• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA SAÚDE E CIDADANIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA SAÚDE E CIDADANIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA SAÚDE E CIDADANIA

EDUCAÇÃO Coordenadora: Professora Dra. Soeli Francisca Mazzini Monte BLANCO1

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Autoras: Carolina D’ÁVILA2; Janine SOARES3; Lara Louize Pereira de

OLIVEIRA4; Nathalya Maris da SILVA5

Resumo

O Programa de Extensão “Saúde e Cidadania”, está vinculado ao Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC e aos laboratórios de Educação Sexual (LabEduSex) e Laboratório de Direitos Humanos (LabDH), e parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC). Com o objetivo de contribuir para o conhecimento e aplicação de ações pedagógicas relacionadas à educação sexual, educação inclusiva, educação para as relações étnico-raciais e cultura de paz, auxiliando na construção de uma sociedade que respeita os direitos humanos e os direitos da criança e do adolescente. O programa será composto por quatro ações: oficinas para os estudantes e professores das escolas parceiras selecionadas, em Florianópolis (SC) e em Santa Maria (RS), e também dois cursos de extensão online, que são eles “Curso de Libras: Conhecer a cultura surda” e “Educação e Direitos Humanos: por uma educação antirracista” e por fim a produção de materiais para formação de um repositório. A avaliação acontecerá durante todo o processo pela equipe executora e ao final dos cursos pelos cursistas (avaliação da organização e conteúdo). Na avaliação procurar-se-á verificar se os organizadores e participantes alcançaram os objetivos propostos e se o trabalho desenvolvido proporcionou ao grupo a reavaliação de conceitos e desenvolvimento pessoal. Na conclusão entendemos que a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa na UDESC, é fundamental para a articulação entre a teoria e a prática, possibilitando o intercâmbio de saberes entre academia e sociedade. Compreendemos que o trabalho curricular e interdisciplinar tem por função produzir e socializar o conhecimento pela inserção na realidade, possibilitando ao discente bolsista uma vivência que complemente sua formação profissional e cidadã, articulando tempo acadêmico com experiência de vida.

Palavra-chave: saúde na escola; direitos humanos; cultura de paz.

Introdução

1 Professora Dra. Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Professora do Centro de Educação a

Distância, Departamento de Educação Científica e Tecnológica/UDESC.

2 Carolina Martins D’Ávila, Graduanda em Licenciatura em Teatro/CEART//UDESC.

3 Janine Soares da Rosa de Moraes, Graduanda em Licenciatura em História/FAED/UDESC.

4 Lara Louize Pereira de Oliveira, Graduanda em Licenciatura em Pedagogia/ FAED/UDESC

(2)

2

A relevância do programa saúde e cidadania surge em 2016, a partir de diagnóstico do Laboratório de Educação e Sexualidade - LabEduSex do CEAD/UDESC, nas operações do NER/UDESC e no Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão SAPEN/CEAD. Em função desta demanda houve a necessidade de criação do programa para aumentar sua abrangência a fim de contemplar mais professores/as e estudantes das escolas parceiras.

Além da articulação com as disciplinas dos cursos de Licenciatura oferecidos pelo CEAD, outra questão importante é que este programa está articulado diretamente com o Curso de Pós-graduação que iniciou em 2018, Especialização em educação Inclusiva, sendo que boa parte dos materiais produzidos serão disponibilizados para um banco de materiais didáticos na área de educação inclusiva, saúde na escola e cultura de paz, e corroborando com as ações e políticas do núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UDESC, promoção de igualdade e valorização das populações de origem africana e indígena.

