• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Nota nº 120 DEP/4 Em 07/03/16. Para o Boletim Geral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO MAIOR DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA Nota nº 120 DEP/4 Em 07/03/16. Para o Boletim Geral"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ESTADO MAIOR

DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA

Nota nº 120 – DEP/4 Em 07/03/16.

Para o Boletim Geral

CONCURSO AO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES – TURMA 2016

EDITAL nº 001/CAS PM-BM –2016

O Diretor de Ensino e Pesquisa, em cumprimento ao contido no parágrafo único do art. 46 da Lei nº 16.575 (LOB), de 28 set. 10, e no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 8º da Portaria de Ensino da PMPR (Portaria do CG nº 330, publicada no BG nº 049, de 14 de março de 2014/2015), bem como da Lei Estadual 5.940 (Lei de Promoção de Praças), de 08 maio 69, alterada pela Lei nº 15.946, de 9 de setembro de 2008, torna público o Edital ao Concurso para a indicação à frequência ao Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos PM-BM -Turma 2016 (CAS PM-BM).

Com fulcro no inciso II do artigo 28, da Portaria de Ensino da PMPR, ocorrerá a forma de convocação para a indicação à frequência ao Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Policiais Militares PM, conforme se especifica:

1. DADOS SOBRE O CURSO

CAS – PM

Início do Curso 12 abr. 16.

Término do Curso Conforme Projeto Pedagógico do Curso Locais de funcionamento do Curso 1ª EsFAEP (APMG) e 2ª EsFAEP

(Maringá) N.º de vagas turma 1ª EsFAEP (PM) 30 (trinta) N.º de vagas turma 2ª EsFAEP (PM) 30 (trinta) N.º Total de vagas do Curso 60 (sessenta)

CAS - BM

Início do Curso 12 abr. 16.

Término do Curso Conforme Projeto Pedagógico do Curso Locais de funcionamento do Curso Centro de Ensino e Instrução do Corpo

de Bombeiros N.º de vagas turma 1ª EsFAEP (BM) 30 (trinta) N.º Total de vagas do Curso 30 (trinta)

(2)

2. FASES DO CONCURSO

O presente concurso compreenderá as seguintes fases: 1ª Fase – Divulgação da antiguidade;

2ª Fase – Convocação para participar do processo seletivo; 3ª Fase – Exames de Saúde (ES);

4ª Fase – Teste de Aptidão Física – TAF; 5ª Fase – Indicação para frequência ao Curso. 2.1. DIVULGAÇÃO DA ANTIGUIDADE – 1ª FASE

2.1.1 Será divulgada, através de Edital, lista com os 80 (oitenta) 2º Sargentos pertencentes ao QPM 1-0 e 50 (cinquenta) 2º Sargentos pertencentes ao QPM 2-0 que possuem a maior antiguidade relativa, conforme listagem oficial fornecida pela CPP, e que possuam os requisitos exigidos à convocação, conforme item 2.2.4 deste Edital.

2.1.2 Os candidatos poderão se manifestar sobre o Edital de divulgação de antiguidade, observando o prazo preclusivo estipulado no Anexo “A” - Cronograma, para correções necessárias.

2.1.3 Policiais e Bombeiros Militares que não constarem na lista do item 2.1.1 deverão procurar a P/1-B/1 da OPM/OBM para tomarem conhecimento do motivo e, se ainda entenderem que possuem os requisitos para a convocação, conforme item 2.2.4, deverão se manifestar através de requerimento endereçado ao Diretor de Ensino e Pesquisa, conforme prazo estipulado no “Anexo A” deste edital, devendo encaminhar documento digitalizado com a assinatura do interessado à Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), via correio eletrônico para de-concursos@pm.pr.gov.br

e, encaminhar – posteriormente - o documento original para a DEP.

2.2. CONVOCAÇÃO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO – 2ª FASE

2.2.1 Serão convocados para participar do presente processo seletivo os 80 (oitenta) 2º Sargentos QPM 1-0 e os 50 (cinquenta) 2º Sargentos QPM 2-0 que possuem as maiores antiguidades relativas, , conforme inciso II do artigo 18 da Portaria de Ensino (Portaria do Comando –Geral nº 330, de 14 mar. 14) e que possuam os requisitos constantes no item 2.2.4 deste Edital.

