• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SIMULADO – AULA 04

1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

A estrutura espelha, portanto, a distribuição de um conjunto de fatores necessários ao adequado funcionamento da organização, EXCETO a distribuição de: a) Autoridades informais. b) Capital financeiro. c) Recursos humanos. d) Poder decisório. e) Processos de trabalho.

2. (FCC / ARCE / 2006) A soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e, porteriormente, como a coordenação é realizada entre essas tarefas é denominada:

a) Estrutura de uma organização. b) Planejamento estratégico. c) Missão da organização.

d) Reengenharia da organização. e) Redesenho dos processos.

3. (CESPE / TCE – PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

4. CESPE / ABIN / 2010) Quando a maioria das decisões importantes é tomada na parte superior da hierarquia administrativa, o grau de centralização é maior.

5. (CESPE / ABIN / 2010) A delegação de autoridade, vinculada aos níveis hierárquicos de uma instituição, independe do tipo de estrutura organizacional centralizada ou descentralizada.

6. (FCC / TJ – AP / 2009) Com relação às vantagens da descentralização sobre a centralização, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Visão mais focada na defesa do sucesso dos departamentos em complementação aos interesses da organização como um todo.

(2)

b) Há maior envolvimento dos funcionários operacionais nas decisões tomadas e maior motivação entre os gerentes e, portanto, maior criação de valor moral na organização. c) As decisões dos administradores são tomadas com base numa visão global das metas e

objetivos da organização.

d) As decisões são tomadas por administradores com mais informação sobre o contexto e as suas implicações sobre toda a organização.

e) Melhora o nível de capacitação e eficiência das gerências intermediárias e da sua comunicação como o nível operacional.

7. (ESAF / MPOG / 2010) A abordagem de organização virtual é mais aplicável à estruturação de indústrias navais.

8. (ESAF / MPOG / 2010) Em ambientes que privilegiam resultados, inexiste espaço para a adoção de estruturas colegiadas ou de assessoramento.

9. (FCC / Metrô – SP / 2008) Agrupar num mesmo órgão as atividades afins ou de mesma natureza ou especialidade é o processo de departamentalização:

a) Por produto ou serviço. b) Por processo.

c) Por área geográfica. d) Funcional

e) Matricial.

10. (ESAF / MPOG / 2009) Ao lidar com o tema “departamentalização”, é correto pressupor que:

a) O gerenciamento de projetos é inviável em um ambiente matricialmente estruturado.

b) Cada nível hierárquico comporta não mais que um tipo de departamentalização. c) Formas tradicionais de departamentalização estimulam a comunicação horizontal. d) No âmbito da administração pública, é inviável a adoção de estruturas inovativas. e) Estruturas matriciais não se caracterizam pelo prestígio à unicidade de comando.

11. (FCC / TRT 7ª Região / 2009) Uma estrutura organizacional matricial, do tipo mais comum, representa na forma de uma matriz o cruzamento das características dos tipos de departamentalização por:

a) Projeto e funcional. b) Cliente e funcional. c) Processo e territorial. d) Projeto e produto. e) Cliente e produto.

(3)

12. (CESPE / ABIN / 2010) A departamentalização matricial, por meio da qual se unem a estrutura funcional e a de projeto, é necessária em razão de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países.

13. (FCC / TRT 3ª Região / 2009) A principal vantagem da departamentalização funcional é:

a) criar ambientes estáveis que requerem desempenho constante e repetitivo das tarefas rotineiras.

b) implementar uma maior formalização da estrutura administrativa e uma hierarquia de autoridade com maior número de níveis.

c) desenvolver um enfoque introvertido, deixando de diluir o foco nas variáveis do ambiente externo.

d) refletir uma diferenciação lógica das funções seguindo o princípio da especialização ocupacional.

e) agrupar as atividades e tarefas de acordo com os projetos desenvolvidos dentro da empresa.

14. (FCC / INFRAERO / 2011) Estratégia, estrutura organizacional e processos administrativos são os fatores que compatibilizam a arquitetura organizacional. No contexto da estrutura organizacional, considere:

I. As unidades de trabalho são os projetos.

II. Os órgãos permanentes atuam como prestadores de serviços nos projetos. III. A organização de cada projeto é temporária.

IV. É a forma efetiva para conseguir resultados em projetos ou problemas complexos.

V. É uma estrutura multidimensional.

Os itens I, II, III, IV e V referem-se, tipicamente, às propriedades das estruturas: a) funcionais.

b) matriciais. c) por projetos.

d) funcionais e por processos. e) por projetos e matriciais.