Portanto, este projeto vem ao encontro do que é proposto pelo Plano Nacional de Extensão universitária e da Política de extensão comunitária da UDESC, especificamente no que se refere a duas questões: ensino e pesquisa com as demandas da sociedade; 1) a articulação entre teoria e prática indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; e, a relação dialógica com a sociedade. O programa cumpra os objetivos estabelecidos para as ações de extensão: 2) a articulação entre produção do conhecimento; 3) a democratização do conhecimento acadêmico; 4) o diálogo e a interação entre a universidade, o poder público e a sociedade; 5) a contribuição para a reformulação das concepções e práticas curriculares; 6) a construção de uma prática acadêmica que contribua para a formação e qualificação de um profissional ético preocupado com a transformação das práticas sociais, pautado na ética, na cooperação, na solidariedade e na construção da cidadania em prol do desenvolvimento regional com justiça social e sustentável.

Com o objetivo geral de contribuir para a formação continuada de professores e para a ampliação do conhecimento dos estudantes, bem como para a qualificação da comunidade do entorno escolar, no que tange às questões sobre Educação Inclusiva, ERER, Saúde e Cidadania. Nossos objetivos Específicos são: - Contribuir com o processo de formação escolar e acadêmico, com a educação continuada de professores da rede pública/privada, de profissionais e gestores/as das organizações governamentais e não governamentais nos temas de educação inclusiva, ERER, saúde e cidadania; - Contribuir para a ampliação do conhecimento dos estudantes das escolas parceiras selecionadas em Florianópolis (SC) e

(3)

3

Santa Maria (RS), através das oficinas com temas sobre ERER, saúde e cidadania; - Possibilitar o fortalecimento das Ações deste programa de extensão no âmbito das parcerias entre o Centro de educação a Distância (CEAD) e demais instituições de ensino envolvidas no programa e destas com o LabEduSex, LabDH, NEAB e as parcerias do poder público (Redes públicas de ensino de SC e RS) e da sociedade civil (como a Rede Feminista de Saúde e Federação nacional para a educação integral dos surdos); - Produzir material didático-pedagógico sobre educação em direitos humanos com ênfase para as questões da Inclusão, ERER, saúde na escola e da cultura de paz; - Sistematizar produções acadêmicas e produzir artigos científicos para divulgação em eventos e periódicos.

Metodologia

Nossa metodologia de trabalho é composta por quatro ações. Ação 1 (Oficinas de Extensão): foram envolvidos/as bolsistas, estudantes, professores/as, gestores/as e comunidade, são escolas parceiras do programa em Florianópolis (SC) a Escola Estadual Júlio da Costa Neves, em Santa Maria (RS) a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo e a Escola Municipal Maria de Lourdes Castro. Ações 2 e 3 (Cursos de Extensão online) envolvem profissionais da educação entre bolsistas, docentes e gestores, da UDESC e comunidade em geral interessada. Por se tratar de cursos EAD pode-se alcançar um público nacional e internacional, devido aos parceiros do Programa e dos Laboratórios LabEduSex, LabDH e NEAB/UDESC. Ação 4 (Produção de materiais acessíveis), está em fase de planejamento com materiais que serão disponibilizados para utilização pelos/as docentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CEAD/UDESC, bem como serão disponibilizados para a comunidade através do site do LabEduSex.

Ação 1: Curso de extensão Oficinas para estudantes “Saúde e Cidadania”: Os cursos estão sendo ofertados no período de 2018 e 2019, para estudantes das escolas parceiras do LabEduSex, LabDH e NEAB/UDESC. As oficinas foram ministradas com carga horária de 4h, com os seguintes temas: - Hábitos alimentares e nutrição; - Cuidados com os alimentos; - Saúde emocional/Cultura de Paz; - Relações de gênero; - Diferentes formas de violência contra a criança e ao adolescente. Os/as bolsistas e professores envolvidos tiveram um período de estudo e planejamento de 3 meses para a construção e apresentação das oficinas. Os trabalhos foram desenvolvidos com os estudantes do ensino fundamental I , II e ensino

(4)

4

médio, como também foi realizada uma oficina com a temática de Educação para as Relações Étnico-Raciais para os/as professores/as compondo a reunião pedagógica.