2.2.2 O Policial Militar e Bombeiro Militar convocado conforme item 2.2.1, em desejando, poderá declinar do direito de frequentar o CAS PM - 2016, devendo se manifestar em requerimento ao Diretor de Ensino e Pesquisa, conforme modelo no Anexo “C“, requerimento este que deverá ser digitalizado com a assinatura e enviado para a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) via correio eletrônico para de-concursos@pm.pr.gov.br e, encaminhar – posteriormente - o documento original para a DEP.

2.2.3 O prazo limite para desistência do CAS é de até 02 (dois) dias úteis após a data de convocação para participar do processo seletivo, para que não haja prejuízo aos demais candidatos, bem como, que não seja gerado ônus para o Estado com Exames de Saúde.

(3)

2.2.4 São requisitos para a convocação:

a.Estar entre os convocados em Edital, de acordo com o estabelecido no item 2.1 do presente;

b.Estar classificado no mínimo no comportamento “BOM”;

c. Não estar submetido a Conselho de Disciplina ou de Justificação;

d.Não estar cumprindo prisão provisória ou pena definitiva;

e. Não ter sido desligado anteriormente do mesmo curso, sem motivo justificável.

2.2.5 O Oficial P/1-B-1 de cada OPM/OBM, de posse do Edital de convocação conforme item 2.2.1, deverá encaminhar ofício digitalizado para o Diretor de Ensino e Pesquisa no prazo de 01 (um) dia útil após a referida publicação, através do endereço eletrônico de-concursos@pm.pr.gov.br informando os Policiais Militares que estiverem nas seguintes situações:

a. em processo de inativação (Reserva Remunerada ou Reforma); b. não atendem aos requisitos para a convocação, constantes no item 2.2.4;

2.2.6 Serão divulgados em Edital os candidatos inabilitados, isto é, que não atendem aos requisitos exigidos para convocação.

2.3 EXAME DE SAÚDE – (3ª FASE)

2.3.1. A convocação para o Exame de Saúde se dará conforme o prescrito no item 2.2.1 e 2.2.4 deste Edital.

2.3.2. Relação dos Exames de Saúde:

a) Hemograma, Glicemia de jejum e Creatinina; b) Biométrico e Clínico;

c) Parcial de urina;

d) Eletrocardiograma para candidatos até 40 (quarenta) anos; ou

e) Teste de esforço para candidatos acima de 40 anos de idade ou com cardiopatia comprovada.

2.3.3. Outros exames complementares poderão ser solicitados pelo médico examinador na ocasião do exame clínico realizado, devendo o candidato entregar os resultados destes exames complementares no prazo estipulado no Anexo “A” – Cronograma, independentemente de serem realizados no HPM ou clínicas particulares.

2.3.4. Os candidatos que estiverem com exames pendentes ou forem considerados inaptos não serão convocados para a 4ª Fase – (TAF).

2.3.5. Os candidatos que possuírem Atestado de Origem deverão se apresentar na Junta Médica para realização dos exames, momento que DEVERÃO APRESENTAR o Atestado de Origem.

(4)

2.3.6. Os candidatos que prestam serviço na Capital, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral deverão se apresentar na JM nas datas e horários especificados no Edital de convocação. Os candidatos do Interior do Estado deverão encaminhar as fichas de avaliação à JM e resultados dos exames, até a data prevista no Anexo “A” - Cronograma.

2.3.7. É responsabilidade do candidato retirar o resultado dos exames e apresentá-los na Junta Médica.

2.4. TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF – (4ª Fase)

2.4.1. Somente serão convocados para a realização do Teste de Aptidão Física (TAF) os candidatos APTOS na 3ª Fase (Exame de Saúde).

2.4.2. Para a etapa do Exame Físico serão realizados os Testes de Aptidão Física (TAF) em vigor na Corporação, CONFORME PORTARIA DO COMANDO-GERAL Nº 076, DE 22 DE JANEIRO DE 2016, que disciplina as Normas e Tabelas para os Exames de Capacidade Física na PMPR, publicada no BG de nº 016, de 25 jan. 16.

