• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Caderno do Professor

6º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa

São Paulo 1º Bimestre de 2016

(2)

2 APRESENTAÇÃO

A Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP - se caracteriza como uma ação desenvolvida de modo colaborativo entre a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.

Iniciada em 2011 e voltada a apenas dois anos/séries, foi gradativamente sendo expandida e, desde 2015, abrange todos os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio além de, continuamente, aprimorar seus instrumentos.

A AAP, fundamentada no Currículo do Estado de São Paulo, propõe o acompanhamento da aprendizagem das turmas e alunos de forma individualizada, com um caráter diagnóstico. Tem como objetivo apoiar as unidades escolares e os docentes na elaboração de estratégias adequadas a partir da análise de seus resultados, contribuindo efetivamente para melhoria da aprendizagem e desempenho dos alunos, especialmente nas ações de recuperação contínua.

As habilidades selecionadas para a AAP, em Língua Portuguesa e Matemática, tem como referência, a partir de 2016, a Matriz de Avaliação Processual elaborada pela CGEB e já disponibilizada à rede no início deste ano. Além dessas, outras habilidades, compondo cerca de 20% das provas, foram escolhidas da plataforma Foco Aprendizagem e serão repetidas nos diferentes bimestres, articulando, dessa forma, a AAP com os aspectos mais significativos apontados pelo SARESP para o desenvolvimento das competências leitora, escritora e conhecimentos matemáticos.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental permanece a articulação com as expectativas de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática e com os materiais do Programa Ler e Escrever e da Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI.

Além da formulação dos instrumentos de avaliação, na forma de cadernos de provas para os alunos, também foram elaborados os respectivos exemplares do Professor, com orientações específicas para os docentes, instruções para a aplicação (Anos Iniciais), quadro de habilidades de cada prova, gabaritos, orientações e grades para correção e recomendações pedagógicas gerais.

Estes subsídios, agregados aos registros que o professor já possui e informações sistematizadas no Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações - SARA, incorporando os dados resultantes da AAP, devem auxiliar no planejamento, replanejamento e acompanhamento das ações pedagógicas, mobilizando procedimentos, atitudes e conceitos necessários para as atividades de sala de aula, sobretudo aquelas relacionadas aos processos de recuperação das aprendizagens.

COORDENADORIA DE GESTÃO DA COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO,MONITORAMENTO EDUCAÇÃO BÁSICA –CGEB E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL-CIMA

(3)

3 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

6º ano EF – 1º bimestre 2016

Língua Portuguesa – Caderno do Professor

Questão Gabarito Grau de dificuldade1

Habilidade

01 C Difícil Reconhecer aspectos

linguísticos (pontuação) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

02 B Difícil Inferir uma informação implícita (opinião ou tema/assunto principal) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

03 D Médio Reconhecer os elementos

da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

04 A Difícil Reconhecer os elementos

da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

1 Fácil (F) – Médio (M) – Difícil (D). A classificação sugerida poderá sofrer alteração a partir do resultado obtido após aplicação da prova.

(4)

4

05 B Fácil Identificar relações entre

segmentos de um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance), a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo, substantivo e sinonímia)

06 B Fácil Localizar itens de

informação explícita, distribuídos ao longo do texto. (H06 - 7º Ano EF - Matriz do SARESP)

07 C Difícil Identificar aspectos

linguísticos (substantivo, adjetivo, verbo e advérbio) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

08 C Médio Identificar relações entre

segmentos de um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance), a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo, substantivo e sinonímia)

(5)

5 informação explícita,

distribuídos ao longo do texto. (H06 - 7º Ano EF - Matriz do SARESP)

10 D Médio Identificar aspectos

linguísticos (substantivo, adjetivo, verbo e advérbio) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

11 D Fácil Inferir uma informação

implícita (opinião ou tema/assunto principal) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

12 A Fácil Reconhecer aspectos

linguísticos (pontuação) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance)

(6)

6 Avaliação da Aprendizagem em Processo – Língua Portuguesa

A Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, em sua 11ª edição, tem o intuito de apoiar o trabalho do professor em sala de aula e também de subsidiar a elaboração do seu plano de ação para os processos de recuperação da aprendizagem dos alunos.

