• Nenhum resultado encontrado

Prefacio Carla Holandino CAPITULOS e Autores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefacio Carla Holandino CAPITULOS e Autores"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

ELETROTERAPIA:

Conceitos,

Fundamentação e

Prática

Editor: Carla Holandino Quaresma

Álvaro Augusto da Costa

Leitão

André Luís Souza dos

Santos Antonio Carlos

Buzaid

Cesar Augusto Antunes

Teixeira

Gleyce Moreno Barbosa

Luciana Brito

Marcos Telló

Marina das Neves Gomes

Mauro Sola Pena

Luciana Oliveira de

Oliveira

Paulo Picciani

Vania Emerich Bucco

Campos

(2)

2 Apresentação, Objetivos e Metas:

Este material foi confeccionado com o objetivo de oferecer aos estudantes de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRJ, um guia que os auxilie a acompanhar de maneira didática e orientada, o conteúdo teórico e prático da disciplina intitulada: “Eletroterapia: Conceitos Práticos e Teóricos” (FFF 761). Esta disciplina vem sendo oferecida aos pós-graduandos em Ciências Farmacêuticas, desde o ano de 2007, de maneira ininterrupta, sob a coordenação da Profa. Dra. Carla Holandino Quaresma, docente permanente do Programa de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Com uma carga horária total de 30 horas, dividida em atividade teóricas, práticas e discussão de artigos científico, nosso objetivo geral é fornecer ao estudante de pós-graduação os conceitos teóricos e práticos sobre o uso de campos elétricos em sistemas biológicos, com ênfase na Eletroterapia Tumoral.

O uso de correntes elétricas na medicina para o tratamento de diversas enfermidades, alívios de sintomas, estimulações neuromusculares, inclusive em casos de lesões do sistema nervoso central, é prática comum há bastante tempo e seus benefícios são inquestionáveis. Contudo, os mecanismos associados às propriedades terapêuticas de correntes elétricas (CE) não são completamente elucidados. Entretanto, isso não impede o uso deste agente físico na medicina, o que de fato vem sendo comprovado para o tratamento de diferentes neoplasias. Muitos trabalhos vêm sendo publicados nos últimos anos descrevendo a eficácia da aplicação de correntes elétricas contínuas para o tratamento e destruição de tumores, recurso terapêutico denominado de Eletroterapia Tumoral (ETT), em diferentes países, como: Brasil, Cuba, China, Alemanha, dentre outros. Resultados experimentais bastante promissores e eficazes têm sido demonstrados por grupos brasileiros que vêm trabalhando in vivo e in vitro na busca

(3)

pela consolidação e o entendimento dos mecanismos de ação relacionados à ETT. Nesse sentido, o grupo coordenado por Holandino e colaboradores vem avançando de maneira bastante significativa em relação aos mecanismos de ação envolvidos com a ETT. Nosso foco principal diz respeito ao uso de correntes elétricas contínuas e suas propriedades antitumorais em diferentes linhagens tumorais, algumas destas resistentes à múltiplas drogas. Além disso, visando aumentar a eficácia da ETT, Holandino e colaboradores patentearam uma inovação tecnológica, na qual a associação da nanotecnologia a correntes elétricas de baixa intensidade (mA), foi capaz de potencializar de maneira estatisticamente significativa, os efeitos antitumorais deste agente físico. Esta associação vem sendo feita com substâncias naturais e isentas de efeitos colaterais, que são os ácidos aminados. Até o momento, três ácidos aminados foram testados, tendo sido maior a citotoxicidade da corrente elétrica quando em associação a L-tirosina, L-triptofano e L-glutamina, tanto na forma livre, quanto na forma de nanopartículas. Os sistemas nanoestruturados devido ao seu tamanho nanométrico, são permeáveis ao meio intracelular, penetrando até mesmo no interior de capilares. Nossos estudos evidenciaram que o uso de nanopartículas de L-tirosina potencializaram em cerca de 6.000 vezes os efeitos antitumorais da CE, utilizando concentrações significativamente menores de ácidos aminados, com efeitos antitumorais equivalentes e até mesmo superiores.

Este e outros estudos foram compilados neste CD com foco principal voltado às propriedades antitumorais de CE. Entretanto, outros potenciais terapêuticos tem sido atribuídos a estes agentes físicos, dentre os quais citamos o potencial microbicida. Recentemente, nosso grupo iniciou as pesquisas acerca do potencial fungicida de CE, o qual vem se mostrando bastante promissor, quando amostras de Candida albicans foram avaliadas. Este trabalho vem motivando a busca por novas atividades terapêuticas, como o potencial leishmanicida previamente descrito por outros autores e atualmente em estudo em nosso laboratório.

