• Nenhum resultado encontrado

ACIA EM AÇÃO PACTO POR ANÁPOLIS. Entidades se reunem e anunciam a montagem de uma pauta reivindicatória. Pronunciamentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACIA EM AÇÃO PACTO POR ANÁPOLIS. Entidades se reunem e anunciam a montagem de uma pauta reivindicatória. Pronunciamentos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim Informativo da Associação Comercial e Industrial de Anápolis Ano 11 N.º 333 Novembro de 2016

A

CIA EM

A

www.aciaanapolis.com.br

ÇÃO

Pág. 01

Entidades se reunem e anunciam a montagem de uma pauta reivindicatória.

PACTO POR ANÁPOLIS

Proposta da ACIA foi abraçada por vários segmentos comunitários interessados no desenvolvimento do Município

Em concorrida reunião que aconteceu na noite de quarta-feira, 23, empresários; dirigentes sindicais; repre-sentantes dos governos Municipal e Estadual, além de dire-tores e convidados especiais da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, foi oficializada a proposta de se estabelecer uma pauta básica de reivindicações do Municí-pio a ser levada ao Governador Marconi Perillo e ao prefei-to eleiprefei-to, Roberprefei-to Naves. Da pauta constam antigas e recentes solicitações dos setores organizados focadas, principalmente, na retomada do crescimento socioeconô-mico da Cidade.

Participaram da reunião o Presidente da Agência Goi-ana de Regulação, Ridoval Chiareloto; o Superintendente de Negócios Internacionais do Governo do Estado, Luiz Medeiros Pinto; o titular da Terceira Delegacia Regional de Polícia Civil, Fábio Vilela; o Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Anápolis, Ronivan Peixoto de Morais Júnior; o Presidente da Câmara de Diri-gentes Lojistas de Anápolis, Wilmar Jardim de Carvalho; o Executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás, Marçal Henrique Soares, além de vários outros.

A discussão principal girou em torno da necessidade de se trabalhar, com urgência, uma proposta pragmática e protagonista, conforme delineou o Presidente da ACIA, empresário Anastácios Apostolos Dagios. Para ele, existe a falta de um maior compromisso das lideranças empresaria-is para com Anápolempresaria-is, ao destacar que o crescimento

eco-nômico do Município se acha estagnado nos últimos cinco anos, com tendência para piorar, caso não sejam adotadas medidas de impacto. De acordo com ele, “é preciso se destra-var o crescimento de Anápolis”.

Pronunciamentos

O advogado e professor João Asmar foi um dos oradores e concordou com a necessidade de se ativarem as lideranças locais em busca de soluções, a exemplo do que fora feito na década de 60, quando tentou-se levar para Goiânia a sede da, então, Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis. Segundo ele, na época as lideranças se insurgiram e pressio-naram o Governo do Estado a manter a escola que se transfor-mou em Universidade de Anápolis (UNIANA) e, posterior-mente, em Universidade Estadual de Goiás, UEG.

(2)

Pág. 02

O representante das indústrias farmacêuticas, Marçal Henrique Soares, trouxe uma preocupação do setor quanto às dificuldades para a liberação de licenças ambientais para a consecução dos alvarás de funcionamento das fábri-cas, imbróglio que envolve Prefeitura e Governo do Esta-do. Falou, ainda, sobre a ameaça que representa a greve dos aduaneiros, tendo em vista que grande parte dos produ-tos utilizados na indústria farmoquímica é importada e o movimento grevista retém as mercadorias nas estações aduaneiras.

Outro orador da noite foi o executivo e professor Sós-tenes Arruda que concordou com a crítica à acomodação das lideranças locais que aceitam todas as imposições fei-tas, “inclusive pelo Ministério Público, mesmo que tais medidas resultem em prejuízos para o setor produtivo”. Segundo ele, o empresariado precisa ser mais enérgico na defesa de seus interesses. Falaram, ainda, na ocasião, o cartorário Ângelo Lovis, avaliando a situação legal dos terrenos do Distrito Agro Industrial e o empresário Luiz Carlos Dezzen, que abordou a crise vivida no comércio da Cidade.

