• Nenhum resultado encontrado

Link para o Formulário:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Link para o Formulário:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Senhores Diretores, professores, funcionários e comunidade escolar.

A circular da DER Leste 3 é um importante instrumento de comunicação entre todos os profissionais da educação, pais, alunos e comunidade em geral. Nela todas as informações, orientações e solicitações necessárias para uma boa gestão serão divulgadas semanalmente, sempre às terças-feiras. Trata-se de uma forma de contato direto cuja eficiência dependerá da participação de todos na escola incumbidos de acompanhar e providenciar o pronto atendimento ao contido nas circulares. Contamos com vocês e esperamos poder contribuir cada vez mais com o trabalho nas escolas.

Maria Helena Tambellini Faustino Dirigente de Ensino

CRONOGRAMA GERAL:

RAIS Até 17/03/2017

Constituição do Grêmio Estudantil Até 20/04/2017

EDITAL PARA PROFESSOR EVENTUAL: Srs. Diretores.

Encaminhamos o link para o Formulário de Atribuição de Classes/Aula para PROFESSOR EVENTUAL para ser publicado no site da Diretoria de Ensino Região Leste 3, conforme orientações contidas no Comunicado da Comissão de Atribuição de Classes/Aulas de 13/02/2017.

Link para o Formulário:

https://goo.gl/forms/j7fPObleTeMRkO7x1

MAPA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL:

Senhores Diretores e PCs

O Núcleo Pedagógico/ Equipe da Educação Especial solicita até a data de 10/03/2017 para todas as Unidades Escolares da Diretoria de Ensino Leste 3, a PLANILHA DO MAPA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE 2017. Encontra-se o modelo no blog da Educação Especial no Link – MODELOS DE DOCUMENTOS. Contém 4 folhas (PERFIL, TRANSPORTE, CUIDADOR E SALA DE RECURSO). O documento físico deverá ser entregue no Protocolo da DR leste3 a/c- educação especial.

OBS: A escola que não tem nenhum aluno, deverá entregar a planilha informando: PREJUDICADO. http://educacaoespecialleste3.blogspot.com.br

(2)

PROVINHA BRASIL:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, informou que, em razão da existência de duas avaliações destinadas a diagnosticar o desenvolvimento das habilidades e níveis de alfabetização – Provinha Brasil para o 2º ano do EF e ANA para o 3º ao do EF - assim como, diante da necessidade de revisão das matrizes de referência da Provinha Brasil, em 2017 não mais estará disponível no seu Portal e tampouco será distribuída às redes de ensino a avaliação referente à Provinha Brasil.

CRONOGRAMA PARA CONSTITUIÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL: Senhores Diretores, Vice-Diretores e Professores Coordenadores

A cada ano as escolas devem constituir novamente o Grêmio Estudantil. Para tal foram encaminhadas no e-mail institucional das escolas as orientações, a legislação vigente e o calendário contendo os períodos de cada etapa a ser seguida.

Solicitamos que cada escola indique um docente (ou PMEC, ou Vice do PEF) para ser o interlocutor responsável pelo Grêmio na escola.

Todos os Grêmios devem estar constituídos

ATÉ 20/04/2017.

VIDEOCONFERÊNCIA GRÊMIOS ESTUDANTIS: Prezados Diretores:

A Gestão Democrática da educação é princípio definido na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996) e se assenta no pressuposto de que a educação é um processo colaborativo, que demanda a atuação das comunidades interna e externa da escola.

Uma organização democrática é aquela em que seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção do processo educativo. O nosso país possui um conjunto de leis que apoiam e organizam ações democrático-participativas no interior da escola, como é o caso dos grêmios estudantis.

Estes são uma agremiação escolar que defende os interesses dos estudantes e criam oportunidades para que eles discutam, desenvolvam e fortaleçam ações, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

O Grêmio Estudantil promove um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos. Estes entre outros assuntos foram tratados na videoconferência Grêmios Estudantis no dia 09/02/2017, das 10 às 12h30, momento este que tivemos 209 pessoas envolvidas com os grêmios estudantis, presentes nas salas da Rede do Saber nas Diretorias de Ensino, e mais de 1.500 acessos por streaming.

A videoconferência teve por objetivo esclarecer questões quanto ao Calendário para o Processo Eleitoral dos Grêmios 2017 e apresentar práticas de escolas dos anos iniciais para incentivo à implementação neste segmento.

