• Nenhum resultado encontrado

Alteração em decreto beneficia setor atacadista de medicamentos em AL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alteração em decreto beneficia setor atacadista de medicamentos em AL"

Copied!
63
0
0

Texto

(1)

Alteração em decreto beneficia setor

atacadista de medicamentos em AL

PLEITO ANTIGO

Governo do Estado assina documento que garante maior competitividade ao setor e reduz preço ao consumidor final

Texto d Andressa Alves e Severino Carvalho

O Governo do Estado assi-nou, ontem (27), o decreto que concede tratamento tributário diferenciado aos contribuintes atacadistas de medicamentos e de material médico-hospita-lar em Alagoas. O documento faz adequações ao decreto 3.005, de 14 de dezembro de 2005, tornando-o mais objetivo e prático. A medida proporcio-na, ainda, maior competitivi-dade ao setor e reduz o preço dos produtos ao consumidor final.

Na prática, o Governo do Estado cria condições tribu-tárias especiais para os dis-tribuidores de medicamentos na saída de produtos tradi-cionalmente comercializados pelo comércio farmacêutico e de higiene pessoal. Por outro lado, aumenta a arrecadação do ICMS em 33%, quanto à par-cela da tributação aplicada à cadeia. A redução da carga tributária será de até 20%.

O Governo do Estado lem-brou que a alteração do de-creto é um pleito antigo do segmento. Ele observa que a medida garante aumento de competitividade, preserva os empregos gerados pelo setor e abre espaço para a geração de novos postos de trabalho.

“Esse ato é uma demons-tração de que o Governo do Estado está conectado com as necessidades da iniciativa privada e toma as medidas ne-cessárias para manter Alagoas competitivo com relação aos demais Estados do Nordeste”,

Dárcio Monteiro Decreto concede tratamento tributário diferenciado aos contribuintes atacadistas de medicamentos e de material médico-hospitalar

declarou Renan Filho. Ele acrescenta que a alte-ração também gera benefícios ao consumidor final por meio da redução do preço dos me-dicamentos. O vice-presidente administrativo do Sindicato do Comércio Atacadista e Distri-buidor do Estado de Alagoas (Sincadeal), Elísio de Andrade, disse que o setor enxerga as mudanças feitas no decreto com muito bons olhos.

“Esse ato vai criar mais pujança e mais competitivi-dade para o setor. São mais de 1.200 farmácias aqui em Alagoas, que serão beneficia-das e que devem gerar algo em torno de 12 mil empregos, também preservados”, obser-vou Andrade.

“O governador, com esse ato, está simplesmente garan-tido a sobrevivência de 1.200 comércios farmacêuticos e de

30 atacados e distribuidores, que agora podem competir com outros Estados”, acres-centou o presidente do Sinca-deal, Valdomiro Feitosa.

A solenidade de assinatu-ra do decreto foi realizada no Salão de Despachos do Palá-cio República dos Palmares. Compareceram os secretários de Estado da Fazenda, George Santoro, e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito; o presidente da Fecomér-cio, Wilton Malta, dentre outros representantes do setor.

Rafael Brito citou que o segmento de empresas de medicamentos apresenta nú-meros significativos para o desenvolvimento econômico de Alagoas, beneficiado di-retamente pelas adequações feitas pelo Governo do Estado.

“A cadeia do varejo é for-mada pela aquela pequena

farmácia de bairro, que ain-da existe muito em toain-das as nossas cidades e que sofrem uma dificuldade muito grande porque não conseguem com-prar medicamentos a ponto de competir com as grandes redes”, ponderou Brito.

Faturamento

Em recente pesquisa rea-lizada pela Associação Brasi-leira dos Distribuidores (Abad), o segmento atacadista de Ala-goas faturou R$ 2,3 bilhões em 2016, o que representa um au-mento de 25,3%, o maior cres-cimento da região Nordeste e o segundo maior do País.

Para Rafael Brito, os nú-meros positivos no setor ata-cadista alagoano são reflexos, também, da criação desses re-gimes especiais e iniciativas pautadas na desoneração do ICMS.

(2)

Atendimento ágil da equipe de

Motolância do Samu salva vidas

RAPIDEZ E EFICIÊNCIA

Uso das motocicletas permite aos socorristas chegarem em tempo hábil para dar assistência aos pacientes

Texto de João Victor Barroso

Para evitar sequelas, dimi-nuir complicações e melhorar a recuperação de pessoas que sofreram algum tipo de intercor-rência e necessitam de socorro imediato, o tempo é o principal aliado. Foi para garantir um me-lhor tempo-resposta às ocorrên-cias de urgência e emergência que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas implantou, em dezem-bro de 2012, a equipe de Mo-tolância.

“O serviço de Motolância é indispensável para o atendi-mento pré-hospitalar. O tempo entre a solicitação, pelo 192, até o momento da assistência à ví-tima tem que ser ágil. Com as motos, os nossos socorristas, todos técnicos de enfermagem, têm a possibilidade de se des-locar rapidamente pelo trânsito,

cada vez mais congestionado em nossa cidade, o que acaba, em algumas situações, atrasando a chegada das ambulâncias. Além de os veículos sobre duas rodas terem a capacidade de chegar em locais de difícil acesso”, des-tacou o supervisor do Samu em Alagoas, major Dárbio Alvim.

De acordo com Maxwell Padilha, coordenador médico do Samu Maceió, os principais casos onde a Motolância é acio-nada acontece quando existe a redução no nível de consciência do paciente. “Quando aconte-cem acidentes vasculares en-cefálicos (AVE), paradas car-diorrespiratórias, afogamentos ou engasgos, o tempo-resposta precisa ser rápido, para reduzir, ao máximo, as lesões cerebrais nos pacientes”, afirmou o coor-denador.

Foi pela agilidade da equi-pe da Motolância do Samu que

a senhora Ramira Maria dos Santos, 57, não teve seu deli-cado quadro de saúde ainda mais agravado. A aposentada é diabética, hipertensa e um dos rins trabalha com apenas 20% da capacidade total.

Eu tinha ido até o bairro do Farol para uma consulta de roti-na, por causa dos meus proble-mas de saúde. Quando fui ser atendida, não estava sentindo nada, mas, de repente, comecei a sentir um cansaço e falta de ar. A médica perguntou se eu estava me sentindo bem, viu a minha situação e já foi ligando para o Samu”, contou.

Ramira dos Santos disse que não sabe como conseguiu sair da clínica e ligar para o filho. “De-pois da ligação, em questão de minutos a equipe da Motolância chegou, medindo minha pres-são, que estava alta - 23/13-, normalizando a taxa de

glico-se, que tinha baixado, e o mais importante de tudo, colocaram uma máscara de oxigênio para que eu voltasse a respirar”, lem-brou dona Ramira, que depois desse episódio ficou seis dias internada na UTI.

