• Nenhum resultado encontrado

O RGANISATIONS, PORD ANIEL DEB ONIS, DOUTORANDO EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O RGANISATIONS, PORD ANIEL DEB ONIS, DOUTORANDO EM"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06: 07 : 08 : 09 : 10

: INSTITUCIONAL P 01

: EVENTOS ACADÊMICOS P 04

: PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS P 05

: PRÊMIOS E PUBLICAÇÕES P 06

: DIREITO GV NA MÍDIA P 07

: REVISTA DIREITO GV INDICA P 09

: DIREITO GV LANÇOU O OBSERVATÓRIO

DO ENSINO JURÍDICO

: PRIMEIROS ARTIGOS FORAM PUBLICADOS NO E-JOURNAL DA DIREITO GV NO SSRN

: GVlawINAUGUROU QUATRO PROGRAMAS

DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

: DIREITO GV CELEBROU OS 25 ANOS

DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

:BOLETIM DE OPORTUNIDADES ACADÊMICAS ESTÁ COM NOVIDADES

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

(2)

: DIREITO GV LANÇOU O OBSERVATÓRIO DO ENSINO JURÍDICO

O país dos bacharéis precisa de mais Escolas de Direito? Por que o Exame da Ordem dos Advogados ainda assus-ta universidades e alunos? Como tornar o ensino do direi-to um instrumendirei-to para impulsionar o desenvolvimendirei-to do país? Essas e outras questões estão no centro das preo-cupações e do planejamento estratégico dos principais centros universitários dedicados ao ensino jurídico do país.

Para tentar sistematizá-las, criando um espaço de refle-xão sobre metodologias inovadoras para o ensino jurí-dico, o Núcleo de Metodologia de Ensino Jurídico da DIREITO GV criou o OED (Observatório do Ensino do Direito), lançado em encontro promovido no dia 29 de outubro, com a presença de representantes da OAB, do ministério da Educação, de associações ligadas ao ensi-no jurídico e de coordenadores de cursos de direito dos principais centros universitários do país.

Para marcar o lançamento, a equipe do OED apresentou o sumário executivo da primeira pesquisa produzida pelo observatório, sobre o perfil do professor de direito no Brasil, por meio da análise dos dados cruzados entre o INEP e a Capes (Ministério da Educação) e do IBGE.

Analisando os dados de 1.155 cursos jurídicos e 40.828 funções jurídicas (cargos docentes disponíveis nas Universidades), utilizando critérios como gênero, forma-ção, cor de pele e outros, a pesquisa também identifi-cou a origem das instituições onde os docentes dão aula

(públicas ou privadas), o perfil por regiões do país, pro-curando comparar os cursos de direito entre elas e tam-bém em relação a outros cursos de direito em geral. O resultado geral foi que o perfil do professor de direito no país é do gênero masculino, branco, com título de mestre e trabalhador em regime parcial. Em relação à titu-lação, em termos gerais, a proporção de professores em direito com doutorado é inferior à proporção de profes-sores de outros cursos, porém, em relação aos docen-tes com títulos de mestre e com especializações, essa posição se inverte. O resultado geral da pesquisa pode ser acessada na página do OED: http://direitogv.fgv.br/ observatorio-ensino-direito.

Segundo José Garcez Ghirardi, um dos coordenadores do OED, as faculdades perceberam que precisam dei-xar de ser um espaço de certificação, que tão somente se preocupam em conceder o diploma e preparar os alu-nos para passar no Exame da Ordem. “É importante qua-lificar este debate e conhecer o perfil do ensino jurídico, para que as escolas possam pensar e propor políticas públicas eficientes para tornar o ensino jurídico um ins-trumento transformador da realidade brasileira.”

Loussia Felix, da UnB e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, destacou a impor-tância do trabalho à Comunidade Jurídica. “Este relató-rio inaugura uma nova fase de pesquisa para o ensino jurídico. Ele confirma informações que antes sabíamos por uma percepção”.

