• Nenhum resultado encontrado

Novo código florestal é apresentado para pequenos agricultores Qua, 17 de Setembro de :54

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novo código florestal é apresentado para pequenos agricultores Qua, 17 de Setembro de :54"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Agricultura e

Desenvolvimento Rural, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou, no último dia 11 de setembro, no Salão Azul da sede do Executivo, uma ampla apresentação sobre a Lei nº 12.651/2012, que dispõe sobre o novo código florestal.

O evento foi destinado a presidentes e diretores de associações de produtores rurais do município que, na oportunidade, puderam tirar todas as dúvidas acerca da nova legislação e, também, de como efetuar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), disponível até maio de 2015 para os agricultores friburguenses que desejarem se adequar à nova realidade.

Segundo José Maria Soares Filho, chefe do serviço de adequação ambiental de propriedades rurais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e responsável pela apresentação em Nova Friburgo, o objetivo é transmitir aos agricultores uma familiaridade com o novo código florestal. “O novo código veio no sentido de compatibilizar as atividades agrícolas com as questões ambientais tão importantes nos dias hoje. Consolidou algumas áreas e práticas tradicionais onde, anteriormente, existiam conflitos. E, finalmente, contemplou uma série de questões que o antigo código não deixava claro”, esclareceu José Maria Filho.

Prioritariamente, o encontro serviu para conscientizar o pequeno produtor de que se adequar às novas regras pode contribuir para uma série de benefícios que, a partir do cadastramento, pode fazer dele um agente facilitador no momento em que houver necessidade de se obter créditos agrícolas, assistência técnica, entre outros.

De acordo com Renato Linhares, pesquisador da Embrapa, o CAR é um instrumento fácil e que pode ser efetuado pelo próprio produtor através da internet ou em dos pontos disponíveis na cidade. “Muitos produtores já aderiram, e isso demonstra o interesse do segmento em cumprir a legislação. As novas regras vêm apoiar o pequeno produtor e as práticas agrícolas. Sendo assim, não há razão para que não se esteja em conformidade com a nova lei”, afirmou Linhares.

(2)

Ponte sobre o Rio Grande, na comunidade da Bahia, está em

obras

As obras da ponte da comunidade da Bahia, no município de Trajano de Moraes, estão em ritmo acelerado. Semana passada, a empresa Sope Ltda instalou estaca raiz nas cabeceiras depois de 26 dias de árduo trabalho. Seis funcionários realizaram um trabalho muito

importante, visto que, agora, será escavado para colocar blocos e, assim, levantar os pilares de sustentação da grande ponte sobre o Rio Grande.

Trabalhadores também realizam a construção da pista de fabricação de vigas, que prepararão as bases para a esperada obra de acesso à RJ-172 para a região do interior da comunidade da Bahia. Ainda segundo informações dos técnicos, um potente guindaste será instalado às

margens do Rio Grande para que os grandes blocos de cimento que serão construídos ao lado da ponte sejam erguidos e implantados sobre as bases que serão implantadas. Um grande número de curiosos é sempre visto no local. A obra é resultado da parceria entre a Prefeitura de Trajano de Moraes e os governos estadual e federal.

O trabalho atende aos moradores da região do segundo distrito do município, como os da Mãe Rainha, e, também, parte dos municípios de Macuco e São Sebastião do Alto.

Produtor rural recebe atendimento diferenciado em Cordeiro

Diversificando suas frentes de trabalho, a Secretaria de Agricultura de Cordeiro confirma a parceria com o homem do campo. Focando a melhoria da qualidade de vida das famílias da zona rural, o setor auxilia produtores no preparo do solo, oferecendo orientação técnica para que modernas tecnologias sejam aplicadas e a correção dos terrenos se converta na melhoria da produtividade.

Para isso, o preparo prévio da terra se dá através de aração, aplicação de calcário e gradagem, com máquinas e implementos agrícolas fornecidos pela Prefeitura. O calcário

(3)

objetivo é incentivar nossos produtores rurais a adotarem essa prática básica para suas culturas. Já transportamos, aproximadamente, 57 toneladas de calcário e atendemos 21 produtores”, confirma o secretário Lauro Nardoto Conde.

