• Nenhum resultado encontrado

Manual de Orientação do Aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Orientação do Aluno"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CURSO DE

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA NÍVEL MÉDIO EM

ENERGIA EÓLICA

Eixo Tecnológico:

Controle e Processos Industriais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD

Manual de Orientação do Aluno

(2)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 2

ATENÇÃO:

O fato de ser A DISTÂNCIA não significa que o curso

NÃO TEM TEMPO PARA SER CONCLUÍDO. A

flexibilidade é de horário, local, tempo destinado a cada

tarefa. Entretanto, existe um Cronograma que deve ser

cumprido e o não cumprimento do mesmo implica

infelizmente na interrupção do curso por parte do

aluno.

(3)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 3 SUMÁRIO Apresentação ... 5 O Que é EAD? ... 6 Sobre o Curso ... 7 1. Objetivo Geral ... 7 2. Objetivos Específicos: ... 8

3. Competências que devem ser adquiridas: ... 8

4. Conteúdos/Carga horária: ... 9

5. Período previsto: ... 10

6. Estrutura e Funcionamento do Curso: ... 10

7. Os Diferenciais do Curso: ... 11 8. Avaliação ... 11 Freqüência ... 12 DIPLOMAS ... 12 Ferramentas / Internet: ... 12 a) Tira-Dúvidas: ... 12

b) Fórum de Notícias; de Discussões sobre Conteúdos ... 13

c) Chat ... 13

d) Enquete ... 13

e) Biblioteca ... 13

f) Mensagem Instantânea ... 13

g) Vídeoaulas ou Aulas On-line ... 13

(4)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 4

Tempo de Dedicação ... 14

Função e responsabilidade de cada Participante ... 18

(5)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 5 Apresentação

Este Curso proporcionará ao aluno uma experiência que será marcante, não apenas pela troca e aquisição de conhecimentos, mas também pela agilidade que o uso da tecnologia da educação a distância possibilitará.

Trata-se de uma estratégia inovadora que utilizará basicamente a internet e alguns encontros presenciais tornando o processo de aprendizagem eficiente, dinâmico, construtivo e interativo.

Com esta iniciativa o CTGÁS-ER tem como objetivo de proporcionar ao educando situações de aprendizagem, teóricas/práticas, a fim de desenvolver as competências necessárias, para atuar com eficácia de forma individual e coletiva, nas áreas de projetos, métodos e processos, planejamento e execução de manutenção em equipamentos industriais.

Para facilitar a participação do aluno no curso foi elaborado este MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO ALUNO o qual deve ser lido com bastante atenção antes do início do curso e sempre que o aluno julgar necessário.

Aqui ele vai encontrar as informações necessárias para desenvolver cada etapa deste inovador percurso. Um percurso em que o aluno é o agente de construção do seu conhecimento, no sentido de que ele necessariamente precisa conduzir suas atividades de maneira autônoma, buscando suporte nos momentos de interatividade que o programa vai lhe oferecer. Por isto esperamos que você se mantenha sempre com alto nível de autonomia, disciplina e compromisso.

O Curso tem um Cronograma estabelecido, com períodos de cada disciplina e ao início de cada uma destas, você receberá a Agenda detalhada das atividades. Portanto, fique atento e esteja preparado para acompanhar os diferentes momentos do curso.

(6)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 6

O Que é EAD?

Vamos apresentar rapidamente uma noção geral da educação a distância, apenas para situá-lo no contexto e facilitar sua atuação como aluno de EAD no decorrer deste curso.

A expressão “à distância” tem o pressuposto de que a educação ou o ensino deve ir ao aluno, onde quer que ele esteja. Assim, muda-se a concepção mais tradicional: ao invés do aluno ir à escola para ter acesso ao saber, é ela, a escola, representada pelo conjunto do que caracteriza um sistema de educação à distância, que vai ao aluno. E isso tem de significar possibilidades concretas de ensiná-lo, de ajudá-lo a aprender e a desenvolver, com sucesso suas habilidades e atitudes e suas competências cognitivas e afetivas gerais. É igualmente importante, trabalhar a sua autonomia, despertar, cada vez mais, a sua curiosidade científica e motivá-lo para que continue querendo estudar e aprender.