Ação 2: Curso de extensão “Curso de Libras: Conhecer a cultura surda”, Curso semi-presencial, com carga horária de 60h, é um curso em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo um projeto de extensão interinstitucional envolvendo docentes do Centro de Educação à Distância (CEAD), do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da UDESC e, também, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. O Curso de Libras é aberto à comunidade em geral e tem por objetivo promover o ensino-aprendizado introdutório da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com foco em aspectos sobre a Cultura Surda. Foram ofertadas duas (02) turmas, uma em Joinville/SC (CCT/UDESC) e a outra em Florianópolis (CEAD/UDESC). O Curso é ministrado pelo Prof. Dr. Deonisio Schmitt (UFSC) e os participantes na maioria são professores/as da rede de ensino que trabalham com o público alvo da educação especial.

Ação 3: Curso de extensão a distância “Educação e Direitos Humanos no programa saúde e cidadania: por uma educação antirracista”, será ofertado em 3 módulos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle do Centro de Educação a Distância – CEAD/UDESC, com carga horária de 100 h. A carga horária aqui mencionada, refere-se a oferta das atividades para a comunidade interna e externa da UDESC, especialmente para os/as professores/as da rede pública em sua formação complementar. As professoras ministrantes desse curso serão Profa. Ma. Cíntia Cardoso, Arte Educadora Giselle Marques e Profa. Eunice Antunes Kerexu.

Ação 4: Produção de material didático-pedagógico atende às exigências da política pública educacional e da Política de Extensão Universitária UDESC, está sendo desenvolvida entre os meses de março de 2018 a dezembro de 2019. A partir desse material será criada a sala virtual “Repositório de Materiais para a Educação Inclusiva”, que serão disponibilizados para utilização nos Cursos de graduação e pós-graduação do CEAD, bem como disponibilizados para os professores da rede através do site do LabEdusex.

Desenvolvimento e processos avaliativos

Os participantes tiveram a oportunidade de experienciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, trabalhando em uma equipe multidisciplinar de forma interdisciplinar. A participação da comunidade no planejamento e execução nas atividades

(5)

5

de extensão, especialmente nas oficinas ministradas nas escolas, pois obteve-se a adesão dos/as professores/as e estudantes. O impacto e a transformação social proporcionados pelas ações, podem ser percebidas no feedback dos participante durante e ao final das oficinas e do curso de LIBRAS, nestes percebemos por meio do diálogo, nas contribuições e reflexões dos conhecimentos sobre as temáticas. Dessa forma, foi possível construir um diálogo pautado na diversidade e respeito aos direitos humanos. Na ação 3, curso online com a temática da ERER, que está em fase de construção com a parceria do NEAB/UDESC, compreendemos a urgência de discutir com a sociedade a educação das relações étnico-raciais como necessário para a construção de uma sociedade mais equânime. O programa tem uma contribuição muito importante na formação dos/as bolsistas e dos/as estudantes envolvidos/as, pois verificamos as ações como locais seguros para pensar, aprender e ensinar princípios educativos que construam uma prática pedagógica e uma ação cidadã que contribua para uma sociedade pró igualdade racial, gênero e humanizada.

Considerações Finais

O grupo tem alcançado os objetivos propostos, visto que o programa está em andamento. As oficinas que foram realizadas até o presente momento são: Hábitos alimentares e nutrição como destaque para o uso de frutas que não fazem parte do cotidiano dos estudantes, uma vez que são produtos com valores elevados e consequentemente foi apresentado o cuidado necessário para a manipulação destes alimentos e também de outros que fazem parte da rotina alimentar dos mesmos.- Saúde emocional/Cultura de Paz, relações de gênero e educação étnico raciais. Com as ações 2 e 3 estamos atendendo a formação de professores pensando em uma educação inclusiva com ênfase na LIBRAS e na ERER. Construímos juntamente com os extensionistas e comunidade escolar importantes conhecimentos para sua formação cidadã, estas intervenções têm potência de contribuir para alteração de situações de opressão tanto de gênero como racial, à medida que propõe espaços de estudo, discussão e produção de conhecimento sobre os temas. Com o trabalho conjunto entre LabDH, LabEduSex e NEAB/UDESC bem como as escolas parceiras em SC e RS, percebemos o fortalecimento de nosso programa de extensão bem como suas possibilidades de ampliação, a nível de parcerias, abrangência e expertise. Continuaremos trabalhando para finalizar a produção e disponibilizar o material didático-pedagógico com vistas a socializar com toda a sociedade civil interessada, bem como produzir e publicar artigos juntamente

