• Nenhum resultado encontrado

O ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana a partir da Lei 10.639/03: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes/RN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana a partir da Lei 10.639/03: experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes/RN"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

CAMPUS DE CAICÓ – DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DO CERES

ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

MARIA DA GUIA DE MEDEIROS

O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA A PARTIR DA LEI 10.639/03: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE

FRANCISCO RAFAEL FERNANDES – SÃO FERNANDO/RN

CAICÓ 2016

(2)

MARIA DA GUIA DE MEDEIROS

O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA A PARTIR DA LEI 10.639/03: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE

FRANCISCO RAFAEL FERNANDES – SÃO FERNANDO/RN

Trabalho de Conclusão de Curso, na modalidade Artigo, apresentado ao Curso de Especialização em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, da Universidade federal do rio Grande do Norte, Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó, Departamento de História, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, sob orientação do Prof. Dr. José Pereira de Souza Júnior.

CAICÓ 2016

(3)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...2

1. ESTUDANDO A ÁFRICA: ENTENDENDO MELHOR A HISTÓRIA DO BRASIL...4

2. A LEI 10.639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR...6

3. UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA VIVENCIADA ATRAVÉS DE PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SÃO FERNANDO...8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...11

REFERÊNCIAS...13

(4)

O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA A PARTIR DA LEI 10.639/03: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE FRANCISCO RAFAEL FERNANDES – SÃO FERNANDO/RN

MARIA DA GUIA DE MEDEIROS1 JOSÉ PEREIRA DE SOUZA JÚNIOR²

RESUMO

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira como forma de corrigir a ausência desses conteúdos nos livros didáticos, ressaltar a importância de conhecer os aspectos históricos, culturais e religiosos dos povos africanos na África e em sua jornada no Brasil, bem como minorar a existência de preconceitos e discriminação racial existentes na sociedade. Além disso, o artigo faz uma análise prática sobre o processo de Ensino-Aprendizagem desta temática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes entre os anos de 2015 e 2016, localizada na zona urbana do Município de São Fernando-RN, onde foi realizado um projeto pedagógico com vários professores da referida escola. Destaca-se que, apesar de promulgada há treze anos, esta lei não atingiu os seus efeitos concretos em razão da falta de estrutura, falta de interesse ou por desconhecimento das instituições de ensino e de seus educadores.

Palavras-chave: História. Cultura. Afro-Brasileira. Educação.

1Aluna do Curso de Especialização em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira pela Universidade Federal

do Rio Grande do Norte.

(5)

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem o objetivo de analisar a aplicação da Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileiras”, em especial a execução desta lei na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes, na cidade de São Fernando/RN.

Assim, nossa preocupação é entender como os professores da referida instituição de ensino trabalham os conteúdos acerca das temáticas relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, concretizando o proposto pela Lei 10.639/03, através da experiência vivenciada em sala de aula.

O projeto passou a ser pensado pela Escola a partir de 2015, com a aprovação do Plano Municipal de Educação de São Fernando/RN. Após a aprovação do PME, começamos a discutir como suas metas seriam efetivadas. Desta forma, com a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) resolvemos desenvolver o Projeto citado. De início, tivemos uma reunião com a Equipe Pedagógica da escola, representada por Geísa Maria, supervisora e Maria das Graças dos Santos, Coordenadora Pedagógica. Logo após, realizamos uma reunião geral com a comunidade escolar, explicando passo a passo o nosso projeto, sanando as possíveis dúvidas que pudessem surgir sobre o mesmo. Em seguida, iniciamos as parcerias com os Programas existentes na escola, na qual o principal foi o Programa Mais Educação, por meio do qual desenvolvemos aulas de capoeira com os alunos do 6º ao 9º Ano, dentre outras atividades.

Por fim, em parceria com a professora de dança Mariana, desenvolvemos oficinas de danças folclóricas no ano de 2015. Paralelamente, extrapolamos os muros da escola e apresentamos à comunidade o nosso projeto na Igreja de Nossa Senhora das Dores, expondo uma gama de artigos e objetos relacionados tanto à religião católica, como também associados ao sincretismo religioso de matriz africana.

Ao longo das aulas, várias metodologias pedagógicas foram implementadas. Nas aulas de Língua Portuguesa, foi trabalhada a poesia “Navio Negreiro” de Castro Alves. Além disso, nas aulas de História trabalhamos o conteúdo relacionado às primeiras revoltas da República brasileira, salientando a importância da Revolta da

(6)

vacina, Revolta da Chibata e a Guerra de Canudos. Nas aulas de Artes foram trabalhadas temáticas relacionadas a músicas afro e nas Aulas de Ensino Religioso as religiões de Matrizes Africanas foram temas recorrentes.

