• Nenhum resultado encontrado

Regras para submissão de trabalhos científicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regras para submissão de trabalhos científicos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Regras para submissão de trabalhos científicos

I - Orientações Gerais

Inscrições no evento e início de submissão de trabalhos: 01.09.2018 Data limite para envio dos trabalhos: 30.09.2018

Data limite de resposta da Comissão Científica sobre aceite do trabalho: 10.10.2018

Todos os resumos deverão ser submetidos, em dois formatos, como descrito a seguir:

- o primeiro obedecendo às normas presentes no item III e Anexo A; - o segundo sem o nome e identificações dos autores e coautores. * IMPORTANTE:

No ato de envio do resumo o autor deve colocar no corpo do e-mail a área em que se enquadra o trabalho (vide quadro I), bem como, demonstrar seu interesse numa possível comunicação oral. No entanto, caberá à comissão científica, a avaliação sobre relevância do trabalho que justifique tal forma diferenciada de apresentação.

O e-mail para envio é o congresso_farmacia@unisuam.edu.br. Devem ser escritos em português, originais e não publicados anteriormente.

Nos casos de trabalhos científicos com humanos ou animais é obrigatório enviar o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (em formato .pdf) conjuntamente com a submissão do resumo.

Também é obrigatório que pelo menos um dos autores esteja inscrito no congresso, devendo o seu nome identificado no corpo do e-mail.

Cada resumo de trabalho poderá ter no máximo 08 (oito) autores (um autor principal e sete coautores) e cada inscrição permitirá o envio de até 02 (dois) trabalhos para avaliação. Não existe limitação para participação como coautor.

II - Áreas para submissão

Os trabalhos poderão ser submetidos como uma das opções abaixo: ▪ Artigo Científico

▪ Resumo de trabalho original ou Revisão da Literatura

Os trabalhos deverão respeitar a área do conhecimento contido na relação do quadro 1:

(2)

Quadro 1: Áreas de conhecimento

Área 1 - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E SAÚDE PÚBLICA

Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Farmacovigilância, Farmácia Magistral e Homeopática, Farmacocinética, Farmacologia, Farmácia Veterinária, Práticas Integrativas e Complementares, Prescrição Farmacêutica, Serviços Farmacêuticos, Segurança do Paciente, Saúde Pública.

Área 2 - ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS

Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Bioquímica, Hematologia, Citologia, Toxicologia, Biologia Celular e Molecular.

Área 3 - INDÚSTRIA E TECNOLOGIA

Fármacos, Medicamentos e Correlatos, Domissanitários, Insumos, Indústria Farmacêutica, Cosmetologia, Indústria Veterinária, Biotecnologia, Nanotecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos, Síntese, Produção, Garantia da Qualidade, Controle de Qualidade, Produtos Naturais e Fitoterápicos, Radiofarmácia, Bromatologia, Química Medicinal, Química Analítica, Análise Orgânica.

Área 4 - GESTÃO E ASPECTOS LEGAIS

Bioética, Biossegurança, Farmacoeconomia, Gestão Farmacêutica, Marketing Farmacêutico, Assuntos Regulatórios, Vigilância Sanitária, Logística Farmacêutica, Gestão de Riscos, Gestão em Saúde.

Área 5 – ENSINO EM FARMÁCIA

Aberto a trabalhos de discentes e/ou profissionais relacionados com o Ensino em Farmácia. Experiência; prática ensino-aprendizagem, metodologia ativa. Área 6 - ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Aberto a trabalhos realizados por discentes e/ou profissionais das mais diversas áreas das Ciências da Saúde.

Área 7 – PESQUISA BÁSICA

Aberto a trabalhos realizados por discentes e/ou profissionais focados as pesquisas laboratoriais que não envolvem humanos.

III - Regras de Formatação

• Trabalho Científico Completo

Serão adotadas as regras definidas para publicação nos anais do evento no Anexo B.

(3)

• Resumos

Os resumos deverão estar em formatos compatíveis com o Microsoft Word, escritos em português, em página formato A4, com margens de 2 cm, espaçamento simples e fonte Arial.

Tamanhos de letra, formatação e divisão do texto consulte o quadro II e o Anexo A.

Quadro II: divisão e formatação obrigatória do resumo.

Título

Conciso, claro e objetivo, digitado em tamanho de letra 14, negrito, centralizado e em letras maiúsculas, com exceção de nomes científicos. Utilizar até 150 caracteres (com espaço) e não utilizar abreviações.

