• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DIDÁTICA EM AÇÃO: ADAPTAÇÃO DOS CONTOS INFANTIS NAS AULAS DE YOGA PARA CRIANÇAS

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PEDAGOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): ROGER FRANCO RAMOS AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): AGLAY SANCHES FRONZA MARTINS ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): MARIANA MARTINES COLABORADOR(ES):

(2)

Resumo

O tema da pesquisa é a didática do professor de yoga, enquanto seu público de ensino são as crianças. O objetivo é analisar a didática do professor de yoga na adaptação dos contos infantis como técnica. O problema estudado é a relação ensino-aprendizagem que é objeto de estudo da disciplina didática, do curso de Pedagogia. Para que se possa compreender a didática do professor, é necessário observar às relações sociais, cognitivas e pessoais dos envolvidos, assim, a busca da justificativa esta nas fontes bibliográficas e na pesquisa de campo, através das observações descritivas das aulas.

Introdução

A educação não-formal faz parte do cotidiano das crianças, seja em aulas esportivas, artísticas e/ou em comunidades com atividades fixas. Por educação não-formal, Afonso (1989, p. 78), explica as suas características diferenciando das demais:

Por educação formal, entende-se o tipo de educação organizada com uma determinada sequência e proporcionada pelas escolas enquanto que a designação educação informal abrange todas as possibilidades educativas no decurso da vida do indivíduo, constituindo um processo permanente e não organizado. Por último, a educação não-formal, embora obedeça também a uma estrutura e a uma organização (distintas, porém, das escolas) e possa levar a certificação (mesmo que não seja essa a finalidade), diverge ainda da educação formal no que se respeita à não fixação de tempos e locais e à flexibilidade na adaptação dos conteúdos de aprendizagem a cada grupo concreto.

Sendo assim, as práticas educacionais em espaços diferenciados requer infraestrutura, profissionais adequados a cada atividade, e principalmente a formação dos mesmos, que devem contemplar a didática como um dos pilares para chegar às metas estabelecidas de difundir conhecimento e autoconsciência. Portanto, o Yoga, das mais diversas vertentes, vem suprir a busca da harmonia entre o corpo, a mente e o espírito. Mas deve-se a priori, entendermos o que significa a educação não-formal e a didática como ramos da educação e da instrução, para entender como funciona as técnicas dos professores de yoga

(3)

Em relação à ciência, a pesquisa contribuirá no aprofundamento dos estudos da relação pedagógica na educação não-formal, bem como a exploração dos métodos didáticos que envolvem questões morais, psicológica e motora no desenvolvimento da criança. Em relação à sociedade, a pesquisa contribuirá para desenvolver o sentido da cidadania, a interação cultural e a identificação do universo da criança através da consciência corporal.

Objetivos

Analisar a didática utilizada no processo de ensino-aprendizagem na aula de yoga para crianças através da adaptação de contos infantis.

Metodologia

A metodologia para a pesquisa parte do estudo preliminar com o método indutivo, para o conhecimento da prática do yoga (universo específico) e para que se possa ampliar para outras áreas de estudo (universo geral), como a disciplina didática da Pedagogia, a psicologia infantil e a literatura infantojuvenil.

Na pesquisa, são utilizadas as fontes diversas, como as teses, dissertações, publicações e livros de autores de referência na pedagogia quanto autores mais recentes, que desenvolvem novos conceitos.

Desenvolvimento

A pesquisa possui duas fases, a bibliográfica e a de campo. A pesquisa bibliográfica é ampla e demanda profundidade nas seguintes áreas: psicologia infantil; pedagogia; literatura infantojuvenil; yoga. Foram pesquisadas as fontes sobre o tema Yoga para a obtenção de conhecimento da prática e a sua história. Em seguida foram realizadas consultas em fontes sobre o tema literatura infantojuvenil, para que seja de conhecimento os contos, suas diversas adaptações e a história da literatura infantil. Serão amplamente pesquisados os temas psicologia infantil e a disciplina didática, do ramo da Pedagogia, para que através dos conhecimentos preliminares sobre o yoga e os contos infantis possa esclarecer os motivos, benefícios e relações de ensino-aprendizagem que

(4)

possam justificar a prática do yoga com histórias, em relação às aulas com crianças.

