• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CH TOTAL: 60 horas-aula / ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CH TOTAL: 60 horas-aula / ano"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instituto de Ciências Agrárias

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Cálculo Diferencial e integral II

CÓDIGO: GET009 PERÍODO/SÉRIE: Segundo TURMA: A

CH TEÓRICA: 60 horas-aula/ano CH PRÁTICA: 0 CH TOTAL: 60 horas-aula / ano OBRIGATÓRIA: ( x ) OPTATIVA: ( )

PROFESSOR(A): Thiago Aparecido Catalan ANO/SEMESTRE:

2020/1

A integral Indefinida. A Integral Definida e suas Aplicações. Funções de Várias Variáveis Reais.

Os tópicos desenvolvidos nesta disciplina são de grande relevância, pois constituem material básico indispensável para que o aluno tenha uma sólida formação matemática. Além disso, a importância de tais tópicos se dá principalmente pelo fato de que com eles se pode resolver uma série de problemas concretos das mais diferentes áreas da ciência e tecnologia.

Espera-se que, ao final do curso, o aluno seja capaz de usar os conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos domínios da análise e da aplicação, a fim de resolver problemas de natureza física e geométrica no decorrer de seu curso de graduação e na vida profissional.

EMENTA DA DISCIPLINA

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS DA DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO

(2)

A INTEGRAL INDEFINIDA

Definição

Integrais imediatas

Integrais por substituição algébrica Integrais por partes

Integrais por substituições trigonométricas Integrais de funções racionais

A INTEGRAL DEFINIDA E APLICAÇÕES

A integral definida como limite de uma soma de Riemann Significado geométrico e propriedades

Teorema Fundamental do Cálculo

Áreas de figuras planas: regiões entre curva e eixo e entre curvas Volumes de sólidos

Comprimentos de arcos

Áreas de superfícies de revolução Integrais impróprias

3. FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS

3.1. Funções de várias variáveis: domínio, conjuntos de nível e gráfico 3.2. Limites e continuidade

3.3. Derivadas parciais 3.4. Regras da cadeia

3.5. Derivada direcional e seu significado geométrico 3.6. Gradiente, reta normal e plano tangente

3.7. Derivadas parciais de ordem superior 3.8. Máximos e mínimos de uma função

3.9. Máximos e mínimos condicionados: método do multiplicador de Lagrange

O conteúdo da disciplina será desenvolvido de maneira remota dividido em atividades síncronas e assíncronas. Serão 42 horas-aula de forma síncrona e 18 horas-aula de forma assíncrona.

HORARIO DE AULAS SINCRONAS: terça e quartas-feiras 13:10 – 14:50

Todo o conteúdo da disciplina será dividido em sessões (no máximo 18), os quais serão preparados de maneira expositiva, isto é, notas de aula bem explicadas, com linguagem fácil e compreensível, além de vídeos aulas. Estas sessões de conteúdos serão enviadas aos alunos, e os

PROGRAMA

(3)

vídeos serão disponibilizados via google drive, para que os mesmos realizem seus estudos sobre o assunto de maneira assíncrona. Assim sendo, usaremos as aulas Síncronas para que possamos expor todo o material de cada sessão, por meio da realização de exemplos e exercícios, e com isto consolidar ainda mais o conhecimento dos alunos em cada tópico.

As aulas síncronas acontecerão via videoconferência, usaremos a plataforma Google Meet. As aulas também serão gravadas e disponibilizadas.

Além disto, será criado um grupo de WhatsApp dos alunos do curso, de modo a facilitar toda comunicação e logística do curso. Usaremos o grupo para envio das notas de cada sessão, das listas de exercícios e resoluções que foram feitas fora da aula síncrona. Além disto, o grupo funcionará como um meio de atendimento em tempo integral. Ou seja, dúvidas podem ser enviadas por lá, e por lá serão respondidas. Isto pode contribuir com outros alunos que venham a possuir a mesma dúvida a posteriori.

