• Nenhum resultado encontrado

Mapeamento de layout em empresa de varejo: um estudo de caso / Layout mapping in a retail company: a case study

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Mapeamento de layout em empresa de varejo: um estudo de caso / Layout mapping in a retail company: a case study"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Mapeamento de layout em empresa de varejo: um estudo de caso

Layout mapping in a retail company: a case study

DOI:10.34117/bjdv6n11-131

Recebimento dos originais: 06/10/2020 Aceitação para publicação: 06/11/2020

Jéssica Lopes Freitas

Acadêmica do curso de Engenharia de Produção

Instituição: Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC. Endereço: Rua Castelo Branco, 349 – Centro, Foz do Iguaçu/PR

E-mail: jessicalfreitas.1@gmail.com

Vanessa Novaski

Acadêmica do curso de Engenharia de Produção

Instituição: Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC. Endereço: Rua Castelo Branco, 349 – Centro, Foz do Iguaçu/PR

E-mail: vanessanovaski@hotmail.com

Prof. Osvaldo Alencar Billig

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul - UCS Instituição: Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC. Endereço: Rua Castelo Branco, 349 – Centro, Foz do Iguaçu/PR

(2)

RESUMO

O arranjo físico tem um papel fundamental para o crescimento e evolução da empresa, sendo essencial na definição correta das posições das máquinas e equipamentos, auxiliando no fluxo e aparência dos produtos dentro das empresas. O layout estabelece uma relação entre as várias atividades, dependendo das estratégias da empresa, do volume e variedade de produtos. O arranjo adequado é de extrema importância para obter o tempo de processos, evitando gerar gargalos, excesso ou falta de mão de obra e produtos, sem gerar maiores gastos. Este artigo tem como objetivo analisar o arranjo físico atual comparado com referências bibliográficas de como deveria ser, estabelecendo a relação entre as várias atividades, envolvendo pessoas, materiais, equipamentos e as suas interações, dependendo das estratégias da empresa, do volume e variedade de produtos. A metodologia empregada é uma revisão bibliográfica associada a uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa, que usa interpretações de teorias aplicadas no estudo.Com o mapeamento do layout foi possível identificar qual o arranjo físico que melhor se encaixa a empresa, também sendo possível melhorar a utilização do espaço disponível. Conclui-se que o mapeamento do layout se faz importante para a diminuição de custo e tempo com deslocamentos desnecessários e é fundamental para a organização da empresa.

Palavras chave: layout, organização, melhoria, mapeamento. ABSTRACT

The physical arrangement has a fundamental role for the growth and evolution of the company, being essential in the correct definition of the positions of the machines and equipment, helping in the flow and appearance of the products within the companies. The layout establishes a relationship between the various activities, depending on the company's strategies, volume and variety of products. The proper arrangement is extremely important to obtain the process time, avoiding generating bottlenecks, excess or lack of labor and products, without generating greater expenses. This article aims to analyze the current physical arrangement compared to bibliographic references of how it should be, establishing the relationship between the various activities, involving people, materials, equipment and their interactions, depending on the company's strategies, the volume and variety of products . The methodology used is a bibliographic review associated with an exploratory field research with a qualitative approach, which uses interpretations of theories applied in the study. With the layout mapping, it was possible to identify which physical arrangement best fits the company, also being possible to improve the use of available space. It is concluded that the mapping of the layout is important for the reduction of cost and time with unnecessary displacements and is fundamental for the organization of the company.

(3)

1 INTRODUÇÃO

A evolução constante do comércio, principalmente em empresas alimentícias, faz com que as empresas adotem estratégias para aumentar seu faturamento e minimizar custos. Tendo em vista esse pensamento, a otimização do espaço físico se torna uma técnica muito eficiente e necessária para que a empresa evolua no mercado, diante de tanta competição.

O arranjo físico tem um papel muito importante para o crescimento da empresa. Além de definir o fluxo de materiais no processo, também influencia nos custos e economia dos mesmos ao longo do tempo. A utilização correta do espaço disponível pode eliminar desperdícios de tempo com transporte de materiais dentro da empresa, como também diminuir ineficiência no atendimento (SLACK et al., 2007).

