• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: AVALIAÇÕES DO DNA E DO METABÓLITO SECUNDÁRIO PRODUZIDO PELO TRICHODERMA REESEI DURANTE AS FASES DE CRESCIMENTO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: BIOMEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): DEBORAH KOHN DAMIANO, GABRIELA MENDES DE SOUZA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CHARLOTTE CESTY BORDA DE SAENZ, ERIK CENDEL SAENZ TEJADA ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O gênero Trichoderma desperta grande interesse na área agrícola e na medi-cina por produzir compostos bioativos aplicados na indústria. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a produção de metabólitos secundários nas diferentes fases de crescimento do Trichoderma reesei, a atividade antimicrobiana destes metabólitos e avaliar a extração de DNA in house de T. reesei , através do protocolo de Salting out.

Foi realizada uma cultura com 100.000 esporos em meio Sabouraud e o

desen-volvimento foi monitorado por 7 dias. Para o processo da produção de metabólitos foram realizados os tratamentos: Temperatura Ambiente (TA), 30°C, 37ºC e 37ºC +CO₂. Para a identificação do metabólito secundário produzido foi realizada uma varredura em espectrofotometria entre os comprimentos de onda de 200nm a 600nm. Os testes da função antimicrobiana dos compostos obtidos foram realizados através do teste de ágar difusão. Ao avaliar o ciclo de crescimento do T. reesei foi observado que a produção do micélio iniciou-se a partir do segundo dia em todos os tratamento, e a 37ºC houve um crescimento no terceiro dia. A produção de metabóli-to secundário foi avaliada pela síntese de um exsudametabóli-to amarelo, encontrado nos 4 tratamentos, com picos de absorbância: TA = 270nm, 30°C = 270nm e 380nm, 37°C = 270nm, 360nm e 380nm e 37°C+CO₂ = 270nm, 360nm e 380nm. Os antibiogra-mas apresentaram halo de inibição nos tratamentos 30ºC e 37°C+CO₂ para a bac-téria Proteus spp. e o tratamento 37ºC para as bacbac-térias S. saprophyticcus, S. epi-dermidis, Salmonella spp., o tratamento TA não apresentou halo de inibição para as bactérias testadas. Os resultados denotaram a obtenção de DNA genômico de T. reesei de boa qualidade nos tratamento T1, T2, T3 e T4, obtendo um rendimento en-tre 270 ug/ml e 1880 ug/ml. Os tratamentos T3 e T4 que tiveram alterações na quan-tidade de SDS 10%, proteinase K e tempo de incubação, mostraram maior rendi-mento e pureza dentre a faixa de 1,8-2,0. Os tratarendi-mentos T1 e T2 que foram trata-dos com menor tempo de incubação, obtiveram altas concentrações de DNA com uma pureza inferior a 1,8. Os tratamentos T5, T6 e T7 que utilizaram esporos para extração não apresentaram resultados satisfatórios.

(3)

2. INTRODUÇÃO

Os fungos possuem uma grande capacidade para sintetizar e produzir diver-sas e variadas moléculas orgânicas de relativo baixo peso molecular, com atividades biológicas interessantes. Atualmente a maior parte dos grupos de pesquisa que tra-balham com produtos naturais produzidos por fungos, se concentra em suas apli-cações farmacêuticas, em suas funções como micotoxinas e suas funções ecológi-cas (GALLARDO, 2009).

O gênero Trichoderma está entre os fungos mais distribuídos na natureza podendo ser encontrados em ecossistemas que se diversificam desde tundra até o tropical. Essa predisposição de sobrevivência em regiões distintas, pode estar rela-cionada a sua capacidade metabólica diferenciada e sua hostilidade natural competi-tiva (SILVA, 2008).

