• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA Mestrado em Psicologia Área de Concentração: Psicologia Social"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGR AM A DE PÓS -GRA DUA ÇÃO STRICTO SE NSU EM PSICO LOG IA M estrado e m Psico lo gia

Á rea de Con cent ra ção: Psico lo gia Socia l

EDI TA L

EXAM E DE SE L EÇÃO Ing re s so e m 2017/1

A U n ivers idad e Sa lgado de O live ir a, po r int er méd io d a Re it o r ia, fa z sa ber a t o do s o s int eres sa do s que, no s t ermo s do pres e nt e ed it a l, fará rea lizar o Exa me de Se le ç ão para o Pro grama d e Pó s-Gradu aç ão e m P s ico lo g ia, Cur so de Me st rado , Área de Co nce nt ração – Ps ico lo g ia So c ia l – (Ho mo lo gado e m 10 de o ut ubro de 200 6, co nfo r me Pa recer nº. 165/2006), no per ío do de 17 de novembro de 2016 a 24 de fe ver e iro 2017, co m in íc io previst o para 13 de março de 2017.

1. DAS DISPOS IÇÕ ES PR EL IM INA RE S

1.1. O pro ces so de se le ção s erá re g ido po r est e ed it a l e e xecut ado pe la Co o rdena çã o do Pro grama de Pó s-Gradua ção e m Ps ico lo gia da U niver s id ade Sa lg ado de O live ira.

1.2. O prese nt e ed it a l de st ina - se a ca nd id a to s para o preenc hime nt o de vaga s no curs o de Me st rado do Pro grama de Pó s-Gradua ç ão e m Ps ico lo g ia.

1.3. A co ncret izaç ão da ins cr ição su be nt e nde qu e o ca nd id at o est á de aco rdo co m o prese nt e ed it a l.

1.4. To das as fa se s do e xa me de s e leç ão s erão rea liza da s na U nivers id ad e Sa lg ado de O live ira, Ca mp us N it eró i.

2. PÚB LICO- ALVO

Po rt adores de d ip lo ma de gra dua ção e m c urso super io r de Ps ico lo g ia e ár ea s a fins.

3. DAS INSCR IÇÕ ES

3.1. Pra zo: As ins cr içõ es e st arão abert as no per ío do de 17 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro de 2017 e de ver ão ser rea liz ada s d e seg u nda a se xt a, da s 8 h à s 17 h, no Progra ma d e Pó s-Graduação e m Ps ico lo g ia da U nivers id ade Sa lg ado de O live ir a, s it uado à rua Marec ha l Deo do ro 217, 2º a ndar, C e nt ro , Nit eró i, CEP 24030 -06 0. M a io re s in fo r ma çõ es po derão ser o bt ida s na S ecret ar ia do Pro gra ma at ravés do t ele fo ne (21) 2138-49 26 o u e- ma il: pgps ico lo g ia @nt .u niver so .edu.br .

(2)

3.2. Do paga mento: Os candidatos deverão efetuar a inscrição na secretaria do mestrado e posteriormente pagar o valor de R$ 100,00 (cem reais), relativo à inscrição, em qualquer agência bancária. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Coordenação do Programa.

3.3. Da opção: No ato da inscr iç ão o cand id at o deverá ind ic ar a linha e t e mát ic a d e pesqu isa as qu a is d es e ja vinc u lar -s e. Info rma çõ es det a lhad as so bre a s linha s de pesqu isa , t emát ic as e re spe ct ivo s pro fes so res o r ie nt ado res e nco nt ra m- se no Ane xo 3.

3.4. Da documentaçã o: O ca nd idat o deve rá ane xar à ins cr ição o s do cume nt o s aba ixo d iscr imina do s.

 Três có p ias do Curr icu lu m V it ae at ualizado , aco mp anhado do s do cu ment o s co mpro bat ó rio s e m u ma via, co nfo r me mo de lo no Ane xo 1.

 U ma Có p ia da Cart eira de Ident idad e.  U ma Có p ia do CPF.

 Três ret rato s 3x4, recent e.

