• Nenhum resultado encontrado

Redesign de identidade da marca Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Redesign de identidade da marca Grêmio Foot-ball Porto Alegrense"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

JACSON SILVEIRA DOS SANTOS

REDESIGN DE IDENTIDADE DA MARCA GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

IJUÍ/RS 2019

(2)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

JACSON SILVEIRA DOS SANTOS

REDESIGN DE IDENTIDADE DA MARCA GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

Projeto experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, como requisito para conclusão de curso.

Orientador: Rúbia Beatriz Schwanke

Ijuí/RS, 2019

(3)
(4)

Resumo

O objetivo deste artigo é discorrer sobre os conceitos e ferramentas utilizadas para o redesign da Identidade de Marca do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, abordando sobre os principais temas envolvidos no projeto, bem como a demonstração das novas assinaturas de marca, tipografias, cores e suas possibilidades e variações de uso e aplicações em materiais institucionais, materiais digitais, produtos, coobranding e outras plataformas. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, que consistiu em uma análise de marcas e identidades de clubes nacionais e internacionais como Athlético Paranaense, Juventus, Barcelona e Confederação Brasileira de Futebol (ANEXO A) e entrevistas com sócios e torcedores da organização. Através de levantamento bibliográfico, a partir de autores como AAKER (1998), ALMEIDA (2011), KOTLER (2010), OLIVEIRA (2003), OSTROWER (2007), STRUNK (2007) e WHEELER (2012), para atender seu objetivo, o estudo buscou descrever a percepção dos públicos de interesse do Clube e oferecer sugestões de novas definições mais coerentes com a imagem desejada.

Palavras-chave

Redesign, Marca, Branding, Marketing, Identidade Visual, Grêmio Foot-ball Porto Alegrense.

Introdução

A concorrência acirrada e a mudança de comportamento do consumidor fazem com que as empresas procurem uma maneira de diferenciar

(5)

o posicionamento da sua marca, a fim de criar engajamento e diferencial competitivo. Assim como as mudanças tecnológicas transformaram a forma com que empresas vendem seus produtos e serviços através da internet, a forma de se comunicar com o cliente também sofreu alterações.

Atualmente a comunicação visual é fator decisivo para o reconhecimento de uma marca. Por isso a atualização da identidade visual, através do redesign, se torna essencial para que os novos público sejam atingidos.

Além da mudança de público, é preciso identificar se os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas também mudaram com o passar do tempo. Isso pode significar o redesign de uma marca com a finalidade de agregar valor através das tendências de design, que também mudam constantemente e redefinem a percepção de consumidores.

Apesar de o Grêmio possuir uma marca consolidada e reconhecida no cenário do futebol, brasileiro e internacional, ele não apresenta uma identidade visual unificada para a criação de seus projetos gráficos. Seus materiais, em diferentes plataformas, muitas vezes não demonstram ter conexão. Em pesquisas exploratórias se constatou que o Grêmio também não possui nenhum tipo de material para nortear a produção de projetos gráficos, como um manual de identidade por exemplo.

A metodologia utilizada para a construção do conceito da nova identidade visual do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense foram pesquisas de referência em design, conversas informais com torcedores, sócios e cônsul do clube, experiência profissional do autor do projeto, prototipagem e ajustes a partir das percepções finais desses mesmos entrevistados.

Portanto, com estudos teóricos de autores como OLIVEIRA (2003), OSTROWER (2007), STRUNK (2007) e WHEELER (2012), o objetivo deste

(6)

projeto é revitalizar e modernizar a marca e identidade visual do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e criar um manual de identidade visual (MIV), demonstrando as formas corretas de aplicação de assinaturas, assim como cores, fontes e elementos.

(7)

O Grêmio Foot-ball Porto Alegrense

Grêmio Foot-ball Porto Alegrense é um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fundado em 15 de setembro de 1903. O time já foi campeão da Copa Libertadores da América em três ocasiões, o que o torna o clube brasileiro com mais conquistas nesta competição, ao lado de São Paulo e Santos.

É o primeiro clube fora do Sudeste a conquistar títulos de dimensão continental e mundial, sendo campeão da América e do Mundo em 1983. Conquistou também dois Campeonatos Brasileiros da Série A e cinco Copas do Brasil.

