• Nenhum resultado encontrado

Relatórios trabalhistas e previdenciários. Relatórios Contábeis - ECD Relatórios Contábeis - ECF Relatórios Fiscais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatórios trabalhistas e previdenciários. Relatórios Contábeis - ECD Relatórios Contábeis - ECF Relatórios Fiscais"

Copied!
60
0
0

Texto

(1)

Relatórios Contábeis - ECD

Relatórios Contábeis - ECF

Relatórios Fiscais

Relatórios trabalhistas e

previdenciários

Análise Estoque x Fornecedores Apuração do IRPJ - Lucro Presumido Livro Fiscal de Apuração de Saldo Painel XML Esocial

Análise Receitas x Custos Produção Apuração da CSLL - Lucro Presumido Livro Fiscal de Entrada/saída e Resumos Relatório Geral De Empregados

Análise Receitas x Folha de Pagamento Apuração do IRPJ - Lucro Real - Trimestral e Anual Relatório - Quantidade Documentos Fiscais Relatório de Remuneração

Análise Vendas x Clientes Apuração da CSLL - Lucro Real - Trimestral e Anual Relatório de Composição de Estoque

Apuração Contábil do COFINS Apuração da CSLL Lucro Real - Estimativa Mensal Relatório de ICMS Apropriado no Período por Item - CIAP

Apuração Contábil do PIS Apuração do IRPJ Lucro Real - Estimativa Mensal Livro de Movimentação de Combustíveis - LMC

Balancete Referencial Adições e Exclusões - Parte A - e-Lalur - Trimestral e Anual Relatório de PIS e COFINS Balanço Referencial Adições e Exclusões – Parte A – e-Lacs - Trimestral e Anual Relatório de Apuração da CPRB

Custos x Receita Adições e Exclusões - Parte A - e-Lalur - Estimativa Mensal Relatório de Apuração do PIS/COFINS (Visão DACON) - Empresas optantes pelo Regime Não Cumulativo.

DFC Adições e Exclusões – Parte A – e-Lacs - Estimativa Mensal

DMPL Parte B – e-Lalur e e-Lacs

DLPA DRE Referencial DVA EBITDA Índices de Endividamento Índices de Rentabilidade Índices Financeiros Índices Imobilização Índices Quociente de Giro DU PONT

(2)

Nome da Regra Categoria Descrição Funcional

COMPOSIÇÃO DA CAPA DO DOCUMENTO FISCAL COM

BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NOS ITENS COMPOSIÇÃO TOTAL DE VALOR

Evidenciamos situações onde a soma dos valores dos itens (Registro C170 ou NF-e) não correspondem com os valores totais consolidados informados na Capa do Documento Fiscal (Registro C100), vide observações abaixo:1ª Caso o campo de retorno “Valor Calculado” estiver sem valores “0,00” certificar se os respectivos arquivos Xml’s de emissão própria foram submetidos ao processamento junto ao arquivo em referência. 2ª Conforme orientação do fisco nos registros de entrada os valores de ICMS/ST e IPI destacados nos documentos fiscais, quando o informante não tem direito ao crédito, devem ser incorporados ao valor das mercadorias, sendo assim, não poderá existir diferenças devido o ICMS/ST ou IPI não creditados, partindo do princípio que os mesmos já estarão incorporados ao valor total das mercadorias.

DUPLICIDADE DE UNIDADE DE MEDIDA CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Localizamos unidades de medidas duplicadas (que contenha a mesma informação no campo 2 (UNID) e no campo 3 (DESCR)).

ITENS CLASSIFICADOS COMO SERVIÇO COM O

PREENCHIMENTO DA ALÍQUOTA INTERNA DE ICMS CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Localizamos itens cujo campo 07 (TIPO_ITEM) do registro 0200 o identifica claramente como Serviços (Código 09), porém o campo 12 (ALIQ_ICMS) do mesmo registro esteja preenchido com informação maior do que zero.

REGISTRO INVÁLIDO_ALTERAÇÃO DE ÍTEM CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Localizamos itens declarados no registro 0200 que possuam informação de alterações em seus dados (existência do registro 0205), porém os dados permaneceram os mesmos.

INDICADOR DE EMITENTE INCORRETO PARA A OPERAÇÃO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Localizar operações onde as notas fiscais de terceiros ou próprias, estão com indicador de emitente classificados incorretamente. Obs.: Não consideramos situações especificas para o negócio. Se existir situação em que a legislação prevê tal operação, considerar como Advertência.

ESCRITURAÇÃO FORA DA ORDEM CRONOLÓGICA ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Localizamos situações onde a escrituração dos documentos fiscais de emissão própria não tenha seguido a determinação legal de sequencia cronológica.

CÓDIGO DE GÊNERO DO ÍTEM INCORRETO CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Localizamos Código do Gênero do Ítem informado no campo 10 do registro 0200 inexistente na tabela 4.2.1 do ATO COTEPE ICMS 09/2008.

INTERVALO DE BILHETES DE PASSAGEM CANCELADO ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciamos situações onde o número do documento fiscal cancelado, informado no registro D301, não esteja dentro da numeração utilizada no registro D300 (registro analítico de bilhetes de passagem consolidados)

INTERVALO DE BILHETES DE PASSAGEM CANCELADO NÃO EMITIDOS POR ECF

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciamos situações onde o número do documento fiscal cancelado informado no registro D411 não esteja dentro da numeração utilizada no registro D410 (registro analítico de bilhetes de passagem consolidados, não emitidos por ECF)

VALOR TOTAL DE TÍTULOS INCORRETO COMPOSIÇÃO TOTAL DE VALOR Totalizar o valor do campo 04 (VL_PARC) do registro C141 e confrontar com o valor informado no campo 07 (VL_TIT) do registro C140.

COMPOSIÇÃO DA CAPA DO DOCUMENTO FISCAL COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NOS REGISTROS ANALÍTICOS

COMPOSIÇÃO TOTAL DE VALOR A regra tem por objetivo destacar operações cujo resultado da somatória dos valores informados nos registros analíticos não corresponda aos valores consolidados informado na capa do documento fiscal.

EFD ICMS-IPI

(3)

ALÍQUOTA IPI x TIPI IPI_ALÍQUOTA

Evidenciamos situações onde a alíquota do IPI praticada não corresponda à alíquota do IPI existente na TIPI para operações geradoras de Débitos ou Créditos do IPI determinadas pelos Códigos de Situação Tributaria "00" - Entrada com recuperação de crédito, "49" - Outras entradas, "50" - Saída tributada ou "99" - Outras Saídas. Obs. Os Códigos de Situação Tributária “Outras Entradas/Saídas” por ter seu preenchimento tributável facultativo deverá ser avaliado especificamente.

NCM VERSUS TIPI CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Verificar se os Códigos de Classificação Fiscal (NCM) e Ex Tarifário (EX IPI) das Mercadorias apresentadas na Tabela de Identificação do Item (Registro 0200 da EFD ICMS/IPI) da Escrituração existem na Tabela de Incidência sobre Produtos Industrializados (TIPI).

CÁLCULO DO VALOR DE ICMS ICMS_VALORES

Refaz o cálculo do ICMS, retornando os dados onde o valor calculado seja diferente do valor informado no arquivo txt. Obs: Para as operações acobertadas através de Diferimento Parcial a validação poderá ser desconsiderada.

ALÍQUOTA DE ICMS ICMS_ALÍQUOTA

Partindo do CST_ICMS declarado, evidenciamos as operações onde a alíquota de ICMS praticada não está em conformidade com a Alíquota de ICMS disposta na Tabela Básica de Alíquotas para Operações Internas e Interestaduais. Obs.: Essa regra não tem por objetivo apontar alíquotas específicas por produto ou operações executadas à parte da tabela genérica disposta na Resolução do Senado Federal 22/89.