 Có pia do D ip lo ma d e curso super io r de duração p lena emit ido po r inst it u ição reco nhe c ida p e lo ME C e do res pect ivo H ist ó rico Esco lar (aut e nt ica da s) e/o u Dec lar ação de co nc lus ão de c urso de g raduaç ão e m Ps ico lo g ia o u área s a fin s aut ent icada s (O candidato que ap re sent a r Dec la raçã o de Conc lu são de Cu rso te rá o p ra zo de 1 (um) ano a pa rti r da mat rícu la pa ra ap re senta r o D ip lo ma sob pena de canc e la mento da mat rícu la) .

 Ant epro jet o de dissert ação , em t rês vias, co nfo r me mo d elo no Anexo 2, vinc u lado a u ma da s linha s de pe squ is a e t e mát ic as do curso .

Pa rá g ra fo Único: To da a do cu me nt ação de verá ser e nt regue no at o da ins cr iç ã o , de nt ro de t rês e nve lo pe s p ardo s co m o no me do c a nd idat o , linha de pe squ is a e t e mát ic a pret end id a, na Secret ar ia do Me st rado . As in fo r maçõ es pre st adas s ão de int e ir a respo nsa bilid ad e do cand idat o , dispo ndo a Co ordena ção do Pro gra ma d o d ire it o de e xc lu ir do pro cesso s e let ivo o ca nd idat o que fo rnec er do cu me nt ação inco mp let a o u dado s co mpro vad a me nt e inver íd ico s.

3.5. Da insc rição po r p rocu ração: será ad mit ida a ins cr iç ão po r t erce iro s me d ia nt e pro curação s imp le s do int eres sa do , aco mp a nha da de có p ia leg íve l de do cume nt o de id e nt ida de do ca nd id at o e do pro curado r. Esse s do cu me nt o s serão ret ido s. Não há nece ss idad e de reco nhec ime nt o de fir ma d a pro curação .

O co mpro va nt e de ins cr ição será e nt regue ao pro curado r, apó s e fet uada a ins cr iç ão . O ca nd idat o ins cr it o po r pro curação as su me t ot al r espo ns a bilid ade p e la s in fo r ma ç õ es prest ada s po r seu pro curado r, arca ndo co m a s co ns eqüê nc ia s de e ve nt ua is err o s de s eu represe nt a nt e no pree nc h ime nt o do fo r mu lár io de inscr iç ão e e m sua e nt rega.

4. DA SELEÇ ÃO

4.1. Anális e do antep rojeto

Os a nt epro jet o s serão a va lia do s pe lo s pro fe sso res da linha de p esq u is a e t e mát ic a a o s qua is se de st ina m, le va ndo e m co nt a su a qua lidad e t eó rico - met o do ló g ica e ade q uação ao s int eres se s de pe squ is a do s e ve nt ua is pro fe sso res o r ie nt ado res.

(3)

4. 2. Prova de Língua Ing le sa (Co m co ns u lt a a d ic io nár io não -d ig it a l).

A Pro va Es cr it a d e Língua I ng le sa co nst ará de t radução de t e xt o de co nt eúdo re lac io nado às linha s de pe squ is a e t e má t ic as do Curso de Me st rado . O ca nd idat o s o me nt e po derá ret irar -s e do lo ca l d e rea liz ação da pro va apó s deco rr ida s dua s ho ras de se u iníc io .

4. 3. Prova E sc rita de Conh eci mento s E s pecí fico s (Se m co nsu lt a).

A Pro va Escr it a de Co nhe c ime nt o s Espec ífico s co ns ist irá no des e nvo lvime nt o d e quest õ es so bre Met o do lo g ia de Pe squ is a e m Ps ico lo g ia e Aná lis e de Art igo s C ie nt ífico s.

O ca nd idat o so me nt e po derá ret irar -se do lo ca l d e rea liz ação da pro va ap ó s deco rr ida s dua s ho ras de se u in íc io .

4.4. Entrev ista

A e nt re vist a será rea liz ada co m ba nca d e pe lo me no s do is pro fe s so res da linha de pesqu isa na qua l o c a nd id at o dese ja d ese nvo lver su as at ivid ade s e t erá po r o bjet ivo a a va lia ção do hist ó rico acadê mico do ca nd idat o e a argü ição so bre seu a nt epro jet o de pesqu isa.

Obse rvação: To das a s et apas do pro cess o se let ivo são de carát er e liminat ó rio , co m e xigê nc ia d e no t a mín ima par a apro vaç ão ig ua l a 5,0 e m ca da u ma da s et apas e not a méd ia mín ima de 7,0 (set e) para apro va ção .

