• Nenhum resultado encontrado

Manual de apoio para formandos. Curso de e-learning. IMMI-Train Apoio ao Recrutamento Eficiente de Imigrantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de apoio para formandos. Curso de e-learning. IMMI-Train Apoio ao Recrutamento Eficiente de Imigrantes"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

IMMI-Train – Apoio ao Recrutamento Eficiente

de Imigrantes

PT/05/B/F/PP-159155

Manual de apoio para formandos

Curso de e-Learning

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO...1

2. APRESENTAÇÃO DO CURSO IMMI-TRAIN...2

2.1. Introdução ao Curso ... 2

2.2. Estrutura e Temas Abordados... 4

3. GUIA PRÁTICO – COMO EXPLORAR OS CONTEÚDOS...8

3.1. Características dos Conteúdos e Requisitos de Acessibilidade ... 8

3.2. Meios de Disponibilização dos Conteúdos ... 10

3.3. Navegação e Exploração dos Conteúdos...11

3.4. Metodologia de Avaliação/Acompanhamento ... 17

(2)

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos quinze anos, aumentou de forma dramática a população estrangeira, oriunda de diversos países, que se instalou na Europa. O Projecto IMMI-Train – Apoio ao Recrutamento Eficiente de Imigrantes (PT/05/B/F/PP-159155), financiado pelo Programa Leonardo da Vinci, visa desenvolver uma ferramenta de formação e comunicação dirigida aos gestores de Recursos Humanos (RH), apoiando-os na interacção diária com os trabalhadores imigrantes. O Projecto IMMI-Train conta com a participação de parceiros de cinco países: Áustria, Grécia, Itália, Portugal e Espanha.

O presente Manual de Apoio destina-se a apoiar os utilizadores na exploração dos conteúdos do curso e a facilitar o processo de aprendizagem. Encontra-se também disponível no seguinte endereço

http://www.spi.pt/immi-train.

O Manual de Apoio encontra-se dividido em 4 secções: ♦ Introdução;

♦ Apresentação do Curso IMMI-Train;

♦ Guia Prático – Como Explorar os Conteúdos; ♦ Comentários Finais.

2. APRESENTAÇÃO DO CURSO IMMI-TRAIN

2.1.Introdução ao Curso

No âmbito do Projecto IMMI-Train, foi desenvolvido um curso de formação para profissionais da área da Gestão de RH, visando aumentar o conhecimento e familiaridade destes relativamente às temáticas da imigração e da contratação de imigrantes.

O objectivo do curso é, por um lado, apoiar os profissionais da área de RH na sua interacção com os imigrantes, e por outro lado, sensibilizar os gestores de empresas para a importância de promover a diversidade no local de trabalho.

A análise prévia que se realizou no âmbito do Projecto revelou uma inadequada integração dos imigrantes, em particular no que se refere à integração profissional. Verificou-se ainda que os métodos actualmente usados para promover a integração profissional levam, na maioria do casos, a uma transferência/adiamento do problema, persistindo a marginalização dos imigrantes.

Os principais grupos-alvo do Projecto são os profissionais que trabalham na área de Gestão de RH, os actuais e potenciais empregadores de imigrantes e todas as pessoas que pretendam conhecer melhor as potencialidades dos imigrantes como parte integrante dos quadros das empresas.

(3)

O objectivo da parceria é encorajar a cooperação entre os departamentos de RH e os seus colaboradores, em particular com os colaboradores imigrantes. Desta forma, será possível promover a integração social dos imigrantes e prevenir a sua discriminação.

O curso de e-Learning do Projecto IMMI-TRAIN é composto por 7 módulos, com uma duração total de aproximadamente 60 horas. Estes módulos visam dotar os formandos de conhecimentos e competências na área do recrutamento de imigrantes. Adicionalmente, são também sugeridas algumas leituras complementares, weblinks onde podem ser aprofundados alguns assuntos e algumas actividades que permitem aos formandos testar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os principais objectivos do curso são:

• Promover maior compreensão dos temas ligados à migração;

• Promover uma maior consciência da diversidade da força de trabalho como resultado da contratação de imigrantes;

• Promover e encorajar a integração social dos imigrantes, e desta forma, diminuir a barreira entre os imigrantes e a população nativa de cada país;

• Promover o conhecimento da gestão intercultural;

• Sensibilizar as pessoas para a importância das competências multiculturais;

• Aumentar o conhecimento sobre os mais recentes

• Enfatizar a importância do funcionamento em rede;

• Incentivar ao planeamento futuro e à definição de objectivos nas empresas;

• Favorecer a definição do perfil de conhecimentos e de competências das empresas;

• Incentivar as empresas e dotá-las de conhecimentos que possibilitem a análise das suas necessidades de formação;

• Contribuir para a concepção e definição de Planos de Formação nas empresas.