Arranjo físico trata-se da localização física dos recursos e a forma como eles fluem ao longo do processo (SLACK et al., 2007). Sem um arranjo adequado é praticamente inválido o tempo de processos, podendo gerar gargalos, excesso ou falta de mão de obra e produtos (estoque), ocasionando a perda ou escassez de mercadorias, gerando maiores gastos (FERNANDES, 2013).

Para o desenvolvimento de um novo layout é preciso pesquisar e resolver problemas, decidindo qual a posição mais adequada para máquinas e equipamentos, considerando a melhor forma da mão de obra se adaptar no seu posto de trabalho. Nesse processo, a eficiência do fluxo de trabalho, seja ele dos colaboradores ou de materiais, devem ser tidos como principais objetivos (CANEN, 1998).

O objetivo central deste estudo é voltado para o mapeamento do layout atual, o qual estabelece a relação entre as várias atividades, é a representação espacial dos fatores necessários à produção, envolvendo homens, materiais, equipamentos e as suas interações, dependendo das estratégias da empresa, do volume e variedade de produtos.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 TIPOS DE LAYOUT

O arranjo físico da produção pode se enquadrar dentro de quatro categorias básicas: layout posicional, layout linear, layout funcional, layout celular.

O arranjo físico posicional é aquele em que o material a ser transformado, permanece estacionário ou em uma determinada posição e os recursos de transformação (máquinas, equipamentos, materiais e pessoas) se deslocam ao seu redor, executando as operações necessárias, podendo ser utilizado quando:

• A natureza do produto (peso, dimensões e/ou forma) impedem outra forma de trabalho. Exemplo: pontes, arranha-céus, atividades agropecuárias, entre outros.

(4)

• A movimentação do produto é inconveniente ou extremamente difícil. Exemplo: cirurgias, fabricação de navios e aviões, entre outros.

Arranjo físico em linha ou por produto é onde os recursos transformadores estão localizados em sequência, especificamente por adequação dos produtos ou tipos do produto (FREIRE, 2015, p.4). Devido a não diferenciação, o preço torna-se o principal fator de concorrência, fazendo com que os custos internos operacionais sejam minimizados e os níveis desejados de margem sejam alcançados.

Os recursos são organizados e seguem uma linha na mesma ordem que o processo é realizado. Utiliza-se este tipo de layout quando um grupo de produtos parecidos é fabricado em grande quantidade (TAVARES, 2000).

O arranjo físico por processo, também conhecido como arranjo físico funcional, pode ser definido como o arranjo em que os processos similares são alocados próximos uns dos outros buscando minimizar as distâncias percorridas pelos recursos transformadores ao logo da operação (FREIRE, 2015, p.4).

É também conhecido como departamental ou job-shop, se caracteriza por agrupar operações de mesmo tipo e é utilizado para produção de grandes variedades de produtos com os fluxos percorrendo múltiplos roteiros.

Arranjo Físico Celular é quando os recursos transformados são pré-selecionados para movimentar-se até uma parte especifica da operação onde todos os recursos transformadores necessários para atender suas necessidades imediatas de processamento se encontram no local (FREIRE, 2015, p.4). O objetivo principal é aumentar a eficiência do arranjo sem perder a flexibilidade, ele busca unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto.

2.2 FERRAMENTAS PARA O LAYOUT

As ferramentas e técnicas necessárias para a execução de um layout adequado, estão diretamente relacionadas com um tipo de layout diferente. De acordo com Neumann e Scalice (2015), para o arranjo físico posicional é utilizado o Sistema Gerencial PERT/CPM; para o de produto o “balanceamento da linha” é usado; para o de processo são utilizados: fluxogramas, diagramas de fluxos e de afinidades, carta de relacionamentos; e para o arranjo físico celular utilizam – se: análise do fluxo de produção, tecnologia de grupos, balanceamento, roteiros de operação padrão (ROP).