4.5. Cronog ra ma do p roc es so s e letivo

 Período de Inscrição: 17 de novembro de 2016 a 24 de fevereiro de 2017.  Prova escrita de língua estrangeira: 06 de março de 2017, das 09 às 13 horas.  Prova escrita de conhecimentos específicos: 07 de março de 2017, das 09 às 13 horas.  Entrevistas: 08 de março de 2017, a partir das 10 horas.

 Relação dos candidatos aprovados: 09 de março de 2017, a partir das 14 horas.  Matrícula dos selecionados: 10 de março de 2017.

 Inícios das aulas: 13 de março de 2017

 Reunião com novos alunos: 15 de março 2017, às 13 horas.

OBSE RV AÇ ÃO:

So b ne nhu m pret e xt o haverá s egu nd a c ha ma da da s pro va s e e nt re vist a, be m co mo não será co nced id a vist a o u revis ão de pro va, no pro cesso de se le ção para o Mest rado .

(4)

5. DAS VAGAS

Serão fixad as e m 25 ( vint e c inco ) o nú mero de vaga s, e st abe lec ida s e m fu nção d a d ispo nib ilidad e de o r ie nt ado res na o ca s iã o do exa me, não ha ve ndo , co nt udo , co mpr o mis so d a inst it u iç ão de pree nc hê- la s int egra lme nt e.

A c la s s ific ação será e st abe lec id a de aco rdo co m a mé d ia gera l d as no t as o bt id as na s d ifer e nt es et apas do pro cesso se let ivo . Em ca so de e mpat e, t erá preferê nc ia o cand id at o que o bt iver:

a) ma io r no t a na pro va d e co nhe c ime nt o s esp ec ífico s ;

b) ma io r no t a no ant epr o jet o , co mo segu ndo cr it ér io de de se mp at e.

6. DAS M ATRÍCU LAS

6.1. Os ca nd idat o s apro vado s e c las s ific ado s at é o limit e d e vaga s o ferec id as t erão d ire it o d e mat r icu lar -s e o bede ce ndo ao s prazo s e no r ma s fixa do s pe la Pró -Re it o r ia de Pó s-Graduaç ão e Pesqu is a.

6.2. A mat r ícu la será fe it a co nfo r me p la no de est udo s reco me n da do pe lo pro grama.

7. DAS B OLSAS

7.1. O Pro grama de Me st rado o fer ece, co nfo r me a o rde m de c la s s ific ação d o s ca nd id at o s apro vado s no pro ces so se let ivo (do pr ime iro c la ss ific ado e m d ia nt e), 10 bo lsa s d e 100% do va lo r co brado na se me st ra lid ade do curso , 10 bo ls as de at é 50% do va lo r co brado na se me st ra lida de do curso e 0 5 bo lsa s d e at é 25% do va lo r co brado na s e me st ra lid ade do curso . O go zo da bo lsa e st á co nd ic io na do à ava lia ção se me st ra l do bo ls ist a no que d iz respe it o à d ispo nib ilida de ho rár ia e ao cu mp r ime nt o das at ivid ade s e xig id as pe lo Pro gra ma.

7. 2. Exist e a po ss ib ilid ade de o bt er bo ls as d a C APES, se ndo a mo da lid ade d e bo ls a est a be le c ida co nfo r me o s ca nd idat o s t enha m o u não vínc u lo e mpr egat íc io .

8. DAS DISPOS IÇÕ ES GERA IS

8.1. O prese nt e e xa me de se le ção é vá lid o so me nt e para as mat r ícu la s e fet uad as no pr ime iro per ío do let ivo de 20 17 de st a Univers id ade.

8.2. A Pró -Re it o ria d e Pó s-Graduaç ã o e Pesqu isa po derá ba ixar inst ruçõ e s co mp le me nt are s par a a rea liz a ção des se e xa me d e s e leç ão e para a s mat r í cu la s, e dec id ir á so bre o s ca so s o mis so s.

8.3. Os a lu no s não c la ss ific ado s d e verão ret irar a sua do cu me nt aç ão at é 30 d ia s ap ó s a rea liza ção do exa me de se le ção .

