• Nenhum resultado encontrado

O Centro Esportivo Virtual e o Movimento Olímpico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Centro Esportivo Virtual e o Movimento Olímpico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

0 | Abstract

T h e C e n t r o E s p o r t i v o V i r t u a l – C E V i s a w e b s i t e (www.cev.org.br) of information, documentation and knowledge management that has been converging not only people but national and international institutions for more than 10 years. There are more than 21,000 participants in more than 200 virtual communities in Brazil and other countries. The majority of technical and scientific Physical Education and Sports societies have a virtual c o m m u n i t y o r s h a r e d o c u m e n t a t i o n a n d s p o r t i v e information projects with CEV. Acting as an important resource of arrangement and integration of people and main actors of information, documentation and sportive communication, the CEV is a collaborative environment shared by researchers and institutions, including the promotion of Olympic studies and values.

O Centro Esportivo Virtual e o

Movimento Olímpico

Laércio Elias Pereira | laercio@cev.org.br Andréa Ramirez | aramirezfmu@yahoo.com.br Centro Esportivo Virtual

(2)

1 | Introdução

O impacto das tecnologias de informação e conhecimento (TICs) tem sido extraordinário também na informação esportiva. O Centro Esportivo Virtual – CEV1 é um resultado

prático da chamada “explosão” das TICs. Criado no início das operações comerciais da Internet no Brasil, como parte de um doutoramento em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (Pereira, 1998a) com o suporte de tecnologia do Hospital Virtual2 e dos projetos da

Escola do Futuro3 da Universidade de São Paulo, o CEV tem

se constituído num grande aglutinador de pessoas e de instituições nacionais e internacionais. Grande parte das sociedades técnicas e científicas da Educação Física e Esportes têm uma comunidade virtual ou partilha projetos de documentação e informação esportiva com o CEV.

A criação da BITNET no final dos anos 80 (Stanton, 1998), proporcionou o início de um intercâmbio intensivo na área acadêmica entre as universidades conectadas. No início de 1990, esse movimento teve um impacto importante na área acadêmica com o lançamento das listas de discussão sobre

1 www.cev.org.br

2 Hospital Virtual. Um dos projetos do Núcleo de Informática

Biomédica da Universidade de Campinas http://www.hospvirt. org.br/ Foi parceiro inicial do CEV no mesmo servidor e compartilhou recursos como as listas de discussão e alguns departamentos.

3 A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo é um

laboratório interdisciplinar que investiga como as novas tecnologias de comunicação podem melhorar o aprendizado em todos os seus níveis. Foi criada em 1989 como um

laboratório departamental na Escola de Comunicações e Artes www.futuro.usp.br

(3)

administração esportiva – Sportmgt4 e psicologia do esporte

– Sportpsy5, na seqüência deste movimento foi criada a

primeira lista de discussão do CEV – efesport-L que, 10 anos depois, foi multiplicada por duzentas, com comunidades nacionais, como legislação esportiva6 (no mês de agosto de

2006: 880 participantes, 408 mensagens postadas, 359.040 mensagens distribuídas) e internacionais como a Lusofonia e EF&Esportes7, Educación Física em Americalatina8, TAFISA9,

Traditional Games10 e Olimpismo11. As 202 listas de discussão

do CEV contam atualmente com 130 administradores, 21 mil participantes e já distribuiu mais de 100 milhões de mensagens12.

4 Lista Administração Esportiva (sportmgt) criada por Terry

Haggerty da University of New Brunswick, Canadá http://www.unb.ca/SportManagement/forum.htm

5 Lista Psicologia Esportiva (sportpsy) criada por Michael L.

Sachs http://www.bubl.ac.uk//archive/subject/psych/ alisto32.htm

6 A lista cevleis (Legislação Desportiva) foi criada em 1997 e

desde então é administrada por Alberto Puga Barbosa, professor Dr. da Universidade do Amazonas.

7 Lusofonia e EF&Esportes. Lista administrada por Alfredo

Gomes de Faria Jr. do Rio de Janeiro.

8 Lista Educacion Fisica en Latinoamerica administrada por Luis

Enrique Hernández (Queretaro, Méximo); Esperanza Bobes (Cuba), Oscar Albornoz (Mendoza, Argentina) Ednaldo da Silva Pereira Filho (Rio Grande do Sul, Brasil).

