• Nenhum resultado encontrado

Manual do Trabalho Final de Graduação II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Trabalho Final de Graduação II"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia

Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Manual do

Trabalho Final de Graduação II

Juiz de Fora 2013

Este Manual foi concebido para orientar os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora na elaboração do Trabalho Final de Graduação, permitindo-lhes enfrentar com tranquilidade o desafio de concluir com êxito esta etapa de suas formações. Pretende, também, contribuir para a padronização dos Trabalhos de Final de Graduação deste curso.

Destaca-se, aqui, um conjunto de recomendações fundamentais para apresentação dos trabalhos, relacionando as informações e os procedimentos necessários, bem como os prazos a serem cumpridos.

A Comissão de Trabalho Final de Graduação agradece a todos aqueles que contribuíram para a construção deste Manual, destacando-se todo o empenho de professores e alunos que, anteriormente, criaram uma estrutura que nos serviram de base para este volume.

(2)

- 2 - 3

-SUMÁRIO

1. CONCEITUAÇÃO

1.1. Trabalho Final de Graduação (TFG) Apresentação ... 01

Abrange as disciplinas Trabalho Final de Graduação I (AUR053) e Trabalho Final de Graduação II (AUR054). O TFG constitui-se num trabalho de caráter de proposição de projeto, o qual deverá contemplar os diversos aspectos desenvolvidos durante o curso, cuja temática é de livre escolha do aluno. Quaisquer alterações e solicitações, a partir do que for proposto pela Comissão de TFG, deverão ser encaminhadas ao Coordenador do Curso. A atividade didática é desenvolvida pelo(a) aluno em comum acordo com o seu(sua) orientador(a), observando-se a carga horária e a freqüência necessárias. 1.2. Trabalho Final de Graduação I (TFG I) Refere-se à primeira etapa do projeto final de graduação, constituindo-se na realização de estudos e pesquisas necessárias à concepção da proposta que será desenvolvida durante o TFG II. 1. Conceituação ... 03

2. Pré-requisitos e condições de matrícula ... 03

3. Orientações ... 04

4. Resultados esperados ... 06

5. Produtos e formatos ... 06

5.1 Dossiê ... 07

5.2 Pranchas impressas (formato A1) ... 07

5.3 Cópias impressas das pranchas (formato A3) ... 07

5.4 Maquete física... 08

5.5 CD-ROM ou DVD-ROM ... 08

5.6 Outros produtos ... 08

6. Local e horário da entrega dos trabalhos ... 09

7. Bancas de avaliação ... 09

7.1. Critérios para realização das bancas de final de graduação ... 11

7.2. Critérios para avaliação das bancas de final de graduação ... 12

8. Demais informações ... 14 1.3. Trabalho Final de Graduação II (TFG II)

Refere-se à segunda etapa do projeto final de graduação, constituindo-se na elaboração de proposta desenvolvida a partir dos estudos e pesquisas realizados durante o TFG I.

2. PRÉ-REQUISITOS E CONDIÇÕES DE MATRÍCULA

Ter cursado a disciplina AUR 053 (TFG I) e possuir situação acadêmica compatível com o Regulamento Acadêmico da Graduação - RAG.

(3)

- 2 - 3

-Os alunos que, por algum motivo, não conseguirem cursar a disciplina de TFG II em seqüência à de TFG I, deverão entregar, no mesmo local, data e horário agendados para a entrega dos Formulários de Intenção de Matrícula para TFG I (consultar cronograma disponível em http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma), formulário próprio preenchido (disponível para download em

http://www.ufjf.br/tfg2/documentos-para-download), juntamente com uma cópia

simples do TFG I, encadernada em espiral. Tal entrega poderá ser feita pelo próprio aluno ou por um portador, desde que esse apresente uma declaração simples de indicação de seu nome, assinada pelo aluno.

O descumprimento do prazo para a entrega do formulário não impossibilita o aluno de se matricular na disciplina de TFG II. Porém, como a lista com as suas indicações de possíveis orientadores (entre eles, o próprio orientador de TFG I) não estarão disponíveis na reunião de distribuição dos trabalhos entre os professores do DAUR, sua demanda será atendida por quaisquer professores que ainda tiverem vagas ociosas para orientação.