ALIQUOTA DE ICMS PREENCHIDA NA TABELA DE IDENTIFICAÇÃO DO ITEM DIVERGENTE DA ALÍQUOTA INTERNA

CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Para os casos onde o Código de Situação Tributária (CST) de ICMS do item obrigue o preenchimento da Alíquota Interna de ICMS, evidenciamos situações cuja alíquota de ICMS preenchida no registro 0200 não corresponde à alíquota interna básica disposta na Tabela Básica de Alíquotas para Operações Internas.

ALIQ DE ICMS PREENCHIDA NO ITEM DO DOCUMENTO FISCAL DIVERGENTE DA ALÍQ INFORMADA NO CADASTRO DE ITEM

ICMS_ALÍQUOTA

Para os casos onde o Código de Situação Tributária (CST) de ICMS do item obrigue o preenchimento da Alíquota Interna de ICMS, confrontamos a alíquota interna declarada no item com a alíquota interna declarada na tabela (Registro 0200) e apontamos as divergências entre elas.

CST ICMS 00 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "00" (Tributada integralmente), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS devem estar preenchidos com valor maior que zero e os campos VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar vazios ou zerados. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Não pode haver CFOP´s iniciados com 7 para este CST_ICMS. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

(4)

CST ICMS 10 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "10" (Tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS, VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor maior que zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Não pode haver CFOP´S iniciados com 7 para este CST_ICMS. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em

consideração a destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 20 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "20" (Com redução de base de cálculo), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS devem estar preenchidos com valor maior que zero e os campos VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar zerados. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar maior que zero. Não pode haver CFOP´S iniciados com 7 para este CST_ICMS. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 30 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "30" (Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS devem estar

preenchidos com valor igual a zero e os campos VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar maior que zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Não pode haver CFOP´S iniciados com 7 para este CST_ICMS. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 40 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "40" (Isenta), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS, VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor igual a zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a

destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 41 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "41" (Não tributada), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS, VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor igual a zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a

destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

(5)

CST ICMS 50 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "50" (Suspensão), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS, VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor igual a zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a

destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 51 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a ""51"" (Diferimento), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS, VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor igual a zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a

destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 60 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "60" (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS, VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor igual a zero. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a

destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 70 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "70" (Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária), os campos VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS, VL_ICMS,

VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST devem estar preenchidos com valor maior que zero. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar maior que zero. Obs.: A partir de 01/07/2012 a escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST ICMS 90 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando os dois últimos dígitos do CST ICMS for igual a "90" (Outros), os campos VL_BC_ICMS_ST, ALIQ_ST e VL_ICMS_ST, devem estar zerados. O campo VL_RED_BC do registro C190 deve estar zerado. Não pode haver CFOP´S iniciados com 7 para esta CST_ICMS. Obs.: A partir de 01/07/2012 a

escrituração deverá ser preenchida sob o enfoque do declarante, levando em consideração a

destinação dos itens. Nas auditorias de CST_ICMS não consideramos os CSTs específicos para empresas enquadradas no Simples Nacional (AJUSTE SINIEF 3, DE 9 DE JULHO DE 2010).

CST IPI 00 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "00" (Entrada com recuperação de crédito), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar preenchidos com valor maior que zero.

CST IPI 01 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "01" (Entrada tributada com alíquota zero), os campos ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

(6)

CST IPI 02 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "02" (Entrada isenta), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 03 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "03" (Entrada não-tributada), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 04 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "04" (Entrada imune), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 05 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "05" (Entrada com suspensão), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 49 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "49" (Outras entradas), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 50 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "50" (Saída tributada), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar preenchidos com valor maior que zero.

CST IPI 51 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "51" (Saída tributada com alíquota zero), os campos ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 52 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "52" (Saída isenta), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 53 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "53" (Saída não-tributada), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 54 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "54" (Saída imune), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 55 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "55" (Saída com suspensão), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

CST IPI 99 - PREENCHIMENTO INDEVIDO OU AUSÊNCIA

DE VALORES IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Quando o campo CST IPI estiver preenchido com "99" (Outras saídas), os campos VL_BC_IPI, ALIQ_IPI e VL_IPI devem estar vazios ou zerados.

DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS SEM O

PREENCHIMENTO DAS CHAVES DE NF-E, CT-E OU CF-E

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Apresentar documentos de emissão própria escriturados como Notas Eletrônicas, Conhecimento de Transporte Eletrônico ou Cupom Fiscal Eletrônico sem o preenchimento das Chaves (CHV_NFE, CHV_CTE e CHV_CFE ). Obs.: A partir de janeiro de 2011, no caso de NF-e de emissão própria com código de situação (campo COD_SIT) cancelado (código “02”) e cancelado extemporâneo (código “03”) deverá ser informado o campo chave da NF-e; o campo CHV_CTE, passa a ser de preenchimento obrigatório a partir de abril de 2012 em todas as situações; e para Cupom Fiscal Eletrônico a informação da CHV_CFE é obrigatório para cupom fiscal eletrônico cancelado.

DOCUMENTOS FISCAIS NÃO ELETRÔNICOS COM CHAVES DE NF-e, NFC-e, CT-e OU CF-e PREENCHIDOS

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Apresentar documentos de emissão própria com preenchimento das Chaves (CHV_NFE, CHV_CTE e CHV_CFE) sendo que o Modelo é diferente de Notas Fiscais Eletrônicas (Modelo 55), Notas Fiscais de Consumidor eletrônico (Modelo 65), Conhecimento de Transporte Eletrônico (Modelo 57) ou Cupom Fiscal Eletrônico (Modelo 59).

DOCUMENTO FISCAL DE CRÉDITO SOBRE ATIVO IMOBILIZADO COM O CSD PREENCHIDO INCORRETAMENTE

ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos documentos com crédito de ICMS sobre o Ativo Imobilizado CFOP "1.604" com o campo COD_SIT (Código de Situação do Documento) diferente de "08" - Documento Fiscal emitido com base em Regime Especial ou Norma Específica.

(7)

DOCUMENTOS FISCAIS DE ENTRADA DE ATIVO

IMOBILIZADO COM DESTAQUE DO ICMS ICMS_VALORES

Evidenciar situações onde houve crédito indevido de ICMS sobre Operações de Entrada de Ativo Imobilizado.

CÓDIGO DE UNIDADE DE MEDIDA DIFERENTES COM A

MESMA DESCRIÇÃO CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Evidenciar situações onde existam códigos de unidades de medidas diferentes, porém com mesma descrição.

CÓDIGO DE ITENS DIFERENTES COM A MESMA

DESCRIÇÃO CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Evidenciamos códigos de itens (produtos/serviços) diferentes, porém com mesma descrição.

OPERAÇÕES COM ATIVO CUJO TIPO DE ITEM DECLARADO

NA TABELA (0200) NÃO SEJA IGUAL À 08 (Ativo) ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos operações com Ativo Imobilizado entre os CFOPs 1406, 2406, 1604, 1551, 2551, 3551, 1552, 2552, 1553, 2553, 3553, 1554, 2554, 1555, 2555, 1908, 2908, 1909, 2909, 5412, 6412, 5551, 6551, 7551, 5552, 6552, 5553, 6553, 7553, 5554, 6554, 5555, 6555, 5908, 6908, 5909, 6909, porém o respectivo campo “Tipo de item” do registro 0200 (Tabela de Identificação do Item) foi classificado com informações diferente de 08 - Ativo Imobilizado. OBS. Poderá ocorrer situações especificas onde o apontamento deverá ser interpretado somente como alerta.

