• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES EM MODALIDADE ESTUDOS DOMICILIARES Professora: Elenara Currículo Integrado. Período: 10/08/2020 a 14/08/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES EM MODALIDADE ESTUDOS DOMICILIARES Professora: Elenara Currículo Integrado. Período: 10/08/2020 a 14/08/2020"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática Ciências Geografia/História Ensino Religioso Arte Habilidades:

- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil.

- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. - Localizar informações explícitas em textos entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

- Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

- Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

- . Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras, frases e textos de forma ortográfica - usando letras/grafemas que representam fonemas.

- Segmentar palavras em sílabas remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

- Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana, como esses objetos são utilizados e com quais materiais eram produzidos no passado

-Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).

-Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

- Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

- Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental e ou escrito.

- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

- Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

-Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

-Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência. -Reconhecer os costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

- Reconhecer os símbolos religiosos familiares e de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas, desenvolvendo o sentimento de pertença.

-Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e modo de viver de pessoas em diferentes lugares.

-Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

-Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional. - Experimentar o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais.

- Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional. - Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

ATIVIDADES EM MODALIDADE ESTUDOS DOMICILIARES Professora: Elenara

Currículo Integrado

Ano:2º ano Turma:123

(2)

SEGUNDA-FEIRA – 10/08/2020 Aula online:

Língua Portuguesa: FOLHA 1 - Vamos revisar?

Leitura, interpretação, grau e número do substantivo Ciências:

FOLHA 2 - Do que são feitos os objetos? (Continuação)

TERÇA-FEIRA – 11/08/2020 Aula online:

Matemática:

Revisão dos numerais e material dourado: Unidade 4 (continuação) Ampliando a sequência numérica: numerais até 1000

As dezenas inteiras e outros números 1) Livro páginas: 96 até 98

2) No teu caderno, escreve como se lê os numerais abaixo e escreve se são pares ou ímpares: Lembrando que os números pares terminam em: 0, 2, 4, 6 e 8

E os ímpares terminam em: 1, 3, 5, 7 e 9 a) 198 = b) 234 = c) 567= d) 680= e) 706 = História: FONTES HISTÓRICAS

1.OBSERVA A FOTO AO LADO E RESPONDA: A) DE QUE ASSUNTO TRATA ESTE ESTATUTO

__________________________________________________________ __________________________________________________________ 2. MARCA:

B) ESTE ESTATUTO É UM EXEMPLO DE FONTE... ( ) ORAL ( )ESCRITA

3. LEMBRANDO QUE SÃO EXEMPLOS DE FONTES HISTÓRICAS ESCRITAS: UM DOCUMENTO OFICIAL,

COMO A CERTIDÃO DE NASCIMENTO; A LETRA DE UMA MÚSICA; UM BOLETIM ESCOLAR; UMA CARTA;

UM DIÁRO UM ESTATUTO, COMO O DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

A) ESCOLHE DOIS DESTES

(3)

QUARTA-FEIRA – 12/08/2020 Aula online:

Língua Portuguesa:

Praticando a escrita de frases e leitura (atividades em slides- para quem não consegue acompanhar poderá escolher 5 gravuras de revistas e criar frases bem criativas).

Os alunos irão escrever frases a partir de imagens que a professora irá mostrar e irão ler para realizar ilustrações;

Geografia:

FOLHA 3 -

QUINTA-FEIRA – 13/08/2020 Aula online:

Matemática:

As dezenas inteiras e outros números 1) Livro páginas: 99 E 100 2) Arma e calcula: a) 234 + 178 = d) 456 + 278 = b) 341 + 99 = f) 786 – 152 = c) 459 + 145 = g) 489 – 344 = Educação Religiosa CONSTRUINDO SABERES

AS DIFERENÇAS FAZEM PARTE DA VIDA. TODAS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. SER DIFERENTE NÃO QUER DIZER SER MELHOR OU PIOR.

DEVEMOS VALORIZAR OS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIACOMO ALGO QUE AJUDAM A ENRIQUECER O NOSSO COMPORTAMENTO COM BOAS ATITUDES.

1) ESCREVE NO TEU CADERNO, FRASES BEM CRIATIVAS PARA AS IMAGENS ABAIXO:

(4)

SEXTA-FEIRA– 14/08/2020 Aula online:

Língua Portuguesa: ORTOGRAFIA C OU G

1) Lê o texto e pinta de amarelo as palavras iniciadas pela letra c e de verde as iniciadas por g.

2) No teu caderno, faz duas colunas e copia as escritas com c e as com g.