Segundo Desmond Keegan, um dos mais importantes estudiosos e pesquisadores do assunto, os elementos centrais para o entendimento da educação a distância são:

• Separação física entre professor e aluno, que a distingue do ensino presencial;

• Influência da organização educacional (planejamento, sistematização, plano, projeto, organização dirigida etc.) que a diferencia da educação individual;

• Utilização de meios técnicos de comunicação, usualmente impressos, recursos digitais etc. para unir o professor ao aluno e transmitir os conteúdos educativos;

• Previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo, e da possibilidade de iniciativas de dupla via; • Possibilidades de encontros ocasionais com propósitos didáticos e de

socialização.

Assim, a Educação a Distância – EAD pode ser definida como processo de ensino-aprendizagem em que os alunos e os professores encontram-se em

(7)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 7

planejada e intencional por parte dos agentes envolvidos e que faz uso de tecnologias para a transmissão de informações e interação entre aluno e

professor.

Considerando que a tecnologia usada neste curso, é essencialmente virtual, via Web, falaremos a seguir sobre o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, comumente denominado AVA, consiste de um conjunto de características e procedimentos pedagógicos necessários na realização da educação a distância na modalidade virtual, como: construção de conteúdo, acompanhamento na participação e registro de desempenho do aluno e interação entre participantes.

Neste curso, este ambiente será o principal canal de comunicação e intermediação entre Aluno e Tutor. O AVA utiliza sistemas de informações computacionais (software) para dar suporte na execução do ensino/aprendizagem virtual, tornando o acompanhamento pedagógico mais eficaz e minimizando as barreiras impostas pela distância física.

Acreditamos que as informações aqui repassadas, já são suficientes para você elaborar uma síntese sobre o significado da educação à distância e para ter uma idéia inicial do que o estudo a distância vai exigir de você.

Sobre o Curso:

1. Objetivo Geral:

Ampliar a oferta de educação profissional, com currículos estruturados para formação de competências técnicas, sociais e de gestão, atendendo as exigências do setor produtivo, as especificidades da sociedade e especialmente as especificidades de estudo dos alunos em seu processo de aprendizagem, utilizando a Metodologia de Educação a Distância.

(8)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 8

2. Objetivos Específicos:

 Fornecer aos alunos condições para a aquisição de competências profissionais e pessoais, necessárias ao desenvolvimento das atividades de acordo com os padrões de qualidade, segurança, saúde e de respeito ao meio ambiente e convivência humana;

 Oferecer ao aluno situações que permitam seu auto-desenvolvimento, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;

 Propiciar aos alunos, vivência profissional em ambientes pedagógicos e do processo produtivo, para desenvolver atividades práticas consistentes e com crescente grau de complexidade.

3. Competências que devem ser adquiridas:

Planejar, executar e controlar processos de fabricação e procedimentos de instalação e manutenção mecânica de máquinas e equipamentos, atuar na elaboração de projetos de produtos mecânicos, coordenar equipes de trabalho conforme normas técnicas, de qualidade, saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

(9)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 9

4. Conteúdos/Carga horária:

COMPONENTE CURRICULAR CH TOTAL

CARGA HORÁRIA PRESENCIAL

CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA

Fundamentos da Geração Eólica 20h - 20h

Medição anemométrica para energia eólica

40h 20h 20h

Fundamentos de Circuitos Elétricos 40h - 40h

Fundamentos de Circuitos Eletrônicos 40h 20h 20h

Aspectos Técnicos da Energia Eólica 20h - 20h

Tecnologias em Aerogeradores 40h 40h -

Sistemas de Automação de Parques Eólicos

20h 20h -

Manutenção de Turbinas Eólicas 20h 20h -

Engenharia Elétrica na Construção do Parque Eólico

20h - 20h

Ferramentas de Software Utilizadas na Energia Eólica

20h 20h -

Projeto de Lay Out Otimizado de um Parque Eólico.

20h 20h -

Segurança no Trabalho 10h 10h -

Engenharia Civil na Construção do Parque Eólico

10h - 10h

Custos de Implantação de Parques Eólicos

(10)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 10 Viabilidade Econômica de Projetos

Eólicos

20h - 20h

Legislação Ambiental aplicada a implantação de Parques Eólicos

20h - 20h

CARGA HORÁRIA TOTAL

380h 170h 210h

*A ordem de desenvolvimento das unidades curriculares pode ser alterada. 45% da

carga horária do curso serão destinadas às aulas presenciais obrigatórias.

5. Período previsto:

De 11/01/20121 a 21/12/2012

6. Estrutura e Funcionamento do Curso:

Serão desenvolvidas 16 Unidades Curriculares totalizando a carga

horária de 380 horas. Dessa carga horária, 45% serão desenvolvidas no CTGÁS-ER. O restante será desenvolvido a distância.