OPERAÇÕES COM ATIVO CUJO CFOP ESTEJA INCOERENTE

COM O TIPO DE ITEM DECLARADO NA TABELA (0200) ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos no registro 0200 (Tabela de Identificação do Item) a classificação do “Tipo de item” igual á 08 - Ativo Imobilizado, porém as movimentações dos respectivos itens não foram relacionadas com as operações de ativo imobilizado entre os CFOPs 1406, 2406, 1604, 1551, 2551, 3551, 1552, 2552, 1553, 2553, 3553, 1554, 2554, 1555, 2555, 1908, 2908, 1909, 2909,1920, 2920, 1921, 2921, 5412, 6412, 5551, 6551, 7551, 5552, 6552, 5553, 6553, 7553, 5554, 6554, 5555, 6555, 5908, 6908, 5909, 6909, 5920; 6920, 5921, 6921. OBS. Poderá ocorrer situações especificas onde o apontamento deverá ser interpretado somente como alerta.

DIVERGÊNCIA ENTRE OS CAMPOS DE RELACIONAMENTO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde os campos de relacionamento da Nota Fiscal Eletrônica na EFD ICMS/IPI está divergente entre o arquivo XML. Obs.: Deverá submeter juntamente com o arquivo TXT somente os XMLs das notas fiscais emitidas.

CST_IPI PREENCHIDOS INCORRETAMENTE IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA O CST IPI informado é incompatível com o Tipo de Operação.

CRÉDITOS DE ICMS EM AQUISIÇÕES DE MATERIAL DE

USO E CONSUMO ICMS_VALORES

Evidenciar situações onde houve crédito indevido de ICMS sobre Operações de Entrada de Material para Uso ou Consumo. Conforme Lei Complementar 87/96, art. 33, I, somente darão direito de crédito as mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento nele entradas a partir de 1º de janeiro de 2020 (Redação dada ao inciso pela Lei Complementar nº 138, de 29.12.2010, DOU 30.12.2010 ).

DOCUMENTOS REGULARES COM O VALOR DA OPERAÇÃO ZERADO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde o valor da operação no registro C190 encontra-se zerado para documento com situação regular.

INDICADOR DE MOVIMENTAÇÃO FÍSICA DO ITEM DIVERGENTE

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar documentos onde o indicador de movimentação física do item não corresponde ao CFOP informado.

OPERAÇÕES SEM COBRANÇA DE FRETE ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar operações onde não configura circulação de mercadoria e com indicador de cobrança de frete. Obs. Se a nota fiscal exigir o pagamento do frete, conforme a classificação do tipo de indicador e possuir desdobramento de CFOP, sendo que, houver operações que não haverá a cobrança de frete, desconsiderar o apontamento.

(8)

DOCUMENTO FISCAL DE ENERGIA ELÉTRICA SEM O PREENCHIMENTO DO TIPO LIGAÇÃO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde o campo Código de Tipo de Ligação não está preenchido ou preenchido com informação inválida, para situações onde o Modelo do Documento é igual a "06" - Energia Elétrica.

DOCUMENTO FISCAL DE ENERGIA ELÉTRICA SEM O PREENCHIMENTO DO GRUPO TENSÃO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde o campo Código de Grupo de Tensão não está preenchido ou preenchido com informação inválida, para situações onde o Modelo do Documento é igual a "06" - Energia Elétrica.

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO SEM INFORMAÇÃO DO TIPO DE CT-E

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde o campo Tipo de Conhecimento de Transporte Eletrônico não está preenchido ou preenchido com informação inválida, para situações onde o Modelo do Documento é igual a "57" - CT-e.

CONHECIMENTO DE TRANSPORTE DIFERENTE DE ELETRÔNICO COM INFORMAÇÃO DO TIPO DE CT-E

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde o campo Tipo de Conhecimento de Transporte Eletrônico está preenchido, para situações onde o Modelo do Documento é diferente de "57" - CT-e.

DOCUMENTO FISCAL DE TRANSFERÊNCIA DE SALDO ICMS COM O CSD PREENCHIDO INCORRETAMENTE

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Apresentar documento de Transferência de Saldo de ICMS com campo COD_SIT (código de situação do documento) incorreto.

PRODUTOS E SERVIÇOS CLASSIFICADOS COM TIPO DO

ITEM OUTRAS CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Evidenciar situações onde os Códigos de Produtos foram classificados com TIPO DO ITEM igual a "99 - Outras". Recomendamos verificar o motivo de ter sido classificado genéricamente.

CONTA CONTÁBIL NÃO INFORMADA ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciamos situações onde o campo conta contábil está zerado ou vazio para situações onde deveria existir preenchimento. Conforme orientação do Guia Prático, Regra geral, se existir a informação, o contribuinte está obrigado a prestá-la. Segundo art. 57, inciso III, alínea a da Lei nº 12.873/13, “A entrega de obrigação acessória com informações inexatas, incompletas ou omitidas pode acarretar multa de 3% sobre o valor total das transações comerciais e/ou operações financeiras”. Informar o Código da Conta Analítica. Exemplos: estoques, receitas, despesas, ativos.

EMISSÃO DE NOTA FISCAL PARA CREDITO DE ICMS -

ATIVO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos situações onde houve escrituração/emissão de Nota Fiscal para crédito de ICMS sobre ativo imobilizado CFOP “1.604”, porém para o estado do declarante não há previsão legal para emissão da mesma.

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO VOLUME RECEBIDO “EM LITROS” (REG. C171)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos que a soma dos valores referente à “Quantidade ou volume armazenado” não corresponde com valores informados de “Volume Recebido no dia em litros”.

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO VOLUME RECEBIDO “EM LITROS” (REG. 1310)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos que a soma dos valores referente ao “Volume Recebido no dia em litros” (POR TANQUE) não corresponde com valores informados de “Volume Recebido no dia em litros” (TOTAL).

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO VOLUME DISPONÍVEL (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Volume Disponível (Em litros).

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO VOLUME TOTAL DAS SAÍDAS (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Volume Total das Saídas (Em litros).

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO ESTOQUE ESCRITURAL (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Estoque Escritural (Em litros).

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO VALOR DA PERDA (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Valor da Perda (Em litros).

(9)

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO VALOR DO GANHO (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Valor do Ganho (Em litros).

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO ESTOQUE DE FECHAMENTO (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Estoque de Fechamento (Em litros).

PERCENTUAL MÁXIMO PERMITIDO PARA PERDAS E SOBRAS DE COMBUSTÍVEL

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado um percentual superior à 0,6% "Produto/dia" para perdas ou sobras de combustível. Base Legal: PORTARIA DNC Nº 26, DE 13.11.1992 - ART 5º e Instrução Normativa anexa á mesma portaria 26/92 - Inciso XII, Item 13- f.

DIVERGÊNCIA NA INFORMAÇÃO DO ESTOQUE NO INICIO DO DIA (EM LITROS)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar situações onde foi identificado a divergência dos valores classificados no campo Estoque no inicio do dia (Em litros).

VENDAS DESTINADAS A ZFM/ALC PORÉM OS MUNICÍPIOS NÃO PERTENCEM AS ÁREAS INCENTIVADAS

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Verificamos que as vendas são destinadas a Zona Franca de Manaus ou Área de Livre Comércio, entretanto os municípios não pertencem as áreas incentivadas

VENDAS DESTINADAS A ZFM/ALC PORÉM O CST DE ICMS

FOI INFORMADO INCORRETAMENTE ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Verificamos que as vendas são destinadas a Zona Franca de Manaus ou Área de Livre Comércio, entretanto o CST - Código de Situação Tributária de ICMS foi classificado com informação diferente de "30" - Isenta ou não Tributada com cobrança do ICMS-ST ou "40" - Isenta.