Também, usou da palavra o Delegado regional de Polícia Civil, Fábio Vilela, que anunciou providências a serem tomadas para a remoção de veículos sinistrados da Praça do Expedicionário e sobre a criação de uma central de atendimento das delegacias especializadas. O Superin-tendente de Negócios Internacionais do Governo Estadual, Luiz Medeiros Pinto e o Presidente da AGR, Ridoval Chia-reloto, também, falaram sobre a necessidade de se buscar

alternativas para o crescimento econômico de Anápolis, como a ampliação da área do DAIA.

(3)

Pág. 03

Natal Empresarial

Anápolis Sem Fome - 2016

PROJETO SOCIAL

Mantendo a tradição desde 2007 e, cumprindo com os objetivos e metas estabelecidos, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis e as rádios São Francisco AM e 96 FM promovem a Campanha Natal Solidário 2016, iniciati-va que conta com o apoio de diretores, empresas associa-das e comunidade local.

O Presidente da ACIA, empresário Anastacios Apostolos Dagios, disse que, “mais uma vez pretendemos

atingir nossa meta...”. As doações são destinadas a

dezenas de entidades filantrópicas e podem ser cestas de alimentos, roupas ou brinquedos. O trabalho da ACIA tem por fundamento defender os interesses do empresariado e lutar pelo crescimento e pelo desenvolvimento do Município. Não podemos, entretanto, fugir da responsabi-lidade social que recai sobre cada um de nós e os associa-dos da instituição entendem isso.

Todas as vezes em que são convocados eles compare-cem e dão sua parcela de contribuição, justificou o Presidente.

Participem!

Empresarios, prestadores de serviços e a comunidade em geral são peças fundamentais para o sucesso da nossa campanha.

juntem-se a nós!

www

.aciaanapolis.com.br

PONTOS DE ARRECADAÇÃO

No prédio da ACIA (Rua Manoel D’Abadia, 335 Centro) ou na Unidade ACIA Vila Jaiara (Av. Fernando Costa, 177 - Jaiara Shopping) Doe também através do telefone (62) 4014-7000 (iremos até o local buscar sua doação)

Movida por uma ação solidária, a Associação Comercial e Industrial de Anápolis - ACIA, e a Rádio São Francisco 670AM e 96,3 FM promovem a Campanha

. E, você pode se juntar a

NATAL SOLIDÁRIO 2016

essa corrente do bem, doando alimentos, remédios, roupas e brinquedos (novos e/ou usados em bom estado). Todo este material será entregue a entidades filantrópicas e a famílias carentes de Anápolis. Participe e faça a sua doação entre os dias 23 de novembro a 19 de dezembro com encerramento

na Praça Santana das 07 as 19 horas.

A entrega será no dia 23/12 (sexta-feira), na praçaSant’Ana das 08 às 12 horas,

com transmissão ao vivo!

NATAL EMPRESARIAL

2016

ANÁPOLIS SEM FOME

NATAL EMPRESARIAL

Realização: Apoio:

CLASSISMO

ACIA participa da 4ª Reunião

Ordinária da FACIEG

A convite de Ubiratan da Silva Lopes presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agro-pecuárias do Estado de Goiás (FACIEG) a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), capitaneada pelo presidente Anastácios Apostolos Dagios e seus diretores par-ticiparam no dia 22 de novembro último da 4ª Reunião Ordi-nária da FACIEG, uma reunião de trabalho e prestação de contas, onde os convidados tiveram a oportunidade de assis-tir a algumas palestras. Entre os palestrantes estavam o Vice-Governador e Secretário Estadual de Segurança Pública Sr. José Eliton onde discorreu sobre o tema “Os Desafios da Segurança Pública em Goiás” e na ocasião foi questionado pelo diretor de comunicação da ACIA Josmar Moura sobre o andamento do projeto oferecido pelo delegado regional de polícia civil de Anápolis Dr. Fábio Vilela sobre a unificação das delegacias em nossa e cidade e obteve como resposta que o Governo do Estado já deu carta branca e que o projeto pode sair do papel em breve e se tornar realidade. Ainda palestra-ram na ocasião o economista Bruno Fleury falando sobre o cenário econômico para 2017 e o Diretor Superintendente do SEBRAE GO Sr. Igor Montenegro que reforçou que em 2017 as parceiras do SEBRAE com as associações comerciais irão continuar firmes visando o crescimento do setor produtivo.

(4)

Pág. 04

Colaboradores desestimulados e falhas em tarefas rotineiras podem ser sintomas de que o seu negócio precisa de correções e de mudanças internas. Nesta hora, é papel do líder identificar as ações que devem ser tomadas e inter-ferir na rotina da operação o mais rápido possível, para que a empresa reencontre o seu caminho.