Sabe-se que existem várias razões para estudar a África e a trajetória dos africanos no Brasil, dentre elas a busca do aprofundamento da história da África, sua cultura, costume, tradições, entendida como visão de pluralidade cultural conseguida a partir da mescla das culturas africana, portuguesa e indígena, cuja junção deu origem à construção plural da sociedade brasileira, onde todas as matrizes culturais e étnico-raciais tem tamanha importância.

Durante muito tempo pouca atenção foi dada a história da África e dos africanos no Brasil, devido a ideias preconcebidas sobre o continente africano, divulgadas pelos europeus, nos séculos XVIII, XIX e XX. Deste modo, torna-se essencial a implementação de projetos pedagógicos mais eficientes nas escolas brasileiras no que tange ao ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

(7)

1. ESTUDANDO A ÁFRICA: ENTENDENDO MELHOR A HISTÓRIA DO BRASIL

Mesmo antes da instituição da Lei 10.639/03, órgãos ligados ao movimento negro brasileiro, já discutiam meios de modificar o ensino da história e cultura dos povos afro-descentes, uma vez que se limitava a trajetória dos negros africanos no Brasil somente a escravidão a qual foram submetidos, veiculada.

Os manuais didáticos apresentavam um contingente de pessoas que haviam sido traficadas para trabalhar como escravos nos engenhos de açúcar e nas lavouras de café. Porém isso é apenas uma parte da realidade. Os africanos escravizados participaram de todas as atividades produtivas. (SILVA, 2003, p.21)

Conforme as palavras do autor supracitado, a vinda, em grande quantidade de escravos africanos para o Brasil, propiciou o surgimento e a prosperidade da indústria açucareira, das plantações de fumo e de algodão e das grandes lavouras de café, assim, como permitiria que se expandissem a pecuária e o extrativismo mineral.

A informação mais difundida nos livros didáticos, segundo Alencastro (2000, p.2), diz que a utilização do imenso contingente de pessoas escravizadas é o trabalho nos engenhos de açúcar e nas lavouras de café. Trata-se de apenas uma parte da realidade.

Desse modo, pode-se dizer que dois ramos de atividades em que os africanos foram mestres de quase todos os outros povoadores, pois transplantaram para o Brasil experiências de trabalho em área de geografia semelhante e conhecimentos técnicos ignorados por seus senhores (SILVA, 2003, p.21).

Assim, é possível acreditar que as plantações e os engenhos, a pecuária, os transportes, a mineração, o comercio no interior e nas cidades, ou seja, em todas as atividades que envolviam forças produtivas a escravidão africana esteve presente. Mas, os impactos para a formação da sociedade brasileira são sentidos até hoje.

Mesmo dedicando-se ao trabalho, a obediência aos seus senhores e a serventia como empregados sem remuneração, usando a força física, os homens exerciam as mais diversas atividades, tais como: alfaiate, carpinteiro, empalhador,

(8)

ourives, sapateiro, serrador, além de comerciantes, as mulheres se dedicavam aos trabalhos domésticos: copeiras, lavadeiras e amas de leite.

No entanto, os africanos não foram apenas vitimas passivas de sofrimentos e pavor provocados pela escravidão. Eles utilizaram diversas formas para se libertar da sua condição de escravo. Em várias do partes mundo e do Brasil, os escravos inconformados com a situação em que viviam, aprenderam a negociar com os seus senhores, e até conseguiram um pedaço de terra para sua subsistência e vender alguns excedentes de sua produção.

A maneira de lutar e se livrar da dominação de condição de escravos, não mais sendo somente um ser sem valor, o próprio negro lutou pelo seu reconhecimento humano, enquanto raça negra, de cor escura, mas com imensuráveis valores.

Na medida em que uma comunidade é secularmente posta a margem, a nação tem de se ocupar dela. Os negros não são integrados no Brasil. Isso é um risco para a unidade nacional. A reparação é necessária. (MUNANGA, 1999, p.8).

Conforme entendimento a partir das ideias do autor em Pauta, o Brasil, através da educação deve fazer a reparação de sua história considerando as raízes dessa história, sua diversidade cultural, cuja influencia tem inicio com a vinda dos afros-descendentes e suas marcas deixadas por eles como formas e sinais de compreensão e concepção de mundo. Assim, o Brasil passaria a valorizar e difundir esta riqueza cultural educando o ser humano multicultural, através dos seus sentimentos e capacidade de ouvir, ver, presar atenção e incorpora-la com respeito.