• Método PERT/CPM: Este método é utilizado para o planejamento e controle de projetos, tendo como objetivo determinar o tempo de duração do projeto. Os projetos são definidos por uma série de atividades e etapas a serem seguidas, assim esse método analisa o caminho mais curto para a realização das atividades em um processo (PANTA, et al, 2015). O método

(5)

do caminho crítico identifica as necessidades de recursos e espaços para executar as atividades. Assim, o PERT/CPM baseia-se no estudo do caminho mais curto, com as relações de precedência entre as atividades demonstradas, possibilitando calcular o tempo de duração do projeto, como também o grupo de atividades e de apoio, causando um saldo positivo em relação aos custos do projeto (LIMA, 2016).

• Carta De-Para: Nesta ferramenta é definida a movimentação do produto, para que seja possível a identificação dos pontos de movimentação ao longo do processo, classificando o nível do fluxo (LIMA, 2016). Uma das vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de diminuição dos custos com transporte de mercadorias entre os departamentos da organização. É utilizada quando os processos envolvem grande variedade de produtos, como no layout funcional.

• Diagrama de afinidades: Este diagrama aloca os departamentos entre si, da forma mais possível de ser feita, sempre respeitando o espaço disponível. Além disso, ele é estruturado diagonalmente, utilizando uma escala de afinidades para determinar o grau de proximidade entre os departamentos. Assim, quando o layout for ser elaborado, deve-se levar em conta que quanto maior o grau de afinidade, maior a necessidade de os departamentos estarem próximos um do outro (NEUMANN; SCALICE, 2015).

• Carta Multiprocesso: Nesta técnica apresenta-se o roteiro de fabricação de diferentes produtos em uma única carta, relacionando os processos com os produtos produzidos. É atribuído uma pontuação para cada deslocamento de peça no decorrer do processo. Quando o deslocamento é avançar no fluxo, a pontuação é de 2 pontos entre as etapas subsequentes e 1 ponto para as que não são subsequentes. Porém, quando retorna – se durante o processo, perde 2 pontos para etapas imediatamente anteriores e 1 ponto para as que não são imediatamente anteriores (NEUMANN & SCALICE, 2015).

Quando, no final, as pontuações de cada peça são somadas, a menor pontuação indicará qual a peça que precisa de mais atenção no seu processo produtivo e que deveria ser mudado, rearranjado para minimizar os custos com deslocamentos desnecessários.

3 METODOLOGIA

Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas sobre o tema proposto, buscando aprofundamento sobre o assunto. Além disso, buscou – se a interpretação, aprendizagem e utilização das teorias para identificar o layout mais adequado, em relação com o ambiente estudado.

(6)

O estudo valeu-se de métodos qualitativos, a qual descreve a relação entre o objetivo e os resultados que não são representados através de números, ou seja, é uma pesquisa descritiva (PRAÇA, 2015), sendo que a natureza da pesquisa é científica original que é, de acordo com GIL (2002), uma pesquisa realizada pela primeira vez e que contribui para a evolução.

O primeiro passo da pesquisa foi encontrar um mercado de pequeno porte e observar o seu arranjo físico. No mês de setembro de 2020 foi feita uma abordagem ao dono do mercado em que foi considerado os principais problemas identificados por ele, alternando também com observações feitas dos clientes durante uma semana no dia a dia da empresa.

Após as análises, foi feita a pesquisa sobre os tipos de layout que mais se encaixariam no mercado e assim comparar com o atual para então propor uma melhoria.

Levando em consideração que este projeto de pesquisa sobre o espaço, gôndolas, equipamentos e layouts foi realizado em um mercado de pequeno porte, localizado no município de Foz do Iguaçu no estado do Paraná, atuando com nome fantasia Filé da Casa há 20 anos, foi realizado com o propósito de encontrar o melhor arranjo físico para a empresa com base no referencial teórico.

O local no qual a empresa está instalada já havia sido, anteriormente, um comercio de alimentos, portanto não foi necessário fazer muitas alterações no espaço. Com o passar dos anos, nenhum estudo adequado de layout foi realizado para favorecer os colaboradores, máquinas e equipamentos dentro da planta.

4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

A grande maioria dos arranjos físicos na prática em supermercados, como este, são apenas em linha, por isso foram elaborados os arranjos do estabelecimento em estudo. A Figura 1 demonstra a representação do layout atual da empresa.

