• Nenhum resultado encontrado

3. Introdução aos Sistemas de Posicionamento Global (GPS) 3.1. O que é GPS? - Notas de Aula Sistemas Posicionamento Satélites Cap 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "3. Introdução aos Sistemas de Posicionamento Global (GPS) 3.1. O que é GPS? - Notas de Aula Sistemas Posicionamento Satélites Cap 3"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

3. Introdução aos Sistemas de Posicionamento Global (GPS)

3.1. O que é GPS?

Segundo QUEIROZ e DIAS (1998), o sistema de posicionamento global (GPS) é um sistema baseado em satélites criado e operado pelo Departamento de Defesa Americano. O sistema tornou-se totalmente operacional em 27 de abril de 1995.

O GPS permite a obtenção da posição 24 horas por dia em qualquer ponto da superfície terrestre. O sistema pode ser dividido em três segmentos: o segmento espacial; o segmento de controle; e o segmento do usuário.

a) Segmento espacial

(2)

b) Segmento de controle

O segmento de controle é constituído por uma série de estações terrestres que têm a função de monitorar os satélites. A estação principal está localizada na base aérea de Falcon, localizada em Colorado Springs, estado do Colorado, nos Estados Unidos. As estações de monitoramento medem os sinais das ondas de rádio e enviam essa informação para a estação principal. A estação principal utiliza essa informação para calcular a órbita exata dos satélites e atualiza os sinais de navegação emitidos por estes.

c) Segmento do usuário

Este segmento é constituído de todos os equipamentos utilizados para a recepção dos sinais GPS e de todos os programas utilizados para o processamento de planejamento das operações GPS.É usado por uma pessoa ou veículo para determinar a posição do mesmo. Atualmente ao redor do mundo os usuários civis são em maior número que os usuários militares. Dentro da aplicação civil, pode-se imaginar algumas das aplicações possíveis:

Capturas de dados para SIG’s;  Navegação marítima e terrestre;  Topografia;

 Serviços de emergência;  Aviação;

 Posicionamento preciso;  Agricultura;

 Fotogrametria  Recreação;  Outras...

Hoje em dia outros sistemas tais como o GLONASS (Russo) e o GALILEO (Europeu) já estão em funcionamento.

3.2. Funcionamento do Sistema

(3)

sua posição e o tempo. O aparelho receptor determina o tempo que o sinal leva entre satélite e o receptor. Os erros na determinação da distância entre os satélites e o receptor são devidos a erros na determinação do tempo pelo aparelho receptor, erros na posição e no tempo emitido pelo satélite e erros na transmissão do sinal.

3.2.1. Os cinco passos para entender o GPS

O entender dos conceitos básicos por detrás do sistema GPS, o ajudará a tomar boas decisões na captura de dados. Embora estas informações não sejam utilizáveis diretamente na coleta de dados, elas sem dúvida são de fundamental importância na prática da captura de dados.

Ao conhecer a posição e a distância de vários satélites, o receptor GPS pode calcular uma posição precisa.

O seguinte exemplo explica a triangulação com maiores detalhes.

a) Primeira medição

(4)

b) Segunda medição

Ao receber o sinal de um segundo satélite, seu receptor calculaque a distância até ele é de 20.000 Km. Então outra esfera de raio 20.000 Km é criada, e você está sobre essa esfera na região onde ela é comum (faz contato com a primeira esfera)a outra esfera . Como a área de contato entre duas esferas é uma elipse, sua posição só pode estar em qualquer ponto desta área. A figura abaixo representa essa situação.

c) Terceira medição

(5)

d) Quarta medição

Uma quarta medição decide entre as duas posições determinando assim a posição GPS.

Em resumo, a triangulação é um processo mediante o qual se determina a distância de uma posição desconhecida a quatro pontos de referência conhecidos. Isto permite calcular a posição 3D de uma localização desconhecida.

Por que quatro medições?

(6)

Correção diferencial

Para se melhorar a exatidão do GPS pode-se utilizar uma correção diferencial, esse sistema é denominado de Sistema de Posicionamento Global Diferencial (DGPS). Neste sistema um aparelho receptor é instalado em uma posição fixa, cuja localização é conhecida. Como a posição dos satélites é conhecida é possível determinar o erro na determinação da estação fixa. A diferença entre a distância exata da estação fixa até o satélite e a distância determinada com base no sinal recebido pelo aparelho receptor da estação fixa é denominada distância de correção diferencial.