As provas para essa avaliação são compostas por doze questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, para todos os anos do Ensino Fundamental - Anos Finais e para todas as séries do Ensino Médio – As questões foram formuladas a partir de 5 habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual e de uma habilidade da Matriz de Avaliação para o SARESP.

Para as habilidades selecionadas (total de 6), foram elaboradas duas questões para que o professor possa ter um melhor diagnóstico quanto à aquisição de conhecimento do aluno e obter mais subsídios para a elaboração de seu plano de aula.

O Caderno do Professor – subsídios para o professor de Língua Portuguesa, além de conter a descrição das habilidades selecionadas para cada prova, traz o gabarito, o grau de dificuldade da questão e observações para cada uma das alternativas propostas. Ele traz, ainda, as referências bibliográficas, consultadas para a elaboração das provas.

Em relação ao grau de dificuldade das questões, sugeridas nesta edição, observamos que se trata de uma classificação hipotética, que poderá ser confirmada, ou não, após a aplicação das provas e efetuada sua correção. Por fim, lembramos que, a cada aplicação, os itens são testados e avaliados pelos professores e pelos gestores das escolas da rede estadual. Alguns desses itens, provavelmente, precisarão ser modificados ou, por vezes, substituídos, de modo a garantir a eficácia da proposta e a reforçar seu caráter processual e contínuo.

(7)

7 Avaliação da Aprendizagem em Processo

Língua Portuguesa

6º ano do Ensino Fundamental

Leia o texto e responda às questões 01 e 02.

O queijo e a lua Diléa Frate

O queijo e a lua se encontraram numa noite escura, quando a lua parecia um pedaço de queijo e o queijo parecia uma lua cheia. Ao olhar para o queijo pensou: “Nós nos completamos”. Mas aí alguém chegou perto do queijo e nhoct!, tirou um pedaço! A lua não gostou daquela intimidade: estava com ciúmes! Apaixonada pelo pedaço de queijo, ela foi mudando. Quanto mais o tempo passava, ela assumia a forma dele e ele a forma dela: a lua ia ficando gordinha, e o queijo... fininho! O tempo passou, até que a lua cheia chegou e iluminou a última fatia do queijo. Naquela noite, ela não resistiu, olhou para ele com paixão, e nhoct!, devorou-o, lambendo os beiços. No dia seguinte, a dona da casa onde morava o queijo comprou uma ratoeira. A lua riu que riu, esperando pelo próximo queijo.

FRATE, Diléa. O queijo e a lua. In: Histórias para acordar. 7. Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996. p. 35.

(8)

8 Habilidade

Reconhecer aspectos linguísticos (pontuação) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 01

Os dois-pontos utilizados em “Quanto mais o tempo passava, ela assumia a forma dele e ele a forma dela: a lua ia ficando gordinha, e o queijo... fininho!” indicam uma

(A) enumeração. (B) citação. (C) explicação. (D) dúvida.

(9)

9 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) enumeração. Resposta incorreta. Os dois-pontos servem para marcar, na escrita, uma suspenção da fala, interrompendo a conclusão da frase. Isso pode acontecer para anunciar uma enumeração, o que não ocorre na frase retirada do texto.

(B) citação. Resposta incorreta. Os dois-pontos servem para marcar, na escrita, uma suspenção da fala, interrompendo a conclusão da frase para anunciar uma citação, mas na frase retirada do texto, não é o que está ocorrendo.

(C) explicaçã o.

Resposta correta. Os dois-pontos servem para marcar, na escrita, uma suspenção da fala, interrompendo a conclusão da frase. No caso, para anunciar a explicação de qual a forma o queijo e a lua assumiram: “... a lua ia ficando gordinha, e o queijo...fininho!”

(D) dúvida. Resposta incorreta. Para marcar a suspensão de uma fala, na escrita, indicando uma dúvida, é mais comum serem utilizadas as reticências.

(10)

10 Habilidade

Inferir uma informação implícita (opinião ou tema/assunto principal) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 02

No final, a lua ficou feliz porque

(A) o rato comeu um pedaço do queijo. (B) conseguiu enganar a dona de casa. (C) poderia apreciar a ratoeira toda noite. (D) o queijo foi se encontrar com ela.

