• Nenhum resultado encontrado

Design do chassi auxiliar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Design do chassi auxiliar"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Geral

Design do chassi auxiliar

Geral

O chassi auxiliar pode ser usado para as seguintes finalidades:

• Proporciona espaço para as rodas e outras peças que sobressaem acima do chassi. • Proporciona rigidez e reduz a tensão no balanço traseiro.

• Protege o quadro do chassi, distribuindo uniformemente a carga da carroceria so-bre uma área maior do quadro do chassi.

• Contribui para o amortecimento de oscilações do chassi que causam desconforto. Para adaptar o chassi auxiliar para a parte sujeita à torção do quadro do chassi, o chas-si auxiliar deve ser também sujeito à torção, desde que a carroceria o permita. Por isso, as longarinas e travessas do chassi auxiliar devem consistir principalmente de perfis abertos, p.ex. perfis em U.

Mais informações sobre quadros do chassi são encontradas no documento Quadros do chassi.

Mais informações sobre quadros do chassi e chassis auxiliares são encontradas no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Mais informações sobre os conceitos de resistência à torção e flexibilidade de torção são encontradas no documento Forças e movimentos.

(2)

Geral

Design do chassi auxiliar

O chassi auxiliar pode ter uma aparência diferente, dependendo das características exigidas.

O comprimento do chassi auxiliar pode variar. Ele pode cobrir todo o quadro do chas-si ou ser curto e cobrir apenas uma parte do quadro do chaschas-si.

A altura do quadro do chassi pode ser ajustada para a área de aplicação atual.

376 541

(3)

Geral

Design do chassi auxiliar

Longarinas

As longarinas do chassi auxiliar costumam ser fabricadas com perfis em U, assim como as longarinas do quadro do chassi. Um perfil aberto permite a torção sem expor a longarina a tensões desnecessárias.

Travessas

As travessas do chassi auxiliar são feitas de perfis abertos, por exemplo, perfis em U. A principal finalidade das travessas é absorver as forças laterais e manter o chassi au-xiliar inteiro.

Com o intento de reforçar o chassi, as travessas podem ser construídas com perfis ocos fechados, p. ex. tubos ou perfis quadrados.

IMPORTANTE!

Se o chassi for exposto a movimentos de torção recorrentes, não é incomum encon-trar rachaduras em volta da fixação nas longarinas. O modelo da fixação da travessa às longarinas é, por isso, bem importante. A Scania recomenda o uso de uma viga dobrável ou travessa com extremos.

Coloque as travessas ao lado dos suportes de adaptação da carroceria. Isso propor-ciona a melhor transferência de carga e impede que as longarinas do chassi auxiliar

se dobrem ou inclinem quando o suporte de adaptação da carroceria é carregado. 368 925

(4)

Parte dianteira do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar

Parte dianteira do chassi auxiliar

O quadro do chassi e o chassi auxiliar movem-se em relação um ao outro no caso de flexão por condução em estradas irregulares. O movimento é amortecido pelo atrito que surge entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi. Para atingir o mais alto nível possível de atrito, o chassi auxiliar (1) deve ser projetado de forma a seguir o contor-no de curva para fora do quadro do chassi.

Para veículos com nível de resistência do chassi 1 médio, um chassi auxiliar reto (2) pode ser usado, desde que sejam instalados adaptadores (3) que sigam o contorno de curva para fora do quadro do chassi e que se apoiem no flange superior do quadro do chassi. Certifique-se de que os adaptadores estejam presos com firmeza no chassi au-xiliar e flexíveis contra o quadro do chassi para obter amortecimento adequado entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi.

Mais informações sobre níveis de resistência do chassi encontram-se no documento Seleção do chassi auxiliar e da fixação.

Mais informações sobre qual nível de tensão da estrutura do veículo podem ser en-contradas no ICS (especificação de chassi Individual).

1

2 3

(5)

Parte dianteira do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar

O chassi auxiliar deve ser pressionado contra o quadro do chassi e deslocado para frente o mais próximo possível do eixo dianteiro. Isso reduz a carga no quadro do chassi e também diminui o risco de oscilações do chassi que causem desconforto. A distância máxima permitida entre o centro do eixo dianteiro e a borda dianteira do chassi auxiliar é de 600 mm. Veja a ilustração.