Agradecemos o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ) que vem acreditando no potencial terapêutico de correntes elétricas, apoiando este e

(4)

4 agradecimento especial ao biólogo, fisioterapeuta, acumpunturista e mestre em Biofísica, Venicio Feo da Veiga que de maneira incansável, trabalhou na formatação deste material.

Desejamos que este material seja útil a todos aqueles que se interessam por novas tecnologias terapêuticas, eficazes e isentas de efeitos colaterais, de simples manuseio e grande reprodutibilidade, como o tratamento elétrico.

Carla Holandino Quaresma

Doutora em Ciências, Profa. Associado da Faculdade de Farmácia

(5)

Apresentação dos Autores:

Este trabalho foi confeccionado a várias mãos, todas elas envolvidas com a temática da Eletroterapia. Passamos a apresentação de cada autor, expressando novamente nossos agradecimentos e reconhecimento pelo empenho na elaboração de cada capítulo.

Carla Holandino Quaresma: farmacêutica formada pela UFRJ (1992). Mestrado em Biofísica e Doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas (1994; 2000). Especialista em Homeopatia (2004) e Membro Titular do Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB/UNIRIO). Professora Associada da Faculdade de Farmácia da UFRJ e coordenadora do Laboratório Multidisciplinar de Ciências Farmacêuticas. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH; gestão 2013-2014) e do Comitê Técnico Temático da Farmacopeia Homeopática Brasileira (ANVISA). Participou na elaboração da Terceira Edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira. Membro do Grupo de Trabalho em Homeopatia do CFF (GT/CFF), no ano de 2011 e do Grupo de Trabalho sobre insumos homeopáticos (2013) do CFF. Membro Permanente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da FF e do NPPN (CPPG) e do Conselho Deliberativo da CPPFAR. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação lato sensu de Manipulação Farmacêutica da UFRJ. Chefe do Departamento de Medicamentos da Faculdade de Farmácia (2004-2009). Responsável pelas disciplinas de graduação (Farmacotécnica I; Farmacotécnica II; Estágio Supervisionado em Farmácia Homeopática; Farmacotécnica Homeopática) e Pós Graduação (Eletroterapia Tumoral: Aspectos Teóricos e Práticos; Ferramentas Científicas para Compreensão dos Sistemas Dinamizados: a Homeopatia nos Dias de Hoje) da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Diretora Técnica do Laboratório de Homeopatia da Farmácia Universitária da UFRJ. Colaboradora dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Microbiologia e do Programa de Biotecnologia Vegetal, ambos da UFRJ.

Carla Holandino Quaresma

(6)
(7)

Dr. Álvaro Augusto da Costa Leitão: possui graduação em Ciências biológicas - Modalidade Médica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1969), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e estagios de Pos-Doutorado no CNRS (França) em 1978/9 e 1994/5 e CNDR (Itália) em 2006. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, consultor da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, consultor - Financiadora de Estudos e Projetos, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para projetos e bolsas. Revisor ad hoc de diversas editoras científicas para análise de Trabalhos. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Radiobiogia e Fotobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Radio e Fotobiologia, Reparação de DNA, Mutagênese e Genotoxicidade. Membro do INCT - PROJETO Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica INPeTAm.

Dr. Álvaro Augusto da Costa Leitão

(8)

8 Dr. Antonio Carlos Buzaid: o Dr. Antonio C Buzaid graduou-se pela Universidade de São Paulo onde recebeu o prêmio Fundação Rockfeller de Melhor Aluno de Cadeiras Básicas. Realizou um Fellowship em Hematologia e Oncologia na Universidade do Arizona onde foi laureado com o prêmio Eleanor B Connel de melhor fellow. Logo após foi Ex Professor Assistente da Universidade de Yale e Diretor Médico do Centro de Melanoma e Co-Diretor do Centro de Câncer de Pulmão desta Universidade por 4 anos. A seguir, foi Ex Professor Associado do Hospital MD Anderson Cancer Center e Diretor Médico do Centro Multidisciplinar de Melanoma e Câncer de Pele por 5 anos. De 1998 a 2010 foi Diretor Fundador do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanes. Em Março de 2011 tornou-se Chefe Geral do Centro de Oncologia do Hospital São José.

Dr. Antonio C Buzaid

(9)

Microbiologista formado pelo curso de Ciências Biológicas: modalidade Microbiologia e Imunologia (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado (2000) e Doutorado (2002) em Ciências (Microbiologia) pela Pós-Graduação em Microbiologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG) da UFRJ. Professor Associado do Departamento de Microbiologia Geral do IMPG-UFRJ e coordenador do Laboratório de Investigação de Peptidases (LIP). Membro permanente de dois Programas de Pós-Graduação: Microbiologia (IMPG-UFRJ) e Bioquímica (Instituto de Química-UFRJ). Bolsista de Produtividade nível 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Vice-coordenador do Bacharelado em Ciências Biológicas: modalidade Microbiologia e Imunologia (2008-2010). Experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Parasitologia e Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão de proteases e efeito de inibidores proteolíticos sobre a biologia celular e virulência de microrganismos.