(9)

2. A LEI 10.639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR

Em janeiro de 2003 é criada a Lei Federal de nº 10.639/03, com o objetivo de corrigir a ausência de conteúdos significativos sobre a história da cultura africana e, afro-brasileira no currículo das escolas do Brasil, incluindo a questão racial como objeto de reflexão, até então, somente estudada em certas datas comemorativas.

A referida lei é destinada as escolas públicas e particulares, nos níveis de ensino fundamental e médio das escolas brasileiras. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações Ético-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana ressaltam que:

Não se trata de mudar o foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeu por outro africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e das atividades, que proporciona diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, e dos descendentes asiáticos, além da raiz africana e europeia. (DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, 2004, P.17).

Nesta perspectiva, é conveniente lembrar que foi somente a partir da promulgação da Lei 10.639/03 que se passou a estudar aspectos positivos da história e cultura africana, surgindo aí a necessidade de implementar políticas públicapara ampliar os conhecimentos dos docentes. No entanto, deve se questionar até que ponto a criação dessas leis e sua implementação nas escolas têm realmente o apoio das políticas educacionais que regulamentam a educação no Brasil. Neste sentido, a comunidade escolar da Escola mencionada observou que é papel da escola supracitada subsidiar e incentivar os professores a estudar, analisar e refletir sobre a temática em pauta (a cultura afro-brasileira e sua contribuição para a formação do povo brasileiro), de modo que as experiências vivenciadas se desenvolvam por meio de projetos de maneira interdisciplinar. Perseguindo tais objetivos, nos fundamentamos em Bittencourt, O Ensino de História: Fundamentos e Métodos, P. 13 , 2009):

(10)

Como bem o mostram estudos e pesquisas recentes na área, os professores são profissionais essenciais nos processos de mudança das sociedades. Se forem deixados à margem, as decisões pedagógicas e curriculares alheias, por mais interessantes que possam parecer, não se efetivam, não geram efeitos sobre a sociedade. Por isso, é preciso investir na formação e no desenvolvimento profissional dos professores.

Dito isso, a preocupação com a situação dos afrodescendentes no Brasil, no que se refere a sua contribuição como agente de transformação da história e da cultura brasileira, assume caráter de desmistificação da ideia do negro ter sido somente objeto de serventia doméstico, sujeitos a castigos ou maus tratos, no desobedecer aos seus senhores. Embora tenha a lei, muitas escolas não tem trabalhado a cultura afro-brasileira nas escolas.

(11)

3. UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, VIVENCIADA ATRAVÉS DE PROJETO INTERDISCIPLINAR EM SÃO FERNANDO

A Escola Municipal Padre Francisco Rafael Fernandes, onde o projeto foi aplicado, é uma instituição que atende alunos do Ensino Fundamental I ( 2º ao 5ºAno) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A referida escola pertence à rede municipal de ensino e está localizada no centro da cidade de São Fernando/RN, na Rua Capitão José Inácio, 187.

Com o Plano Municipal de Educação2, aprovado e sancionado através da Lei Municipal nº 0715, de 23 de junho de 2015, tivemos amplo debate de toda a sociedade civil em sua elaboração, colocando em pauta a importância de se discutir e colocar em sala de aula e em nossos currículos escolares os conteúdos relacionados à história e às culturas africana, afro-brasileira e indígenas, bem como implementar ações educacionais, nos termos das Leis 10.639, de 9 de janeiro de 2003, e 11.645, de 10 de março de 2008.

O projeto sensibilizou os professores das disciplinas de História, Geografia, Português, Cultura e Artes, e envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da referida instituição de ensino. A oficialização do Projeto aconteceu na Câmara de Vereadores de São Fernando/RN. Na sequencia, foram organizados vários encontros colocando em pauta temas como: Racismo, Discriminação Racial, Preconceito, Direitos Humanos, Diversidade, Sincretismo Cultural e Religioso, dentre outros. Nos encontros aconteceram produções de textos, poesias, desenhos, debates, depoimentos, apresentação de danças, aula-passeio, comprovando assim o interesse temático em pauta. Percebeu-se nos trabalhos produzidos, a rejeição à escravidão e à discriminação racial.

2

O Plano Municipal de Educação de São Fernando-RN começou a ser construído em 2014 pela Sociedade Civil organizada, tivemos um ano de intenso trabalho, culminando com a indicação do professor João do Carmo Dantas Filho para ser o Secretário Municipal de Educação e a aprovação da Lei Municipal nº 0715, de 23 de junho de 2015. Neste sentido, o referido Plano é composto por 20 Metas bem delimitadas com diversas estratégias especifícas, sendo que Meta 7:fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias municipais parao Ideb, apresenta a Estratégia 23 desta Meta: garantir, em colaboração com Estado e a União, nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileira e indígenas e implementar ações educacionais, nos termos das Leis nos10.639, de 9 de janeiro de 2003, e 11.645, de 10 de março de 2008, assegurando-se a implementação das respectivas diretrizes curriculares nacionais, por meio de ações colaborativas com fóruns de educação para a diversidade étnico-racial, conselhos escolares, equipes pedagógicas e a sociedade civil.