2.4.3. O TAF terá caráter eliminatório.

2.4.4 Somente estará dispensado da realização do TAF, o candidato que apresentar Atestado de Origem que demonstre a impossibilidade de

realização de ECAFI, expedido pela Junta Médica de Saúde da PMPR e

publicados em Boletim Geral, em atendimento ao contido no art. 2º da Portaria do CG nº 076, de 25 jan. 2016. O Atestado de origem deverá ser encaminhado à DEP no período compreendido entre a data da convocação para o TAF até a data da realização do TAF, mediante requerimento de dispensa de ECAFI.

2.4.5. Descritivo do TAF

O TAF compreende a realização de 03 (três) exercícios físicos: shuttle run, tração ou isometria na barra fixa ou apoio de braços sobre o solo e corrida de 12 minutos:

a. SHUTLE RUN (Corrida de ir e vir)

- Material: dois tacos de madeira (5cm x 5cm x 10cm), cronômetro e espaço livre de obstáculos.

- Procedimento: O avaliado coloca-se atrás da linha de largada. Ao comando de voz do avaliador, o avaliado inicia o teste com o acionamento concomitante do cronômetro. O avaliado, em ação simultânea, corre à máxima velocidade até os tacos colocados após a linha demarcatória, pega um deles e retorna ao ponto de onde partiu, depositando esse taco atrás da linha de partida. Em seguida, sem interromper a corrida, vai buscar o segundo taco, procedendo da mesma forma. O cronômetro é parado quando o avaliado deposita o último taco no solo e ultrapassa com pelo menos um dos pés a linha final. Ao pegar ou deixar o taco, o avaliado terá que transpor pelo menos um

(5)

dos pés as linhas que limitam o espaço demarcado. O taco não deve ser jogado, mas sim, depositado ao solo, não podendo ficar sobre as linhas demarcatórias. A pista do teste deve ter a distância de 9,14 metros medidos nas extremidades externas das linhas que limitam o espaço demarcado e os tacos devem estar depositados a 10 centímetros, posicionados longitudinalmente além da linha oposta a largada, separados os tacos na distância de 30 centímetros entre ambos.

- Número de tentativas: o avaliado terá 02 (duas) tentativas para realizar o exercício, sendo considerado válido o seu melhor tempo.

b. TRAÇÃO/ISOMETRIA NA BARRA FIXA OU APOIO DE BRAÇOS SOBRE O SOLO

O candidato poderá optar entre o teste de tração ou de isometria na barra fixa, e se o candidato tiver mais de 36 anos poderá optar entre o teste de tração ou de isometria na barra fixa ou de apoio de braços sobre o solo, porém, após iniciado o teste não poderá mudar de opção.

1) TRAÇÃO NA BARRA FIXA

- Procedimento: partindo da posição inicial (pegada) na barra, posição pronação, braços estendidos, pés fora do solo, flexionar os braços, ultrapassando o queixo da parte superior da barra e voltar à posição inicial, ficando com os braços completamente estendidos. É proibido o contato das pernas ou do corpo com qualquer objeto ou auxílios. Para a contagem serão válidas as trações corretamente executadas, encerrando-se o exercício assim que o avaliado largar a barra. Serão computadas as trações realizadas em que o queixo ultrapasse a altura da barra em ângulo reto e não tenha havido impulso com as pernas, corpo ou qualquer outro auxílio. Não será computada a primeira tração caso o avaliado a realize com o aproveitamento do impulso feito durante o salto para a empunhadura de tomada à barra. O avaliado para tomar a posição inicial do exercício poderá sair do solo ou utilizar-se de apoio para tal.

- Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma).

- Número de repetições e pontuação: conforme os Anexos “B” e “C”. 2) ISOMETRIANA BARRA FIXA

- Procedimento: Partindo da posição inicial (pegada) na barra, posição pronação, braços flexionados, queixo em ângulo reto com o pescoço acima da parte superior da barra, devendo manter-se suspenso, ficando com o queixo acima do nível da barra, pés fora do solo, o maior tempo possível. O cronômetro é acionado no momento em que o queixo do avaliado estivera cima do nível da barra e com os pés suspensos; o cronômetro será desacionado quando o avaliado deixar o queixo abaixar do nível da barra. Será anotado o tempo que o avaliado conseguiu manter-se acima do nível da barra.Não é permitido apoiar o queixo sobre a barra. O avaliado, para tomar a posição inicial do exercício, poderá sair do solo ou utilizar-se de apoio para tal.

- Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma) - Pontuação: conforme os Anexos “B” e “C”.

(6)

3) APOIO DE BRAÇOS SOBRE O SOLO

- Procedimento para homens: Adotar a posição inicial, com os braços estendidos e preferencialmente alinhados com os ombros, mãos espalmadas apoiadas sobre o solo, pernas unidas e estendidas, pontas dos pés tocando o solo. Ao comando do avaliador, quando será acionado o cronômetro, o avaliado iniciará o teste flexionando os cotovelos, levará o tórax à distância de 10 centímetros do chão, tocando com a parte central do peito em uma base de espuma para caracterizar ao avaliador e ao avaliado a altura correta de execução, e em seguida estenderá novamente os braços completando assim uma execução. Durante o teste não poderá haver contato de outra parte do corpo com o solo, exceto a ponta dos pés e as palmas das mãos. O corpo deverá permanecer ereto durante todo o teste, e se houver qualquer contato de outra parte do corpo com o solo, ou ocorrer elevação ou abaixamento de quadris durante a execução do movimento, aquela repetição não será contada. O avaliado poderá fazer pausas durante a execuçãosomente com os braços estendidos e com o corpo ereto; se ocorrer pausa para descanso com o corpo tocando o solo, além de palmas das mãos e pontas dos pés, o teste será encerrado. A maior ou menor proximidade entre os cotovelos e o tronco durante a fase de flexão de cotovelos fica a critério do avaliado.

- Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma).

- Número de repetições e pontuação: conforme os Anexos “B” e “C”. - Procedimento para mulheres: Poderá optar por realizar o teste usando o mesmo procedimento para homens ou adotar a posição inicial, com os braços estendidos e preferencialmente alinhados com os ombros, mãos espalmadas apoiadas sobre o solo, pernas unidas e estendidas, pontas dos pés e joelhos tocando o solo, posição da coxa formando ângulo aproximado de 120 (cento e vinte) graus em relação ao tronco. Ao comando do avaliador, quando será acionado o cronômetro, a avaliada iniciará o teste flexionando os cotovelos, levará o tórax à distância de 10 centímetros do chão, tocando com a parte central do peito em uma base de espuma para caracterizar ao avaliador e à avaliada a altura correta de execução, e em seguida estenderá novamente os braços completando assim uma execução. Durante o teste não poderá haver contato de outra parte do corpo com o solo, exceto a ponta dos pés, joelhos e as palmas das mãos. Os 06 (seis) apoios do corpo sobre o solo devem ocorrer durante toda execução e o ângulo coxa/tronco deve permanecer em aproximadamente 120 (cento e vinte) graus. Se durante o teste houver qualquer contato de outra parte do corpo com o solo, além de palmas das mãos, joelhos e pontas dos pés, ou o ângulo entre coxa e tronco ficar diferente do recomendado, ou ainda os pés perderem o contato com o solo, aquela repetição não será contada. A avaliada poderá fazer pausas durante a execução somente com os braços estendidos e o corpo na posição inicial do teste; se ocorrer pausa para descanso com o corpo tocando o solo, o teste será encerrado. A maior ou menor proximidade entre os cotovelos e o tronco durante a fase de flexão de cotovelos fica a critério da avaliada.

- Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma).

- Número de repetições e pontuação: conforme os Anexos “B” e “C”. c. CORRIDA DE 12 MINUTOS

(7)

maior distância possível em 12 minutos, não sendo permitido parar durante o percurso. Ao final do teste serão computados os metros percorridos por cada avaliado.

- Número de tentativas: será aceita apenas 01 (uma). - Pontuação: conforme os Anexos “B” e “C”.

2.5. INDICAÇÃO PARA FREQUÊNCIA AO CURSO

Os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas (item 1), de acordo com os critérios de preenchimento de vagas (item 4.1), tudo do presente Edital, bem como considerados aptos no Exame de Saúde e no ECAFI - TAF, serão indicados para frequentar o curso.

3. INABILITAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO

Será inabilitado e desclassificado o candidato que:

a. For considerado inapto no Exame de Saúde ou no TAF;

b. Não fizer os exames complementares indicados pela Junta Médica ou ainda, apesar de ter feito os referidos exames, não entregar o resultado em tempo hábil;

c. Deixar de cumprir qualquer determinação relativa à realização dos exames;

d. Ter sido indicado simultaneamente em mais de um curso, conforme artigo 30 da Portaria de Ensino da PMPR;

e. Não atender aos requisitos de convocação, constantes do item 2.2.4, em qualquer momento deste processo seletivo.

4. CRITÉRIO DE PREENCHIMENTO DAS VAGAS

4.1 DAS VAGAS TITULARES:

Critério Único – Antiguidade Relativa: as vagas constantes do item 1 deste Edital serão preenchidas pelos candidatos que tiverem maior antiguidade relativa, conforme o que prescreve o §1° e §2º do art. 24 da Lei nº 1.943, de 23 jun. 54, e no inciso II e § 1º do art. 54 da Lei nº 5.940, de 8 maio 69, alterada pela Lei nº 15.946, de 9 dez. 08.

4.2 DOS CANDIDATOS SUPLENTES:

4.2.1 Serão considerados suplentes os candidatos com maior antiguidade relativa não contemplados pelo número de vagas estabelecidas no item 1 deste Edital, classificados pela ordem de antiguidade relativa.

4.2.2 Os candidatos suplentes poderão ser convocados para as demais fases do presente processo seletivo se for conveniente e oportuno à

(8)

administração, bem como, somente serão convocados para frequentar o curso caso haja desistência/desclassificação ou declínio dos candidatos titulares.

5. DA MATRÍCULA

Será matriculado no CAS PM/BM - Turma 2016, o candidato que: a. atender aos requisitos para indicação, constantes no item 2.2.4; b. for considerado apto em todas as fases do concurso e estar classificado dentro dos limites de vagas conforme item 1 deste Edital;

c. não estiver em gozo de afastamento temporário;

d. não estiver frequentando outro curso indicado pela Corporação.

6. DOS RECURSOS:

6.1 Caberá recurso administrativo em todas as fases do concurso, sendo este sempre dirigido ao Diretor de Ensino e Pesquisa no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, a contar da data de divulgação dos atos deste concurso na Intranet.

6.2 Os recursos devem ser digitalizados com assinatura e enviados por correio eletrônico (e-mail) para o endereço de-concursos@pm.pr.gov.br, devendo o original ser protocolado na P/1-B/1 da OPM/OBM e enviado para a Diretoria de Ensino e Pesquisa.

6.3. O recursante deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito, anexando documentos probatórios que justifiquem o pedido.

6.4 No recurso em que o candidato alegar classificação diferente ou inexistente no Edital de divulgação da antiguidade, deverá constar, obrigatoriamente, os seguintes dados certificados pela P/1-B/1 da OPM/OBM: Nome Completo, RG, Data da última promoção.

7. PRESCRIÇÕES DIVERSAS

7.1 O Oficial P/1-B/1 da OPM/OBM deverá divulgar o presente Edital, bem como, o Edital de divulgação de antiguidade relativa oriunda da Comissão de Promoção de Praças, para todos os Militares Estaduais pertencentes a sua OPM/OBM, inclusive àqueles que estiverem de férias e/ou licença.

7.2 Os candidatos deverão, em todas as fases, portar a Carteira Funcional de Identidade, e estarem com o uniforme orgânico da OPM, sendo que os que estiverem desempenhando função no serviço de inteligência e/ou baixados deverão apresentar autorização de seu Diretor, Comandante, ou Chefe.

(9)

7.3 Todas as fases do concurso são eliminatórias.

7.4 A Diretoria de Ensino e Pesquisa não fornecerá informações isoladas a candidatos, devendo os mesmos solicitá-las junto a P/1-B/1 de sua Unidade.

7.5 As vagas remanescentes devido ao não preenchimento, desistências, eliminação nas Fases da Seleção ou impedimentos no momento da matrícula, poderão, a critério do Diretor de Ensino e Pesquisa, ser preenchidas por suplentes de acordo com os critérios estabelecidos neste Edital, observada a sequência dos candidatos com maior antiguidade relativa.

