• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

1

ESTATUTO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM

ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO

HORIZONTE E REGIÃO PREÂMBULO

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região é uma organização sindical de massas, de caráter classista, autônoma e democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, a luta por melhores condições de vida e trabalho e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira em busca de justiça e igualdade.

Para cumprir seus objetivos o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região rege-se pelos rege-seguintes princípios:

1) Defende que os trabalhadores se organizem com total independência frente ao Estado, ao governo e ao patronato e de forma autônoma em relação aos partidos e agrupamentos políticos, aos credos e instituições religiosas e que de forma livre e democrática definam suas formas de organização, filiação, financiamento e sustentação material.

2) De acordo com sua condição de Sindicato unitário e classista, garantirá o exercício da mais ampla democracia em todos os seus organismos e instâncias, assegurando a completa liberdade de expressão aos seus filiados, combinada com a unidade de ação.

3) Considera que a classe trabalhadora tem na unidade um dos pilares básicos, que sustentarão suas lutas e suas conquistas. Defende que esta unidade seja fruto da vontade e da consciência política dos trabalhadores e combate qualquer

(2)

2

forma de unicidade imposta por parte da União, Estado, Município ou agrupamento de caráter programático e institucional.

4) Solidariza-se com todos os movimentos sociais e da classe trabalhadora, em qualquer parte do mundo, desde que os objetivos e os princípios desses movimentos não firam os princípios estabelecidos neste Estatuto. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região defenderá a unidade de ação e manterá relações com o movimento sindical internacional, desde que seja assegurada a liberdade e autonomia de cada organização.

5) Defenderá o direito de organização nos locais de trabalho, respeitada a independência da estrutura sindical através de comissões unitárias, com o objetivo de representar o conjunto dos trabalhadores e dos seus interesses.

CONSTITUIÇÃO, PRERROGATIVAS, DIREITOS E

DEVERES

CONSTITUIÇÃO DO SINDICATO

Artigo 1° - O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região, com sede nesta capital, na rua Tamoios, 611, Bairro Centro, Belo Horizonte/MG, Cep: 30.120-050, é constituído para fins de defesa e representação da categoria profissional dos empregados em estabelecimentos bancários na base territorial de Belo Horizonte, Alvinópolis, Baldim, Barra Longa, Barão de Cocais, Belo Vale, Betim, Brumadinho, Caetanópolis, Caeté, Capim Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cristiano Otoni, Crucilândia, Desterro de Entre Rios, Dionísio, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Fortuna de Minas, lbirité, Igarapé, ltabirito, ltaúna, ltumirim, ltutinga, João Monlevade, Lagoa Dourada, Lagoa Santa, Mariana, Mateus Leme, Matozinhos, Morada Nova de Minas, Nova Era, Nova Lima, Ouro Branco,

(3)

3

Ouro Preto, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Piracema, Prudente de Morais, Resende Costa, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Piracicaba, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Domingos do Prata, São João Dei Rei, São Tiago, Sete Lagoas e Vespasiano.

Artigo 2° - Constituem finalidades precípuas do Sindicato lutar por melhores condições de vida e de trabalho de todos os trabalhadores, em particular de seus representados, e defender a independência e autonomia da representação sindical.

Artigo 3° - A representação da categoria profissional abrange não só os empregados em bancos comerciais, bancos de investimentos, financeiras, cadernetas de poupança e instituições análogas, como também os empregados em empresas coligadas pertencentes ou contratadas por grupo econômico bancário ou financeiro, cujo desempenho profissional contribua de forma direta ou indireta para consecução e desenvolvimento da atividade econômica preponderante da empresa principal.

Parágrafo único - Dentre os Bancos e demais empresas relacionadas no caput incluem-se todos os entes da Administração Pública, seja qual for a sua natureza jurídica e o regime de trabalho de seus servidores.

PRERROGATIVAS E DEVERES DO SINDICATO Artigo 4º - São prerrogativas do Sindicato:

I - defender os direitos e/ou interesses individuais e coletivos da categoria, inclusive e em especial questões judiciais e/ou administrativas, podendo, como substituto processual, ajuizar todo e qualquer tipo de ação, representação, interpelação e/ou apresentação de defesa, quer seja judicial e/ou administrativa.

(4)

4

lI - celebrar convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho;

IlI - eleger os representantes da categoria, na forma prevista neste Estatuto;

IV - estabelecer contribuições a todos aqueles que participam da categoria representada, de acordo com as decisões tomadas em Assembleias;

V - instalar subsedes e/ou delegacias sindicais nas cidades que compõem sua base territorial;

VI - filiar-se a outras organizações sindicais, inclusive de âmbito internacional, que defenda direitos e interesse dos trabalhadores, desde que aprovado em Assembleia Geral dos associados;

VII - manter relações com outras entidades sindicais e associações de classe e categorias profissionais para concretização da solidariedade e defesa dos interesses dos trabalhadores;

VIII - estabelecer negociações com a representação da categoria econômica, visando a obtenção de melhorias para a categoria profissional;

IX - constituir serviços para promoção de atividades culturais, profissionais e de comunicação;

X - estimular a organização da categoria por local de trabalho.

Parágrafo único - Para implementação da prerrogativa contida no inciso I, fica o Sindicato expressamente autorizado por seus associados a representar e/ou substituir processualmente, em juízo ou administrativamente, toda a categoria.

(5)

5

Artigo 5º - São deveres do Sindicato:

I - Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pela justiça social e pelos direitos fundamentais do ser humano.

lI - defender a solidariedade internacional dos trabalhadores na sua luta por melhores condições de trabalho e de vida.

IlI - defender a solidariedade e a paz entre os povos e o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

ASSOCIADOS, SEUS DIREITOS E DEVERES.

Artigo 6º - A todo indivíduo, em atividade ou aposentado, que, por atividade profissional e vínculo empregatício, ainda que contratado por interposta pessoa integre a categoria profissional é garantido o direito de ser admitido no Sindicato.

Parágrafo Único: Todo associado poderá requerer sua desfiliação dos quadros sociais do SEEB-BH, pessoalmente, com apresentação de documento de identidade, assinando um pedido junto ao Setor de Sócios.

Artigo 7º- São direitos dos associados:

I - utilizar as dependências do Sindicato para atividades compreendidas neste Estatuto;

lI - votar e ser votado em eleições de representações do Sindicato, respeitadas as determinações deste estatuto;

III - usufruir dos benefícios proporcionados pelo Sindicato;

IV - excepcionalmente, convocar Assembleias Gerais na forma prevista neste Estatuto;

(6)

6

V – participar das Assembleias Gerais, com direito a voz e voto. Artigo 8º - São deveres dos associados:

I - Pagar em dia a mensalidade estipulada pela Assembleia Geral, observando regularmente os descontos em folha de pagamento;

II – atualizar seus dados cadastrais junto ao setor de sócios do Sindicato, – endereço, e-mail’s e número de linha telefônica – quando ocorrer alteração destes e no caso dos aposentados, uma vez por ano, atualizar seus dados cadastrais.

III - exigir o cumprimento dos objetivos e determinações desse Estatuto e o respeito por parte da diretoria às decisões das Assembleias Gerais.

IV - zelar pelo patrimônio e serviços do Sindicato, cuidando de sua correta aplicação.

V - comparecer às reuniões e Assembleias convocadas pelo Sindicato.

Artigo 9º - Os associados estão sujeitos às penalidades de advertência, suspensão e exclusão do quadro social, quando cometerem desrespeitos ao Estatuto e/ou a deliberações tomadas em assembleias.

Parágrafo Primeiro - A apreciação da falta cometida pelo associado será feita pelo Sistema Diretivo do Sindicato, sendo garantido ao associado o direito a defesa escrita.

Parágrafo segundo – da decisão do Sistema Diretivo que será proferida em até 05 (cinco) dias úteis contados da apresentação da defesa por parte do associado, quando se tratar de suspensão ou exclusão do quadro social, cabe recurso para a Assembleia Geral que deverá ser realizada em

(7)

7

um prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data de interposição do recurso. O prazo para interposição deste recurso é de 05 (cinco) dias úteis contados a partir da notificação do associado.