Atendimentos como o que foi feito prestado à dona Ramira são constantes para a equipe de Motolância do Samu. Desde o início do serviço, em 2012, já foram feitos 7.851, sendo 4.888 na Central Maceió e 2.963 em Arapiraca. Somente em 2017, os motossocorristas de Maceió atenderam 772 pessoas e os socorristas do Samu Arapiraca outros 622 pacientes.Quando acionados, os motossocorris-tas sempre saem em dupla, em motolâncias distintas. Cada pro-fissional carrega dentro do baú um tipo de material específico, para as ocorrências de casos clínicos ou com traumas.

Carla Cleto

(3)

Atendimentos a moradores do Alto

Sertão batem recorde na 8ª edição

GOVERNO PRESENTE

Ao todo foram emitidos 2.562 CPFs, de forma gratuita, e também registradas mais de 4 mil solicitações de Carteiras de Identidade

Texto de Aarão José e Renata Bello

Considerado o documento mais importante por armazenar informações fornecidas pelo ci-dadão e, portanto, fundamental que todos os brasileiros pos-suam seu número de inscrição, o documento de Cadastrado de Pessoa Física (CPF) fez jus a sua importância e bateu recorde de emissão durante a 8ª edição do Governo Presente.

Ao longo de três dias e de forma gratuita, foram emitidos aos cidadãos do Alto Sertão, 2.562 documentos nas Arenas de Cidadania, localizadas nos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas e Mata Grande. Em Pi-ranhas foram 841 atendimentos e, em Delmiro Gouveia, foram 699 CPFs emitidos.

Segundo o levantamento fei-to pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o público-alvo, em sua maioria, foi de crianças e adolescentes da rede pública de educação, que necessitarão do do-cumento para realizar a matrícula escolar no próximo ano. Esse foi o caso de Aline Alves, aluna do 2º ano da Escola Estadual Delmiro Gouveia, que compareceu à Are-na da Cidadania de Mata Grande acompanhada da mãe, Marileide Alves.

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, explica que para dar conta da demanda foi necessário distribuir fichas extras e estender o horário de atendimento.

“Sabíamos que a demanda seria grande, mas superou as nos-sas expectativas. Nosso objetivo era emitir mil documentos e esse número mais que dobrou nesses três dias de trabalho no Alto Ser-tão. Nossa equipe, em parceira com os Correios, estendeu em

Mais de 4 mil documentos

O Núcleo de Estatística da Perícia Oficial do Estado de Alagoas divulgou que somando os três dias do evento foram registradas 4.265 solicitações de Carteiras de Identidade (RG). Com três postos itine-rantes instalados nas Arenas da Cidadania nas cidades de Delmiro Gouveia, Mata Gran-de e Piranhas, as equipes con-tabilizaram a solicitação de 2.327 primeiras vias e 1.947 segundas vias.

Um recorde absoluto de

atendimento em ações itine-rantes realizados pelo Gover-no do Estado, 54% a mais do que a soma de todas as outras edições do evento, quando fo-ram registradas 7.830 solici-tações.

Manoel Melo, perito geral da Perícia Oficial de Alagoas, disse que a consolidação des-ses números é a comprovação da importância da participa-ção do Instituto de Identifica-ção em ações dessa natureza, que levam cidadania para o

povo alagoano. “Durante os dias que acontecem o Governo Presente, nossas equipes se envolvem com a comunidade, escutam as histórias dos usuá-rios e percebem a felicidade das pessoas em serem aten-didas pela ação. Muitos desta-cam a facilidade e comodidade proporcionadas pelo Governo Presente, que leva à população alguns serviços primordiais, como a emissão da Carteira de Identidade por exemplo”, destacou o perito.

Aarão José

Nas Arenas da Cidadania, procura pelo serviço de emissão do CPF e RG superou expectativas mais de uma hora o

atendimen-to, para que todos que compare-ceram às Arenas da Cidadania pudessem ser atendidos”, disse.

O Núcleo de Estatística da Perícia Oficial do Estado de Ala-goas divulgou que somando os três dias do evento foram regis-tradas 4.265 solicitações de Car-teiras de Identidade (RG). Com três postos itinerantes instalados nas Arenas da Cidadania nas ci-dades de Delmiro Gouveia, Mata Grande e Piranhas, as equipes contabilizaram a solicitação de

2.327 primeiras vias e 1.947 se-gundas vias.

Um recorde absoluto de atendimento em ações itine-rantes realizados pelo Governo do Estado, 54% a mais do que a soma de todas as outras edições do evento, quando foram regis-tradas 7.830 solicitações.

Manoel Melo, perito geral da Perícia Oficial de Alagoas, disse que a consolidação des-ses números é a comprovação da importância da participação do Instituto de Identificação em

ações dessa natureza, que levam cidadania para o povo alagoano. “Durante os dias que acontecem o Governo Presente, nossas equi-pes se envolvem com a comuni-dade, escutam as histórias dos usuários e percebem a felicidade das pessoas em serem atendidas pela ação. Muitos destacam a fa-cilidade e comodidade propor-cionadas pelo Governo Presente, que leva à população alguns ser-viços primordiais, como a emis-são da Carteira de Identidade por exemplo”, destacou o perito.

(4)

Artesãos de AL recebem documento

que garante isenção de ICMS

GOVERNO PRESENTE

Além disso, portando a Carteira, o profissional pode se inscrever em editais abertos pela Sedetur para participação em feiras

Texto de Andressa Alves e Morena Melo

Mais de noventa artesãos dos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia, Água Branca e de povoados vizinhos rece-beram, durante a 8ª edição do Governo Presente, no Alto Sertão alagoano, a Carteira do Artesão, documento que os identifica enquanto profis-sionais do segmento. A entre-ga foi feita pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, e pela primeira-dama do Estado, Renata Calheiros.

Através da emissão da car-teira, o profissional é isento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na emissão de notas fiscais avulsas. Além disso, portando o documento, o ar-tesão pode se inscrever em editais abertos pela Secreta-ria de Estado do Desenvolvi-mento Econômico e Turismo (Sedetur) para participação em feiras de artesanato realizadas em todo o país.

“Nós temos o maior con-tingente de artesãos no país. Somos mais de 13 mil pro-fissionais cadastrados. Além disso, em todo o Brasil ouço falar que temos a melhor qualidade em produção ar-tesanal. Esses dois grandes potenciais nos incentivaram a criar o programa Alagoas Feita à Mão, que tem rendido bons frutos para o segmento. Hoje, é uma satisfação muito grande estar em Piranhas e ver a valorização do artesanato, o reconhecimento do artesão e o sucesso desse polo”, ressaltou a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros.

Para a artesã Edna Be-zerra, nascida no povoado

Ascom Sedetur

Durante evento, entrega foi feita pelo secretário Rafael Brito, e pela primeira-dama do Estado, Renata Calheiros

Entremontes, a identificação vai colaborar com o desenvol-vimento da atividade para os ribeirinhos.

“A partir de agora essas pessoas que vivem do artesa-nato vão poder, por exemplo, se inscrever para participar de feiras nacionais. Com isso vamos vender mais e nosso ar-tesanato será mais divulgado pelo Brasil”, disse dona Edna, primeira presidente da Asso-ciação das Bordadeiras de

En-tremontes, ainda em 1999. Ela é mãe de duas filhas e repassou os ensinamentos do bordado redendê a cada uma delas, que hoje também fazem parte da associação e, através da pro-dução artesanal, garantem o sustento de suas famílias.