VENDAS DESTINADAS A ZFM/ALC PORÉM O CST DE IPI

FOI INFORMADO INCORRETAMENTE IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Verificamos que as vendas são destinadas a Zona Franca de Manaus ou Área de Livre Comércio, entretanto o CST - Código de Situação Tributária de IPI foi classificado com informação diferente de "55" - Saída com Suspensão.

INCONSISTÊNCIA NO NOME DO ARQUIVO MESTRE (EMPRESAS OBRIGADAS AO CONVÊNIO ICMS 115/2003)

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciamos os lançamentos de consolidação das notas fiscais de prestação de serviços de comunicação e telecomunicação e o nome do arquivo mestre do documento fiscal foi informado de forma irregular, conforme o Convênio ICMS 115/2003.

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS PARA PRODUTOS

IMPORTADOS ICMS_ALÍQUOTA

Partindo do CST ICMS declarado, evidenciamos situações de operações interestaduais com produtos importados ou com conteúdo de importação superior a 40% onde a alíquota declarada é divergente de 4%, conforme Resolução Federal nº 13/2012. Obs.: Se o destinatário do produto não for contribuinte do imposto, deverá ser aplicado a alíquota interna do estado de origem. Exceção: A regra não se aplica para os documentos fiscais com data de emissão inferior a 01/04/2013, nas operações de Retorno / Devolução.

DIVERGÊNCIA NO CST DE ICMS PARA PRODUTOS

IMPORTADOS ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Partindo do CST ICMS declarado, evidenciamos situações de operações interestaduais com produtos importados ou com conteúdo de importação superior a 40% onde a alíquota declarada é 4%, porém a CST ICMS de origem da mercadoria é divergente de 1, 2, 3 ou 8. Certifique se a CST aplicada está em conformidade com o Ajuste Sinief nº 20/2012.

EMISSÃO DE UMA ÚNICA NOTA FISCAL DE CRÉDITO DE

ATIVO IMOBILIZADO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos situações onde houve mais que uma escrituração/emissão de Nota Fiscal para crédito de ICMS sobre ativo imobilizado CFOP “1.604”. OBS. Conforme exigência do fisco os estados obrigados a emissão da Nota Fiscal para crédito de ICMS devem emitir a mesma unicamente ao final do período. Base legal: RO (Art. 37, Parágrafo 7, II, do RICMS/RO – Decreto nº 8.321/1998). RS (Art. 26,II Livro II e IN 45/98 Tit. I cap. XII, seção 3.6.4) e SP (Portaria CAT 41/2003).

CST ICMS INDEVIDO NAS COMPRAS DE MATERIAL DE

USO E/OU CONSUMO ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos que o CST de ICMS informado nas aquisições de material de uso e/ou consumo é diferente de "90 - Outros."

(10)

CST ICMS INDEVIDO NAS COMPRAS DE MATERIAL DE

USO E/OU CONSUMO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos que o CST de ICMS informado nas aquisições de material de uso e/ou consumo sujeitas à substituição tributária é diferente de "60 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária". CST ICMS INDEVIDO NAS COMPRAS DE BEM PARA O

ATIVO IMOBILIZADO ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos que o CST de ICMS informado nas aquisições de bem para o ativo imobilizado é diferente de "40 - Isenta", "41 - Não Tributada" ou "90 - Outros".

CST ICMS INDEVIDO NAS COMPRAS DE BEM PARA O

ATIVO IMOBILIZADO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos que o CST de ICMS informado nas aquisições de bem para o ativo imobilizado sujeitas à substituição tributária é diferente de "60 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária". CST ICMS INDEVIDO NA NOTA FISCAL PARA O CRÉDITO

DE ATIVO IMOBILIZADO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que o CST de ICMS informado na nota fiscal para o crédito de ativo imobilizado é diferente de "90 - Outros".

CST IPI INDEVIDO NAS COMPRAS DE MATERIAL DE USO

E/OU CONSUMO IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos que o CST de IPI informado nas aquisições de material de uso e/ou consumo é diferente de "49 - Outras Entradas".

CST IPI INDEVIDO NAS COMPRAS DE BEM PARA O ATIVO

IMOBILIZADO IPI_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos que o CST de IPI informado nas aquisições de bem para o ativo imobilizado é diferente de "49 - Outras Entradas".

TIPO DO ITEM INCORRETO NAS COMPRAS DE MATERIAL DE USO E/OU CONSUMO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos que o Tipo do item informado nas aquisições de material de uso e/ou consumo é diferente de "07 - Material de Uso e Consumo".

TIPO DO ITEM INCORRETO NAS COMPRAS DE BEM PARA O ATIVO IMOBILIZADO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos que o Tipo do item informado nas aquisições de bem para o ativo imobilizado é diferente de "08 - Ativo Imobilizado".

DIVERGÊNCIA ENTRE O CÓDIGO DO GÊNERO E CÓDIGO

DA NCM CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Identificamos que o código do gênero (COD_GEN) declarado no registro 0200, não consiste com os dois primeiros caracteres do código da NCM.

BENS E PRODUTOS IMPORTADOS SEM SIMILAR

NACIONAL TRIBUTADOS COM ALÍQUOTA DE ICMS DE 4% ICMS_ALÍQUOTA

Identificamos operações tributadas com alíquota ICMS de 4% para bens e mercadorias importadas “Sem Similar Nacional”. BASE LEGAL: Conforme Resolução Federal nº 13/2012, Parágrafo 4º, inciso I, Não se aplica a alíquota do ICMS de 4% as operações interestaduais com bens e mercadorias importadas do exterior que não tenham similar nacional, vide também, Convênio ICMS 38/2013, Cláusula terceira, inciso I e Resolução CAMEX 79/2012, Art. 1º, incisos I II e III. OBS-1. A validação em referência não considera os bens e mercadoria sem similar nacional cuja sua inexistência de produção nacional tenha sido atestada em procedimento especifico de licenciamento de importação (Resolução CAMEX 79/2012, Art. 3º). OBS-2. Atualização realizada até a resolução CAMEX nº 07/2016 conforme lista disponibilizada pela câmara de comércio exterior.

CST DE ORIGEM (SEM SIMILAR NACIONAL) DISCORDANTE

CONFORME BEM/PRODUTO ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos operações que evidenciam o CST de origem para bens e mercadorias sem similar nacional “6 ou 7”, onde o respectivo bem ou mercadoria não se encaixa como sem similar nacional conforme (Resolução CAMEX 79/2012, Art. 1º, incisos I II e III). OBS-1. A validação em referência não considera os bens e mercadorias sem similar nacional cuja sua inexistência de produção nacional tenha sido atestada em procedimento especifico de licenciamento de importação (Resolução CAMEX 79/2012, Art. 3º). OBS-2. Atualização realizada até a resolução CAMEX nº 07/2016 conforme lista disponibilizada pela câmara de comércio exterior.

(11)

BEM/PRODUTO (SEM SIMILAR NACIONAL) DISCORDANTE

CONFORME CST DE ORIGEM ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Identificamos operações com bens e mercadorias sem similar nacional conforme (Resolução CAMEX 79/2012, Art. 1º, incisos I II e III), divergente de sua respectiva classificação de CST de origem “6 ou 7”. OBS-1. A validação em referência não considera os bens e mercadoria sem similar nacional cuja sua inexistência de produção nacional tenha sido atestada em procedimento especifico de licenciamento de importação (Resolução CAMEX 79/2012, Art. 3º). OBS-2. Atualização realizada até a resolução CAMEX nº 07/2016 conforme lista disponibilizada pela câmara de comércio exterior.

QUEBRA DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA - NF-e ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos a existência de intervalos na seqüência numérica das Notas Fiscais Eletrônica de emissão própria.

