• Nenhum resultado encontrado

(32) TEMOS PRONTO Processo integrado de informatização do Hospital “Pequeno Príncipe - Gestão Hospitalar 2º E 3º SEMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(32) TEMOS PRONTO Processo integrado de informatização do Hospital “Pequeno Príncipe - Gestão Hospitalar 2º E 3º SEMESTRE"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CURSO: Gestão Hospitalar

INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL – PTI

PORTFOLIOS UNOPAR E ANHANGUERA 2021/01

ESTE ARQUIVO É SOMENTE O ANÚNCIO – A COMPRA É FEITA

ENTRANDO EM CONTATO PELO 032 9194-8972.. TRABALHO

COMPLETO, REVISADO E FORMATADO. ENVIO IMEDIATO POR

EMAIL APÓS A CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO.

WHATSAPP 032 99194-8972

WWW.CENTRODOACADEMICO.COM

O portfólio está

com todo o desenvolvimento proposto do trabalho, basta realizar

algumas alterações no texto, dar seu toque pessoal, para que não

ocorra em duplicidade, logo serve de modelo para realizar o seu..

Caso prefira o exclusivo, entre em contato conosco para

realizarmos o orçamento. CONTATO WHATSAPP 032 9194-8972.

(2)

Curso: Gestão Hospitalar Semestre: 2º e 3º

Disciplinas:

• Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras • Marketing de Produtos e Serviços

• Análise de Custos

• Contabilidade

• Planejamento Financeiro e Orçamentário

Professores

• Suzi Bueno de Almeida • Luísa Maria Sarábia Cavenaghi

• Valdeci Araújo

• Eric Ferreira dos Santos

Competências:

• Conhecer e aplicar as diferentes estratégias de gestão de produtos e serviços em diferentes situações profissionais. • Aplicar os conhecimentos de análise de custos na geração de

lucro da organização.

• Aplicar conhecimento da contabilidade básica e margem de contribuição

• Inteirar-se da importância do capital de giro nas organizações e os seus impactos.

• Conhecer a importância da gestão de caixa e os seus desdobramentos na estrutura financeira da empresa.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

• Conhecer e aplicar conceitos de segmentação de mercado para escolha eficaz de público-alvo.

• Compreender as ferramentas e instrumentos de

operacionalização de custos para poio à tomada de decisão gerencial e à contribuição com os resultados operacionais e financeiros.

• Ser capaz de refletir sobre a influência do capital de giro nas atividades financeiras e contábeis da organização

• Ser capaz de analisar estrategicamente a precificação dos produtos e serviços.

• Compreender a relevância do planejamento de caixa e as suas consequências na gestão financeiras e orçamentária.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

• Promover o estudo dirigido a distância.

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

(3)

• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia e ao que estabelece o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Prezados Aluno,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em INDIVIDUALMENTE (PTI) terá como tema o “Processo integrado de informatização do Hospital “Pequeno Príncipe”. Nos últimos tempo os gestores do hospital perceberam que precisam modernizar para crescer, com isso foram implantadas uma série de ações buscando atender as necessidades do hospital.

Nos últimos tempos a concorrência no setor cresceu muito e o “Pequeno Príncipe” precisa se modernizar para crescer, com isso terá que analisar os seus demonstrativos, ajustar o capital de giro, desenvolver novas ações de marketing, analisar os custos da empresa, rever a contabilidade e realizar as projeções financeiras do próximo período.

Nesta Produção Textual você desenvolverá um material argumentativo que deve contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema (situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, a seguir apresentamos as orientações.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

• O trabalho deverá ser realizado INDIVIDUALMENTE.

• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos.

(4)

• O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;

• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Virtual tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);

• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de Rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc.).

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.

2. Leitura e interpretação da SGA (Situação Geradora de Aprendizagem)

Processo integrado de informatização do Hospital “Pequeno Príncipe”

O hospital “Pequeno Príncipe” foi criado em 1950 e já passou por várias transformações e adaptações ao longo do tempo. A missão do hospital é ser referência em qualidade no tratamento e sustento a enfermos e inválidos. Hoje a instituição é referência nacional em tratamentos complexos de saúde.

No Brasil os hospitais podem ser públicos ou privados. O hospital “Pequeno Príncipe”, é uma organização privada com fins lucrativos (os hospitais com fins lucrativos têm a presença constante do proprietário, ele age de forma ostensiva visando, assim, conseguir obter o melhor resultado

(5)

possível de seu negócio), o hospital atende tanto o setor privado quando ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Analisando às necessidades do mercado e observando a concorrência, os gestores do hospital perceberam que era necessário um amplo processo de modernização em que abrangesse todas as áreas. A primeira etapa do processo é a instalação e implantação de um software que vai permitir a integração de todas as áreas do hospital facilitando os fluxos de informação. Essa ferramenta vai possibilitar em curto prazo a tramitação de documentos (como circular interna, memorandos, ofícios, etc), tudo via sistema, o que irá garantir maior segurança, celeridade nos processos e agilidade no atendimento aos usuários.