De acordo com o secretá-rio Rafael Brito, a mudança de vida alcançada pelos artesãos por meio da profissionalização do artesanato, com o apoio do Governo do Estado, é um dos

focos da Sedetur.

“Quando eu entrei no go-verno passei a entender que o alagoano não tem medo de trabalho, o que ele precisa, na verdade, é de oportunidades. Hoje, quero reafirmar o com-promisso do Governo do Estado com esse povo de luta que são os artesãos, e dizer que é nosso papel garantir uma vida mais digna para todos através da geração de emprego e renda”, destacou Brito.

(5)

Poder Executivo

. .

ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

. .

ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 56.366, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE AO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS - DETRAN/AL, O

CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 15.470.000,00 (QUINZE MILHÕES,

QUATROCENTOS E SETENTA MIL REAIS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES

CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o

Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de

2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7566/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, o crédito suplementar

no valor de R$ 15.470.000,00 (Quinze milhões, quatrocentos e setenta mil reais), para reforço de dotações

orçamentárias indicadas no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de

acordo com o Art. 43 § 1º, inciso I da Lei Federal nº 4.320/64.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201°

da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(6)

Grupo Natureza/ Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.366, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário Especificação Valor

Suplementação

15.470.000,00 DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS -

DETRAN/AL 19512

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS 15.470.000,00

19512

MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO ÓRGÃO 06.122.0004.20010000

PI 2270 TODO ESTADO

3390 / 0291 2.000.000,00 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS

06.122.0004.24380000 PI 25508 TODO ESTADO 3390 / 0291 2.600.000,00 MODERNIZAÇÃO DO DETRAN 06.122.0220.33670000 PI 4895 REGIÃO METROPOLITANA 4490 / 0291 1.840.000,00 APOIAR AS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA

06.122.0221.32010000

PI 4409 TODO ESTADO

3391 / 0291 3.100.000,00 IMPLANTAÇÃO DO TALONÁRIO ELETRÔNICO

06.125.0221.31810000 PI 4370 TODO ESTADO 3390 / 0291 130.000,00 MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE TI 06.126.0220.31830000 PI 4373 TODO ESTADO 3391 / 0291 4.800.000,00 IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO

06.131.0221.41940000 PI 4374 TODO ESTADO 3390 / 0291 1.000.000,00 ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 56.367, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE AO INSTITUTO DE TERRAS E REFORMA AGRÁRIA DE ALAGOAS - ITERAL, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 316.558,00 (TREZENTOS E DEZESSEIS MIL E QUINHENTOS E CINQUENTA E OITO REAIS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de 2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7498/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas , o crédito suplementar no valor de R$ 316.558,00 (Trezentos e dezesseis mil e quinhentos e cinquenta e oito reais), para reforço de dotações orçamentárias indicadas no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de acordo com o Art. 43 § 1º, inciso II da Lei Federal nº 4.320/64.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201° da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL

FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS

PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR

CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA

ANTONIO DIAS SANTIAGO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

JOSÉ RÉGIS BARROS CAVALCANTE

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO

ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

HUMBERTO CARVALHO JUNIOR

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS

CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES - Respondendo interinamente.

SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

SECRETÁRIA DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

ARTHUR JESSÉ MENDONÇA DE ALBUQUERQUE

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

RAFAEL DE GÓES BRITO

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Dagoberto Costa Silva de Omena

Diretor-presidente

Jarbas Pereira Ricardo

Diretor administrativo-financeiro José Otílio Damas dos SantosDiretor comercial e Industrial

www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16 Para faturamento por cm² R$ 7,40

Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@imprensaoficialal.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Atos e Despachos do Governador... 01

Gabinete Civil ...14

Procuradoria Geral do Estado ... 15

Sec. de Estado da Agricultura, Pecuaria, Pesca e Aquicultura ... 18

Sec. de Estado da Segurança Pública ...18

Sec. de Estado da Ressocialização e Inclusão Social ...20

Sec. de Estado da Educação ... 20

Sec. de Estado da Fazenda ...27

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...40

Sec. de Estado da Infraestrutura ...43

Sec. de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano ...45

Sec. de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ... 45

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...45

Sec. de Estado da Saúde ...45

Sec. de Estado do Trabalho e Emprego ...52

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 52

Delegacia Geral da Polícia Civil ...53

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...54

EVENTOS FUNCIONAIS ...60

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...99

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...101

PREFEITURAS DO INTERIOR ...105

(8)

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I

CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.367, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário

Especificação

Valor

Suplementação

316.558,00

INSTITUTO DE TERRAS E REFORMA AGRÁRIA DE ALAGOAS -

ITERAL

14541

INSTITUTO DE TERRAS E REFORMA AGRÁRIA DE ALAGOAS

316.558,00

14541

MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO ÓRGÃO

20.122.0004.20010000

PI

2358

TODO ESTADO

3390 / 0100

97.133,00

APOIO ÀS FAMÍLIAS NA ORGANIZAÇÃO AGRÁRIA

21.631.0208.42170000

PI

4590

TODO ESTADO

3350 / 0100

88.425,00

3390 / 0100

131.000,00

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 56.368, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE À SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO - SETE, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 337.423,87 (TREZENTOS E TRINTA E SETE MIL E QUATROCENTOS E VINTE E TRES REAIS E OITENTA E SETE CENTAVOS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o

Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de

2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7538/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto à Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, o crédito suplementar no

valor de R$ 337.423,87 (Trezentos e trinta e sete mil e quatrocentos e vinte e tres reais e oitenta e sete

centavos), para reforço de dotações orçamentárias indicada no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de

acordo com o Art. 43 § 1º, inciso II da Lei Federal nº 4.320/64.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201°

da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(9)

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I

CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.368, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário

Especificação

Valor

Suplementação

337.423,87

SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO - SETE

28000

SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

337.423,87

28027

MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DO ÓRGÃO

11.122.0004.20010000

PI

2369

TODO ESTADO

3390 / 0100

337.423,87

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 56.369, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE À SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E

AQUICULTURA - SEAGRI, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 841.756,83

(OITOCENTOS E QUARENTA E UM MIL E SETECENTOS E CINQUENTA E SEIS REAIS

E OITENTA E TRES CENTAVOS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÃO CONSIGNADA NO

ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o

Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de

2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7499/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, o

crédito suplementar no valor de R$ 841.756,83 (Oitocentos e quarenta e um mil e setecentos e cinquenta e

seis reais e oitenta e tres centavos), para reforço de dotação orçamentária indicada no anexo I deste

decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de

anulação parcial de dotações orçamentárias indicadas no anexo II deste decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201°

da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(10)

Grupo Natureza/ Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.369, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário Especificação Valor

Suplementação

841.756,83 SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E

AQUICULTURA - SEAGRI 14000

SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E

AQUICULTURA 841.756,83

14030

DEVOLUÇÃO DE SALDO DE RECURSOS DE CONVÊNIO 28.846.0000.00540000 PI 1793 TODO ESTADO 4422 / 0110 841.756,83 Anulação em R$ 1,00 Anexo II CRÉDITO SUPLEMENTAR Grupo Natureza/ Fonte de Recurso