SOBRE A DIREITO GV

CURSOS

PROFESSORES

PESQUISA

METODOLOGIA DE ENSINO

PUBLICAÇÕES

CASOTECA

GLOBAL

PROCESSOS SELETIVOS

CENTRO DE PESQUISA JURÍDICA APLICADA

EVENTOS

NOTÍCIAS

GALERIA DE VÍDEOS

(3)

Um desses pontos, segundo a professora, é a questão de gênero. “A inclusão de mulheres será algo muito impor-tante. Há dez anos, nem se falava de assunto, mas as uni-versidades deverão enfrentar este problema em nome do aumento da diversidade para o corpo docente”, reafirmou a professora.

Fernando Aguillar, coordenador de graduação da Universidade São Judas, declarou que será fascinante pensar quando os dados levantados pelo OED começa-rem a ser cruzados com outros institutos para que este perfil se aprimore ainda mais. “Poderá ser possível, por exemplo, correlacionar o nível de qualidade do corpo docente com as notas de reprovação no Enade? Qual é o perfil do professor da Escola que mais aprovou ou mais reprovou no Exame da Ordem? Serão informações valio-sas para melhor qualificar o quadro de professores e também para que as universidades consigam conciliar esta necessidade de atender às exigências do merca-do com um ensino preocupamerca-do com a formação huma-na do aluno.”

Para Maria Paula Dallari Bucci, ex-consultora jurídica para o Ministério da Educação e atual professora da USP e do Mackenzie, o relatório publicado pelo OED permi-te uma leitura racional da realidade e permitir mudanças. “O que não pode mais ocorrer é abrirmos espaço para fraudes educacionais. As universidades colocarem um jovem para estudar cinco anos e não oferecer nenhum conhecimento ao final”.

: PRIMEIROS ARTIGOS FORAM PUBLICADOS NO E-JOURNAL DA DIREITO GV NO SSRN

A Coordenadoria de Pesquisa da DIREITO GV publicou os primeiros trabalhos acadêmicos no e-journal criado na SSRN, um dos principais repositórios de pesquisas acadêmicas do mundo. A periodicidade de publicação é bimestral.

Segundo a coordenadora Luciana Gross Cunha, esse investimento é muito importante na divulgação e circu-lação de trabalhos acadêmicos da DIREITO GV, “espe-cialmente se considerarmos a importância e a seriedade da SSRN como base de informação em todas as princi-pais universidades do mundo”.

Nesta primeira edição, foram publicados seis trabalhos, listados a seguir.

- CITIZEN VS. BANKS– INSTITUTIONALDRIVERS OFFINANCIAL

MARKETLITIGIOUSNESS INBRAZIL, PORBRUNOM. SALAMA, PROFESSOR DEDIREITOBANCÁRIO DADIREITO GV, ETHIAGO JABORPINHEIRO, ADVOGADO.

- THEART OFLAW& MACROECONOMICS, PORBRUNO M. SALAMA.

- BEYONDREGULATION: THOUGHTS ONREGULATION

INSTITUTIONS OFPUBLICINTERESTCIVILSOCIETY

ORGANISATIONS, PORDANIEL DEBONIS, DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DAEAESP-FGV.

- COURTS ASHEALTHCAREPOLICY-MAKERS: THEPROBLEM, THERESPONSES TO THEPROBLEM ANDPROBLEMS IN THE

RESPONSES, PORDANIELWANG, PROFESSOR NALONDONSCHOOL OFECONOMICS ANDPOLITICALSCIENCE.

- INSEARCH OFAUDACITY: COMMENTES OF THE DRAFT BILL ELABORATED BY THE WORKING GROUP‘REGULATORY FRAMEWORK

OF CIVIL SOCIETY ORGANIZATIONS’, PORDENISEDORA EEDUARDO PANNUNZIO, PESQUISADORES DOCENTRO DEPESQUISAJURÍDICA APLICADA DAESCOLA DEDIREITO DESÃOPAULO DAFUNDAÇÃO GETULIOVARGAS(CPJA/DIREITO GV).

- WHATKIND OFJUDICIARY DO WE WANT? THEACCESS TO

JUSTICE INBRASIL, PORLUCIANAGROSSCUNHA, PROFESSORA DAESCOLA DEDIREITO DESÃOPAULO DAFUNDAÇÃOGETULIO VARGAS(DIREITO GV).