Para que seja válida a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo deve ser composta de diferentes técnicas de coleta de dados para melhores resultados. Foi realizada uma entrevista com uma professora de yoga, em uma entidade sem fins lucrativos, da qual seus beneficiários são pessoas de baixa renda per capita, oriundas de comunidades carentes. A entrevista se encontra em mídia digital e transcrita para a norma culta da língua portuguesa do Brasil. Essa entrevista é importante para conhecer o perfil do professor, do ambiente e do público alvo.

Na mesma data da entrevista, foi realizada uma visita ao local da prática para observação de uma aula, de aproximadamente 1h00min. A observação foi realizada através da técnica de descrição. Foi observado o local, a atitude do profissional, a quantidade de crianças no local (aproximadamente 12, da faixa etária de 8 a 14 anos), e a didática do profissional. A metodologia da observação por descrição foi realizada devido a diversos fatores a observar, desde levantamento da didática do profissional até as diversas ocorrências, como o diálogo, o emocional das crianças, o nível físico dos envolvidos. Após a entrevista e a observação, foi dado início ao aprofundamento na bibliografia, relacionando as fontes com os dados da pesquisa de campo, também a ampliação das fontes para os temas de psicologia infantil e didática, da área de pedagogia. Serão efetuadas outras entrevistas e observações, em grupos de professores diferentes, autônomos ou de empresas, para que as análises tenham confiabilidade.

Resultados Preliminares

Os resultados preliminares, de acordo com a pesquisa bibliográfica e a de campo, demonstram que o professor de yoga quando possui um grupo de alunos entre 8 e 14 anos de idade, deve planejar, utilizar técnicas nas aulas, e principalmente manter constantemente a atualização de seu repertório, para que as aulas possam ter eficácia sem prejudicar o corpo da criança, e respeitando a sua cultura. É esperado no final do experimento, a clareza da relação entre os

(5)

técnicas que auxiliam no desenvolvimento infantil. Para que se chegue aos resultados, serão analisados os autores para justificar a didática do professor de yoga.

Fontes Consultadas

BASSOLI, Rosângela Maria. Yoga: um caminho para a luz interior. 4.ed. Campinas, São Paulo: Átomo, 2012.

_____. Yoga Para Crianças. Campinas, SP: Átomo, 2008.

BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos contos de fadas. 3. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. 363p. Coleção Literatura e Teoria Literária. V. 24.

BORTHOLOTO, Sandra. O yoga na escola: Educação corpo-mente para pais e educadores. 1. ed. São Paulo: Ground, 2013.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 4ed São Paulo. Ática, 1991. _____O conto de fadas. Símbolos – Mitos – Arquétipos. 4ed. São Paulo: Paulinas, 2012. 160p.

_____Literatura Infantil. Teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2002. 287 p.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. 10ed. São Paulo: Ática 1990.

CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

HAYDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006. 327 p.

MARCONI, Maria Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. SÃO PAULO: ATLAS, 2003. 311 p.

MARCONI, Maria Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos básicos. Pesquisa bibliográfica, projeto e relatório. Publicações e trabalhos científicos.7. ed. SÃO PAULO: ATLAS, 2007. 228 p. SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von; PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro (Org.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Unicamp, 2001. 315 p.

VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Referências

Documentos relacionados

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Que o Conselho Deliberativo solicite estudo viabilizando proposta de aumento do AFA, de 20% para 50% do Plano de Pecúlio Facultativo (PPF), contemplando os já

Objetivos Específicos  Determinar os parâmetros cinéticos de estabilidade térmica do fármaco sinvastatina através dos dados termogravimétricos dinâmicos e isotérmicos; 