Parágrafo terceiro - A inadimplência de 03 (três) mensalidades ou mais, é motivo para a exclusão automática do sócio dos quadros de associados do Sindicato. Para tal, o sócio inadimplente deve ser comunicado por escrito, para efetuar o pagamento das mensalidades atrasadas, em um prazo de 30 (trinta) dias.

Artigo 10 - Ao associado aposentado, ao associado convocado para prestação de serviço militar obrigatório, ao associado afastado por motivo de doença, serão assegurados os mesmos direitos dos associados em atividade laboral, respeitadas as disposições deste estatuto.

Parágrafo primeiro - O associado que deixar de ter o vínculo empregatício e que já esteja aposentado junto ao INSS, mediante apresentação de sua carta de concessão e comprovante da sua rescisão do contrato de trabalho, passará para a condição de sócio Aposentado, sendo certo que a mensalidade a ser paga por este, será definida em Assembleia Geral da categoria.

Parágrafo segundo - O associado convocado para prestação de serviço militar obrigatório e o associado afastado por motivo de doença, será isento do pagamento das mensalidades, no período que perdurarem estas condições, desde que tenha ocorrido o pagamento de pelo menos 01 (uma) mensalidade.

Parágrafo terceiro – É vedado ao associado que se aposentar pelo INSS e continuar na ativa, passar para a condição de sócio aposentado, isto, enquanto perdurar esta condição.

(8)

8

Artigo 11 - O associado desempregado manterá seus direitos, salvo o de votar e ser votado, pelo período de seis meses, contados da data da rescisão do contrato de trabalho anotada na CTPS, desde que não ingresse em outra categoria.

Parágrafo Único - O desempregado cuja rescisão do contrato de trabalho ocorrer em decorrência de adesão a planos de incentivo, mantendo seu vínculo com o fundo de pensão de seu banco e que no prazo de 24 (vinte e quatro) meses venha a se aposentar junto ao INSS, poderá pleitear a condição de sócio aposentado. Para tanto deverá apresentar a carta de concessão do INSS, comprovar ou efetuar o pagamento das 24 (vinte e quatro) últimas contribuições, anteriores à data da rescisão de seu contrato de trabalho.

Artigo 12 - O associado que deixar a categoria ingressando em outra categoria profissional, perderá automaticamente seus direitos associativos.

Parágrafo Único - Ao associado desempregado ou que deixar a categoria fica assegurado o direito à assistência jurídico-trabalhista pelo período de 06 (seis) meses, após o rompimento de seu vínculo empregatício.

ADMINISTRAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO SINDICATO.

BASE TERRITORIAL E DAS DIRETORIAS REGIONAIS SISTEMA DIRETIVO DO SINDICATO

Artigo 13 - Constituem o Sistema Diretivo do Sindicato os seguintes órgãos:

I - Diretoria Executiva; II – Diretorias Regionais

(9)

9

IlI – Diretoria de Representantes em entidades de Grau Superior;

IV - Conselho Fiscal.

Artigo 14 - Todos os membros do Sistema Diretivo do Sindicato serão eleitos a cada 04 anos (quadrienalmente) em processo eleitoral único, direto e secreto, nos termos previstos neste Estatuto, sendo-lhes garantida a estabilidade prevista em lei, bem como nas convenções e acordos coletivos de trabalho.

Artigo 15 - O retorno ao trabalho na empresa, do dirigente liberado desta obrigação para o exercício de mandato sindical, em qualquer dos órgãos do Sistema Diretivo, será decidido pelo voto da maioria simples dos membros do Sistema Diretivo do Sindicato.

PLENÁRIO DO SISTEMA DIRETIVO

Artigo 16 - O Plenário do Sistema Diretivo é a reunião dos membros de todos os órgãos que o compõe.

Parágrafo primeiro – Possui poderes para convocar reunião do Plenário do Sistema Diretivo:

I - o presidente do Sindicato;

lI - a maioria simples da Diretoria Executiva;

IlI - a maioria simples dos membros que o compõe.

Artigo 17 - O Plenário do Sistema Diretivo, após a Assembleia Geral, é o órgão interno máximo de deliberação política do Sindicato, não podendo, contudo, deliberar sobre matéria de competência exclusiva de cada órgão, definida por este Estatuto.

(10)

10

ADMINISTRAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO SINDICATO Artigo 18 - A administração do Sindicato será exercida pela Diretoria Executiva, que é composta por 13 membros.

Artigo 19 - Compõem a Diretoria Executiva os seguintes cargos:

I - Presidente

lI – Secretário Geral III - Diretor de Finanças

IV - Diretor Jurídico

V - Diretor de Administração

VI - Diretor de Comunicação

VII - Diretor de Organização do Ramo Financeiro VIII – Diretor de Políticas Sociais

IX - Diretor de Formação

X - Diretor do Centro de Referência e Memória Sindical

XI - Diretor de Saúde

XII - Diretor de Cultura

(11)

11

COMPETÊNCIA E ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA

EXECUTIVA

Artigo 20 - Compete à Diretoria Executiva, entre outras atribuições:

I - juntamente com os Diretores Regionais, representar o Sindicato e defender os interesses da Entidade, perante os poderes públicos e as empresas, podendo a Diretoria Executiva nomear mandatário por procuração;

lI - fixar, em conjunto com os demais órgãos do Sistema Diretivo, as diretrizes gerais da política sindical a ser desenvolvida;

III - cumprir e fazer cumprir as deliberações da categoria em todas as suas instâncias;

IV - gerir o patrimônio, garantindo sua utilização para o cumprimento deste Estatuto e das deliberações da categoria representada;

V – analisar relatórios financeiros da Diretoria de Finanças; VI - garantir a filiação de qualquer integrante da categoria, sem distinção de raça, cor, religião, sexo, origem ou opção política, observando apenas as determinações deste Estatuto;

VII – na pessoa de seu presidente ou na pessoa de quem este indicar, representar o Sindicato nas negociações e dissídios coletivos;

VIII - aprovar por maioria simples de votos: a) o Plano Orçamentário Anual;

b) o Balanço Financeiro Anual; c) o Balanço Patrimonial Anual; d) o Plano Anual de Ação Sindical; e) o Balanço Anual de Ação Sindical.

(12)

12

IX - Prestar contas de suas atividades e do exercício financeiro ao término do mandato;

X – regulamentar o uso e a proteção de dados no âmbito do sindicato;

XI - manter organizados e em funcionamento os seguintes setores do Sindicato, afora outros setores que poderá criar, dedicados às seguintes atividades:

a) de organização geral e de política sindical; b) de organização do quadro de associados; c) de administração de patrimônio e de pessoal,

d) de assuntos econômicos de interesse da categoria; e) de assuntos financeiros da entidade;

f) de assuntos jurídicos;

g) de imprensa e comunicação;

h) de pesquisa, levantamento, análises e arquivamento de dados;

i) de informática e de estudos tecnológicos;

j) de saúde, higiene e de segurança no trabalho; k) de educação e formação sindical.

Parágrafo primeiro - A Diretoria Executiva fornecerá apoio material e estímulo político ao funcionamento e desenvolvimento das Diretorias Regionais e demais órgãos do Sindicato, bem como, em conjunto com o Sistema Diretivo, estimulará a criação e o fortalecimento dos grupos e comissões de empresa.

Parágrafo segundo - A Diretoria Executiva, a seu critério, poderá convocar os demais membros que integram o Sistema Diretivo do Sindicato para participarem de suas reuniões, sendo-lhes garantido o direito a voz;

Parágrafo terceiro - A Diretoria Executiva poderá nomear membros dos demais órgãos do Sistema Diretivo do

(13)

13

Sindicato, exceto do Conselho Fiscal, para o desempenho de funções administrativas desde que haja concordância do escolhido.