O novo sistema proporciona a gestão hospitalar maior integração, pois inclui o planejamento estratégico, acompanhamento da cadeia de suprimentos, análise de custos, análise das demonstrações financeiras, contabilidade, planejamento financeiro, desenvolvimento dos orçamentos, marketing de produtos e serviços e outros sistemas necessários em áreas específicas como os processos administrativos.

Nos últimos tempos os hospitais precisaram investir significativamente nas melhorias dos processos, na agilidade, no treinamento de pessoal, tudo isso devido ao nível de exigência dos pacientes e acompanhantes. Essas necessidades fizeram com que os hospitais mudassem a forma de olhar para os conceitos de acolhimento, conforto e hotelaria.

Imagine que você será responsável pela Gestão de modernização do hospital e será necessário desenvolver estratégias para alavancar a empresa e criar iniciativas inovadoras para crescer e obter sucesso. Você deve pensar em soluções, principalmente que possam agregar valor à experiência dos seus clientes e que possam ser transformadas em lucros.

Agora é com você!

Partindo da situação-problema supracitada, elabore uma Produção Textual, fundamentada teórica e metodologicamente. Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso) indicados e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Em seu texto, você deve procurar atender aos seguintes questionamentos.

(6)

Passo 1 - Contabilidade

A contabilidade não possui um fim em si mesma. De acordo com Carvalho, Guimarães e Cruz (2019) a "contabilidade não foi concebida para gerar informação para seu próprio uso ou para a satisfação dos profissionais em produzir tais informações. Ao contrário, a Contabilidade foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização."

A contabilidade consolida o seu papel ao fornecer informações que sejam úteis, relevantes e confiáveis para a gestão das organizações. A informação gerada não é necessária somente para aqueles que conduzem uma atividade empreendedora ou mesmo um hospital, mas é também para aqueles que estão do lado de fora da entidade, sendo partes interessadas em informações sobre a gestão, o patrimônio e o desempenho econômico e financeiro das empresas.

A modernização do hospital “Pequeno Príncipe” representa um passo para repensar a gestão e o atendimentos aos pacientes. Ao encerrar o exercício social de 20x1, o profissional contábil do hospital “Pequeno Príncipe” apurou os seguintes saldos.

Quadro 1 – Balancete de Verificação de 20x1

20x1 20x0

CONTAS PATRIMONIAIS E DE RESULTADO REFERENTE A 20x1 SALDO ($) SALDO ($)

Caixa e Equivalentes de Caixa 255.000 275.000

Contas a receber de pacientes e convênios 507.000 390.000

Custo dos Serviços Prestados (medicamentos, materiais, serviços médicos) 756.000 438.000

Depósitos judiciais (RLP) 68.000 65.000

Depreciação Acumulada 60.000 40.000

Despesas com publicidade 84.000 75.000

Despesas Administrativas e Gerais 387.000 333.000

Despesas com pessoal e encargos 630.000 520.000

Despesas de depreciação 20.000 20.000

Despesas Financeiras 55.000 25.000

Devoluções de vendas de serviços 10.000 8.000

Doações Acumuladas 40.000 40.000 Empréstimos e Financiamentos (CP) 93.000 33.000 Empréstimos e Financiamentos (LP) 250.000 29.000 Estoques 55.000 47.000 Fornecedores 160.000 115.000 Impostos a Recuperar 15.000 25.000

(7)

Máquinas e Equipamentos 1.200.000 1.100.000

Obrigações trabalhistas a pagar 75.000 57.000

Outras contas a pagar 60.000 10.000

Outras contas a pagar (LP) 8.000 7.000

Outras contas a receber 40.000 35.000

Capital Social 1.500.000 1.500.000

Provisão para gastos com filantropia a pagar 24.000 -

Receitas de Vendas de Serviços 2.040.000 1.518.000

Receitas Financeiras 27.000 11.000

Reserva de reavaliação 46.000 46.000

Reserva para contingências 29.000 15.000

Salários a Pagar 90.000 77.000

Software 3.000 3.000

Terrenos 167.000 150.000

Veículos 250.000 250.000

Legenda: CP – Curto Prazo; LP – Longo Prazo; RLP - Realizável a Longo Prazo.

Conforme visto no Quadro 1, são listadas as contas patrimoniais e de resultado por ordem alfabética. Diante das informações apresentadas e para analisar as mudanças que o hospital tem passado do ano de 20x0 para 20x1, você foi convidado estruturar essas contas sob a forma de relatórios financeiros. Por isso, primeiro observe os Quadros 2, 3 e 4.