9. INFORM AÇÕ ES AD IC IONA IS

Os int er es sado s po derão o bt er ma io r es in fo rma çõ es ju nt o à Secret ar ia do Pro gra ma d e Pó s-Graduação e m P s ico lo g ia.

(5)

Ane xo I MO D E LO D E CU R R I C U LU M VI TA E 1. Dado s pesso a is No me: Dat a de na sc ime nt o : Lo ca l:

Nac io na lida de: Est ado civil: Ident idad e: CPF: 2. Res idê nc ia Ender eço : Ba irro : CEP: Te le fo ne s: Fa x: E - ma il:

3. Fo rmaç ão acadê mic a e pro fis s io na l: 4. Exper iê nc ia do ce nt e:

É do cent e de Inst it u iç ão de Ens ino Sup er io r?

( ) Sim - Espec ific ar __________ ____ _________ ______ ______ ______ _ ( ) Não

5. Exper iê nc ia e m pe squ is a

Já part ic ipo u de grupo de pesq u is a ? ( ) Não

( ) Sim - No me do grupo e coo rdenado r: ___________ ______ ______ ______ _ Se já part ic ipo u de grupo de pesqu is a, o bt eve bo lsa

( ) Sim - Órgão fina nc iado r _________ _________ ______ ______ __ ( ) Não

6. Exper iê nc ia de t raba lho não do cent e:

7. Public açõ es (Livro s, ca p ít u lo s de livro s, art igo s e m p er ió d ico s, t raba lho s e m co ngre s so s, et c.):

8. Traba lho s apre se nt ado s e não public ado s:

(6)

Ane xo I I

Mo de lo de Ant epro jet o (Curso de Me st rado )

O ca nd id at o dever á apre se nt ar po r escr it o, no mo me nt o da inscr iç ão , u m a nt epro jet o da d is s ert ação que pret e nde rea liz ar ao lo ngo do curso . Est e t ext o não deve e x ceder 1 0 pág ina s dat ilo gra fad as e m fo lha A4, t ipo T ime s Ne w Ro ma n, t a ma nho 12, e spaço 1 ,5 e ne le de verão co nst ar:

1. Int ro dução

Especif icaçã o dos motivo s da es colha da probl emáti ca de in ve stigaç ão e s ua rele vânci a, bem como do s objeti vo s da pe squi sa.

2. Re fere nc ia l t eó rico

Breve de sc riç ão das p rincipa is linha s teórica s que pr eten de abor dar co mo f undamentação da p robl emátic a e objetiv os de inv estig ação.

3. Met o do lo g ia

Breve des cri ção de co mo pre tend e des e nvolve r a inve stig ação. 4. Re ferê nc ia s bib lio grá fica s

Obse rvação: N a fo lha de ro st o do ant epro jet o , dever á v ir ind ic ad a a linha de pesqu isa e a t e mát ic a para o qua l e le est á d ir ig ido . É impo rt ant e não e sque cer que a adequ ação do ant epro jet o ao s int eres se s do pro fe s so r esco lhido t erá peso rele va nt e n a a va lia ção do cand idat o .

(7)

Ane xo I II Linha de Pe squi sa I:

Des envo lvi mento Soci ocognitiv o, Re laçõ es Inte rpe sso ais e Educaçã o

Docente: AD RI AN A BENEVIDES SOAR ES

Te mas de Pe squis a: Re la çõ es int erpe s so ais, H a bilida de e Co mpet ênc ia So c ia l, Tre ina me nt o e m H a bilid ade s So c ia is , Exp ect at iva s e Adapt ação Ac adê mic a de e st uda nt es, Est ratég ia s de Enfr e nt a me nt o , Res iliê nc ia, Mo t iva ção e Aut o e fic ác ia e m co nt ext o s educat ivo s.

Docente: HU DSON GO LINO

Te mas de Pesqui sa: Construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica no contexto socioeducativo; Preditores socioeconômicos e cognitivos do rendimento educacional na educação básica e no ensino superior; Preditores da evasão acadêmica.

Docente: M AR CI A M ARI A PERU ZZI ELIA D A MOT A

Te mas de Pe squisa: D es e nvo lv ime nt o só cio -co gnit ivo e ling uag e m; Co nt e xt o s do dese nvo lv ime nt o e ha bilid ad es met a lingü íst ica s ; Prát ic as d e e ns ino e a lfa bet iza ção .