Parágrafo quarto - Será permitido o remanejamento e a redistribuição interna de cargos. Para tanto, é necessário o voto de pelo menos 08 (oito) membros integrantes da Diretoria Executiva.

Parágrafo quinto - A Diretoria Executiva poderá nomear mandatário, empregados do Sindicato ou terceiros, mediante outorga de procuração, se for o caso, para o desempenho de funções técnicas ou administrativas da Entidade.

Parágrafo sexto - Com a finalidade de viabilizar sua política de relações públicas e sindicais e de auxiliar o Conselho de Representantes, a Diretoria Executiva poderá escolher, dentre seus membros, diretores para serem representantes junto a outras entidades.

COMPETÊNCIA E ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA

Artigo 21 - Ao Presidente compete:

I- representar o Sindicato em juízo ou fora dele, podendo credenciar, nomear e/ou outorgar procurações a diretores, profissionais autônomos, associados ou empregados da entidade para fazê-lo, inclusive em audiências judiciais e reuniões administrativas em que o Sindicato figurar como parte, substituto ou representante processual dos sindicalizados e/ou da categoria por ele representada;

lI - convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva, do Plenário do Sistema Diretivo e da Assembleia Geral, sendo-lhe garantida a faculdade de nomear outro para presidir as reuniões;

(14)

14

IlI - assinar atas, documentos e papéis que dependam de sua assinatura e rubricar os livros contábeis e administrativos;

IV – assinar cheques e outros títulos, juntamente com o Diretor de Finanças;

V - convocar e participar das reuniões de qualquer órgão do Sistema Diretivo ou Departamentos do Sindicato, salvo do Conselho Fiscal se para tanto não for convocado;

VI - coordenar e orientar a ação dos órgãos do Sistema Diretivo, integrando-os sob a linha de ação definida em todas as suas instâncias.

Artigo 22 - Ao Secretário Geral compete:

I - coordenar elaborar e zelar pela execução do Plano Anual de Ação Sindical;

lI - elaborar projeto de Regimento Interno e submetê-lo à apreciação e aprovação da Diretoria Executiva;

IlI - analisar os relatórios setoriais e consolidá-los com relatório mensal de atividades do Sindicato;

IV- elaborar relatórios e análises sobre o desenvolvimento das atividades dos órgãos do Sistema Diretivo;

V - organizar e divulgar as pautas de reuniões da Diretoria Executiva e do Plenário do Sistema Diretivo;

VI - secretariar as reuniões da Diretoria Executiva, do Plenário do Sistema Diretivo e das Assembleias Gerais;

VII - organizar e manter atualizado o arquivo de atas e outros documentos, bem como a correspondência do Sindicato;

(15)

15

VIII - elaborar o Balanço Anual de Ação Sindical, a ser submetido e aprovado pela Diretoria Executiva e pelo Plenário do Sistema Diretivo.

Parágrafo primeiro - O Plano de Ação deverá conter, entre outras questões:

a) as diretrizes gerais a serem seguidas pelo Sindicato;

b) as prioridades, orientações e metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo, pelo conjunto do Sistema Diretivo e Departamentos do Sindicato.

Parágrafo segundo - O Plano de Ação, após aprovado por maioria simples da Diretoria Executiva, será submetido à aprovação do Plenário do Sistema Diretivo.

Artigo 23 - Ao Diretor de Finanças compete: I - zelar pelas finanças do Sindicato;

lI - ter sob seu comando e responsabilidade os setores de Tesouraria, Contabilidade, Setor de Sócios e Arrecadação do Sindicato;

IlI - propor e coordenar a elaboração e execução do Plano Orçamentário Anual, bem como suas alterações, a ser aprovado pela Diretoria Executiva, submetido ao Conselho Fiscal e à Assembleia Geral;

IV – elaborar relatórios e análises sobre a situação financeira do Sindicato;

V - elaborar o Balanço Financeiro Anual que será submetido à aprovação da Diretoria Executiva, à apreciação do Conselho Fiscal, para emissão de parecer e, por fim, submetido à Assembleia Geral;

(16)

16

VI - assinar, juntamente com o presidente, os cheques e outros títulos de crédito;

VII – responsabilizar-se pela guarda e fiscalização dos valores e numerários pertencentes ao Sindicato; a guarda e a fiscalização dos documentos, contratos e convênios atinentes à sua pasta; a adoção das providências necessárias para impedir a corrosão inflacionária e a deterioração financeira do Sindicato; a arrecadação e o recebimento de numerário e de contribuições de qualquer natureza, inclusive doações e legados.

Parágrafo Único - O Plano Orçamentário deverá conter, entre outros:

a) - orientações gerais a serem seguidas pelo conjunto do Sistema Diretivo e pelos Departamentos do Sindicato;

b) - a previsão das receitas e despesas para o período.

Artigo 24 - Ao Diretor Jurídico compete:

I – juntamente com a assessoria jurídica, assessorar a Diretoria Executiva em assuntos de natureza jurídica, especialmente durante as negociações coletivas;

lI – supervisionar a assistência jurídica prestada aos associados;

IlI – manter o Plenário do Sistema Diretivo, bem como a categoria, informada sobre a legislação trabalhista;

IV – promover e organizar, juntamente com a assessoria jurídica, palestras, cursos e/ou seminários com temas jurídicos de interesse da categoria e do Sindicato.

V - integrar-se com outros sindicatos, bem como participar de congressos, cursos e seminários, tendo em vista o intercâmbio e a reciclagem da assessoria jurídica.

(17)

17

Artigo 25 - Ao Diretor de Administração compete:

I - zelar pelo patrimônio e pelo funcionamento do Sindicato, bem como pela implantação e acompanhamento dos avanços verificados na área de informática e de tecnologia dos meios de produção;

lI - ter sob seu comando e responsabilidade setores de patrimônio, almoxarifado, recursos humanos e informática da Entidade;

IlI - correlacionar sua diretoria à Diretoria de Finanças, adotando os procedimentos contábeis e de tesouraria estabelecidos pela última;

IV – propor e coordenar a elaboração do Balanço Patrimonial Anual a ser aprovado pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Assembleia Geral.

V - coordenar e controlar a utilização e circulação de material em todos os órgãos e Departamentos do Sindicato;

VI - coordenar a utilização de prédios, veículos e outros bens ou instalações do Sindicato;

VII - ordenar as despesas que foram autorizadas;

VIII - executar a política de pessoal definida pela Diretoria Executiva;

IX - promover a elaboração da folha de pagamento do pessoal do Sindicato;

X - apresentar relatórios à Diretoria Executiva sobre o funcionamento da administração e organização do Sindicato;

(18)

18

XI – apresentar para a Diretoria Executiva, as admissões e dispensas de empregados;

XII - zelar pelo bom relacionamento entre empregados e diretores, bem como pelo funcionamento eficaz da máquina sindical.

Artigo 26 - Ao Diretor de Comunicação compete:

I - zelar pela busca e divulgação de informações entre Sindicato, categoria e o conjunto da sociedade;

lI - desenvolver as campanhas publicitárias definidas pela Diretoria Executiva e pelo Plenário do Sistema Diretivo;

IlI - ter sob seu comando e responsabilidade os setores de imprensa, comunicação e publicidade;

IV – supervisionar a publicação e a distribuição dos jornais, as publicações nos meios eletrônicos e outros meios de comunicação

Artigo 27 - Ao diretor de Organização do Ramo Financeiro compete: I – desenvolver políticas para a organização dos empregados de empresas do Ramo Financeiro;

II- criar condições para o desenvolvimento de atividades sindicais nas empresas do Ramo Financeiro;

III- ter sob seu comando e responsabilidade as informações, estudos e análises das empresas do segmento, considerando suas diferenças e especificidades;

IV- propor e coordenar ações sindicais nas empresas do Ramo Financeiro, objetivando a defesa dos interesses dos trabalhadores deste segmento;

(19)

19

V-Acompanhar o cotidiano e as transformações das empresas do segmento, apresentando à Diretoria Executiva, relatórios que subsidiem o planejamento da ação sindical.