O gênero em questão é composto por espécies de fungos filamentosos, mesofílicos, que habitam o solo, apresentando hifas septadas, ramificadas (de 5 a 10 µm de diâmetro), polinucleadas, de núcleo haplóide, formando colônias brancas de rápido desenvolvimento e almofadas verdes ou amarelas de filamentos de esporulação. A produção dos esporos ocorre no extremo da fiálide e são agrupados em pequenas massas (ANDRADE; VENÂNCIO, 2013).

Este gênero possui várias espécies, dentre elas: Trichoderma reesei, T. harzianum, T. atroviridis, entre outras. Porém, a que possui um maior interesse econômico é a Trichoderma reesei, uma vez que esta é primordial para a produção de celulases e hemicelulases e também é utilizado para expressão heteróloga de proteínas (SILVA, 2008).

As espécies de Trichoderma, incluindo Trichoderma reesei, são capazes de produzir substâncias conhecidas como "metabólitos secundários" e o seu efeito pode variar entre espécies e entre isolados da mesma espécie (MARTINS-CORDER; MELO, 1998).

Sabe-se que a diversidade dos metabólitos secundários está relacionada com seus mecanismos de sobrevivência devido á sua continua competitividade por ali-mentos e espaço com outros fungos, bactérias e microorganismos parasitários. Por

(4)

esta razão, muitos dos metabólitos secundários isolados a partir do cultivo de fungos são compostos que possuem atividades antibióticas ou antifúngicas. Estudos sobre metabólitos secundários produzidos por fungos vêm sido conduzidos, com o foco no descobrimento de novas drogas com o potencial de combater microorganismos fi-topatogênicos (GALLARDO, 2009).

Uma grande classe de metabólitos secundários são os policetídeos de origem fúngica, apresentando uma das maiores diversidades estruturais entre os produtos naturais. A maioria desses compostos é ativa em diversos sistemas biológicos. Por-tanto, a busca de policetídeos em microorganismos vem sendo apontada como uma boa estratégia para pesquisas de substâncias bioativas (PASTRE et al., 2007).

Conforme a atuação do conjunto das enzimas PKS durante a biossíntese, os policetídeos podem ser compostos aromáticos poliidroxilados (como a maioria dos pigmentos fúngicos), compostos alifáticos pouco oxigenados (ou policetídeos par-cialmente reduzidos, como a lovastatina) e alifáticos altamente reduzidos (e.g. áci-dos graxos). A busca por policetídeos em cepas fúngicas selvagens pode auxiliar nesses estudos, além de apontar novas fontes para compostos de reconhecida im-portância pelas atividades biológicas (MARINHO et al., 2005).

Após o sequenciamento do genoma do fungo Trichoderma reesei, foi encon-trado um grande número de genes sem função determinada, assim é de suma im-portância para o estudo da função destes genes a obtenção de DNA de boa quali-dade e pureza (MARTINEZ et al., 2008).

Dada a grande importância dos policetídeos, e, que a maiorias destes metabólitos são sintetizadas por diferentes espécies de fungos, tem desencadeado novas pesquisas para obter novos compostos visando à obtenção de novas e/ou melhores compostos bioativos (HUTCHINSON, 1999).

3. OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo analisar a curva de crescimento do Trichoderma reesei, verificar a eficiência do protocolo de Salting out para extração do DNA genômico do fungo com alto rendimento e baixo custo com o intuito de

(5)

ma-nipulação gênica, e avaliar a atividade do metabólito secundário produzido pelo Tri-choderma reesei durante as fases de crescimento em condições de estresse.

4. METODOLOGIA

4.1 MICRORGANISMO E CULTIVO DAS CÉLULAS

Para a análise da curva de crescimento e para a extração de DNA genômico foi utilizada a cultura do fungo Trichoderma reesei, inoculado em meio Sabouraud a 30ºC durante 6 dias, com observação do desenvolvimento diariamente neste perío-do. A cepa foi pelletizada em eppendorfs e armazenadas a – 4°C.