ITENS CLASSIFICADOS COMO SERVIÇO COM O

PREENCHIMENTO DO CÓDIGO DA LISTA INCORRETO OU VAZIO

CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Localizamos itens cujo campo 07 (TIPO_ITEM) do registro 0200 o idendifica claramente como Serviço (código 09), mas que estejam com o campo 11 (COD_LST) do mesmo registro sem preenchimento ou diferente do indicado na LC 116/03. A partir de janeiro de 2015, o preenchimento deve ser efetuado como na NF-e, formato NN.NN

CFOP INCORRETO NAS ENTRADAS DE MATERIAL DE USO E/OU CONSUMO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos entradas de Material de Uso e Consumo cujo CFOP utilizado não é apropriado para a operação. Obs.: As operações que contenham os CFOPs 1949 e 2949 (outras) deverão ser analisadas individualmente.

DIVERGÊNCIA NA QUANTIDADE DE PRODUÇÃO ACABADA

- IND. PRÓPRIA CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Conforme as informações de Consumo Específico Padronizado (REG. 0210) e Insumos Consumidos (REG. K235), identificamos divergências na Quantidade de Produção Acabada (REG. K230). OBS. Para cálculo da Quantidade de Produção Acabada, consideramos os limites entre a Produção Máxima (Sem Percentual Perdas) e a Produção Mínima (Com Percentual de Perdas).

DIVERGÊNCIA NA QUANTIDADE DE PRODUÇÃO ACABADA

- IND. EFETUADA POR TERCEIROS CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Conforme as informações de Consumo Específico Padronizado (REG. 0210) e Insumos Consumidos (REG. K255), identificamos divergências na Quantidade de Produção Acabada (REG. K250). OBS. Para cálculo da Quantidade de Produção Acabada, consideramos os limites entre a Produção Máxima (Sem Percentual Perdas) e a Produção Mínima (Com Percentual de Perdas).

DIVERGÊNCIA ENTRE O CONSUMO ESPECÍFICO DO PRODUTO E INSUMOS CONSUMIDOS - IND. EFETUADA POR TERCEIROS

CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos divergências entre o cadastro dos Insumos/Componentes de Consumo Específico Padronizado “Lista Técnica“ (REG. 0210) e seus Insumos Consumidos na produção do respectivo produto (REG. K255). Esta validação tem caráter de alerta devido existir situações exporádicas onde a "Lista Técnica" não coresponderá igualmente com seus respectivos Itens Consumidos.

DIVERGÊNCIA ENTRE O CONSUMO ESPECÍFICO DO

PRODUTO E INSUMOS CONSUMIDOS - IND. PRÓPRIA CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos divergências entre o cadastro dos Insumos/Componentes de Consumo Específico Padronizado “Lista Técnica“ (REG. 0210) e seus Insumos Consumidos na produção do respectivo produto (REG. K235). Esta validação tem caráter de alerta devido existir situações exporádicas onde a "Lista Técnica" não coresponderá igualmente com seus respectivos Itens Consumidos.

CÓDIGO DE ORDEM DE PRODUÇÃO DUPLICADA EM

PERÍODOS ANTERIORES CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE Identificamos códigos de ordem de produção duplicadas conforme períodos anteriores. CÓDIGO DE ORDEM DE PRODUÇÃO DUPLICADA CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE Identificamos códigos de ordem de produção duplicadas para o mesmo período.

(12)

ITENS DO INVENTÁRIO NÃO INFORMADOS NO ESTOQUE

ESCRITURADO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos itens declarados no Inventário (REG. H010) não informados no Estoque Escriturado (REG. K200) referente o mesmo período.

ITENS DO ESTOQUE ESCRITURADO NÃO INFORMADOS

NO INVENTÁRIO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos itens informados no Estoque Escriturado (REG. K200) não Inventariado no (REG. H010) referente o mesmo período. Poderá existir casos onde tal divergência foi devidamente corrigida em seus respectivos registros de Correção de Apontamento "K280", nestes casos a presente validação evidenciará um relatório com as informações que foram retificadas no campo de retorno "Correção de Apontamento - Estoque Escriturado" onde as mesmas podem vir a reparar tal diferença, podendo assim a respectiva divergência ser desconsiderada conforme análise.

INDICADORES DE PROPRIEDADE DO INVENTÁRIO NÃO

CORRESPONDEM COM ESTOQUE ESCRITURADO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos indicadores de propriedade declarados no Inventário (REG. H010) divergente entre os mesmos indicadores informados no Estoque Escriturado (REG. K200) referente o mesmo período. Poderá existir casos onde tal divergência foi devidamente corrigida em seus respectivos registros de Correção de Apontamento "K280", nestes casos a presente validação evidenciará um relatório com as informações que foram retificadas no campo de retorno "Correção de Apontamento - Estoque Escriturado" onde as mesmas podem vir a reparar tal diferença, podendo assim a respectiva divergência ser desconsiderada conforme análise.

QUANTIDADE DE ITENS DO INVENTÁRIO NÃO

CORRESPONDEM COM O ESTOQUE ESCRITURADO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos quantidades de itens declarados no Inventário (REG. H010) divergente das quantidades de itens informados no Estoque Escriturado (REG. K200) referente o mesmo período. Poderá existir casos onde tal divergência foi devidamente corrigida em seus respectivos registros de Correção de Apontamento "K280", nestes casos a presente validação evidenciará um relatório com as informações que foram retificadas no campo de retorno "Correção de Apontamento - Estoque Escriturado" onde as mesmas podem vir a reparar tal diferença, podendo assim a respectiva divergência ser desconsiderada conforme análise.

PARTICIPANTES INFORMADOS NO INVENTÁRIO NÃO

CORRESPONDEM COM O ESTOQUE ESCRITURADO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos participantes declarados no inventário (REG. H010) divergente do respectivo participante informado no Estoque Escriturado (REG. K200) referente o mesmo período. Poderá existir casos onde tal divergência foi devidamente corrigida em seus respectivos registros de Correção de Apontamento "K280", nestes casos a presente validação evidenciará um relatório com as informações que foram retificadas no campo de retorno "Correção de Apontamento - Estoque Escriturado" onde as mesmas podem vir a reparar tal diferença, podendo assim a respectiva divergência ser desconsiderada conforme análise.

AUSÊNCIA DO REGISTRO K280 CORRESPONDENTE -

CORREÇÃO DE APONTAMENTO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos ausência de registro de correção de apontamentos do estoque escriturado "K280" quando apresentados registros de correção de apontamentos "K270" e/ou "K275".

INSUMOS UTILIZADOS NÃO IDENTIFICADOS NA LISTA

TÉCNICA - K265 CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos divergência entre os insumos reprocessados K265 e sua respectiva composição de consumo especifico padronizado 0210, "Lista Técnica".

INSUMOS UTILIZADOS NÃO IDENTIFICADOS NA LISTA

TÉCNICA - K215 CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos divergência entre os insumos desmontados K215 e sua respectiva composição de consumo especifico padronizado 0210, "Lista Técnica".

TIPO DE ITEM INCORRETO ENVIADO PARA

DESMONTAGEM - ITEM DE ORIGEM CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Identificamos situações onde o tipo do item enviado para o processo de desmontagem não corresponde com a operação.

TIPO DE ITEM INCORRETO ENVIADO PARA

DESMONTAGEM - ITEM DE DESTINO CONTROLE DA PRODUÇÃO E DO ESTOQUE

Evidenciar situações onde o tipo do item enviado para o processo de desmontagem não corresponde com a operação.

(13)

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - SAÍDA / NF-e ICMS_ALÍQUOTA

Identificamos divergência na alíquota de ICMS praticada nas operações de saída (XML/NF-e). Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO". ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais expostos especificamente pelos Estados.

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - SAÍDA / REG.

C170 ICMS_ALÍQUOTA

Identificamos divergência na alíquota de ICMS praticada nas operações de saída (REG. C170). Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO". ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais expostos especificamente pelos Estados.