Artigo 28 – Ao diretor de Política Sociais compete:

I- juntamente com Diretoria Executiva, desenvolver políticas para ações sindicais;

II- trabalhar para que seja incluído na pauta do Sindicato, políticas em defesa da raça, de gênero e diversidade sexual, meio ambiente e cidadania, segurança bancária, educação, pessoas com deficiência e previdência pública e privada;

III- Implementar as atividades da secretaria elaborando planos para o relacionamento do sindicato com demais entes do meio sindical e a sociedade civil;

IV- Assessorar a Diretoria Executiva no estabelecimento de programas e projetos na área de atuação da secretaria;

V- Manter contato com entidades sindicais do mesmo grau ou de grau superior, de âmbito nacional ou internacional, visando a atuação conjunta e a implementação das políticas sociais, bem como na defesa dos interesses da categoria bancária, conforme diretrizes definidas pelo sistema diretivo do sindicato.

Artigo 29 - Ao Diretor de Formação compete:

I - elaborar e propor ao Plenário do Sistema Diretivo a programação de seminários, cursos e outros eventos que visem a formação dos diretores, da categoria e de seus empregados;

lI – assessorar a Diretoria Executiva e ao conjunto do Sistema Diretivo na discussão de linhas de trabalho a desenvolver nas áreas de atuação desta diretoria;

(20)

20

IlI – assessorar a Diretoria Executiva e ao conjunto do Sistema Diretivo, elaborando e apresentando sinopses diárias das notícias de interesse da categoria e análises de conjuntura;

IV - planejar, organizar e avaliar as atividades estruturadas de educação e formação sindical, tais como cursos, seminários e encontros;

V – organizar e manter cadastro atualizado dos participantes em encontros, enviando à estes, publicações e correspondências;

VI - coordenar a elaboração de cartilhas, documentos e outras publicações relacionadas às áreas de atuação da pasta.

Artigo 30 - Ao Diretor do Centro de Referência e Memória Sindical compete:

I - organizar e manter atualizado banco de dados, contendo informações e publicações sobre a conjuntura econômica e social, sobre a categoria bancária e sobre as instituições empregadoras;

lI - desenvolver pesquisas que visem o conhecimento da realidade econômica da categoria bancária e dos bancos;

IlI - assessorar a Diretoria Executiva durante as negociações coletivas e dissídios, fornecendo as informações e análises pertinentes.

Artigo 31º - Ao Diretor de Saúde compete:

I - promover pesquisas visando a identificação dos principais problemas de saúde dos bancários e dos riscos à saúde, decorrentes da atividade laboral;

(21)

21

lI - assessorar a Diretoria Executiva nas negociações coletivas e dissídios, objetivando a melhora das condições de trabalho nos aspectos prejudiciais à saúde do trabalhador;

IlI - acompanhar e orientar o processo de formação de CIPAS nas instituições financeiras lotadas na base territorial do Sindicato;

IV - organizar palestras, seminários e encontros sobre saúde do trabalhador;

V - participar de eventos sobre saúde do trabalhador promovidos por outras instituições sindicais e/ou políticas;

VI - atender individual e coletivamente os trabalhadores acometidos por doenças profissionais, acidentes de trabalho e outros tipos de patologias, quando for possível abordar o nexo causal entre doença e trabalho.

Artigo 32 - Ao Diretor de Cultura compete:

I - elaborar e propor ao Plenário do Sistema Diretivo a programação cultural do Sindicato e o calendário de eventos.

lI - programar, divulgar e promover cursos e seminários sobre assuntos culturais;

IlI - participar das campanhas e lutas, organizando e promovendo eventos culturais.

Artigo 33 - Ao Diretor de Assuntos dos Aposentados compete:

I - mobilizar e organizar os aposentados, tendo em vista a defesa de seus direitos;

lI - assessorar a Diretoria Executiva do Sindicato nas negociações coletivas e dissídios, com vistas à extensão e

(22)

22

melhorias nos programas de seguridade das instituições empregadoras;

IlI - promover ações visando à melhoria dos benefícios de aposentadoria da Previdência Social.

CONSELHO FISCAL.

Artigo 34 - O Conselho Fiscal é órgão de fiscalização do Sindicato e é constituído por 06 (seis) membros, podendo reunir-se e deliberar com a presença de pelo menos 03 (três) de seus membros.

Parágrafo primeiro: Os membros do Conselho Fiscal não podem ser membros de outros órgãos do Sistema Diretivo do Sindicato.

Parágrafo segundo – As deliberações do Conselho Fiscal serão tomadas pela maioria simples dos votos dos membros presentes.

Artigo 35 - Compete ao Conselho Fiscal a fiscalização da gestão financeira e patrimonial do Sindicato.

Artigo 36 - O parecer do Conselho Fiscal sobre o Plano Orçamentário Anual e sobre os balanços financeiros e patrimoniais, deverá ser submetido à aprovação da Assembleia Geral convocada para esse fim, nos termos da lei e deste Estatuto.

DIRETORIA DE REPRESENTANTES EM ENTIDADES DE GRAU SUPERIOR

Artigo 37 - O Conselho de Representantes será constituído de 4 (quatro) membros.

(23)

23

Artigo 38 - Compete ao Conselho de Representantes, representar o Sindicato, mantendo estreito e permanente contato com entidades sindicais de mesmo grau e de grau superior, pertencentes ou não à atual estrutura sindical, de âmbito nacional ou internacional, sempre no interesse da categoria, conforme a política definida pelo Plenário do Sistema Diretivo do Sindicato.

ENTIDADE DE GRAU SUPERIOR

Artigo 39 - Tendo em vista a comunhão de interesses de classe e o fortalecimento da organização da classe trabalhadora, o Sindicato buscará, necessariamente, a vinculação política e orgânica junto à entidades de grau superior.

Artigo 40 - Compete à categoria, através de deliberação tomada em Assembleia Geral Extraordinária, especificamente convocada para este fim, decidir sobre a filiação do Sindicato à entidade de grau superior.

Artigo 41- Uma vez decidida a filiação, competirá ao Sistema Diretivo do Sindicato encaminhar a política geral estabelecida pela entidade à qual o Sindicato se filiou.

Artigo 42 - O Sindicato dará todo apoio possível, no sentido de implementar a política e desenvolver campanhas estabelecidas pela entidade de grau superior.

Artigo 43 - O Sindicato promoverá conferências, convenções, congressos e assembleias para elaboração e discussão de teses, eleição de delegados representantes, no sentido de fortalecer e de ser fortalecido por esta.

Artigo 44 - O Sindicato participará juntamente com a entidade de grau superior nas campanhas salariais e negociações coletivas.

(24)

24 DIRETORIAS REGIONAIS

Artigo 45 – As Diretorias Regionais são constituídas por 27 (vinte e sete) Diretores Regionais

Artigo 46 - Aos Diretores Regionais compete

I - juntamente com a Diretoria Executiva, defender os interesses da entidade perante os poderes públicos e as empresas;

II - responsabilizar-se pela organização da categoria em suas respectivas bases territoriais;

III - responsabilizar-se pela execução da política sindical definida no Plenário do Sistema Diretivo, em seu âmbito de atuação;

IV - reunir-se com a Diretoria Executiva sempre que convocados;

V - participar das reuniões e deliberações do Plenário do Sistema Diretivo;

VI – lutar e defender a unidade da categoria e manutenção da base territorial do Sindicato;

VII - cumprir e fazer cumprir as disposições deste Estatuto.

Parágrafo Único - Os Diretores Regionais estão submetidos a todos os deveres e obrigações dos demais diretores da entidade, exceto aos deveres exclusivos de cargos específicos constantes neste Estatuto.

IMPEDIMENTO, ABANDONO E DA PERDA DE MANDATO DOS MEMBROS DO SISTEMA DIRETIVO.