(11)

11 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES (A) o rato comeu

um pedaço de queijo.

Resposta incorreta. No texto há a informação de que alguém, não especificamente o rato, comeu um pedaço do queijo: “Mas aí alguém chegou perto do queijo e nhoct!, tirou um pedaço!”. Entretanto, a lua não ficou feliz: “A lua não gostou daquela intimidade: estava com ciúmes!”.

(B) conseguiu enganar a dona de casa.

Resposta correta. A dona de casa provavelmente deve ter achado que tinha sido o rato que havia comido o queijo, por isso comprou a ratoeira, uma armadilha para acabar com o pequeno animal. A lua, então, riu porque a dona de casa nem sequer suspeitou de que era ela, a lua, que devorara o queijo, “lambendo os beiços.”.

(C) poderia apreciar a ratoeira toda a noite.

Resposta incorreta. A lua não estava interessada na ratoeira; ela era apenas o instrumento que eliminaria o seu possível rival: o rato.

(D) o queijo foi se encontrar com ela.

Resposta incorreta. O queijo não foi ao encontro da lua, ela o devorou.

(12)

12 Leia o texto e responda à questão 03.

[...] Você sabe a história dos seus pais? E dos seus avós? E dos seus bisavós? Eu também não sei muito não. Mas quando não sei invento.

[...] Por isso não sou muito boa contadeira de histórias. Fico misturando as coisas que aconteceram com as inventadas. E quando começo a conversar vou lembrando de outros assuntos, e misturando mais ainda. Fica uma história grande e principal, toda cheia de historinhas pequenas penduradas nela.

Tem gente que gosta, acha divertido. Tem gente que só quer saber de histórias muito exatas e muito bem arrumadinhas ─ então é melhor mudar de história, porque esta aqui é meio atrapalhada mesmo e toda ao contrário.

[...]

MACHADO. Ana Maria. il. Guimarães, Humberto. História meio ao contrário. 3. ed. São Paulo: Ática, 1981. p. 5.

Habilidade

Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 03

Gostar de pendurar histórias é uma ação praticada

(A) pelos pais. (B) pelos avós. (C) pela bisavó. (D) pela narradora.

(13)

13 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) pelos pais. Resposta incorreta. Não são os pais que praticam, no texto, a ação de pendurar as histórias, eles são citados pela narradora quando ela questiona o leitor: “Você sabe contar a história de seus pais?”.

(B) pelos avós. Resposta incorreta. Não são os avós que praticam, no texto, a ação de pendurar as histórias, eles são citados pela narradora quando ela questiona o leitor: “E dos seus avós?”.

(C) pela bisavó. Resposta incorreta. Não é a bisavó, no texto, que é responsável pela ação de pendurar histórias, ela é citada, ou melhor, os bisavós são citados pela narradora quando ela questiona o leitor: “E dos seus bisavós?”.

(D) pela narradora.

Resposta correta. A personagem-narradora conta ao leitor que não é uma “boa contadeira de histórias”, mas que mistura as coisas que aconteceram com as que inventa, por isso “Fica uma história grande e principal, toda cheia de historinhas pequenas penduradas nela.”.

(14)

14 Leia o texto e responda às questões 04 e 05.

As pérolas

Carlos Drummond de Andrade

Dentro do pacote de açúcar, Renata encontrou uma pérola. A pérola era evidentemente para Renata, que sempre desejou possuir um colar de pérolas, mas sua profissão de doceira não dava para isto.

─ Agora vou esperar que cheguem outras pérolas ─ disse Renata, confiante. E ativou a fabricação de doces, para esvaziar mais pacotes de açúcar.

Os clientes queixavam-se que os doces de Renata estavam demasiado doces, e muitos devolviam as encomendas. Por que não aparecia outra pérola? Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce. Envelheceu.

A menina que provou o arroz doce, aquele dia, quase já ia quebrando um dente, ao mastigar um pedaço encaroçado. O caroço era uma pérola. A mãe não quis devolvê-la a Renata, e disse:

─ Quem sabe se não aparecerão outras, e eu farei com elas um colar de pérolas? Vou encomendar arroz-doce toda semana.