15. (CESPE / FUB / 2015) As vantagens de uma organização do tipo matricial incluem flexibilidade, adaptabilidade e princípio da unidade de comando.

(4)

GABARITO COMENTADO

1. A

A organização informal não é representada na estrutura organizacional. A estrutura, de forma geral, é capaz de representar a divisão de trabalho e de recursos (de pessoal, materiais, financeiros etc.) ao longo da empresa, bem como aspectos políticos (decisórios e relativos à autoridade) e de informação.

2. A

A definição apresentada pelo enunciado da questão refere-se à estrutura da organização, exatamente de acordo com Mintzberg (1995, p. 10).

3. E Em ambientes estáveis, a organização tende a adotar estruturas burocrática-mecanizadas, com foco na eficiência da empreitada.

4. C ...apenas para reforçar a teoria.

5. E

A opção pela descentralização organizacional dá-se por meio da delegação de autoridade. Assim, tais conceitos mostram-se estritamente vinculados, contrariando o exposto no enunciado.

6. C

Vejamos os comentários às alternativas:

a) Talvez essa alternativa não represente integralmente uma vantagem da descentralização, mas apenas uma de suas características. De qualquer forma, a banca considerou esta assertiva correta. Na descentralização, efetivamente, a visão gerencial é focada no sucesso das unidades administrativas (departamentos), que devem convergir para os interesses globais da organização.

b) Esta realmente é uma vantagem da descentralização: o envolvimento dos gerentes intermediários e de funcionários operacionais em processos decisórios, promovendo a motivação e o senso de participação. A alternativa está correta.

c) Esta é uma vantagem da centralização, e não da descentralização. A assertiva está errada.

d) Somente quem conhece com profundidade o contexto do problema é que saberá suas implicações sobre toda a organização. A alternativa espelha apropriadamente uma das vantagens da organização, estando, assim, correta.

e) Na descentralização, as gerências intermediárias, uma vez incumbidas de responsabilidades perante suas unidades administrativas, tornam-se fatores de fomento da capacitação e da

(5)

comunicação com o nível operacional. A alternativa está correta. Resposta: C.

7. E

Em geral, as indústrias navais são estimuladas por encomendas. Assim, os estaleiros recebem encomendas de diversos clientes para a construção de navios. Neste caso, dado que cada navio envolve a aplicação de recursos significativos, sua construção é considerada como um projeto – eis o motivo de o critério de departamentalização típico

da indústria naval ser “por projetos”. A organização virtual é nada mais

que uma possibilidade de reunir uma equipe por meio de recursos de tecnologia da informação e de comunicação (TIC) sem que exijam um espaço pré-determinado e nem a presença física de seus membros. Em geral, há a utilização de softwares de vídeo conferência (como o Skype). Sendo esta uma ferramenta de trabalho, seu uso é típico em organizações geograficamente dispersas, ou cujos funcionários estejam em constantes viagens. De qualquer forma, a assertiva está errada

8. E

Estruturas colegiadas ou de assessoramento (ou de staff) têm aplicabilidade em qualquer estrutura. Há órgãos deste tipo desde em organizações militares – tipicamente funcionais (são os “estados-maiores”) até em organizações voltadas a inovações tecnológicas (por exemplo, o conselho de diretores). A assertiva está errada.

9. D

Ao adotarmos como critério básico para a departamentalização as atividades de determinada especialidade conduzidas na organização, estaremos empregando uma ótica funcional com vistas à consolidação da estrutura organizacional.

A divisão dos setores, neste caso, dá-se conforme a área do conhecimento necessário para a realização da atividade, ou, em outras palavras, conforme a especialidade requerida para a efetivação da atividade a ser desenvolvida.

Resposta: D.

10. E

Seguem os comentários às alternativas:

a) Como vimos, a departamentalização matricial envolve a sobreposição de uma estrutura funcional com outra por projetos. Assim, a alternativa está errada.

b) Logicamente, há a possibilidade de um mesmo nível hierárquico (por exemplo, os vários departamentos de uma empresa) apresentar tipos de departamentalização distintos. A alternativa está errada.

c) Por “formas tradicionais de departamentalização”, podemos adotar basicamente a departamentalização funcional, que tem sua raiz na Teoria da Burocracia de Weber. Nesta estrutura, os

(6)

departamentos são organizados em torno de funções específicas que exercem, não havendo, assim, a “necessidade” ou o estímulo à comunicação transversal entre departamentos. A alternativa está errada.

d) Há sim a possibilidade de adoção de estruturas inovativas (p. ex., matricial e por projetos) em órgãos públicos. Com a implementação do Planejamento Estratégico como ferramenta gerencial, raros são os órgãos públicos brasileiros que não apresentam uma estrutura matricial. Ainda, não podemos desconsiderar os órgãos com viés de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPQ, EMBRAPA, PETROBRÁS, IPEN etc.), nos quais a estrutura por projeto está no DNA da organização. A alternativa está errada.

e) Na estrutura matricial, é comum que um funcionário responda a, pelo menos, dois supervisores (um funcional e outro relativo a projeto). Assim, a unidade de comando (característica típica da Teoria Clássica) não é atendida nesta estrutura. A alternativa está correta.