(25)

25 IMPEDIMENTO

Artigo 47 - Ocorrerá impedimento quando verificar-se a perda de qualquer dos requisitos previstos neste Estatuto, para o exercício do cargo para o qual o associado foi eleito.

Parágrafo Único - Não acarreta impedimento: a dispensa, a dissolução da empresa ou a alteração contratual praticadas pelo empregador.

Artigo 48 - O impedimento será anunciado pelo próprio membro ou declarado pela Diretoria Executiva.

Parágrafo Único - A declaração de impedimento efetuada pela Diretoria Executiva terá que observar os seguintes procedimentos:

I - ser votada e constar na ata da reunião da Diretoria Executiva que deliberou pelo impedimento.

lI - ser comunicada ao eventual impedido, que terá prazo de 05 (cinco) dias úteis para apresentar sua defesa, que deverá ser protocolizada na Secretaria Geral do Sindicato;

III – Recebida a defesa, esta, em prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas será encaminhada ao órgão prolator do impedimento que tem prazo de 05 (cinco) dias úteis para apreciar a defesa e decidir se mantém ou não o impedimento.

IV - Da decisão da Diretoria Executiva caberá recurso para o Sistema Diretivo. O prazo para interposição deste recurso é de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da comunicação do impedido. O referido recurso será protocolizado na Secretaria Geral do Sindicato.

V - Recebido o recurso, este, em prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas será encaminhado para o Sistema Diretivo do

(26)

26

Sindicato, que, em um prazo máximo de 10 (dez) dias úteis decidirá se mantém ou não a declaração de impedimento.

Artigo 49 - até a decisão do Sistema Diretivo do Sindicato, a declaração de impedimento não suspende o exercício do mandato sindical. A partir de então, o mandato está suspenso.

Artigo 50- A decisão do Sistema Diretivo será publicada em até 08 (oito) dias úteis, em um dos meios de comunicação oficial do Sindicato ou em um jornal que circule na cidade onde se encontra a Sede administrativa do Sindicato.

Parágrafo Único - Da decisão proferida pelo Sistema Diretivo do Sindicato, no prazo de 05 (cinco) dias corridos, cabe recurso para a Assembleia Geral dos Associados. Interposto o recurso, cabe à Diretoria Executiva convocar a referida Assembleia Geral.

ABANDONO

Artigo 51 - Considera-se abandono de cargo quando o seu titular, desde que liberado para o exercício do mandado sindical, deixar de comparecer a 05 (cinco) reuniões anuais do Sistema Diretivo e/ou ausentar-se dos seus afazeres sindicais pelo período superior a 60 (sessenta) dias corridos, salvo por motivos de doença e mediando apresentação de atestado médico.

Parágrafo primeiro – A declaração de abandono será feita por deliberação da Diretoria Executiva, após notificação e abertura de prazo de 05 (cinco) dias úteis para apresentação de defesa. O referido recurso deverá ser protocolizado na Secretaria Geral do Sindicato.

Parágrafo segundo: da decisão declarando o abandono, proferida pela Diretoria Executiva, cabe recurso, em prazo de 05 (cinco) dias úteis, para o Sistema Diretivo do Sindicato, que

(27)

27

terá prazo de 10 (dez) dias úteis para deliberar sobre a procedência ou não da declaração.

Parágrafo terceiro - A decisão do Sistema Diretivo será publicada em até 08 (oito) dias úteis, em um dos meios de comunicação oficial do Sindicato ou em um jornal que circule na cidade onde se encontra a Sede administrativa do Sindicato

Parágrafo quarto - Da decisão proferida pelo Sistema Diretivo do Sindicato, no prazo de 05 (cinco) dias corridos, cabe recurso para a Assembleia Geral dos Associados. Interposto o recurso, cabe à Diretoria Executiva convocar a referida Assembleia Geral.

Parágrafo quinto – até a decisão do Sistema Diretivo do Sindicato, a declaração de abandono não suspende o exercício do mandato sindical, a partir de então o exercício do mandato está suspenso.

PERDA DO MANDATO

Artigo 52 - Os membros do Sistema Diretivo instituído nos termos do artigo 13 deste Estatuto perderão o mandato nos seguintes casos:

I - malversação ou dilapidação do patrimônio social;

lI - violação deste Estatuto;

IlI - provocar ou contribuir para que ocorra o desmembramento da base territorial do Sindicato, sem prévia autorização da Assembleia Geral;

IV - reincidir na ausência referida no artigo 51, sem motivo justo e grave.

(28)

28

Artigo 53 - A perda do mandato será declarada pela Diretoria Executiva e terá que observar os seguintes procedimentos:

I - ser discutida, votada e constar da ata da reunião da Diretoria Executiva;

lI - ser comunicada ao eventual diretor, que terá prazo de 05 (cinco) dias úteis para apresentar sua defesa, que deverá ser protocolizada na Secretaria Geral da entidade;

III – recebida a defesa, esta, em prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas será encaminhada à Diretoria Executiva que, por sua vez, tem prazo de 05 (cinco) dias úteis para apreciar a defesa e decidir se mantém ou não o impedimento.

IV - da decisão da Diretoria Executiva caberá recurso para o Sistema Diretivo. O prazo para interposição deste recurso é de 05 (cinco) dias úteis, contados da data da comunicação do diretor. O referido recurso será protocolizado na Secretaria Geral do Sindicato que, em prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas o encaminhará ao Sistema Diretivo,

V – O Sistema Diretivo do Sindicato tem prazo de 10 (dez) dias úteis para apreciar e julgar o referido recurso, decidindo se mantém ou não a perda do mandato.

Parágrafo único - Até a decisão final do Sistema Diretivo do Sindicato, a declaração de perda de mandato suspende o exercício da função deste. A partir de então, o exercício do mandato está suspenso.

Artigo 54 A decisão final do Sistema Diretivo será publicada em um dos meios de comunicação oficial do Sindicato ou em jornal que circule da cidade onde se localiza a sede administrativa do Sindicato, em prazo máximo de 08 (oito) dias úteis.

(29)

29

Artigo 55 - Da decisão proferida pelo Sistema Diretivo do Sindicato, no prazo de 05 (cinco) dias corridos, cabe recurso para a Assembleia Geral dos Associados. Interposto o recurso, cabe à Diretoria Executiva convocar a referida Assembleia Geral.

VACÂNCIA

Artigo 56 - A vacância do cargo será declarada pela Diretoria Executiva, nas seguintes hipóteses:

I - impedimento do exercente;

lI - abandono da função;

IlI - renúncia do exercente;

IV - perda do mandato;

V - falecimento;

VI - afastamento temporário.

Artigo 57 - A vacância do cargo por perda do mandato ou impedimento do exercente será declarada pela Diretoria Executiva em até 72 (setenta e duas) horas após a decisão.

Artigo 58 - A vacância do cargo por abandono da função será declarada pela Diretoria Executiva em 05 (cinco) dias úteis após decisão proferida nos termos do art. 51 e parágrafos, deste Estatuto.

Artigo 59 - A vacância do cargo por renúncia do ocupante será declarada pela Diretoria Executiva no prazo de 5 (cinco) dias úteis após ser apresentada formalmente pelo renunciante.

(30)

30

Artigo 60 - A vacância do cargo em razão de falecimento do ocupante será declarada pela Diretoria Executiva em até 05 (cinco) dias úteis após a ciência do fato.

Artigo 61 - Declarada a vacância, a Diretoria Executiva procederá a nomeação do substituto no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, seguindo os critérios estabelecidos no parágrafo 4° do art. 20 deste Estatuto.

Artigo 62 - Na ocorrência de afastamento temporário do Diretor por período superior a 150 (cento e cinquenta) dias, sua substituição será deliberada e processada pelo Sistema Diretivo, podendo haver remanejamento dos membros, conforme os critérios do parágrafo 4° do artigo 20.