Para a análise da produção de metabólitos secundários, o fungo foi inoculado

em meio Sabouraud a temperatura ambiente, 30ºC, 37ºCe a 37ºC+CO2 5%.As

pla-cas foram armazenadas com ph entre 5,2 á 5,9 uma vez que esse ph é o mais ade-quado para o crescimento do Trichoderma reesei.

4.2 AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE METABÓLITO SECUNDÁRIO

Para a avaliação do metabólito secundário produzido, este foi observado e extraído diariamente durante o período de sete dias. Em seguida, foi realizada varredura em espectrofotometria entre 200nm a 600nm.

4.3 TESTE ANTI-MICROBIANO

Para testar se o metabólito secundário produzido pelo Trichoderma reesei possui função anti-microbiana, foram semeadas as bactérias Salmonella spp., Pro-teus spp., Staphylococcus saprophyticcus e Staphylococcus epidermidis em placas separadas, nestas placas foram colocados pedaços de canudo que serviram como suporte para o metabólito secundário ser depositado. Havia o número suficiente de canudos para os metabólitos secundários coletados dos quatro ambientes sendo testados (temperatura ambiente, 30ºC, 37º e 37º+CO₂ 5%).

(6)

4.4 MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE DNA

Para a extração do DNA de Trichoderma reesei foram utilizados os seguintes protocolos: Extração com SDS 10% e com adição de Proteínase K. (BARATTO; MEGIOLARO, 2012). Foram testados 7 tratamentos, sendo T1,T2,T3 e T4 (a partir de micélio) e T5,T6 e T7 (a partir de espóros) com variações na quantidade de SDS 10%, NaCl, Etanol absoluto e tempo e temperatura de incubação em banho maria: T1 30ul de SDS%, 100ul de NaCl, 1000ul de Etanol absoluto e 30 minutos a 55ºC. T2 35ul de SDS%, 150ul de NaCl, 1500ul de Etanol absoluto e 30 minutos a 55ºC. T3 30ul de SDS%, 100ul de NaCl, 1000ul de Etanol absoluto e 60 minutos a 60ºC. T435ul de SDS%, 150ul de NaCl, 1500ul de Etanol absoluto e 60 minutos a 60ºC.T520ul de SDS%, 100ul de NaCl, 1000ul de Etanol absoluto e 20 minutos a 55ºC. T625ul de SDS%, 150ul de NaCl, 1500ul de Etanol absoluto e 20 minutos a 55ºC. T7 35ul de SDS%, 150ul de NaCl, 750ul de Isopropanol e 20 minutos a 55ºC.

4.5 ELETROFORESE E QUANTIFICAÇÃO

Para avaliação do DNA extraído, foi realizada a técnica de eletroforese em gel de Agarose a 1% utilizando brometo de etídio como intercalante de DNA para visua-lização em luz ultravioleta.

Na preparação da amostra de DNA foi utilizado como corante o tampão de amostra contendo azul de bromofenol.

Este estudo foi realizado no laboratório de Biologia Molecular do Centro Uni-versitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU .

5. DESENVOLVIMENTO

As espécies do gênero Trichoderma são microrganismos presentes no solo,

em materiais vegetais e substratos em decomposição, e em geral são organismos dominantes na microflora de solos de uma grande variedade de “habitats”,

(7)

atribuin-do-se tal fato à sua diversa capacidade metabólica e à sua natureza competitiva, uma vez que possuem a habilidade de atacar outros fungos (SAMUELS, 1996).

Devido a sua importância biotecnológica, o Trichoderma reesei vem sendo

estudado em diversos laboratórios ao redor do mundo, uma vez que possui grande capacidade de produzir e secretar diversas enzimas (BEGUIN, 1990) entre elas os compostos policetidicos (COURTOIS et al., 2003).