ANDRADE. Carlos Drummond de. il. Maria Eugênia. As pérolas. In: Rick e a girafa. 1. ed. São Paulo: Ática, 2001. p. 70-71. Série Para Gostar de Ler júnior.

(15)

15 Habilidade

Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 04

A palavra “Envelheceu”, na história, indica: (A) O tempo que passou para Renata. (B) O lugar dos fatos da vida da Renata. (C) As ações praticadas pela Renata. (D) A fala da Renata com os clientes.

(16)

16 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES (A) O tempo que

passou para Renata.

Resposta correta. Depois que encontrou a pérola dentro do pacote de açúcar, Renata mudou seu comportamento: passou a fabricar mais doces, deixou de ser a doceira qualificada, seus doces ficaram demasiados doces, limitou-se a produzir apenas arroz-doce. Para mostrar esse tempo decorrido, passado, o narrador usou a palavra “Envelheceu.”.

(B) O lugar dos fatos da vida de Renata.

Resposta incorreta. A palavra “Envelheceu” indica a passagem de tempo e não o lugar onde aconteceram as ações.

(C) As ações praticadas pela Renata.

Resposta incorreta. A palavra “Envelheceu” indica a passagem do tempo para Renata e não as ações por ela praticadas.

(D) A fala da Renata com os clientes.

Resposta incorreta. A palavra “Envelheceu” indica a passagem do tempo para Renata e não sua fala.

(17)

17 Habilidade

Identificar relações entre segmentos de um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance), a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo), substantivo e sinonímia.

Questão 5

“A mãe não quis devolvê-la a Renata”. O termo sublinhado está substituindo a palavra

(A) menina. (B) pérola. (C) doceira. (D) fabricação.

(18)

18 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) menina. Resposta incorreta. Uma estratégia para descobrir qual palavra que o pronome pessoal do caso oblíquo “la” está substituindo é retomar o trecho do texto “A mãe não quis devolvê-la a Renata.” e perguntar: O que a mãe não quis devolver a Renata? O texto dará a resposta: a “pérola”, portanto, apesar de a palavra “menina” ser substantivo feminino, estar no singular, ou seja, mesmo gênero e número do pronome “la”, essa resposta não é validada pelo texto.

(B) pérola. Resposta correta. Uma estratégia para descobrir qual palavra que o pronome pessoal do caso oblíquo “la” está substituindo é retomar o trecho do texto “A mãe não quis devolvê-la a Renata.” e perguntar: O que a mãe não quis devolver a Renata? O texto dará a resposta: a “pérola”.

(C) doceira. Resposta incorreta. Uma estratégia para descobrir qual palavra que o pronome pessoal do caso oblíquo “la” está substituindo é retomar o trecho do texto “A mãe não quis devolvê-la a Renata.” e perguntar: O que a mãe não quis devolver a Renata? O texto dará a resposta: a “pérola”, portanto, apesar de a palavra “doceira” ser substantivo feminino, estar no singular, ou seja, mesmo gênero e número do pronome “la”, essa resposta não é validada pelo texto.

(D) fabricação. Resposta incorreta. Uma estratégia para descobrir qual palavra que o pronome pessoal do caso oblíquo “la” está substituindo é retomar o trecho do texto “A mãe não quis devolvê-la a Renata.” e perguntar: O que a mãe não quis devolver a Renata? O texto dará a resposta: a “pérola”,

(19)

19 portanto, apesar de a palavra “fabricação” ser substantivo feminino, estar no singular, ou seja, mesmo gênero e número do pronome “la”, essa resposta não é validada pelo texto.

(20)

20 Leia o texto abaixo e responda às questões 06 e 07.

Raul no ônibus2

Ana Maria Machado

[...]

De tanto prestar atenção em tudo, nos outros, na vida de cada um, Raul se distraiu. Até esqueceu que tinha resolvido pensar. Já estava quase chegando em casa. Um pouco antes de saltar, viu que a lavadeira tinha tocado a campainha para descer. E bem na hora em que ela ia descendo os degraus, carregando aquela trouxa [de roupa] pesada, o motorista acelerou o motor, fazendo um barulhão e reclamando porque ela estava demorando:

─ Como é dona Maria? Vai ficar a vida toda aí, é? Pensa que tá todo mundo à toa?

