• Nenhum resultado encontrado

Eixo Temático – Administração e Excelência Organizacional – sala nº 37

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eixo Temático – Administração e Excelência Organizacional – sala nº 37"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

(2)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO COMO FERRAMENTA DE GESTAO

ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO

Ana Beatriz Barreto Benteo FAFIMAN (beatrizbenteo199@gmail.com) Katia Toffolo FAFIMAN(k_toffolo@yahoo.com.br) RESUMO

Para que uma empresa independente do seu porte tenha sucesso em sua atuação e de extrema necessidade contar com um planejamento estratégico (PE) bem estruturado e que tenha efetiva ação na dia a dia, pois o mesmo permite que a empresa saiba onde, como e quando quer chegar, para isso deve estar atenta as oportunidade existentes, e sempre de modo a se prevenir de ameaças num mundo cada vez mais tecnológico e globalizado. Ao analisar os ambientes internos e externos o PE consegue determinar um rumo a ser seguido por todos independente de cargo ou função, focalizando seus esforços, orientando seus planos e auxiliando na tomada de decisão e através de uma constante avaliação e que se julga se o mesmo está sendo um agente transformador. Apesar de se ter apenas uma premissa o planejamento pode ter formas diferentes de aplicação o objetivo dessa pesquisa e apresentar como o planejamento estratégico e uma ferramenta de gestão organizacional seus objetivos específicos são: a)identificar os tipos de planejamento e estratégia presente na organização b)compreender no que se fundamenta o processo de PE c) evidenciar as principais diferenças entre uma organização privada e uma publica d) expor a principal ferramenta utilizada no processo de PE apresentando suas particularidades vantagens e desvantagens. Sua metodologia tem como base as pesquisas: Bibliográfica, exploratória, explicativa e descritiva.

Palavras chaves: Planejamento, estratégia, empresa.

(3)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL NAS

ORGANIZAÇÕES

Saimon Braiani Lança Hipolito FAFIMAN ( saimon_hipolito@hotmail.com ) Kátia Tóffolo FAFIMAN ( k_toffolo@yahoo.com.br) RESUMO:

O Sistema de Informação Gerencial (SIG) é um processo de modificação de dados em informações que são empregadas na estrutura deliberativa da empresa, possibilitando, assim, o suporte administrativo para aprimorar os resultados esperados. O tema escolhido possibilita o entendimento da importância da utilização do Sistema de Informação dentro de uma organização. O objetivo geral deste estudo consiste em verificar de que forma o (SIG) é utilizado nas organizações. Quanto aos objetivos específicos pretende-se: a) Reunir conhecimentos sobre (SIG); b) Definir no que consiste e para que serve o (SIG); e; c) Destacar a importância do (SIG) na organização. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e explicativa. Pode-se afirmar que os Sistemas de Informação Gerencial criam relatórios fixos, programados para frequência definidas, baseando-se em dados coletados e resumidos dos sistemas subjacentes de processamento de transações (SPT). Desta forma, servem como auxílio aos gerentes no acompanhamento e controle do negócio, pois fornece informações sobre o seu desempenho. Os SIGs introduzem os dados realizados nas operações para construir os relatórios gerenciais. Ocorre que os dados operacionais são coletados e processados pelo SPT. O funcionamento do (SIG) ocorre da seguinte forma: os dados da operação são inseridos no sistema através do módulo SPT e são armazenados no banco de dados (BD), o módulo gerencial acessa o (BD) para recuperar e analisar os dados que interessam, dessa forma, transformá-los em relatórios.

(4)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) ADMINISTRAÇÃO DE QUALIDADE: LEVANTAMENTO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE UTILIZADAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO – ESTUDO DE CASO

REALIZADO EM UMA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE CONCRETO NA CIDADE DE MANDAGUARI-PR

FERREIRA, Ewerton Raposo-FAFIMAN ewerton.raposo@hotmail.com SERENINI, Carlos Henrique-FAFIMAN rickserenini@hotmail.com ORIENTADORA: Rosa Mara Gregório-FAFIMAN

RESUMO

A administração da qualidade visa utilizar algumas ferramentas para o alcance dos objetivos estabelecidos por uma determinada organização, portanto deve ser avaliado quais ferramentas utilizar para cada processo, seja para acompanhar o desempenho do setor, obtendo uma melhoria contínua ou até mesmo para a análise de problemas podendo ser tratados por prevenção, mitigação ou até mesmo para a eliminação da causa raiz de um determinado fator. Tendo como princípio na organização e sendo utilizados de maneira correta os resultados serão sempre positivos. Os conceitos adquiridos pelo estudo das ferramentas da qualidade para implementação no sistema produtivo é extremamente fundamental à toda e qualquer empresa, embora algumas dessas empresas, tais como as de pequeno e médio porte, ou familiares, não conheçam tais benefícios que as ferramentas da qualidade possam contemplar para os seus produtos, portanto, a ideia é informar, diagnosticar, aplicar as ferramentas da qualidade para ter um melhor desempenho no sistema de gestão e consequentemente em seus produtos ou serviços. Com essas ferramentas da qualidade podendo gerenciar a organização, avaliando os pontos fortes e fracos.