Se a correção diferencial é calculada para cada sinal de satélite que a estação fixa recebe, essa correção pode ser usada para melhorar a exatidão da posição determinada por aparelhos receptores que se movem próximos a estação fixa. Como os satélites estão em constante movimento, os valores de correção diferencial são válidos apenas para poucos segundos de intervalo. Por essa razão, os valores de correção devem ser constantemente armazenados pela estação fixa para depois ser usado no pós-processamento dos sinais dos receptores móveis. Em certos sistemas a estação fixa envia o sinal de correção imediatamente para o aparelho receptor criando o que se chama de uma correção em tempo real.

3.3. Vantagens do GPS

Existem algumas vantagens com o uso do GPS, tais como:  Rapidez nos levantamentos;

 Os pontos não precisam ser visíveis entre si;  Grande integração com SIG;

 Baixo custo operacional;  Coordenadas reais;  Facilidade de operação;

(7)

3.4. Determinação da Distância do Satélite

Para medir a distância entre um satélite e o receptor na terra, necessitamos conhecer quanto tempo demora a chegar o sinal emitido pelo satélite até o receptor.

O sinal GPS viaja a velocidade da luz e é possível identificar o tempo exato em que o sinal deixou o satélite e o tempo em que o sinal chegou no receptor. Conhecendo esses dois tempos, o receptor determina a diferença e multiplica pela velocidade da luz para calcular a distância entre o receptor e o satélite. Isso se realiza usando um código pseudoaleatório que é gerado ao mesmo tempo em ambos, receptor e satélite. O receptor examina o código de entrada e logo verifica quanto tempo faz desde que ele gerou o mesmo código.

(8)

reconhecível apesar de um ambíguo ruído atmosférico de fundo. Além do mais, os diferentes códigos permitem ao satélite emitir informação e uma freqüência comum. Isso significa que os sinais GPS não tem que ser poderosos e que os receptores podem usar antenas mais pequenas e econômicas.

A cronometragem é importante já que o código em ambos, o receptor e o satélite, devem estar sincronizados. Os satélites tem relógios atômicos que são precisos até o nano segundos, porém estes relógios são muitos caros para serem colocados nos receptores de terra. Esses receptores usam relógios consistentes e utilizam a medição de um quarto satélite para remover os erros do relógio. Quando os relógios do satélite e do receptor estão sincronizados, a posição pode ser reduzida a medição das distâncias até os satélites.

Embora a cronometragem e os códigos são importantes, todos estariam perdidos se não se conhece-se a posição de cada satélite. As posições dos satélites são transmitidas aos satélites pela estação de controle. Logo, o satélite transmite sua posição e outros dados para o seu receptor. Se um satélite falha em manter sua órbita apropriada, são feitas as correções necessárias. Se existe um problema no veículo espacial (satélite) o segmento

de controle o considera “doente”.

3.5. Utilizando o GPS

3.5.1. Fontes de Erro

Existem muitas fontes de erro que interferem na obtenção de uma posição GPS, são elas:

Disponibilidade seletiva (SA)

A disponibilidade seletiva é uma codificação intencional do sinal GPS que reduz a exatidão de posicionamentos autônomos a até 100 m em 95% do tempo de coleta. Esta é a maior fonte de erro no sistema GPS, porém pode ser removida utilizando as técnicas de correção diferencial. Essa fonte de erro atua sobre os parâmetros de efemérides e em variações do relógio.

(9)

Retardo Atmosférico

Os sinais GPS sofrem retardos quando atravessam a ionosfera e a troposfera, com isso, o tempo que o sinal leva para alcançar a terra é maior, interferindo na posição calculada. O retardo atmosférico é maior nas horas mais quentes do dia, quando a ionosfera e a troposfera se encontram em seu período de maior atividade. Pode-se considerar que o sistema GPS trabalha em qualquer condição climática desde que respeite as temperaturas mínimas e máximas dos componentes eletrônicos.

Multitrajetória

A multitrajetória ocorre quando o sinal GPS é refletido em um objeto antes de alcançar a antena. O erro de multitrajetória depende de vários parâmetros atmosféricos. Estes ocorrem sem nenhum aviso prévio e pode ser mínimo ou alterar a posição obtida pelo GPS em muitos metros. Não existe atualmente nenhuma forma de prevenir a ocorrência da multitrajetória, entretanto as técnicas de campo e de firmware do receptor podem reduzir seus efeitos. Os erros graves de multitrajetória são usualmente reconhecíveis e facilmente editáveis em alguns softwares que acompanham o aparelho.

