• Nenhum resultado encontrado

Memoria historica sobre os acontecimentos occorridos no anno de 1868

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Memoria historica sobre os acontecimentos occorridos no anno de 1868"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Esta obra pertence ao acervo histórico da Faculdade de

Medicina da Bahia, sob a guarda da Bibliotheca Gonçalo

Moniz - Memória da Saúde Brasileira e foi digitalizada

no Centro de Digitalização (CEDIG) do Programa de

Pós-Graduação em História da UFBA através de um

Acordo de Cooperação Técnico-Acadêmica, firmado

entre a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, a

Faculdade de Medicina da Bahia e o Sistema

Universitário de Bibliotecas da UFBA.

Coordenação Geral: Marcelo Lima

Coordenação Técnica: Luis Borges

Março de 2017

(2)
(3)

FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA.

HISTÓRICA

SOI5RE

OS A C O N T EC IM E N TO S O C C SK iüülO S NO ANNO DE 1868,

APRESENTADA Á RESPECTIVA CONGREGAÇÃO

PELO

r m . A D R I A N O A L V E S D E I .JA T A . G O R D I L H O

LENTE DE ANATOMIA DESCRIPT1VA.

Segundo a disposição do art. 197 dos Estatutos que regem as Faculdades de Medi­ cina do Império, na sessão do encerramento dos trabalhos escolares a Congregação en­ carregará um dos seus membros de apresentar, na primeira sessão do anno seguinte, uma Memória histórica, em que se relatem os acontecimentos notáveis do anno findo; em virtude do que, deliberarão os membros da Faculdade de Medicinada Bahia, na sessão de encerramento do anno lectivo de 1868, que dessa missão me incumbisse.

Dando cumprimento a tão honroso mandato, devo observar qne o anno de 18(58 não superabunda de factos notáveis, não só por faita de concursos, de cursos particulares, etc., como também porque o desenvolvimento da exposição das doutrinas, nos cursos pú­ blicos, não apresentou nesse anno alteração sensível em relação ao anno de 1867, visto como vigorarão os mesmos programmas, doutrinas, etc., adoptados em 1867, em cuja Memória histórica forão publicados semelhantes esclarecimentos, fornecidos pelos res­ pectivos professores, sobre o desenvolvimento e progresso das sciencias que ensinão. No desempenho pois dessa tarefa, para evitar repetições, não fallo das diversas ca­ deiras de que se compõe o ensino medico ; exclusivamente occupo-me em mencionar os acontecimentos mais importantes succedidos no anno de 1868.

Em o mez de íaneiro annunciou-se a abertura e encerramento da inscripção para os lugares de Internos das Clinicas da Faculdade.

(4)

9

Em o mez de Fevereiro annunciou-se que a 1 de Mçrço abrir-se-hia a primeira matricula, c a 15 leria lugar o seu encerramento, exceplo para os aluinnos de l.° anno, cuja inscripção continuaria até ao fim do referido mez.

A 5 de Fevereiro começarão os exames de preparatórios, e se finalizarão a 19 de Março.

O resultado delles, assim como o numero dos estudantes inscriplos, tudo consla do mappa annexo.

A Congregação de 1 de Março decidiu que os Oppositores regessem mais de uma ca­ deira, sempre que as conveniências do ensino o exigissem.

Nessa Cungregação deu-se ainda cumprimento ao art. 97 dos Estatutos, designan­ do -se, por escrutínio secreto, os Oppositores para regerem as cadeiras vagas.

Na mesma sessão, o Sr. Dr. Mathias Moreira Sampaio leu a Memória histórica, que foi unanimemente approvada.

Foi também approvada a labella da distribuição dos dias e das.horas das aulas. Tendo se inscripto, como concurrente a um dos lugares de Interno de Clinica ci­ rúrgica, um estudante do 4.° anno, resolveu a mesma Congregação, á vista do art. 280 do Regulamento, que só podião concorrer para tal íim os estudantes que houvessem concluído o 4.° anno, e não os que começassem a frequental-o.

Na segunda Congregação de Março, os Lentes calhedralicos. e os Oppositores no­ meados para as cadeiras vagas, apresentarão os programmas respectivos, os mesmos do anno antecedente, que forão approvados, assim como os pontos para as theses dos doutorandos.

Forão propostos e approvados para Internos: de Clinica cirúrgica, os acadêmicos Américo Vespucio Moreira de Almeida e Henrique Ferreira dos Santos Reis, e de Cli­ nica medica, Claudemiro Augusto de Moraes Caldas.