(12)

De acordo com o professor Antônio Bernardino, professor de Ensino da Arte, o Projeto possibilitou a vivência prática da Lei, pois o mesmo não a conhecia, tendo apenas ouvido falar sobre a mesma. Paralelamente, a professora de Língua Portuguesa, Josefa Santos, trabalhou a poesia de Castro Alves, “Navio Negreiro”, demonstrando grande interesse em continuar o trabalho. Ademais, o professor José Orlando, que leciona a disciplina de Ensino Religioso, debateu com os seus alunos à respeito das Religiões de Matrizes Africanas. Já o professor François Dessoles, solicitou a continuidade do Projeto pela Escola, pois em sua visão pode desenvolver textos dinâmicos e explicativos sobre as questões étnico-raciais. Neste sentido, o professor João do Carmo, revelou que:

Ao longo do Projeto pude desenvolver às temáticas afro em relação ao 9º Ano “B”, inclusive selecionei o Terceiro Capítulo do Livro Didático3, intitulado: República: Primeiras Revoltas Populares, no qual elaborei um grande debate acerca da Revolta da Vacina e suas consequências para os descendentes de escravos que moravam no Rio de Janeiro, nos primeiros anos da República do Brasil. Em seguida, frisei a Revolta da Chibata, propiciando a João Cândido o protagonismo histórico, discutindo em sala de aula que passou quase um século para o Almirante Negro ser anistiado. Por fim, trouxe a tona a Revolta de Canudos, demonstrando que a grande maioria dos massacrados pelo Governo Federal eram pessoas pobres e descendentes afros. Enfim, expus em minhas aulas o preconceito que existe acerca da temática dos cangaceiros, ressaltando que o próprio autor do livro relega para debaixo do tapete sua importância histórica.

Enquanto professora e autora deste artigo, pude perceber diversas manifestações dos alunos quando do exercício das atividades relacionadas à História e Cultura Africana e Afro-Brasileiras, principalmente quando envolvia a participação direta destes.

A princípio, alguns alunos se mostravam céticos quanto à importância de trabalhar esta temática. Outros, inclusive alguns alunos negros, se mostravam

3

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: História, 9º Ano. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix).

(13)

envergonhados de expressar a cultura de seus antepassados. Com o trabalho continuado, o preconceito foi sendo gradativamente minorado e as atividades fluíram com mais facilidade.

Para o próximo ano (2017), já está sendo feita a seleção dos livros didáticos a serem utilizados pela instituição de ensino, dando prioridade às opções que possibilitem uma maior cobertura dos temas relacionados à História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.

Por fim, é importante notar o que afirmou Bittencourt (P. 159, 2009):

A História Mundial não pode estar limitada ao conhecimento sobre a História do mundo, que na realidade é a história da Europa. Não se trata de negar a importância e o legado da Europa para a nossa história; trata-se, antes, de não omitir outras histórias de nossas heranças americanas e africanas. Torna-se fundamental, como tem sido pleiteado pelo movimento das comunidades negras, o conhecimento da História da África em seus componentes mais complexos, que envolvem as nosssa heranças, sempre mal compreendidas, das populações negras. (BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. Coleção docência em formação: Série Ensino Fundamental).

A Escola é o lugar primordial para a política afirmativa, logo deve haver no ambiente escolar um conjunto de medidas e ações buscando corrigir injustiças e a eliminação do preconceito, havendo ampla inclusão social e promoção da cidadania. Desta forma, a Lei Nº 10.639/03 e a Lei Nº 11.645/08 são instrumentos legais que corroboram com a articulação de programas que visam o combate à discriminação racial e valorizam a diversidade étnica. Em decorrência, as citadas leis reforçam o princípio democrático da Constituição de 1988, no que se refere a um Estado democrático de direito com ênfase na cidadania e na dignidade da pessoa humana. Enfim, as supramencionadas Leis resgatam a contribuição histórica dos negros e indígenas na construção da sociedade brasileira.

(14)

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora já tenha decorrido treze anos de sua implementação, a Lei 10.639/03 ainda não foi totalmente incluída nos Currículos e Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, uma vez que a sua maioria ainda a ignora por desconhecer o seu conteúdo, provocando assim um desinteresse generalizado por tal abordagem. Percebe-se também a ausência de cursos de formação continuada para professores, e uma revisão nos currículos de algumas licenciaturas, em especial, os cursos de História, Artes, Letras, Geografia, e Pedagogia oferecidos pelas Universidades, que deveriam incluir nas suas grades curriculares disciplinas que abordem a história da África e dos africanos no Brasil.