Todas as atividades estão baseadas no incentivo ao aprendizado interativo, cooperativo-colaborativo e no auto-aprendizado.

Para tanto, o aluno terá através da internet, um ambiente (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem), criado especialmente para ele ter acesso às atividades do curso como, Chat, Fórum, Vídeoaulas, Tira Dúvidas etc.

Para facilitar o planejamento e atuação do aluno e dos tutores e mediadores, além deste Manual de Orientação do Aluno, ainda será disponibilizado a Agenda/Planejamento de toda as Unidades Curriculares e é muito importante que a mesma seja consultada e posta em prática dentro dos períodos previstos.

(11)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 11

7. Os Diferenciais do Curso:

• É um Curso inédito em nível de Brasil, formando profissionais para uma ocupação ainda recente no país e, portanto, muito carente de profissionais devidamente capacitados;

• Tem Aprovação e Autorização de Funcionamento do CEE – Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (Órgão Estadual do MEC);

• Tem a marca SENAI/PETROBRAS/CTGÁS-ER;

• Dispõe de Corpo Docente capacitado, experiente e atualizado; • Por ser EAD – Educação a Distância, já traz 3 grandes vantagens: a) A chance de se ter uma maior flexibilidade quanto aos ritmos e às formas de estudo, o que pode facilitar muito a sua aprendizagem;

b) Uma oportunidade de você poder conciliar, de forma relativamente mais fácil, as demandas advindas das diferentes áreas da vida: trabalho, família, estudos, lazer, etc.

c) A possibilidade de se ampliar e se democratizar o acesso ao conhecimento.

8. Avaliação:

O sistema de avaliação será concebido como um processo contínuo de obtenção de informações, análises e interpretações da ação educativa, reconhecimento de conhecimentos e experiências. Este modelo avaliativo refere-se ao aspecto mais específico do desempenho do aluno, sem limitar-se às competências adquiridas, considerando os processos em curso como uma seqüência de operações, dificuldades e aprendizagem.

Nessa perspectiva, serão utilizadas ferramentas de: • Auto-avaliação;

• Avaliação de reação (do curso, dos tutores e dos mediadores); • Avaliação somativa (atividades individuais e em grupo).

(12)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 12

• Verificação dos avanços e dificuldades do educando no processo de apropriação e recriação das competências, para orientá-lo na melhoria do seu desempenho em função do trabalho desenvolvido.

• Verificação do desempenho final do aluno;

• Orientação de decisões de ingresso no mercado ou de prosseguimento de estudos.

A tradução em nota dos resultados obtidos pelos alunos nos diversos momentos avaliativos observará a escala de 0 a 10,0 , sendo 7,0 (sete) a nota mínima para aprovação em cada componente curricular.

A recuperação de desempenhos insatisfatórios ocorrerá continuamente através de orientações específicas e criação de novas situações de aprendizagem. Ao final de cada componente curricular o aluno que obtiver desempenho inferior a 7,0 (sete) ficará retido.

Freqüência

Será exigida a freqüência de 100% para as aulas práticas

DIPLOMAS Será concedido:

O Certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica, para aqueles que concluírem o curso apresentando desempenho satisfatório (média igual ou superior a 7,0) e 100% de frequência nas aulças presenciais e/ou práticas.

Ferramentas / Internet:

Durante o curso serão disponibilizadas ferramentas via internet que apresentamos a seguir e informamos o seu uso, o que lhe ajudará a desenvolver algumas habilidades necessárias para estudar a distância, assim como dicas que facilitarão seu dia-a-dia on-line.

(13)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 13

Esta ferramenta servirá para registrar as perguntas que serão encaminhadas pelos alunos ao professor. Cada disciplina terá o seu Tira-dúvidas. Ao professor caberá responder questões e divulgá-las para todos. Esta ferramenta se transforma em um banco de dados com perguntas e respostas acessíveis a todos. Ainda poderá ser utilizado como Instrumento de Avaliação do aluno porque registra a sua participação.

b) Fórum de Notícias; de Discussões sobre Conteúdos:

É um espaço de debate organizado, que permite a discussão sobre um determinado assunto proposto pelo professor e partilhado por todos os alunos. Pode ser utilizado também como mural de avisos, isto é,para divulgar comunicados importantes.

c) Chat:

É um espaço de discussão on-line sobre temas preestabelecidos pelo professor com os alunos.

d) Enquete:

Pesquisa que o professor pode avaliar a opinião da classe sobre um tópico específico ou mesmo fazer uma pesquisa de opinião sobre uma situação problema, horário para determinada atividade ou assunto relacionado ao curso.

e) Biblioteca:

Consulta de Conteúdos, espaço para disponibilização do material complementar. Ex: artigos, referências, links e ainda, produções significativas dos alunos.

f) Mensagem Instantânea:

Recurso que permite a visualização dos participantes do curso que estão conectados no momento e a conversa reservada entre eles.

