• Nenhum resultado encontrado

Relatório Décima Campanha Clean Up The World // Dia Mundial de Limpeza 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Décima Campanha Clean Up The World // Dia Mundial de Limpeza 2012"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Relatório Décima Campanha Clean Up

The World //

Dia Mundial de Limpeza 2012

Rio de Janeiro – RJ:

Praias de Copacabana e Leme:

Mais um ano, pela décima vez consecutiva, o maravilhoso grupo de funcionários do JW Marriott fez a diferença no Clean Up The World 2012!!

(2)
(3)

O diretor do Instituto Ecológico Aqualung – IEA e biólogo, Marcelo Szpilman; e a Coordenadora do Projeto Limpeza Na Praia – IEA, Anna Turano, no Grand Finale do Evento, em Copacabana!

Uma verdadeira “montanha” de sacolas de lixo foram reunidas por mais de 400 crianças de colégios particulares e públicos.

Mais uma vez o evento foi surpreendido com a grande participação de crianças e adolescentes, junto ao grupo da Rede de Hotéis Othon.

(4)

“Os Hotéis Othon no CLEAN UP THE WORLD 2012 contaram com a participação de 53 voluntários entre adultos e crianças (funcionários e familiares).

A ação foi realizada no trecho da praia entre a Rua Miguel Lemos e Santa Clara, em Copacabana.

Ao todo foram coletadas 27 sacolas de lixo, e nelas constavam 1.456 Bitucas de cigarro” ressalta a Gerente de Desenvolvimento dos Hotéis Othon S/A, Sra. Teresa Cristina. Praia Vermelha:

Participaram, na praia Vermelha, 05 voluntários e 10 mergulhadores, pela Comunidade Piratas do Mergulho.

(5)

Lagoa Rodrigo de Freitas

Este ano percebemos muitos eventos em prol do meio ambiente na Lagoa Rodrigo de Freitas / RJ. Ficamos muito felizes em saber que a nossa semente continua multiplicando vários voluntários ambientais.

Aqui tivemos um apoio especial do Presidente do Z-13, Marcos, que com a sua simpatia conquista e conquistou vários participantes da limpeza na lagoa como os escoteiros e transeuntes que, além de gostarem da idéia da limpeza aderiram à mesma com os seus filhos. Distribuímos mais de 4.000 sacolas de lixo e luvas. Foi muito legal; a tenda do Instituto e seus monitores puderam abrigar a quem trabalhava com reciclagem junto às crianças!

Nesta tenda foi realizado um Workshop sobre o programa educacional, patrocinado pela Siemens: “A Nossa Lagoa é pra Peixe”.

Barra da Tijuca:

No início, simultaneamente, os organizadores preparavam o gelo os mates enquanto distribuíam o material para a limpeza. Um grande grupo se formava!

(6)

Da esquerda para a direita, Diego Fernandez (da Coca-Cola Brasil) e Fabiano Rangel, da SABB – Coca-Cola coordenavam o pessoal no posto 02, da Barra da Tijuca

(7)

Uma passada rápida no PEPÊ, ao encontrar com a coordenadora Renata, da Praia S.A., vimos a sua equipe

cuidando dos barraqueiros e seus clientes distribuindo sacolas, convidando a todos a participar juntando o seu lixo e o deixando os mesmos nos contêineres da COMLURB na calçada.

(8)

Mais uma vez o Colégio Palas, com a coordenação da professora, Cyntia Ramos, dá um belo exemplo de cidadania e sustentabilidade no Recreio dos Bandeirantes.

Lixo, enfim, coletado. O colégio Palas abraçou essa idéia em 2009, e permanece crescendo com o seu número de voluntários a cada ano. Muito obrigado, Professora Cyntia; e um abraço a todos os voluntários!

Sepetiba:

A praia de Sepetiba vai voltando, aos poucos, a ser natural.

A quantidade de lixo parece ser a mesma e a dedicação também. Parabéns pessoal. Ficamos sempre impressionados com tamanha responsabilidade ambiental.

Magali Jordão: a coordenadora exemplar que continua a mostrar o que é Sustentabilidade!!

Ilha de Paquetá:

Trabalho feito com a Guarda Municipal.

“Certo da missão cumprida em prol de um mundo melhor,informo que coordenamos na ilha de Paquetá,a 10ª Campanha do DIA MUNDIAL DE LIMPEZA.

Contamos com a paricipação de 20 voluntários, dentre Guardas Municipais e

frequentadores. Coletamos 80 sacolas de microlixo,com 420kg na totalidade ,em 1500mts de areia das praias da Moreninha e Jose Bonifacio.

Buscamos orientar a todos sobre a importância de se manter as nossas praias limpas, distribuindo 250 sacolas recicláveis, luvas e folhetos informativos” reflete o Subinspetor da Guarda Municipal, Marlon Cesar.