2.2.Estrutura e Temas Abordados

O curso é composto por 7 módulos que cobrem diferentes aspectos da temática do recrutamento de imigrantes. Seguidamente é apresentada uma breve descrição de cada um dos módulos e a sua duração estimada, ou seja, uma previsão do tempo necessário para estudar e adquirir os conhecimentos abordados no módulo.

Módulo 1 – Introdução (5 horas)

O primeiro módulo aborda predominantemente os movimentos migratórios que ocorreram na Europa, as políticas de integração e

(4)

alguns dados relativos à discriminação dos imigrantes no local de trabalho. Neste módulo procura-se dar a conhecer algumas ferramentas, de fácil implementação no local de trabalho, que favorecem a integração dos imigrantes.

Módulo 2 – Gestão Intercultural (10 horas)

Este módulo aborda os conceitos, os alvos e as teorias da gestão da diversidade. São descritas algumas perspectivas e modelos, e é apresentada a sua implementação nas empresas. Em particular, é dado um especial enfoque ao funcionamento e aplicação da gestão da diversidade aos vários níveis organizacionais.

Módulo 3 – Comunicação (18 horas)

No início do módulo é abordado o conceito de cultura e, posteriormente, debatem-se temas como a comunicação intercultural, as suas perspectivas, alvos, etc. São também analisados de forma mais detalhada os comportamentos interculturais e a gestão das “identidades”.

Posteriormente é abordada a comunicação interna das empresas ou organizações. As empresas, para serem competitivas, devem saber motivar os seus colaboradores e passar-lhes a sua cultura de forma a que estes se identifiquem e sejam leais a esta. A comunicação interna

desempenha um importante papel como ferramenta estratégica para dar resposta às necessidades dos colaboradores e para promover o seu sentimento de pertença à empresa/organização.

Módulo 4 – Enquadramento Legal (5 horas)

Este módulo fornece uma perspectiva geral do enquadramento legal europeu relativamente às políticas de migração. É realizada uma análise do enquadramento legal por cada país dos parceiros envolvidos no Projecto (nomeadamente, Áustria, Grécia, Itália, Portugal e Espanha), descrevendo as suas características específicas, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos sobre os documentos e procedimentos necessários para recrutar trabalhadores estrangeiros. Finalmente, este módulo tem também como objectivo fornecer aos gestores de RH competências para que estes compreendam o contexto legal aplicável aos trabalhadores estrangeiros, em particular no que se refere às licenças de trabalho e residência.

Módulo 5 – Recrutamento (8 horas)

O módulo “recrutamento” fornece uma perspectiva global do processo de recrutamento, descrevendo as suas fases e elementos constituintes. Este módulo procura ilustrar os principais aspectos que devem ser considerados nas diferentes fases do processo de

(5)

recrutamento e como os desenvolver de forma eficiente, para deste modo, ser possível recrutar a pessoa mais adequada às funções definidas, incluindo trabalhadores estrangeiros.

Módulo 6 – Formação (5 horas)

Este módulo aborda as medidas de formação promovidas pelas empresas. Actualmente, a formação é um importante factor que as empresas devem utilizar de forma a progressivamente se adaptarem às mudanças no ambiente económico e poderem competir com as empresas multinacionais. Este módulo centra-se numa perspectiva que considera que a formação deve ser vista como um investimento e não como um custo.

Módulo 7– Boas Práticas (9 horas)

Este módulo sobre boas práticas visa ilustrar casos em que o recrutamento de imigrantes teve consequências positivas para as empresas. Pretende-se também apoiar os gestores de RH na decisão de recrutar ou não trabalhadores imigrantes.

3. GUIA PRÁTICO – COMO EXPLORAR OS CONTEÚDOS

3.1.Características dos Conteúdos e Requisitos de Acessibilidade

Durante a elaboração dos conteúdos do curso IMMI-Train vários aspectos pedagógicos, instrucionais, gráficos e de acessibilidade foram tomados em consideração. São exemplos destes aspectos: a consistência e coerência do texto, a interactividade dos conteúdos e a facilidade de navegação através destes. Deste modo, será possível promover e estimular o interesse dos utilizadores/formandos, favorecendo a transferência de informação e de conhecimento.