Para acessar os artigos em sua íntegra e conhecer os cri-térios de publicação no e-journalDIREITO GV, CLIQUE AQUI.

: DIREITO GV CELEBROU OS

25 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Para fazer um balanço e refletir sobre o futuro da Constituição Federal, em homenagem aos 25 anos dela, a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV) promoveu um amplo debate no dia 02 de outubro.

(4)

Os convidados que enfrentaram esses temas foram Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA) e candidato à presidência pelo PSTU nas eleições de 2010; Miguel Reale Jr., juris-ta; Claudio de Souza Pereira Neto, secretário-geral da OAB Nacional e professor da UFF; Antonio Sergio Rocha, professor da Unifesp; Fernando Limongi, professor da USP; Fernando Abrúcio, professor da EAESP; Maria Hermínia Tavares de Almeida, professora da USP; Flavia Piovesan, professora da PUC-SP. Os seguintes profes-sores da DIREITO GV estiveram no encontro: Antonio Angarita, Oscar Vilhena Vieira, Dimitri Dimoulis, Luciana Gross Cunha e José Garcez Ghirardi.

: GVlawINAUGUROU QUATRO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

O GVlaw (Programa de Pós-graduação Lato Sensu) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV) abriu inscrições em 1º de outubro para cursos de pós-graduação e de curta duração. Entre os cursos de pós-graduação, serão oferecidas qua-tro opções em nova roupagem. A partir da experiência acumulada em mais de dez anos de atuação nos cam-pos de Direito Econômico, de Direito Penal Econômico, de Direito Administrativo e de Propriedade Intelectual e Novos Negócios, o GVlawlançou esses cursos em dese-nho que inova o ensino especificamente voltado para profissionais de mercado.

Para o coordenador Emerson Ribeiro Fabiani, essa rees-truturação busca atrair o profissional moderno, que atua em segmentos de ponta. “Os cursos do GVlaw passa-ram a oferecer instrumentos que auxiliam o aluno a criar soluções inovadoras aos desafios que encontra no dia-a-dia. Para isso, a adoção de modernas metodologias de ensino, que tornam o aluno protagonista de seu aprendizado, são fundamentais”, explicou Fabiani.

Além dos quatro novos programas, o GVlawtambém ofe-rece programas de pós-graduação em Direito da Infraestrutura, Direito dos Contratos, Direito Empresarial, Direito Imobiliário, Direito Societário, Direito Tributário e Propriedade Intelectual e Novos Negócios. Todos os pro-gramas contam com 432 horas/aula.

O GVlawoferece, ainda, cursos de curta duração, com carga horária entre 32 e 80 horas/aula, nas seguintes áreas: Direito dos Negócios; Direito do Trabalho e Relações Sindicais; Direito, Gestão e Prática; Direito Público e Regulação; Direito Privado; Direito Tributário; Negociação e Mediação.

Para mais informações, acesse http://direitogv.fgv.br/ poslatosensu.

: BOLETIM DE OPORTUNIDADES ACADÊMICAS ESTÁ COM NOVIDADES

O B.O.A. (Boletim de Oportunidades Acadêmicas) está de cara nova. Novo layout e novas sessões foram criados

para facilitar a sua visualização e todo o conteúdo foi adaptado para a versão online.

Os leitores do B.O.A. poderão acessar chamadas para artigos científicos de revistas nacionais e internacionais; acompanhar editais abertos para financiamento de pro-jetos de pesquisa; saber de oportunidades e processos seletivos na área acadêmica, especialmente em progra-mas de pós-graduação, para professores universitários, de pareceristas para periódicos, entre outros.

O B.O.A. é uma iniciativa da DIREITO GV, com o objetivo de reunir, em um único documento, informações úteis de várias chamadas em aberto para diversos tipos de ativi-dades acadêmicas, em âmbito nacional e internacional.

Os leitores poderão acessar o boletim AQUI.

: MESTRANDOS MINISTRARAM AULAS PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

(5)

justamente colocar os alunos no lugar de professores, incentivando-os a preparar o material e a se preparar para uma atividade que será importante no futuro. “É uma exce-lente oportunidade para nossos mestrandos praticarem a docência”, complementou.