Ainda nessa Congregação nomeou-se a Commissão revisôra das theses dos dou­ torandos, a qual ficou composta dos Oppositores os Srs. Drs. João Pedro da Cunha Valle, Virgílio Climaco Damasio e Augusto Gonçalves Martins.

0 resultado das matriculas no mez de Março, vê-se do mappa annexo.

No mez de Março reuniu-se ainda a Congregação, para o íim especial de conferen­ cia mensal, e nomeárão-se duas Commissões para os exames de Clinica e de These de um medico estrangeiro.

No mez de Abril reuniu-se duas vezes a Congregação: na primeira forão confe­ ridas e julgadas as faltas dos estudantes, e determinou-se, por indicação do Sr. Con­ selheiro Director, não ser acceito o requerimento do Dr. José Donato Cupido, para ve­ rificação de seu titulo, sinão depois que elle resolvesse a duvida, que o seu diploma e requerimento offerecião ; e na segunda, tendo o mesmo Doutor apresentado o do­ cumento exigido pela Direcloria, forão nomeadas as Commissões para seus exames de Clinica e de These.

Nos mezes de Maio, Junho, Julho e Agosto, reunida a Congregação, forão confe­ ridas e julgadas as faltas dos estudantes.

Na Congregação de Agosto leu-se um Aviso do Ministério do Império, mandando que o estudante Arthur Cesar Rios, que regressou da campanha, onde prestou relevantes serviços, fosse admittido a exame das matérias do 4.° anno, em que se achava matri­ culado ; e, no caso de approvação, á matricula do 5.° anno, do qual deveria fazer acto em Oitubro, caso tivesse de voltar para a campanha.

Ainda na mesma Congregação leu-se outro Aviso do mesmo Ministério mandando que os estudantes do 3." anno pharmaceulico prestem em acto solemne o juramento constante do formulário annexo ao Regulamento complementar dos Estatutos, na mesma occasiao em que o prestão, e recebem o gráu, os que terminão o curso medico.

(5)

No mez de Setembro, reunida a Congregação, furão conferidas e julgadas as faltas dos estudantes ; e leu-se o Aviso do dito Ministério, mandando, de conformidade com o disposto no Decreto legislativo de 24 de Agosto de 186G, admitlir o estudante Luiz Terencio de Carvalhal, que lambem regressou da campanha, onde prestou serviços re­ levantes, ao exame das matérias do 4." anno em que se achava matriculado, e, no caso de ser approvado, á matricula do 5.°

A Congregação concedeu aos estudantes Francisco dos Santos Silva e Joaquim Ma­ noel Rodrigues Lima todo o mez de Oilubro para apresentarem suas theses ; porquanto

ha pouco chegavão do lheatro da guerra.

No mez de Oilubro, reunida a Congregação, forão conferidas e julgadas as faltas dos estudantes; e na mesma sessão leu-se o Aviso de 24 de Setembro, em que o Exrq. Ministro do Império ordenou, resolvendo a consulta que lhe fizera a Direcloria, que toda a vez que as carias dos médicos e pharmaceuticos não pudessem ser assignadas pelo pre­ sidente do ado, em virtude cio faliecimento deste, o fossem : primeiro, pelo examinador mais antigo quanto a nomeação ; segundo, quanto a collação do gráu ; terceiro, pelo

mais velho. .

De 13 a 30 de Oitubro leve lugar a segunda matricula; e as aulas forão encerra­ das a 30.

Cm 3 de Novembro, reunida a Congregação, forão conferidas e julgadas as faltas dos estudantes, e habilitárão-se para os respectivos exames 253 estudantes ; sendo na mesma sessão approvados os pontos para os exames não vagos, e a labella de distribuição dos examinadores.

A 5 de Novembro começarão os exames acadêmicos, cujos resultados indica o mappa annexo.

Reunida a Congregação em 16 de Novembro, concedeu-se que os estudantes do 3.' anno medico, Tilo Rodrigues Vaz e José Pereira dos Santos Portella, fizessem os exames das respectivas matérias em Março proximo vindouro, como requererão, altenlas as

razões que allegárão, e que forão corroboradas por altestados médicos.

Na mesma Congregação, em virtude do disposto no art. 53, segunda parte, do Re­ gulamento, forão nomeados os lentes para os exames das theses dos doutorandos, e de­ signados os dias 23, 24 e 25 do mesmo mez para a sustentação delias.