(3)

Para que possa ser revista ou assistida pela primeira vez por aqueles que não puderam fazê-lo durante a gravação, estamos enviando os links abaixo e que foram liberados pela Rede do Saber. Solicitamos especial atenção para a utilização destes links de acordo com a orientação da própria

Rede do Saber.

http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/GREMIOS_ESTUDANTIS_09_02_2017_BL_01.wmv http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/GREMIOS_ESTUDANTIS_09_02_2017_BL_02.wmv

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR:

O Programa Ensino Médio Inovador tem por objetivo apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais no desenvolvimento de propostas curriculares dinâmicas, flexíveis e que atendam às expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea.

Informamos que já se encontra disponível para preenchimento a aba de Proposta de Redesenho Curricular - PRC, na plataforma PDDE Interativo, e para tal ação, enviamos um tutorial para orientar as unidades escolares.

O prazo é de 15/02 a 31/03/2017, porém, recomendamos que as escolas participantes não deixem para encaminhar os planos nos últimos dias, visto que a plataforma apresenta instabilidade constante e o Programa Ensino Médio Inovador é de grande importância para todas as escolas. No Boletim CGEB 180 constam o material norteador para auxiliar os interlocutores das Diretorias de Ensino na orientação junto às escolas, para elaboração da Proposta de Redesenho Curricular, assim como, às escolas que necessitam corrigir os valores a serem recebidos.

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO:

Conforme comunicado enviado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) as atividades do Programa Novo Mais Educação somente terão início após a construção do sistema de monitoramento e acompanhamento para seleção de voluntários que atuarão como Mediadores e Facilitadores.

Esta informação deve ser cumprida inclusive pelas escolas que já funcionam em tempo integral (PEI / ETI).

A Secretaria de Educação Básica tem envidado esforços no sentido de garantir que esse sistema esteja construído até o início de março, para que a seleção de mediadores e facilitadores para atuar no Programa Novo Mais Educação se realize segundo as finalidades do programa e da forma mais transparente possível, segundo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que devem reger a administração pública.

Desse modo, orientamos a todas as Diretorias Regionais de Ensino, que aguardem a disponibilização do sistema a ser implantado na plataforma PDDE Interativo, e somente a partir dessa seleção é que o programa efetivamente terá início.

As unidades Escolares que realizaram adesão ao Programa, terão que cumprir exatamente o que foi cadastrado na plataforma do PDDE Interativo, pois não haverá possibilidade de alterações nem no sistema e nem mesmo em ata. Caso tenham cadastrado, de forma equivocada, um número elevado de alunos, ou carga horária diferente da realidade da escola, deverão aguardar orientações e não dar início às atividades do Novo Mais Educação.

(4)

Não havendo impedimento, as atividades devem ocorrer sempre a partir do início do mês, para evitar ressarcimentos parciais aos voluntários.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS

ORIENTAÇÕES PARA GOZO DE LICENÇA PRÊMIO: Prezado (a) Senhor (a) Diretor de Escola

Serve o presente para comunica-los, sobre os novos procedimentos para publicação de GOZO de Licença Prêmio.

Usufruto em Gozo:

Cada Bloco de 90 ( Noventa ) dias poderá ser usufruído da seguinte forma : 90 dias corridos;

2 parcelas de 45 dias cada

1 parcela de 60 dias e 1 de 30 dias; 3 parcelas de 30 dias;

6 parcelas de 15 dias;

 Protocolar com 15 dias de antecedência - quando do gozo, para publicação.

 PULP que não possuir documentações preenchidas corretamente não serão publicados e serão devolvidos a U.E. com a devida orientação para correção.

Servidor: – protocolar requerimento dirigido ao superior imediato solicitando autorização para gozo da licença-prêmio e a quantidade de dias que pretende usufruir.

 Aguardar em exercício a publicação da autorização no DOE; deverá iniciar a fruição no prazo de 30 dias, conforme publicado e autorizado.

 Se não o fizer dentro do prazo, a autorização perderá validade e deverá ser novamente requerida e publicada.

 Iniciada a fruição, não poderá ser interrompida. A Unidade escolar:

 Protocolar o requerimento do servidor.

 Analisar se o requerimento do servidor está de acordo com as normas legais, se da certidão que pretende usufruir existe saldo.