Diante dessa realidade ainda existe um longo caminho a percorrer, especialmente com relação a desmitificação do continente africano, que precisa ser melhor estudado, por possuir uma vasta e completa história, de fundamental importância para a compreensão da trajetória da humanidade.

No contexto histórico do Brasil, o negro e sua cultura sempre foram vistos de modo inferior e marginalizado, sendo constantemente alvo de práticas discriminatórias e preconceituosas, estas, perpetuadas durante anos no ambiente escolar.

Vale lembrar que os negros escravizados no Brasil sempre estiveram a margem da educação institucionalizada, por ordem de decretos e leis governamentais, que dificultava a sua inclusão.

Quanto à aplicação desta Lei na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes, o resultado tem sido satisfatório, representando um avanço nas possibilidades de estratégias de abordagem da temática da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira dentro e fora de sala de aula, viabilizando a realização de estudos, danças, representações, dentre outras atividades que expõem e valorizam a hisória e cultura da África, dos povos africanos e de seu legado no Brasil.

Por todas essas questões defende-se a aplicabilidade da lei 10.639/03, acreditando que ela pode estabelecer novas possibilidades de reflexões que afastem do ambiente escolar as desigualdades, exclusões, racismos e toda e qualquer forma de preconceitos.

(15)

TEACHING AFRO-BRAZILIAN HISTORY AND CULTURE FROM THE USE OF LAW 10.639/03: AN EXPERIENCE IN THE MUNICIPAL SCHOOL PADRE FRANCISCO RAFAEL FERNANDES – SÃO FERNANDO/RN

MARIA DA GUIA DE MEDEIROS JOSÉ PEREIRA DE SOUZA JÚNIOR

ABSTRACT

This article presents a reflection on the Law 10.639/03, which establishes the guidelines and foundation of national education, to include in the official curriculum of the Education System the obligation to teach the Afro-Brazilian History and Culture as a way to correct the lack of such content in textbooks, to emphasize the importance of knowing the historical, cultural and religious aspects of the African people in Africa and their journey in Brazil, as well as to reduce the existence of prejudice and racial discrimination existing in society. Moreover, the article makes a practical analysis of the process of Teaching and Learning this theme on Municipal Elementary School Padre Francisco Rafael Fernandes between the years 2015 and 2016, located in the urban area of the town of São Fernando-RN, where was conducted an educational project with many teachers from that school.

(16)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALECASTRO, Luis Felipe de. O trato dos viventes: a formação do Brasil no

AtlânticoSul. São Paulo: companhia das Letras, 2000.

ALVES, Castro. Navio Negreiro, poema.Disponível em: http://www.e-net.com.br/seges/poesia.html. acesso em 02 de fev. de 2016.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. Coleção docência em formação: Série Ensino Fundamental

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2. Ed. RJ: DP&A, 2000.

BRASIL. Cadernos de textos: Saberes e fazeres. Modos de ver. A cor da cultura. Fundação Roberto Marinho. Rio de Janeiro, 2006. (cadernos, 1, 2, 3).

_____. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

GUEDES, Elocir. NUNES, Pâmela. ANDRADE, Tatiane de. O uso da Lei 10.639/03

em sala de aula. Revista Latino-Americana de História, 2013.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria do Ensino Fundamental, 1999.

SILVA, Maurício Pedro da.Novas Diretrizes Curriculares para o Estudo a Hisória

e da Cultura Afro-Brasileira e Africana: a Lei 10.639/03. EccoS – Revista

(17)

SILVA, Alberto da Costa. Um Rio chamado Atlântico. EDUFRJ, Rio de Janeiro, 2003.

SILVA, Mauricio Pedro da.Novas Diretrizes Curriculares para o Estudo da

História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana: a Lei 10.639/03. ECCOS-Revista

Cientifica, São Paulo, 2007.

SOUZA, Manoel Messias de. JESUS, Maria de Fátima de. CRUZ, Tatiane dos Santos. História e Cultura Afro-Brasileira na Escola: Lei 10.639/03. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira, 2012.

