenvolvimento, vai identificar e quantificar os formatos de gêneros jornalísticos e gêneros textuais jornalísticos do jornal Folha do Povo, de forma que

Quando você importa dados de áudio para o HDD Jukebox, o formato do áudio, a taxa de transferência de bits e as informações de título dos dados importados não são alterados

7.1 - Poue activer cette fonction,Appuyer le bouton P pendant 4 secondes pour que la centrale entre en mode programmation (jusqu’à ce que le LCD exhibe le message P1) Accèder à