No dia 28 de Novembro teve lugar o aclo solemne da collação do gráu de doutor aos estudantes que concluirão a curso medico; e na mesma occasião prestarão juramento, conforme o Aviso do Ministério do Império de 13 de Agosto, os estudantes que termina­ rão o curso pharmaceutico.

Em 30 de Novembro teve lugar a Congregação de encerramento dos trabalhos esco­ lares, sendo nessa sessão nomeado para relator da Memória histórica desse anno o Dr.

Adriano Alves de Lima Gordilho.

A Faculdade, no decurso desse anno, cobriu-se de luto por trez vezes, por terem descido á sepultura, causando-nos doloroso sentimento de mágua e profunda saudade, trez de seus dislinclos membros; sendo delles, dois já jubilados, os Srs. Conselheiros João Jacintho de Alencastre e Jonathas Abbott, e um effectivo, o Sr. Dr. Anlonio José Ozo- rio, aos quaes dedico um voto de homenagem, como meus bons mestres.

A Congregação resolveu, por proposta do Sr. Dr. José de Góes Siqueira, que o Ga­ binete de anatomia tomasse o nome de seu fundador—Abbott.

No final deste trabalho achão-se quatro mappas:

O Rcontém duas estatísticas do dislincto Opposilor, o Sr. Dr. José Affonso de Moura, professor interino da cadeira de Clinica externa; mencionando uma o numero de casos que os estudantes observarão, e outra o de operações que pelo mesmo Doutor forão praticadas;

(6)

0 2o indica as questões sobre que versarão as thesrs sustentadas pelos doutoran­ dos, e quantos médicos estrangeiros íizerão exames de sufficiencia ;

O 3o demonstra o numero de estudantes matriculados nos diversos annos dos cursos medico e pharmaceutico, quantos forão approvados, e qual o gráu de approvação que obtiverão, quantos reprovados, emfim quantos completarão os cursos de medicina et de Pharmacia;

O 4o é tabella demonstrativa dos exames de preparatórios feitos nos mezes de Feve- reiro e Março.

Bahia, 1 de Março de ISO!).

Dr. Adriano Alvesde Lima Gordilho.

Lente de Anatomia descriptíva.

Approvada unanimemente em sessão da Congregação do I.* de Março de 1869.

(7)

MAPPA NQSOLOGICO DA CLINICA CIRÚRGICA DA FACULDADE DA BAHIA DURANTE

O ANNO LECTIVO DE 1868.

MOLÉSTIAS. 8 Cancros molles.

3 Estreitamentos de urethra. 1 Tumores gommosos siphiliticos. 3 Cancros phagedenieos.

1 Ulcera simples no dorso do pe esquerdo. 3 Cancros duros.

2 Necroses siphiliticas dos ossos do nariz.

\ Placas mucosas na abobada palatina.

t Lipoma na região cervical posterior. I Ulcera siphilitica.

3 Cancros phagedenieos do penis. 1 Hérnia inguinal.

1 Cancro encephaloide no pescoço. 4 Fracturas do fêmur.

3 Parapfiimosis.

1 Blennorrhagia e orchite sympathica. I Kisto hemalico na còxa.

1 Inflaminação gangrenosa complicada de heinor-rhagia.

t Fistulas completas anaes e perineal. 2 Queimaduras do 2o gráu.

*2 Bubões e cancros rnolles. 1 Fractura da tibia c peronío. 2 Hydrocéles.

1 Bubão terminado por suppuraçào.

Faculd. de Medicina da Bahia.

TRATAMENTO. Purgativos e cauterizações.

Dilatações progressivas, urethrotomia. Antisiphiliticos.

Reconstituintes e cauterizações com chlorurôlo d< zinco.

Purgativos, cauterizações comi nitrato de prata. Antisiphiliticos.

Antisiphiliticos, analcpticos, medicação tópica. Mercuriaes, pilulas de Blancard.

Ablação.

Laxativos, mercuriaes. Reconstituintes e purgativos. Operação pelo processo de Fayrer. Medicação tópica, reconstituintes.

Reducção e applicação de apparelhos convenientes de Desaull e Boyer.

Laxativos, dilatação.

Injecções, balsâmicos e tratamento local. Extirpação.

Tratamento local, ligadura da artéria, antisépticos. Operação, medicação tópica.

Purgativos e medicação tópica.

Dilatação, emollientes, tratamento local.

Reducção e appíicação do apparelho de Scultett. Operação da cura radical.

(8)

6 â Sarnas. 1 Escrófula. 7 Contusões. 1. Orchite. 1 Boubas.