(7)

Figura 1 – Representação do layout atual da empresa

ESTOQUE

CARVÃO REFRGERANTES, SUCOS, ENTRE

OUTROS CERVEJA, ÁGUA AÇOUGUE HIGIENE E LIMPEZA AÇÚCAR, SAL, ENTRE OUTROS TEMPEROS VERDURAS CAIXA UTILIDADES SORVETE DOCES S A L G A DI N H O UTILIDADES BISCOITOS, BOLACHAS, ARROZ, FEIJÃO, MASSAS ENTRADA E N T R A D A Fonte: autores (2020).

Tendo em vista o layout atual da empresa, foi realizado o diagrama de afinidades em relação aos tipos de produtos que estão a venda para que fosse possível obter quais possuem relação entre si e que necessitam estar próximos. A construção do diagrama leva em consideração os níveis mais apropriados de proximidade: “A”, proximidade prioritária, ‘E”, importante, “I”, desejável, “O”, indiferente, “U”, indesejável. A Tabela 1 apresenta a relação de afinidade entre os produtos.

(8)

Tabela 1 – Diagrama de Afinidades Produtos R ef ri ge ran te/ suc o /en e rgét ico C er ve ja Produ tos d e hi g ien e e li m pe za Produ tos d e ut il ida de V er dur as C ar nes B isc o it o s e b ol acha s Sal gad inh o Fre ez er d e s o rve te A rr oz Fei jão Ma ss as Mol h os Enla tados C onse rv as Far in has Tem pe ros A çúc ar Sal Refrigeran te/suco/en ergético X A O U O O I I I O O O O O O O O O O Cerveja X U O O O O O O O O O O O O O O O O Produtos de higiene e limpeza X E U U O O O U U U U U U U U U U Produtos de utilidade X O U O O O O O O O O O O O O O Verduras X I O O O I I I I I I O I O O Carnes X O O O I I O O O O O I O I Biscoitos e Bolachas X A O O O O O O O O O O O Salgadinh o X O O O O O O O O O O O Freezer de sorvete X O O O O O O O O O O Arroz X A E I I O I E I E Feijão X I I I O O E O E Massas X A I O O E O I Molhos X I I O E O E Enlatados X E O O O O Conservas X O O O O Farinhas X O I I Temperos X O I Açúcar X A Sal X Fonte: autores (2020).

(9)

Através do diagrama de afinidades observaram-se os graus de proximidade prioritária e especialmente importante que devem ser levados em consideração na proposta de melhoria. As sugestões pela interpretação do diagrama compreendem:

• Aproximar com prioridade: Refrigerante/suco/energético e cerveja; biscoitos e bolachas e, salgadinho; arroz e feijão; massas e molhos; açúcar e sal.

• Aproximar com especial importância: Produtos de higiene e limpeza e, produtos de utilidade; arroz, massas, temperos e sal; feijão, temperos e sal; massas e temperos; molhos, temperos e sal; enlatados e conserva.

A partir das informações obtidas pelo diagrama, verificou-se uma discrepância em relação ao layout que a empresa adotou com o posicionamento inadequado entre os produtos refrigerante/suco/energético e a cerveja que possuem relação de prioridade, mas se encontram em refrigeradores diferentes e afastados. Entretanto, no caso dos biscoitos e bolachas e, salgadinho; arroz e feijão, massas e molhos; açúcar e sal, estão no layout atual próximos, o que poderá ser mantido na proposta de melhoria.

Por meio de visitas feitas durante o horário de funcionamento do estabelecimento, observou-se que além dos colaboradores da empresa realizarem movimentações para abastecer os refrigeradores, perdendo tempo com esses deslocamentos, alguns clientes não percebem a presença do segundo refrigerador de bebidas e vão embora sem consumir nada, pensando que o comércio não possui a bebida que desejam.

5 PROPOSTA DE MELHORIA

Com base nas informações levantadas, respeitando a estrutura física do local e o espaço disponível, elaborou-se uma proposta de melhoria do layout buscando reorganizar os produtos tendo como prioridade a redução das movimentações desnecessárias, proporcionando melhores condições de trabalho e maior facilidade para de encontrar o que precisa. A Figura 2 demonstra a representação da proposta do novo layout.