Quadro 2 – Demonstração do Resultado do Exercício para o ano de 20x0 e 20x1

20x1 20x0

RECEITA BRUTA DE VENDAS ( - ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS ( = ) LUCRO BRUTO

( - ) Despesas Operacionais

Despesas Administrativas

Despesas com Vendas Resultado Financeiro

RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO (Lucro ou Prejuízo)

(8)

20x1 20x0

ATIVO Circulante

Não Circulante

Realizável a Longo Prazo Investimentos

- -

Imobilizado

Intangível

Quadro 4 – Lado do Passivo/PL do Balanço Patrimonial para o ano de 20x0 e 2x01

20x1 20x0 PASSIVO/PL Circulante Não Circulante Patrimônio Líquido

(9)

Com base no balancete de verificação, nos quadros apresentados, nas informações expostas e desconsiderando a incidência de imposto de renda sobre o lucro e impostos sobre vendas, como profissional de gestão, realize o que se pede.

ATIVIDADE 1

Pede-se:

a. Com base no balancete de verificação, estruture o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), de 20x0 e 20x1, preenchendo os Quadros* 2, 3 e 4.

b. Considerando exclusivamente os dados do balancete apresentado, qual foi o resultado econômico do hospital no exercício (Lucro ou Prejuízo), em reais? c. Qual é o valor total do Ativo do hospital nos anos de 20x0 e 20x1?

d. De 20x0 a 20x1 houve um aumento de valor na conta “Contas a receber de pacientes e convênios”. O que esse aumento valor nessa conta sinaliza?

Obs.: *o valor do resultado operacional líquido do exercício apurado (lucro ou prejuízo) de 20x0 deve ser transportado para a conta patrimonial de “Lucros ou Prejuízos Acumulados” de 20x0. De maneira

semelhante, o valor do resultado operacional líquido do exercício apurado (lucro ou prejuízo) de 20x1 deve ser transportado para a conta patrimonial de “Lucros ou Prejuízos Acumulados” de 20x1.

Passo 2 - Capital de Giro e Análise das Demonstrações

Toda e qualquer organização precisa conhecer e administrar os seus recursos de curto prazo, e o capital de giro é um deles. O capital circulante como também é conhecido o capital de giro refere-se aos recursos aplicados no ativo circulante, e que são transformados incessantemente dentro do ciclo operacional. Segundo Hoji (2018) “O capital de giro fica girando dentro da empresa, e a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na Contabilidade. Até se transformar (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar “estado de dinheiro””.

(10)

Estudar o capital de giro do hospital “Pequeno Príncipe” é fundamental para o planejamento financeiro, o objetivo é o de recuperar todos os custos e despesas que aconteceram durante ciclo operacional e obter o lucro almejado, através da comercialização dos produtos ou serviços. Você deverá auxiliar o hospital a responder os questionamentos abaixo:

• Quais são os valores do capital de giro líquido da empresa no período 20x1 e 20x0?

• O capital de giro pode apresentar algumas situações como capital de giro positivo, capital de giro negativo e capital de giro nulo. Explique cada uma dessas situações.

• Se a empresa apresentar capital de giro negativo ou nulo o que deve ser feito? Quais ações que precisam ser tomadas?

Passo 3 - Marketing de Produtos e Serviços:

Para Kotler e Keller (2012), posicionamento é “a ação de projetar a oferta e imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo Um posicionamento eficaz deve encontrar seus pontos de diferença (aquilo que faz o produto realmente único) na estratégia de diferenciação. Os pontos de diferença são atributos ou benefícios oferecidos pelo produto ou serviço que os consumidores valorizam e acreditam que não possam ser imitados pela concorrência (KOTLER; KELLER, 2012). Para definir se um atributo pode mesmo ser considerado ponto de diferença, temos que seguir três critérios (KOTLER; KELLER, 2012):

1. O atributo deve ser desejado pelo consumidor.

2. O atributo deve ser entregável pela empresa, isto é, a empresa deve ser capaz de entregar o que promete como diferencial ao cliente.

3. O atributo deve ser diferenciável da concorrência.

Nesse sentido, faça uma análise dos atributos que são importantes nos serviços prestados por um hospital. Pesquise em sua região pelo menos dois hospitais e analise o atendimento e os serviços prestados, depois elabore uma estratégia de diferenciação, defina o posicionamento do hospital “Pequeno Príncipe”. Discorra a respeito dos atributos que o diferenciam da concorrência.

(11)

Passo 4 - Análise de Custos

A margem de contribuição se define no quanto cada produto ou serviço irá contribuir para o negócio na empresa, com o objetivo de cobrir os gastos fixos e propiciar o lucro. Em linhas gerais, este elemento é que determinará o tamanho do esforço que a organização deverá empreender para alcançar os resultados desejados.