1 Fistula na oôxa produzida por corpo estranho. 3 Phimosis.

1 Abscesso na região interna do braço.

1 Ulcera siphilitica na região antero-inferior da perna.

t Ferida por arma de fogo no indicador da mão esquerda.

2 Panarícios.

1 Tuinòr fungoso no dedo grande do-pé direito. I Fractura do radio no terço médio.

I Urticaria chronica. 21 Siphilides.

1 Tumôr encephaloide na região parotidiana. SM*)

Purgativos, preparados sulfurosos.

Tonicos, oleo de fígado de bacalhau, diaphoret cos, tintura de iodo.

Antiphlogisticos geraes e locaes. Resolutivos e emollientes. Tonicos, mercuriaes, caroba.

Extracção do corpo estranho, topicos emollientes. Laxativos, antiphlogisticos, dilatação.

Laxativos, emollientes, dilatação.

Purgativos, mercuriaes, cauterização de nitrato de prata.

Tratamento local, emollientes. Dilatação, emollientes. Extirpação.

Applicação do apparelho de Scultett Purgativos, preparações de arsênico. Antisipbilíticos, tonicos, reconstituintes. Extirpação.

^msc«3b*© íltís operações feitas usi ítala tle Cllnirsi eâpupssleu durante o anuo

lectivo cie ISSJS jielo 59b*. José Alfonso de AXotira.

Extirpações de tumores cancerosos, situados, um no terço médio da perna esquerda, outro na região parotidiana direita... Extirpações de tumores fibro-plasticos, situados, um na região cervical lateral es­

querda, outro no testículo direito... Extirpação de um polypo no collo do utero...: ... » » um lipoma situado na região cervical posterior... Desarticulações de dedo grande do pé esquerdo... Amputação do pênis affectado por um tumor canceroso... Extracção de sequestros em uma necrose parcial do maxillar superior esquerdo. . Operações da cura radical do liydrocéle... Operação de uma liernia inguinal pelo processo de Fayrer... Operaçõçs de urethrotomia interna... » » fistulas anaes completas... Extracção de um corpo estranho na região interna e profunda da coxa... Ligadura das artérias humeral e collaleral interna em uma ferida produzida por

instrumento cortante na região antero-inferior do braço... Extracção de um tumor hemorrhoidal pelo esmagador de Chassaignae . . . . Em fracturas do femur, applicação do apparelho de Boyer...

» » dos ossos da perna, applicação do apparelho de Scultett... » » do maxillar inferior, applicação da funda da barba... Dilatações de panarícios nos dedos pollegar e indicador da mão direita... Abertura de abscessos situados em diversas regiões...

2 'mi

Í

12 1 i <1‘>

3

I 1 i

4

i 3t>

(*) Não forão iudicadas as moléstias de que soflrêrão,3G individnos.

V.

li

(9)

IWl«4*sso ela» T heses «MUte-aílenalas ia<?»4a FaeuleSaeíe* ilu ra n le w uB&oat» *3«* IKCH, ***** q «■ »«>» foirito a]tiii ov »(lo 8 o s sesas autoi*es.

THESES DE ALUMNOS

ARTSTIDES AMÉRICO DE MAGALHÃES.

Dissertação.

Sciencias Cirúrgicas.— E’ possível a cura radical das hérnias '!

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.— Feridas por armas de guerra.

Sciencias Medicas.— Qual o tratamento m3Ís proveitoso contra a tuberculose pulmonar ? Scieneias Accessorias.— Póde-se em geral, ou excepcionalmente, affirmar que houve •stupro ?

AKISTIDES FEL1NTO DE ALEEDR1Z.

Dissertação.

Sciencias Cirúrgicas.— Da thoracentése e suas indicações.

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.— Queimaduras.

Sciencias Medicas.— Vantagens da escutação e percussão para o diagnostico. Sciencias Accessorias.— Extractos em geral.

CLAUDEM1K0 AUGUSTO DE MORAES CALDAS.

Dissertação.

Sciencias Medicas.— Às raças humanas provierão de uma só origem ?

Proposições.

Sciencias Medicas.— Medicação anti-sipbilitica. Sciencias Cirúrgicas.— Feridas por armas de guerra. Sciencias Accessorias.— Theoria ehimica da respiração.

DIONYSIO JOSÉ DOS SANTOS.

Dissertação.

Sciencias Cirúrgicas.— Da metrorrhagia que póde sobrevir desde o começo da gestação até á expulsão do féto.

(10)

8

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.—Asphyxia dos recom-nascidos, suas causas, fôrmas, diagnostico« e tratamento.