 Oficio informando que as aulas já foram atribuídas para início após a publicação do gozo, oficio deve constar os dados do professor que teve aulas atribuídas em substituição. Este oficio é apenas para Gozo de Licença Premio superior a 15 dias.

(5)

 Encaminhar para publicação da autorização do gozo da licença prêmio.

 Dar ciência ao servidor da publicação e que ele tem 30 dias para iniciar o gozo da licença a partir da data da publicação.

 Informar o início do gozo ou desistência do direito para encartar no processo a referida informação.

 Inserir a informação do Gozo no sistema.

ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS ON-LINE:

Senhores Diretores, retransmitimos Comunicado da CGRH:

Pertinente à implantação do Projeto Piloto do sistema de Atribuição Online, iniciado em 23/01/2017, seguem novas orientações com relação ao envio dos problemas relatados pelas escolas, no intuito de finalizarmos a fase de atribuição inicial.

Informamos aqui que grande parte dos problemas enviados ao Suporte SED neste momento, tratam-se de erros de procedimento operacional no sistema, e ainda de aplicação equivocada da legislação na atribuição manual.

Desta forma, solicitamos à Diretoria de Ensino que oriente as escolas de sua jurisdição para envie os problemas primeiramente à equipe da Diretoria de Ensino, que deverá analisar se a situação relatada refere-se à procedimento, legislação, ou erro de sistema, e somente neste último caso, após a devida análise da Diretoria de Ensino, a mesma deve enviar o erro ao cemov@educacao.sp.gov.br, e não mais aos técnicos PRODESP, nem ao Suporte SED.

Caberá ao CEMOV o envio aos técnicos da Prodesp, em caso de erro constatado.

Nesta esteira, seguem algumas orientações básicas, a fim de auxiliar a Diretoria de Ensino na análise e orientação às suas escolas:

- Afastamentos/ Ingressantes/ Remoção/ Artigo 22 - Afastamento: Conforme orientações enviadas em correio em 20/01/17, especificamente quanto ao sistema de atribuição online, quando não constar o afastamento, o mesmo deve ser inserido na funcionalidade “Inclusão Manual de Afastamento”. Quando constar um afastamento que já não está em vigor, basta clicar em “não” no momento em que o sistema exibe o afastamento e pede para confirmar ou não a licença/afastamento naquele momento da atribuição.

- Ingressantes/Removidos - que não constam no sistema: paliativamente, pode se usar a tela de “Ação Judicial” com DI “0”.

- Professores ingressantes: deve ser utilizada a opção mandato judicial com DI = 0. 4 - Professores removidos: quando não constam na classificação, eles devem ser incluídos via mandato judicial, com o seu respectivo DI.

- Professor que optou na inscrição pelo artigo 22: não é permitida a Ampliação de Jornada, nem Carga Suplementar, e por isso ele não aparecerá nestas raias de atribuição.

- Professor ingressante não pode constituir jornada com disciplina não específica. Entretanto, pode ampliar jornada e participar da carga suplementar com disciplina não específica e demais disciplinas.

(6)

- Quando necessário, pode-se realizar a desatribuição de aulas de um (a) professor (a) e voltar as atribuições para corrigir, por exemplo, se um professor pegou menos aulas do que deveria;

Se a etapa em questão for constituição de jornada, e a escola já se encontra na carga suplementar, deve desatribuir as aulas de todos os docentes, e de todas as “raias” já encerradas, a fim de retornar para a fase de constituição de jornada.

- Quando o docente não deve ter aulas atribuídas, deve-se indisponibilizar o mesmo no menu lateral “Funcionalidades”, na funcionalidade “Indisponibilizar docente”. ACD - Turmas de ACD: constam somente na parte "Constituição de Jornada - Disciplina não específica" e "Carga Suplementar". Matriz Curricular/Quadro Aulas

- A atualização dos Quadro-Aulas utilizados na atribuição on-line não é automática.

- Em caso de alteração da matriz curricular homologada com a geração de novos Quadro-Aulas ou alteração na coleta de classes (exclusão de classe, alteração de turno, etc), a escola deve informar a Diretoria de Ensino que houve alteração, a qual informará o CEMOV. Deve aguardar o carregamento do novo Quadro-Aulas para prosseguir.