: RESULTADO DA SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 2013-2014 FOI DIVULGADO

A Coordenadoria Adjunta de Pesquisa divulgou os resultados do processo seletivo para o Programa de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) 2013-2014 da DIREI-TO GV. Da primeira fase, foram selecionados cinco can-didatos para serem entrevistados. Ao final do processo seletivo, foi distribuída uma bolsa de pesquisa de Pós-Doutorado, concedida pela CAPES no âmbito do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD), com duração de 12 meses.

A candidata Nora Matilde Rachman foi contemplada, e desde o dia 1º de novembro auxilia o Núcleo de Estudos de Mercados e Investimentos, e ministra aulas nos cur-sos de Graduação e Pós-Graduação da DIREITO GV. Ela se dedicará integralmente à pesquisa, e participará das atividades de pesquisa e docência desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação e do curso de Graduação da DIREITO GV.

: FRANCIS FUKUYAMA FALA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE E DEMOCRACIA EM PALESTRA NA DIREITO GV

“Ao falar de governança, meu foco está na administração pública e em sua capacidade de entregar. Definir políticas públicas é muito importante, mas estou interessado na qualidade de implementação dessas políticas”, disse o cientista político, economista e autor norte-americano Francis Fukuyama em palestra na DIREITO GV em 28 de outubro.

Ao apresentar sua recente pesquisa What is Governance, Fukuyama, autor do polêmico livro O fim da história e o último homem(1992), disse que faltam estudos empíricos sobre a qualidade da administração pública. “Exige-se boa governança de empresas privadas, instituições internacionais e organizações não governamentais, mas não do Estado e de seus braços executivos. Como medir a qualidade administrativa do Estado?”, perguntou.

Fukuyama visitou a DIREITO GV para uma conversa sobre direito e desenvolvimento, uma das principais linhas de pesquisa da Escola. No encontro com professores, ... continua >> Alguns mestrandos comentaram sobre a experiência.

Para Sarah Morganna Mattos Marinho, por exemplo, a experiência despertou a atenção para a possibilidade de docência. “Era a responsável pela síntese final da aula e a contribuição dos alunos da São Judas foi importan-te para a elaboração das conclusões do documento. Essa experiência me fez perceber como dar aula pode ser uma atividade rica, principalmente se os alunos tive-rem a oportunidade de setive-rem os protagonistas”.

Ivan Franco também ficou muito entusiasmado com a resposta dos alunos. O assunto abordado em sua expo-sição foi o de cotas raciais nas universidades. “Em meio a um debate polêmico, as discussões aconteceram de forma enérgica, mas muito respeitosa. Isso não apenas permitiu a construção de bons argumentos pertinentes à questão concreta, como também possibilitou uma generalização teórica dentro dos marcos do Direito e Desenvolvimento”, explicou.

Rafael Gandur também comentou que a experiência foi extremamente rica. “Em primeiro lugar, pudemos vivenciar a docência e sentir o desafio e a responsabilidade de criar um curso e dar aulas. Muitos, assim como eu, desempe-nharam o papel de professor pela primeira vez e o apren-dizado sobre ‘como estar do lado de lá’ foi intenso”, relatou. Segundo Marina Feferbaum, coordenadora adjun-ta de metodologia de ensino, o objetivo do programa é

(6)

: MARTA MACHADO DEBATEU O IMPACTO DE LEIS SOBRE DIREITOS SEXUAIS NA AMÉRICA LATINA EM EVENTO NA NORUEGA

Marta Rodriguez de Assis Machado, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da DIREITO GV, participou do encontro “Sexual and Reproductive Rights Lawfare in Latin America”, ocorrido nos dias 30 de setembro e 1º de outubro em Bergen, Noruega. O encontro reuniu estudiosos da Noruega e da América Latina, que apresentaram sua análise sobre o impacto provocado pela instauração de direitos sexuais e repro-dutivos em seus respectivos países. Foram apresenta-dos casos do Brasil, Colômbia, México e Peru. O trabalho de Marta Machado, apresentado ao lado da pesquisadora da Chr. Michelsen Institute (CMI), Camila Gianella, foi sobre como avaliar o impacto de novas leis a respeito da proteção de direitos sexuais.