(6)

6

com os bolsistas e pesquisadores ligados ao programa para que possamos cada vez mais sermos a mudança que desejamos ver no mundo. Para tanto temos como perspectiva manter a oferta de curso online para o próximo programa, adquirir novos livros e publicar nossas produções em outros idiomas e eventos.

Referências

BRASIL. Decreto No 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. Disponível em: <http://

www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7037.htm>. Acesso em: 26 out. 2015.

BRASIL. Lei No 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação -PNE e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm >. Acesso em: 26 out. 2015.

ANTUNES, Eunice. et al. Demarcação da terra indígena morro dos cavalos – Palhoça/ SC -2014 Cronologia dos Acontecimentos Relevantes - Duas décadas de mobilização pela efetivação de direitos territoriais constitucionais-1993 – 2014. Disponível em: http://campanhaguarani.org/morrodoscavalos/wp-content/uploads/2014/03/Cronologia-TI-Morro-dos-Cavalos-27-03-14.pdf Acesso em 14/05/2018.

CARDOSO, Cíntia. Branquitude na educação infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educative do município de Florianópolis. Dissertação – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2018

Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

MARQUES, Giselle Nascimento. O Mundo de Oyá. Florianópolis, 2017

SANTOS, V. M. M; FAVERO, M. F. ; GOMES, V. ; CAMPO, A. ; OLIVEIRA, S. . Sexual Violence against Children and Adolescents: A Developmental Victimology. Revista Psiquiatria, Psicologia & Justiça, v. 12, p. 81-107, 2017.

FARIAS, M. G. ; FARIAS, Z. I. ; Caliari, F. M. ; MONTE BLANCO, S.F.M . Direitos Humanos Dasm Mulheres: Humanismo Na Formação Docente Ead. In: Xiii Congresso Brasileiro De Ensino Superior A Distância Ciesud / Ii Congresso Internacional De Educação Superior A Distância, 2016, São João Del Rei. Esud E Ciesud 2016: Humanismo, Tecnologias E Políticas Em Ead. Porto Alegre: Unirede, 2016. V. 1. P. 2367-2381.

Referências

Documentos relacionados

.1      As  Empresas  de  Hotéis,  Motéis,  Flats,  Pensões,  Pousadas, 

Compared with parent strain UA159, the vicK Sm isogenic mutant (UAvic) showed reduced susceptibility to deposition of C3b of com- plement, low binding to serum immunoglobulin G

PRODUTO PARA EXPORTAÇÃO PRODUTO PARA EXPORTAÇÃO PRODUTO PARA 7 PEÇAS PIEZAS | PIECES 11 PEÇAS PIEZAS |

Considering the obtained results, some of the analysed chemical parameters (specially sugars and fatty acids), as well as the antioxidant activity, showed significant changes after

A Complementação de Aposentadoria por Idade é assegurado ao Participante um valor mínimo de Complementação de Aposentadoria por Idade de 20% (vinte por cento)

3.5.1. O motor e/ou carburador para ambas as provas incluídas no mesmo fim-de-semana serão fornecidos por sorteio, que se realizará durante a manhã de sexta-feira ou,

Este trabalho apresenta resultados da exposição associada à regimes extremos de cota de inundação nas praias dos Ingleses, Moçambique e Barra da Lagoa, no