Código Orçamentário Especificação Valor

(Anexo ao Decreto Nº 56.369, de 27 de Novembro de 2017)

841.756,83 SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA,

PECUÁRIA, PESCA E AQUICULTURA - SEAGRI SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA,

PECUÁRIA, PESCA E AQUICULTURA 841.756,83

14030

20.608.0212.33210000 FORTALECIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS

ESTRATÉGICAS

REGIÃO DO PLANALTO DA BORBOREMA / REGIÃO DO PLANALTO DA BORBOREMA

PI 4728

3390 / 0110 250.000,00

20.608.0212.33210000 FORTALECIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS

ESTRATÉGICAS

REGIÃO SERRANA DOS QUILOMBOS / REGIÃO SERRANA DOS QUILOMBOS

PI 4729

3390 / 0110 250.000,00

20.608.0212.33210000 FORTALECIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS

ESTRATÉGICAS

REGIÃO DO ALTO SERTÃO / REGIÃO DO ALTO SERTÃO PI 4731 3390 / 0110 91.756,83 4490 / 0110 250.000,00 ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 56.370, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE AO FUNDO DE RECURSOS HÍDRICOS, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 1.000.000,00 (UM MILHÃO DE REAIS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÃO CONSIGNADA NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de 2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-5141/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto ao Fundo de Recursos Hídricos, o crédito suplementar no valor de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais), para reforço de dotação orçamentária indicada no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de acordo com o Art. 43 § 1º, inciso II da Lei Federal Nº 4.320/64.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201° da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(11)

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I

CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.370, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário

Especificação

Valor

Suplementação

1.000.000,00

FUNDO DE RECURSOS HÍDRICOS

23543

FUNDO DE RECURSOS HÍDRICOS

1.000.000,00

23543

IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

18.544.0218.31580000

PI

4330

TODO ESTADO

4490 / 0100

1.000.000,00

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 56.371, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE AO FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE - FES, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO

VALOR DE R$ 22.242.000,00 (VINTE E DOIS MILHÕES, DUZENTOS E QUARENTA E

DOIS MIL REAIS) PARA CRIAÇÃO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO

VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o

Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de

2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7601/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto ao Fundo Estadual de Saúde, o crédito suplementar no valor de R$

22.242.000,00 (Vinte e dois milhões, duzentos e quarenta e dois mil reais), para criação de dotações

orçamentárias indicadas no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de

acordo com o Art 43 § 1º, inciso II da Lei Federal nº 4.320/64 no valor de R$ 19.642.000,00 e R$

2.600.000,00 da anulação parcial de dotações orçamentárias indicadas no anexo II deste decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201°

da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(12)

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I

CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.371, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário

Especificação

Valor

Dotação Inicial

22.242.000,00

FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE - FES

27524

FUNDO ESTADUAL DE SAÚDE

22.242.000,00

27524

MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DAS UNIDADES ASSISTENCIAIS E

DE APOIO ASSISTENCIAL/UNCISAL

10.302.0004.24140000

PI

3453

TODO ESTADO

3390 / 0100

820.000,00

FORTALECIMENTO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS

10.302.0205.42870000

PI

25466

TODO ESTADO

3341 / 0100

2.000.000,00

3390 / 0100

1.370.000,00

FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO À PESSOA COM

DEFICIÊNCIA

10.302.0205.42890000

PI

5076

TODO ESTADO

3341 / 0100

41.000,00

FORTALECIMENTO DA REDE DE ATENÇÃO OBSTRÉTICA E

NEONATAL

10.302.0205.42920000

PI

5087

TODO ESTADO

3341 / 0100

746.000,00

3350 / 0100

508.000,00

MANUTENÇÃO E ABASTECIMENTO DOS SERVIÇOS ASSISTENCIAIS

DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE

10.302.0205.42990000

PI

35543

TODO ESTADO

3390 / 0100

13.803.000,00

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DO HOSPITAL ESCOLA DR HÉLVIO

AUTO/UNCISAL

10.302.0205.43250000

PI

5348

REGIÃO METROPOLITANA

3390 / 0100

400.000,00

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE MENTAL/UNCISAL

10.302.0205.43270000

PI

5354

REGIÃO METROPOLITANA

3390 / 0100

400.000,00

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DA MATERNIDADE ESCOLA SANTA

MÔNICA / UNCISAL

10.302.0205.43290000

PI

5356

REGIÃO METROPOLITANA

3390 / 0100

400.000,00

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DO CER III - UNCISAL

10.302.0205.43300000

PI

5357

REGIÃO METROPOLITANA

3390 / 0100

200.000,00

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DO CENTRO DE PATOLOGIA E

MEDICINA LABORATORIAL/UNCISAL

10.303.0205.34320000

PI

5358

REGIÃO METROPOLITANA

3390 / 0100

300.000,00

AQUISIÇÃO, ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE

MEDICAMENTOS E INSUMOS DO COMPONENTE BÁSICO DA

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

10.303.0205.43050000

PI

35547

TODO ESTADO

3341 / 0100

628.000,00

QUALIFICAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

10.305.0205.43070000

PI

35556

TODO ESTADO

3341 / 0100

546.000,00

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE

ÓBITO - UNCISAL

10.571.0205.43280000

PI

5355

REGIÃO METROPOLITANA

(13)

Anulação em R$ 1,00

Anexo II

CRÉDITO SUPLEMENTAR

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

Código Orçamentário

Especificação

Valor

(Anexo ao Decreto Nº 56.371, de 27 de Novembro de 2017)

2.600.000,00

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DE ALAGOAS - UNCISAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DE ALAGOAS

2.600.000,00

27556

12.364.0004.24170000 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO

REGIÃO METROPOLITANA / REGIÃO

METROPOLITANA

PI 3491

3190 / 0100

2.600.000,00

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 56.372, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE À SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO - SETRAND, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 2.629.292,19 (DOIS MILHÕES, SEISCENTOS E VINTE E NOVE MIL E DUZENTOS E NOVENTA E DOIS REAIS E DEZENOVE CENTAVOS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o

Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de

2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7380/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto à Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o

crédito suplementar no valor de R$ 2.629.292,19 (Dois milhões, seiscentos e vinte e nove mil e duzentos e

noventa e dois reais e dezenove centavos), para reforço de dotações orçamentárias indicadas no anexo I

deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de

acordo com o Art. 43 § 1º, inciso II da Lei Federal nº 4.320/64.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201°

da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(14)

Grupo Natureza/ Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.372, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário Especificação Valor

Suplementação

2.629.292,19 SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO

URBANO - SETRAND 35000

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO

URBANO 2.629.292,19

35032

RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE DO ESTADO DE ALAGOAS

26.451.0213.33000000

PI 4603 TODO ESTADO

4490 / 0100 2.129.292,19 IMPLANTÇÃO DA ESTRUTURA DE CORREDOR DE TRANSPORTE

COLETIVO DE MASSA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ 26.453.0214.32390000 PI 4471 REGIÃO METROPOLITANA 4490 / 0100 500.000,00