Autores

Será permitido o máximo de 8 (oito) autores (um autor principal e sete coautores). Usar tamanho de letra 12, nome e sobrenome por extenso. Os nomes dos coautores devem seguir o mesmo critério descrito para o autor e separados por ponto e vírgula. Em cada nome deverá constar a numeração entre parênteses, que identificará a qualificação e a instituição pertencente. A qualificação e instituição dos autores deverá ser centralizada e em tamanho de letra 10.

Palavras-chave (Keywords):

Forneça entre 3 e 5 palavras-chave para identificar seu resumo. As palavras-chave deverão ser separadas por vírgula e a primeira letra de cada palavra-chave deverá ser maiúscula. Tamanho de letra 10. Solicita-se consultar o site http://decs.bvs.br/

Texto

Deverá ser estruturado, justificado em ambos os lados e não deverá exceder 3.500 caracteres considerando os espaços. Deverá obrigatoriamente constar: Introdução (o autor deverá apresentar o assunto e objetivos do estudo), Material e Métodos (especificar o local, amostras utilizadas, descrever os procedimentos empregados para a realização da pesquisa, tratamento estatístico, entre outros aspectos que o autor considerar necessário), Resultados e discussão (destacar os principais resultados obtidos no estudo) e Conclusão (apresentar a resposta da pesquisa vinculando os resultados obtidos com os objetivos propostos no estudo). Tamanho de letra 12.

(4)

autores, sendo escritas em tamanho de letra 10 e como exemplificado a seguir:

1. Hoh E, Zhu L, Hites RA. (2006); Environ Sci Technol. 40(4): 1184-9 2. Davis EF, Klosterhaus SL, Stapleton HM. (2012); Environ Int. 40: 1-7 3. Chen D, Wang Y, Yu L, Luo X, Mai B, Li S. (2013); Environ Poll. 176: 80-84

IV - Análise dos Resumos

Os resumos serão analisados e avaliados pela comissão científica do congresso. Esta comissão possui plena autoridade e autonomia na decisão de aceitação dos resumos, quando os mesmos obedecerem aos critérios estabelecidos quanto a sua originalidade, clareza e qualidade.

Os trabalhos avaliados pela Comissão Científica e que atendam aos critérios especificados anteriormente, sendo aprovados, inclusive os selecionados para apresentação oral, receberão um e-mail da comissão científica, e serão inscritos automaticamente para a sessão de pôster desse congresso.

Os 5 melhores trabalhos serão indicados para menção honrosa deste congresso.

V - Regras para elaboração de pôster do trabalho aprovado

Os trabalhos ficarão expostos em painéis de acordo com horário, local e data estipulado pela organização do congresso.

A elaboração do pôster deverá seguir rigorosamente as seguintes instruções:

1. O tamanho do pôster deverá ser de 120 cm (altura) x 90 cm (largura);

2. Fonte Arial de tamanho mínimo 20 e no máximo 28 para o texto; e, no mínimo 32 e no máximo 48 para o título;

3. Centralizar no topo o título e abaixo os nomes e instituição dos autores;

4. A descrição do pôster deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo

O pôster deverá conter gráficos, figuras e tabelas. Sugerimos evitar o emprego de textos longos, no intuito de facilitar a compreensão rápida pelo leitor, tornando-o mais atrativo para os participantes do congresso e avaliadores.

(5)

Todos os trabalhos submetidos ao congresso serão avaliados e poderão ser indicados, à critério da comissão científica, para apresentação oral, caso tenha previamente sinalizado o seu interesse, conforme descrito no tópico I de orientações gerais.

No dia da apresentação oral, cuja data e local será informada por e-mail com antecedência, o autor deverá comparecer ao local indicado com antecedência mínima de 30 minutos, munido de pen drive contendo a sua apresentação em arquivo formato power point.

Para a apresentação oral, o apresentador, não sendo o autor principal, deverá ser necessariamente um dos coautores e estar devidamente inscrito no congresso.

A apresentação oral dos trabalhos será limitada entre 10 e 15 minutos (cada).

(6)

centralizado.

Sobrenome e Nome do autor principal; co-autor1; co-autor2; co-autor2;

co-autor2; co-autor1,2; co-autor2; co-autor1; (Fonte: Arial, 12, Justificado, Espaço

Simples)

1 Qualificação,Instituição 2 Qualificação,Instituição

(Fonte: Arial, 10, centralizado, espaço simples)

Palavras-Chave: Primeira palavra-chave, Segunda palavra-chave, Terceira palavra-chave.