Para ter acesso as aulas síncronas, portanto, os alunos precisarão de um meio eletrônico no qual possam acessar o Google Meet, e o WhatsApp. Além disto, o aluno precisará de um sinal de internet para acesso aos materiais no grupo de WhatsApp e acesso as aulas síncronas.

O acompanhamento e a verificação da aprendizagem do aluno serão feitas da seguinte forma:

Prova 1(P1), Prova 2(P2) e Prova 3(P3) que acontecerão durante dias disponíveis para as aulas síncronas, previamente combinado com a turma.

Logística para a prova: Antes do início da aula síncrona, será enviado no grupo de WhatsApp uma

lista de exercícios específica da matéria. Os mesmos deverão resolvê-la no tempo de duração da aula deste dia e enviar fotos da resolução também via WhatsApp, com limite máximo de até 15 minutos após o término da aula. Resoluções enviadas fora do prazo não serão consideradas.

A resolução desta prova pode ser feita com consulta.

A cada prova regular será atribuído o valor de 100 pontos. A nota final do aluno será obtida a partir da média aritmética entre as notas. Mais precisamente, da seguinte maneira:

(4)

Nota Final=(P1+P2+P3)/3.

O aluno que obtiver Nota Final maior ou igual a 60 pontos estará aprovado, caso contrário, será reprovado.

A Validação da assiduidade dos alunos se dará atra'vés de chamada nas aulas síncronas. Os alunos que não puderem participar da aula por algum motivo externo, principalmente devido a problemas de internet deverá avisar o ocorrido com o prazo de no máximo um dia após a aula, afim de evitar a falta na atividade.

Bibliografia Básica:

[1] GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo (4 vols.). 5a. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 2001.

[2] LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. (2 vols.). 3a. ed. São Paulo: Editora Harbra., 1994.

[3] STEWART, J. Cálculo (2 vols.). 4a. ed. São Paulo: Editora Pioneira - Thomson Learning, 2001. [4] THOMAS, G. B. Cálculo (2 vols.). 10a. ed. São Paulo: Editora Pearson Education, 2002.

Bibliografia Complementar:

[5] EDWARDS, C. H. & PENNEY, D. E. Cálculo com Geometria Analítica (3 vols.). Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 1999.

[6] MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. & HAZZAN, S. Cálculo: funções de uma e de várias variáveis. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

[7] SIMMONS, G. F. Cálculo com Geometria Analítica. (2 vols.). São Paulo: Editora Makron Books, 1987.

[8] SWOKOWSKI, E. W. Cálculo com Geometria Analítica. (2 vols.). 2a. ed. São Paulo: Editora Makron Books, 1994.

[9] MUNEM, M. A. & FOULIS, D. J. Cálculo. (2 vols.). Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, 1982.

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental . Em ___/____/______

_____________________________________ Coordenador do curso

APROVAÇÃO BIBLIOGRAFIA

(5)

Referências

Documentos relacionados

Além de serem gravados no cartão, os dados são transmitidos através de um módulo de rádio frequência transmissor para um receptor do modelo, onde há um outro PIC capaz de

São muitos os problemas ambientais causados pelo crescimento urbano, o poder público não acompanha esse crescimento com investimentos em obras de infraestrutura, são ocupados

Essa forma não implicaria, entretanto, um ideal de vida com fins de uma riqueza concentrada e hierarquicamente superior (que seria, para o próprio Lipovetsky, um ideal datado e

In Cu 2+ -induced lipid peroxidation of human LDL, the lag period preceding the commencement of lipid peroxidation in the presence of XH bearing OH at meta and para positions on

Realça-se também que os princípios suscitam problemas de validade e peso (importância, ponderação, valia); as regras colocam apenas questões de validade (se elas não

The constant emergence of new and intriguing experimental results in the field of two-dimensional materials creates the need for theoretical investigations and explana- tions

At 540 days after planting (DAP), the following evaluations were performed: morphometric characteristics - plant height, number of cladodes, cladode length, cladode width and cladode

As fibras de poliamida são capazes de absorver os corantes aniônicos, sendo relacionada com os grupos aminos da fibra de poliamida, como cadeias moleculares da poliamida 6,6 são