• Nenhum resultado encontrado

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE LETRAS

INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIO NO ENSINO DAS LETRAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA

Luzinete Alves da Silva. Jeferson Nogueira de Sousa

GOIÂNIA, 2014

(2)

INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIO NO ENSINO DAS LETRAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA

Artigo Científico apresentado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC, sob a orientação do Professor Doutor Divino Jose Pinto.

(3)

INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIO NO ENSINO DAS LETRAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA

Luzinete Alves da Silva, Jeferson Nogueira de Sousa. RESUMO

Este artigo tem por objetivo realizar e investigar estudos interdisciplinares na constituição dos sentidos e na importância de sua inserção na construção do conhecimento em sala de aula. Traduzir um conjunto de experiências vivenciadas por bolsistas do subprojeto Letras-Pedagogia e Ciências Biológicas, postos ao trabalho interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, com alunos do ensino Fundamental da Escola Estadual Nhanhá Do Couto - Endereço: Avenida 24 De Outubro QD P-89 LT Área S/N Setor dos Funcionários. A experiência compreendeu duas fases: estudos preparatórios para o desenvolvimento do plano de atividades e elaboração didática, contemplando produção textual explorando o tema interdisciplinaridade.

Como definição a interdisciplinaridade, não elimina as disciplinas, mas requer que as mesmas dialoguem entre si numa compreensão educacional em busca de inovação. Desta forma utilizaremos a estratégia: os próprios alunos construírem um jornal escolar estabelecendo à didática e a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos. O critério utilizado para seleção dos textos, objeto de estudo, teve como finalidade o desenvolvimento da técnica da leitura, da redação, da interpretação oral e escrita. Teoria/prática, certo/errado, certeza/dúvida, ciência/arte...” (Hilton

Japiassu).

(4)

Graduandos do Curso de Letras e Bolsistas do Subprojeto PIbid- Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trabalho orientado pelo Professor doutor Divino Jose Pinto

1-CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A interdisciplinaridade surgiu na década de 60, na Europa, França e Itália, principalmente, na época de reivindicações e propostas no âmbito educacional. No final dos anos 60, chegou ao Brasil, com sérias alterações, Hilton Japiasú (1976) na obra “Interdisciplinaridade e Patologia do Saber” introduz a interdisciplinaridade no país. Neste texto, o autor apresenta uma pequena síntese das concepções de interdisciplinaridade e suas relações com o ensino, discutidas na década de 70. Partindo de uma reflexão sobre a unicidade do conhecimento e da necessária de fragmentação para uma explicitação mais aprofundada de suas partes. Segundo o autor é somente na troca, e numa atitude conjunta entre os professores e alunos, que a interdisciplinaridade no ensino pode ser efetivada como meio de conseguir uma melhor formação profissional, ou seja, como incentivo à formação de pesquisadores e pesquisas, como condição para uma educação permanente, como superação da dicotomia ensino/pesquisa e como forma de compreender e modificar o mundo.

Neste estudo, temos por objetivo considerar a ideia de interdisciplinaridade na educação, investigar os pressupostos e suas implicações na prática docente. Abordar essa problemática sugere que se reflita sobre o significado de disciplina e sua relação com a construção do conhecimento, que a caracteriza enquanto objeto de ensino-aprendizagem. Tentaremos demonstrar neste estudo, a importância da formação propositiva de compreensão e interpretação textual, e desta forma compartilhada, entende-se que o ato de leitura e produção textual desenvolvido interdisciplinarmente pode favorecer o aprofundamento do olhar nas disciplinas tradicionais, transpondo a ideia de especialidade ou pluridisciplinas, que mantiveram por longos anos a discussão acerca do conhecimento de modo fragmentado, dissociado como se assim fosse à vida. Por isso, tentaremos apresentar neste trabalho, uma reflexão que caracterize a interdisciplinaridade de Hilton Japiassu com os pensamentos de Edgar Morin.