(5)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230)

GESTÃO DE PESSOAS

A IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

FRAUSTO, Ana Elisa de Oliveira-FAFIMAN PINHATI, Emerson Carlos- Professor Orientador/FAFIMAN

Resumo

É na área de gestão de pessoas que se avalia e desenvolve o colaborador para que assim se torne mais qualificado para desempenhar suas atribuições com qualidade, trazendo maior produtividade para a empresa e posiciona cada colaborador para desempenhar as funções de acordo com suas habilidades, tendo em vista que a parte mais importante da empresa são os estes, pois é o capital humano da organização. A maior atenção da organização aos funcionários da empresa, traz maior produtividade por parte dos que a compõe. A gestão de pessoas leva um olhar mais sensível às necessidades das pessoas dentro das organizações, sendo assim, uma vez que levado em consideração que o colaborador está motivado, os objetivos organizacionais serão atingidos facilmente. É interessante o fato de que o colaborador é visto como capital de maior valia dentro da empresa, pois diante de culturas organizacionais nas quais não levam em conta tal visão, um ambiente no qual há profissionais exercendo suas funções com competência e motivação certamente terá muito sucesso. A gestão de pessoas é de suma importância para que as organizações tenham sucesso, pois sua tarefa básica passa ser investir no capital humano, transmitir atitudes e conhecimentos, capacitar as pessoas e criar condições para que elas utilizem suas competências

(6)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) LIDERANÇA NA ORGANIZAÇÃO

CHIARATO, HIAGO GABRIEL PROENCI, VICTOR HUGO

Resumo: Este artigo tem como finalidade mostrar a importância da liderança na organização, pois sem um líder capacitado a organização não alcança seus objetivos. Tem como objetivo geral, trazer ao leitor um melhor conhecimento sobre uma boa gestão dentro da organização, trazer também a importância de uma liderança exemplar. A liderança é um tema importante para os administradores por causa do papel fundamental que os lideres representam na eficácia do grupo e da organização. Foram feitas as abordagens sobre a função real de um líder “o que é e o que faz”, teorias da liderança e estilos de liderança, trata-se de um estudo ainda em andamento que já teve como base vários autores renomados no assunto, que dedicaram muito tempo de suas vidas para estudos relacionados a administração. Palavras-chave: Organização; Liderança; Gestão; Líder; Administração.

(7)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Fagundes, Jenifer Karina da Silva. Vasconcelos, Gabriela da Silva.

O comportamento humano nas organizações é um fator muito importante para o sucesso da empresa. A área de Recursos Humanos de uma organização é a responsável pelo recrutamento, treinamento, seleção e avaliação do desempenho dos funcionários. Assim, este setor da empresa deve ser conduzido por uma gestão eficiente e dinâmica. As organizações não funcionam sem as pessoas e as pessoas não vivem sem as organizações. O capital humano nas organizações é um fator de grande importância pois influência o desempenho para o alcance de resultados. O líder interfere diretamente no comportamento do colaborador. Uma gestão eficiente faz com que haja motivação, e o colaborador coopere para o crescimento e sucesso da organização. Um gestor deve estar atento ao comportamento de seus funcionários e sempre observar o desempenho de cada função exercida pelos seus colaboradores dentro da empresa. Cada vez mais está sendo discutido o comportamento humano nas organizações, pois é preciso que as pessoas estejam motivadas, para se obter mais produtividade e alcançar novas metas.

(8)

XV ERIC – (ISSN 2526-4230) A MOTIVAÇÃO PARA O SUCESSO DA EMPRESA

Jean Carlos da Silva Marques Fafiman e-mail: jeancdasmarques@outlook.com

Katia Tóffolo Fafiman e-mail: k_toffolo@yahoo.com.br Resumo

A competitividade nas organizações está cada vez maior, pois os avanços tecnológicos e globalização de ano em ano vem crescendo mais, e com isso as empresas vem buscando cada dia mais colaboradores capacitados e também buscando capacitar os que já estão nas organizações para poder desenvolver da melhor maneira todas as tarefas para que foram contratados. Mas hoje em dia também estão se preocupando em como manter os colaboradores motivados para poder ter o melhor clima organizacional e também para que possam ter o melhor desempenho de suas funções. O objetivo desse artigo e mostrar como um colaborador motivado faz a diferença nas organizações e seus objetivos específicos são: a) Compreender o que é motivação, b) Identificar a diferença entre funcionários motivados e desmotivados, c) Mostrar como a motivação aumenta a produção e dedicação dos colaboradores, d) Mostrar o sucesso nas organizações, em que motivação torna – se ferramenta de sucesso. A metodologia usada foi de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório descritivo. Pode-se dizer que a motivação se tornou uma ferramenta fundamental para que as organizações aprendam meios de manter as equipes motivadas, com foco, para poder realizar o trabalho, de forma que mantenha a qualidade, e ainda assim ter sucesso e lucro.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

novas artes da vida (e da morte): qualidade de vida, nova era, biomímese.. The