(10)

Figura 2 – Representação do layout proposto

ESTOQUE

CARVÃO REFRGERANTES, SUCOS, ENTRE

OUTROS CERVEJA, ÁGUA AÇOUGUE H IG IE N E E L IM P E Z A AÇÚCAR, SAL, ENTRE OUTROS TEMPEROS VERDURAS CAIXA LIMPEZA SORVETE DOCES S A L G A DI N H O UTILIDADES BISCOITOS, BOLACHAS, ARROZ, FEIJÃO, MASSAS ENTRADA E N T R A D A Fonte: autores (2020).

Diante da interpretação do diagrama de afinidades, foi proposto que a geladeira de cerveja e água trocasse de lugar com a estante de produtos de higiene e limpeza, para que se aproximasse da geladeira de refrigerante. A proposta foi feita respeitando o espaço disponível e a estrutura física do estabelecimento.

Além da ferramenta utilizada ter mostrado que seria necessário a troca de lugar de dois equipamentos, evidenciou também que a forma com as maquinas e equipamentos estão dispostos atualmente, não possui muita discrepância do que seria o ideal.

Através das pesquisas e análises, foi visto que o estabelecimento utiliza do mesmo tipo de arranjo físico que é o qual os supermercados geralmente utilizam, arranjo físico por produto ou em linha.

Dessa forma, mesmo sem ter tido a preocupação com qual layout seria melhor quando houve a abertura do estabelecimento, a escolha da disposição das gondolas, maquinas e equipamentos foi feita da forma mais correta possível na visão dos donos, que de certa forma acertaram.

(11)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este artigo foi possível obter um maior conhecimento sobre arranjo físico e a adequação em mercados de pequeno porte, com a possibilidade de visualizar quando cada tipo de layout pode ser utilizado tornando a empresa mais produtiva.

Além disso, este artigo possibilitou o aprendizado das ferramentas que são utilizadas para identificar prováveis discrepâncias no layout atual da empresa para que a proposta de melhoria seja mais coerente com cada situação.

Uma das soluções encontradas para a melhoria foi a aproximação das duas geladeiras, com a finalidade de evitar que produtos do mesmo segmento fiquem espalhados pela mercearia e para reduzir o tempo de deslocamento entre as duas.

Deste modo, seria interessante que o supermercado analisado adotasse a proposta de melhoria, com o intuito de melhorar a estratégia de organização e apresentação das mercadorias.

Sendo assim, foi possível também constatar que o layout tem uma forte influencia para o desempenho e sucesso da empresa e que se usado corretamente pode trazer muitos benefícios.

(12)

REFERÊNCIAS

CANEN, A, G.; WILLIAMSON G. H. Facility layout overview: towards competitive advantage. Facilities volume 16 number 7/8, 1998.

FERNANDES, G.; STRAPAZZON, R.; CARVALHO, A. D. P. Layout de empresas e seus benefícios.

XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Salvador, BA, Brasil,

08 a 11 de outubro de 2013.

FREIRE, A.; MARINHO, E. S. Proposta de arranjo físico celular: estudo de caso em uma indústria têxtil. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO. Fortaleza, CE, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2015.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002. Cap.4, p.41-56.

LIMA, R. C. Projeto de novo layout: Estudo de caso em uma indústria de confecção. Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia de Produção. Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. K. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 1. ed., 2015.

PANTA, E. S.; BARBOSA, J. A.; ECKARDT, M.; SILVA, N. A. Elaboração de rede PERT/CPM em uma empresa de confecção: Um estudo de caso. XXXV ENCONTRO NACIONAL DE

ENGENHARIA DE PRODUCAO. Fortaleza, CE, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2015.

PRAÇA, F. S. G. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para

redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, n.1, p.72-87, 2015.

SLACK, N., CHAMBERS, S. E JOHNSTON, R. Operations Management, Operations

Management. Harlow: Pearson Education Limited, 2007.

TAVARES, J. A. R. Geração de Configurações de Sistemas Industriais com o Recurso à

Imagem

Figura 1 – Representação do layout atual da empresa
Tabela 1 – Diagrama de Afinidades
Figura 2 – Representação do layout proposto

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

Although the objective of this paper is to derive tree level conditions for the quartic couplings of the scalar potential coming from vacuum stability, the minimization of the