9 TAFISA. Trimm and Fitness, administrada por Eddy Cabrera

da Venezuela.

10 Traditional Games. Administrada por Maria Beatriz Ferreira

(Campinas, SP) e Marina Vinha (Campo Grande, MS).

11 A lista cevolimp (Olimpismo) é administrada por Marcio

Turini (Rio de Janeiro, RJ) e Otávio Tavares (Vitória, ES).

12 Todas as listas de discussão do CEV estão disponíveis

(4)

A idealização que levou à concretização do CEV foi embasada na interação de três canais de comunicação: vetores de tecnologia (pessoas), páginas na rede e correio eletrônico, acumulando várias iniciativas na área da informação e documentação esportiva que geraram conhecimento de acesso irrestrito. Na medida em que as comunidades virtuais cresceram e se desmembraram em torno dos “colégios invisíveis” nas várias áreas do conhecimento em Educação Física, esportes, lazer e dança, realizaram-se demandas por informação, que orientaram a construção de bancos de dados: teses e dissertações, revistas, legislação – com entrada na biblioteca –, instituições, escolas de Educação Física, congressos, cursos livres e de pós-graduação e um portal geral de endereços eleitos como importantes para as ciências do esporte, na página Navegando13. Alguns bancos de dados

também foram hospedados no CEV, como por exemplo, o dos trabalhos do Congresso Pré-Olímpico de 200414 (Pereira,

1997, 1998a, 1998b, 1999a, 1999b, 2000, 2005).

Desde a criação do CEV foram estabelecidas várias parcerias nacionais com o Ministério do Esporte15, Conselho Federal

13 http://www.cev.org.br/br/navegando/

14 http://www.cev.org.br/br/biblioteca/preolymp/

15 Ministério do Esporte. Em 1996, os primeiros equipamentos

para a instalação do CEV no Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp foram adquiridos por meio de uma parceria com o Instituto Nacional de Esportes. Em 2001 o Ministério subsidiou a instalação do Núcleo do CEV na Universidade Estadual de Santa Catarina, através da Rede CENESP de excelência Esportiva.

(5)

de Educação Física - CONFEF16, Colégio Brasileiro de Ciências

do Esporte - CBCE17, Associação Nacional de Pesquisa e

Pós-Graduação em Educação Física – ANPPEF18, Universidade de

Uberlândia - NUTESES19, Escola de Educação Física de

Muzambinho20 e Associações Profissionais – APEFs21.

16 Conselho Federal de Educação Física – CONFEF. O fato

do primeiro presidente, Jorge Steinhilber, ter sido administrador da lista das Associações Profissionais antes da criação do CONFEF facilitou as negociações do CEV com o Conselho, que se tornou um dos pioneiros na internet, usando exaustivamente a rede. A primeira reunião oficial dos conselheiros foi em uma sala virtual do CEV. Atualmente são mantidas 8 listas de discussão do Conselho Federal e dos Regionais, sendo o CONFF um dos mantenedores do portal CEV.

17 Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE.

Mantém listas de discussão dos sócios e simpatizantes – uma das maiores listas, com 1.200 participantes, além das listas de várias secretarias estaduais e Grupos de Trabalho.

18 Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em

Educação Física – ANPPEF. Criada em julho de 2006 em parceria e suporte do CEV, funciona quase que

exclusivamente na Internet, com reuniões presenciais (e transmitidas pela TV-CEV), paralelas as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência –SBPC.

19 Universidade de Uberlândia - NUTESES. Um dos

primeiros parceiros do CEV mantém um Centro de Pesquisa e Documentação que tem digitalizado mais de 2.000 teses e dissertações em Educação Física, com permuta de apontadores na Biblioteca do CEV.

20 Escola de Educação Física de Muzambinho. É o

principal centro de suporte do CEV. Mantém o banco de revistas, com um projeto de editoração e publicação eletrônica de revistas, e o banco de escolas de Educação Física, Federações e Confederações.