Vale ressaltar que nem o funcionário da Coordenação de Curso, nem a Comissão de TFG, se responsabilizarão pelo conteúdo de formulários que forem entregues por terceiros (qualquer portador indicado pelo aluno, conforme orientado acima).

3. ORIENTAÇÕES

A orientação dos TFGs poderá ser desenvolvida apenas por professores lotados no Departamento de Arquitetura e Urbanismo (AUR), cujos nomes estejam disponíveis na lista divulgada em (http://www.ufjf.br/tfg1/orientadores). É pertinente a preferência pelos mesmos que se responsabilizaram pela orientação do TFG I do aluno.

Cada professor orientador poderá ter, no máximo, dois orientandos de TFG II por período letivo, salvo exceções deliberadas pelo DAUR, através de suas reuniões, em situações extraordinárias.

A co-orientação pode ser admitida, ficando a critério de cada professor orientador a sua pertinência, inclusive no que se refere à manutenção de uma possível co-orientação já iniciada durante o TFG I ou à indicação de nome – ou novo nome, caso já tenha ocorrido uma co-orientação anteriormente – para exercer tal função. Neste caso, a Comissão de TFG deve ser informada através da entrega, pelo PROFESSOR ORIENTADOR, a um dos membros da Comissão de TFG, do formulário específico (disp. em http://www.ufjf.br/tfg2/documentos-para-download)

em data prevista no Cronograma de TFG (disponível em

http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma).

O co-orientador deverá acompanhar as atividades do aluno, tal qual o orientador, sendo exigida a sua participação tanto na Pré-Banca de Graduação – PBG – quanto na Banca Final de Graduação – BFG. Porém, vale ressaltar que ficará a cargo do PROFESSOR ORIENTADOR abrir o processo de solicitação, junto à Direção da Unidade, de cobertura das despesas de viagem e hospedagem do co-orientador (caso o mesmo seja de outra cidade ou estado brasileiro), devendo também acompanhar a tramitação de tal solicitação. O mesmo procedimento cabe aos demais convidados para compor a Banca Final de Graduação.

Estando confirmada a presença do co-orientador e demais convidados para compor a Pré-Banca de Graduação (PBG) e/ou na Banca Final de Graduação (BFG), o PROFESSOR ORIENTADOR deverá enviar ofício à Comissão de TFG, com o nome completo daquele, na data explicitada no Cronograma de TFG (disponível em http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma). Caso tal comunicação não aconteça (salvo exceções deliberadas pelo DAUR, através de suas reuniões, ou pela Comissão de TFG, em situações extraordinárias), o co-orientador e/ou demais membros da Banca de Avaliação ficarão sem seus certificados de participação.

O co-orientador não precisa ser obrigatoriamente arquiteto e/ou urbanista ou membro do DAUR.

(4)

- 2 - 3

-4. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos tenham produzido propostas que expressem o conhecimento obtido durante a realização do curso, explorando ao máximo os conteúdos das diversas disciplinas.

Deve constituir-se numa demonstração de articulação teórica e metodológica, com nível satisfatório de apresentação e de representação da sua concepção.

O grau de resolução de projeto correlaciona-se com as especificidades e complexidades dos temas em evidência, a ser determinado pelo professor orientador, em função das características intrínsecas de cada trabalho.

5. PRODUTOS E FORMATOS

A falta de QUALQUER UM dos produtos listados adiante entre os sub-itens 5.1 e 5.2, bem como o não cumprimento das formatações explicitadas para cada um deles implicará no NÃO RECEBIMENTO do trabalho do aluno.