Apresentaremos as ideias de cada autor com base na obra intitulada “Interdisciplinaridade e Patologia do Saber”, de Hilton Japiassu, (1976) e “Os Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro”, de Edgar Morin (2000). O objetivo aqui não é mostrar qual das duas concepções apresentadas seria a mais adequada para a

(5)

escola, ou para o sistema educacional, mas, a partir da teoria com a prática, demonstrar o resultado na escola campo na qual é desenvolvida a pesquisa do Pibid. Desta forma ficará evidente como o Pibid, e o subprojeto já exposto, podem contribuir para a inserção e o aprimoramento de uma prática docente interdisciplinar nas escolas públicas. Hilton Japiassu apresenta os principais questionamentos a respeito da temática e suas concepções quando defini o termo Interdisciplinaridade, não se tem ainda um sentido único e fixo, trata-se de uma ideia que varia no seu significado.

A expressão “Interdisciplinaridade” é, e já foi muito discutida, pois existem vários conceitos para ela, depende da experiência educacional, do entendimento e da vivência de cada um. É uma temática compreendida na forma de trabalhar em sala de aula, no qual um tema é sugerido em diferentes abordagens em todas as disciplinas; e compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber.

(JAPIASSU 1976, p.74) “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”.

Nesse sentido, compreendem-se as principais motivações desse

empreendimento, bem como as justificativas que foram invocadas em seu favor. Para isso, optamos para perspectiva interdisciplinar, partindo-se do pressuposto de que esse conceito “evoca, tanto a ideia de processo quanto a de produto”. É uma ação pedagógica baseada na comunicação, uma ferramenta de combate à pobreza teórico-conceitual e textual. Um dos fatores apontados por Japiassu (1976) como obstáculo para que a prática da interdisciplinaridade seja estabelecida com rigor é o fato de existir entre vários especialistas persistentes ignorâncias mútuas e por vezes sistemáticas. A palavra interdisciplinaridade é muito utilizada pelos profissionais da educação, e está muito evidente atualmente para nomear algumas ações, mas nem sempre ficou claro o seu significado real. Assim, não se tem uma orientação certa para que os professores possam desenvolver sua prática. Este tema tem sido discutido sobre aspectos diferentes por vários autores. Hilton Japiassu diz o seguinte sobre interdisciplinaridade:

(6)

(...) Podemos dizer que nos reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo à outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicos, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados (JAPIASSU, 1976, p.75).

2- SENTIDO E DESAFIO DA INTERDICIPLINARIDADE

Temos muitos desafios e o caráter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, não provoca estimulo e nem desenvolve a inteligência. A educação deve sempre manifestar a necessidade de romper com modelos tradicionais para o ensino aprendizado. Os sujeitos e as instituições escolares devem ter um conceito de completude dos conhecimentos e realizar uma inter-relação para que os sujeitos, professores e instituições de ensino, entre elas, as escolas de ensino básico, para que percebam a necessidade de uma proposta de ensino-aprendizagem dirigida e conectada entre as disciplinas e a interdisciplinaridade, pensando, por que desta prática não existir ou ser pouco frequente.

Edgar Morin, p.45, afirma que atitudes inter e transdisciplinares têm sido indicadas como críticas aos pensamentos que separa, fragmenta, simplifica e reduz o conhecimento. A ideia de disciplina é essencial para que se possa entender o desenvolvimento e a expansão das ciências e do intelecto humano.

Entender o termo interdisciplinaridade deve-se compreender a noção de disciplina. De acordo com Morin (2000), as disciplinas como estão estruturadas só servirão para isolar os objetos do seu meio e isolar partes de um todo. A educação deve romper com essas fragmentações para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Caso contrário, será sempre ineficiente e insuficiente para os cidadãos do futuro.

Quando se estabelece fronteiras rigorosas entre as disciplinas, a escola fragmenta o saber desconectando o sentido dentro do todo e, ao isolar os conteúdos do currículo, a escola aliena o aluno quebrando sua relação com o mundo, impedindo que ele defina sua própria forma de conhecimento. A instituição escolar deve superar suas limitações para que o caminho fique aberto às inter-relações possíveis, para que as práticas interdisciplinares surjam das afinidades que há entre diversas disciplinas, e aos poucos seja ampliado para outras áreas que apresentam poucas ou nenhumas afinidades.

