• Nenhum resultado encontrado

Área Temática: Educação. Joséli Fiorin Gomes (Coordenadora da Ação de Extensão)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Área Temática: Educação. Joséli Fiorin Gomes (Coordenadora da Ação de Extensão)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A CONEXÃO ENTRE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS ATRAVÉS DA PRÁTICA DA PARADIPLOMACIA: A ASSESSORIA DA SECRETARIA EXECUTIVA DA REDE MERCOCIDADES PELO

UNIRITTER Área Temática: Educação

Joséli Fiorin Gomes (Coordenadora da Ação de Extensão) Joséli Fiorin Gomes1 Eliane de Oliveira Fialla2 Giovana Salvadori3 Letícia Santarém Brasil4

Palavras-chave: Relações Internacionais, Paradiplomacia, Mercocidades, Ensino

Superior.

Resumo: A assessoria da Secretaria Executiva da Rede Mercocidades é um projeto

de extensão, realizado por convênio entre o Curso de Relações Internacionais do UniRitter e a Gerência de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governança Local do Município de Porto Alegre. Presta-se ao apoio acadêmico para fornecer subsídios teórico-práticos à da gestão da referida Secretaria, assumida, no biênio 2013/2014, por este Município. Assim, a participação do Curso na Secretaria Executiva permite aliar os estudos realizados nos âmbitos do ensino e da pesquisa com atividades voltadas a desenvolver e ampliar a relação transformadora do Centro Universitário com a sociedade, influenciando em soluções concretas para problemas e demandas que conjugam interesses locais, regionais e internacionais. Portanto, trata-se de projeto relevante e adequado aos objetivos do Curso de Relações Internacionais do UniRitter, o qual traz aos alunos, professores e membros da sociedade profundos incrementos acadêmicos, profissionais e de formação cidadã.

Introdução

A Secretaria Executiva da Rede Mercocidades é um projeto de extensão, iniciado em agosto de 2013, realizado a partir de convênio entre o Curso de Relações Internacionais do UniRitter e a Gerência de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governança Local do Município de Porto Alegre, RS. A realização do convênio se justifica na medida em que o referido Município se encontra na gestão da mencionada Secretaria Executiva da Rede no período de

1

Mestre e Doutoranda. Docente do Curso de Relações Internacionais da UNIRITTER. Email: joseli_gomes@uniritter.edu.br

2

Acadêmica do Curso de Relações Internacionais da UNIRITTER.

3

Acadêmica do Curso de Relações Internacionais da UNIRITTER.

4

(2)

2013/2014. Em função disso, a Gerência de Relações Internacionais buscou o apoio acadêmico para fornecimento de subsídios teórico-práticos relativos à condução de estudos e proposição de ações durante o exercício do mandato na Secretaria Executiva da Rede, encontrando no Curso de Relações Internacionais do UniRitter o parceiro adequado para esta tarefa.

A Rede Mercocidades é uma organização de cooperação horizontal formada por 286 cidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolivia, Colombia e Peru, que visa a proporcionar a sua inserção no processo de integração regional do Mercosul, bem como em outros foros internacionais. Nesse sentido, objetiva fomentar, com trabalho em rede de unidades temáticas, o desenvolvimento de ações, programas e projetos de interesse intermunicipal, que se relacionem à integração regional. Permite, com isso, o intercâmbio de experiências e informações entre as cidades, a fim de qualificar a prestação de serviços e a infra-estrutura urbana, em prol do desenvolvimento e melhoria das condições de vida.

Nesse viés, a rede configura-se em manifestação do fenômeno da

paradiplomacia5. Trata-se de processo de atuação de entes subnacionais no âmbito

das relações internacionais, abrangendo as agendas, iniciativas e atividades internacionais de governos locais. Ou seja, interesses e demandas locais, de cunho político, econômico e cultural, são estabelecidos de modo global, trazendo-lhes maior legitimidade e a possibilidade de encontrar novos parceiros no âmbito internacional. Portanto, é tema que interessa ao Curso de Relações Internacionais do UniRitter, o qual objetiva preparar profissionais aptos a atuarem nos diversos ramos em que se manifesta o contexto internacional atual, já que privilegia dois eixos de estudos, um voltado às perspectivas estatais, com ênfase em estratégias de cooperação e conflito na América do Sul, e outro, direcionado à dinâmica do comércio internacional e da correspondente internacionalização dos negócios.

Com isso, o projeto tem por objetivos as seguintes ações: a) realizar estudos, para enviar recomendações de interesse local aos órgãos competentes do Mercosul, em nome da Rede Mercocidades; b) administrar, revisar e elaborar projetos e ações relativos a temas de interesse da Rede Mercocidades; c) revisar e atualizar as questões debatidas na Unidade Temáticas da Rede; d) buscar, por estudos e proposição de ações, o aprimoramento da cooperação técnica e institucional entre os membros da Rede; e) auxiliar as Secretarias do Município de Porto Alegre e dos demais membros da Rede para maior inserção nas ações e projetos de suas Unidades Temáticas; f) fomentar e ampliar a participação das cidades em fundos regionais e internacionais de financiamento, para captar recursos destinados à execução de projetos e ações na Rede; g) participar das reuniões de trabalho junto aos órgãos da Rede, bem como auxiliar na preparação dos representantes da Rede

5

Sobre isto ver: CASTELO BRANCO, Álvaro Chagas. A paradiplomacia como forma de inserção internacional de unidades subnacionais. Prismas: Dir., Pol.Pub. e Mundial., Brasília, v.4, n, 1, p 48- 67, jan/jul. 2007; RODRIGUES, Gilberto Marcos Antonio. Política Externa Federativa. Análise de Ações Internacionais de Estados e Municípios Brasileiros. Tese de doutorado. PUC-SP, São Paulo,

(3)

em eventos considerados importantes para a sua gestão; h) elaborar e revisar textos e supervisionar a editoração dos documentos atribuídos à Secretaria.

Diante disso, a participação do Curso junto à Secretaria Executiva da Rede, pela prestação de assessoria intelectual, proporciona aos alunos e professores um espaço de aprendizagem dinâmica, permitindo aliar os estudos realizados nos âmbitos do ensino e da pesquisa com atividades voltadas a soluções concretas para problemas e demandas que conjugam interesses locais, regionais e internacionais.

Metodologia

A Secretaria Executiva é responsável por representar oficialmente a Rede Mercocidades, bem como realizar as atividades de condução e supervisão dos trabalhos dos demais órgãos desta, cujas reuniões são organizadas e presididas pela cidade que exerce a referida Secretaria. Nesse sentido, ao se preparar para assumir as funções atinentes à mencionada Secretaria, o Município de Porto Alegre entendeu que seria necessário qualificar sua gestão, tendo encontrado no Curso de Relações Internacionais do UniRitter o candidato adequado para esta tarefa.

Em função disso, criou-se junto ao referido Curso este projeto de extensão, que conta com espaço junto à Coordenação e é composto por equipe de alunos e professora coordenadora. Com isso, a assessoria prestada pela equipe do UniRitter é de cunho acadêmico, intelectual, realizada por meio de estudos e proposição de projetos e ações relativos a temas de interesse da Rede.

Inicialmente, o trabalho consistiu em sugerir pautas e recursos humanos adequados para a composição da programação da XVIII Cúpula da Rede, que ocorreu em Porto Alegre, bem como a auxiliar a Gerência de Relações Internacionais do Município a prospectar fomento para a realização do evento na cidade, em novembro de 2013, e a realizar atividades operacionais necessárias, como as de auxílio na alimentação de informações para o website da Rede Mercocidades (http://www.mercociudades.org/). Além disso, a assessoria participou de evento para a capacitação dos gestores públicos do Município sobre a Rede Mercocidades e sobre as possibilidades para a gestão de Porto Alegre na Secretaria Executiva, em que a professora responsável palestrou sobre isso e os discutiu com os gestores presentes, o que ocorreu em 30 de agosto de 20136 e em 22 de novembro do mesmo ano7, antes do início da referida Cúpula.

Ademais, em concomitância a isso e com vistas a desdobramentos futuros, posteriores ao evento de 2013, para serem executados durante a gestão de Porto

6

Ver sobre isso: SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNANÇA LOCAL DE PORTO ALEGRE; RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Porto Alegre capacita gestores para a Rede Mercocidades.

Disponível em: http://wordpress.procempa.com.br/relacoesinternacionais/2013/08/26/porto-alegrecapacita-gestores-para-a-rede-mercocidades/. Acesso em: 24 jun. 2014.

7

Ver sobre isso: UNIRITTER. Professora do UniRitter palestra para gestores de Porto Alegre sobre Rede Mercocidades. Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/?noticia=3795). Acesso em 09 nov. 2013.