5.1 – Prancha resumo (entrega à comissão de TFG)

Projeto apresentado no formato A1, orientação horizontal (paisagem), contendo um espaço livre em toda a extensão longitudinal, na sua parte inferior, com altura de 4 cm, para inserir os seguintes dados de identificação: nome da instituição, faculdade, departamento, nome do professor orientador (e co-orientador quando for o caso), nome do aluno, período e ano letivos. Estas deverão ser entregues com 07 (sete) dias de antecedência da abertura da semana de bancas de TFG-II. Tem como objetivo a exposição prévia à semana de defesa de TFG-II e no início do período letivo seguinte. A imagem ou arquivo da Prancha resumo deverá ser entregue, no mesmo dia, em mídia digital (CD-Rom ou DVD-Rom) para que seja encaminhado aos membros da Banca Final de Graduação (BFG) na data da realização do convite para a sua participação nas mesmas. Este convite será oficializado por um funcionário da Coordenação de Curso. O arquivo deverá ser nomeado com o nome

do aluno, em formato PDF ou JPG, contendo no máximo 15 (quinze) MB. Também deverá ser enviado para o e-mail: tfg2.arquitetura@ufjf.edu.br. A prancha resumo deverá conter minimamente:

a) Memorial descritivo textual.

b) Elementos de representação necessários para compreensão do projeto (Ex: esquemas gráficos, croquis, plantas, cortes, elevações, volumetrias, imagens, etc.)

5.2 – Material de Apresentação (entrega ao professor orientador)

O material digital e/ou impresso deverá ser entregue ao orientador no dia da Banca de avaliação do respectivo Trabalho Final de Graduação. Recomendam-se os seguintes itens:

a) Pranchas impressas ou de cunho manual, em formato e quantidade livre com o objetivo de atender aos critérios da banca examinadora para compreensão e avaliação do trabalho (disponível em

http://www.ufjf.br/tfg2/files/2011/03/ata-defesa.pdf);

b) Cópia impressa das pranchas de apresentação em formato reduzido;

Qualquer atividade, instalação, maquete física e/ou material digital deverá ser de caráter complementar, a ser exposto dentro do tempo estabelecido para apresentação do trabalho (30 minutos). Esta produção complementar é opcional, ficando a cargo do professor orientador a decisão sobre a necessidade da sua produção no que se refere ao perfeito entendimento, por parte da Banca de Avaliação, do projeto desenvolvido pelo aluno.

Ressalta-se que os meios e equipamentos necessários deverão ser providenciados pelo aluno e/ou professor orientador e que tanto a comissão de TFG, quanto a Banca de Avaliação NÃO se responsabiliza por adversidades referentes ao uso de tecnologias. Exemplo: falta de energia elétrica; vírus, incompatibilidades e outros danos de sistemas computacionais; ausência de equipamentos, adaptadores; etc.

(5)

- 2 - 3

-IMPORTANTE – também deverá ser entregue ao professor orientador no dia da apresentação arquivos em CD-Rom ou DVD-Rom contendo os produtos citados anteriormente em formato digital (PDF e JPG) bem como qualquer arquivo a ser apresentado no momento da Banca. Este material será entregue pelo PROFESSOR ORIENTADOR - juntamente coma atas da Banca de TFG - à secretaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo para fins de arquivamento e apreciação da Comissão de TFG em seleção de trabalhos para concurso.

6. LOCAL E HORÁRIO DA ENTREGA DOS PRODUTOS DO TFG II

A prancha resumo (item 5.1) deverá ser entregue com 07 (sete) dias de antecedência da abertura da semana de bancas de TFG-II. A entrega deste produto deverá ser efetivada na sala da Coordenação de Curso, na data em Cronograma de TFG (disp. em http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma).

Tanto os alunos (ou seus portadores) quanto o funcionário da Coordenação de Curso deverão assinar as fichas de entrega do material de TFG II, para garantir o recebimento dos mesmos.

Em caso de atraso na entrega da prancha-resumo ou material de apresentação, seja por qualquer motivo, o aluno será penalizado em 10 pontos, por dia da referida entrega, descontados na nota final dada pela Banca de Avaliação Final, sendo que tal desconto na nota já constará da ata a ser entregue. Este processo será gerenciado pela Comissão de TFG.