Docente: R AFAE L M OU R A COE LHO PE CLY WOLTER

Te mas de Pesqui sa: Re la çõ es e nt re pe ns a me nt o e ação (e sco las, e mpre sa s, u nive r s idad es) ; Ident idad e So c ia l; R epre se nt açõ es So c ia is ; Pe nsa me nt o So cia l.

Linha de Pe squi sa I I

Cognição Soc ia l, Organi za çõe s e T raba lho Docente: C LARISS A PINTO PIZAR RO D E FREITAS

Te mas de Pe squis a: Be m-e st ar do s pro fis s io na is no a mbie nt e la bo ra l; Mo de lo de R ecurso s e De ma nd a ; Re curso s Pe sso a is ; Aut o efic ác ia; Adapt ação e a va lia ção das e vid ê nc ia s d e

va lidad e de inst ru me nt o s da Ps ico lo g ia Orga niza c io na l e do Traba lho . Docente: FELIPE V ALENTINI

Te mas de Pe squis a: Ava lia ção ps ico ló g ic a no co nt ext o do t raba lho ; Co nst rução e adapt ação de inst ru me nt o s ps ico ló g ico s ; Ha b ilidad es co gnit iva s ; D e se mp e nho no t raba lho ; U so s da Teo ria d e Re spo st a ao it e m; Mo de lage m p o r equaçõ es est rut urais e mu lt in íve l.

Docente: IONE V ASQ UES -MENEZES

Te mas d e Pesqui sa: Aspe ct o s o bjet iv o s e su bjet ivo s da re la ção t raba lho -t ra ba lha do r; Traba lho , d ivers id ade e ide nt idad e ; I mp lic açõ es da o rga niza ção do t raba lho na saúd e do t raba lhado r ; Tra ba lho in fo r ma l e e mpr ego -dese mpre go ; Or ie nt aç ão para o t ra ba lho e dese nvo lv ime nt o de carre ir a.

Docente: LUCI A HE LEN A DE FREITAS PINHO FR AN Ç A

Te mas d e Pe squi sa: Enve lhe c ime nt o no Co nt ext o Organiz ac io na l; Pro gra mas d e Preparaç ão para a Apo se nt ado r ia ; Equ ilíbr io v ida -t raba lho e la zer ; Gero nt o lo g ia ; At it ude s, pre co nce it o s, d iscr imina ção e vio lê nc ia co nt ra ido so s e id ade ; Pro gra ma s I nt ergerac io na is.

(8)

Docente: LUCI AN A MO UR ÃO

Te mas de Pe squis a: Des e nvo lvime nt o profis s io na l; Ava lia ç ão de Pro grama s So c ia is . Docente: M ARI A C RISTIN A FE RREIR A

Te mas de Pe squisa: Co mpo rt ame nt o Orga niz ac io na l Po s it ivo ; Saúde e be m- est ar na s Orga niz açõ es ; Cu lt ura Orga niz ac io na l; Ju st iça nas Org a niza çõ es.

Referências

Documentos relacionados

E embora nós não devemos dar créditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve dar créditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve um culto do cogumelo no antigo

Com isso, o objetivo desde estudo foi avaliar o conforto térmico dos frangos de corte na fase inicial de criação, por meio da análise comportamental das aves, baseado em

RESUMO – Este trabalho teve por objetivo estudar a seletividade dos inseticidas acefato, deltametrina, dimetoato, metamidofós, paratiom metílico e pirimicarbe a ninfas de último

Implantadas como alternativa para a formação de novos atletas para o futebol brasileiro, as escolinhas fizeram com que o futebol, que antes era jogado de forma aberta e espontânea

Como brincar: A primeira sequência é bem simples: a criança se posiciona ao lado do elástico e deve pular com os dois pés juntos para dentro dele.. Depois, pula

De acordo com Mitry foi Thomas Ince quem mais sistematicamente resolveu essa liberação da concentração dramática ao dissociar teatro e dramaticidade, buscando no drama não mais

E para este tempo final, vejam vocês, assim como a Igreja do Senhor Jesus Cristo como grupo, e também cada indivíduo do Corpo Místico de Cristo com o mensageiro da Sua

Mesmo que tenha pedido para falar com Tohka, a única resposta que recebeu foi que ela estava submetida á exames, então, até o final, ele não foi capaz nem de olhar