Ela começou a pedir desculpas, toda atrapalhada. Raul ficou uma fera. E começou a falar:

─ Moço, o senhor não está vendo que ela está descendo e carregando peso? Faça o favor de esperar.

O motorista respondeu:

─ A conversa não chegou na cozinha. Cala a boca, pirralho. Sem pensar, Raul respondeu:

─ Cala a boca já morreu. Quem manda em mim sou eu. [...]

MACHADO. Ana Maria. Raul da ferrugem azul. 40. ed. Rio de Janeiro: Salamandra; Brasília: INL, 1979. p. 44. (adaptado)

(21)

21 Habilidade

Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo do texto. (H06 - 7º Ano EF - Matriz do SARESP)

Questão 06

No texto, o motorista reclamou porque a lavadeira estava

(A) conversando distraída com o Raul. (B) demorando para descer os degraus. (C) prestando atenção em tudo, na vida. (D) pensando em chegar logo em casa.

(22)

22 GRADE DE CORREÇÃO ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES (A) conversando distraída com Raul.

Resposta incorreta. A lavadeira não conversou com o Raul no ônibus. Ela dirigiu a palavra apenas ao motorista, a fim de pedir desculpas devido à demora para descer os degraus do ônibus.

(B) demorando para descer os

degraus.

Resposta correta. O motorista reclamou porque a lavadeira estava demorando para descer os degraus do ônibus, não levou em consideração que ela estava carregando a trouxa [de roupa] pesada. “...o motorista acelerou o motor, fazendo um barulhão e reclamando porque ela estava demorando:”.

(C) prestando

atenção em tudo, na vida

Resposta incorreta. Não era a lavadeira que estava prestando “...atenção em tudo, na vida.”, mas o Raul, o que é confirmado pelo trecho: “De tanto prestar atenção em tudo, nos outros na vida de cada um, Raul se distraiu.”.

(D) pensando em chegar logo em casa.

Resposta incorreta. Essa informação não consta no texto, o que aparece é: “Já estava quase chegando em casa.” e se refere à personagem Raul.

(23)

23 Habilidade

Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, verbo e advérbio) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 07

As palavras sublinhadas no texto têm a finalidade de indicar

(A) qualidades. (B) lugares. (C) nomes. (D) ações.

(24)

24 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

A) qualidades. Resposta incorreta. As palavras que têm a finalidade de indicar qualidades são os adjetivos e as locuções adjetivas. No texto, as palavras grifadas pertencem à classe dos substantivos.

(B) lugares. Resposta incorreta. As palavras que têm por finalidade indicar lugares são os advérbios e as locuções adverbiais. No texto, as palavras grifadas pertencem à classe dos substantivos.

.

(C) nomes. Resposta correta. As palavras sublinhadas no texto (Raul, casa, motor, Maria) são os substantivos pois estão nomeando coisas e seres. Os substantivos ainda dão nome às ideias, aos sentimentos e a todas as coisas que existem no mundo real e no mundo imaginário.

(D) ações. Resposta incorreta. As palavras que têm por finalidade indicar ações são os verbos. No texto, as palavras grifadas pertencem à classe dos substantivos.

(25)

25 Leia o texto e responda às questões 08, 09 e 10.

A melhor opção

Carlos Drummond de Andrade

Todos começaram a dizer que o ouro é a melhor opção de investimento. Fernão Soropita deixou-se convencer e, não tendo recursos bastantes para investir na bolsa de Zurique, mandou fazer uma dentadura de ouro maciço.

Substituir sua dentadura convencional por outra, preciosa e ridícula, valeu-lhe aborrecimentos. O protético não queria aceitar a encomenda; mesmo se esforçando por executá-la com perfeição, o resultado foi insatisfatório. O aparelho não aderia à boca. Seu peso era demasiado. A cada correção diminuía o valor em ouro. E o ouro subindo de cotação no mercado internacional.

[...]

