• Nenhum resultado encontrado

Questão 1. Questão 2. Resposta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 1. Questão 2. Resposta"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Considerando as polias e os cabos como ideais e, ainda, os cabos convenientemente presos ao carro para que não haja movimento de ro-tação, determine a massa mínima do contra-peso e o valor da força que o cabo central exerce sobre o carro, com massa de 700 kg, quando esse se encontra suspenso e em equi-líbrio estático.

Dado: Adote g = 10 m/s2.

Resposta

As forças que atuam sobre o conjunto são dadas por:

Do equilíbrio estático (R=0), vem:

para o carro: 4T +2T +T =P ⇒7T =mg ⇒ ⇒7T =700 10⋅ ⇒T =1 000 N

para o contrapeso: T =Pc T =mc g 1 000 =mc 10 ⇒ mc =100 kg

O valor da força que o cabo central exerce sobre o carro é 2T =2 000 N.

Em um filme sobre o rei das selvas, Tarzã está sobre uma árvore, a uma altura H do solo plano e horizontal, quando avista Jane parada sobre o solo. Agarrado a um cipó esti-cado, partindo do repouso e sem dar qualquer impulso, Tarzã avança num movimento cir-cular, em direção a Jane, alcançando-a e en-laçando-a em um choque inelástico, no ins-tante em que o cipó fica na posição vertical. Juntos, atingem o galho de outra árvore a uma altura h do solo, onde Tarzã larga o cipó, e lá permanecem. A figura mostra o movi-mento feito por Tarzã.

(2)

Admitindo-se que a massa de Tarzã seja o dobro da de Jane, e desprezando-se a massa do cipó e qualquer tipo de resistência ao movimento, determine a razão entre a altu-ra H e a máxima altualtu-ra h que eles podem atingir (H/h).

Resposta

Para o choque inelástico, sendo o sistema isola-do, temos:

Qantes =Qdepois 2mv =(2m+m)V

⇒2v =3V (I)

Durante a queda de Tarzã e a subida de Tarzã e Jane, o sistema é conservativo. Assim, tomando o referencial no solo, temos, respectivamente:

2mgH 2mv 2 3mV 2 3mgh v 2gH V 2gh 2 2 = = ⇒ = =

Substituindo esses valores em I, vem:

2 2gH =3 2gh ⇒ H h

9 4

=

A canaleta AB mostrada a seguir tem 20 m de comprimento e massa uniformemente dis-tribuída ao longo de toda sua extensão. Apoia-da em seu ponto médio (M), a canaleta encon-tra-se na horizontal, em equilíbrio estático, tendo, sobre ela, uma esfera de 5,0 kg em re-pouso no ponto C, a 1,0 m de M e, na extre-midade oposta (B), um balde vazio de 0,50 kg, como mostra a figura.

A partir de certo instante, abre-se uma tornei-ra que dertornei-rama água dentro do balde à tornei-razão de 0,50 L/s e, nesse mesmo instante, dá-se um impulso horizontal na esfera, que a faz rolar com velocidade constante V no senti-do da extremidade A da canaleta. Conside-rando-se a densidade da água igual a 1,0 kg/L e g = 10 m/s2, determine o valor de V, em m/s, para que a canaleta permaneça na horizon-tal, em equilíbrio estático, até que a esfera atinja a extremidade A.

Resposta

Para que a canaleta permaneça na horizontal em equilíbrio estático, o momento gerado pelo peso da água no balde deve ser compensado pelo mo-mento gerado pelo peso da esfera em movimo-mento. Assim, em relação ao ponto M, temos:

MB =ME

⇒(mB ⋅g +mA⋅g) M⋅ B =mE ⋅ ⋅g CM ⇒ ⇒(0,5 +0,5 ⋅Δt) 10⋅ =5 ⋅(1+v t)Δ ⇒ ⇒ v =1,0 m/s

Mesmo com as modernas furadeiras existen-tes, o arco-de-pua ainda é utilizado para fa-zer furos em madeira. Enquanto o operário apóia seu peito ou uma de suas mãos sobre o disco localizado na extremidade oposta à da broca, auxiliado pelo manete, localizado no meio da ferramenta, faz girar o conjunto e, conseqüentemente, a broca.

Questão 3

(3)

Compare, qualitativamente, as grandezas freqüência, período, velocidade angular e ve-locidade escalar do movimento do ponto A, lo-calizado na superfície lateral da broca, com o do ponto B, no centro geométrico do manete, justificando cada comparação.