O CMI é um instituto de pesquisa de desenvolvimento independente, localizado em Bergen, Noruega. Suas pesquisas incidem nos desafios e oportunidades locais e globais enfrentados pelos países de baixa e média renda em relação aos cidadãos da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina.

Também estiveram presentes: Paola Bergallo (Universidade de Palermo); Åse Gilje Østensen (Universitetet i Bergen -UiB); Rachel Sieder (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropologia Social - CIESAS e CMI ) e Alicia Yamin (Harvard School of Public Health).

: JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ PALESTROU EM SEMANA DE FILOSOFIA NO PARANÁ

O coordenador de publicações José Rodrigo Rodriguez proferiu a palestra de abertura do evento “XII Semana de Filosofia / III Semana PET Filosofia”, que aconteceu du-rante os dias 07 e 11 de outubro, na Unicentro, em Gua-rapuava, PR. O tema da palestra foi “o significado do Es-tado de direito”.

A XII Semana de Filosofia e III Semana PET Filosofia da Unicentro é um evento de intercâmbio científico que dá continuidade aos trabalhos de troca de saberes e pesqui-sas científicas na área da Filosofia. Neste ano, o principal foco do evento foi discutir sobre os direitos humanos, pro-piciando uma reflexão sobre a importância de direitos bási-cos e o papel da Filosofia em relação a eles, juntamente com a possibilidade de discutir os direitos humanos nos vários âmbitos do conhecimento.

: LIGIA PINTO SICA DEBATEU SOBRE COTAS DE MULHERES EM CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO

Lígia Paula Pires Pinto Sica, coordenadora executiva do Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas da DIREITO GV (CPJA/DIREITO GV), foi uma das palestrantes do 3º Fórum Momento Mulher, que ocorreu no dia 07 de outubro, no Hotel Unique, em São Paulo.

O encontro foi organizando pela jornalista Ana Paula Padrão, dentro do Projeto Tempo de Mulher, que agre-ga pesquisas que analisam o papel da ... continua >> << volta ... pesquisadores e mestrandos, ele lançou

um desafio: “Gostaria de desenvolver uma busca empírica em nível global para compreender a relação entre administração pública de alta qualidade e democracia”.

Segundo ele, países como China e Singapura, por exemplo, têm administrações públicas de alta qualidade, mas pouca democracia. Já a Índia é uma das maiores democracias do mundo, mas peca na qualidade dos serviços públicos. O Brasil, segundo gráfico mostrado por Fukuyama, estaria no meio do caminho.

“Gostaria de saber se concordam com essa posição?”, provocou. Veja

osgráficosapresentados durante a palestra.

Para Fukuyama, a crise do euro é consequência da dificuldade de um grupo de países com níveis muito diferentes de governança construir uma moeda única. “De um lado, temos países como a Alemanha e a Holanda, com máquinas estatais bastante eficientes. De outro, Grécia e Itália, com graves problemas administrativos”, disse.

Francis Fukuyama é professor e pesquisador do Instituto Freeman Spogli de Estudos

Internacionais e do Centro para a Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito, ambos situados na Universidade Stanford, nos EUA.

(7)

<< volta ... mulher no mundo corporativo, na sociedade, na academia e em outras instituições.

O fórum reuniu empresários, ativistas e personalidades para debater a influência da mulher nos grandes temas mundiais e sua crescente presença em posições deci-sórias nas organizações nacionais e multinacionais. Ligia apresentou o trabalho “Cotas nos conselhos das empre-sas. Precisa?”.

Em 16 de setembro, Lígia Sica havia apresentado parte do trabalho no encontro “Participação de mulheres em car-gos de alta administração: relações sociais de gênero, direi-to e governança corporativa”, na DIREITO GV.

: PRÊMIOS E PUBLICAÇÕES

: MARIANA PARGENDLER CONQUISTOU PRÊMIO DA AMERICAN SOCIETY OF COMPARATIVE LAW

Mariana Pargendler, professora de Direito dos Negócios da DIREITO GV, recebeu o prêmio Hessel Yntema, estabelecido pela American Society of Comparative Law em 1991, em homenagem ao editor chefe do American Journal of Comparative Law. A premiação reconhece o melhor artigo publicado na revista por autor com menos de 40 anos.