TRAMONTE, Cristiana. Ciência ou fé? Religiões afro-brasileiras e práticas de

saúdepopular. In: ISAIA, Artur Cesar; MANOEL, Ivan Aparecido. (Org.). Espiritismo

(18)
(19)

ANEXO I: PROJETO INTERDISCIPLINAR: VIVENCIANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CHÃO DA ESCOLA

Autores: João do Carmo Dantas Filho Maria da Guia de Medeiros

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “PADRE FRANCISCO RAFAEL FERNANDES”

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.1 Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental “Padre Francisco Rafael

Fernandes”

1.2 Entidade Mantenedora: Secretaria Municipal de Educação 1.3 Grau de Ensino: Ensino Fundamental

1.4 Endereço: Av. Cap. José Inácio nº 187, Centro 1.5 Município: São Fernando-RN

3.1 APRESENTAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes, situada à Av. Cap. José Inácio nº 187, neste município de São Fernando – RN, Estado do Rio Grande do Norte, possuiu uma área total de 965,52 m2

, sendo construídos 496,78 m2, assim distribuídas: 09 salas de aula, 01 sala de vídeo, 01 secretaria, 01 biblioteca, 01 cozinha, 02 banheiros, 01 refeitório e 01 área coberta.

Ao longo de sua história, a Escola passou por três fases. A referida escola foi criada oficialmente em 1977 com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Padre Francisco Rafael Fernandes, atendendo aos alunos de 5ª a 8ª séries, ou seja, o Antigo Ginásio.

Em 1985 a Escola deu um passo à frente e passou a atender também aos alunos de 2º grau, passando a ser chamada de Escola Municipal de 1º e 2º Graus Padre Francisco Rafael Fernandes.

A partir de 22 de abril de 2004 a Escola passou a ser chamada de Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rafael Fernandes e atualmente atende as seguintes modalidades de Ensino: Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

3. JUSTIFICATIVA

A história e cultura do negro no Brasil iniciou-se durante o Período Colonial em que os africanos eram predestinados unicamente a servir, sem receber pelo seu trabalho e muito menos eram respeitados. Apesar de toda essa opressão a qual eram submetidos, lutaram de diversas maneiras para se livrarem da dominação

(20)

escravocrata e para que houvesse uma manutenção da sua cultura, mesmo longe de sua terra natal.

Tal resistência resultou numa disseminação da cultura africana na sociedade brasileira, presente até os dias atuais, contribuindo de maneira significante para a construção da pluralidade cultural e racial existente no Brasil. Entretanto, por décadas, a sua condição de negro os deixou à margem da sociedade, sem perspectiva de vida, sem respeito e sem dignidade.

Em função disso é importante que haja, atualmente, uma troca de experiências para fixar na sociedade uma reflexão histórica a respeito da influência africana na formação dos pilares étnico-sociais do país. Este exercício social deu-se de forma tardia no Brasil, muito disso em função não somente da extensão continental do país, mas principalmente pela indiferença intencional dispensada a esta questão.

Assim, a Lei 10.639/03 surge com a intenção de promover uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com as raízes culturais, buscando, através da educação, inserir no contexto escolar a História e Cultura Afro-Brasileira para, assim, romper as amarras que antes se faziam diante da diversidade cultural e racial existente no Brasil.

4. INTRODUÇÃO

A preocupação com a situação do negro no Brasil assume uma extrema importância, pois ainda se tem a ideia de associar o negro a trabalhos braçais ou domésticos ou até ao mundo do crime, remetendo ao Brasil Colonial, deixando-os mais vulneráveis aos ataques racistas de várias naturezas, como por exemplo, a situação financeira, profissional, familiar e tantas outras, tanto na sociedade como também no ambiente escolar, uma vez que é um espaço que reflete a própria sociedade.

Desta forma, a educação exerce um papel determinante para a superação deste quadro, pois uma vez que estes ambientes se propõem a desenvolver um tratamento adequado para a discussão de temas como a história e cultura africanas, pode-se formar uma identidade de respeito e igualdade, preconizados pela Constituição Federal de 1988.

Nesse contexto foi criada a Lei 10.639/03, para que fossem incluídos no sistema escolar conteúdos e atividades relacionadas à temática da História e Cultura

(21)

Afro-Brasileira, determinando a obrigatoriedade da aplicação desta matéria em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares.

A referida Lei Federal alterou os artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), dando a seguinte redação:

Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1º O Conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil.

§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.

Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.

É evidente que a implementação da Lei 10.639/03 trouxe muitos benefícios referente ao tratamento dado às questões étnicas, onde os negros eram tratados como seres inferiores e passíveis de dominação. Também é notória a importância que o estudo e as discussões a respeito da História Africana possuem nos dias atuais, mas ainda resta uma certa incoerência entre a teoria e a prática no que diz respeito a esta lei.