7.6 O presente Concurso será válido somente para o CAS PM-BM – 2016.

7.7 A critério da Administração Militar, as datas constantes no Anexo “A” - Cronograma poderão ser antecipadas ou postergadas.

7.8 Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, consoante a Legislação em vigor.

Assinado no original

Cel. QOPM Heraldo Regis Borio da Silva, Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR.

(10)

ANEXO “A” - CRONOGRAMA

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ – DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA CRONOGRAMA DO CONCURSO PARA INDICAÇÃO À FREQUÊNCIA AO

CAS PM/BM - TURMA 2016

ATIVIDADE DATAS HORA LOCAL

1ª FASE – Divulgação da antiguidade

Divulgação do Edital e da antiguidade relativa 14mar. 16 Até o término do expediente do

QCG

Intranet Prazo para manifestação sobre a antiguidade 15 a 17mar. 16 DEP

2ª FASE – Convocação para participar do processo seletivo

Convocação para participar do processo seletivo 18 mar. 16

Até o término do expediente do

QCG

Intranet Informação da P/1 B/1 sobre candidatos 21 mar. 16 OPM Convocação para Exames de Saúde 22 mar. Intranet

3ª FASE – Exame de Saúde

Apresentação na JM dos candidatos da Capital,

Região Metropolitana e Litoral. 24 mar. 16 09h JM Apresentação na P/1-B-1 para pegar a ficha de

inspeção de saúde dos candidatos do Interior e realizar os exames 24 mar. 16 Até o término do expediente da OPM P/1 da OPM

Realização dos Exames 24 a 30 mar. 16

Das 9h do dia 24/03/16 até às

11h do dia 30/11/16.

HPM e clínicas Entrega dos resultados dos Exames de Saúde

dos candidatos da Capital, Região Metropolitana e Litoral.

30 mar. 16

Até às 11h

JM Entrega a ficha de inspeção de saúde e

resultados dos exames à JM, dos candidatos do Interior.

30 mar. 16 JM

Entrega dos resultados dos Exames de Saúde

pela JM na DEP. 1º abr. 16 Até o término do expediente do

QCG

DEP Divulgação do resultado dos Exames de Saúde e

convocação para TAF 1º abr. 16 Intranet

4ª FASE – TAF

Realização do TAF 6 abr. 16 A definir APMG

Divulgação do resultado do TAF 7 abr. 16

Até o término do expediente do

QCG

Intranet

5ª FASE – CONVOCAÇÃO PARA O CURSO

Indicação para o curso 7 abr. 16

Até o término do expediente do

QCG

Intranet Início do curso 12 abr. 16 A definir 1ª e 2ª

(11)

ANEXO “B” – Apêndice 1 TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF)

(12)

ANEXO “C” – Apêndice 2 TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (TAF)

Referências

Documentos relacionados

dispõe sobre a organização e o funcionamento da Câmara, a ser mantida por esta ORDEM, resolve dar ciência aos Advogados, que estejam devidamente registrados e

O acelerômetro Biotrainer II não identifica atividades realizadas sentadas ou deitadas, logo, para que as comparações entre os dados obtidos pelo acelerômetro com o R24AF

O primeiro eixo é constituído de pesquisa bibliográfica e imagética sobre os principais temas da investigação (movimento feminista negro; estética e cultura afro- brasileira e

os empréstimos que serão concedidos a partir do dia 19 de maio de 2014 observam os instrumentos e regras a seguir publica- das.. esta Instrução Normativa visa disciplinar as

O Banco Alfa de Investimento S.A., instituição líder do Conglomerado Prudencial Alfa elaborou um conjunto de demonstrações contábeis para fins gerais referentes ao semes- tre findo

8 pontos para o candidato habilitado, que apresentar além do certificado da graduação para o cargo que se inscreveu, certificado ou certidão de conclusão de mestrado

Quanto à identificação de como o usuário de uma HIS da Faixa 1 do PMCMV avalia sua moradia quanto às condições de conforto térmico, há situações em que

Corte entendeu que seria necessário aplicar um critério econômico para tanto, isto é, que haveria de se identificar um ―fluxo e refluxo através das