Artigo 63 - Em caso de afastamento por período superior a 30 (trinta) dias e inferior a 150 (cento e cinquenta) dias, o Sistema Diretivo do Sindicato designará substituto provisório, sem prejuízo do exercício do cargo do substituto, assegurando-se, incondicionalmente, o retorno do substituído ao seu cargo, a qualquer tempo.

Artigo 64 - Todos os procedimentos que impliquem em alteração na composição do Órgão Diretivo do Sindicato deverão ser registrados, anexados em pasta única e arquivados juntamente com a ata de posse.

ÓRGÃOS DE DELIBERAÇÃO DO SINDICATO/CATEGORIA ASSEMBLEIAS GERAIS

Artigo 65 - As Assembleias Gerais que podem ser presenciais ou eletrônica/digital, são instâncias máximas de deliberação do Sindicato e são soberanas em suas resoluções/decisões, desde que não contrárias ao Estatuto vigente.

(31)

31

Artigo 66 - Na ausência de regulação diversa e específica, o quorum para deliberação das Assembleias Gerais será sempre o da maioria simples - metade mais um - dos presentes.

Parágrafo Único - Este quorum vale também para decisões sobre relações em dissídios de trabalho, inclusive para deliberação de greve.

Artigo 67 - A Assembleia Geral que implique em alienação de bem imóvel do Sindicato será processada em conformidade e regulação própria deste Estatuto.

Artigo 68 - São consideradas Ordinárias as Assembleias Gerais de apreciação do Balanço Financeiro e do Balanço Patrimonial. As demais serão consideradas Assembleias Gerais Extraordinárias.

Parágrafo Único - As Assembleias Gerais de apreciação do Balanço Financeiro e do Balanço Patrimonial anual serão realizadas anualmente no primeiro trimestre do ano civil.

Artigo 69 - Na ausência de regulação diversa e específica, as Assembleias Gerais serão sempre convocadas:

I - Pelo Presidente do Sindicato;

lI - pela maioria da Diretoria Executiva;

III - pelo Conselho Fiscal;

IV - pela maioria dos membros que compõem o Sistema Diretivo do Sindicato.

Artigo 70 - Esgotado o prazo legal sem que haja a convocação das Assembleias Ordinárias, estas poderão ser convocadas pelos associados, em número mínimo de 40 (quarenta), os quais especificarão os motivos da convocação e assinarão o respectivo Edital, podendo, a critério, enviá-lo para publicação

(32)

32

ou protocolizá-lo na Secretaria do Sindicato, que terá um prazo de 05 (cinto) dias úteis para publicá-lo. Em qualquer das situações, o Sindicato responderá pelo custo da publicação.

Parágrafo único – As assembleias gerais, tanto as ordinárias quanto as extraordinárias serão convocadas com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

Artigo 71 - As Assembleias Gerais Extraordinárias poderão ser convocadas pelos associados, mediante a assinatura de pelo menos 10% (dez por cento) dos associados, os quais especificarão os motivos da convocação e assinarão o requerimento que será protocolizado na Secretaria Geral do Sindicato, que, por sua vez, terá um prazo de 05 (cinco) dias úteis para publicar o respectivo edital, sob pena de ser responsabilizada por omissão.

Parágrafo Único - A Assembleia convocada nesta forma só poderá instalar-se com a presença mínima de pelo menos 2/3 (dois terços) dos associados que a convocaram.

Artigo 72 - Nenhum motivo poderá ser alegado pelos administradores da Entidade para frustrar a realização da Assembleia convocada nos termos deste Estatuto.

Artigo 73 - Salvo regulação diversa e específica a convocação das Assembleias Gerais se dará da seguinte forma:

I - O edital de convocação das assembleias será, obrigatoriamente, publicado em um veículo de comunicação do sindicato, digital, eletrônico ou físico e/ou em jornal de grande circulação, que circule na cidade onde se localiza a sede administrativa do Sindicato.

Parágrafo Único - No caso da convocação ser feita por associados, o Edital poderá ser assinado por apenas um associado. No entanto, deverá constar no edital, de forma

(33)

33

fidedigna, o número de assinaturas de associados apostas no requerimento.

ASSEMBLEIA ELETRÔNICA/DIGITAL

Artigo 74 - Aplicar-se-á às Assembleias Gerais Eletrônicas, quer sejam Ordinárias ou Extraordinárias, no que couber, as disposições estatutárias que disciplinam as assembleias presenciais.

Parágrafo primeiro – Os casos omissos ou especificidades do procedimento, serão resolvidos pela Diretoria Executiva.

Parágrafo segundo – A deliberação sobre a forma de realização das assembleias gerais, se eletrônica/digital ou presencial, é de competência do presidente do sindicato, da Diretoria Executiva e/ou do Sistema Diretivo, no caso dos dois últimos, necessário que a deliberação seja aprovada pelo voto da maioria simples dos membros presentes na reunião.

CONGRESSO DA CATEGORIA

Artigo 75 - O Congresso da categoria será realizado a qualquer tempo, quando convocado pela Diretoria Executiva e/ou pelo Sistema Diretivo.

Parágrafo Único - O Congresso terá como finalidade analisar a situação real da categoria, as condições de funcionamento e desenvolvimento da sociedade brasileira, bem como definir as prioridades para a ação do Sindicato.

Artigo 76 - A data do congresso será definida pelo Sistema Diretivo do Sindicato, pela Confederação ou pela Federação Estadual, assim como o regimento deste.

(34)

34

Parágrafo único – Decidido a data e apresentado o Regimento interno, o Sistema diretivo designará uma Comissão Organizativa para auxiliar a Diretoria Executiva nos encaminhamentos necessários para realização do congresso.

Artigo 77 - O Regimento Interno do Congresso não poderá se contrapor ao Estatuto da Entidade.

Artigo 78 - Qualquer delegado inscrito no Congresso terá direito de apresentar textos e moções sobre o temário aprovado no Regimento Interno.

Artigo 79 - A convocação do Congresso incumbe à Diretoria Executiva ou à maioria do Sistema Diretivo do Sindicato e poderá ser feita através de edital a ser publicado em um dos meios de comunicação do Sindicato, físico ou eletrônico ou em Jornal que circule na cidade onde se localiza a sede administrativa do Sindicato.

Parágrafo único – Havendo necessidade de convocação de assembleia(s), esta(s) será(ão) convocada(s) nos termos dos artigos 65 a 74 deste estatuto.

Artigo 80 - O Congresso poderá ser encerrado em caráter de Assembleia Geral devendo, para tanto, a última fase, ser aberta a todos os associados e ser convocada nos termos dos artigos 65 a 74 deste Estatuto, caso em que suas resoluções serão soberanas.

CONFERÊNCIA ANUAL DA CATEGORIA

Artigo 81 - A Conferência da categoria poderá ser realizada anualmente e terá por objetivo, dentre outros, cuidar da programação das campanhas a serem desenvolvidas no ano em curso.

(35)

35

Parágrafo único – aplicam-se aqui, no que couber, as disposições dos artigos 75ª 80 deste Estatuto.

PROCESSO ELEITORAL

ELEIÇÃO PARA A ESCOLHA DOS MEMBROS DOS ÓRGÁOS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIRETIVO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO

NORMAS GERAIS

Artigo 82 - As eleições para a escolha dos membros dos órgãos que compõem o Sistema Diretivo do Sindicato, se darão de forma presencial ou de forma eletrônica/digital e serão realizadas no prazo máximo de 90 (noventa) dias e mínimo de 30 (trinta) dias que antecedem o término dos mandatos vigentes.

Parágrafo único – Fica a cargo da Comissão Eleitoral deliberar sobre a forma da eleição se presencial ou digital/eletrônica.

Artigo 83 - Será garantida por todos os meios democráticos, a lisura dos pleitos eleitorais, assegurando-se condições, de igualdade às chapas concorrentes no que se refere a mesários e fiscais, tanto na coleta quanto na apuração de votos.