(9)

Maricá:

“Parecia que o evento não ia rolar em Maricá pela pressão política e eleição; mas essa família é incansável, colocou a mão na massa”, diz a coordenadora local, Paula Guerra. Valeu Paula e família, até a próxima!

(10)

Itaguaí:

Foi um evento e tanto em Itaguaí!! O calor dos voluntários pela manhã nos deixou muito felizes; e no final, um linda confraternização com a distribuição dos PINs do Outback. Ilha da Madeira e Coroa Grande:

Também em Ilha da Madeira e Coroa Grande, funcionários da Odebrecht, da Marinha do Brasil e do Estaleiro Naval mostravam a importância de preservar o meio ambiente e de manter as nossas praias paradisíacas sempre limpas!

(11)

Jaconé, Saquarema / Região dos Lagos - RJ.

“Coletamos 111 sacolas com 25 voluntários, percorremos 5 km de àrea entre a faixa da vegetação e o mar”, revela Alexandre, da Alexandre Surf School.

Cabo Frio / Região dos Lagos – RJ:

Desde 2005 participando desta nobre Ação, a localidade de Cabo Frio – Região dos Lagos, via a coordenação da Secretaria de Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, sempre mostrou um resultado surpreendente. Super Parabéns a todos!

(12)

Em praticamente todas as praias de Niterói, via Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói, o Evento aconteceu, e contou com a participação de mais de 3.000 voluntários.

(13)

Praia da Urca - Baía de Guanabara (Com canoístas):

Como sempre é emocionante acompanhar os canoístas do Clube Carioca de Canoagem, na Baía de Guanabara.

Belíssimo, parabéns!!!!!

Macaé / Região dos Lagos – RJ:

“O evento ocorreu perfeitamente, tivemos boa participação com aproximadamente 40 pessoas envolvidas, coletamos 1999 ítens na Praia dos Caveleiros; e a outra equipe com o apoio da SELIMP na Praia da Barra (não tivemos o quantitativo de material). A matéria passou na rede RECORD, 19:45hs e no site da G1” destaca Aline Games Veiga,

coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente de Macaé.

(14)

Aracajú / SE:

Pelo segundo ano consecutivo participando desta Ação Mundial, Aracajú – SE, mais uma vez, nos surpreendeu com a especial atenção ao evento; e com o carinho nos mínimos detalhes, com a Parceria com o SETRANSP.

Maravilhoso, gente!!!!

FRG / Fazenda Rio Grande – PR:

No início, uma grande reunião e uma aula de educação ambiental para 200 voluntários, ministrada por Hildon Carrapito deixava todos tranqüilos para a realização de um belíssimo trabalho de limpeza na margem do rio.

(15)

Esta foi, sem dúvidas, uma felicidade para todos os que participaram. Uma parte dos resíduos foram reciclados. Os funcionários da SABB – Coca-Cola em Fazenda Rio Grande fizeram a sua parte por um planeta mais saudável! Contamos também com o forte apoio da Secretaria de Meio Ambiente // Prefeitura de Fazenda Rio Grande – PR.

São Luis do Maranhão – MA: Primeira Conferência - MA:

A Primeira Conferência Clean Up The World 2012 – Maranhão foi realizada com muito sucesso, na Assembléia Legislativa de São Luís do Maranhão.

(16)

O Clean Up The World 2012 fez um sucesso enorme em São Luís do Maranhão – MA, via a Parceria com a SEMA – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão / Governo do Maranhão. Mais de 2.500 pessoas juntas, em prol de um mesmo ideal: um mundo mais sustentável!

(17)

Florianópolis – SC:

Clean Up The World 2012 - Florianópolis. O Evento contou com, em média, 500 pessoas e recolheu mais de 2.500 toneladas de resíduos.

Isso mesmo!!!! Mãos à obra, pessoal! Belíssima iniciativa!!

(18)

Vivian Garcia e Fabiano Rangel, da SABB – Coca-Cola, coordenando a Limpeza Geral!! Parabéns!!

(19)

Confirmando a participação pelo segundo ano consecutivo de Americana – SP, os resultados são muito positivos!!

Os funcionários da SABB – Coca-Cola em Americana – SP fizeram um maravilhoso trabalho!!

Foi fantástico, com muita dedicação e alegria!! Que Deus abençoe a todos.

(20)

Linhares – SP também participou do Clean Up The World 2012, com os funcionários da SABB – Coca-Cola!

Muito bom, pessoal! Vamos em frente!!