ANDRADE. Carlos Drummond de. A melhor opção. In: O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática... 1993. p. 19.

Habilidade

Identificar relações entre segmentos de um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance), a partir de substituição por: forma pronominal (pronome pessoal, possessivo ou demonstrativo), substantivo e sinonímia.

Questão 08

Em: “O aparelho não aderia à boca.” (2º parágrafo) o termo grifado substitui a palavra

(A) ouro. (B) protético. (C) dentadura. (D) bolsa.

(26)

26 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) ouro. Resposta incorreta. O “aparelho” é a dentadura que é feita de ouro.

(B) protético. Resposta incorreta. O contexto não permite apontar que a palavra “protético” está substituindo o termo “aparelho”. O protético é o profissional que fez a dentadura.

(C) dentadura. Resposta correta. A referenciação de um termo já posto no texto pode ser feito a partir de substituições por forma pronominal, substantivo, advérbios e sinonímia. Pelo contexto, a palavra que substitui “aparelho”, como um sinônimo, é: dentadura (com a devida adequação do termo determinante, que passaria para o feminino).

(D) bolsa. Resposta incorreta. O contexto não permite apontar que a palavra “bolsa” está substituindo o termo “aparelho”. No texto, ela refere-se à bolsa de valores de Zurique.

(27)

27 Habilidade

Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo do texto. (H06 - 7º Ano EF - Matriz do SARESP)

Questão 09

O aparelho não se encaixava na boca de Fernão Soropita porque era (A) pesado.

(B) precioso. (C) maciço. (D) ridículo.

(28)

28 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) pesado. Resposta correta. A informação que está no final do segundo parágrafo justifica a resposta correta: “O aparelho não aderia à boca. Seu peso era demasiado.”.

(B) precioso. Resposta incorreta. A nova dentadura (o aparelho) era feita com material precioso: “Substituir sua dentadura convencional por outra, preciosa e ridícula, valeu-lhe aborrecimentos.”, mas não foi por esse fato que o aparelho (feito de ouro, material precioso) não se encaixou na boca da personagem.

(C) maciço. Resposta incorreta. Não foi pelo fato de o aparelho ser maciço (o ouro é que era maciço, deixando o aparelho pesado) que não se encaixava na boca da personagem.

(D) ridículo. Resposta incorreta. O aparelho feito com material precioso (ouro maciço) era ridículo: “Substituir sua dentadura convencional por outra, preciosa e ridícula, valeu-lhe aborrecimentos.”, mas não foi por esse fato que o aparelho não se encaixou na boca da personagem.

(29)

29 Habilidade

Identificar aspectos linguísticos (substantivo, adjetivo, verbo e advérbio) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 10

As palavras que caracterizam a nova dentadura são: (A) Ridícula e insatisfatória

(B) Preciosa e convencional. (C) Convencional e insatisfatória. (D) Preciosa e ridícula.

(30)

30 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) Ridícula e insatisfatória.

Resposta incorreta. As palavras “ridícula” e “insatisfatória” estão presentes no texto, mas apenas a primeira (ridícula) está caracterizando a nova dentadura. A segunda palavra (insatisfatória) caracteriza o substantivo “resultado”, por isso, no texto, está no gênero masculino.

(B) Preciosa e convencional.

Resposta incorreta. As palavras “preciosa” e “convencional” estão caracterizando “dentadura”, mas somente a primeira (preciosa) caracteriza a nova dentadura; a segunda (convencional), a dentadura anterior.

(C) Convencional e insatisfatória.

Resposta incorreta. A palavra “convencional” caracteriza a dentadura anterior e “insatisfatória”, o substantivo “resultado”, por isso, no texto, está no gênero masculino.

(D) Preciosa e ridícula. Resposta correta. As palavras “preciosa” e “ridícula” caracterizam a nova dentadura: “Substituir sua dentadura convencional por outra, preciosa e ridícula,...”. Lembrando que todas as palavras presentes nas alternativas são adjetivos que têm a finalidade de indicar as características dos substantivos.

(31)

31 Leia o texto e responda à questão 11.

A mulher e a galinha Esopo

Uma viúva tinha uma galinha que punha um ovo por dia. Imaginando que, se desse à galinha mais cevada3, ela poria dois ovos por dia, passou a fazer isso.

