• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora: Jamile Fagundes. Banca Final Design

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora: Jamile Fagundes. Banca Final Design"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC Acadêmico: Jacson M Vasen Orientadora: Jamile Fagundes

(2)

Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Acadêmico: Jacson M Vasen

Orientadora: Jamile Fagundes

(3)

Tema

Desenvolvimento de um móvel que aproveite o ambiente físico, procurando o uso inteligente do espaço, priorizando o móvel multiuso para melhor utilização em escritórios.

Problema

Como se utilizar do Design para desenvolver um produto que seja útil para o trabalho e para o descanso em uma área comercial aproveitando o espaço físico, com o objetivo de torná-lo confortável e prático?

(4)

Justificativa

Nos últimos anos, a indústria moveleira, juntamente com a procura pela modernidade e praticidade tem crescido consideravelmente, a customização dos móveis e o aproveitamento do espaço físico tem sido ponto chave para atender as necessidades impostas pelo mercado. A partir desta premissa, pretende-se desenvolver um produto que compõe um ambiente amplo, sendo útil para o trabalho e para o descanso em uma área comercial aproveitando o espaço físico.

(5)

Objetivo Geral

O objetivo desse projeto é desenvolver um móvel de descanso para ambientes comerciais que seja multiuso, atendendo as necessidades do mercado atual. Perante isso, o design torna-se essencial para que possamos elaborar um produto que supra as necessidades do consumidor final, conhecendo e escolhendo todos os sistemas envolvidos desde a escolha de uma metodologia até a utilização de materiais e modelos finais.

(6)

Objetivos Específicos

• Fundamentar o design industrial e moveleiro.

• Pesquisar sobre mercado, concorrentes e tendências na área moveleira.

• Gerar alternativas do produto dando foco ao problema de projeto e público alvo.

(7)

Bases do Conhecimento

• Design

• Design Industrial • Design de Interiores • Ergonomia

(8)

Metodologia de Design

A aplicação da metodologia de projeto será baseada no designer italiano Bruno Munari, ela apresenta uma estrutura simples que facilita o entendimento das atividades a serem desenvolvidas e permite uma relativa visão geral do projeto, propondo uma metodologia na busca de acertos.

(9)
(10)

Etapas da Metodologia

PROBLEMA: Apontamos o problema e buscamos a solução para ele.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Na definição, encontramos os objetivos a serem

alcançados.

COMPONENTES DO PROBLEMA: Temos que nos aprofundar, conhecer, para saber

a melhor forma de resolvê-lo, separando em áreas específicas cada um dos itens.

COLETA DE DADOS: Conhecer cada parte de um projeto separadamente.

ANÁLISE DE DADOS: O que se deve ou não fazer, usar, aproveitar, descartar, enfim,

é a análise dos dados que permite estabelecer o passo seguinte.

CRIATIVIDADE: Característica que permite a criação de algo que nunca foi pensado

antes, peça chave para solução do problema.

MATERIAIS E TECNOLOGIA: Depois de usada a criatividade e ter um projeto em

mãos, teremos uma ideia dos materiais e tecnologias que podemos aplicar ao nosso produto.

EXPERIMENTAÇÃO: É na experimentação que se conseguem solucionar problemas

que antes pareciam insolúveis.

MODELO: Depois de todas as etapas teremos um modelo pronto, algo que

sintetiza as ideias em relação aos objetivos.

SOLUÇÃO: É a elaboração adequada do material para os objetivos esperados. A

(11)

Conceito

O Móvel tem como conceitos principais: o estilo moderno, a Multifuncionalidade e a contemporaneidade. Os três conceitos devem estar presentes no resultado final, para que possamos atender as necessidades do problema.

(12)

Similares

Nota-se que a grande evolução que o móvel multifuncional teve, foi em função de ser um móvel que ocupe menos espaço e que de uma maneira fácil e prática seja utilizado.