21 Associações Profissionais – APEFs. Várias APEFs

(6)

Parcerias internacionais também foram estabelecidas com a Federação Internacional de Educação Física – FIEP22,

TAFISA23, Universidad de Guadalajara24, Revista Lecturas25,

proporcionando um amplo movimento de transfertilização da informação e gestão do conhecimento na área (Pereira & Vaz, 2005, Pereira, 2006). Recentemente o intercâmbio entre o CEV e seus parceiros tem se ampliado devido à participação decisiva do CEV na realização do I Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva – CONBIDE e Reunião do Comitê Executivo da IASI em Brasília26. O evento foi transmitido ao vivo e possui

22 Federação Internacional de Educação Física – FIEP. Lista de

discussão da diretoria e parceria nos Congressos Internacionais.

23 TAFISA. Criada durante o Seminário Internacional Mercadeo

social y calidad de vida em Bogotá em 1999, momento em que foi apresentado, a convite do Vice-Presidente da TAFISA, Oscar Azuero, o trabalho La red: nuestro encuentro cotidiano e virtual.

24 Universidad de Guadalajara. Apresentação do CEV na Feria

del Libro e participação em grupos de trábajo – com Tulio Guterman, diretor da Lecturas, com profesores sobre os dois portais – CEV e Lecturas e os projetos de educação à distância em EF.

25 Revista Lecturas. Parceira há 10 anos do CEV. É o repertório

oficial de artigos do CEV (4.500 artigos em texto integral). Túlio Guterman, diretor da revista e do portal Lecturas, é administrador da lista cevpsi (psicologia do esporte) desde 1997.

26 Realizada entre 25 e 27 de abril de 2006 em Brasília, a

Reunião da Internacional Association for Exporte Information – IASI – trouxe para o Brasil o seu Comitê Executivo. Vários membros do CE fizeram palestras do 1º Congresso Brasileiro de Informação Esportiva (28 e 29 de abril): Gretchen Ghent, Debra Gassewitz, George Anders, Chikara Myiaji.

Representantes de membro do CE, também fizeram exposições: Melvyn Morales e Martine Justin.

(7)

documentação integral em vídeo disponível durante o período de um ano na internet <http://tv.cev.org.br>. Além disto, o CEV mantém a versão da página da IASI em português <http://cev.iasi.org.br>27.

A partir do CONBIDE estão sendo levados a efeito vários acordos internacionais tais como o do Instituto Nacional de Esportes da França - INSEP, com reunião prevista para Março em Paris, a retomada do acordo com o Spolit28 e

SIRC-Canadá29, além de entendimentos iniciados com o

SIRC-Austrália30 e com a Rede Norte Americana de Bibliotecas de

Esporte – NASLIN31.

27 O CEV mantém a versão em português da página da IASI

desde 2001, por enquanto hospedada no CEV, mas a versão deverá ser hospedada no próprio servidor do Canadá, cabendo ao CEV a atualização das informações em português. Da atualização do sítio consta também a versão em português da IASI-Newsletter.

28 Há negociações em andamento sobre a alimentação da base

internacional SPOLIT com a produção científica em esportes em português. Também está sendo estudada a troca de apontadores entre o CEV e o SPOLIT.

29 Com o SIRC-Canadá são compartilhados vários apontadores

e o CEV participa dos estudos sobre a indexação da produção brasileira no Sportdiscus. As listas do CEV replicam a

newsletter do SIRC.

30 Serviços de disseminação da informação e, especialmente,

distribuição de duplicatas são veiculados pelo CEV, além da franquia do portal de periódicos de documentação do Instituto Australiano do Esporte.

31 NASLIN. O CEV publica a versão em português da

Associação Norte Americana de Bibliotecas de Esporte distribuindo, também, as novidades da NASLIN nas listas da área (cevbibli, cevmidia, cevmkt...)

(8)

Devido à abrangência do Olimpismo, tanto no acompa-nhamento das questões essenciais do desenvolvimento do esporte, como especialmente na ética que acompanha o movimento olímpico, o CEV tem realizado acordos e iniciativas a partir da comunidade virtual cevolimp32 com os projetos

educacionais da Escola do Futuro – Olimpíada Virtual33 e com

o Centro de Estudos Olímpicos da UAB34. Assim, o CEV se

apresenta como um recurso importante de congraçamento e ação conjunta dos principais atores da informação, documentação e comunicação esportiva, sendo um ambiente altamente favorável à colaboração entre pesquisadores e instituições na promoção dos estudos e valores olímpicos.