Abaixo seguem alguns “Links”/ Clipping do Evento:

- http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/09/dia-mundial-de-limpeza-das-praias-reuniu-populacao-na-orla-de-sao-luis.html - http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-15/no-rio-voluntarios-recolhem-lixo-no-dia-mundial-de-limpeza-das-praias - http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=34323 - http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/09/voluntarios-recolhem-cerca-de-uma-tonelada-de-lixo-de-praia-de-aracaju.html - http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/09/dia-mundial-de-limpeza-das-praias-foi-comemorado-em-macae-rj.html - http://globotv.globo.com/tv-mirante/jmtv-2a-edicao/v/o-dia-mundial-de-limpeza-das-praias-foi-comemorado-neste-15-de-setembro/2141682/ - http://globotv.globo.com/rede-globo/rjtv-2a-edicao/v/voluntarios-fazem-mutirao-da-limpeza-nas-praias-e-na-lagoa-rodrigo-de-freitas/2141621/ - http://www.pares.org.br/

Em breve mais informações estarão disponíveis nos sites: Instituto Ecológico Aqualung – IEA, Programa Na Praia e Amigança Produções.

Enviaremos o DVD e Certificado a todos, com o Clipping / Vídeo.

Destacamos que, em todas as localidades participantes, foram distribuídos os folders educativos a grupos de pessoas, durante o evento.

Foram reciclados alguns ítens em algumas localidades.

Este Relatório será enviado à ONU / UNEP e Clean Up The World Austrália; e à toda a imprensa escrita, falada e televisiva.

Contamos com a participação de todos em nossa próxima Grande Ação: o EcoNatal 2012 / Verão Limpo 2013.

Agradecimentos Especiais:

Este Evento contou com o Patrocínio da Siemens;

Co-Patrocínio da Coca-Cola Brasil e SABB (Sistema de Alimentos e Bebidas do

Brasil);

Apoio: Hotel JW Marriott RJ, Prefeitura de Cabo Frio / Secretaria de

Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, Outback, Setransp, SEMA (Secretaria

de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão), Marinha do

Brasil, Estaleiro Naval, Nova Rio, Dover Roll, Hotéis Othon, Prezunic, Hotel

Fasano, Fasano Al Mare, Ipiranga, Metrô Rio, Hotel Sheraton Barra, Hotéis

Marina, Green By Missako, IDESC, Guarda Municipal RJ, Colégio Palas, Jeep

(21)

Tour, Aqualittera, Fun Dive, Piratas do Mergulho, FESERJ, ASAG,

Videoclipping, Agência Rio de Notícias, Ministério do Meio Ambiente (MMA) /

Governo Federal, Adapt Surf, Aqualung, Amigança Produções, Reviverde,

AMOR, Supervídeo, Clube Carioca de Canoagem, Clean Up The World

Australia.

Esta foi uma realização do Instituto Ecológico Aqualung - IEA e Programa Na

Praia.

TOTAL GERAL DE NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS E PESO COLETADO:

Localidades Números de Voluntários Peso Coletado

Copacabana e Leme 800 2.400 quilos

Praia de Ipanema 13 200 “

Praia do Leblon 3 30 “

Lagoa Rodrigo de Freitas 25 150 "

Praia Barra da Tijuca 290 510 "

Praia do Recreio dos Bandeirantes 205 110 "

Prainha 65 385 " Praia de Sepetiba 30 300 " Ilha de Paquetá 20 420 " Praias de Niterói 3.060 4.000 " Praia de Maricá 07 80 " Cabo Frio 900 3.000 Itaguaí 20 300 “ Ilha da Madeira 12 200 “ Coroa Grande 08 50 “ Baía de Guanabara 16 15 “ Praia Vermelha 15 100 “ Saquarema 20 330 “

(22)

Americana 235 3.000 “ Macaé 40 250 “ Aracajú 800 1.000 “ Linhares 150 400 “ Fazenda Rio Grande Paraná 200 1.600 “ Florianópolis – SC 500 2.500 “ São Luís do Maranhão 2.500 6.111 “

Total Geral: 9.934 27.441

Att., Anna Turano e Hildon Carrapito

Membro Clean Up The World

Instituto Ecológico Aqualung - IEA Projeto Limpeza Na Praia

Nextels:

78483084 ID 81*36746 / 78306842 ID 81*29552 Cel.: +55 21 9522-1051.

Rua do Russel, 300 / 401,Glória, RJ, Brasil. CEP: 22210-010.

Referências

Documentos relacionados

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

Certain it is, this was not the case with the redoubtable Brom Bones; and from the moment Ichabod Crane made his advances, the interests of the former evidently declined:

Keywords: need for cognition, hedonic shopping motivation, materialism, impulse buying tendencies, adolescents, cross-cultural study, consumer behaviour.. The vast majority

Conclusão: Após o processo de adaptação transcultural, a versão brasileira da PEM-CY pode ser considerada um instrumento válido e confiável para medir a

Diet variety seems to decrease with age in childhood; these findings enhance the need of implementing effective strategies to increase the con- sumption of a variety of healthy