O artigo premiado intitula-se “Politics in the Origins: The Making of Corporate Law in Nineteenth-Century Brazil” e foi publicado em julho de 2012. O artigo busca contribuir para o debate em Direito e Desenvolvimento sobre os fatores que

determinam a evolução das instituições jurídicas. Para tanto, a autora examina meticulosamente as forças que moldaram o desenvolvimento do direito societário brasileiro no século XIX. O estudo revela que forças políticas, e não a imitação cega de certos modelos estrangeiros, explicam a formulação original do direito das companhias no Brasil. “Diferentemente do que se pensa, as “tradições jurídicas” não exerciam influência tão relevante no século XIX; os legisladores brasileiros à época realizavam transplantes variados e seletivos, tendo em vista o contexto político local”, explicou Mariana.

Para acessar o artigo, o leitor pode clicar

em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abst ract_id=1891915.

: PÓS-DOUTORANDO DA DIREITO GV

RECEBEU PRÊMIO DO GOVERNO CANADENSE POR TESE SOBRE DIREITO PENAL

José Roberto Franco Xavier, pós-doutorando da DIREITO GV, conquistou a Medalha de Ouro do

Governador-Geral do Canadá na categoria Humanidades. Trata-se do prêmio acadêmico mais importante daquele país, concedido anualmente em reconhecimento a teses que trazem contribuições consideradas excepcionais. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 03 de novembro, em Ottawa. Xavier produziu a tese de doutorado “La Réception de l’opinion publique par le système de droit criminel”, realizada na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ottawa, com o objetivo de tentar compreender a complexa relação entre a justiça criminal e a opinião pública.

(8)

<< volta ... Vargas. Para ter acesso ao material completo sobre este trabalho, acesse

http://direitogv.fgv.br/node/39325.

: BRUNO SALAMA PUBLICOU ARTIGO SOBRE DIREITO E MACROECONOMIA NA REVISTA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE PITTSBURGH

Bruno Salama, coordenador do Centro de Direito, Economia e Governança da DIREITO GV, acaba de publicar o artigo “The Art of Law & Macroeconomics” na Revista da University of Pittsburgh Law, uma das mais prestigiadas publicações acadêmicas voltadas ao universo jurídico do mundo.

Em linhas gerais, o trabalho busca entender que contribuição os juristas, em oposição aos economistas, podem fazer em relação ao marco regulatório macroeconômico. A proposta é que os juristas explorem a Arte do Direito e Macroeconomia, um conceito que relaciona o conhecimento legal à arte da economia para responder a esses novos desafios impostos, principalmente, pelas crises econômicas e os impasses entre regulação e autorregulação de diversos setores. O pdf da publicação está disponível em: http://lawreview.law.pitt.edu/ojs/ index.php/lawreview/index.

O mesmo artigo também foi publicado na edição do e-journal DIREITO GV Law School Legal Studies Research Paper Series, criado na Social Science Research Network (SSRN) – maior repositório online de acesso aberto de pesquisas acadêmicas do mundo.

: DIREITO GV NA MÍDIA

02 DE OUTUBRO

: O portal IG publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição Federal de 1988 e citou o evento que a DIREITO GV promoveu na mesma data. O professor Oscar Vilhena foi citado nesta matéria.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: O DCI também fez um aviso de pauta sobre o evento dos 25 anos da Constituição Federal.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: Na mesma data, o professor Dimitri Dimoulis falou para o Jornal da Cultura sobre os 25 anos da Constituição Federal.