A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores do hospital “Pequeno Príncipe” estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados alguns dados financeiros do hospital em determinado trimestre de 20x1, sendo os mesmos listados a seguir:

Receita total: R$ 305.000,00 Custos fixos totais: R$ 92.000,00 Custos variáveis totais: R$ 81.000,00 Despesas variáveis totais: R$ 35.200,00 Despesas fixas totais: R$ 28.500,00

Considerando as informações listadas, calcule a Margem de Contribuição total e o Lucro do período em questão.

Passo 5 - Planejamento Financeiro e Orçamentário

Para uma gestão eficiente de caixa (disponibilidades) é preciso ficar atento às políticas de vendas e de recebimento, o objetivo da gestão financeira é o de maximizar o lucro, portanto, o profissional que controla essa área deve ter uma visão integrada do fluxo de caixa da empresa. Várias contas patrimoniais exercem forte impacto no caixa, como, contas a receber, estoques, contas a pagar. Sobre a gestão de disponibilidades analise os questionamentos abaixo:

Quais estratégias devem ser adotadas para que o impacto das contas a receber (clientes), estoque e contas a pagar (fornecedores) sejam positivas?

O saldo mínimo de caixa é uns dos pontos críticos das empresas, como defini-lo?

Uns dos pontos de estudo na gestão do caixa é a capacidade de obter caixa a longo prazo, quais estratégias devem ser adotadas para captar caixa?

(12)

Orientações adicionais para a elaboração do caso

A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo, que deverá ser postado em seu ambiente virtual.

A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT, incluindo os elementos pré e pós textuais (quando houver). Veja a seguir algumas orientações:

INTRODUÇÃO

Na introdução você deverá apresentar um breve panorama do ambiente organizacional e os objetivos dessa atividade.

DESENVOLVIMENTO

No desenvolvimento você deverá abordar todos os aspectos solicitados pelos professores do semestre.

Para o embasamento teórico, você deverá utilizar os Livros Textos das disciplinas do curso, web aulas, tele aulas, materiais complementares disponibilizados juntamente com as tele aulas e aulas atividades, materiais disponibilizados na biblioteca digital e as bibliografias sugeridas pelos professores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nas considerações finais você deverá fazer uma análise dos principais aspectos discutidos ao longo do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na PTG.

Observação: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens.

(13)

4 - Critérios avaliativos

Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância.

Critério Significado

Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.

Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo

No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre.

Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro.

Organização dos conteúdos O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e

estrutura solicitada.

OBSERVAÇÃO: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens.

Um ótimo trabalho! Equipe de professores

(14)

REFERÊNCIAS

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

BUENO, L.; PETROKAS, T. Planejamento financeiro e orçamentário. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.

CARVALHO, Lilian Soares Pereira. Marketing de Produtos e Serviços. Londrina: Editora e Distribuidora S.A, 2016.

CARVALHO, Marcia Silva. GUIMARÃES, Guilherme Otávio Monteiro. CRUZ, Cláudia Ferreira da. Contabilidade Geral: uma Abordagem Interativa. São Paulo: Atlas, 2019.

HOJI, Masakasu. Administração financeira e Orçamentária. 12º ed. São Paulo: Atlas, 2019.

Referências

Documentos relacionados

Para o Programa de Residência Médica em Cancerologia Pediátrica, e áreas de atuação em Gastroenterologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Reumatologia,

A Coordenadoria de Ensino e Pesquisa (COREME) do Hospital Pequeno Príncipe comunica aos interessados que, no período de 22 de outubro a 23 de novembro de 2012, estarão

A) São de total responsabilidade do candidato ou de seu representante, os dados preenchidos na Ficha de Inscrição, não podendo ser alterados após a efetivação

Amor ou afetividade são sentimentos atemporais, indistintamente de gênero, idade ou tipo de relacionamento. Não é um sentimento estático, mas em transformação

a) 10% (dez por cento) da nota total para quem concluir participação no programa de bonificação PROVAB. 17.6 A pontuação adicional de que trata este artigo não

A apresentação de qualquer outro modelo de currículo que não o Currículo Lattes, mesmo contendo as informações requisitadas, desclassificará automaticamente o candidato, bem

PEQUENO PRÍNCIPE – Bem, depois que encontrei a raposa foi que te encontrei, mas agora tenho que ir, preciso cuidar da minha rosa, ela deve estar muito gripada com todos esses

Vieira Paulo propõe, ainda, que a vida não nos foi dada por mera coincidência e nós não viemos por acaso a esse mundo, mas sim porque fomos selecionados no livro da vida “para