2 | Referências

PEREIRA, L. E. Centro Esportivo Virtual: 10 anos no ar – A comunidade virtual a serviço da aprendizagem. Revista do CONFEF. n.21, ano VI, p.29-31, Set 2006.

32 http://www.cev.org.br/br/listas/listas.asp?cd_lista=48

Página inicial da Cevolimp.

33 Um dos pilares do CEV, especialmente no uso das TICs, a

Escola do Futuro da Universidade de São Paulo

www.futuro.usp.br tem parceria com o CEV na Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (Bibvirt) e na associação dos projetos que envolvem escolas secundárias (Tô Ligado e Telemar) no projeto “Olimpíada Virtual” (em

andamento).

34 Com o Centro de Estudos Olímpicos de Barcelona o CEV está

re-elaborando o acordo que teve, em 2001, uma pagina experimental em português do CEO-UAB. Foi retomado o acordo que deverá ser iniciado com as traduções dos principais documentos (lecciones olímpicos) sendo também estudada a colaboração do CEV na versão em português do sítio CEO, além da alimentação das bases de dados com informação sobre a produção e projetos brasileiros sobre o Olimpismo.

(9)

PEREIRA, L. E. & VAZ, L. G. D. Centro Esportivo Virtual. In: Atlas do Esporte no Brasil. Shape Editora, Rio de

Janeiro, 2005.

PEREIRA, L. E. Centro Esportivo Virtual 9 anos Balanços e Sacolejos. In: 1 Congresso de Ciência do Desporto, 2005, Campinas. 1° Congresso de Ciências do Desporto. Campinas: FEF Unicamp, 2005.

PEREIRA, L. E. La construcción del Centro Deportivo Virtual. In: XII Coloquio Comunicación, Deporte y Sociedad, 2000, Guadalajara: Universidad

de Guadalajara, 2000.

PEREIRA, L. E. Virtual Sports Center: an information resource in physical education on the internet. In: II International Symposium on Computer and Sport, 1999, Viena: Univie, 1999. v. 1. p. 83.

PEREIRA, L. E. La red: nuestro encuentro cotidiano e virtual. In: Seminario Internacional Mercadeo social y calidad de vida, 1999, Bogota. SIMSCV - Red Internacionl e Deporte para Todos. Bogota: TAFISA-Comite Olimpico Colombiano, 1999. v. 1. p. 52-56.

PEREIRA, L.E. Internet: ponto de reunião permanente dos programas de pós-graduação em EF. In: I Encontro dos Programas de PG em EF do Brasil, 1998(b),

Campinas-SP. I Encontro de Pós Graduação em EF do Brasil. Campinas: I Encontro dos Programas de PG em Educacao Fisica do Brasil, 1998. v. 12.

PEREIRA, L.E. Centro Esportivo Virtual. Um recurso de informação para a educação física e esportes na Internet, 1998(a).110p. Tese (Doutoramento em Educação Física). Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, 1998.

(10)

PEREIRA, L.E. The Virtual Sport Center. In: X International Association for Sports Information Congress, 1997, Paris. X International Association for Sports Information Congress. Paris: Institut National dÉducation Physique et Sport, 1997. v. 1. p. 238.

STANTON, M. A Evolução das Redes Acadêmicas no Brasil: Parte 1 - da BITNET à Internet NewsGeneration: Boletim bimestral sobre tecnologia de redes 10 de julho de 1998, volume 2, número 6. http://www.rnp.br/ newsgen/9806/inter-br.html

Referências

Documentos relacionados

A perimetria computadorizada é um exame de campo visual, que auxilia o médico na detecção do início da perda visual (causada pelo glaucoma entre outras doenças)

No entanto, ao mesmo tempo que se distanciavam da concepção moderna de identidade cultural nacional, pela aceitação dos elementos díspares e heterogêneos como formadores

Moradia geminada T3+1, localizada em Vieira de Leiria, a 2,5 Km da Praia da Vieira, composta de R/C com hall de entrada, sala de estar com lareira, cozinha equipada,

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

MUDANÇA DE LADO DOS MECANISMOS DE ACIONAMENTO DOS ORGÂOS DOSADORES, DISTRIBUIDORES DE SEMENTES E ADUBOS... Medidas

A partir de 2004, com a junção de desenvolvimento tecnológico e inovação em política pública, o Brasil implementou um sistema de vanguarda para monitoramento e fiscalização

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used