: O Última Instância também publicou uma matéria sobre o evento dos 25 anos da Constituição Federal de 1988, realizado neste dia, no Auditório da DIREITO GV. CLIQUE AQUIpara ler a matéria

03 DE OUTUBRO

: O Conjur publicou uma matéria sobre os 25 anos da Constituição, em destaque, falando do estudo intitulado “Resiliência Constitucional”, que foi apresentado pelos professores Oscar Vilhena e Dimitri Dimoulis.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: Na mesma data, o professor Salem Nasser participou do programa Interseção, da TV Estadão. A aproxima-ção dos EUA com a Síria e o futuro de Assad foram os temas abordados.

parte 1:CLIQUE AQUIpara ver a matéria

parte 2: CLIQUE AQUIpara ver a matéria

: O professor Renato Opice Blum concedeu uma entre-vista para o UOL, falando sobre a possibilidade de blo-queio do Facebook a usuários brasileiros.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

04 DE OUTUBRO

: O Jornal da Globo News exibiu a reportagem sobre os 25 anos da Constituição Federal e o professor Rubens Glezer foi entrevistado.

: Na mesma data, o professor Dimitri Dimoulis falou sobre os 25 anos da Constituição Federal para o Estadão. CLIQUE AQUIpara ler a matéria

(9)

: Artigo do professor Isaías Coelho para o Conjur deba-teu a tributação da remuneração do trabalho.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

05 DE OUTUBRO

: ESPECIAL25 ANOS DACONSTITUIÇÃO FEDERAL

Folha de São Paulo – O jornal fez um caderno especial contando a história da Carta, partindo da criação até os dias atuais. O professor Oscar Vilhena escreveu o artigo “Constituição precisa continuar se adaptando”.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

Estadão – Um caderno especial contou a história da CF e as emendas criadas durante seus 25 anos. O professor Oscar Vilhena escreveu um artigo sobre resiliência constitucional.

: A professora Mônica Rosina e o pesquisador Alexandre Pacheco escreveram um artigo chamado “Delicado equi-líbrio” para o Estadão.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: Na mesma edição do Estadão, o professor Eurico de Santi escreveu uma análise sobre democracia fiscal.

10 DE OUTUBRO

: O professor Eurico de Santi escreveu um artigo para o Conjur sobre democracia fiscal.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

14 DE OUTUBRO

: O Migalhas publicou uma nota sobre o término das ins-crições para o Vestibular 2014 da DIREITO GV. CLIQUE AQUIpara ler a matéria

*Nota também publicada no portal BOL.

15 DE OUTUBRO

: A professora Daniela Gabbay comentou, para Rádio Band News, sobre o panorama da Justiça brasileira, prin-cipalmente a atuação dos tribunais regionais. A entrevis-ta entrevis-também foi veiculada nos dias 20 e 21 de outubro. : O Correio Braziliense Online publicou uma nota sobre o prazo de inscrições do Vestibular 2014 da DIREITO GV, que terminou no dia 16 de outubro.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

18 DE OUTUBRO

: O obituário do jornal Folha de São Paulo homenageou o professor Esdras Borges Costa, que faleceu no dia 09 de outubro.

: Na mesma data, a professora Mariana Pimentel Fischer Pacheco escreveu para o Conjur sobre a terceira reunião do Conselho Social de Transparência Tributária do Núcleo de Estudos Fiscais realizado no mesmo dia.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

19 DE OUTUBRO

: O obituário do jornal Diário de São Paulo homenageou

o professor Esdras Borges Costa, que faleceu no dia 09 de outubro.

22 DE OUTUBRO

: O professor Mario Engler falou sobre o leilão do Pré-Sal realizado no dia 21. A matéria saiu no Diário do Comércio. CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: Na mesma data, o jornal Correio do Estado (MS) publi-cou uma nota sobre o I Congresso Sul-Mato-Grossense de Ciências Criminais, que realizar-se-ia nos dias 24 e 25 de outubro. O evento contou com a presença da professora Flávia Rahal Bresser Pereira.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

24 DE OUTUBRO

: A pesquisadora do NEF, Andréia Scapin, escreveu um artigo para o Conjur sobre o iCAT (Índice de Transparência do Contencioso Administrativo Tributário).

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

25 DE OUTUBRO

: O Valor Econômico publicou uma matéria sobre as empresas que esperam a aprovação da medida provisó-ria para distribuir lucros. A professora Vanessa Canado falou a respeito.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

*Saiu também na versão online do jornal.