Resposta

Em relação ao eixo de rotação que passa pelo centro geométrico do apoio e pelo centro geomé-trico da broca, os pontos A e B giram juntos com-pletando uma volta no mesmo intervalo de tempo (TA =T )B . Assim, temos: T T f 1 T 2 T T T f f A B A B A B A B = = = ⇒ = = = ω π ω ω

Como a distância (R )B de B ao eixo de rotação é maior do que a distância (R )A de A ao mesmo eixo, temos: R R v v v B A A B B A > = = ⋅ ⇒ > ω ω ω R

Um motorista, distraído, passa a toda veloci-dade sobre uma lombada. Por conta disso, os amortecedores a gás de seu carro sofrem uma compressão rápida.

Nessas condições, considerando o brevíssimo intervalo de tempo em que o amortecedor esta-va distendido até o momento em que ele é com-pletamente recolhido ao absorver o impacto, nomeie o tipo de transformação que mais se aproxima da sofrida pelo gás e descreva os efei-tos que a energia absorvida pelo amortecedor durante o impacto causa na pressão, no volume e na temperatura desse gás, supondo-o ideal.

Resposta

Por ser muito rápida, a transformação gasosa que mais se aproxima da sofrida pelo gás é uma com-pressão adiabática, que pode ser descrita no dia-grama pressãoversusvolume a seguir:

Da análise do diagrama, para a compressão adia-bática (1→2), temos:

p2 >p1(pressão aumentou);

V2 <V (volume diminuiu);1

T2 >T1(temperatura aumentou).

A partir de medições da distância (p) em que um objeto está colocado diante de um espelho esférico e o correspondente valor obtido para o aumento transversal linear (A), foi elabora-do o gráfico a seguir.

(4)

Com base nos valores contidos no gráfico, es-creva o nome do espelho esférico utilizado e determine a medida de seu raio de curvatura.

Resposta

Com base no gráfico, o aumento transversal linear pode ser negativo, indicando a possibilidade de a imagem ser invertida. Portanto, trata-se de um es-pelho esférico côncavo.

Das equações de conjugação de Gauss e do au-mento transversal linear, vem:

1 f 1 p 1 p’ A p’ p A f f p = + = − ⇒ = −

Assim, dessa equação e do gráfico, para A→ ∞, vem p= =f 1 m.

Portanto, o raio de curvatura R do espelho vale: R =2 f| |=2 1⋅ ⇒ R =2 m

O esquema mostra um equipamento utilizado num laboratório didático para verificar a de-pendência da resistência elétrica com o com-primento de um condutor de espessura cons-tante. Trata-se de um reostato (resistor de re-sistência variável) de grafite apoiado em su-portes isolantes. Utilizam-se, para o experi-mento, duas pilhas, um amperímetro, fios de ligação e duas garras, 1 e 2, todos ideais, e uma régua graduada em cm. A garra 1 é fixa no ponto A e a garra 2 pode ser colocada em qualquer posição ao longo do condutor de gra-fite.

Quando a garra 2 é colocada na posição B, o amperímetro indica iB e quando ela é coloca-da em C, o amperímetro indica iC. Determine a relação iB/iC.

Resposta

Para um condutor homogêneo e de secção trans-versal constante e sendo a tensão (U) também constante, temos: i U R R A i U A i i U A U A B C B C = = ⇒ = ⋅ ⋅ ⇒ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⇒ ρ ρ ρ ρ l l l l ⇒ i = = ⇒ i B C C B l l 6 4 i i B C =1,5

Fazendo girar uma espira no interior de um campo magnético uniforme constante, essa fica sujeita a uma corrente induzida, que va-ria de acordo com a inclinação da espira no interior desse campo.

Questão 7

(5)

Como a espira descreve um MCU, a corrente indu-zida é da forma i =imáx.sen( tω +ϕ0). Para t =0 s, temos i =0, ou seja, ouϕ0 =0ouϕ0 =π. Assim, temos as duas possibilidades gráficas mostradas a seguir:

Referências

Documentos relacionados

O rio Piagui, afluente pela margem esquerda do rio Paraíba do Sul, drena uma área de cerca de 188,5 km 2. Sua foz situa-se a jusante do trecho urbano da cidade de Guaratinguetá.

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

rambam (Maimônides), Mishne torá, hilchot deot (Leis de Conduta) 6:4. É uma mitzvá que cabe a cada um amar cada pessoa do povo judeu como ele ama a si mesmo, como o versículo

152 * I/O system Processor Compiler Operating System (Windows 2K) Application (Netscape) Digital Design Circuit Design Instruction Set Architecture Datapath &amp;

RIO MACIEL cNpj&#34;F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos

Neste trabalho estudamos teoria das distribui¸c˜ oes, a transformada de Fourier e a teoria de semigrupos e grupos de operadores lineares e limitados em espa¸cos de Banach.. Para

E se a violência pode ser entendida, na concepção de André Duarte (2004, p. 35-36), também como “instância central de definição de toda relação política entre os homens”,

[r]