ELEITOR

Artigo 84 - Terá direito a voto o associado que na data da eleição preencher os seguintes requisitos:

(36)

36

I - for filiado ao SEEB-BH e Região, de forma contínua, nos 06 (seis) meses que antecederem a data do primeiro dia da eleição/coleta de votos;

lI - estiver em dia com as obrigações sociais e estatutárias, em especial, com o pagamento de pelo menos 03 (três) das 06 (seis) últimas contribuições mensais;

III - não estiver em gozo de licença para tratamento de interesses particulares.

Parágrafo único - É assegurado o direito de votar e ser votado ao associado aposentado e ao associado afastado do trabalho por razão de doença ou acidente de trabalho, desde que encontrem-se em dia com as obrigações sociais e estatutárias.

CANDIDATURAS, INELEGIBILIDADES E INVESTIDURAS EM CARGOS DO SISTEMA DIRETIVO DO SINDICATO.

Artigo 85 - Poderá ser candidato e concorrer aos cargos de direção do sistema diretivo do SEEB-BH e Região o associado em atividade, o associado licenciado por motivo de doença e o associado aposentado que satisfizer os requisitos previstos nos incisos do artigo anterior.

Artigo 86 - Será inelegível, bem como fica vedado de permanecer no exercício de cargos eletivos, o associado que:

I - não tiver, de forma definitiva, aprovadas as suas contas em função de exercício em cargo de administração sindical;

lI - houver lesado o patrimônio do sindicato ou de qualquer outra entidade sindical.

(37)

37

Artigo 87 - As eleições serão convocadas, por edital, que deverá ser publicado com antecedência máxima de 60 (sessenta) dias e mínima de 30 (trinta) dias contados retroativamente da data do primeiro dia da eleição, excluído este.

Parágrafo primeiro - Cópia do Edital a que se refere este artigo deverá ser afixada na sede do Sindicato.

Parágrafo segundo - O edital de convocação das eleições deverá conter, obrigatoriamente:

I - data da eleição e horários de votação;

II - prazo para registro de chapas e horário de funcionamento da Secretaria Geral, onde será entregue os documentos e o requerimento de inscrição de chapa.

IIl - datas e horários da votação em segundo escrutínio.

Artigo 88 - O edital de convocação das eleições será, obrigatoriamente, publicado em um veículo de comunicação do sindicato, digital/eletrônico ou físico e em jornal que circule na cidade onde se situa a sede administrativa do Sindicato.

COORDENAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL

COMPOSIÇÃO E FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL Artigo 89 - O processo eleitoral será coordenado e conduzido por uma Comissão Eleitoral composta de cinco associados, sendo 2 (dois) indicados pela Diretoria do Sindicato e 3 (três) eleitos em Assembleia Geral dos Associados.

Parágrafo primeiro - Os três membros escolhidos em Assembleia Geral serão eleitos proporcionalmente aos votos recebidos por cada chapa apresentada nesta Assembleia.

(38)

38

Parágrafo segundo - A Assembleia Geral de que trata este artigo será realizada no prazo máximo de 15 (quinze) dias e mínimo de 05 (cinco) dias que anteceder a data da publicação do Edital de convocação das eleições.

Parágrafo terceiro - As decisões da Comissão Eleitoral serão tomadas, por maioria simples de votos dos membros presentes.

Parágrafo quarto - Ocorrendo empate na votação e na ausência de outra forma de solução, a Comissão Eleitoral, a seu critério, poderá submeter a questão à apreciação de um Juízo Arbitral ou, em última hipótese, da Assembleia Geral dos Associados.

Parágrafo quinto - É de competência da Comissão Eleitoral: I - deliberar se o processo eleitoral acontecerá de forma presencial ou se será de forma eletrônica/virtual;

II - designar o número de mesas coletoras de voto fixas e seus locais de funcionamento;

III – designar número de mesas coletoras de voto, itinerantes e seus roteiros;

IV – definir, juntamente com a empresa contratada para fazer as eleições, o tipo e a quantidade de equipamentos eletrônicos a serem utilizados, caso a eleição se dê de forma eletrônica/digital;

V – escolher a empresa que prestará o serviço.

Parágrafo sexto - o mandato da Comissão Eleitoral extinguir-se-á com a posse da nova diretoria eleita.

(39)

39 REGISTRO DAS CHAPAS

PROCEDIMENTOS

Artigo 90 - O prazo para registro de chapa(s) será de 05 (cinco) dias úteis, contados da data de publicação do Edital de Convocação.

Parágrafo primeiro - O registro de chapa(s) será feito junto à Comissão Eleitoral ou à pessoa por ela designada.

Parágrafo segundo - Para efeito do disposto no parágrafo primeiro deste artigo, o(a) presidente(a) da Comissão Eleitoral por si ou por quem por ela for designado, manterá plantão na sede do Sindicato, durante o horário compreendido entre 10h00 e 17h00.

Parágrafo terceiro – Passado o dia da inscrição de chapas, o plantão de uma pessoa habilitada para atender aos interessados, prestar informações concernentes ao processo eleitoral, receber documentos e fornecer recibos, será de 10h00 as 13h30 e de 15h00 as 18h00.

Parágrafo quarto - o requerimento de registro de chapa, assinado pelo candidato a presidente ou por qualquer outro dos candidatos que concorrem a um cargo na Diretoria Executiva, será endereçado à Comissão Eleitoral, em duas vias e instruído com os seguintes documentos:

I - ficha de qualificação do candidato em 02 (duas) vias assinadas pelo próprio candidato;

lI - cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social, onde conste a qualificação civil, verso e anverso, bem como a página que conste o contrato de trabalho.

Artigo 91 - Será recusado o registro da chapa que não apresentar no mínimo 13 (treze) candidatos para a Diretoria

(40)

40

Executiva, 05 (cinco) candidatos para o Conselho Fiscal, 02 (dois) candidatos para o Conselho de Representantes em Entidades de Grau Superior e 20 (vinte) candidatos a Diretores Regionais.

Parágrafo primeiro – Recebido o pedido de inscrição de chapa, a Comissão Eleitoral tem um prazo de 02 (dois) dias úteis para conferir a documentação apresentada, bem como averiguar se os candidatos inscritos apresentam os requisitos exigidos pelo estatuto.

Parágrafo segundo - Verificando-se irregularidades na documentação apresentada ou o não atendimento a quaisquer dos requisitos estatutários exigidos, a Comissão Eleitoral notificará o interessado para que este, no prazo de 03 (três) dias úteis proceda a correção sob pena de recusa de seu registro e/ou, se for o caso, recusa do registro da chapa.

Artigo 92 - No prazo de 24 (vinte e quatro) horas a contar da hora do registro, mediante solicitação, a comissão eleitoral fornecerá aos candidatos, individualmente, comprovante de candidatura.

Parágrafo único - no mesmo prazo de 24h00, o Sindicato comunicará, por escrito, ao empregador do candidato, o pedido de registro da candidatura do seu empregado.

Artigo 93 - No encerramento do prazo para registro de chapa, a Comissão Eleitoral providenciará a lavratura da Ata correspondente, consignando em ordem numérica de inscrição, todas as chapas inscritas e os nomes dos candidatos que as compõe, entregando cópia aos representantes destas.

Artigo 94 - No prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar do encerramento do prazo para o registro de chapas, a Comissão Eleitoral fará publicar a relação nominal das chapas registradas, em pelo menos um dos meios de comunicação do Sindicato, que seja eletrônico/digital ou físico.

(41)

41

Artigo 95 - Ocorrendo renúncia formal de candidato(s) após o registro da chapa, a Comissão Eleitoral noticiará o pedido de renúncia em pelo menos um dos meios de comunicação do sindicato e afixará cópia desse pedido em quadro de aviso na sede do Sindicato.

Parágrafo Único - A chapa da qual fizer(em) parte o(s) candidato(s) renunciante(s) poderá concorrer às eleições, desde que mantenha o número mínimo de candidatos na forma descrita no caput do artigo 91.