(7)

A interdisciplinaridade – não possui um conceito definido, acabado. Segundo Japiasu (1976) trata-se da intercomunicação entre as disciplinas, no nível de conceitos e métodos. Neste artigo partimos da seguinte interpretação que fizemos dos conceitos de interdisciplinaridade: uma inter-relação recíproca entre duas ou mais disciplinas. Práticas em que não há reciprocidade entre as disciplinas. Então, cada uma delas fragmenta um objeto comum isolando para estudá-lo separadamente.

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este estudo, tentamos demonstrar que as noções de interdisciplinaridade transmitem uma compreensão de sentidos, conceitos e que existe interação entre alunos e professores quando a interdisciplinaridade ocorre no âmbito educacional. Com esta proposta tentamos atribuir a relevância do Pibid para a formação do docente, e em especial o aluno bolsista sobre a importância do subprojeto para a intensificação da prática interdisciplinar no contexto das escolas públicas. Se a educação escolar conduz o trabalho fragmentando e separando os conhecimentos, é porque ela é orientada por essa herança e prática disciplinar na qual os educadores também são formados. Presos a este costume, os professores transmitem aos seus alunos, e quem não aceita esse pensamento tende a modificar a maneira de trabalhar os conhecimentos nas escolas. Se um professor tem habitualmente atitude interdisciplinar desenvolvida e manifestada em suas práticas docentes, ele será um exemplo, para que seus alunos desenvolvam a mesma atitude.

Esse cenário deixou evidente que o ato de articular as disciplinas escolares ainda carece de maiores esclarecimentos e efetivação nas escolas. Desta forma, surgiu à proposta de realizar com os alunos uma discussão em sala de aula, sobre as divisões presentes em um jornal, proposta essa, realizada na escola desenvolvendo e priorizando as “notícias, carta ao leitor, artigo de opinião, editorial, e resenhas”. Teve como princípio básico a relação dialógica entre os saberes e o diálogo constante entre as disciplinas. Os resultados apontados nos remeteram que a experiência evidenciou a prontidão e o interesse maior dos alunos do ensino Fundamental pela leitura e produção textual, incidiu sobre a integração de linguagens e a abordagem interdisciplinar, em articulação com eventos classificados no âmbito da produção de textos e gêneros

(8)

textuais, disseminando informações a respeito do meio ambiente, para os professores, alunos e leitores do jornal.

Podemos definir que a ação interdisciplinar está mais próxima da realidade curricular das escolas, ou mais aceitável. Como já exposto, não tivemos como objetivo aqui, mostrar qual das duas concepções apresentadas seria a mais adequada para a escola, ou para o sistema educacional, mas apontar as contribuições do “PIBID” em relação com a realidade educacional, para uma prática docente mais interativa e dinâmica.

REFERÊNCIAS

HILTON JAPIASSU. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber Editora Imago. 1976. EDGAR MORIN. Os Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro. Editora Cortez. 2000

Referências

Documentos relacionados

Findando o exercício social de 2013, queremos agradecer à DEUS, aos membros da Diretoria, e, estender esse agradecimento a todos os clientes, consultores, fornecedores, parceiros

Menu SAP - Contabilidade - Controlling - Contabilidade de centro de lucro - Dados mestre - Hierarquia standard - Criação de KCH1 Na tela inicial, é necessário inserir o código do

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave 1 e a CETEC-GFAC 2 do Centro Paula

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção que professores e alunos da educação técnica têm dos processos de ensino e de aprendizagem em andamento nesse

Nesse sentido, o livro de Mary Del Priori Sobreviventes e guerreiras: Uma breve história da mulher no Brasil de 1500 a 2000 convida seus leitores a refletir sobre a história

12.7 O Ato de inscrição implica em concordância, reconhecimento e aceitação pelo candidato, de todas as condições previstas nesse edital do Processo Seletivo de 2019 e

Matemática e suas Tecnologias 3,00 1,00 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 4,00 1,00 Ciências Humanas e suas Tecnologias 2,00 1,00 Ciências da Natureza e suas Tecnologias