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - ENTRADA / NF-e ICMS_ALÍQUOTA

Identificamos divergência na alíquota de ICMS praticada nas operações de entrada (XML/NF-e). Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO". ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais expostos especificamente pelos Estados.

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - ENTRADA / REG.

C170 ICMS_ALÍQUOTA

Identificamos divergência na alíquota de ICMS praticada nas operações de entrada (REG. C170). Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO". ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais expostos especificamente pelos Estados.

(14)

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - CADASTRO DO

PRODUTO / REG. 0200 CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Identificamos divergência na alíquota de ICMS aplicável nas operações internas conforme cadastro de produto (REG. 0200). Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO". ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais expostos

especificamente pelos Estados.

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS DE PARTILHA - E.C

Nº 87/2015 ICMS DE PARTILHA

Identificamos divergências nas alíquotas de ICMS aplicável nas operações interestaduais com consumidor final não contribuintes do imposto (Emenda Constitucional Nº 87/2015), esta validação é executada via (XML/NF-e) sendo verificado: ALÍQUOTA DE ICMS - INTERESTADUAL ALÍQUOTA DE ICMS - INTERNA DE DESTINO ALÍQUOTA DO FUNDO DE COMBATE A POBREZA Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO". ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais.

DIVERGÊNCIA NO VALOR DE ICMS DE PARTILHA - E.C Nº

87/2015 ICMS DE PARTILHA

Identificamos divergências no valor do ICMS aplicável nas operações interestaduais com consumidor final não contribuintes do imposto (Emenda Constitucional Nº 87/2015), esta validação é executada via (XML/NF-e) sendo verificado: VALOR DE ICMS INTERESTADUAL - UF DE ORIGEM VALOR DE ICMS INTERESTADUAL - UF DE DESTINO VALOR DE ICMS RELATIVO AO FUNDO DE COMBATE A POBREZA - UF DE DESTINO Obs: Poderá existir situações com alíquotas diferentes para a mesma classificação de NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar o campo de retorno "CONDIÇÕES DO PRODUTO". De forma preventiva consideramos como patrão de sugestão a alíquota de maior percentual em situações amparadas por diversas alíquotas especificas o que não inibe a necessidade de análise dos demais resultados expostos pelo relatório de "CONDIÇÕES DO PRODUTO".

DIVERGÊNCIA NO VALOR TOTAL DE ICMS DE PARTILHA -

E.C Nº 87/2015 ICMS DE PARTILHA

Identificamos divergências no valor total do ICMS aplicável nas operações interestaduais com consumidor final não contribuintes do imposto (Emenda Constitucional 87/2015), esta validação é executada via (REG. C101) sendo verificado: VALOR TOTAL DE ICMS INTERESTADUAL - UF DE ORIGEM VALOR TOTAL DE ICMS INTERESTADUAL - UF DE DESTINO VALOR TOTAL DE ICMS RELATIVO AO FUNDO DE COMBATE A POBREZA - UF DE DESTINO

CST DE ORIGEM INCORRETO PARA A OPERAÇÃO ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA Identificamos operações de entradas de mercadoria importada com o CST de origem divergente de sua respectiva operação.

(15)

CFOP INCORRETO NAS OPERAÇÕES COM NFC-e. ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Identificamos a escrituração de NFC-e (modelo 65) com CFOPs impróprios para o tipo de operação.

COMPOSIÇÃO DA CAPA DO DOCUMENTO FISCAL COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NOS ITENS DA NFC-E

COMPOSIÇÃO TOTAL DE VALOR

Identificamos situações onde a soma dos valores dos itens da NFC-e (modelo 65) não correspondem com os valores totais consolidados informados na Capa do Documento Fiscal (Registro C100). Obs.: Caso o campo de retorno “Valor Calculado” estiver sem valores “0,00” certificar se os respectivos arquivos XML de emissão própria foram submetidos ao processamento junto ao arquivo em referência.

QUEBRA DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA - NFC-e ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Identificamos a existência de intervalos na sequência numérica das NFC-E. NFC-e COM VALOR EXCEDENTE AO LIMITE ESTABELECIDO ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Identificamos NFC-e (modelo 65) com valor total superior ao limite estabelecido pela Sefaz. CST INCORRETO NA EMISSÃO DE NFC-e ICMS_CÓDIGO DE SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA Identificamos operações com CST ICMS inadequado na emissão de NFC-e.

CÁLCULO DE VALOR DO ICMS NFC-E ICMS_VALORES

Refaz o cálculo do ICMS, retornando os dados onde o valor calculado seja diferente do valor informado no arquivo txt. Obs: Para as operações acobertadas através de Diferimento Parcial a validação poderá ser desconsiderada.

DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - SAÍDA / NFC-e ICMS_ALÍQUOTA

Identificamos divergência na alíquota de ICMS praticada nas operações de saída (XML/NF-e). Obs: Poderá existir alíquotas diferentes para a mesma NCM onde o respectivo produto tem condições especificas que pode alterar sua alíquota de ICMS, nestes casos é importante observar nos retornos da validação se o produto possui condições. ATENÇÃO: O resultado das alíquotas apresentados na presente validação não considera a modalidade de benefícios fiscais expostos especificamente pelos Estados.

COMPOSIÇÃO DO VALORES ANALÍTICOS DO

DOCUMENTO FISCAL COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO RESUMO DIÁRIO

COMPOSIÇÃO TOTAL DE VALOR A regra tem por objetivo destacar operações cujo resultado da somatória dos valores informados nos registros analíticos não corresponda aos valores consolidados informado no resumo diário.

CÓDIGO DE CONSUMO INVÁLIDO ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL A regra tem por objetivo destacar operações cujo código de consumo informado não seja válido. COMPOSIÇÃO DO REGISTRO ANALÍTICO DO

DOCUMENTO FISCAL COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NOS ITENS

COMPOSIÇÃO TOTAL DE VALOR A regra tem por objetivo destacar operações cujo resultado da somatória dos valores informados nos ítens não corresponda aos valores consolidados informado no registro analítico.

CÓDIGO DO MUNICÍPIO EM OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Verificar se o valor preenchido nos campos COD_MUN_ORIG ou COD_MUN_DEST em operações que envolvem destinos ou origens em cidades fora do Brasil foram preenchidos conforme determina o manual, a saber, com o código 9999999.

COMPOSIÇÃO DO SALDO INICIAL INFORMADO NO REGISTRO G110 COM BASE NAS INFORMAÇÕES DO REGISTRO G125.

ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que o saldo inicial informado no registro G110 (Ativo Permanente - CIAP) está divergente da somatória dos valores declarados nos respectivos registros G125 (Movimentação de Bem ou Componente do Imobilizado).

COMPOSIÇÃO DO VALOR DAS PARCELAS INFORMADO

NO REGISTRO G110 COM BASE NO REGISTRO G125 ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que a somatório das parcelas passíveis de apropriação de ICMS informadas nos registros G125 não correspondem com seu valor total informado no registro G110.

(16)

APROPRIAÇÃO INCORRETA DE ICMS ATIVO IMOBILIZADO / CIAP Identificamos que o valor do ICMS a ser apropriado não corresponde com a somatória das parcelas passíveis de apropriação de ICMS de cada bem "multiplicado" pelo índice de participação.

NCM OBRIGATÓRIO CADASTRO DE PRODUTOS E SERVIÇOS Verificar se o campo NCM foi preenchido para situações onde é obrigatório.

ESCRITURAÇÃO SUPERIOR A 5 DIAS DA EMISSÃO DO DOCUMENTO FISCAL

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Evidenciar operações de aquisições/prestação onde a data de entrada/saída é 5 dias superior a data de emissão do documento fiscal. Conforme Convênio do ICMS nº 57/1995 e Convênio S/Nº1970 os dados referentes aos elementos contidos nos documentos fiscais, para o meio magnético, a fim de compor o registro fiscal, não poderão atrasar por mais de cinco dias úteis.