ESTADO DE ALAGOAS

GABINETE DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 56.373, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE À SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO - SETRAND, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 4.192.637,21 (QUATRO MILHÕES, CENTO E NOVENTA E DOIS MIL E SEISCENTOS E TRINTA E SETE REAIS E VINTE E UM CENTAVOS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÃO CONSIGNADA NO ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o

Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de

2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7296/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto à Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o

crédito suplementar no valor de R$ 4.192.637,21 (Quatro milhões, cento e noventa e dois mil e seiscentos

e trinta e sete reais e vinte e um centavos), para reforço de dotação orçamentária indicada no anexo I deste

decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de

anulação parcial de dotação orçamentária indicada no anexo II deste decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201°

da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO

JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(15)

Grupo Natureza/ Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.373, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário Especificação Valor

Suplementação

4.192.637,21 SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO

URBANO - SETRAND 35000

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO

URBANO 4.192.637,21

35032

IMPLANTÇÃO DA ESTRUTURA DE CORREDOR DE TRANSPORTE COLETIVO DE MASSA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ 26.453.0214.32390000

PI 4471 REGIÃO METROPOLITANA

4490 / 0110 1.442.637,21 IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE E

LOGÍSTICA 26.782.0213.32450000 PI 4488 TODO ESTADO 4490 / 0110 2.750.000,00 Anulação em R$ 1,00 Anexo II CRÉDITO SUPLEMENTAR Grupo Natureza/ Fonte de Recurso

Código Orçamentário Especificação Valor

(Anexo ao Decreto Nº 56.373, de 27 de Novembro de 2017)

4.192.637,21 SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E

DESENVOLVIMENTO URBANO - SETRAND SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E

DESENVOLVIMENTO URBANO 4.192.637,21

35032

26.782.0213.32580000 RESTAURAÇÃO COM MELHORIAS DA RODOVIA AL 101 NORTE, TRECHO: MACEIÓ-PARIPUEIRA

REGIÃO METROPOLITANA / REGIÃO METROPOLITANA PI 4510 4490 / 0110 4.192.637,21 ESTADO DE ALAGOAS GABINETE DO GOVERNADOR DECRETO Nº 56.374, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017

ABRE À SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO - SETRAND, O CRÉDITO SUPLEMENTAR NO VALOR DE R$ 5.370.160,05 (CINCO MILHÕES, TREZENTOS E SETENTA MIL E CENTO E SESSENTA REAIS E

CINCO CENTAVOS) PARA REFORÇO DE DOTAÇÕES CONSIGNADAS NO

ORÇAMENTO VIGENTE.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, usando da atribuição que lhe confere o Art. 107, inciso IV da Constituição Estadual, da autorização constante na Lei nº 7.871 de 19 de Janeiro de 2017 e o que consta no Processo Administrativo N° 1700-7381/2017.

DECRETA:

Art. 1º Fica aberto à Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, o crédito suplementar no valor de R$ 5.370.160,05 (Cinco milhões, trezentos e setenta mil e cento e sessenta reais e cinco centavos), para reforço de dotações orçamentárias indicadas no anexo I deste decreto.

Art. 2º Os Recursos necessários para a execução do disposto no artigo anterior decorrerão de anulação parcial de dotações orçamentárias indicadas no anexo II deste decreto.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de Novembro de 2017, 201° da Emancipação Política e 129º da República.

FABRÍCIO MARQUES SANTOS

GEORGE ANDRE PALERMO SANTORO JOSE RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

(16)

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

em R$ 1,00

Anexo I

CRÉDITO SUPLEMENTAR

(Anexo ao Decreto Nº 56.374, de 27 de Novembro de 2017)

Código Orçamentário

Especificação

Valor

Suplementação

5.370.160,05

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO

URBANO - SETRAND

35000

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO

URBANO

5.370.160,05

35032

IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE MOBILIDADE E

ACESSIBILIDADE DO ESTADO DE ALAGOAS

26.451.0213.32820000

PI

4564

TODO ESTADO

4490 / 0100

4.000.000,00

RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE MOBILIDADE E

ACESSIBILIDADE DO ESTADO DE ALAGOAS

26.451.0213.33000000

PI

4603

TODO ESTADO

4490 / 0100

1.370.160,05

Anulação em R$ 1,00

Anexo II

CRÉDITO SUPLEMENTAR

Grupo Natureza/

Fonte de Recurso

Código Orçamentário

Especificação

Valor

(Anexo ao Decreto Nº 56.374, de 27 de Novembro de 2017)

5.370.160,05

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E

DESENVOLVIMENTO URBANO - SETRAND

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTE E

DESENVOLVIMENTO URBANO

5.370.160,05

35032

26.451.0214.32910000 ELABORAÇÃO DE ESTUDOS, PLANOS E PROJETOS

DE DESENVOLVIMENTO URBANO NO ESTADO DE

ALAGOAS

REGIÃO METROPOLITANA / REGIÃO

METROPOLITANA

PI 4588

4490 / 0100

1.000,00

26.453.0214.32810000 IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE

TRANSPORTES COLETIVOS

TODO ESTADO / TODO ESTADO

PI 4563

4490 / 0100

700.000,00

26.781.0213.33030000 CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE MARAGOGI

REGIÃO NORTE / REGIÃO NORTE

PI 4619

4490 / 0100

1.900.000,00

26.782.0213.32540000 IMPLANTAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA RODOVIA DE

ACESSO AO AEROPORTO ZUMBI DOS PALMARES,

TRECHO ENTR: BR 104 - ENTR AL 105

REGIÃO METROPOLITANA / REGIÃO

METROPOLITANA

PI 4502

4490 / 0100

315.160,05

26.782.0213.32630000 RECUPERAÇÃO DA INFRAESTRUTURA

RODOVIÁRIA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

TODO ESTADO / TODO ESTADO

PI 4526

4490 / 0100

1.650.000,00

26.782.0213.32680000 IMPLANTAÇÃO DA RODOVIA AL-105, TRECHO: POV.

CACHOEIRA DO MEIRIM-SÃO LUIZ DO QUITUNDE

(FLAMENGUINHA)

REGIÃO METROPOLITANA / REGIÃO

METROPOLITANA

PI 4530

4490 / 0100

800.000,00

26.782.0214.32740000 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ALTERNATIVOS DE

MOBILIDADE URBANA

REGIÃO AGRESTE / REGIÃO AGRESTE

PI 4557

(17)

DECRETO Nº 56.375, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017.

OUTORGA A CIVIS E MILITARES A MEDALHA DO MÉRITO BOMBEIRO

MILITAR.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso das atribuições que lhe são

conferidas pelo art. 107, incisos IV e XI da Constituição Estadual, e considerando o que

dispõem os artigos 1º e 2º da Lei nº 5.565, de 17 de dezembro de 1993, c/c o Decreto nº

36.615, de 21 de julho de 1995, e tendo em vista o que consta no Processo

Administrativo nº 1203-2733/2017,

DECRETA:

Art. 1º Fica outorgada a “Medalha do Mérito Bombeiro Militar” às autoridades civis e

aos militares identificados no Anexo Único a este Decreto, pelos relevantes serviços

prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 27 de novembro de 2017, 200

anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

Governador

DECRETO Nº 56.375, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017.