Palavras com c: Palavras com g:

3) FOLHA 4 – Produção de escrita – Organizando o texto. Arte –

(5)

FOLHA 1

NOME: __________________________________________________________ 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA – LEITURA E INTEPRETAÇÃO

ERA UMA MENINA DO SEU TAMANHO

ERA UMA VEZ UMA MENINA. NÃO ERA UMA MENINA DESTE TAMANHINHO. MAS TAMBÉM NÃO ERA UMA MENINA DESTE TAMANHÃO. ERA UMA MENINA ASSIM MAIS OU MENOS DO SEU TAMANHO. E MUITAS VEZES ELA TINHA VONTADE DE SABER QUE TAMANHO ERA ESSE, AFINAL DE CONTAS. PORQUE TINHA DIAS QUE A MÃE DELA DIZIA ASSIM:

- HELENA, VOCÊ JÁ ESTÁ MUITO GRANDE PARA FAZER UMA COISA DESSAS!

ONDE JÁ SE VIU UMA MENINA DO SEU TAMANHO CHEGAR EM CASA ASSIM TÃO SUJA DE FICAR BRINCANDO NA LAMA? VENHA LOGO SE LAVAR.

QUE JÁ ERA BEM GRANDE.

MAS ÀS VEZES, TAMBÉM, O PAI DIZIA ASSIM:

- HELENA, VOCÊ É MUITO PEQUENINA PARA FAZER UMA COISA DESSAS. ONDE JÁ SE VIU UMA MENINA DO SEU TAMANHO FICAR BRINCANDO NUM GALHO DE ÁRVORE TÃO ALTO ASSIM? DESÇA JÁ DAÍ. SE NÃO, VOCÊ PODE CAIR.

AÍ HELENA ACHAVA QUE ERA MESMO UMA BEBEZINHA QUE NÃO PODIA FAZER NADA SOZINHA.

E ERA SEMPRE ASSIM. NA HORA DE IR AJUDAR NO TRABALHO DA ROÇA, ELA ERA BEM GRANDE. NA HORA DE IR TOMAR BANHO NO RIO E NADAR NO LUGAR MAIS FUNDO, ELA AINDA ERA MUITO PEQUENA. NA HORA QUE OS GRANDES FICAVAM DE NOITE CONVERSANDO NO TERREIRO ATÉ TARDE, ELA ERA PEQUENA E TINHA QUE IR DORMIR. NA HORA EM QUE ESPETAVA O PÉ COM UM ESPINHO E QUERIA FICAR CHORANDO NO COLO DE ALGUÉM, SÓ COM DENGO E CARINHO, SEMPRE DIZIAM QUE JÁ ESTAVA MUITO GRANDE PARA FICAR FAZENDO MANHA. SE ELA TIVESSE UM ESPELHO MÁGICO, QUE NEM RAINHA MADRASTA DA BRANCA DE NEVE, BEM QUE PODIA PERGUNTAR:

- ESPELHO MEU, ESPELHO MEU, QUE TAMANHO TENHO EU?

ANA MARIA MACHADO RESPONDE DE ACORDO COM O TEXTO:

1. QUAL ERA A VERDADEIRA DÚVIDA DE HELENA?

______________________________________________________________________________________________ 2. QUAL O TAMANHO QUE TU ACHAS QUE ERA A MENINA?

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

3. SERÁ QUE A MENINA GOSTAVA DO SEU TAMANHO? JUSTIFICA.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 4. HELENA MORA NA CIDADE OU NO CAMPO? RETIRA DO TEXTO O TRECHO QUE COMPROVA TUA RESPOSTA. ______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 5. DURANTE O TEXTO, NOTA-SE QUE HELENA FICA CONFUSA EM SABER SEU REAL TAMANHO.

A) SUBLINHA DE AMARELO UM TRECHO EM QUE DIZIAM QUE ELA ERA BEM GRANDE. B) SUBLINHA DE VERMELHO UM TRECHO EM QUE DIZIAM QUE ELA ERA MUITO PEQUENA.

6. DÁ EXEMPLOS DO QUE UMA MENINA PEQUENA E UMA GRANDE PODEM FAZER.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________

(6)

7. DESCREVE UMA SITUAÇÃO VIVENCIADA POR TI, ONDE OS TEUS PAIS CONSIDERAM QUE ÉS MUITO GRANDE OU PEQUENO PARA FAZER CERTAS COISAS.

______________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________ 8. REESCREVE AS FRASES, PASSANDO AS PALAVRAS EM DESTAQUE PARA O DIMINUTIVO:

A) A MENINA ADORAVA BRINCAR NA PRAÇA;

_______________________________________________________________________________________ B) A ÁRVORE ESTAVA CHEIA DE FRUTAS.