A consolidação do estudo do continente africano para o ensino mais relacionado com questões brasileiras e afro-brasileiras busca sensibilizar os profissionais da área da educação da necessidade de políticas afirmativas que valorizem a cultura negra em geral, através da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, trabalhando-a de forma que haja envolvimento da escola como um todo, assim como a comunidade extraescolar. É necessário salientar, entretanto, que ainda há um despreparo de alguns professores sobre o assunto, pois não tiveram, durante a sua graduação, disciplinas que lhes proporcionassem algum conhecimento sobre a História Africana.

Não basta apenas dar as ferramentas para que seja desenvolvido o trabalho, no caso uma educação de qualidade e sem discriminações, mas é preciso ensinar a usá-las. É necessário, portanto, um prévio conhecimento sobre a História e Cultura

(22)

dos povos Afro-Brasileiros por parte dos professores e um maior interesse por parte destes e da direção das escolas para que as atividades relacionadas à etnia negra não seja apenas relacionadas à escravidão ou ao dia da Consciência Negra, mas que estas atividades sirvam como uma forma de todos terem um conhecimento mais amplo, bem como os afrodescendentes terem orgulho de sua história e de sua cultura.

5. OBJETIVO GERAL

 Analisar a importância da efetiva aplicação da Lei 10.639/03 na formação sociocultural dos brasileiros.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Analisar a situação do negro no Brasil, desde a época colonial até os dias atuais.

 Analisar o papel da cultura afro-brasileira na conjuntura social brasileira.

 Discutir a aplicação da Lei 10.639/09 no sistema escolar.

7. PROPOSTA METODOLÓGICA

Queremos que os educandos possam ser mais gente e não apenassabedores de competências e habilidades técnicas. Eles precisam aprender afalar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar, debater, dialogar, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história da luta pela terra, ou seja, cidadãosconscientes e capazes de interagir na sociedade. A proposta de educação de nossa escola tem ênfase em três aspectosimportantes na questão da metodologia de ensino: temas geradores; prática-teoria-prática; e participação coletiva.

O estudo a partir de Temas Geradores como forma de tomar da realidade concreta o ponto de partida do ensino, de superar uma abordagem estanque edesatualizada do ensino/aprendizagem mais atraente e significativo para oseducandos. Sendo assim; esse método de ensino torna o processo ensino-aprendizagem mais voltado às necessidades e aos interesses populares. Em linhas gerais podemos dizer que Temas Geradores são assuntos ou questões extraídas da realidade. Em torno destas questões são desenvolvidos os conteúdos e práticas no conjunto da escola.

(23)

8. METAS E AÇÕES 8.1 Metas

 Construir ambiente educativo onde todos os segmentos da comunidadeescolar sintam-se responsáveis pelo processo educativo e pela conservação do patrimônio escolar;

 Conscientizar da importância do estudo, como fonte de conhecimento e apta-afirmação;

 Estimular a participação da comunidade nas ações da escola;

 Ser espaço de interação;

 Discutir conduzindo na busca de alternativas.

8.2 Ações

 Realização de reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar para organização das atividades escolares;

 Realização, pelos alunos com o auxílio dos professores, de peças teatrais,declamação de poemas, dança; contribuindo para o enriquecimento da cultura;

 Realização de reuniões com o Conselho Escolar;

9. AVALIAÇÃO

Entendemos a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, contextualizado por toda a comunidade escolar. São realizadas práticasavaliativas diagnósticas, investigativas, participativas, levando emconsideração o aluno como um todo, sua bagagem cultural e as diferençasindividuais.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS DO PROJETO

Ao concluir este trabalho, afirmamos que nossa escola precisa ser umespaço aberto onde todos os sujeitos sejam estimulados ao exercício daescolha, mas pequenas e nas grandes coisas, de modo que assim aprendam acultivar valores e a refletir sobre eles, o tempo todo. Somente assim seremos aescola que somos.

(24)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO PROJETO

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2. Ed. RJ: DP&A, 2000.

GUEDES, Elocir. NUNES, Pâmela. ANDRADE, Tatiane de. O uso da Lei 10.639/03

em sala de aula. Revista Latino-Americana de História, 2013.

SILVA, Maurício Pedro da.Novas Diretrizes Curriculares para o Estudo a Hisória

e da Cultura Afro-Brasileira e Africana: a Lei 10.639/03. EccoS – Revista

Científica, São Paulo, 2007.

SOUZA, Manoel Messias de. JESUS, Maria de Fátima de. CRUZ, Tatiane dos Santos. História e Cultura Afro-Brasileira na Escola: Lei 10.639/03. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira, 2012.

_____. Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

(25)

ANEXO II – QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE FRANCISCO RAFAEL FERNANDES – SÃO FERNANDO/RN.

1- Qual sua religião?