- A PRODESP está desenvolvendo nova funcionalidade de “Atualização de Quadro Aula”, a fim de permitir que a própria escola atualize o Quadro Aula alterado. Quando o desenvolvimento estiver finalizado, avisaremos.

- Nos casos em que constar turmas a mais no Quadro Aulas, que não deveria constar na Atribuição Inicial, o Diretor da Unidade Escolar deve acessar a funcionalidade “Quadro Aulas”, dentro do menu “Funcionalidades” no sistema de Atribuição Online, e alterar o status da turma, de “homologado” para “deletado”.

PMEC & EMAI

- As aulas do EMAI não são turmas de alunos, e por isto, não consta na atribuição de turmas, pois se trata de complementação de carga (carga suplementar) para fins de carga horária. Assim, estas aulas do EMAI serão atribuídas em funcionalidade específica, posteriormente. Por enquanto, deixar na fase Escola sem estas aulas.

- O programa PMEC não é atribuído durante a Fase Escola, é atribuído como Recondução pela DE, e posteriormente, como “Projetos”, também pela DE. Categoria P/N/F e Etapa 2 - Diretoria

- A Categoria P/N/F só será atribuída após a atribuição dos efetivos na Diretoria.

- No momento, a maior parte da Rede está na fase de constituição, ampliação, carga suplementar na Escola.

- A etapa 2 só será liberada após a finalização da atribuição dos docentes da Categoria “O”, após a etapa 1. Perfis de Acesso

- Somente o Diretor da Escola possui acesso ao menu “Funcionalidades”. Caso necessário, solicite apoio para a Comissão de Atribuição da respectiva DE.

- Somente o GOE possuí acesso a alguns menus da Atribuição On-line. Caso a unidade não possua GOE, solicite apoio para Comissão de Atribuição da respectiva DE Ressaltamos, ainda, que todas as fases estão interligadas, de modo que a Diretoria de Ensino só pode iniciar a fase de Constituição de Jornada de Docentes Efetivos quando as escolas finalizarem a primeira fase.

Na sequência, somente quando a Diretoria de Ensino finalizar a sua fase, é que se poderá iniciar a Atribuição do Artigo 22 e Reconduções.

A finalização das etapas deverá ser notificada por ambas as partes, para conhecimento e continuidade do processo. Desta forma, solicitamos o empenho em gerenciar, analisar os problemas relatados e solicitar às escolas que finalizem a digitação, relatando as dificuldades quando houver, após análise, a fim de se finalizar toda a Atribuição Inicial.

(7)

DIA DO PATRONO: Senhores Diretores

Retransmitimos o Comunicado da SEE referente ao Dia do Patrono:

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS

FLUXO DE VAGAS – ALUNOS EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NA CAPITAL: Senhores Diretores e GOES, retransmitimos Comunicado da CGEB:

O Centro de Matrícula (CEMAT) e o Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) da CGEB/SEE reforçam às Diretorias de Ensino da capital as orientações sobre o fluxo de vagas a ser cumprido no caso de alunos em cumprimento de medidas socioeducativas na cidade de São Paulo, como é o caso da Liberdade Assistida (LA).

As orientações foram repassadas na Videoconferência, de 01/07/2016, denominada “Documento Orientador Conjunto: SEE-SME-SMADS-Fundação CASA” e está disponível na videoteca da Rede do Saber.

(8)

Ademais, constam no próprio Documento Orientador sobre este fluxo de vagas, disponibilizado no Boletim CGEB nº 147/2016 e na Intranet da SEE.

Trata-se de ação que resulta de um Termo de Convênio vigente entre SEE-SME-SMADS-Fundação CASA, que visa garantir a vaga e a permanência escolar de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na capital. Portanto, é fundamental que as Diretorias de Ensino da capital observem estas orientações e as retransmitam a todas as escolas sob sua jurisdição, visando garantir o fluxo de vagas.

PROGRAMA TÔ NA REDE:

Senhores Diretores, segue Boletim com cronograma das próximas atividades. Favor repassar ao responsável pelo TÔ NA REDE de suas escolas:

NÚCLEO PEDAGÓGICO

(9)

É com grande felicidade que informamos que a Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, comunica a realização do III Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1, de 8 a 10 de outubro de 2017, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus Campo Grande. O tema do evento será Avanços e desafios no ensino de Ciências e Biologia.