A principal dificuldade, na maioria das empresas, é definir e entender corretamente os problemas a serem atacados. Existem algumas ações que permitem identificar os gargalos do seu negócio e implantar as mudanças neces-sárias para obter sucesso:

1. Analise diariamente os indicadores

Para entender quais são os problemas que precisam ser atacados, explore os indicadores de desempenho. Veri-fique o grau de satisfação do mercado em relação ao seu produto ou serviço através dos clientes. Índices de devolu-ção de produtos ou percentual de perdas, por exemplo, podem apontar para falhas na operação que se detectadas tardiamente vão impactar nas vendas da empresa.

2. Fique atento aos processos

Os gestores precisam entender que os resultados ocor-rem da operação e esse dia a dia operacional ou administra-tivo é a base para a melhoria contínua. Dedique-se a obser-var como são conduzidas as atividades diárias e trabalhe para aprimorar os processos. Em um hotel, por exemplo, o gestor deve acompanhar quanto tempo uma camareira leva para arrumar um quarto e observar a qualidade do serviço. Assim, ele poderá avaliar como esta rotina pode ser melho-rada, evitando acúmulo de serviço, atrasos na liberação de quartos e no fim a insatisfação do cliente.

3. Inspire a mudança

O processo de mudança deve começar pela alta dire-ção com um esforço do gestor para aprimorar suas habili-dades. É imprescindível que a direção participe e acredite no processo de mudança, contando com a cooperação dos funcionários chave para iniciar processos de melhorias em áreas chave e repassar o conteúdo aos demais colaborado-res, concluindo a implantação.

4. Ouça os funcionários

Na maioria das vezes as melhores soluções adotadas nas empresas para resolver problemas na operação vêm

Economia

6 Ações para fortalecer a gestão

da sua empresa.

dos próprios funcionários. São melhorias simples, baratas, criativas e às vezes, surpreendem pelo grau de inovação. Depois de ouvir sua equipe, elabore um plano de ação para a gerência e para operação. Lembrando que o acompanhamen-to é indispensável para não perder credibilidade. É por isso que a liderança é tão fundamental do começo ao fim desse processo.

5. Desperte o interesse contínuo

A garantia de resultados para a empresa também vem do estímulo dos funcionários. O principal valor é o do constante aprendizado e participação. As pessoas gostam de ser ouvidas e envolvidas nos processos de mudanças. Elas devem ser desafiadas com metas de melhoria, desde que tenham à dispo-sição recursos para alcançar os resultados.

6. Mantenha os resultados

O maior desafio é manter o novo patamar de resultados. A maioria das empresas elaboram o plano anual, mas não revisam com frequência as ações realizadas, quando poderi-am realmente verificar se as mudanças de fato fizerpoderi-am efeito ou se ainda são necessários ajustes. Para não deixar que os esforços de transformação se percam na rotina, deve haver um alinhamento entre a visão de curto, médio e longo prazo.

Ciclo de Palestras ACIA

Você conhece os numeros de

seu negócio?

Nesta semana a ACIA deu início ao seu Ciclo de Pales-tras e presenteou seus associados. O Presidente Anastácios Acha muito positiva esta iniciativa aonde a ACIA pode levar ao empresários associados maneiras de como enfrentar a crise conhecendo os números de sua empresa. Palestra foi ministrada pelo administrador Vinicius Leal Borges diretor executivo da GoBlue Consultoria e que vem atuando há mais de 10 anos no segmento de consultoria de performance que considerou muito expressiva a atuante a participação dos associados.

Siga-nos em nossas Redes Sociais

acia.anapolis acia em ação acia anápolis aciaanapolis

(5)

Pág. 05

A

CIA EM

A

ÇÃO

Expediente

Presidente ACIA: Anástacios Apostolos Dagios Diretor de Comunicação: Josmar Moura Jornalista: Nilton Pereira DRT GO 043/FENAJ 1316

Projeto Gráfico: Benedicto Junior Fotografia: Orlando Dourado ‘‘Baiano’’

Colaboração: Dr. Adimir Luche

Contatos:

E-mail: comunicação@aciaanapolis.com.br Site: www.aciaanapolis.com.br

Telefone: (62) 4014 - 7000

Plano de Negócios para Empreendedores

CRÉDITO

PRODUTIVO

CURSO Público-alvo

Empresários

OBJETIVO

MODALIDADE: Presencial PERÍODO: De 12, 13 e 14/12/2016

Horário: 18h30min. às 22h30min.