A entrega do material físico e digital de apresentação (item 5.2) - deverá ser efetivada no dia da apresentação à banca de avaliação do respectivo TFG-II.

7. BANCAS DE AVALIAÇÃO

Para o cumprimento do TFG II serão realizadas a Pré-Banca de Graduação (PBG) e Banca Final de Graduação (BFG).

A Pré-Banca de Graduação é obrigatória e ocorrerá entre 45 a 60 dias antes da

Banca Final, ao longo de uma semana, e contará com as presenças do Professor Orientador, do professor co-orientador (se for o caso) e de um Professor Convidado do DAUR. Caso algum membro da pré-banca não possa, por algum motivo, participar da mesma no período definido para a sua ocorrência, o fato deverá ser comunicado à Comissão de TFG que procederá à marcação de uma nova data ANTERIOR àquela inicialmente prevista (só serão permitidos adiantamentos de datas e nunca, adiamentos).

A Ata da Pré-Banca (disponível em

http://www.ufjf.br/tfg2/documentos-para-download), depois de preenchida, deverá ser encaminhada para a Comissão de

TFGe/ou secretaria do curso pelo PROFESSOR ORIENTADOR, de acordo com a data explicitada no Cronograma de TFG (disponível em

http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma), juntamente com o resumo.

A avaliação final do trabalho do aluno será feita durante a Banca Final de Graduação, a partir da participação de, no mínimo, 3 membros sugeridos pelo orientador e indicados pela Comissão de TFG, que comporão a Banca de Avaliação. Tais membros são: o Professor Orientador (e co-orientador, se for o caso), o Professor Representante do DAUR-UFJF e um Convidado (membro externo) que seja arquiteto e/ou urbanista e, preferencialmente, docente em outra Instituição.

Todos os componentes da Banca de Avaliação da BFG deverão ter acesso à ata de defesa da Pré-Banca do TFG II e à prancha resumo. A BFG ocorrerá, de preferência, na última semana de aulas, de acordo com a data prevista no Calendário de TFG (disponível em http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma).

Caso algum membro da Banca de Avalização da BFG não possa, por algum motivo, participar da mesma no período definido para a sua ocorrência, o fato deverá ser comunicado à Comissão de TFG que procederá à marcação de uma nova data ANTERIOR àquela inicialmente prevista (só serão permitidos adiantamentos de datas e nunca, adiamentos).

(6)

- 2 - 3

-7.1. Critérios para realização das Bancas de Final de Graduação

Após a conferência dos documentos, a Banca Final de Graduação será conduzida da seguinte maneira:

7.1.1. Apresentação

- O professor orientador apresenta o aluno e os membros da BFG;

- O aluno procede à apresentação dos resultados do trabalho num prazo entre 20 (mínimo) a 30 minutos (máximo);

7.1.2. Defesa

- O Orientador esclarecerá previamente ao aluno se as respostas às colocações feitas pelos membros da BFG serão feitas em seguida a cada manifestação, tendo o tempo equivalente destinado a cada arguidor, ou ao final de todas as manifestações dos membros da banca.

- Os comentários dos professores serão feitos na seguinte seqüência, tendo cada um 15 minutos para as suas explanações: Convidado Externo; Professor representante do DAUR; Professor Co-Orientador e Professor Orientador;

- O Professor Orientador considera encerrada a Etapa de Defesa e solicita que o público presente se desloque para outro ambiente para que a BFG possa dar início à Etapa de Avaliação;

7.1.3. Avaliação

- Procede-se à avaliação em concordância com os critérios listados no sub-item 7.2 adiante, seguindo-se da elaboração da Ata da Banca Final de Graduação. Cada membro da Banca de Avaliação receberá, impressos, os critérios que o orientarão no momento da atribuição de suas notas;

7.1.4. Promulgação do resultado

- Retorna-se ao ato público com a presença do aluno e dos demais

ouvintes proferindo-se à leitura da Ata, o que encerra os trabalhos da Banca de Avaliação;

- Após a conclusão dos trabalhos, será passada a lista que registrará a presença dos ouvintes na BFG;

- O aluno estará autorizado a retirar todo seu material após o encerramento da Avaliação, salientando-se que a coordenação somente ficará de posse do CD-ROM ou DVD-ROM;

- É de responsabilidade do PROFESSOR ORIENTADOR a entrega da ata da BFG para a Coordenação do curso até a data estabelecida no cronograma disponível em http://www.ufjf.br/tfg2/cronograma/.