O evento reúne professores da Educação Básica que atuam com o ensino de Ciências e/ou Biologia nas diferentes etapas da escolaridade, educadores que desenvolvem experiências no campo da educação em ciências em diferentes espaços educacionais, além de pesquisadores e estudantes dessas áreas. O objetivo principal é refletir sobre as transformações ocorridas na educação e na formação docente nos últimos anos, os reflexos nas diretrizes atuais e futuras para o ensino e para a divulgação da ciência em espaços formais e não formais e as perspectivas futuras.

Os trabalhos serão aceitos nos formatos pesquisa, relato de experiência e proposta de atividade/material didático, e serão recebidos até 13 de abril de 2017, no formato de resumo expandido (4 a 6 páginas). Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais do evento. Os eixos do evento, bem como o modelo para a submissão de trabalhos seguem em anexo. Solicitamos a todos que aguardem a próxima circular com maiores informações sobre o evento e a forma de submissão de trabalhos. Na oportunidade, solicitamos, ainda, ampla divulgação do Encontro.

Organização:

Diretoria e Conselho Deliberativo da Regional 01. Contato: sbenbioregional1@gmail.com

PROJETO PROA:

O Instituto PROA é parceiro da Secretaria da Educação (acordo de cooperação assinado em 22/12/2016) e oferece anualmente curso gratuito de qualificação em Administração - Programa Pró-Profissão, com duração de 6 meses a alunos de idade entre 16 a 20 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas e que pertençam à família de condição socioeconômica menos favorecida.

O objetivo é preparar esses jovens para o mercado formal de trabalho, por meio do acesso a uma educação profissionalizante de qualidade, com orientação ao início de carreira e apoio à conquista do primeiro emprego. O Instituto PROA oferece gratuitamente aos alunos:

Bolsa de Estudos em curso profissionalizante de administração (certificado do SENAC), com seis meses de duração, nos períodos da manhã ou tarde;

• Consultoria de RH para desenvolvimento comportamental dos alunos, ensinando a ter uma postura mais autônoma e a responsabilidade que o mercado de trabalho requer,

• Vale Transporte;

• Uniforme e material didático.

As inscrições começam no dia 01/03/2017 e vão até o dia 03/06/2017. Podem ser feitas somente pela internet, através do site: www.proa.org.br.

O processo de seleção do ProA e a bolsa concedida aos aprovados são totalmente GRATUITOS. Assim sendo, solicitamos a divulgação do projeto junto aos alunos.

(10)

ESPAÇO DESTINADO ÀS ESCOLAS:

EE GUERRA JUNQUEIRO - EDITAL DA ZELADORIA Senhores Diretores, favor divulgar para os servidores:

A Direção da EE Guerra Junqueiro, no uso de suas atribuições legais, e com base no Decreto nº 47.685/2003 e Resolução SE 23 de 18/04/2013, torna público o presente Edital estabelecendo que no período de 07/03/2015 a 17/03/2015 das 08h00m às 18h00m, receberá inscrições de servidores públicos, interessados em ocupar as dependências da zeladoria desta Unidade Escolar.

Requisitos básicos para a ocupação da zeladoria:

1 - Servidor público em exercício em qualquer outra U.E. ou órgão de administração do Poder Público Estadual ou Municipal, inclusive Praça de Serviço Ativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

2- Não possuir casa própria no Município onde se localiza a Unidade Escolar. Documentos para inscrição:

1. Comprovante de que é funcionário público; 2. Declaração de bons antecedentes;

3. Xerox de documentos pessoais (RG e CPF). Local e horário das inscrições:

Na secretaria da EE Guerra Junqueiro - Rua: Floriano Arresti nº52 – Cohab Juscelino K. de Oliveira – Guaianases/SP – CEP 08465-220 – Fone: 2555-2444 - Horário: das 08h00m as 18h00m, EE VILA BELA - EDITAL DA ZELADORIA

A EE Vila Bela informa que se encontra vaga a zeladoria da escola.

Solicitamos que divulguem ao servidores e os interessados devem entrar em contato com a Direção através dos telefones 2731-7940 e 2734 – 4173.

Ligar para a unidade escolar no horário das 7h00 às 10h00 para agendar a entrevista a/c Socorro-vice-diretora respondendo pela direção

E.E. PROFESSOR JOÃO CASTELLANO - PLANEJAMENTO 2017:

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá