• Nenhum resultado encontrado

Novo(a) Documento do Microsoft Word

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novo(a) Documento do Microsoft Word"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES URI - CAMPUS SANTO ÂNGELO

CURSO DE MATEMÁTICA

FERNANDO PEDRO BORCOWSKI DO AMARAL THAISA DE OLIVEIRA HÖNISCH

Educação Inclusiva

Capitulo 7

Santo Ângelo 2014

(2)

Políticas públicas para a educação inclusiva

Quando se fala em educação inclusiva, se forma um grande equivoco, pois a uma grande tendência em pensar que a politica de inclusão em educação refere-se ao aluno de educação especial. Ela é entendida como o movimento de todos os alunos das classes ou das escolas especiais para o ensino regular, exercendo seu direito de cidadania, de apropriação e construção do saber e do saber fazer.

Mas o que sintetiza o ideal de educação inclusiva é o sonho de oferecer educação para todos, em escolas de boa qualidade, sem que estabeleçam limites para a capacidade de aprendizagem de algumas pessoas, sejam elas portadoras de deficiência ou não.

A exclusão da escola de crianças na idade própria seja por poder publico, omissão familiar ou da sociedade (o agrupamento de alunos em turmas de repetentes ou em grupos de “mais atrasados”, no fundo da sala, a classe de aceleração, indicadores de enorme massa dos excluídos) é a forma mais perversa e irremediável de exclusão social, pois nega o direito elementar de cidadania, reproduzindo o circulo de pobreza e da marginalidade e alienando milhões de brasileiros de qualquer perspectiva de futuro.

A “ultrapassagem” dos limites

A diversidade, social, cultural, de gênero, de capacidade é uma das formas da ultrapassagem sonhada por Betinho, permitindo a todos “ser gente, mudar de futuro, mudar de mundo, não estabelecer limites”. É fugir da homogeneidade, dos estigmas e dos preconceitos.

Assim os professores estariam despreparados para a tarefa porque a formação que recebem habilitou-se a trabalhar sob a hegemonia da normalidade. Tendo mais necessidade de ultrapassagem: a qualidade da formação inicial e da continuada de nossos educadores.

Precisamos de escolas de boa qualidade, acessíveis a todos, que estimulem e aumentem a participação e reduzam a exclusão, proporcionando-lhes o acesso à “norma culta”. Em síntese; há que ultrapassar os enormes desafios para assegurar escolas de boa qualidade para todas e por toda a vida.

1979 – no México ocorreu a V Conferência dos Ministros da Educação e Ministros Responsáveis pela Educação e pelo Planejamento e Economia dos Países da América Latina e Caribe. Onde foram identificadas inúmeras carências relacionadas a educação.

1981 – em Quito 21ª reunião da Conferencia Geral, foi apresentado e aprovado o Projeto Principal de Educação, cujos objetivos:

 Erradicação do analfabetismo antes do final do século, ampliando-se os serviços educativos para adultos;

(3)

 Melhoria na qualidade e eficiência dos sistema educativos, em especial da educação básica; e

 Universalização da educação assegurando-se, antes do término de 1999 e num mínimo entre oito e 10 anos, a escolarização de todas as crianças em idade escolar.

1996 – em Kingston, na Jamaica, foram adotados os princípios do Informe da UNESCO sobre a Educação para o Século XXI (Informe Delors, 1996) que, sem eliminar os objetivos do Projeto Principal de Educação, apontou para a) a importância do sentido ético da educação como processo a favor da paz e do desenvolvimento social dos povos; e b) a perspectiva de educação para todos ao longo de toda a vida, conciliando maior qualidade com melhor qualidade educativa.

2001 – em Cochabamba, na Bolívia, no sétimo encontro regional do Projeto Principal de Educação resultou a Declaração de Cochabamba sobre Politica Educativa no inicio do século XXI. Dentre os temas considerados na Declaração destaca-se que:

 Há necessidade dos sistemas educativos de acelerarem o ritmo de suas transformações para não ficarem em desvantagem em relação às mudanças que ocorrem em outros âmbitos da sociedade;

 Sem educação não há desenvolvimento humano possível;

 Faz-se necessário um novo tipo de instituição educativa, mais flexível, com alta capacidade de resposta e dotada de uma efetiva autonomia pedagógica e de gestão;

 Sendo a educação um direito e dever de cada pessoa, é necessário criar mecanismos adequados e flexíveis que assegurem a participação d múltiplos atores e se incentivem as praticas intersetoriais no campo da educação;

 O uso pedagógico das tecnologias da informação e comunicação deve ser considerado como um marco de projetos sociais e educacionais, comprometidos com a equidade e com a qualidade.

Todos os documentos mencionados alertam para a prioridade que deve ser conferida aos grupos mais desfavorecidos e vulnerabilizados pela condição de pobreza, aos analfabetos maiores de 15 anos, às populações rurais, às minorias étnicas, religiosas e de migrantes, aos menores de seis anos, aos alunos com dificuldades de aprendizagem e aos portadores de deficiência.

As dificuldades estão na complexibilidade de fazer prevalecer, nas politicas brasileiras, os objetivos e diretrizes que atendam às recomendações dos organismos internacionais aos quais estamos afiliados, garantindo a todos o que a letra de nossas próprias leis asseguram.

As relações entre saúde e educação se explicam como ação preventiva, seria desejável que todas as crianças pudessem ser submetidas a exames de acuidade visual e auditiva, além de avaliação ortóptica. Não menos necessário que todos pudessem contar

(4)

com acompanhamento de puericultores, seja para evitar enfermidades ou para que, no caso de já estarem instaladas, não se agravam.

Queixas de pais e educadores quanto à carência na cobertura da demanda dos serviços, particularmente daqueles que têm influencia direta no sucesso da aprendizagem, como a saúde e a educação, uma vez que sem as dificuldades identificadas o mais precocemente possível, representar sérias barreiras para a aprendizagem e para a participação, acarretando fracasso do aluno e produzindo mais exclusão.

No artigo 2 da rendição nº 333 de 10 de julho de 2003 que instituiu o PNQ destaca à área da educação e pelo combate à discriminação de populações, o que de perto nos interessa, em relação aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.

Segundo a Lei 8213 de 24/7/91, da Previdência Social, ficou estabelecida uma cota para a reserva de trabalho e emprego nas empresas. E o Decreto 3298, de 20/12/99, determina a competência do Ministério do Trabalho para a fiscalização do cumprimento da Lei.

Lei 8742, de 7/12/93, que regulamenta os Art.203 e 204 da Constituição Federal de 1998. A LOAS reconhece a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado, orientada pelo principio de que as necessidades sociais têm supremacia sobre as economias. Preconiza, ainda, a universalização das politicas públicas na área, bem como a organização das ações sociais em sistema descentralizado e participativo.

Às pessoas portadoras de deficiência, no Capítulo I, Art. 2, referente às definições e aos objetivos, constam os seguintes incisos:

IV – habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida;

V – garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovarem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provada por sua família.

O documento “Uma nova concepção de proteção social às pessoas portadoras de deficiência” (1998) estabelece, com propriedade, que não é função exclusiva da políticas públicas, com ênfase para a educação...

A Lei do FUNDEF (9424/96) fixa a alíquota do salario-educação a ser paga pelas empresas (2,5%) sobre as remunerações e estabelece uma cota federal e uma estadual. Esta corresponde a 2/3 do valor e aquela a 1/3.

Graça ao FUNDEF há, aproximadamente, quatro anos, a escolaridade no ensino fundamental teve um crescimento extraordinário, pois 96 das crianças de sete a 14 anos passaram a estudar, segundo informações do MEC. Trata-se de um marco positivo na

(5)

nossa história de financiamento da educação, um ato politico para disciplinar o uso de recursos constitucionais da educação que passam a ser alocados em função do numero de alunos das redes de ensino. Substituindo-se o FUNDEF por um Fundo de Financiamento da Educação Básica (FUNDEB) cujos benefícios alcançariam a educação infantil o ensino médio. Gerando devido volume de dinheiro necessário (na ordem de 4,5 bilhões de reais, anuais).

Avanços da politica educacional brasileira:

 A fixação de parâmetros curriculares nacionais para a educação fundamental, infantil e indígena;

 O programa dos livros didáticos, cuja compra foi associada a uma avaliação prévia de sua qualidade;

 A criação de um canal de TV exclusivo, via satélite, para capacitação de professores e apoio ao seu trabalho em classe;

 A municipalização da merenda escolar sendo que hoje os recursos da merenda são enviados diretamente para as escolas;

 Reforma do ensino médio, que entrou em vigência em 1999;

 Reforma do ensino técnico separando-o do ensino médio e democratizando o acesso a essa modalidade de ensino;

 Novos currículos para os cursos de graduação superior;

 Ampliação e melhoria de todo o sistema de informação e avaliação educacionais.

Referências

Documentos relacionados

Com esta publicação, a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins e a Embrapa Mandioca e Fruticultura, com o apoio do Ministério da

O IBAPE/SP não se responsabiliza por opiniões ou Pareceres emitidos por terceiros, associados ou não, ou pelo emprego indevido das.. informações

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

Jacques Delors (1998), coordenador do ―Relatório para a Unesco da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI‖, no livro Educação: um tesouro a descobrir,

Uma outra solução (Imagem 06), também eficaz, tem a ver com a definição do referido corredor de circulação pedonal livre ao longo do passeio e entre dois canais

terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em vir- tude de suas deficiências, e aceleração para

Com compromissos mar- cados contra Comercial e Americano, o São José já tem a base formada para a estreia no Campeonato Maranhense 2018, que acontece no dia 21 de