Dr. André Luís Souza dos Santos

(10)

10 Dr. Marcos Telló: engenheiro eletricista com Mestrado na área de Campos Eletromagnéticos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado realizado no Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre os cursos realizados cita-se o Pratical and Theoretical Course in Radiotherapy, promovido pelo Royal Marsden Trust and Institute of Cancer, RMT – ICR, Inglaterra. É Professor Titular da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Participa como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Oncologia Veterinária (ONCOVET), do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (HCV-UFRGS), do Grupo de Pesquisa em Manufatura Integrada Por Computador (GPCIM), da PUCRS, do Grupo de Engenharia em Compatibilidade Eletromagnética (GEMCO), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Grupo de Modelagem e Análise de Sistemas de Potência da UFRGS. Atua como co-orientador de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFRGS. Sua área de interesse principal caracteriza-se pela pesquisa utilizando campos elétricos e magnéticos no tratamento de neoplasias. Possui três livros publicados, sendo dois livros referentes à aplicação de campos eletromagnéticos em engenharia e um livro referente à aplicação da eletricidade no tratamento do câncer. Colaborou de forma decisiva para viabilizar, no Brasil, a aplicação em seres humanos com câncer dos tratamentos utilizando corrente elétrica contínua de baixa intensidade (2006 e 2007) e de pulsos elétricos associados a quimioterápicos (2012 e 2013).

Foi revisor do periódico IEEE Transactions on Magnetics e é revisor regular de artigos submetidos ao IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (IEEE EMBC). Colabora como Professor convidado, da disciplina: Eletroterapia Tumoral – Aspectos Teóricos e Práticos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Farmácia da UFRJ.

Dr. Marcos Telló

Link CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0009486204314531

Dr. Mauro Sola-Penna: possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de

(11)

Rio de Janeiro (1994). Realizou estagios de Pós-Doutoramento no Departamento de Bioquímica Médica/ICB/UFRJ, entre 1994 e 1995 e no Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes/UFRJ entre 1996 e 1997. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1996 chefia o Laboratório de Enzimologia e Controle do Metabolismo (LabECoM), da Faculdade de Farmácia da UFRJ, onde coordena Projetos de Pesquisa na área de Estabilização Estrutural e Funcional de Enzimas, Controle do Metabolismo Energético, Alterações Metabólicas Associadas a Patologias como o Câncer, o Diabetes Mellitus e Infecções Virais e Biotecnologia Farmacêutica, além de orientar alunos de Mestrado e Doutorado junto a diferentes Programas de Pós-Graduação.

Dr. Mauro Sola-Penna

(12)

12 Dr. Paulo Picciani: possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado no Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, onde atua na área de dispositivos e sensores poliméricos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Polímeros com ênfase em polímeros eletroativos e polímeros derivados de celulose, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros condutores, complexos metálicos, materiais nanoestruturados e condutores orgânicos.

(13)

MSc Venicio Feo da Vegia: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1980), graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da Associação de Solidariedade a Criança Excepcional (1985), Habilitação em Acupuntura pelo e Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro (IARJ) (1988) e mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Contratado, desde 1983, como Biólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem exercendo esta função no Setor de Microscopia Eletrônica do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes. Atua como pesquisador colaborador em 4 linhas de pesquisa. Participa na formação dos alunos de graduação e pós-graduação no que diz respeito ao ensino das técnicas de preparo de amostras para a microscopia de luz e Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura. Assim como no uso dos equipamentos ligados à Microscopia.

Venicio Feo da Veiga

Dr. Cesar Augusto Antunes Teixeira: farmacêutico formado pela UFRJ (2004), Mestre (2010) e Doutor (2013) em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ com experiência em farmácia hospitalar e clínica. Professor Adjunto do Departamento de Fármacos e Medicamentos da Faculdade de Farmácia da UFRJ, responsável pelas disciplinas de graduação (Farmácia Hospitalar e Estágio Supervisionado em Farmácia Hospitalar) e colaborador nas disciplinas de graduação (Farmacotécnica Hospitalar e Bases da Terapêutica Racional) e pós-graduação (Eletroterapia Tumoral: Aspectos Teóricos e Práticos) da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Tutor e Preceptor do Programa de Residência Integrada Multiprofissional da UFRJ.