Mas a galinha ficou gorda e já não podia botar nem mesmo um ovo por dia.

ESOPO. Tradutor SMOKA, Neide. Fábulas Completas. 2. ed. São Paulo: Moderna. 2004. p. 59. (Coleção travessias)

Habilidade

Inferir uma informação implícita (opinião ou tema/assunto principal) em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 11 A moral dessa fábula é:

(A) Nada é tão perfeito que não possa ser criticado. (B) Quem tem cabeça oca, alegra-se com qualquer coisa. (C) A insistência é útil para os momentos incertos.

(D) Os que muito querem, perdem até o que já têm.

3 Cevada: fem.substv. de cevado, [...] 'alimento, comida' cf. Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=cevada>. Acesso em 06 de novembro de 2015.

(32)

32 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) Nada é tão perfeito que não

possa ser

criticado.

Resposta incorreta. Não há, no texto, nenhuma crítica, nem a comportamento de personagens, nem a algo de que foi feito.

(B) Quem tem cabeça oca, alegra-se com qualquer coisa.

Resposta incorreta. Não há no texto personagens com essas características: ter cabeça oca, ou seja, não conseguir pensar em nada e ficar alegre com qualquer coisa.

(C) A insistência é útil para os momentos incertos.

Resposta incorreta. Não há no texto personagens que têm como característica a insistência.

(D) Os que muito querem, perdem até o que já têm.

Resposta correta. A personagem mostrou-se ambiciosa, não estava contente em ter um ovo todo dia, quis mais um; e ao engordar a galinha para conseguir dois ovos por dia, aconteceu justamente o contrário, a ave engordou, como resultado, não botou nenhum ovo. Assim, a viúva (personagem da fábula) perdeu até o que já tinha por querer mais.

(33)

33 Leia o trecho retirado do romance O caneco de prata para responder à questão 12.

O professor Giovanni desceu do poste e encomendou um cientista famoso que tinha fugido da prisão de Nuremberg.

[...]

Giovanni pediu que ele fizesse uma bomba bacteriológica a fim de não deixar o Três Bandeiras jogar domingo.

[...]

A bomba tinha bactéria de sarampo, catapora, mononucleose, tosse comprida, giárdia4, cachumba, bicho geográfico e gripe asiática.

SILVA, João Carlos Marinho. O caneco de prata. 6. ed. São Paulo: Obelisco. s/d. p. 76 e 77.

Habilidade

Reconhecer aspectos linguísticos (pontuação) em funcionamento em um texto (conto, fábula, crônica, trecho de romance).

Questão 12

As vírgulas utilizadas no terceiro parágrafo do texto indicam uma (A) enumeração.

(B) citação. (C) explicação. (D) substituição.

4 Giárdia: S. f. parasita do aparelho digestivo do homem. (Cf. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4 ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 981.

(34)

34 GRADE DE CORREÇÃO

ALTERNATIVAS OBSERVAÇÕES

(A) enumeração Resposta correta. A vírgula marca uma pausa, na escrita, de pequena duração5. Na questão ela foi utilizada para enumerar os tipos de doença (em forma de bactéria) que havia na bomba: “A bomba tinha bactéria de sarampo, catapora, mononucleose, tosse comprida, giárdia, cachumba, bicho geográfico e gripe asiática”.

(B) citação Resposta incorreta. Para indicar que será anunciada uma citação, a pontuação utilizada são os dois-pontos.

(C) explicação Resposta incorreta. Para indicar que será anunciada uma explicação, geralmente, a pontuação mais utilizada são os dois-pontos.

(D) substituição Resposta incorreta. A substituição de um termo na frase é, geralmente, feita por um sinônimo, ou por um pronome. A vírgula marca a omissão de um termo.

5 CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2. ed. Rio de

(35)

35 Referências Bibliográficas

Obras Pesquisadas

ANDRADE. Carlos Drummond de. il. Maria Eugênia. As pérolas. In: Rick e a girafa. 1. ed. São Paulo: Ática... 2001. p. 70-71. Série: Para Gostar de Ler júnior

______. A melhor opção. In: O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática... 1993. p. 19.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 626.