O primeiro ponto de fixação do chassi auxiliar deve ser o mais próximo possível do eixo dianteiro, pois agirá como contraponto a qualquer oscilação do chassi.

≤600

(6)

Parte dianteira do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar

Instalação e projeto da parte dianteira do chassi

au-xiliar

Instalação

• Instale o chassi auxiliar de maneira que o atrito entre o chassi auxiliar e o quadro do chassi seja o mais alto possível. Tenha o seguinte em mente:

– O chassi auxiliar deve se apoiar firmemente contra o quadro do chassi. – O chassi auxiliar deve ter uma grande superfície de contato contra o quadro do

chassi e, consequentemente, seguir o contorno do chassi.

• Instale os suportes de adaptação da carroceria na parte dianteira do chassi auxiliar de maneira que proporcione um aumento gradual da resistência à flexão na cons-trução. Selecione uma das seguintes maneiras:

– Use suportes flexíveis na parte dianteira do chassi auxiliar.

(7)

Parte dianteira do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar

Borda dianteira

• Projete a dianteira do chassi auxiliar de modo que ele proporcione um aumento gradual da resistência à flexão. Consulte a ilustração para ver exemplos de design da dianteira do chassi auxiliar.

• Arredonde a borda dianteira inferior do chassi auxiliar para o menor raio de 5 mm para evitar danos de desgaste ao flange superior do quadro do chassi. Veja a ilus-tração. Os danos de desgaste podem levar a fraturas gradualmente.

Juntas

• Se o chassi auxiliar precisar ser construído com juntas, elas devem ter um formato de modo que uma superfície lisa fique contra o quadro do chassi. Qualquer solda-gem deve ser feita em uma superfície lisa.

45° R 5 45° R 5 R 5 3 1 2 Wb 0 376 544 1. Chassi auxiliar. 2. Quadro do chassi.

(8)

Parte traseira do chassi auxiliar

Design do chassi auxiliar

Parte traseira do chassi auxiliar

Para carrocerias sujeitas à torção, é geralmente necessário fazer o balanço traseiro re-sistente à torção e à flexão. Isso é especialmente importante para obter uma boa es-tabilidade, por exemplo, em caminhões basculantes, caminhões betoneira, veículos com carroceria desmontável e veículos com guindaste montado na traseira. Um ba-lanço comprido com uma viga de engate também aumenta o requisito de rigidez do chassi auxiliar.

Mais informações sobre os reforços recomendados no balanço traseiro estão dispo-níveis no documento Reforço.

Design da seção traseira do chassi auxiliar

Juntas

• Se o chassi auxiliar precisar ser construído com juntas, elas devem ter um formato de modo que uma superfície lisa fique contra o quadro do chassi. Qualquer solda-gem deve ser feita em uma superfície lisa.

Referências

Documentos relacionados

Ampla área de lazer com salão de festas, salão de jogos, espaço gourmet, espaço de convívio, espaço fitness, espaço zen, brinquedoteca, playground, churrasqueira, área de

A emergência da nova categoria, locução conjuntiva, em tanto que caracteriza o que Lichtenberk (1991) classifica como consequência prototípica. Outra consequência,

- Largura do pulso (Width) entre 150 e 300 segundos; -Freqüência de repetição do pulso (Rate) entre 100 e 150Hz; - Intensidade de corrente dentro do limite considerado tolerável;

Desta forma, realizou-se uma análise sobre o tipo de educação musical que este propôs para o cidadão da Pólis, uma vez que Platão elaborou conceitos contextualizados,

• Para operação de linha alta, a fonte de alimentação funciona com o condutor de linha ligado a uma fase CA da fonte, e o condutor neutro ligado a um sistema de

Como citado anteriormente, os quatro reatores de pesquisa nacionais, além de produzirem radioisótopos, também servem para estudo, treinamento, pesquisa

De acordo com os resultados obtidos com aplicação da técnica de avaliação posturais REBA, o nível de risco para a saúde dos trabalhadores da enfermaria da Clínica Cirúrgica

2.3.2.1 Consulta por Placa, Consulta por Chassi Detalhamento, Consulta por Chassi com apenas 1 ocorrência, Consulta por Motor Detalhamento, Consulta por Motor com apenas 1