• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO: Início: Término: Total: Edição 23 MMXIV Grupo a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto de Educação Infantil e Juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO: Início: Término: Total: Edição 23 MMXIV Grupo a"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instituto de Educação Infantil e Juvenil

Inverno, 2014. Londrina, _____ de ___________________.

Nome: ____________________________________ Ano: ____________

TEMPO

: Início: __________ Término: __________ Total: ____________

Edição 23

MMXIV

Grupo a

1

) A CICLISTA HELENA

Para participar dos Jogos Escolares da Juventude 2014, Helena acabou de receber uma nova bicicleta, com um velocímetro fixado no guidão.

O velocímetro pode indicar a distância que Helena percorre e sua velocidade média no trajeto. Em um passeio, Helena pedalou 4 km durante os 10 primeiros minutos e em seguida 2 km durante os 5 minutos seguintes.

Dentre as afirmações abaixo, qual está correta? Apresente seu pensamento.

(A) A velocidade média de Helena, durante os 10 primeiros minutos, foi superior à velocidade média durante os 5 minutos seguintes.

(B) A velocidade média de Helena, durante os 10 primeiros minutos, foi igual à velocidade média durante os 5 minutos seguintes.

(C) A velocidade média de Helena, durante os 10 primeiros minutos, foi inferior à velocidade média durante os 5 minutos seguintes.

(D) Não é possível dizer nada sobre a velocidade média de Helena, a partir das informações fornecidas.

2)

Helena pedalou 6 km até ao Centro de Convenções. O velocímetro indicou que sua velocidade média foi de 18 km/h para todo o trajeto.

Dentre as afirmações abaixo, qual está correta? Explique como você pensou. (A) Foram necessários 20 minutos para Helena chegar ao Centro de Convenções. (B) Foram necessários 30 minutos para Helena chegar ao Centro de Convenções.

(2)

(C) Foram necessárias 3 horas para Helena chegar ao Centro de Convenções.

(D) Não é possível dizer quanto tempo foi necessário para Helena chegar ao Centro de Convenções.

3

) Helena pedalou sua bicicleta de casa até à UEL, que se encontra a 4 km. Foram necessários 9 minutos. Ela pedalou de volta para casa, usando um caminho mais curto, que levou 3 km. Ela precisou de somente 6 minutos.

Qual foi a velocidade média de Helena (em km/h) neste passeio de ida e volta à UEL? Apresente seus cálculos.

Velocidade média do passeio: ...km/h

4)

Caminhada

a) A figura mostra as pegadas de um homem caminhando. O comprimento do passo P é a distância entre os estremos de duas pegadas consecutivas.

Para os homens, a formula

n

P

=140, oferece uma relaçao aproximada entre n e P onde,

n = número de passos por minute, e P = medida do passo, em metros.

Se a formula se aplica para os passos de Heiko e Heiko faz 70 passos por minuto, qual é o comprimento dos passos de Heiko? Apresente seus cálculos.

b) Bernard sabe que o comprimento de seus passos é de 0.80 metros. A fórmula se aplica à caminhada de Bernard.

Calcule a velocidade da caminhada de Bernard em metros por minuto e em quilômetros por hora. Apresente todos os seus trabalhos.

5)

No Sprinting - corridas de pequena distância

,

o “tempo de reação” é o tempo de intervalo entre o disparo da largada e a saída do atleta da linha de largada. O “tempo final” inclui tanto o tempo de reação e o tempo da corrida. A tabela a seguir mostra o tempo de reação e o tempo final de 8 corredores na corrida de 100 metros rasos.

(3)

.

Identifique as medalhas de Ouro, Prata e Bronze dessa corrida. Preencha a tabela com os números da raia dos medalhistas, tempo de reação e tempo final.

6)

Até hoje, nenhum humano conseguiu reagir ao tiro de largada em menos que 0,110 segundos.

Se o recorde de tempo de reação para um corredor é menos que 0,110 segundos, então deve ser considerada uma largada falsa porque o corredor deve ter saído antes de ouvir o tiro de largada.

Se o medalhista do Bronze teve um tempo de reação mais rápido, teria ele a chance de ganhar uma medalha de Prata?

Escreva uma explicação que dê suporte à sua resposta.

7)

Tom está fazendo um esporte radical: um bungee jump de uma ponte.

Ele está amarrado em uma ponta da corda elástica. A outra ponta da corda está amarrada à ponte. Tom salta da ponte.

(a)

(4)

(ii) Tom não atinge o rio abaixo da ponte. O que impede Tom de atingir o rio? (b) A próxima pessoa a saltar do bungee jump é Jill. Jill pesa menos que Tom. Complete a sentença abaixo usando as palavras do box.

Quando Jill salta, a corda esticará ____________________________________ quando Tom saltou. Explique por quê.

(c ) O pai de Jill assistiu ao salto de bungee jump. Ele estava em pé distante da ponte. Jill gritou ‘bungee’ no momento em que saltou da ponte. O pai de Jill viu seu salto antes de ouvir o seu grito.

(i) Por que o pai de Jill viu seu pulo antes de ouvir o seu grito?

(ii) Tom estava perto de Jill quando ela gritou. O pai dela estava distante dali.

Complete a sentença para descrever como Tom ouvirá o som do grito comparado ao que o pai de Jill ouviu. Use uma das palavras do box.

O grito parecerá _____________________________ para Tom.

(5)

Desafio

Here is a map of a system of roads that links the suburbs within a city. The map shows the travel time in minutes at 7:00 am on each section of road.

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Certa vez, um rapaz observou por acaso um Mouro estar a enterrar viva a filha. Mouro dizia certas palavras encantatórias, esquisitas e embaladoras. Mal ele partiu, dirigiu-se à

4 – A situação descrita em 3 implicará que, aos concorrentes que eventualmente tenham cumprido a totalidade do Sector Selectivo (sem qualquer interrupção), seja

Tabela 6: Situação dos estudantes do curso de Pedagogia Diurno após o término do período letivo 2019/2 Taxa de Eficiência Conclusão (acima do tempo padrão) Conclusão (Total)

16- Promover um verdadeiro mutirão nacional, debatendo junto à sociedade, um projeto de desenvolvimento nacional, que garanta soberania nacional, defina como prioridade a garantia

Dans les 3 minutes qui suivent, appuyez sur le bouton situé sur le côté de votre adaptateur devolo Magic LAN qui est connecté au routeur. Ensuite, appuyez sur le bouton de votre

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

Com Coma Berenices Norte Cabeleira de Berenice CrA Corona Australis Sul Coroa do Sul CrB Corona Borealis Norte Coroa do Norte.. Crv Corvus