ESOPO. Tradutor SMOKA, Neide. Fábulas Completas. 2. ed. São Paulo: Moderna. 2004. p. 59. (Coleção travessias)

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4 ed. Curitiba: Positivo, 2009. p. 981.

FRATE, Diléa. O queijo e a lua. In: Histórias para acordar. 7. Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996. p. 35.

MACHADO. Ana Maria. il. Guimarães, Humberto. História meio ao contrário. 3. ed. São Paulo: Ática, 1981. p. 5. (adaptado)

______. Raul da ferrugem azul. 40. ed. Rio de Janeiro: Salamandra; Brasília: INL, 1979. p. 44. (adaptado)

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; língua portuguesa, ensino fundamental – anos finais, 5ª série/6º ano / Secretaria da Educação; coordenação geral Maria Inês Fini. – São Paulo: SE, 2014. v. 1, 120 p.

SILVA, João Carlos Marinho. O caneco de prata. 6. ed. São Paulo: Obelisco. s/d. p. 76 e 77.

Sites Pesquisados

Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Disponível em:

<http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=cevada>. Acesso em 06 de

(36)

36

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional

Coordenador: Olavo Nogueira Batista Filho

Departamento de Avaliação Educacional

Diretora: Cyntia Lemes da Silva Gonçalves da Fonseca Assistente Técnica: Maria Julia Filgueira Ferreira

Centro de Planejamento e Análise de Avaliações

Diretor: Juvenal de Gouveia Ademilde Ferreira de Souza, Cristiane Dias Mirisola, Isabelle Regina de Amorim

Mesquita, Patricia Barros Monteiro, Soraia Calderoni Statonato

Centro de Aplicação de Avaliações

Daniel Koketu, Denis Delgado dos Santos, José Guilherme Brauner Filho, Kamila Lopes Candido, Lilian Sakai, Manoel de Castro Pereira, Nilson Luiz da Costa Paes, Teresa Miyoko Souza Vilela

Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

Coordenadora: Ghisleine Trigo Silveira

Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica

Diretora: Regina Aparecida Resek Santiago

Centro do Ensino Fundamental dos Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional

Diretora: Valeria Tarantello de Georgel

Equipe Curricular CGEB de Língua Portuguesa e Literatura – Autoria, Leitura crítica e validação do material

Angela Maria Baltieri Souza, Claricia Akemi Eguti, Idê Moraes dos Santos, Katia Regina Pessoa, Mara Lucia David, Marcos Rodrigues Ferreira, Roseli Cordeiro Cardoso, Rozeli Frasca Bueno Alves

Autoria do material de Língua Portuguesa

Mara Lucia David - 6º ano EF; Katia Regina Pessoa - 7º ano EF; Idê Moraes dos Santos - 8º ano EF; Marcos Rodrigues Ferreira - 9º ano EF; Angela Maria Baltieri Souza e Roseli Cordeiro Cardoso 1ª série EM; Caricia Akemi Eguti - 2ª série EM; Rozeli Frasca Bueno Alves - 3ª série EM

Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino - Leitura crítica e validação do material

Débora de Cássia Silva, Denise Aparecida Xavier, Flávia Odete Greghi, Giani de Cássia Santana, Gisele Szabó Despézio Ghetti, Katia Cilene Mattiazzo, Lucia Midori Kimura, Márcia Di Giaimo Mecca, Neuza de Mello Lopes Schönherr, Patrícia dos Anjos Oliveira, Rosemeire França de Assis Rodrigues Pereira, Valéria Rocha Aveiro do Carmo

Referências

Documentos relacionados

O presente Regulamento para o concurso da Rainha da Expotchê vai aprovado pelo Presidente da Feira Expotchê, pela Comissão Social, bem como foi levado previamente ao

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de propor e testar um modelo de níveis

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

Methodology: Research on computerized databases Pubmed/Medline, Science Direct, PEDro, Lilacs, Scielo and Cochrane Library was performed using the combination: (Victorian

Importa ainda referir que, a prova desta disciplina contempla a componente escrita e prática, o grau de exigência resulta dos critérios gerais de classificação, balizados