A manutenção periódica das estradas vicinais também é prioridade da Secretaria de Agricultura, que vem providenciando, junto às empresas do polo cimenteiro, a retirada e o transporte do saibro que é aplicado nas vias rurais. “Aliado a esse trabalho, temos nossa patrol (motoniveladora) atuando para garantir a mobilidade e logística nas unidades de produção rural, além de melhorar as estradas para o transporte de alunos”, explica Conde.

Os benefícios para moradores de sítios e fazendas já incluem 800 toneladas de saibro em 17 estradas rurais, alocadas nos principais pontos de estrangulamento do trânsito para minimizar transtornos em período de chuva, e 110 horas trabalhadas pela patrol somente até o final de agosto. “Nossa previsão é ter todas as estradas beneficiadas até o fim de setembro, antes que entrem as chuvas, garantindo boa drenagem das águas, manutenção dos bueiros e das saídas superficiais dessas águas”, garante Conde.

Com vistas à proteção de nascentes, estão sendo executados trabalhos tecnicamente orientados para assegurar o acúmulo das águas das chuvas em pontos estratégicos, garantindo maior infiltração ao longo do tempo e realimentação do lençol freático.

“Paralelamente, estamos orientando a prática de isolamento das áreas que rodeiam essas nascentes. Assim, trabalhamos na recomposição da vegetação nativa nessas áreas”, esclarece.

Prefeitura quer comprar dos produtores para garantir merenda

escolar

A Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Educação, está com um chamamento público aberto visando a realização de cadastramento de grupos formais, informais e de agricultores familiares para a aquisição de gêneros alimentícios em regime de agricultura familiar para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

(4)

Isto quer dizer que a Prefeitura está cadastrando os agricultores interessados para comprar, desses produtores rurais, o necessário para a utilização na merenda escolar. A previsão inicial de investimento é de R$ 58.994,60.

O edital pode ser consultado até essa sexta-feira, 19 de setembro, na Secretaria de Educação (Praça João XXIII, 145, no Centro da cidade, segundo piso do Banco do Brasil). A abertura do processo está marcada para segunda-feira, dia 22, às 9 horas.

Presidente do sindicato participa de encontro com candidatos a

presidente

O presidente do Sindicato Rural de Bom Jardim, Roberto Monnerat, esteve participando, em 6 de agosto, em Brasília, na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), do encontro realizado com os candidatos à presidência da República.

O evento, comandado pela presidente da CNA, Kátia Abreu, teve como objetivo proporcionar um diálogo entre as lideranças do agronegócio brasileiro e os candidatos, tendo por referência o documento ‘O que esperamos do próximo presidente (2015-2018)’. Os candidatos

apresentaram, cada um, a sua proposta para o setor.

Também participaram do encontro/debate a presidente do Sindicato Rural de Trajano de Moraes, Maria Zeni Andrade Moraes, e o presidente do Sindicato Rural de Itaperuna, Alessandre Seródio.

(5)

setembro, o XV Concurso Leiteiro, que está sendo reativado no Barracão da Rama, no Centro da cidade. A Prefeitura, em parceria com produtores leiteiros, realizou várias reuniões para debater a festa.

Segundo a Prefeitura, o local vem recebendo investimentos para abrigar valiosos animais a nível regional. São esperadas cerca de 30 vacas em bom nível de produção leiteira.

Para que tudo seja bem organizado e com qualidade, os organizadores Chiquinho Fidalgo, Gilmar Pires, Augusto Lengruber e Elias Maria contam, também, com apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro

(Emater-Rio), núcleo de Santa Maria Madalena, da Cooperativa Agropecuária de Macuco e do Sindicato Rural de Trajano de Moraes.

Chiquinho Fidalgo disse que está convidando produtores de todo o estado para concorrerem a valiosos prêmios no concurso leiteiro do Barracão da Rama. Ele informou que já são 11 anos sem realização dessa festa e que, agora, com apoio da Prefeitura, será uma maneira de prestigiar os produtores do município e da região. Ele lembra que essa festa na Rama era muito concorrida no passado. “Estamos felizes e ansiosos para a realização do nosso XV Concurso Leiteiro. Tem muita vaca boa que vai surpreender os que participarem da nossa festa”, disse.

Durante a festa, haverá esgota com fiscais, premiação aos vencedores, sonorização, barracas de petiscos e bebidas. Shows musicais também foram contratados para animar a festa.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language