Em 19 de setembro de 1954, o Grêmio inaugurou o seu maior projeto desde a sua fundação: o Estádio Olímpico Monumental. Em meados da década de 2000, os dirigentes do Grêmio começaram a analisar propostas para a construção de um novo estádio para sediar as partidas do clube, visto que o estádio Olímpico já não cumpria os padrões da FIFA para estádios de futebol. Em maio de 2006 foi formulado o plano diretor patrimonial do clube que encaminhou o projeto do novo estádio. Em 2012 o Grêmio mudou-se para o bairro Humaitá em Porto Alegre, onde foi construída a Grêmio Arena.

O Grêmio é o clube de futebol com o segundo maior número de associados no Brasil - 146.536 associados em dia, conforme dados de outubro de 2018. Segundo a pesquisa Ibope Repucom, divulgada em 04 de junho de 2019, o Tricolor Gaúcho é o 6º clube brasileiro com maior presença de torcida nas redes sociais, com pouco mais de 7,6 milhões de torcedores.

Após atravessar um bom período de dificuldade financeira, o Grêmio atualmente possui uma gestão firme e balanços anuais com superávits recordes, algo inédito no futebol brasileiro, rendendo premiações devido aos bons investimentos.

(8)

Muito desse desempenho se dá pelo trabalho do Departamento de Marketing gremista, que fez bom uso das recentes conquistas e elevou a receita comercial composta por patrocínios, royalties e licenciamentos. Também incentivado pelo Marketing, o quadro social terminou a temporada com quase 100 mil sócios adimplentes e colocou mais R$ 67 milhões nos cofres do clube.

Figura 1: Escudo do Grêmio

Fonte: Site oficial do Grêmio

Os principais símbolos do Grêmio são o escudo, a bandeira, o hino, o mascote e o uniforme. Apesar de o Tricolor possuir uma marca forte e conhecida, ele não possui um sistema de identidade perceptível. Elementos institucionais, produtos e canais digitais não possuem uma conexão visual, o que evidencia a necessidade de criar e unificar estes materiais, construir um ativo social e mapear novas formas de impacto visual.

A partir desse pressuposto, surgiu a ideia de modernizar e definir uma plataforma de marca que pudesse unificar toda a comunicação visual do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense, transmitir os seus valores e atributos, aumentar a flexibilidade na criação de materiais de marketing e se reconectar com os seus novos consumidores.

(9)

A importância do redesign de marca para o marketing e os novos consumidores

A união de características intangíveis e tangíveis, combinadas a uma identidade é denominada marca. Kotler (1998), a define como a união do nome, termo ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes. A marca pode ser caracterizada como todo sistema que se une para entregar serviços ou oferecer produtos a seus consumidores específicos.

(...) marca é um nome diferenciado e/ou símbolo (tal como logotipo, marca registrada, ou desenho de embalagem) destinado a identificar os bens ou serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e a diferenciar esses bens e serviços daqueles concorrentes (AAKER, 1998, p. 07).

Aaker (1998) afirma que as pessoas tendem a comprar uma marca conhecida, pois sentem-se confortáveis com o que lhes é familiar, confiável e tem boa qualidade. Uma marca reconhecida será, assim, frequentemente selecionada diante de outra desconhecida. Para construir essa afinidade, a organização precisa focar no desenvolvimento de ativos e qualificação. Um ativo é algo que a empresa possui, tal como o nome de uma marca ou ponto de venda, superior ao daquele da concorrência. A qualificação diz respeito ao que a empresa faz melhor que os seus concorrentes, tal como a propaganda ou a fabricação eficiente.

Esses fatores combinados levam a uma extraordinária valorização da marca como principal elemento diferenciador entre os produtos e serviços e ganha importância porque o consumidor lhe empresta valor pela segurança que lhe dá de resolver, da melhor forma possível, a equação qualidade/preço/tempo (SAMPAIO, 1999, p.262).

A marca empresta valor ao produto porque traz em si um histórico da sua relação com o consumidor, das boas experiências que ele teve com aquele produto em termos de boa qualidade obtida com o uso do seu tempo e

(10)

dinheiro, de significados e reconhecimentos que a marca proporcionou. Kotler (1998) cita seis níveis de significados de uma marca, onde as empresas devem decidir em que nível ancorar a sua identidade, sendo eles: atributos, benefícios, valores, cultura, personalidade e usuário.

Quando a audiência pode visualizar as seis dimensões de uma marca, ela é chamada de profunda, caso contrário, trata-se de uma marca superficial. Assim, seria um erro promover apenas os seus atributos. O comprador está mais interessado nos benefícios da marca apresentados por KOTLER (1998) e desse modo, ele atribui os significados para gerar um reconhecimento da marca, gerando uma maior participação e credibilidade no mercado.

Ao dar identidade a uma marca, a empresa acaba atribuindo a ela uma certa personalidade. Isso ocorre quando se concede emoções ou comportamentos relativos ao homem a algo sem vida real, como um mascote, por exemplo. Pode-se notar esse tipo de comportamento, em tempos atuais, principalmente nas redes sociais.

Baseados em nossas percepções, formamos opiniões e demonstramos sentimentos que podem ser facilmente compartilhados, o que se amplia hoje com as redes sociais. Por isso, cresce a importância de as marcas se tornarem cada vez mais humanas e personalizadas visando estabelecer um vínculo emocional mais forte e duradouro (TURCHI, 2014, p.1).

É essa a relação que o consumidor quer ao procurar interativamente contato direto com a marca. Ele quer se identificar com suas características e é este relacionamento, da necessidade de criar um vínculo duradouro, que fará com que ele realmente ame-a e compartilhe isso com outras pessoas. Para Kotler (2010), se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade.

(11)

O momento para o redesign de uma marca pode ser identificado em diversas situações: reposicionamento de mercado, mudança do público-alvo, atualização junto ao produto e modernização/adequação da marca onde ela está inserida.

A medida que as empresas crescem, seus propósitos se tornam mais lúcidos; seu posicionamento, mais refinado, e o que está em jogo muda quando surgem novos mercados. A equipe de criação tem que enfrentar três perguntas cruciais: qual é o imperativo da empresa nessa mudança? Que elementos precisam ser mantidos para preservar o valor marca? A mudança deve ser evolucionária ou revolucionária? A maioria das iniciativas de identidade de marca envolve o redesign” (WHEELER, 2012, p.92).

Ainda de acordo com Wheeler (2012), pode-se dizer que redesign é a revisão do design já praticado, sendo que este conceito não se estende apenas por meios visuais. A escolha por realizar o redesign pode vir da necessidade de aprimoramento, esta que, por sua vez, surge por diversas razões: novas técnicas, perda de espaço no mercado consumidor, atingir novos clientes, ou, até mesmo, uma nova estratégia de marketing visando relançar o produto, empresa ou serviço para conquistar um espaço maior.

Redesign de marca é um processo delicado e alguns pontos devem ser observados antes de começar o projeto. É necessário entender como a marca está posicionada e onde ela pretende chegar no futuro. O momento é de olhar os fatos e aceitar críticas. Estudar a história da empresa e o mercado são itens essenciais para a criação da nova marca.

O redesign da marca pode revigorar a empresa e trazer melhores resultados na gestão de marketing, entretanto, deve ser conduzido de forma profissional, para não correr o risco de se afastar de seus clientes atuais e poder prospectar novos mercados em um futuro próximo. O redesign deve construir um forte conceito junto ao consumidor, criando assim um relacionamento duradouro e que possibilite ao próprio consumidor virar um embaixador e defensor da marca.

(12)

O marketing e a sua necessidade de mensuração são importantes ferramentas quando bem alinhadas às estratégias de comunicação empresarial.

“A principal meta da orientação de marketing é auxiliar organizações a atingir seus objetivos. [...] Empresas privadas não devem puramente objetivar lucros, mas alcançar lucros como consequência da criação de valor superior para o cliente. Uma empresa ganha dinheiro ao satisfazer as necessidades dos clientes melhor do que a concorrência o faz” (KOTLER, 2000, p.45).

Marketing é a função administrativa responsável por assegurar que todo aspecto do negócio esteja focado na entrega superior de valor aos clientes em um mercado competitivo. Ou seja, são ações interligadas por diferentes áreas funcionais da empresa que almejam um único objetivo.

O novo comportamento do consumidor a partir da web 2.0

A disseminação da internet fez com que a forma como as pessoas trabalhavam mudasse, multiplicando as possibilidades de lidar com as informações. Atualmente as redes de comunicação continuam se ligando através da internet, possibilitando o compartilhamento de informações dentro do ciberespaço, com o mundo inteiro.

Por um grande período, a internet foi encarada apenas como um novo meio de comunicação, e, se essa nova vocação não tivesse sido percebida e aceita pelo mercado e usuários, talvez não tivesse um crescimento tão veloz. Deve-se salientar que, segundo Oliveira (2003), a internet não decretou o fim da propaganda convencional, apenas criou mais formas e meios para o marketing poder exercer sua função.

(13)

As formas tradicionais de compreender o comportamento do consumidor, segmentar mercados e definir políticas e estratégias de marketing têm sofrido significativas mudanças com o advento do novo século. São os frutos da influência das mudanças no capitalismo, na abertura dos mercados e, principalmente, na forma como as novas tecnologias têm modificado a maneira como as pessoas trabalham, se relacionam e compram, permitindo uma integração entre consumidores, e desses com as organizações, de forma jamais vista antes (ALMEIDA et al., 2011, p.368).

Essa nova forma de marketing é conhecida como e-marketing ou marketing digital. A internet gerou uma mudança radical nos negócios e no comportamento do consumidor. Antigos paradigmas como o de produção, mídia e marketing em massa foram substituídos por um totalmente novo, um sistema “um para um”, embora também esteja sendo um meio social que permite um canal de comunicação “muitos para muitos”. Cada pessoa está habilitada a falar com todo o mundo. Desta forma, cada integrante da rede possui poder em relação a sua manifestação e pode gerar novos conteúdos para a rede.

Tapscott e Williams (2006) reforçam que essa mudança trata-se de uma revolução na mídia contemporânea que se assenta em quatro amplas dimensões:

1. Os usuários geram conteúdo e não consomem de forma indiferente os conteúdos criados por organizações de mídia;

2. A mídia é atraída pelos consumidores e não levada a eles;

3. A nova mídia é totalmente segmentada, pois os internautas resolvem “o quê”, “onde”, “quando” e “quanto” de determinado conteúdo que pretendem acessar;

4. As interações sociais são geradas em torno dos conteúdos permitidos e incentivados.

As tecnologias da web 2.0 permitem que os consumidores não sejam mais receptores passivos no processo de troca do marketing. Hoje, eles estão tendo um papel cada vez mais ativo na co-criação de tudo, desde a concepção do produto até mensagens promocionais. O aumento dos meios de

(14)

comunicação digital interativos alavancou a empresa e o contato do consumidor, do tradicional modelo de Web 1.0 para o da Web 2.0, onde os consumidores estão ditando a natureza, no contexto das trocas de marketing. Os consumidores cada vez mais usam a mídia digital, não só́ para pesquisa de produtos e serviços, mas para envolver-se com as empresas que compram e com outros consumidores que podem ter informações valiosas.

Conforme abordagem de Janssen, Lotfi e Fraga (2011), as plataformas de redes sociais são ferramentas que permitem aos indivíduos se apresentarem uns aos outros, estabelecendo e mantendo relações. O objetivo de sua utilização baseia-se na interação entre pessoas que já́ se conhecem ou queiram encontrar novas pessoas. As redes sociais são um fenômeno global que está se espalhando pelo mundo, tornando-se uma importante ferramenta de marketing. Elas proporcionam às empresas instrumentos para segmentar campanhas de acordo com o perfil de seus usuários e comunidades. Outro fator que as tornam uma ferramenta de marketing importante é a disponibilidade de detalhes sobre seus usuários, hábitos, locais de trabalho, preferências, além de características pessoais e demográficas.

Tal como acontece com todas as ferramentas de marketing, as plataformas de rede social precisam ser avaliadas quanto à sua eficácia no alcance dos objetivos relacionados à marca. Em uma época caracterizada por uma maior transparência e menores orçamentos de marketing, o desenvolvimento das métricas corretas é de suma importância para as equipes de marketing, as quais estão sob imensa pressão para mostrar resultados.

As redes sociais apresentam-se como um fenômeno atual, cuja importância é reconhecida pelo expressivo numero de usuários, mas sua compreensão ainda é vaga, devido às dificuldades apresentadas na mensuração de seus resultados. Percebe-se que as redes sociais são um fenômeno novo para as empresas, e que estas ainda estão se adaptando na utilização das redes sociais. As redes sociais representam oportunidade para um melhor envolvimento com o público-alvo de cada empresa, pois permitem não apenas conhecê-lo melhor, como também atingi-lo rapidamente (JANSEN; LOTFI; FRAGA, 2019, p.1).

(15)

O relacionamento com o consumidor não é exclusivamente digital, é necessário combinar o canal digital com os canais tradicionais. O uso de métricas é fundamental para identificar as proporções adequadas de investimento em cada canal.

Proposta de Nova Marca e Identidade Visual para o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Uma identidade visual única, forte e marcante é a premissa básica para que uma empresa, produto ou negócio seja percebido e assimilado pelo consumidor.

A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. Esses elementos agem mais ou menos como as roupas e as formas de as pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente, à primeira vista. Estabelecer com quem os vê um nível ideal de comunicação (STRUNCK, 2007, p.57).

Para a criação da nova Identidade do Grêmio foi preciso entender o cenário e como o mercado se comporta. O início do processo é feito a partir da pesquisa de referências globais no ramo de atuação da empresa, bem como referências gráficas que pudessem gerar insights​ ao projeto.

Segundo OSTROWER (2007, p.9) as formas de percepção não são gratuitas, nem os relacionamentos se estabelecem ao acaso. As ideias vêm do conhecimento de seu autor; do “a priori” ou bagagem cultural, o qual a teoria da comunicação conceitua como repertório; que comporta “...tudo que o homem sabe, os conhecimentos, as conjecturas, as propostas, as dúvidas, tudo o que ele pensa e imagina.”

(16)

Esta nova identidade visual não se trata apenas de redesenhar um novo escudo, vai muito além disso. Se trata de revitalizar e modernizar identidade visual do Grêmio em todos os aspectos, sempre levando em conta seus atributos, a história do club, o torcedor e seus pontos de contato.

Sendo um clube de futebol, o desafio da concepção gráfica da nova Identidade Visual do Grêmio está em contemplar os conceitos presentes na marca capaz de identificar seu ramo de atuação e o mais importante, transmitir seus atributos identificados em conversas informais com torcedores, sócios e cônsul do clube: tradição, raça, força, paixão, "campeão", intensidade e família.

O Grêmio possui um escudo forte e enraizado. Portanto, optou-se por um lifting do escudo, priorizando as suas formas atuais. O novo escudo foi redesenhado a partir de um grid, tornando-o mais forte, com formas mais geométricas e equilibradas. Mudou-se também o formato das estrelas, deixando-as mais robustas.

Figura 2: Grid de construção e proposta de novo escudo oficial

(17)

Em aplicações reduzidas, algumas informações do escudo podem se perder ou ficar ilegíveis. Portanto, optou-se por criar versões responsivas do escudo que se adaptam aos materiais, sem que perca a sua essência.

Nossos consumidores estão cada vez mais rigorosos, por isso, investir em diferentes versões de seu logo, da mais completa a mais simplificada, fará com que ele reconheça a sua empresa em qualquer plataforma, melhorando a experiência que eles irão ter com a sua marca (ROSSATO, 2016, p.1).

O escudo oriundo da abstenção de todas as informações escritas torna-se um ícone, que poderá ser usado em materiais e produtos específicos. No início pode causar certo desconforto, já que trata-se de uma proposta ousada, porém, uma das razões da criação deste símbolo é conectar-se com novos públicos, já que o ícone é uma das formas mais básicas da comunicação e se adapta facilmente em diversas ocasiões.

Figura 3: Escudos responsivos

Fonte: Elaborado pelo autor

A partir da construção do escudo responsivo, originaram-se assinaturas de marca para as mais diversas plataformas e produtos. Extrai-se então, para fora dele, o nome completo do clube.

(18)

Figura 4: Assinaturas responsivas

Fonte: Elaborado pelo autor

O Grêmio é conhecido também como Imortal Tricolor, Tricolor dos Pampas, e Tricolor Gaúcho. A partir destas nomenclaturas, e seus conceitos, criou-se as ​stripes tricolores como elemento de identidade principal. É uma identidade que possui muito dinamismo e aplicabilidade. As linhas retas mostram uma direção, reforçam a força do time e seus propósitos. As linhas curvas conferem dinamismo, evolução e mudança.

Para complementar a identidade visual e dar mais diversidade às aplicações, criou-se ​shapes a partir dos elementos internos do escudo para a utilização nos mais diversos materiais. Estes elementos secundários servem de suporte à identidade principal, podendo ser utilizados como grafismo, gravatas para fotografias e juntos ou não dos elementos de identidade principais.

(19)

As marcas podem ser acompanhadas dos grafismos, elementos gráficos que servem para enfatizar algum conceito ou servir como apoio de organização visual de layouts da identidade visual da instituição (PEÓN, 2003). Perez (2004) exemplifica alguns significados: linhas retas e ângulos estão associados à rigidez, firmeza e masculinidade, já as ondulações e curvas expressam dinamicidade, sensualidade e feminilidade. Linhas em ziguezague representam energia, cólera, agitação.

Figura 5: Elementos de identidade

(20)

Por serem tradicionais do clube, as cores azul, preto e branco foram mantidas, porém modernizadas para outros tons. Um novo padrão cromático, mais moderno com as cores tricolores e derivadas, originou-se para otimizar o reconhecimento da marca através da cor. As cores amarelo ouro, bronze e prata foram adicionadas por conta dos adornos inclusos no escudo.

A cor ou combinação cromática consiste no terceiro componente do código de identidade visual - onde o primeiro é o símbolo e o segundo, a tipografia. Os três componentes devidamente organizados e combinados contribuem para a identificação da empresa. Assim, as cores precisam ser utilizadas adequadamente pelo designer para criar fortes fatores de expressão de identidade (PINHO, 1996, p.40).

Figura 6: Proposta de cores institucionais

Fonte: Elaborado pelo autor

A fonte Axiforma foi escolhida como a tipografia institucional primária por conta da sua legibilidade e funcionalidade. A fonte Summer Live foi escolhida como tipografia secundária para dar mais personalidade e paixão aos materiais desenvolvidos.

(21)

Figura 7: Proposta de tipografias institucionais

Fonte: Elaborado pelo autor

Na nova bandeira oficial, utilizou-se o novo escudo, novas cores e equilibrou-se o peso das faixas transversais, deixando-a mais equilibrada e robusta.

Figura 8: Proposta de bandeira oficial

Fonte: Elaborado pelo autor

No mascote, modernizou-se as cores e algumas formas, priorizando a base do desenho original.

(22)

Figura 9: Proposta de mascote oficial

Fonte: Elaborado pelo autor

As submarcas não sofreram mudanças bruscas, apenas foram adaptadas com a nova proposta de identidade visual, utilizando as novas formas, cores e elementos visuais. A marca Grêmio Arena foi a que teve uma mudança mais drástica, prevendo uma futura compra por parte do clube.

Figura 10: Submarcas reestilizadas

(23)

A maneira como a marca do Grêmio e a de seus parceiros/patrocinadores se relacionam também foram previstas, assim como o comportamento digital em apps, navegadores e sites esportivos.

Figura 11: Comportamento de coobranding

Fonte: Elaborado pelo autor

Abaixo é possível observar a marca atual e a nova proposta, lado a lado, e perceber que pequenas modificações a tornam mais forte, equilibrada, intensa e imponente.

Figura 12: Comparativo entre escudo atual e nova proposta

(24)

A marca do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense teve constantes e importantes mudanças em seu escudo no decorrer da história e atualmente possui uma marca forte e consolidada. No entanto, o projeto de redesign serve para reforçar os atributos da marca, se reconectar com a sua essência e com seus novos consumidores.

Considerações Finais

Com avanço tecnológico e a constante mudança de comportamento do consumidor é inevitável que as empresas busquem, cada vez mais, ter uma marca forte e uma maneira de diferenciar o seu posicionamento, a fim de criar engajamento com seus consumidores, ter um diferencial competitivo e expandir os seus negócios.

A marca, portanto, deve transparecer os ideais, valores e atributos que ela simboliza, desde a criação de conceitos até aplicação de peças gráficas impressas, digitais e produtos. Para que esse objetivo se concretize, o Manual de Identidade Visual deve ser consultado em todos momentos em que a identidade visual for utilizada.

Acredita-se que os principais objetivos deste projeto foram alcançados, visto que a marca Grêmio Foot-ball Porto Alegrense foi revitalizada, modernizada e a sua nova identidade visual transparece seus atributos e valores. Tudo isso só pode ser alcançado através de análises e aplicação de metodologias conceituais e de pesquisa de cliente e concorrentes, bem como posicionamentos de mercado.