ANEXO ÚNICO

I – AUTORIDADES CIVIS:

1. OTÁVIO LEÃO PRAXEDES – Desembargador-Presidente do Tribunal de Justiça

de Alagoas;

2. RONALDO MEDEIROS – Deputado do Estado de Alagoas;

3. FABRÍCIO MARQUES SANTOS – Secretário de Estado do Planejamento, Gestão

e Patrimônio;

4. CARLOS GUIMARÃES TRINDADE NETO – Procurador de Estado e Secretário

Executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Segurança Pública;

5. ALEX RAMIRES DE ALMEIDA - Procurador de Estado da Procuradoria Geral do

Estado de Alagoas;

6. SAMYA SURUAGY DO AMARAL BARROS PACHECO – Coordenadora da

Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios do Estado de Alagoas;

7. JOSÉ CAVALCANTE DE AMORIM MEDEIROS – Chefe Especial do Instituto de

Criminalística de Alagoas;

8. YURI NOBRE RODRIGUES – Assessor Especial do Núcleo da Procuradoria Geral

do Estado no Gabinete Civil do Governador;

9. JOSÉ CARLOS LYRA DE ANDRADE – Diretor Regional da Casa da Indústria

Napoleão Barbosa; e

10. ROBSON RODAS – Superintendente do Maceió Shopping.

II – MILITARES COIRMÃS:

01. JOSÉ ERIVALDO MENDES – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe;

02. ZANELLI ANTÔNIO MELO NASCIMENTO – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará;

03. NEY RODRIGO LIMA IBEIRO – Coronel Policial Militar do Estado de Pernambuco Diretor Adjunto de Articulação Social e Direitos Humanos;

04. MÁRIO MÁRCIO CARDOSO TEIXEIRA – Capitão de Fragata da Capitania dos Portos em Alagoas;

05. NEYVALDO JOSE AMORIM DA SILVA – Tenente Coronel Policial Militar de Alagoas Comandante do Policiamento da Capital;

06. MARCOS HENRIQUE DO CARMO – Major Policial Militar de Alagoas Representante da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social no Conselho Estadual de Segurança;

07. LIDIANA TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE ALVES – Capitã Policial Militar de Alagoas Assessora de Governança da Secretaria de Estado da Segurança Pública; 08. WALTER PARIZOTTO – Major Bombeiro Militar Coordenador do Serviço de Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina;

09. ERICKSON JULIANO SANTOS DE ALMEIDA – Capitão Policial Militar da Casa Militar do Estado da Bahia; e

10. URIEL DELGADO DE ALMEIDA – 1º Tenente Policial Militar de Alagoas Chefe de Projetos da Superintendência de Projetos e Convênios da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

III – MILITARES DO CBMAL

1. MAJ BM MAT 80583-1 PEDRO HENRIQUE SEARA BARBOSA – CPF 052.537.334-93;

2. MAJ BM MAT. 80587-4 EDUARDO BRUNO PESSOA VIEIRA – CPF 034.816.934-51;

3. MAJ BM MAT. 80576-9 MANOEL FERREIRA NETO – CPF 034.778.504-24; 4. MAJ BM MAT. 80577-7 PAULO PANTALEÃO DOS SANTOS – CPF 022.860.744-29;

5. 2.º TEN BM MAT. 67359-5 CICERO HOLANDA CAVALCANTE – CPF 985.832.204-68;

6. 1.º SGT BM MAT. 80766-4 MANOEL DA ROCHA LIMA JUNIOR – CPF 995.119.404-49;

7. 2.º SGT BM MAT. 71824-6 ZIZIANE ALVES DE ARAÚJO - CPF 894.530.504-15;

8. 3.º SGT BM MAT. 80662-5 ALOISIO MORAIS VERÇOSA – CPF 007.477.324-00;

9. 3º SGT BM MAT. 80740-0 CARLOS ALBERTO LEITE MOREIRA – CPF 037.959.374-26;

10. 3.º SGT BM MAT. 80724-9 ANDRÉ DE MIRANDA TRAVASSOS – CPF

872.005.204-97;

11. 3.º SGT BM MAT. 80763-0 GILSON MELO TENÓRIO – CPF 034.822.684-52; 12. 3º SGT BM MAT. 808067 LUCIANO LEITE DA SILVA – CPF 776.502.124-91; 13. 3º SGT BM MAT. 807494 MAURÍCIO DAMIÃO DA SILVA – CPF

027.441.904-11;

14. 3.º SGT BM MAT 80702-8 EDUARDO DA SILVA GOMES – CPF

894.427.174-72; e

15. 3º SGT BM MAT 80742-7 LUIZ CARLOS MORGADO VIEIRA – CPF

(18)

. .

Gabinete Civil

O

EXCELENTÍSSIMO

SENHOR

JOSÉ

RENAN

VASCONCELOS CALHEIROS FILHO, GOVERNADOR

DO ESTADO, EM DATA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017,

DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1206-2752/17, de ROSA MARGARIDA JATOBÁ e

outros = Autorizo a lavratura dos Decretos de promoção

de RAQUEL DE MOURA COSTA VELOSO, JOELSON

BOMFIM DOS SANTOS, KLEBER PINTO DA SILVA,

JOÃO VESPASIANO DE ALMEIDA, JOSÉ GILBERTO

CAVALCANTI DE GOES, ALEXANDRE JORGE

FEITOSA LISBOA, CARLOSMAN HENRIQUE DO

CARMO JÚNIOR e MARIA JOSÉ ANDRE ANTUNES,

à vista da decisão proferida nos autos da Ação Ordinária

com Pedido Liminar nº 0710202-05.2016.8.02.0001,

da lavra do Juizado da Fazenda Pública Estadual e

Municipal. Remetam-se os autos à Procuradoria Geral

do Estado - PGE, para fins de comprovação, perante o

Juízo processante, da efetivação da providência e adoção

das demais medidas legais cabíveis. Ato contínuo, que o

processo seja encaminhado à Polícia Militar de Alagoas -

PM/AL, para adoção das providências no âmbito de sua

competência.

PROC.1203-2733/17, do CBMAL = De acordo. Lavre-se o

Decreto. Em seguida, retornem os autos ao CBM/AL, para

as demais providência a seu cargo.

PROCs.1400-1158/15, de MARIA DE FATIMA B. B. SILVA;

1400-1251/16, de GABRIEL EUFRASIO DE LIMA NETO;

1400-17870/16, de TANIA MONTEIRO DE CARVALHO;

1400-1171/16, de GILSON LUIZ BARBOSA SANTOS;

1400-1954/16, de HUMBERTO JORGE DE A. CAMELO;

1400-1839/16, de JOSÉ ALBERTO ALVES DE LIMA;

1400-1020/17, de JOSÉ AILTON CORDOLINO;

1400-1888/15, de HÉLIO GÓIS ACCIOLY;

1400-2193/16, de TANIA REGIA SIMÕES NASCIMENTO; e

1400-1824/16, de LUZIA RAMALHO DOS SANTOS.

DESPACHO: De acordo. Lavre-se o Decreto, e, em seguida, vão

os autos à ALAGOAS PREVIDÊNCIA. Ato contínuo,

ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas para as

providências de sua alçada.

PROC.1101-4681/17, da UFAL = De acordo. Oficie-se à UFAL,

mediante o Of. Nº 2171/2017-GS/SESAU, arquivando-se

em seguida.

==============================================

JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais

Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, análise e parecer acerca da matéria. Voltando, ao final, para consideração do Chefe do Poder Executivo.

PROC.1101-5214/17 da ALGÁS = DESPACHO Nº 5.355/17 - Evoluam os autos à douta PGE para indicação de representante do acionista Estado de Alagoas, nos termos da Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, com a orientação de voto favorável relativo aos itens “1”, “2”, “3” e “4”, da AGE - 9 h, e aos itens “1”, “2” e “3” da Assembleia Geral Extraordinária - AGE - 10 h, mencionadas no Ofício de fls. 02.

PROC.1800-12544/17 da SEDUC = DESPACHO Nº 5.356/17 - Remetam-se os autos à douta PGE para, com fundamento na Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, c/c o art. 32 do Decreto nº 3.981, de 28 de fevereiro de 2008, análise e parecer acerca da constitucionalidade e da legalidade da minuta do Projeto de Lei proposta às fls. 08-10. Voltando, para apreciação final do Chefe do Poder Executivo.

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC. 1101-2236/17 da SUPAD = DESPACHO Nº 5.352/17 - Tendo em vista o DESPACHO de fls. 13, evoluam os autos ao SERVEAL para ciência e providências cabíveis.

PROC.1101-2942/17 da FAPEAL = DESPACHO Nº 5.353/17 - Considerando o teor do OG nº 80/17.01.1, de fls. 07, e do Ofício nº 479/2017/GR-UFAL, de fls. 08, evoluam os autos à FAPEAL para ciência.

PROC.1101-57/17 do GC = DESPACHO Nº 5.354/17 - Remetam-se os autos à PGE para análise e manifestação quanto ao cumprimento da Diligência PGE/PLIC nº 1444/2017 requisitadas às fls. 150/151v.

=============================================== AVISO DE COTAÇÃO

A Gerência de Suprimento informa que está recebendo cotações para o processo e objeto abaixo descrito:

Processo nº: 1101-3134/2017

Prazo para envio de propostas: 5 (cinco) dias, a partir desta publicação. Objeto: Aquisição de materiais de consumo diversificados para manutenção predial do Palácio República dos Palmares e demais unidades administrativas sob a jurisdição do Gabinete Civil, conforme especificações técnicas e quantitativas contidas no Termo de Referência, visando atender às necessidades do Gabinete Civil.

Mais informações: compras.gabinetecivil@hotmail.com tel. (82) 3315-2052, pessoalmente na Gerência de Suprimento, 1º andar - Palácio República dos Palmares - Centro, das 8:00 às 18:00 horas.

Luiz Rezende Filho Gerente de Suprimento

============================================ JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais SECRETÁRIO-CHEFE DO GABINETE CIVIL, FÁBIO LUIZ ARAÚJO

LOPES DE FARIAS, EM DATA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-5211/17 do TJ/AL = DESPACHO Nº 5.351/17 - Preliminarmente, vão os autos à UNCISAL para instrução funcional de praxe, e pronunciamento conclusivo de seu Titular quanto à cessão pretendida pelo Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, mediante o teor do Ofício nº 1329/2017/GP, fls. 02. Em seguida, em homenagem ao princípio da legalidade, evolua o processo diretamente à douta PGE para, em obediência à Lei

(19)

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, FRANCISCO MALAQUIAS DE AL-MEIDA JUNIOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 27 DE NOVEMBRO DE 2017 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S): PROC: 2000.12493/2017 - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: MEDICA-MENTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3335/2017 - Aprovo o Despacho PGE -PLIC/CD nº 3599/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC- subunidade SE-SAU nº 203/2017, conclusivo pela possibilidade da modificação da minuta padrão na cláusula referenciada no Despacho de fls. 296/299, a ser adotada exclusivamente no caso presente, devendo ser mantida integralmente todas as demais não expres-samente indicadas. Destarte, sigam os autos à SESAU para os fins que lhes são afetos.

PROC: 2000.12491/2017INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: MEDICA-MENTOS. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3334/2017 - Aprovo o Despacho PGE -PLIC/CD nº 3600/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC- subunidade SE-SAU nº 206/2017, conclusivo pela possibilidade da modificação da minuta padrão na cláusula referenciada no Despacho de fls. 185/188, a ser adotada exclusivamente no caso presente, devendo ser mantida integralmente todas as demais não expres-samente indicadas. Destarte, sigam os autos à SESAU para os fins que lhes são afetos.

PROC: 2000.12486/2017 - INTERESSADO: SESAU. - ASSUNTO: CONSULTA – MODIFICAÇÃO CONTRATUAL. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3331/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC/CD nº 3601/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE-PLIC- subunidade SESAU nº 207/2017, conclusivo pela possibilidade da mo-dificação da minuta padrão na cláusula referenciada no Despacho da Subunidade, a ser adotada exclusivamente no caso presente, devendo ser mantida integralmente todas as demais não expressamente indicadas. Destarte, sigam os autos à SESAU para os fins que lhes são afetos.

PROC: 2100.1372/2017 - INTERESSADO: SSP/AL. - ASSUNTO: RDC - FASE INTERNA. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3333/2017 - Aprovo o Despacho PGE -PLIC-CD nº 3606/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licita-ções, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC- SEINFRA nº 187/2017, conclusivo pela possibilidade jurídica de prosseguimento do certame licitatório, ensejando a realização dos atos de convocação e julgamento das pro-postas, desde que cumpridas as condicionantes exaradas no despacho e no parecer supramencionados, bem como observar os ditames sobre prazos de publicação pre-vistos no art. 15 da Lei nº 12.462/2011. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, evoluam os autos à SSP para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 23010-490/2017 - INTERESSADO: SEMARH. - ASSUNTO: CON-TRATAÇÃO DE EMPRESA DE VIGILÂNCIA. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3330/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 3604/2017, da lavra da Coorde-nação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual, após esclareci-da a dúviesclareci-da quanto à quantiesclareci-dade de veículos necessários à contratação, reconsidera a condicionante exposta no item 12 do Despacho PGE-PLIC-CD nº 2873/2017. Destarte, sigam os autos à SEMARH para adoção das medidas cabíveis.

PROC: 56020-0044/2017 - INTERESSADO: DITEAL. - ASSUNTO: CONTRA-TAÇÃO DE EMPRESA. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3332/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 3608/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Parecer PGE/PLIC/SEIN-FRA nº 180/2017, conclusivo pela aprovação da fase interna do certame licitatório, estando apto à deflagração de sua fase externa, desde que cumpridas as condi-cionantes exaradas em ambas as mencionadas manifestações jurídicas. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decor-rente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das reco-mendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, evoluam os autos à SEINFRA para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 4105.917/2017 - INTERESSADO: AMGESP. - ASSUNTO: PROCESSO LICITATÓRIO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 3321/2017 - Aprovo o Despacho PGE-PLIC-CD nº 3594/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Licita-ções, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 2724/2017, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna versada na exordial, ense-jando os atos de convocação e julgamento das propostas, desde que cumpridas as condicionantes apontadas na manifestação jurídica de fls. 77/79, v. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decor-rente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das reco-mendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, remetam os autos à AMGESP para as providências que lhes são afetas.

PROC: 1204.3407/2017 - INTERESSADO (A): DAF/PGE. - ASSUNTO: CON-TRATAÇÃO. - DESPACHO PGE/GAB N° 3324/2017Aprovo o Despacho PGE/ PLIC-CD nº 3583/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/PLIC nº 2721/2017, con-clusivo pela possibilidade jurídica da Contratação versada no presente processo, desde que cumpridas as condicionantes exaradas na manifestação jurídica às fls. 24. Destarte, evoluam os autos ao DAF/PGE para atender as condicionantes su-pramencionadas.

PROC: 1500.18618/2017 - INTERESSADO (A): SEFAZ/AL - ASSUNTO: Ante-projeto de Lei que altera a Lei Estadual nº 6.285/2002, que instituiu a Lei Orgânica do Grupo Ocupacional Tributação e Finanças e estabeleceu seu regime jurídico. - DESPACHO PGE/GAB N° 3255/2017 - Aprovo o Parecer PGE/ASS n° 135/2017, emanado da Assessoria Especial da Procuradoria Geral do Estado, cuja ementa transcrevo: Anteprojeto de Lei que altera a Lei Estadual nº 6.285/2002, que insti-tuiu a Lei Orgânica do Grupo Ocupacional Tributação e Finanças e estabeleceu seu regime jurídico. Ausência de vício de iniciativa: matéria reservada à lei stricto sen-su, sendo o Governador a autoridade competente para, de modo privativo, apresen-tá-la, na forma dos arts. 86, § 1º, II, “a”, “b” e “c”, bem como 107, III, todas da Constituição Estadual. Ausência de regularidade formal da minuta por promover alterações substanciais que demandariam revogação integral do texto atualmente em vigor, na forma disposta pelos arts. 12, I, LC 95/98 e 22, I do Decreto nº 3.981/2008. Caso suplantando tal ponto, necessidade de alterar diversos dispositi-vos, para atender às determinações dos arts. 12, III, “b” da LC 95/98 e 22, parágra-fo único, II, do Decreto nº 3.981/2008. Emprego de expressão contraditória no art. 5º da minuta ao expressamente revogar diversos dispositivos e, ao final, valer-se da cláusula genérica “e demais disposições em contrário” (art. 9º, LC 95/98 e art.18 do Decreto Estadual nº 3.981/2008). Minuta que acarreta aumento das despesas com pessoal: impossibilidade de implantação no momento por restar extrapolado o limi-te prudencial de gastos com pessoal, na forma dos arts. 19, 20, 22, caput e parágra-fo único, I e III da LC 101/2000 e art. 4º e ss. da LC nº 156/2016. Inviabilidade de postergar tais efeitos para exercícios futuros – 2019 e 2020 – sob pena de descum-prir os comandos normativos dos arts. 169, caput e § 1º, I e II da CRFB/88 e art. 180 da CE/AL. Impossibilidade de estimar impacto da medida a vigorar apenas a partir de 2019. Descumprimento do disposto pelos arts. 16 e 17 da LC 101/2000, acarretando a nulidade do ato que provoque despesa (lei a ser editada), na forma do art. 21, I e II da mesma lei complementar. Ausência de impacto da medida para os inativos e pensionistas bem como suas repercussões atuariais (necessidade de enca-minhamento dos autos à Alagoas Previdência). Quanto à unificação dos subgrupos “arrecadação” e “finanças” e consequente alteração de quantitativos de cargos para o novo subgrupo a ser criado: subgrupos originais que possuem mesmos requisitos para ingresso (grau de escolaridade) e remuneração; junção das atribuições para o novo subgrupo a ser criado; possibilidade condicionada ao cumprimento do dispos-to pelos arts. 12, III, “b” da LC 95/98 e 22, parágrafo único, II, do Decredispos-to nº 3.981/2008. Criação de Conselho Consultivo Fazendário, com possibilidade de participação de servidores ativos e inativos, remunerado por gratificação de presen-ça (“jeton”): impossibilidade. Ausência de previsão legal do valor a ser pago a títu-lo de jeton. Inaplicabilidade ao caso do disposto petítu-lo art. 71 da LD 47/2015 por ausência de descrição do CCF no Decreto nº 36.503/1995. Vagueza das atribuições conferidas ao CCF. Função consultiva atribuída de modo privativo aos servidores do Subgrupo Fiscalização na forma do art. 10, V da Lei nº 6.285/2002, na redação conferida pela minuta ora estudada. Competência da PGE para prestação de consul-toria jurídica ao Chefe do Poder Executivo, órgãos da Administração Direta e enti-dades da Administração Indireta, nos termos do art. 152, CE/AL e arts. 3º e 4º da LC nº 7/1991. Criação de despesa (pagamento da gratificação de presença). Impos-sibilidade. Óbices relacionados à LC 101/2000, LC 156/2016 e arts. 169 da CRFB/88 e 180 da CE/AL, já indicados. Da substituição da atual promoção por “progressão”, dividindo a carreira em oito níveis: possibilidade de progressão con-dicionada à inclusão de dispositivo que faça referência ao disciplinamento do ins-tituto “progressão” por Decreto Regulamentador, ante a impossibilidade de apro-veitamento de Decretos e normativos inferiores no âmbito da SEFAZ relativos à promoção, os quais restarão revogados com a alteração pretendida. Sugestão de não adoção de progressão automática na hipótese de não serem ofertados os cursos de capacitação pela Administração Fazendária, sugerindo-se, ainda, redação

Referências

Documentos relacionados

sindicato patronal signatário desta Convenção Coletiva, e estejam em dia com as suas obrigações perante a sua entidade, ficam autorizadas a criar com seus empregados, um sistema

1º Alterar a composição dos membros da Comissão do Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU do Hospital Escola, da Universidade Federal de Pelotas, filial da

A divulgação da presente lista tem por objetivo atualizar a “Lista das Instituições de Crédito, Sociedades Financeiras, Instituições de Pagamento e Instituições de

As análises realizadas sobre a dinâmica das formas de ocupação e uso da terra, na área do Cruzamento de Inchope, permitiram entender que a partir do ano de 2000,

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Considerando as associações entre a vitimização sofrida por jovens de minorias étnicas e LGB e o pior ajustamento demonstrado, quer a nível interno quer a nível

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice

19 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA) - AUDITÓRIO 1 08h00 - 08h30 08h30 - 09h00 09h00 - 09h30 09h30 - 10h00 10h00 - 10h30 11h00 - 11h30 11h30 - 12h00 12h00 - 12h30 14h00 - 14h30 14h30 - 15h00