(4)

Alegre no ano de 2014, a equipe trabalhou na elaboração de projeto de pesquisa para o estudo de temas atinentes ao funcionamento da Rede, a fim de enviar recomendações de interesse local aos órgãos competentes.

Ainda, a assessoria dedicou-se a atividades de administração, revisão e elaboração de projetos e ações relativos a temas de interesse da Rede , bem como à revisão e atualização das questões debatidas na Unidade Temáticas desta. E, a assessoria está auxiliando a Secretaria Executiva da Rede a fomentar e ampliar a participação das cidades em fundos regionais e internacionais de financiamento para projetos e ações no âmbito da Rede.

Além disso, a assessoria está produzindo e revisando textos e supervisionando a editoração dos documentos que devem ser entregues pela Secretaria Executiva ao final de seu mandato. Estes documentos são as edições impressas e virtuais, ambas bilíngues, em português e espanhol, da Revista Diálogo, do Informe da Secretaria Executiva e da Secretaria Técnica Permanente e o Documento de Referência das Mercocidades para a Habitat III/ONU-Habitat, decorrente de pedido feito à Rede pelo Escritório da ONU-Habitat para a América Latina e Caribe de apresentação de posição quanto aos temas a serem discutidos na futura Terceira Conferência das Nações Unidas para a Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Também, a equipe participou das reuniões de trabalho junto à Secretaria Técnica Permanente, em Montevideo, Uruguai, e às Coordenações das Unidades Temáticas. E, tem auxiliado na preparação dos representantes da Rede para eventos considerados importantes para a sua gestão, como, por exemplo, o Sétimo Fórum Urbano Mundial, evento preparatório para a Habitat III, que ocorrerá no mês de abril de 2014, em Medellín, Colômbia, e a XIX Cúpula das Mercocidades, que ocorrerá em novembro de 2014, em Rosario, Argentina. Ainda, a assessoria auxiliará na preparação e realização da 8ª Capacitação da Rede Mercocidades, que oferecerá ferramentas conceituais e práticas para concretização de projetos regionais, destinada a integrantes de governos locais e organizações sociais de cidades membros da Rede. Nesse sentido, a assessoria também auxiliará o Município na preparação da passagem de sua gestão da Secretaria para a próxima cidade que a exercerá, participando, com isso, da XIX Cúpula das Mercocidades, em Rosario, AR.

Resultados e discussão

Como resultados, o projeto de extensão, em sua execução, apresentou clara a conexão das atividades relativas à prática da paradiplomacia, na condução da assessoria à Rede Mercocidades, com as atividades de ensino e pesquisa do Curso de Relações Internacionais.

No que tange à conexão com o ensino, as atividades de assessoria intelectual da Secretaria Executiva da Rede Mercocidades têm permitido o debate de questões pontuais e atuais relativas à atuação internacional dos entes subnacionais (paradiplomacia) em sala de aula. Isto vem proporcionando o aprofundamento de

(5)

temas contidos nos conteúdos programáticos das disciplinas do Curso de Relações Internacionais, relativas à integração regional, ao desenvolvimento social e econômico, entre outros aspectos, permitindo interação das atividades de ensino com atividade comunitária, fomentando uma melhor compreensão dos temas tratados e a experiência prática em ações ligadas às relações internacionais.

No que se refere à ligação com a pesquisa, esta se dá em razão de que as atividades de assessoria à Rede Mercocidades exigem a realização de estudos para revisão e proposição de projetos e ações ligados aos temas de interesse local com inserção internacional. Com isso, a equipe do projeto envidou esforços para a elaboração do projeto de pesquisa “A paradiplomacia na integração regional sulamericana: as relações da Rede Mercocidades com o MERCOSUL e a possibilidade de interação com a UNASUL”, que se encontra atualmente em andamento junto ao Curso de Relações Internacionais. Um dos objetivos do projeto é verificar qual o impacto da atuação da Rede junto ao MERCOSUL, para verificar se o escopo para o qual fora criada, relativo à inserção de interesses locais das suas cidades sócias na pauta de discussões deste bloco regional, está sendo alcançado. Além disso, tendo em vista a pretensão da Rede em promover o protagonismo das cidades em foros internacionais, e em face da conexão entre MERCOSUL e UNASUL, a pesquisa também objetiva perquirir se há espaço neste último bloco para a participação dos municípios representados pela Rede e de que forma isto pode se dar.