(13)

Público Alvo

O publico são pessoas de classe C , que moram sozinhas ou com suas famílias, incluindo crianças, jovens e adultos.

A classe C é composta de famílias com renda entre R$ 1.200 e R$ 5.174.

A Classe C é conhecida como a nova classe média, o que representa mais da metade dos brasileiros

(14)

Painel Imagético

O painel imagético foi elaborado e composto por quatro imagens, nas quais se podem observar características como: as linhas retas, o estilo contemporâneo, formas geométricas,

modernidade e acima de tudo praticidade, todas presentes em meu projeto.

(15)

Geração de Alternativas

Nessa fase começa o processo de esboços, onde teremos as definições para a solução do problema.

(16)

1

As primeiras alternativas foram baseadas em um móvel multifuncional com a função de dividir ambientes. Projetando um produto que será útil em uma sala comercial e em uma sala residencial. Mas com a definição de juntar dois móveis em um só.

(17)

2

Na segunda alternativa foi utilizado o mesmo propósito com a função de dividir ambientes, mas no lado comercial um painel com relevo e espelhos, já no lado residencial um móvel simples um roupeiro.

(18)

3

Na terceira alternativa consiste em um produto com quatro funções , em um móvel dividido no meio. Na área comercial um banner com um armário para escritório, e na área residencial um roupeiro médio com espelhos.

(19)

4

Na quarta alternativa é com o mesmo proposito da que foi visto anteriormente, mas com um design diferenciado nas portas, seria uma porta inteira com abertura para cima.

(20)

5

Na quinta alternativa também a mesma proposta, mas com portas divididas. E por essa razão pela ergonomia do produto, pensando e analisando resolvi tentar achar outra meta. Partindo corretamente para uma alternativa exclusiva para ambientes comerciais.

(21)

6

Na sexta alternativa busquei melhorar a proposta, desenvolvendo um móvel com a função de compor um ambiente comercial. Utilizando uma cama embutida em um fundo falso. Para que em horas vagas o mesmo tenha um lugar em seu trabalho para um descanso.

(22)

7

Na sétima alternativa cheguei em uma solução sem dividir ambientes. Um armário com fundo falso que seja útil para o trabalho e para o descanso em uma área comercial aproveitando o espaço físico.

Será adaptada uma cama de 80 cm com dois pivotantes na ponta da cabeceira em baixo, fazendo o movimento de subir e descer.

(23)

8

Na oitava alternativa com o mesmo proposito da anterior, mas com o fundo falso ao lado, fazendo o mesmo sentido, subindo e descendo.

(24)
(25)

Materiais utilizados

MDF

O MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado.

(26)

Metais

Os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.

(27)
(28)
(29)

Componentes do Móvel

ARMÁRIO

Largura: 2750 mm

Profundidade: 600 mm

Altura: 2100 mm

PEÇAS

Laterais: 4 pçs 2100 x 600

Superior: 2750 x 600

Prateleiras: 4 pçs 500 x 600

Prateleiras: 10 pçs 410 x 600

Divisórias de altura central: 1850 x 60

Assoalho: Uma pç 1930 x 600

(30)

Portas: 2 pçs 700 x 2000

Portas: 2 pçs 400 x 2000

Gaveta de pastas: 2 pçs de 400 x 300 mais 2 pçs de

600 x 300

Pés: 2 pçs de pés frontais 410 x 100

Fundo (Forro): 1 pç de 2750 x 2100

Puxadores: 4 puxadores de metal

Cabideiro: um cabideiro para jalecos e camisas

Dobradiças: 12 dobradiças de pressão

Parafusos: 65 parafusos

Fitas: um rolo de 20 metros

(31)

CAMA

Laterais: 2 pçs 580 x 250 Frentes: 2 pçs 1920 x 250

Rodízios: 4 rodas para cama (metal)

COLCHÃO

(32)
(33)
(34)
(35)
(36)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for