(14)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 14

Aulas serão gravadas pelo Docente seguindo o conteúdo formativo e os objetivos definidos para cada Unidade Curricular, de forma que o aluno possa assistir a qualquer momento e quantas vezes houver necessidade.

h) Avaliação de Satisfação:

Ao final de cada disciplina e nos momentos presenciais, o aluno é convidado a responder à Pesquisa de Satisfação que contempla aspectos relacionados a todo o desenvolvimento da disciplina (conteúdo, docência, tutoria, etc) e,portanto, sua opinião é fundamental para promover o processo de melhoria contínua das disciplinas e/ou cursos, pois a partir de sua contribuição ações imediatas serão aplicadas.

Tempo de Dedicação:

De acordo com o Cronograma, as Disciplinas/Unidades Curriculares com 20 horas tem uma duração de 10 dias úteis, portanto, a expectativa mínima de participação do aluno por dia é de 2 horas. Não teremos programação na agenda aos finais de semana ou feriados.

Perfil e Motivação do aluno de EAD:

Independente da natureza ou do nível do curso espera-se que todo aluno a distância seja uma pessoa Autônoma, Madura e Auto-motivada.

Você vai trabalhar e produzir o tempo todo, a partir principalmente de suas próprias iniciativas e, portanto, cabe a você:

• Distribuir o seu tempo, a fim de reservar um horário razoável para os seus estudos;

• Ler, estudar, refletir, esquematizar, resumir, concluir, rever e tudo o mais que se insere no processo de aprender;

• Buscar informações adicionais para enriquecer os seus estudos;

• Fazer todos os exercícios propostos e enviá-los nos prazos estipulados; • Buscar o sistema de tutoria, sempre que tiver necessidade de esclarecer

dúvidas ou expor suas necessidades mais específicas em relação à sua aprendizagem.

(15)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 15

Função e responsabilidades de cada participante:

Mediadores:

• Devem motivar, acompanhar e auxiliar nas questões técnicas e administrativas do curso; estabelecer elos de ligação entre os alunos, tutores e coordenação; orientar quanto as características de EAD e quanto aos direitos, deveres e atitudes a serem adotados pelo aluno; sanar dúvidas e questionamentos relacionados com a navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Tutor:

• Responsável por desenvolver estratégias para facilitar e mediar a aprendizagem dos alunos e acompanhar toda a caminhada do aluno durante a disciplina, sendo responsável pelo conteúdo e processo avaliativo.

Aluno:

São Direitos do Aluno:

• Sugerir melhorias e destacar os pontos fortes das disciplinas e do curso por meio de avaliação de Satisfação;

• Ter acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem 24 horas por dia; • Receber orientação para constante melhoria do seu rendimento escolar; • Tomar conhecimento do seu rendimento escolar e de sua frequência; • (participação) às atividades do curso;

• Reivindicar o cumprimento da carga horária e do programa previstos na organização curricular;

São Deveres do Aluno:

• Acessar diariamente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);

• Comunicar imediatamente em caso de mudança de e-mail, dificuldade ou problema que esteja dificultando a realização das atividades propostas no AVA;

(16)

Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGÁS-ER 16

• O cumprimento do cronograma recebido no início de cada disciplina; • Comparecer pontual e assiduamente às aulas presenciais e às

avaliações de aproveitamento de acordo com o cronograma do curso; • Tratar com respeito todos os membros da comunidade escolar;

• Indenizar os prejuízos quando, por dolo ou por negligência, for responsável por danos causados ao CTGÁS-ER ou locais onde estejam sendo desenvolvidas atividades do curso;

• Manter a equipe do curso informada sobre os motivos de eventuais ausências, mudanças de residência e local de trabalho;

Acreditamos que depois destas informações, mesmo que você já tenha participado de programas semelhantes, estará por demais motivado a participar deste curso explorando ao máximo todas as ferramentas e condições apresentadas.

Sucesso! E lembre-se que em caso de dificuldades, estaremos aqui para lhe apoiar.

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em