Resposta: E

11. A

...apenas para reforçar a teoria. Lembre-se:

12. E O tipo de departamentalização que leva em consideração a dispersão espacial da organização, e que detém relevância no caso da existência de filiais em locais distantes, é a departamentalização geográfica.

13. D

Seguem os comentários às alternativas:

a) De modo geral, as estruturas organizacionais são classificadas por Vasconcellos (1989) em dois grupos: as estruturas tradicionais e as inovativas. Nesta visão, as estruturas tradicionais são especialmente aplicáveis para atividades repetitivas e em ambientes (externos) estáveis. Possuem, ainda, as seguintes características: alto nível de formalização, unidade de comando, especialização elevada, comunicação vertical e utilização das formas tradicionais de departamentalização, na qual o critério funcional está inserido. Assim, com relação à alternativa, vemos que a estrutura funcional não objetiva criar ambientes estáveis, mas é uma resposta a um ambiente externo

(7)

pouco mutável e dinâmico. A alternativa está errada.

b) Não se pode dizer que tais aspectos são vantagens. São, simplesmente, aspectos inerentes à departamentalização funcional. A alternativa está errada.

c) Na realidade, o enfoque introvertido é justamente uma das principais limitações da estrutura funcional. A alternativa está errada.

d) Esta alternativa é a transcrição de uma das vantagens da departamentalização funcional apontada por Chiavenato (2007, p. 235). Nessa ótica, a estrutura funcional é especialmente vantajosa nos casos em que a segmentação lógica da alocação dos especialistas (indivíduos com competências desenvolvidas nas áreas de vendas, finanças, produção etc.) é fator identificado como gerador de vantagem competitiva. A alternativa está correta.

e) Esta seria uma vantagem da departamentalização por projeto, e não funcional. A assertiva está errada.

14. B

Ao analisarmos as assertivas I a V, fica claro que se trata de uma estrutura organizacional que considera fortemente a organização com vistas à condução de projetos. Assim, numa análise superficial, poderíamos cair no equívoco de considerar as estruturas caracterizadas como “por projetos”.

Contudo, há duas assertivas que nos dão informações adicionais:

I.

Os órgãos permanentes atuam como prestadores de serviços nos projetos.

I. É uma estrutura multidimensional.

Por meio dessas informações, podemos concluir que:

 há órgãos permanentes envolvidos diretamente na prestação de serviços nos projetos;

 é uma estrutura multidimensional (na realidade, bidimensional, considerando-se a dimensão dos projetos e a dimensão da estrutura funcional, permanente).

Com base nessas informações, concluímos que se trata de estruturas matriciais.

15. E Em especial, a unidade de comando não é observada na departamentalização matricial.

Referências

Documentos relacionados

No sistema de tratamento de água são aplicados dois diferentes tipos de agitação: na floculação, cujo objetivo é promover o contato entre as partículas e a

Para a construção os materiais modulares geram apenas resíduos de ajustes, pois já vêm na quantidade e tamanhos corretos, evitando o desperdício; o PVC é feito

Este trabalho apresenta um estudo de caso referente ao Projeto Inclusão, uma iniciativa desenvolvida na rede pública municipal de ensino de Atibaia (SP), que

• as potencialidades do oceano, como, por exemplo, o apro- veitamento das ondas, sobretudo, durante os meses de in- verno, para produção de energia, ou a exploração do fundo

Variáveis com dados faltantes: sexo: 1 caso sem informação em Goiânia; idade: 1 caso sem informação em Goiânia; consumo de legumes: 1 caso e 2 controles sem informação em

O Departamento de Enfermagem (DE) do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP) iniciou, em dezembro de 2001, o processo de implementação do sistema de classificação

Comparação da legislação e normatização aplicáveis ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios para edificação F-6 (casas noturnas), antes e após o incêndio na

A dissecção de aorta torácica, quando aguda, frequentemente apresenta-se como um quadro de dor aguda e súbita cujo principal diagnóstico diferencial são as