• Nenhum resultado encontrado

Sumário MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

Como faço para acessar o Ambiente Virtual da Faculdade Itaquá? ... 2

Quais recursos tenho acesso na página principal do AVA da Faculdade Itaquá? ... 2

O que eu encontrarei na página de cada disciplina?... 3

Como participo de um Fórum? ... 8

Como faço para enviar mensagens? ... 9

Como faço para editar meu perfil? ... 9

(3)

Como faço para acessar o Ambiente Virtual da Faculdade Itaquá?

Para ter acesso pleno ao AVA, é necessário estar cadastrado como usuário. Na Faculdade Itaquá, o cadastro é automático a partir da matrícula em um curso e/ou disciplina.

Acesse o site https://faculdadeitaqua.com.br/moodle/ e digite seu login (seu código de matrícula) e senha (sua senha do Sistema Acadêmico).

Clique em Acesso, conforme figura a seguir:

Você também pode ter acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, acessando o Portal do Aluno e clicando no botão laranja escrito “AVA”.

Quais recursos tenho acesso na página principal do AVA da Faculdade Itaquá? Após entrar no ambiente virtual, você visualizará a página principal do AVA, na qual você terá a visão geral do ambiente.

(4)

Parte superior: você tem itens de acesso a notificações, mensagens e acesso ao fórum.

Na coluna da direita: você tem acesso ao Painel, calendário, arquivos privados e as disciplinas que você cursará.

Ao centro: estão disponíveis todas as suas disciplinas.

O que eu encontrarei na página de cada disciplina?

Para acessar a disciplina clique em seu título. Nesta aba você irá encontrar duas unidades que contemplam uma disciplina. Acesso ao fórum e avisos pertinentes a disciplina cursada

(5)

Para acessar os recursos disponíveis em cada disciplina, clique sobre o nome dela.

Na página de cada unidade, você terá uma trilha de aprendizagem conforme as imagens a seguir:

Apresentação:

A apresentação contém uma breve introdução e os objetivos de aprendizagem. A introdução contextualiza o conteúdo e indica ao aluno quais são os temas que serão abordados na unidade. Os objetivos delimitam as competências que o aluno atingirá ao final do estudo da unidade.

Desafio:

O desafio é uma atividade problematizada que propõe uma reflexão do aluno sobre um problema que ele enfrentará no dia a dia da profissão. A resposta para o desafio não necessariamente será encontrada nas páginas do conteúdo ou nos demais objetos de aprendizagem. O aluno precisará acessar todos os conteúdos para

(6)

ter um embasamento teórico sobre o assunto e, a partir disso, tomar uma decisão sobre o problema apresentado.

Infográfico:

O Infográfico é uma síntese gráfica de algum ponto dos conhecimentos tratados na Unidade de Aprendizagem

(7)

Conteúdo do livro:

O Conteúdo do Livro da unidade é a base conceitual. Ele pode estar apresentado como o trecho de alguma obra publicada ou algum artigo.

Dica do professor:

A Dica do Professor possui um vídeo que pode durar em média 4 minutos, com o intuito de trazer uma visão maior sobre o conteúdo.

(8)

Na

prática:

É o item da unidade que contextualiza teoria e prática, trazendo significado para a aprendizagem do aluno. É uma aplicação do conteúdo apresentado, como um case, um exemplo, algo ilustrado que possa apresentar ao aluno de que forma ele utilizará os conhecimentos no momento em que estiver atuando como profissional.

Saiba+:

É o item que traz o material complementar das Unidades de Aprendizagem. Pode apresentar indicações de artigos científicos, vídeos do Youtube, portais, sites e obras publicadas.

(9)

Como participo de um Fórum? Clique com o mouse no fórum.

Ao entrar na área do fórum, você poderá acrescentar um novo tópico ou participar de um tópico já existente. Veja a figura:

Ao acessar um tópico já existente, podemos ler as mensagens já postadas e responder a uma mensagem presente no tópico.

(10)

Para adicionar um novo, basta clicar em “Acrescentar um novo tópico de discussão”.

Como faço para enviar mensagens?

Na parte superior no canto direito, onde está seu nome, clicando em “Mensagens”, você terá acesso aos seus contatos, bem como enviar e visualizar mensagens recebidas, conforme mostra a figura a seguir:

Como faço para editar meu perfil?

Na parte superior no canto direito, onde está seu nome, clicando em “Perfil”, você poderá visualizar e editar seu perfil, conforme mostra a figura a seguir:

Após clicar em “Perfil”, na próxima tela você deverá clicar em Detalhes do usuário, “Modificar perfil”.

(11)

Você será redirecionado a uma nova tela, na qual poderá adicionar/modificar algumas informações sobre você e alguns detalhes de seu cadastro, conforme figura:

A página para edição do perfil inicia com algumas informações básicas, como: → Geral:

Nome, sobrenome, e-mail, cidade... → Imagem do usuário:

Em “Nova imagem” você poderá adicionar ou alterar a imagem do usuário. Clique na setinha, e depois em “Escolher arquivo”, escolha a imagem que você deseja e clique em “Enviar este arquivo”. Se você desejar excluir a imagem, marque a opção “Excluir”.

(12)

Depois de realizada as alterações necessárias na página de edição do perfil do usuário, clique em “Atualizar perfil” para salvar.

Como entrarei em contato com a Faculdade?

Você pode entrar em contato conosco utilizando as ferramentas de atendimento: fórum, atendimento online, ou pelo telefone (11) 4646-4420.

Referências

Documentos relacionados

Assegura o respeito pelas normas legais e convencionais na matéria em causa, nomeadamente, formação contínua formação para funções acessórias, formação em SHST, e formação

(1970), verificaram correlação linear simples, não significativa, entre a medida espessura de gordura de cobertura e peso de músculo da carcaça, porém LAUZER (1977),

Este trabalho está organizado da seguinte forma: No Capítulo 2, apresenta-se o referencial teórico acerca dos assuntos: conceitos básicos de virtualização;

Após se identificar, será apresentada a tela abaixo, onde você deverá clicar sobre o nome do seu curso... 7

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (BRASIL, 1995), adotado pelo governo federal durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso e

A ideia de estudar a gênese e o desenvolvimento da literatura em diferentes épocas, culturas e nacionalidades implica também entrar em contato com a identidade de um povo,

[r]

O LOCAL ONDE A HISTÓRIA DA CIDADE COMEÇA Por mais de 25 anos, o Cruzeiro Fluvial da Chicago Architecture Center abordo da Chicago’s First Lady tem deixado milhões de visitantes