AUSÊNCIA DE NOTA FISCAL DE CRÉDITO DE ATIVO

IMOBILIZADO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos aquisições de Ativo Imobilizado onde não houve escrituração/emissão de Nota Fiscal para apropriação de crédito dos bens do ativo imobilizado (CFOP 1.604) exigido para os contribuintes dos Estados “RO” (Art. 188, IV, do RICMS/RO – Decreto nº 8.321/1998). “RS” (Art. 26,II Livro II e IN 45/98 Tit. I cap. XII, seção 3.6.4) e “SP” (Portaria CAT 41/2003). OBS. Para casos específicos onde o crédito do ICMS não será apropriado, o apontamento deve ser desconsiderado.

AQUISIÇÃO DE COMUNICAÇÃO POR EMPRESAS DO

RAMO, SEM O DESTAQUE DO ICMS ICMS_VALORES

Evidenciar aquisições de serviço de comunicação por empresas do mesmo ramo de atividade sem o destaque do ICMS.

AUSÊNCIA DE DESTAQUE DE ICMS EM OPERAÇÕES DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA POR EMPRESAS INDUSTRIAIS

ICMS_VALORES Evidenciar as aquisições de energia elétrica por empresas industriais sem o destaque do ICMS que têm direito.

NÚMERO DE PARCELA INVÁLIDO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP Identificamos que o número de parcelas apresentadas no campo 07 do registro 0300 é superior ao número máximo permitido de parcelas para apropriação do ICMS “48 - PARCELAS”.

CRÉDITO SOBRE BEM COM VIDA ÚTIL IGUAL OU

INFERIOR À 12 MESES ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos apropriação de crédito de ICMS sobre bens do ativo imobilizado com vida útil igual ou inferior a 12 meses.

CRÉDITO SOBRE A ENTRADA DE COMPONENTES DO

ATIVO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que houve apropriação de crédito do ICMS nas entradas de componentes do Ativo Permanente. OBS. Regra geral, o crédito do imposto somente poderá ser apropriado quando o componente acoplar o bem e o mesmo for colocado em funcionamento, entretanto alguns estados permitem o aproveitamento de crédito de ICMS nas aquisições de componentes desde que respeitem algumas condições estabelecidas pela Unidade da Federação. Se o apontamento se encaixar dentre as considerações citadas, o mesmo deverá ser interpretado somente como alerta.

CRÉDITO VIA NOTA FISCAL COM CFOP 1604 ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos divergência dos valores de ICMS/CIAP entre a Nota Fiscal Eletrônica que referencia tal crédito “CFOP 1604” e a respectiva apuração informada no Registro G110. Obs. A validação em referência considera também o mês de periodicidade imediatamente anterior devido haver casos onde a emissão da NF-e foi emitida em carácter extemporâneo.

OUTROS CRÉDITOS DE ICMS SOBRE ATIVO IMOBILIZADO ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que o valor do ICMS apropriado Registro G110 (Ativo Permanente) não confere com o valor do ICMS apropriado na Apuração Registro E111 (Ajuste/Benefício/Incentivo da Apuração do ICMS).

(17)

TIPO DE MOVIMENTAÇÃO "SI" COM NÚMERO DE

PARCELA IGUAL À 1 ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que foi informado o Tipo de Movimentação "SI" (Saldo inicial dos bens imobilizados), na escrituração da "Primeira" parcela de apropriação. OBS. Conforme Guia Prático da EFD, Registro G125 campo 4, item 1.2 - O bem que entrar no estabelecimento no período de apuração deve ser informado com o tipo de movimentação “IM”. Item 1.3 - O componente será informado com tipo de

movimentação “IA” no mês da aquisição.

CRÉDITO APÓS 5 ANOS DA DATA DE EMISSÃO DA NF ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que a parcela de apropriação de ICMS está fora do prazo permitido. OBS. O Prazo de apropriação de ICMS para bens e componentes do ativo permanente é de 5 anos a partir da data de emissão na Nota Fiscal que originou a entrada.

BENS BAIXADOS EM PERÍODOS ANTERIORES ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos bens e/ou Componentes que foram baixados anteriormente, porém voltaram a ser informados. OBS. A regra considera as situações “BA” - Baixa do bem - Fim do período de apropriação, “AT” - Alienação ou Transferência, “PE” - Perecimento, Extravio ou Deterioração, “OT” - Outras Saídas do Imobilizado e “CI” - Conclusão de imobilização em andamento - componente.

BEM COM VIDA ÚTIL DIFERENTE DA APRESENTADA EM

PERÍODO ANTERIOR ATIVO IMOBILIZADO / CIAP Identificamos no período de vida útil do bem, divergências entre o período anterior e o período atual. ORDEM CRONOLÓGICAS DAS PARCELAS APROPRIADAS ATIVO IMOBILIZADO / CIAP Identificamos que as parcelas de ICMS apropriadas não estão seguindo a ordem cronológica entre o

período anterior e período atual.

VALORES DE ICMS PREENCHIDOS PARA TIPO DE

MOVIMENTO IGUAL À BA, AT, PE ou OT ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos tipos de movimentações que não indicam apropriação de ICMS sobre o ativo imobilizado, porém foram escriturados valores em seus respectivos campos do registro G125 (Movimentação de bem ou Componente do ativo imobilizado). OBS. A regra considera as situações “BA” - Baixa do bem - Fim do período de apropriação, “AT” - Alienação ou Transferência, “PE” - Perecimento, Extravio ou Deterioração, “OT” - Outras Saídas do Imobilizado.

VALORES DE ICMS NÃO PREENCHIDOS PARA TIPO DE

MOVIMENTO IGUAL À SI, IM, IA, CI ou MC ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos tipos de movimentações que indicam apropriação de ICMS, porém não foram escriturados valores em seus respectivos campos do registro G125 (Movimentação de bem ou Componente do ativo imobilizado). OBS. A regra considera as situações “SI” - Saldo inicial de bens imobilizados, “IM” - Imobilização de bem individual, “IA” - Imobilização em Andamento - Componente, “CI” - Conclusão de Imobilização em Andamento – Bem Resultante, "MC" Imobilização oriunda do Ativo Circulante.

PERÍODO DE APURAÇÃO COM DATA INVÁLIDA ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que o período de apuração do registro G126 (Outros Créditos CIAP) é igual ou maior que a data inicial da apresentação das informações do arquivo. OBS. O registro em referencia é evidenciado para apropriação de créditos de ICMS do Ativo Imobilizado que não foram escriturados nos “períodos anteriores”, quando a legislação permitir.

VERIFICAR O VALOR TOTAL DAS SAÍDAS E PARA

EXPORTAÇÃO ENTRE PERÍODOS ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que o valor das saídas Tributadas/Exportação e do total de saídas do registro G126 não confere com os valores apresentados no registro G110 em referência ao período anterior.

CRÉDITO EXTEMPORÂNEO APROPRIADO

INDEVIDAMENTE ATIVO IMOBILIZADO / CIAP

Identificamos que a parcela de apropriação de ICMS extemporâneo está fora do prazo permitido. OBS. O Prazo permitido para apropriação de ICMS extemporâneo do ativo permanente é de 5 anos a partir da data de emissão na Nota Fiscal que originou a entrada.

(18)

AUSÊNCIA DE REGISTRO DE APURAÇÃO - EC 87/2015 APURAÇÕES

Identificamos operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do ICMS amparadas pela Emenda Constitucional 87 de 2015, onde não foi evidenciado o respectivo registro de apuração E300 e flhos conforme referente UF.