Durante o desenvolvimento do trabalho foi utilizado a cepa de Trichoderma

reesei ATCC 13631 produtores de celulose e sensível a choque térmico. Observa-mos que em mudanças ambientais houve alterações na produção de metabólitos secundários. Trabalhos posteriores avaliarão o DNA extraído dessas amostras.

6. RESULTADOS

Ao avaliar o ciclo de crescimento do T. reesei foi observado que a produção do micélio iniciou-se a partir do segundo dia em todos os tratamentos com aproxi-madamente 12mm, e houve um crescimento acelerado, com relação aos outros tra-tamentos, a 37°C com um diâmetro micelial de 59,3mm no terceiro dia. A produção de metabólito secundário foi avaliada pela síntese de um exsudato amarelo que se iniciou ao terceiro dia nas placas armazenada em todas as temperaturas, exceto em TA. As placas incubadas a 30°C e 37°C+CO₂, apresentaram produção de metabólito secundário com intensidade moderada, enquanto as placas incubadas a 37°C, apre-sentaram produção de metabólito secundário intenso. O tratamento TA iniciou a pro-dução do metabólito secundário a partir do quinto dia, denotando um pico de absor-ção a 270nm. O tratamento 30°C apresentou picos de 270nm e 380nm, o 37°C apresentou picos a 270nm, 360nm, 380nm e 400nm e o 37°C+CO₂ apresentou picos a 270nm, 360nm e 380nm indicando a presença de metabólitos secundários. Após a realização do teste ágar difusão foi observado um halo de inibição pelos tratamentos 30ºC e 37ºC+CO₂ para a bactéria Proteus spp de 8mm e 10mm, respectivamente, e o tratamento 37ºC para as bactérias Staphylococcus saprophyticcus, Staphylococ-cus epidermidis, Salmonella spp de 9mm, 8mm e 8mm, respectivamente, a diferen-cia do tratamento TA que não apresentou halo de inibição para nenhuma bactéria testada.

(8)

Para avaliar o material genômico do fungo produtor de composto bioativo foi extraído o DNA para estudos genômicos posteriores.

Ao avaliar o ciclo de crescimento do T. reesei foi observado que a produção do micélio iniciou-se a partir do segundo dia com aproximadamente 12mm. Os tra-tamentos T1 e T2 foram utilizados para extração de DNA de micélio extraído ao quarto, quinto e sexto dias do ciclo de crescimento. O T1 mostrou concentrações de 275µg/ml, 620µg/ml e 735µg/ml, nos três dias extraídos, respectivamente, enquanto o T2 mostrou concentrações de 480µg/ml, 270µg/ml e 1815µg/ml, nos mesmos dias. Os tratamentos T3 e T4 se mostraram eficientes pelos resultados obtidos na eletroforese em gel de agarose a 1%, com presença de bandas ainda mais visíveis. Os tratamentos T5 e T6 apresentaram baixo rendimento. O tratamento T7 não apre-sentou resultado satisfatório. Conclui-se que foram obtidos resultados favoráveis a partir do uso dos protocolos T1,T2,T3 e T4 testados, com presença de banda visível e alta concentração.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através dos resultados proporcionados pelo teste ágar difusão, conclui-se que o metabólito secundário extraído possui atividade antimicrobiana, por ter apresenta-do halos de inibição para as bactérias Proteus spp (30ºC e 37ºC+CO2), Staphylo-coccus saprophyticcus, StaphyloStaphylo-coccus epidermidis e Salmonella spp (37ºC), en-quanto o tratamento T.A. não apresentou halo de inibição. A partir destes resultados, juntamente com os resultados obtidos na leitura do espectrofotômetro, conclui-se que o exsudato amarelo encontrado nas placas armazenadas representa o metabóli-to secundário produzido pelo Trichoderma reesei.