Sciencias Medicas.—Hygiene da mulher em estado de gravidez.

Sciencias Accessorias.—A glycerina poderá ser empregada com vantagem, quer como medicamento, quer como agente de dissolução ?

ELP1DIO JOAQUIM BARAÚNA.

Di ssertação.

Sciencias Medicas.—Hygiene da mulher em estado de gravidez.

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.—Queimaduras.

Sciencias Medicas.—Da orysipela considerada em geral. Sciencias Accessorias.—Vinhos medicinaes.

FRANCISCO n o s SANTOS PEREIRA.

Dissertação.

Sciencias Cirúrgicas.—Aneurismas espontâneos e seu tratamento.

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.—Thoracentése e suas indicações. Sciencias Medicas.—Asthma.

Sciencias Accessorias.—Como reconhecer-se que houve aborto em um caso medico- legal ?

FRANCISCO DOS SANTOS SILVA.

Dissertação.

*

Sciencias Cirúrgicas.—No tratamento do hydrocele a injecção de tintura d’iodo deve ser preferida á injecção vinosa ?

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.—Abscessos frios.

Sciencias Medicas.—Hygiene militar em campanha. Sciencias Accessorias.—Extractos em geral. •

JOAQUIM MANOEL DE ALMEIDA VIEIRA.

Dissertação

.

(11)

<1

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.— Hemorrhagia puerperal e seu tratamento. Sciencias Medicas.— Erysipela considerada em geral.

Sciencias Accessorias.-- Theoria da respiração vegetal.

JOAQUIM MANOEL RODRIGUES LIMA.

Dissertação.

Sciencias Cirúrgicas.— Afíecções carbunculosas.

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.— Infecção pútrida. Sciencias Medicas.— Asthma.

Sciencias Accessorias.— A glycerina poderá ser empregada com vantagem, quer como medicamento, quer como agente de dissolução ?

„ RAYMUNDO CAETANO DA CUNHA.

Dissertação.

Sciencias Cirúrgicas.— Feridas por armas de fogo.

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas. — E’ possivel a cura radical das hérnias ? Sciencias Medicas.— Medicação anti—siphilitica.

Sciencias Accessorias.— Do infanticídio sob o ponto de vista medico-legal.

S~ÕCRATES DE ARAÚJO BITTENCOURT.

Dissertação,

Sciencias Cirúrgicas.— Gangrenas.

Proposições.

Sciencias Cirúrgicas.— No tratamento do hydrocele a injecção de tintura de iodo deve ser preferida á injecção vinosa ?

Sciencias Medicas.— Influencia do celibato sobre a saúde do homem. Sciencias Accessorias.— Xaropes medicamentosos e sua conservação.

THESES DE HABILITAÇÃO PAI!A O EXERCÍCIO DA MEDICINA NO IMPÉRIO.

" ALEXANDRE PATTERSON, DR. EM MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE EDIMBURGO.

Ovariotomia, e moléstias para allivio ou cura das quaes esta operação é mais parti­ cularmente acloptada.

V ANTONIO SIMÕES DE FARIA, DR. EM MEDICINA DA FACULDADE DE PARI/..

Alg umas considerações sobre a asthma.

^ JOSE’ DONATO CUPIDO, DR. EM MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE NÁPOLES.

Do genio e da marcha epidemico-topographica. ,

(12)

K e lu c à o d o » aliiniai»«« <{iic §e (io n ío rá rilM i i c â í » m o c o r r c i M « « m i o . d o » q u e c o i i e li i i r ü o o e m -s o «le P l i u n n u r i » e d e t r e z l ï o i i i o e e s e s tr u M g e ir o s «gne »e liit^ illt iir ã o (iiir a o exei*<i«*io «le »«««« p r o f i s s ã o »**» Im p e i'io .

DOUTORADOS.

Aristides Américo de Magalhães. Aristides Felinto de Alpedriz.

Claudemiro Augusto de Moraes Caldas. Dionysio José dos Santos.

Elpidio Joaquim Baraúna. Francisco dos Santos Pereira. Francisco dos Santos Silva.

Joaquim Manoel de Almeida Vieira. Joaquim Manoel Rodrigues Lima. Raymundo Caetano da Cunha. Socrates de Araujo Bittencourt.

PHARMACEUTICOS.

Américo Soares Raposo.

Antonio Olympio Paes de Souza. Aureliano Macrino Pires Caldas. Ernesto Augusto Faro.

Francisco Cavalcanti Mangabeira.