Os conteúdos são também complementados por alguns recursos adicionais, associados a cada um dos módulos, ou pela utilização de algumas mediatecas virtuais compostas por ficheiros em PDF, PowerPoint, Word, ou em outros formatos.

No que se refere aos requisitos de acessibilidade dos conteúdos, no caso de o curso ser disponibilizado através de um website ou de uma plataforma de e-Learning, os utilizadores necessitam de um computador com acesso à internet, com uma versão do

Internet Explorer 5.5 ou superior. Quer seja disponibilizado pela internet ou em CD-Rom, é necessário ter o plug in do Flash 6.0 ou versão superior instalado, que está disponível em:

(6)

http://www.macromedia.com/shockwave/download/download.cgi?P 1_Prod_Version=ShockwaveFlash&promoid=BIOW

A ligação à internet poderá ser estabelecida através da linha telefónica (analógica ou digital), por ADSL ou cabo.

No que se refere às competências dos utilizadores, para além da motivação para aprender e vontade de estudar os temas abordados no curso, devem também possuir algumas competências básicas para lidar com as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, que permitam o desenvolvimento das seguintes tarefas:

 Aceder a um website na internet;

 Navegar através de conteúdos multimedia, usando as instruções fornecidas neste Manual;

 Comunicar através de e-mail, incluindo o envio e recepção de anexos;

 No caso dos participantes sentirem necessidade de partilhar e trocar ideias com outros participantes ou com peritos na área de gestão de RH, devem ser capazes de utilizar fóruns, disponíveis on-line, usando as suas instruções de utilização.

3.2.Meios de Disponibilização dos Conteúdos Os conteúdos serão disponibilizados em dois formatos diferentes: 1. On-line através do website do Projecto IMMI-Train

Os conteúdos do curso IMMI-Train estarão disponíveis, em modo on-line, no website do projecto, no seguinte endereço www.spi.pt/immi-train. Assim, para aceder e utilizar os conteúdos, será necessário que os utilizadores tenham acesso a uma ligação à internet.

2. CD-ROM

Os conteúdos estão disponíveis em CD-ROM, o que significa que estarão acessíveis em modo off-line, ou seja, sem necessidade de ligação à internet. Neste caso, o único requisito para utilizar os conteúdos será o acesso a um computador com um plug in do Flash 6.0 instalado, ou com uma versão superior.

Caso os conteúdos sejam usados em modo off-line, não integrados numa plataforma de e-Learning, sem ligação a um fórum on-line, ou sem recorrer a outras ferramentas de comunicação on-line, a opção de desenvolvimento de algumas actividades propostas não estará disponível sendo que estas apenas poderão ser realizadas em formação presencial.

(7)

Link para o Índice Link para a Bibliografia

Link para o Glossário

Link para os Exercícios Descarregar o Manual de Apoio

Título do Curso

Título do Slide Número do Slide

Botões de Navegação 3.3.Navegação e Exploração dos Conteúdos

Os conteúdos de e-Learning do cursos IMMI-Train foram desenvolvidos com base no modelo gráfico apresentado na Figura seguinte. Os seus componentes e principais funcionalidades estão abaixo apresentados.

Figura 1: Slide “Índice” Legenda:

Título do Curso

Na parte superior esquerdo de cada slide encontra-se identificado o nome do curso.

Número do Abaixo da indicação do nome do curso encontra-se

Título do Slide

Na identificação do slide há indicação do tipo de slide no qual o utilizador se encontra. Neste caso trata-se do slide de Índice

Botões de Navegação

Os botões de navegação podem ser utilizados para passar para o slide seguinte ou para o slide anterior ao qual o utilizador se encontra.

Glossário Botão que contém um link para o slide que contém o glossário

Bibliografia Botão que contém um link para o slide que contém a bibliografia

Link para o Índice

Botão que contém um link para o slide que contém o índice do módulo

Manual de Apoio

Botão a partir do qual é possível efectuar o download do presente documento: Manual de Apoio

Tal como se encontra referido na legenda da figura anterior, muitos dos elementos são comuns a todos os slides, de forma a facilitar a navegação intuitiva por parte dos utilizadores. Por exemplo, o número do slide e os botões de navegação aparecem em todos os slides, de forma a que os utilizadores possam facilmente navegar através dos conteúdos.