Mediante todas estas atividades, verificou-se, então, o aprimoramento profissional dos professores e alunos do Curso de Relações Internacionais, pela oportunidade de ter contato direto com ações cotidianas da paradiplomacia, podendo observar e praticar concretamente temas que só eram debatidos, anteriormente, em sala de aula e em grupos de pesquisa. Da mesma forma, as atividades do projeto tem permitido aos professores e acadêmicos do Curso contribuirem para a melhoria das ações da Rede assessorada, por oferecer-lhe aportes teórico-práticos mais aprimorados, dotados de reflexão acadêmica.

Considerações finais

A paradiplomacia é fenômeno que envolve a inserção internacional de entes subnacionais e que tem ganho destaque no cenário das relações internacionais atuais. Diante disso, a Rede Mercocidades exerce papel importante para sua concretização na América do Sul.

Ao assumir a Secretaria Executiva desta Rede, Porto Alegre pretendeu qualificar suas gestão e procurou a assessoria da comunidade acadêmica, encontrando no Curso de Relações Internacionais do UniRitter o parceiro adequado.

Desse modo, criou-se junto ao referido Curso este projeto de extensão, que conta com equipe de alunos e professora coordenadora para auxiliar o Município. A equipe realizou e tem realizado diversas atividades junto à Rede, promovendo o contato direto dos professores e estudantes com a realidade da paradiplomacia.

(6)

Todas essas atividades permitem congregar os trabalhos acadêmicos realizados junto ao Curso de Relações Internacionais à experiência prática da paradiplomacia, gerando concreta ação transformadora na interação entre o Centro Universitário e a sociedade. Portanto, trata-se de projeto relevante e adequado aos objetivos do Curso de Relações Internacionais do UniRitter, o qual tem permitido aos alunos, professores e membros da sociedade profundos incrementos acadêmicos, profissionais e de formação cidadã.

Referências

CASTELO BRANCO, Álvaro Chagas. A paradiplomacia como forma de inserção internacional de unidades subnacionais. Prismas: Dir., Pol.Pub. e Mundial., Brasília, v.4, n, 1, p 48-67, jan/jul. 2007.

RODRIGUES, Gilberto Marcos Antonio. Política Externa Federativa. Análise de Ações Internacionais de Estados e Municípios Brasileiros. Tese de doutorado. PUCSP, São Paulo, 2004.

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNANÇA LOCAL DE PORTO ALEGRE; RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Porto Alegre capacita gestores para a Rede Mercocidades. Disponível em:

http://wordpress.procempa.com.br/relacoesinternacionais/2013/08/26/porto-alegrecapacita-gestores-para-a-rede-mercocidades/. Acesso em: 24 jun. 2014.

UNIRITTER. Professora do UniRitter palestra para gestores de Porto Alegre sobre Rede Mercocidades. Disponível em: http://www.uniritter.edu.br/?noticia=3795). Acesso em 09 nov. 2013.

Referências

Documentos relacionados

Quando dispomos da medida da área de superfícies, é possível considerar um procedimento de comparação numérica, onde se escolhe uma unidade de medida, e a

c) Tão logo o aluno tenha em mãos as três vias do termo de compromisso de estágio assinadas por ele e pela concedente, deverá entregá-lo no protocolo da FTESM para

O 96270A é projetado para lidar com eficiência e de forma otimizada com essas diferentes exigências ao fornecer um nível de precisão em ampla faixa dinâmica de alta

d) Apresentar-se após o horário estabelecido para a realização das etapas; e) Não entregar no tempo hábil a Redação ou apresentar Redação incompatível com a proposta

O Modelo Desenvolvimentista de Avaliação e Orientação de Carreira - MDAOC proposto por Do- nald Super (1983) considera ainda os seguintes as- pectos: 1) autonomia, orientação para

Objetivo: Avaliar a eficácia de budesonida na forma de suspensão, em dose única para inalação, como tratamento adjunto ao ß2 inalatório, comparada com dose única de prednisona por

hemorragia, tais como corticosteróides, anticoagulantes (como a varfarina) ou certos fármacos para a depressão denominados inibidores selectivos da recaptação da serotonina

Elas são plantadas como "Árvores do casamento" no Tirol e usadas pêlos Bruxos na Europa e nos Estados Unidos com o objetivo de proteção, cura e encantamentos, bem como