(14)

14

MSc Marina das Neves Gomes: Farmacêutica formada pela UFRJ (2005). Habilitação em

Farmácia Industrial (2006). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da UFRJ (2010). Especialista em Homeopatia (2010) pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB/UNIRIO). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Responsável pelo Laboratório de Farmácia do IFRJ (2011-atual). Responsável pelas disciplinas de Farmácia Hospitalar, Fundamentos em Farmácia, Homeopatia, Tecnologia em Cosméticos. Membro do grupo de pesquisa de Química Medicinal (IFRJ).

Marina das Neves Gomes

Link para o Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2750675788568015

Dra. Vania Campos Bucco: Farmacêutica/Bioquímica formada pela Universidade de Cuiabá (2004), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutora em Ciências e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Prof. Eloísa Mano / UFRJ (2013). Possui experiência na área de dispensação de medicamentos, organização e gerenciamento de farmácia. Na pesquisa, tem experiência em Eletroterapia tumoral e atua na área da nanotecnologia desenvolvendo novos carreadores para liberação de ativos hidrofílicos e lipofílicos. Neste campo, utiliza técnicas de encapsulamento e incorporação de fármacos em sistemas nanoestruturados com o objetivo de desenvolver novas formulações farmacêuticas, cosméticas e veterinárias. No período de Dez-2011 a Jun-2012 desenvolveu parte da pesquisa do doutorado na Wayne State University (USA). Desde outubro de 2013, realiza pesquisas de pós-doutorado pelo Instituto de Macromoléculas / UFRJ.

(15)

Vania Campos Bucco

(16)

16 Luciana Macedo Brito: possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Realizou Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) tendo como tema de dissertação “Correntes elétricas contínuas de baixa intensidade para o tratamento do câncer”. Obteve grau de doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA-UFRJ) (2013) com pesquisa na área de nanocompósitos poliméricos para liberação de fármacos. Realizou doutorado sanduiche na Universidade Técnica de Lisboa atuando na área de Ressonância Magnética Nuclear e tempos de relaxação de prótons. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Helsinki, desenvolvendo pesquisa na área de modificação química de biopolímeros para aplicações em farmácia. Atualmente é bolsista de pós-doutorado do CNPq no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano ( IMA-UFRJ) e atua na área de desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos obtidos por spray dryer para liberação controlada de fármacos. Tem experiência na área de Farmácia atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos e liberação controlada de fármacos, corrente elétrica para o tratamento do câncer, metabolismo glicolítico.

Luciana Macedo Brito

(17)

MSc Luciana Oliveira de Oliveira: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Atualmente é médica veterinária do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, clínica e cirurgia veterinária.

Luciana Oliveira de Oliveira

Gleyce Moreno Barbosa: farmacêutica formada pela UFRJ (2008). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia/UFRJ (2011). Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia/UFRJ, com ênfase em eletroterapia aplicada a microrganismos. Especialista em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB, 2013). Especialista em Farmacologia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF, 2013). Técnica em Biotecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (2005). Técnica do Laboratório Multidisciplinar em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia / UFRJ (desde 2005). Farmacêutica Hospitalar de 2009 a 2011 no Hospital Estadual Santa Maria (Rio de Janeiro), especializado em tuberculose. Professora temporária, de 2012 a 2013, na Faculdade de Farmácia da UFRJ, atuando na área de Tecnologia Farmacêutica Integrada, na qual ministrava aulas nas disciplinas de graduação Farmacotécnica I e Farmacoténica II e supervisionava o Estágio Supervisionado em Farmácia Alopática e o Estágio Supervisionado em Farmácia Homeopática. Atualmente continua supervisionando alunos de graduação no Estágio Supervisionado em Farmácia Homeopática.

(18)

Referências

Documentos relacionados

Concluiu-se que em relação ao formato, a preferência foi norteada por questões práticas (facilidade no manuseio, na identificação e na deglutição) e estéticas.

A amostra com massa menor de leite em pó e com estabilizantes e espessantes em sua composição foi comparada em relação ao custo com a amostra produzida apenas com leite em pó

A associação entre essas dietas parece ser a opção mais viável e saudável aos atletas, uma vez que precisam de uma fase de aumento de volume muscular e outra de aumento da

(2010) chegou a demonstrar entre seus resultados a mudança do tamanho do seio materno e o sexo infatil, sendo que mães de meninos demonstraram maior crescimento

De acordo com a integralidade do cuidado, esses Centros também são responsáveis pela reabilitação dos pacientes encaminhados pelos SAE e Serviços de Referência em

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, que incluíu uma frequência na Universidade de Pádua, Em 2017 obteve o grau de

“Identificação por phage display de peptídeos ligantes de proteínas importantes para adesão e invasão celular pelo protozoário Trypanosoma cruzi”, desenvolvido em 2018,

Gueiber é doutora em Ciências Farmacêuticas, mestre em Ciências Biológicas, especialista em Microbiologia e Imunologia e graduada em Farmácia-bioquímica pela