Henrique Teixeira dos Sanios Imbassahy. Hermes de Souza Pereira.

Jeronymo Vaz de Carvalho. João Baptista Ferreira Ferro. Joaquim Luiz Ferreira Sobrinho. Possidonio Pinto da Silveira Salles. Victor José de .Medeiros.

HABILITADOS PARA EXERCEREM SUA PROFISSÃO NO IMPÉRIO.

Alexandre Patterson. Antonio Simões de Faria. José Donato Cupido.

(13)

QUADRO ESTATÍSTICO DO RESULTADO DOS TRABALHOS DA FACULDADE DE MEDICINA

DA BAHIA NO ANNO LECTIVO DE 1888.

MOVIMENTO DAS AULAS

Cus1»© m e d ic o liliu r in u c e u iic oC u rso

TO TA L GE RA L O55 55 < O Z Z < o O55 55 < o m O >5 Z < o vÿ O Z >5 < o O55 25< o O <HOH c 55 55-< o O 55 Z*< ßl o2: Z < o CO < HOH Matriculárão-se... 43 43 46 31 26 10 199 43 8 14 65 264

Forão approvados plenamente . 32 28 29 19 23 10 143 22 5 5 32 175

7 13 13 11 46 18 7 25 71

Reprovados . . . . * 4 i — 3 1 1 2 4 9

Perderão o anno por faltas. . . i 1 1 2 3 4

Não encerrou a matricula 1 1 1

3 3 3 Falleceu. . . ... 1 1 1 \A T l)K A L S »:V D K í»í!>& E ST U D A N T E S C U R SO S P ar á M ar an o P ia uh y C ea

j

R io G . do N or te P ar ah yb a

;

Pe rn am bu co j A la as Se rg ip e B ah ia j E sp ir ito S an to

J

R io d e Ja ne ir o

J

M in as -G er ue s G CO Por tu ga l j TO TA L 2 8 1 5 2 2 11 1 13 148 1 2 3 199 Pharmaceutico. 6 2 1 3 1 3 3 4 40 1 1 65

OBSERVAÇÕES.—Doutorárão-se 11 estudantes, sendo 1 do anno passado.

Veriíicàrào-se 3 diplomas de Doutores em Medicina pelas Universidades de Edimburgo e de

Nápoles, e pela Faculdade de Pariz.Fizerão exame pratico de pharmacia 12 estudantes.

TABELLA DEMONSTRATIVA DOS EXAMES DE PREPARATÓRIOS FEITOS NA FACULDADE

DE

MEDICINA DA BAHIA NOS MEZES DE FEVEREIRO E MARÇO DE

1888

(ATÉ

19).

P R E PA R A T O K IO S l a t im FR AN CE Z W a 55 X P-> O tf} O£} 5 (U < E 5 g g 5 ï ï S Ä ° w GEO M ET RI A — TO TA L OBSERVAÇÕES Exames feitos... 99 166 74 55 29 13 13 67 102 563 Inscreverão-se para os exames 356 es­ tudantes, e durante oseu processo nada occorreu que per­ turbasse sua boa ordem. Approvados plenamente. • » simplesmente. Reprovados . . . . 41 33 25 74 58 34 33 7 34 37 15 15 53 33 16 267 159 137

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antifúngico in vitro da anidulafungina frente a 30 isolados de diferentes espécies de Candida provenientes de

The main objective was to investigate (1) whether highly advanced Brazilian- Portuguese speakers of English as second language alter their VOT values in their L1 as a consequence

xiv.. GRÁFICO 2.12 - Comportamento da solubilidade da madeira em água quente de cada lote em relação à época de estocagem do material...72 GRÁFICO 2.13 - Solubilidade em hidróxido

Assim, os Territórios de Identidade que se mostraram mais importantes como destino de recursos do PRONAF na Bahia foram Sisal, Sertão Produtivo e Vitória da

As diretrizes básicas para arquitetura penal (BRASIL, 2011) sugerem o uso de beliche de três camas para o aproveitamento melhor da cela, logo não apresentam a forma de

Na Tabela 16 estão apresentados os resultados de tensão máxima de ruptura encontrados pelo ensaio de compressão simples utilizando dois corpos de prova e a média das duas tensões

A utilização da ilha dissipativa para este caso, também mostrou-se com um bom resultado no sentido de diminuir a intensidade do ruído numérico em relação a

Espera-se, ao final da realização da pesquisa, obter material científico que acrescente conhecimento nas discussões sobre o objeto do estudo que possa auxiliar na