Assim, na maioria dos casos, varia somente o conteúdo do slide, de forma a possibilitar uma coerência visual e a dar uma organização lógica à informação.

(8)

Título do Slide

Número do Slide

Botões de Navegação

Objectivos do Módulo

Com este objectivo, foi definida uma estrutura para a apresentação da informação em cada módulo, incluindo: índice, objectivos, introdução e apresentação da informação sobre o tema.

A Figura 2 apresenta o slide dos Objectivos. Este slide encontra-se em todos os capítulos, imediatamente a seguir ao slide do Índice.

Figura 2: Slide “Objectivos”

Na figura seguinte encontra-se ilustrado o slide de conteúdo propriamente dito. Os slides de conteúdo podem conter somente texto; texto e imagem ou somente imagem (gráficos, fotografias, ilustrações, esquemas, etc.). Sempre que uma expressão ou palavra se

O conceito (a verde) pode ser aprofundado

O conceito (a vermelho) e a sua definição são apresentados no Glossário

encontre numa cor diferente da cor do restante texto, indica que se trata de um elemento através do qual se pode obter mais informação. No caso da figura seguinte, a expressão “Integration theory” tem associada uma janela com mais informação (que pode ser aberta se o utilizador clicar sobre a expressão), e o conceito “migration” tem a sua definição apresentada no Glossário.

(9)

Janela para aprofundar o conteúdo Conceito para aprofundar

Botão para encerrar esta janela A figura 4 demonstra a janela de aprofundamento de conteúdo já aberta. No canto superior direito dessa mesma janela existe um botão em forma de cruz que permite fechar a janela e regressar à visualização normal do slide. Poderão também existir botões de navegação dentro da própria janela de aprofundamento de conteúdo, no caso de haver uma quantidade de informação que o justifique.

Figura 4: Slide com uma janela de informação adicional aberta

Nas figuras seguintes encontram-se ilustrados os slides de bibliografia e glossário. Estes slides estão acessíveis a partir do menu do lado esquerdo do slide de ctonteúdos, quando se passa com o rato por cima da palavra “bibliografia” ou “glossário”, clicando na palavra.

(10)

3.4.Metodologia de Avaliação/Acompanhamento Nos conteúdos do curso IMMI-Train foram integradas várias actividades com diferentes características. Essas actividades permitem aos formandos verificar os conhecimentos adquiridos em várias etapas, ao longo do curso. Existem dois tipos de actividades que podem ser aplicadas ao longo do curso:

• Questões de resposta múltipla – que podem ser utilizadas pelos formandos para realizar uma auto-avaliação e que se encontram disponíveis a partir do botão “exercícios” disponível em cada capítulo.

• Propostas de actividades – integradas ao longo dos conteúdos e que podem assumir a forma de tópicos para discussão/debate ou trabalho de equipa, sugestões para aprofundar/explorar de forma mais aprofundada determinados temas, etc.

4. COMENTÁRIOS FINAIS

Os conteúdos desenvolvidos pelos parceiros do Projecto IMMI-Train visam contribuir para a promoção da formação dos gestores de Recursos Humanos e para a sensibilização destes para os temas da imigração e recrutamento de imigrantes.

Caso pretenda fazer algumas sugestões ou comentários que contribuam para a melhoria ou enriquecimento da qualidade e impacto dos conteúdos, por favor contacte a parceria – os contactos dos parceiros estão disponíveis no website do Projecto www.spi.pt/immi-train.

Gostaríamos de receber o seu feedback sobre a utilização dos conteúdos e implementação das metodologias formativas em diferentes contextos e de trocar algumas experiências sobre esses tópicos.

Bom trabalho! Os parceiros do Projecto IMMI-Train

Referências

Documentos relacionados

A inter-relação positiva entre professores e alunos pode influenciar positivamente na motivação em sala de aula (Guimarães, 2001) e a Feira de Matemática parte do princípio que

No futuro, a sobrevivência do espaço da lusofonia dependerá da posição frente à globalização que prevalecer. De facto, o espaço da lusofonia não tem qualquer

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

investigação empírica, quando recorre aos indivíduos como fonte de informação, é saber que em tais condições as respostas são afectadas por certo número de

constitucionalmente: • O conceito de Saúde relacionado não apenas à assistência médica, mas a todos os seus determinantes e condicionantes, tais como trabalho, salário,