Ruído do receptor

(10)

3.5.2. Especificações de precisão Posicionamento autônomo

A melhor precisão que qualquer receptor GPS pode obter sem aplicar um método de correção diferencial (posicionamento autônomo) é de 100 m com 95% de chance com a SA ativa. Em 68% de chance, esta distância é menor que 50 m e me 50% que seja menor que 40 m. Isso vale para qualquer receptor proveniente de qualquer vendedor.

Com a retirada da SA, esta precisão (o termo correto seria exatidão), passou a ser de aproximadamente de 20 a 30 m, para qualquer receptor proveniente de qualquer vendedor.

Precisão diferencial

Quando se aplica um método de correção a precisão melhora notavelmente. Muitos sistemas topográficos conseguem precisões sub-métricas quando as condições ótimas existem:

Precisão vertical

A precisão horizontal é de 1 a 3 vezes melhor que a precisão vertical. A componente vertical é difícil de calcular porque os satélites tem uma perspectiva limitada na qual medem a altitude. Uma das formas de testar esta precisão é levantar alguns pontos em uma superfície plana e depois verificar as altitudes medidas nestas posições.

3.5.3. Correções diferenciais

Para a realização da correção diferencial são necessários dois receptores. Um desses receptores deve ser instalado sobre um ponto conhecido e configurado como base e o outro operará como móvel.

Critérios da estação base: Estar em uma posição conhecida;

Registrar os dados ao mesmo tempo que o móvel, ou mesmo em tempo múltiplo;

(11)

Deve estar em um raio de 1500 km do móvel para operar completamente e dentro de um raio de 250 km para obter resultados submétricos.

O móvel

O móvel em algumas posições conhecidas, recoleta dados ao mesmo tempo que a estação base. Este usa um subconjunto de satélites seguidos pela base. Os mesmos erros ocorrem em ambos os setores.

A correção diferencial determina a diferença entre a posição de referencia da estação base e a informação recoletada pelo GPS. A diferença então se aplica aos dados do móvel. O tempo é usado como um enlace de ajuste de erros. Vale ressaltar que a distancia entre a base e o móvel afetam a precisão. Existe uma degradação de aproximadamente 2 cm para cada 100 km de distância entre a base e o móvel.

3.5.4. Dados corrigidos versos sem corrigir

A figura abaixo mostra um estacionamento antes e depois da correção. Observa-se que a forma da área é totalmente indefinida antes da correção dos dados.

3.5.4. Correção diferencial pós-processada versus correção em tempo real

(12)

Pós-processamento: é a maneira mais comum e precisa de processar os dados GPS. Os dados autônomos são capturados no campo e os dados de base são coletados em um ponto conhecido por um aparelho configurado para tal. O conjunto dos dados é processado em um software que acompanha os aparelhos receptores.

Tempo real: o receptor GPS é conectado a estação base mediante link de rádio. As correções são emitidas continuamente ao receptor e aplicadas aos dados GPS no campo. Outra maneira de corrigir os dados em tempo real é utilizar o sinal de correção emitido pelos rádios faróis da marinha espalhados ao longo da costa brasileira. Esse tipo de correção só é possível quando o usuário estiver trabalhando em uma faixa menor igual a 250 km da costa. Existe ainda uma terceira maneira que consiste em adquirir o sinal de correção via satélites fornecido por empresas, entretanto esse serviço ainda é muito caro. Os dados corrigidos em tempo real são de um a dois metros menos precisos que os pós-processados.

4. Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e suas Aplicações

Referências

Documentos relacionados

contar de 11 de janeiro de 2013, do posicionamento no Nível de Capacitação I para o posicionamento no Nível de Capacitação IV, do Nível de Classificação “D”, ao

v Se você estiver utilizando um sistema Windows, reinicie o sistema no modo seguro, em seguida, selecione um modo de exibição suportado para o computador.. v Se essas

O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Campus Avançado de Manacapuru, no uso de suas atribuições legais, e em concordância com

Formatting the 'Availability of data and materials' section of your manuscript The following format for the 'Availability of data and materials section of your manuscript should

b) Defesa do projeto online (item classificatório) via plataforma Google Meet ou outra plataforma gratuita que será indicada pela banca no site do PPGCA para os candidatos. O término

O diagrama abaixo expõe a estrutura de funcionamento do sistema para a configuração de Curso no CD, sem acesso pela Internet, que consiste em execução do sistema motor com leitura

A sistemática institucional para a avaliação da aprendizagem considera a participação do estudante na construção do próprio saber e nas atividades acadêmicas programadas para

Tabela 22 – Número de indivíduos examinados por “ICT card test” no ano de 2004 em dois bairros da área circunvizinha à área endêmica de filariose linfática em Maceió-AL e