DIFERENÇA DE SALDO CREDOR ENTRE PERÍODOS - EC

87/2015 APURAÇÕES

Identificamos divergências entre os valores de “Saldo Credor a Transportar” (Arquivo Anterior) e o “Saldo Credor de Período Anterior” (Arquivo Atual), conforme apuração dos valores de ICMS diferencial de alíquota e Fundo de combate à pobreza advindo da emenda constitucional 87/2015.

CÓDIGO DE AJUSTE DIVERGENTE - EC 87/2015 APURAÇÕES Identificamos códigos de ajuste de apuração do DIFAL ou FCP divergente conforme respectiva tabela 5.1.1 publicadas pela referente UF.

CRÉDITOS NÃO INFORMADOS - EC 87/2015 APURAÇÕES

Identificamos operações de entrada advindo de devoluções de consumidor final não contribuinte do ICMS amparadas pela Emenda Constitucional 87 de 2015, onde não foram evidenciados valores de créditos na apuração.

ITENS DO DOCUMENTO INFORMADO EM NOTAS FISCAIS DE EMISSÃO PRÓPRIA

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Verifica se o Registro C170 foi escriturado nas notas fiscais de emissão própria. TIPO DO ITEM DIVERGENTE - REMESSA P/

INDUSTRIALIZAÇÃO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos operações de remessa para industrialização por encomenda classificados com tipo do item incoerente conforme presente operação.

DIVERGÊNCIA ENTRE OS CAMPOS DE RELACIONAMENTO DA NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos divergência entre as informações de relacionamento demonstradas da EFD ICMS/IPI versus as informações do XML da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico.

OBS. Para os casos onde tal ocorrência demonstre como "NÃO ENCONTRADO" deve-se verificar se tal XML da NFC-e foi submetido ao processo de upload/processamento junto ao IOB AUDITOR

ELETRÔNICO SPED.

INEXISTÊNCIA DO REGISTRO 1600 (OPERAÇÕES COM

CARTÃO) AUSÊNCIA DE REGISTROS OBRIGATÓRIOS

Identificamos de forma preventiva que não houve preenchimento do registro 1600 (TOTAL DAS OPERAÇÕES COM CARTÃO DE CRÉDITO E/OU DÉBITO). Obs-1. Caso não houver operações acobertadas através de pagamentos com cartão de Crédito/Débito para o presente período desconsiderar tal apontamento. Obs-2. Caso a respectiva unidade federativa dispense tais informações o presente apontamento poderá ser desconsiderado.

DIVERGÊNCIA NO CÓDIGO CEST (EMISSÃO PRÓPRIA) SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Conforme CST de tributação identificamos divergências entre a NCM informada e o Código CEST. Obs-1. Em situações onde existe a mesma NCM para diversos códigos distintos de CEST devido sua segmentação a validação verificara a existência do código CEST independente do segmento em especifico, nestes casos verificar o campo de retorno ""DETALHE"" contendo as respectivas sugestões. Obs-2. Deve-se verificar se a “NCM CORRELACIONADA” corresponde com a referente classificação fiscal conforme respectivo produto.

Obs-3. A validação verifica também a existência da informação de código CEST conforme diversos parâmetros de validação.

Obs-4. A presente validação não tem o intuito contemplar operações fora do estabelecimento, bem como, venda porta a porta.

(19)

DIVERGÊNCIA NO CÓDIGO CEST (EMISSÃO DE

TERCEIROS) SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Conforme CST de tributação identificamos divergências entre a NCM informada e o Código CEST. Obs-1. Em situações onde existe a mesma NCM para diversos códigos distintos de CEST devido sua segmentação a validação verificara a existência do código CEST independente do segmento em especifico, nestes casos verificar o campo de retorno ""DETALHE"" contendo as respectivas sugestões. Obs-2. Deve-se verificar se a “NCM CORRELACIONADA” corresponde com a referente classificação fiscal conforme respectivo produto.

Obs-3. A presente validação não tem o intuito contemplar operações fora do estabelecimento, bem como, venda porta a porta.

CF-e-SAT COM VALOR EXCEDENTE AO LIMITE ESTABELECIDO

ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Identificamos CF-e-SAT com valor total superior ao limite estabelecido pela Sefaz. CST INCORRETO NA EMISSÃO DE CF-e-SAT ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Identificamos operações com CST ICMS inadequado na emissão de CF-e-SAT QUEBRA DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA - CF-e-SAT ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL Identificamos a existência de intervalos na seqüência numérica do CF-e-SAT. DIVERGÊNCIA NA ALÍQUOTA DE ICMS - SAÍDA / CF-e-SAT ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO

FISCAL

Identificamos divergência na alíquota de ICMS praticada nas operações de saída (XML/NF-e). Obs: Poderá existir alíquotas diferentes para a mesma NCM onde o respectivo

CFOP INCORRETO NAS OPERAÇÕES COM CF-E-SAT ANÁLISES ADICIONAIS DA ESCRITURAÇÃO FISCAL

Identificamos a escrituração de CF-e-SAT com CFOPs diferentes de: 5.101 (Venda de produção do estabelecimento); 5.102 (Venda de mercadoria de terceiros); 5.115 (Venda de mercadoria de terceiros, recebida anteriormente em consignação mercantil); 5.401 (Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito a ST, como contribuinte substituto); 5.403 (Venda de mercadoria de terceiros em operação com mercadoria sujeita a ST, como contribuinte substituto); 5.405 (Venda de mercadoria de terceiros, sujeita a ST, como contribuinte substituído); 5.653 (Venda de combustível ou lubrificante, de produção do estabelecimento, destinados a consumidor final); 5.656 (Venda de combustível ou lubrificante de terceiros, destinados a consumidor final); e 5.933 (Prestação de serviço tributado pelo ISSQN - Nota Fiscal conjugada)

INEXISTÊNCIA DE REGISTRO DE AJUSTE - DIF. ALIQ.

CONTRIBUINTE APURAÇÃO

Identificamos operações interestaduais de compra de material para uso e consumo e/ou bem para o ativo imobilizado onde não foram evidenciados os registros de ajustes do documento (C197) ou ajuste da apuração (E111) em referência ao diferencial de alíquota entre contribuintes.

OBS-1: A presente validação não tem como objetivo verificar divergências de alíquotas e valores, sendo assim, nos casos onde a referente carga tributária estiver equalizada não exigindo o respectivo ajuste proveniente da diferença de alíquotas a presente validação poderá ser desconsiderada.

OBS-2: Em casos específicos de diferencial de alíquota onde existe particularidades por contribuinte, operação ou orientação especifica da UF tais situações não serão contempladas pela presente validação.

Referências

Documentos relacionados

Considerando que a finalidade da adoção das IFRS é aumentar a utilidade da informação contábil, esta pesquisa justifica-se, pela verificação dos preços das ações refletem

Depois de ter iniciado a sua carreira de actriz aos 13 anos no T.I.L, frequentou vários cursos e workshops de teatro, concluindo o Bacharelato do Curso de Teatro na Escola Superior

As informações constantes nos relatórios, tais como balanços socioambientais, demonstrações contábeis, notas explicativas e relatórios de gestão publicados do

Com relação aos descritores: PRONERA, Pedagogia da Terra e Licenciatura em Educação do Campo, encontramos um total de 61 registros no Banco de Teses da CAPES, sendo 41

Sendo implantado em regime de colaboração entre a CAPES, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES); Programa

(Estudante do curso, Assentamento Nova Jerusalém, Planaltina-GO).. 7 Ou seja, compreende-se dentro desse processo de reflexão do papel das disciplinas

É claro que as pesquisas que temos realizado têm apontado outros fatores relevantes para a oferta ainda precária de educação no campo: pouco investimento na

[r]