_______________________________________________________________________________________

9. PASSA AS PALAVRAS ABAIXO PARA O PLURAL: A. A FRUTA = ____________________________ B) O MENINO = ___________________________ C) O PÃO = _______________________________

10. SEPARA AS PALAVRAS EM SÍLABAS E CLASSIFICA-AS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS:

PALAVRAS: SEPARAÇÃO SILÁBICA CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO

AO NÚMERO DE SÍLABAS GRANDE ÁRVORE TERREIRO AMIGUINHOS MENINA SOL ROÇA

(7)

FOLHA 2

NOME: __________________________________________________________ 2º ANO

CIÊNCIAS – Estamos trabalhando os materiais e descobrindo de onde vêm? Como são?

As propriedades dos materiais

Os materiais podem ser classificados como origem: natural e artificial. Natural porque são encontrados na

natureza e não exigem tratamentos especiais para poderem ser usados. Exemplos: areia, madeira, pedra,

etc. Artificiais: são obtidos por processos industriais, passam pelas indústrias ou fábricas. Exemplos:

tijolos, telhas etc.

1- Observa os materiaise completa a tabela abaixo de acordo com teus conhecimentos.

(8)

FOLHA 3

NOME: __________________________________________________________ 2º ANO

GEOGRAFIA - MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

QUAIS AS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM AO LOGO DO TEMPO NESTE LUGAR?

VAMOS OBSERVAR E

ESCREVER AS DIFERNÇAS:

(9)

FOLHA 4

NOME: __________________________________________________________ 2º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA: PRODUÇÃO DE ESCRITA

1) O texto abaixo está todo fora de ordem, recorta e cola no caderno o texto na ordem correta em que os fatos aconteceram:

Se não puder imprimir para recortar poderá escrever na ordem correta no caderno.

NÃO VAI DAR. – RESPONDEU ELE. TEM UM ANZOL AÍ QUERENDO ME FISGAR.

ERA UMA VEZ UMA CONCHA QUE QUERIA APRENDER A NADAR.

O CAVALO RESPONDEU:

- DESCULPE, CONCHINHA! EU SÓ SEI NADAR... NÃO SEI ENSINAR...

DAÍ A CONCHINHA OLHOU PARA CIMA E VIU UM SURFISTA PASSAR. - OBA! – PENSOU ELA, ANIMADA...

ENTÃO ELA PEDIU A UM PEIXINHO DOURADO: -EI, VOCÊ ME ENSINA A NADAR?

...ISSO AÍ EU SEI FAZER! É SÓ DEIXAR A ONDA ME LEVAR!

E A CONCHA TENTOU PELA SEGUNDA VEZ:

-POR FAVOR, CAVALO-MARINHO...ME ENSINA A NADAR?

(10)

FOLHA 5

NOME: __________________________________________________________ 2º ANO

ARTE - TEATRO DE SOMBRAS

Vamos retomar:

Pensa-se que a origem do teatro de sombras reside na Pré-história, quando o homem das cavernas realizava sombras com o fogo (com que cozinhava os alimentos). Em países asiáticos como a Índia e a China, também se passaram a usar marionetes atrás de lenços para a realização do teatro de sombras.À prática de criar figuras com as sombras das mãos, atualmente, dá-se lhe o nome de sombras chinesas.

Vamos conhecer o teatro de sombras com as mãos?

1) É muito fácil, presta atenção! Tu vais precisar de uma lanterna e as mãos.

2) Observa as imagens abaixo e escreve os nomes dos animais formados pela sombra:

1- _____________________ 2- ______________________ 3- _____________________ 4- ______________________ 5- _____________________ 6- _______________________ 3) Usa a tua imaginação e cria outros animais utilizando a lanterna.

Referências

Documentos relacionados

Si vous avez choisi de ne pas installer les drivers et software de Conceptronic pour Windows 7, ou si vous avez installé les drivers de Conceptronic sans le software, vous

Não  são  aceites  cauções  através  de  depósito  bancário  cujo  respectivo  valor  não  esteja,  no  dia  da  abertura  das  propostas, 

i) Capoeira melhorada – plantio de árvores na fase de repouso, continuação da exploração da área com as culturas tradicionais, ou seja, transiciona-se de uma capoeira para

The constitutive MLS B (cMLS B ) resistance phenotype was observed in 15.56% of the methicillin- sensitive Staphylococcus aureus (MSSA) samples, 33.33% of

Estas pessoas, com mais experiência e com uma formação adicional, são um grande apoio para o grupo de monitores, o qual é geralmente mais jovem. Por outro lado, o Schar, como

C)Que seja determinado ao Serviço de Cultura, à Subunidade Orgânica Contabilidade e Património e à Subunidade Orgânica de Recursos Humanos do Município de Reguengos de

(ΣSEM-AVS) normalized by total organic carbon (TOC) in the samples collected from São Francisco River and tributary (see Figure 1 for samples' location) Results of the

A curva de embebição para as sementes de pinha seguiu o padrão trifásico de absorção, no entanto, a mesma descreveu apenas as fases I e II, sendo necessário