O protocolo de Salting out é eficiente para extrair DNA genômico de T. reesei, sendo o protocolo T3 e T4 os que apresentam melhores resultados. Os protocolos T1 e T2 também foram eficientes e os protocolos T5, T6 e T7 não apresentaram re-sultados satisfatórios. Conclui-se então que a extração de DNA genômico de Tricho-derma reesei gera melhores resultados quando feita a partir do micélio e quando a proteinase K tem sua ação por maior tempo.

(9)

8. FONTES CONSULTADAS

ANDRADE, S.T.; VENÂNCIO, S. B. Influência na temperatura do crescimento fúngi-co produtor de fúngi-composto bioativo Trichoderma reesei. São Paulo: Centro Univer-sitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, 2013.

BEGUIN, P. Molecular biology of cellulose degradation. Annual Review of Microbi-ology, v.44, p.219-248, 1990.

COURTOIS, S et al. Recombinant environmental libraries provide acess to microbial diversity for drug discovery from natural products. Applied and Environmental Mi-crobiology, v.68, n.1, p. 49-55, 2003.

GALLARDO, G. L. Aislamiento y determinación estructural de metabolitos bioactivos con potencial aplicación en apicultura y agricultura obtenidos a partir de cultivos de hongos. Buenos Aires: Facultad de Ciencias Exactas y Naturales Universidad de Buenos Aires, 2009.

HUTCHINSON, C.R. Microbial polyketide synthases: More and more prolific. Proce-edings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v.96, n. 7, p.3336-3338, 1999.

MARINHO, A.M.R. et al. Identificação de policetídeos por espécies de Penicillium usando LC/UV. Journal of the Brazilian Chemical Society, v.16, n.2, p.280-283, 2005. MARTINEZ, D et al. Genome sequencing and analysis of the biomass-degrading fungus Trichoderma reesei (syn. Hypocrea jecorina). Nature Biotechnology, v.26, n. 5, p. 553-560, 2008.

MARTINS-CORDER, M.P.; MELO, I.S. de. Antagonismo In Vitro de Trichoderma spp. A Verticillium dahliae KLEB. Sci. agric., Piracicaba, v. 55, n. 1, Jan. 1998.

PASTRE, R. et al. Diversidade de policetídeos produzidos por espécies de Penicil-lium isoladas de Melia azedarach e murraya paniculata. Química Nova, v.30, n.8, p. 1867-1871, 2007.

SAMUELS, G.J. Trichoderma: a review of biology and systematics of the genus. My-cology Research, v.100, p.923-935, 1996.

SILVA, R.N. Estudos de sinalização celular em Hypocrea jecorin (Trichoderma ree-sei) durante a expressão dos genes de celulases (cbh1 e cbh2) em presença de

(10)

ce-lulose e soforose durante o antagonismo contra Pythium ultimum. Brasília: Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Foram determinados os parâmetros de preço mínimo, médio e máximo para os respectivos municípios formadores das microrregiões, referentes ao valor total do

A primeira questão proposta aos alunos (antes da exibição do trecho do filme) foi, então, um pedido de conceituação das três Leis. A totalidade dos alunos das quatro

A asma é uma doença crônica de alta morbidade, a qual acomete principalmente criança, gera dessa maneira um alto custo para as famílias e também para o

Nesta figura é possível logo à partida verificar que o primeiro cantão tem configurações bastante distintas entre ambas as soluções, e no segundo cantão identifica-se que quanto

Using carrageenan-induced pleurisy as a model of acute inflammation, the phenolic extract at 15 mg/kg decreased significantly the analyzed parameters when compared to the

Quando escola aplica os seus recursos em relação aos objetivos insere-se ASC, p.ex.: ativar participação alunos favorecendo espaços, meios e processos (empowerment); incorporar

Embora observadas alterações na morfologia celular e tempo de cultivo entre as passagens inicial e tardia, o potencial de diferenciação, o perfil de expressão gênica e a

Realizando os testes geramos uma tabela com 0 por cento de perda como ponto de referência e realizamos vários testes com uma quantidade de 150 amostras com um tempo a cada 2s em