7.2 Critérios para avaliação das Bancas de Final de Graduação

São 10 os critérios de avaliação. Cada um receberá uma nota de 0 a 10 de cada um dos avaliadores, totalizando 100 pontos.

A nota final será a média aritmética das notas individuais dos componentes da Banca.

Os critérios de avaliação são divididos em 3 grupos: (a) conceito; (b) projeto; e (c) expressão, assim distribuídos:

A) CONCEITO:

1) Domínio teórico conceitual

Demonstração de conhecimento de teorias e conceitos pertinentes, no mínimo, à arquitetura urbanismo e paisagismo.

2) Explicitação do conceito do projeto

Comprovação da correlação do domínio teórico-conceitual com o tema do projeto.

3) Adequação do conceito à problemática projetual

Capacidade de adequar o conceito proposto às questões pragmáticas do projeto. B) PROJETO:

(7)

- 2 - 3

-Adequação entre o tema proposto, pertinência e consonância com o contexto onde o projeto se insere e a qualidade do programa de necessidades estabelecido.

5) Coerência entre programa e proposta

Atendimento ao programa, consubstanciado à proposta, articulando-os adequadamente no projeto.

6) Clareza e adequação do partido

Clareza e adequação do partido adotado, resultando em urna resposta de projeto coerente com a intenção inicial ou com a idéia fundamental.

7) Solução técnica-construtiva

Utilização de tecnologias, adequando materiais e técnicas construtivas de forma compatível com a proposta.

C)

EXPRESSÃO:

8) Representação gráfica

Expressão adequada do conteúdo do projeto levando-se em consideração as normas da ABNT de representação de projetos de arquitetura.

9) Comunicação visual

Apresentação e expressão adequadas do conteúdo do projeto levando em consideração as questões de comunicação visual aplicadas à Arquitetura e ao Urbanismo.

10) Apresentação oral

Apresentação da seqüência lógica e hierárquica dos aspectos essenciais e relevantes do projeto. Deve-se demonstrar a coerência entre teoria, metodologia e o tema do trabalho em questão.

Como referência para atribuição de notas, apresenta-se a tabela para a correlação entre a nota e o conceito atribuídos na avaliação final da BFC.

8. DEMAIS INFORMAÇÕES

Ficará a cargo da Comissão de TFG divulgar todas as informações relativas ao TFG II no site do Curso de Arquitetura e Urbanismo, link Trabalho de Conclusão de Curso.

Os contatos com a Comissão de TFG poderão ser feitos através do e-mail:

tfg2.arquitetura@ufjf.edu.br.

O Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) encontra-se disponível em

http://www.ufjf.br/prograd/legislacao/regulamento-academico-da-graduacao.

DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS

Nota final Conceito Avaliação Situação

0 a 59 Insuficiente Não atendimento às exigências dos

critérios de avaliação Reprovado

60 a 79 Regular Atendimento básico às exigências dos critérios de avaliação

Aprovado 80 a 89 Bom Amplo atendimento às exigências dos

critérios de avaliação

(8)

Referências

Documentos relacionados

Em vista disso, essa pesquisa tem por objetivo traçar o contexto histórico do soerguimento do grafite e da pichação ao redor do mundo e do Brasil, traçar as

Este estágio de 8 semanas foi dividido numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas sobre temas cirúrgicos relevantes, do qual fez parte o curso

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O construto estilo e qualidade de vida é explicado pelos seguintes indicadores: estilo de vida corrido realizando cada vez mais trabalho em menos tempo, realização

As amostras foram encaminhadas ao Laboratório da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa para Contagem Bacteriana Total (CBT), Contagem de