Artigo 96 - Encerrado o prazo sem que tenha havido registro de chapa, a Comissão Eleitoral, dentro de 03 (três) dias úteis providenciará a convocação de novas eleições.

Artigo 97 - Após o término do prazo para registro de chapa, mediante requerimento por escrito, a Comissão Eleitoral, no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data do requerimento, fornecerá à chapa requerente, em ordem alfabética, relação nominal dos associados.

Artigo 98 - A relação nominal dos associados em ordem alfabética, em condições de votar, será elaborada até 02 (dois) dias úteis antes da data da eleição, quando será colocada à disposição dos interessados para consulta na sede do sindicato e, mediante requerimento por escrito feito à Comissão Eleitoral, uma via será entregue ao representante da chapa requerente.

Artigo 99 - No caso de apenas 01 (uma) chapa se inscrever para concorrer nas eleições, sua eleição poderá ser feita por aclamação em Assembleia Geral Extraordinária presencial ou eletrônica/digital, ficando a cargo da Comissão Eleitoral deliberar sobre o tipo de assembleia.

(42)

42

Artigo 100 - O prazo para impugnação de candidaturas é de 02 (dois) dias úteis contados da data da publicação da relação nominal das chapas registradas em um dos meios de comunicação do sindicato.

Parágrafo primeiro - A impugnação que somente poderá versar sobre causas de inelegibilidade previstas neste Estatuto será proposta através de requerimento fundamentado, dirigido à Comissão Eleitoral e entregue, contra recibo, na Secretaria, assinada por associado(s) em pleno gozo de seu(s) direitos sociais e estatutários.

Parágrafo segundo - No encerramento do prazo para impugnação de candidaturas, caso ocorra, será lavrado termo de encerramento de prazo, no qual será consignado as impugnações propostas, destacando-se nominalmente o(s) impugnante(s) e o(s) candidato(s) impugnado(s);

Parágrafo terceiro – Após ser comunicado da impugnação, o candidato impugnado terá prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentar sua defesa e as provas que tiver. Transcorrido este prazo, a Comissão Eleitoral, no prazo de 03 (três) dias úteis decidirá sobre a procedência ou não da impugnação.

Parágrafo quarto – Sendo procedente a impugnação, a Comissão Eleitoral comunicará sua decisão ao candidato impugnado, ao representante da chapa ou ao candidato a presidente da chapa à qual integra o impugnado, providenciará para que a decisão seja publicada em um dos meios de comunicação do sindicato e, por fim, afixará a decisão no quadro de aviso do Sindicato.

Parágrafo quinto – Sendo improcedente a impugnação, o candidato impugnado concorrerá às eleições, se a decisão for pela procedência, o candidato não concorrerá.

Parágrafo sexto - A chapa da qual fizer(em) parte o(s) candidato(s) impugnado(s) pela comissão eleitoral poderá

(43)

43

concorrer às eleições, desde que mantenha o número mínimo de candidatos previsto no caput do artigo 91 deste Estatuto.

Artigo 101 - Até 05 (cinco) dias úteis após o término do prazo para inscrição de chapas é permitido às chapas substituírem candidatos.

SIGILO DO VOTO

Artigo 102 - O sigilo do voto, dentre outras medidas de segurança, será assegurado mediante as seguintes providências:

I - uso de cédula única contendo todas as chapas registradas;

lI - isolamento do eleitor em cabine indevassável para o ato de votar;

IlI - verificação da autenticidade da cédula única à vista das rubricas dos membros da mesa coletora;

IV - emprego de urna que assegure a inviolabilidade do voto.

Artigo 103 - A cédula única, contendo todas as chapas registradas, será confeccionada em papel branco, opaco e pouco absorvente com tinta preta e tipos uniformes.

Parágrafo primeiro - A cédula única deverá ser confeccionada de maneira tal que, dobrada, resguarde o sigilo do voto sem que seja necessário o emprego de cola para fechá-la.

Parágrafo segundo - As chapas registradas deverão ser numeradas seguidamente, a partir do número 1 (um), obedecendo a ordem de registro/inscrição.

(44)

44

Parágrafo terceiro - As cédulas conterão os nomes e os cargos de todos os candidatos e, se requerido, seu(s) respectivo(s) apelido(s).

SESSÃO ELEITORAL DE VOTACÃO

COMPOSICÃO DAS MESAS COLETORAS DE VOTOS

Artigo 104 - As mesas coletoras de votos funcionarão sob a exclusiva responsabilidade de um coordenador indicado pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo primeiro - É assegurado a cada uma das chapas concorrentes o direito de indicar um mesário e um fiscal para cada mesa coletora de votos.

Parágrafo segundo – A(s) chapa(s) concorrente(s) deverá(ão) apresentar à Comissão Eleitoral, por escrito, relação contendo o nome completo, a profissão, o CPF e o endereço residencial dos mesários, até 20 (vinte) horas antes do horário previsto para o início da votação no primeiro dia da eleição, sob pena de ser considerada desistente da indicação.

Parágrafo terceiro - Não havendo indicação tempestiva dos mesários pela(s) chapa(s) concorrente(s), a Comissão Eleitoral, caso entenda necessário, poderá nomear mesários para composição da mesa coletora de votos.

Parágrafo quarto - Os mesários portarão crachá de identificação emitido pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo quinto - Para que as mesas coletoras de votos possam iniciar suas atividades é necessário que sua composição esteja com, pelo menos, dois membros: o coordenador e um mesário.

(45)

45

Parágrafo sexto - Os fiscais, necessariamente, terão que ser filiados ao sindicato e serão previamente credenciados junto à Comissão Eleitoral, que lhes fornecerá crachá de identificação de uso obrigatório.

Parágrafo sétimo - Os membros das chapas serão fiscais natos, podendo atuar perante a qualquer mesa coletora de votos, desde que estejam portando crachá fornecido pela comissão eleitoral.

Parágrafo oitavo - Todas e quaisquer despesas com os mesários e fiscais, tais como transporte, estadia e alimentação, dentre outras, será de única e exclusiva responsabilidade da chapa que os indicar.

Artigo 105 - Não poderão ser nomeados membros das mesas coletoras de votos:

I - Os candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até segundo grau, inclusive;

lI – membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do sindicato. IlI - os empregados do Sindicato.

Artigo 106 - O não comparecimento do coordenador da mesa coletora de votos, até 02h00 (duas horas) antes do horário previsto para o início da votação, autoriza a Comissão Eleitoral a indicar outro coordenador, de modo que haja sempre quem responda junto à Comissão Eleitoral pela ordem e regularidade da mesa coletora.

COLETA DE VOTOS

Artigo 107 - Somente poderão permanecer junto à mesa coletora de votos o coordenador, o(s) mesário(s), os membros da Comissão Eleitoral, o(s) assessor(es) jurídico da comissão,

Referências

Documentos relacionados

pelo economista Elton Eustáquio Casagrande, docente do Departamento de Economia da FCL, e os auxiliares de pesquisa Ernani Mandarino e Diana Luzia da Silva, bacharéis em

Trabalhar para ACO foi uma experiência gratificante para mim, e espero que outros jovens com a mesma visão e dinamismo possam futuramente aderir com mais frequência e engajamento ao

(Fonte: Cabi, Plantwise knowledge bank Conotrachelus nenuphar (plum curculio),..

A Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher em situação de Violência de Gênero será constituída quando houver a reunião

Interessante, também, foi à alteração introduzida no artigo 62, que trata da ação de despejo por falta de pagamento que estabeleceu claramente a justificativa

Concebemos a tecelagem como uma atividade feminina, porém não restrita somente à esfera das esposas bem-nascidas. Para nós, a procriação e, principalmente, a criação e educação

Tendo como base o tráfego e suas características identificados na situação actual, desenvolveu-se um cenário que retrata a redução de tráfego prevista nas vias que se desenvolvem

hombres/caballeros mujeres/damas mulheres ocupado. lleno/ocupado