INSCRIÇÕES:

ACIA - (62) 4014-7000

LOCAL:

Auditório da ACIA - Rua Manoel D’Abadia, 335, Centro (último andar)

financeiro2@aciaanapolis.com.br

INFORMAÇÕES:

GRATUITO

Graças a Deus nosso País está mudando, o combate à corrupção está só no começo, mas devemos acreditar e fazer a nossa parte como cidadãos comuns. Vejo as pessoas reclamarem dos políticos, que são realmente os maiores corruptos e corruptores, mas elas não fazem a sua parte para que isso mude. Tenho colegas que vivem elogiando os países da Europa e Estados Unidos, quanto à limpeza das ruas, educação e etc.

Mas aqui o nosso País não põe em prática o que admi-ram lá fora. Infelizmente a corrupção está impregnada no povo brasileiro, todo mundo quer levar vantagem em tudo. Para acabar com isso precisamos nos conscientizar e cada um de nós fazer a nossa parte. O Brasil tem jeito sim.

Conselho aos Governantes

Isócrates nascido em 436 a.C. e falecido em 338 a.C. enviou a Nicoclés, rei de Salamina, na ilha de Chipre, reco-mendações para que o novo governante tivesse sabedoria em seu governo:

''...1. Um rei deve saber julgar de maneira original, não medindo o valor dos homens e das coisas pela como-didade que lhe oferecem, mas pela sua utilidade...

2. Todos concordarão, creio eu, em que o primeiro dever dos reis, quando a sua pátria é infeliz, é remediar seus males; quando é próspero, mantê-la na prosperidade; quando é fraca, torna-la potente.

3. Administre o seu reino como se administrasse a herança recebida do seu pai. Seja magnifico e seja régio em todas as suas disposições...

4. Creia que a grandeza de alma não está nos homens que empreendem mais do que podem executar, mas naqueles que, perseguindo com ardor o que é nobre e gran-de, podem executar o que empreendem.

5. Considere os mais fiéis, não aqueles que aprovam todas as suas palavras e elogiam todas as suas ações, mas sim os que censuram os seus erros.

6. Prefira deixar aos seus filhos um nome glorioso do que grandes riquezas. As riquezas são perecíveis, a glória é imortal. As riquezas podem ser adquiridas pela glória, a glória não se compra com riquezas...

7. Ao escolher quem deva encarregar-se de negócios que não administra pessoalmente, nunca perca de vista que você é quem arcará com a responsabilidade dos seus atos.

8. Em todas as suas ações, lembre-se que você é rei e tenha todo cuidado para não fazer nada que seja indigno dessa posição suprema...''

(6)

Pág. 06

CONVITE

DEBATE

80 anos

pec do teto:

LIMITAR GASTOS É ESSENCIAL

A ACIA ACREDITA NO BRASIL

CONVIDADOS ESPECIAIS

LÚCIA VÂNIA ABRÂO SENADORA (PSB/GO)

MOACIR LÁZARO DE MELO econOmista

NA SEDE DA ACIA

RUA MANOEL D’ABADIA, 335, CENTRO - ANÁPOLIS - GO

Maiores Informações: comunicacao@aciaanapolis.com.br

59ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA ACIA

www.aciaanapolis.com.br

HORÁRIO: 18h30min.

DATA:

02/12/2016

Referências

Documentos relacionados

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

TNF-α as well as iNOS expression was similar in lymph nodes and oral mucosa, whereas TGF-β and IL-10 were observed in a higher number of macrophages, epithelioid and giant cells

Ocorre também o HAC iatrogênico, medicamento utilizado excessivamente de glicocorticóides, como ocorre o aumento de corticóide exógeno as duas adrenais sofrem a

Quando as variáveis são analisadas sob o ponto de vista da Decomposição da Variância, a Produção Física da Indústria (PIM-PF) e o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) são

Os principais objectivos no recurso a este método são os de prevenir a rejeição do orgãos transplantados, minimizar a toxicidade dos fármacos e dos seus

Priscila Cordeiro Souto, Júlio César de Almeida Silva, Lidiana Nayara Ralph, Jeandson Silva Viana, Felipy Rafael Marinho Pereira, Edilma