(10)

28 DE OUTUBRO

: A Folha de S. Paulo online publicou uma nota informan-do sobre o evento “Observatório informan-do Ensino informan-do Direito”, realizado em 29/10.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: O portal Última Instância também publicou o anúncio do Observatório do Ensino do Direito.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

29 DE OUTUBRO

: O professor Oscar Vilhena concedeu uma entrevista para programa “De volta pra casa”, da Rádio Cultura. CLIQUE AQUIpara ouvir a matéria

CLIQUE AQUIpara ouvir a matéria

29 DE OUTUBRO

: OBSERVATÓRIO DO ENSINO DODIREITO

Estadão - O Estadão publicou uma matéria sobre o Observatório do Ensino do Direito. O professor José Garcez Ghirardi foi ouvido pela reportagem. CLIQUE AQUIpara ler a matéria

* A matéria também foi publicada nos portais UOL e ClicaBrasília (DF), e nos jornais A Tarde (BA), Hoje em Dia (MG), Jornal do Commercio online (PE) e Estado de Minas (MG).

Conjur – O professor José Garcez Ghirardi falou a respeito da pesquisa.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

Última Instância – Os professores Oscar Vilhena e José Garcez Ghirardi explicaram a pesquisa em evento realizado na DIREITO GV.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: Na mesma data, o portal Exame.com publicou uma matéria sobre a OGX e a recuperação judicial. O profes-sor Francisco Satiro falou a respeito do caso.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: O professor Francisco Satiro também falou sobre o caso da OGX para a Rádio CBN.

CLIQUE AQUIpara ouvir a matéria

: A professora Mônica Rosina falou para o portal Exame.com a respeito da espionagem nos Estados Unidos que está prestes a produzir a primeira vítima corporativa de alto per-fil: as operações da Google no Brasil.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

* A matéria também saiu na edição do dia 30 do jornal

Brasil Econômico.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

31 DE OUTUBRO

: O pesquisador do NEF Daniel Zugman escreveu um artigo para o Conjur, tratando sobre o sistema tributá-rio brasileiro.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: O jornal Correio Braziliense publicou uma matéria sobre a violência em São Paulo e as atuações dos Black Blocs

nas manifestações. O professor Guaracy Mingardi falou a respeito do assunto.

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

* A matéria também saiu na edição do Jornal do

Commercio (RJ).

CLIQUE AQUIpara ler a matéria

: REVISTA DIREITO GV INDICA

: O STF nas “Cortes” Victor Nunes Leal, Moreira Alves e Gilmar Mendes

Siddharta Legale Ferreira e Eric Baracho Dore Fernandes

(11)

<< volta ... judicial. A metodologia empregada conjuga uma pesquisa bibliográfica das obras dos ministros citados, bem como de algumas das mais importantes decisões do período em que integravam a Corte. Espera-se apresentar, com isso, uma radiografia da jurisdição constitucional brasileira das últimas décadas.

: Difícil hierarquia: a avaliação do Supremo Tribunal Federal pelos magistrados da base do Poder Judiciário no Brasil

Luciano Da Ros

O artigo discute a imagem frequentemente negativa do Supremo Federal Tribunal junto a parte significativa dos magistrados de primeira e segunda instâncias do Poder Judiciário no Brasil contemporâneo. O trabalho insere-se no debate sobre a sociologia das instituições judiciais brasileiras e integra, portanto, o quadro mais amplo das discussões que envolvem a sociologia do campo jurídico. Partindo de dados coletados em surveyse previamente apresentados em outros estudos, o artigo confere nova

sistematização e interpretação voltada a debater o tema proposto. Como resultado, observa-se que as diferenças nas formas de recrutamento dos magistrados dos diferentes níveis hierárquicos conduzem a visões díspares com relação ao

exercício da função judicial e a uma visão

aparentemente estereotipada que os magistrados da base do Poder Judiciário apresentam da Suprema Corte brasileira.

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

BRUNO BORTOLI BRIGATTO EDIÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&amp;FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Siguiendo esta línea de reflexión, en este estudio se encontró que el grupo de brasileñas y colombianas quienes cuentan con mejores ni- veles educativos que las peruanas tienen

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

Em síntese, no presente estudo, verificou-se que o período de 72 horas de EA é o período mais ad- equado para o envelhecimento acelerado de sementes de ipê-roxo

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..