2- Quais as religiões de matrizes africanas que você conhece? 3- A umbanda e o candomblé são religiões que cultuam:

a) Um Deus único b) Vários Deuses

c) Elementos da natureza d) Demônios

4- Para você, o que as religiões afro-brasileiras significam?

5- O professor de história abordou as religiões afro-brasileiras em sala de aula? 6- Os métodos de cura de doenças praticadas nos terreiros significam:

a) Manifestação cultural b) Prática medicinal c) Charlatanismo d) Feitiçaria e magia

7- É importante que o professor fale sobre as religiões afro-brasileiras em sala de aula?

8- Abordar temas como as religiões afro-brasileiras em sala de aula pelo professor o ajudará a:

a) Compreender a história do negro africano no Brasil b) Reconhecer a diversidade religiosa

c) Respeitar e tolerar o próximo com suas religiões e crenças d) Em nada o ajudará

O objetivo desta pesquisa foi verificar o grau de conhecimento que as turmas têm acerca das religiões de afro, como as entendem e até que ponto as tolera, perceber o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema, e se o tema é abordado na escola, obedecendo a determinação da Lei 10.639/03.

(26)

ANEXO III

Figura 1 – Mapa da África.

Fonte: http://jornalggn.com.br/sites/default/files/admin/como_e_hoje.jpg. Acesso em 27 mar 2016

Figura 2 - Imagem de um navio negreiro.

Fonte: http://cardapiopedagogico.blogspot.com.br/2012/08/todo-camburao-tem-um-pouco-de-navio.html - Acessado em 27 de março de 2016

(27)

Figura 3 –Professores discutindo a aplicação das questões relacionadas à história e cultura africana e afro-brasileira na Escola Municipal Pdre Francisco Rafael Fernandes – Cidade de São Fernando/RN.

Fonte: Arquivo Particular de Maria da Guia de Medeiros, ano: 2015.

Figura 4 – Apresentação de Capoeira pelos alunos.

(28)

Figura 5 – Danças Folclóricas.

Fonte: Arquivo Particular Maria da Guia de Medeiros, ano: 2015.

Figura 6 – Apresentação do Projeto a sociedade local / Arte Sacra – São Fernando-RN.

(29)

Figura 7 – Apresentação do Projeto a sociedade local Fonte: Arquivo Particular Maria da Guia de Medeiros

ANEXO IV – O NAVIO NEGREIRO - CASTRO ALVES

I Parte

‘Stamos em pleno mar...Doudo no espaço

Brinca o luar-dourada borboleta; E as vagas após ele correm...cansam Como turba de infantes inquieta.

‘Stamos em pleno mar...Do firmamento Os astros saltam como espumas de ouro...

O mar em troca acende as ardentias __Constelações do liquido tesouro... ‘Stamos em pleno mar...Dois infinitos Ali se estreitam num abraço insano, Azuis, dourados, plácidos, sublimes... Qual dos dous é o céu? Qual o oceano?...

‘Stamos em pleno mar... Abrindo as velas

Ao quente arfar das virações marinhas,

Veleiro brigue corre a flor dos mares, Como roçam na vaga as andorinhas... Donde vem? Onde vai? Das naus errantes

Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?

Neste saara os corcéis o pó levantam, Galopam, voam, mas não deixam traço.

Bem feliz quem ali pode nest’hora Sentir deste painel a majestade!

Embaixo--- o mar em cima—o firmamento...

E no mar e no céu--- a imensidade! Ok! Que doce harmonia traz-me a brisa!

(30)

Que música suave ao longo soa!

Meu Deus! Como é sublime um canto ardente

Pelas vagas sem fim boiando a toa! Homens do mar! Ó rudes marinheiros, Tostados pelo sol dos quatro mundos! Crianças que a procela acalentara No berço destes pélagos profundos! Esperai! Esperai! Deixai que eu beba Esta selvagem, livre poesia

Orquestra --- é o mar, que ruge pela proa,

E o vento, que nas cordas assobia...

Por que foges assim, barco ligeiro? Por que foges do pávido poeta?

Oh! Quem me dera acompanhar-te a esteira

Que semelha no mar --- doudo cometa!

Albatroz! Albatroz! Águia do oceano, Tu que dormes das nuvens entre as gazas,

Sacode as pernas, Leviathan do espaço,

Albatroz! Albatroz! Dá-me estas asas.

Fonte:

http://biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://biblio.com.br/conteudo/CastroAlves/navio negreiro.htm - Acessado em: março de 2016.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, ainda existem controvérsias quanto aos métodos de desmucilagem, de secagem e o teor de água ideal nas sementes de cafeeiro, sendo poucos os

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..