(Fonte: Arial, 10, itálico, justificado, espaçamento simples)

Introdução: apresentar a fundamentação, a justificativa e os objetivos do trabalho.

Material e método: descrever a metodologia aplicada para a realização do trabalho de pesquisa, detalhando etapas que foram realizadas.

Resultados e Discussão: apresentar os resultados relevantes de forma clara e sintética, baseadas na metodologia aplicada, inclusive as análises estatísticas e sua significância. Discussão dos resultados, argumentando e sustentando o que foi encontrado.

Conclusão: devem estar relacionados aos objetivos e resultados. Referências (no máximo 5):

1. Hoh E, Zhu L, Hites RA. (2006); Environ Sci Technol. 40(4): 1184-9 2. Davis EF, Klosterhaus SL, Stapleton HM. (2012); Environ Int. 40: 1-7 3. Chen D, Wang Y, Yu L, Luo X, Mai B, Li S. (2013); Environ Poll. 176: 80-84.

(7)

Regras de submissão de artigo científico

Os Anais do I Congresso Regional de Atualização e Inovação em Ciências Farmacêuticas contarão com uma novidade, publicaremos artigos sobre assuntos relativos às Ciências Farmacêuticas. Portanto, serão aceitos trabalhos voltados as áreas contempladas no Quadro 1. Serão publicados relatos de pesquisa original e revisão da literatura. Os trabalhos publicados anteriormente no formato de artigo ou similar, não serão aceitos.

Critérios para aceitação do artigo

A seleção dos artigos para publicação será baseada nos seguintes critérios: harmonização do tema, originalidade, contribuição para o conhecimento e atualidade nas informações.

Os artigos deverão satisfazer às regras dos itens I, II, III deste documento. A diagramação do conteúdo do artigo deverá obedecer às regras estabelecidas no Anexo A. O não atendimento às regras implicará em razões para rejeitar o artigo.

Critérios para o envio do manuscrito:

Regras de formatação: deverão estar em formatos compatíveis com o Microsoft Word, escritos em português, em página formato A4, com margens de 2 cm, espaçamento simples e fonte Arial.

Tamanhos de letra, formatação e divisão do texto consulte o quadro II e o Anexo A.

Tabelas e quadros: Devem estar inseridos no texto, numerados consecutivamente em algarismo arábico, obedecendo a ordem no texto.

Figuras: Esquemas, gráficos, fluxograma, fotos, desenhos. Anexadas em preto & branco. Para ilustrações extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas. Essas autorizações devem acompanhar os manuscritos submetidos à publicação.

As abreviações não padronizadas devem ser explicadas em notas de rodapé, utilizando símbolos, como *, #.

Numerar as referências de forma consecutiva, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Identifica-las no texto por números arábicos e sobrescrito. Quando se tratar de citação sequencial, separa-las pelo traço (1-3), quando intercaladas, usar a vírgula (1,4,7).

Referências

Documentos relacionados

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. O autor afirma que na Caatinga encontram-se atividades voltadas para fins agrosilvopastoris.. II. De acordo com

Estas recomendações descritas por Silva (2010) são essenciais ao trabalho docente, pois delineiam um possível caminho para que o professor possa percorrer com o aluno

NO MENTO COM HISTÓRICO DE 20 ANOS: RELATO DE CASO MARINA SILVA RODRIGUES 30 ADENOMA PLEOMÓRFICO EM LÁBIO – RELATO DE CASO JULIA ALVES SCHIRM 31. CAMUFLAGEM ORTODÔNTICA EM

Os resultados favoráveis ao aumento de numero de sessões no grupo de pacientes classificados no grupo Reabilitação também permite mostrarmos aos pacientes e clientes (convênios)

AVALIAÇÃO TÉCNICA-FINANCEIRA EM TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA PARA USINAS FOTOVOLTAICAS BANCOS DE TRANSFORMADORES OPERANDO COM ENROLAMENTOS ABERTOS – MODELAGEM, ANÁLISE DE FALHA

Espera-se que o relato da experiência, aliada ao referencial teórico e à pesquisa de opinião realizada junto aos deficientes visuais, dê a resposta ao problema que moveu o estudo:

n.º DE – 035/06/14, que rege o Processo Seletivo Interno para o Curso de Pós Graduação lato Sensu em Gestão Pública (Convênio SENASP n.º 775928/12), informou a este CG o

Em alguns casos, seu médico pode prescrever uma dose mais alta (p. ex.: comprimido de 300 mg) ou um medicamento adicional para tratar a pressão arterial alta.. Seu médico dirá a