(25)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AAKER, David A.. ​Brand Equity: gerenciando o valor da marca​. Trad. André

Andrade. São Paulo: Negócio, 1998.

ALMEIDA, S. O.; MAZZON, J. A.; DHOLAKIA, U.; NETO, H. F. M. ​Os efeitos

da participação em comunidades virtuais de marca no comportamento do consumidor: proposição e teste de um modelo teórico . Revista de

Administração Contemporânea, v. 15, p. 366-391, 2011.

JANSEN, C.; LOTFI, E.; FRAGA, R. R. ​O uso das redes sociais na

construção do relacionamento com clientes: um estudo de caso múltiplo no Brasil​. EnANPAD, v. 35, p. 1-17, 2011.

KOTLER, Philip, ARMSTRONG, Gary. ​Princípios de marketing​. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

KOTLER, Philip. ​Administração de marketing​. 10a Edição, 7a reimpressão. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. ​Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano​. 1a Edição. São Paulo: Elsevier, 2010.

OLIVEIRA, W. P. A. D. ​O marketing na internet como diferencial

competitivo para empresas.​ ENEGEP, v. 23, p. 1-8, 2003.

OSTROWER, F. ​Criatividade e processos de criação​. Petrópolis: Vozes,

2007.

PEÓN, Maria Luísa. ​Sistemas de identidade visual​. 2.ed. rev. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.

PEREZ, Clotilde. ​Signos da marca: expressividade e sensorialidade​. São

Paulo: Thomson, 2004.

PINHO, José Benedito. ​O poder das marcas​. São Paulo: Summus, 1996. REPUCOM, Ibope. ​Ranking digital dos clubes brasileiros de futebol -

jun/2019​. Disponível em:

<http://www.iboperepucom.com/br/rankings/ranking-digital-dos-clubes-brasileiro s-de-jun-2019/>

ROSSATO, Caio. ​Marcas responsivas e sua importância na atualidade.​.

(26)

<https://administradores.com.br/artigos/marcas-responsivas-e-sua-importancia-na-atualidade>

SAMPAIO, Rafael. ​Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso ​. Rio de Janeiro: Campus / ABP, 1999.

STRUNK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. ​Como criar identidades visuais para

marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores​. Rio de Janeiro: Ed. Rio Books, Ed.

3a, 2007.

TAPSCOTT, D.; WILLIANS, A. D. ​Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar seu negócio . São Paulo: Nova Fronteira, 2006.

TURCHI, Sandra. ​Persona da Marca nas Mídias sociais​. Disponível em: < http://digitalks.com.br/artigos/persona-da-marca-parte-importante-da-estrategia-nas-midias-sociais//​>. Acesso em: 12 Jun 2016.

WHEELER, Alina. ​Design de identidade da marca​. 3ª Edição, Porto Alegre: Bookman, 2012.

(27)

ANEXO A - ANÁLISE DE MARCAS E IDENTIDADES DE CLUBES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)
(39)
(40)
(41)
(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)

Referências

Documentos relacionados

Retornando ao gráfico 2, podemos observar que, nos anos finais do século XVIII, apenas os africanos do centro-oeste estno relevantemente representados, uma vez que os indivíduos

Interligados com isso, os objetivos específicos são: - Analisar a percepção dos professores em relação à implantação das tecnologias digitais na escola; - Levantar fontes

5.3 - ULTRAPASSADO O PRAZO ACIMA E PERMANECENDO OS BENS NO LOCAL, A ARREMATAÇÃO SERÁ CANCELADA E OS BENS SERÃO REVENDIDOS A QUEM MAIS DER, PARA O RESSARCIMENTO DAS

As divisórias construídas com o sistema Shaftwall são a solução ideal para evitar a propagação do fogo através dos vãos de elevadores ou de escadas, proporcionando uma

Como o modelo do SOLIDWORKS é o mestre de informações no centro do processo de projeto, o modelo mantém os resultados e a configuração de análise das empresas, o que significa

Nos métodos indiretos plantas amostrais foram destruídas para se quantificar etapas das fenofases, onde se avaliou o peso verde e o peso seco das estruturas como: brotações,

Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade do teste de razão de verossimilhança para os modelos de herança genética contendo parâmetros referentes a

Mediante analise estatistica dos resultados experimentais, constatou- se que o parametro de entrada que mais influencia a adsorcao do etanol e a altura do leito fixo, enquanto que