• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE FARMÁCIA HOSPITALAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE FARMÁCIA HOSPITALAR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM BOAS PRÁTICAS DE FARMÁCIA HOSPITALAR

Órgão Promotor e Executor:

Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Departamento de Vigilância Sanitária – DEVS

Divisão de Vigilância Sanitária de Serviços - DVVSS Divisão de Vigilância em Saúde da 2ª RSM – DVVGS Conselho Regional de Farmácia do Paraná – CRF-PR Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF

Coordenação:

Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-PR  Mara Rúbia Keller Sartori

Membro da Comissão Assessora da Farmácia Hospitalar do CRF-PR Secretaria de Saúde – Departamento de Vigilância Sanitária

 Ana Maria Perito Manzochi

Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária - DVVSS

Período:

Agosto de 2012 a maio de 2013

Local de transmissão das vídeos conferências na SESA:

Auditório Anne Marie (Rua Piquiri, 170 – Rebouças - Curitiba) e demais regionais de saúde. Carga Horária:

Total de 32 (trinta e duas) horas/aula, sendo a aula inaugural (4horas/aula) por videoconferência e aulas via webconferência (28horas/aula).

(2)

Conteúdo do Curso:

Aula Inaugural por vídeo conferência: 21/08/2012 Aulas dos módulos por vídeo conferência:

As aulas de todos os módulos estarão disponíveis no site da SESA no endereço eletrônico http://www.escoladesaude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=39 e com link de acesso no site do CRF-PR no endereço eletrônico http://www.crf-pr.org.br/site/home. As aulas também estarão disponíveis para download.

Modulo 1 (data 10/09/2012 das 14- 18h)

- GESTÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR – 1 aula (2 horas)  Mini currículo Dra. Heloisa Arruda Gomm Barreto

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1993) com habilitação em Bioquímica e Indústria, especialização em Farmacologia pela UFPR (1996), MBA em Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe (2006). Tem vasta experiência na área de Farmácia Hospitalar com ênfase em gestão, ciclo assistência farmacêutica e gerenciamento de risco. Atualmente é Coordenadora da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná e mestranda no Programa de Pós-Graduação de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmácia Hospitalar, Farmácia Oncológica, Farmacologia.

 Ementa:

Introdução a Gestão da Farmácia Hospitalar através da apresentação de conceitos básicos, principais objetivos, planejamento estratégico, planos de ação, ferramentas de qualidade aplicáveis, gestão de processos, avaliação de resultados e a importância da gestão de pessoas.

- SELEÇÃO DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA SAÚDE – 1 aula (2 horas)  Mini currículo Dra.Mara Rúbia Keller Sartori

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1980) e Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1981), especialização em Farmácia Hospitalar para o Controle das Infecções Hospitalares pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Especialista em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica Pelo GANEP - Grupo de Nutrição Humana (2010). Especialista em Educação de Ensino a Distância. Atualmente é professora da Unibrasil e membro da comissão farmácia hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

 Ementa:

Definição. Padronização Comissão de Farmácia Terapêutica. Composição. Funções. Objetivos. Inclusão e Exclusão de Medicamentos e Produtos para saúde. Guia farmacoterapêutico. Principais Indicadores de acompanhamento da CFT.

(3)

Modulo 2 (data 29/10/2012 das 14- 18h)

- SELEÇÃO DE FORNECEDORES E AQUISIÇÃO – 1 aula (2 horas)  Mini currículo Dra. Maria Luiza Drechsel Fávero

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1981) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2004). Possui o título de Especialista em Farmácia Hospitalar para o Controle das Infecções Hospitalares pelo MEC e Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná da disciplina de Farmácia Hospitalar e professora-preceptora da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC/UFPR. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

 Ementa:

Qualificação de fornecedor. Modalidades de compra hospitais públicos e privados. Legislação. Indicadores de desempenho e acompanhamento.

- TRANSPORTE, RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO - 1 aula (2horas) –  Mini currículo Dra. Sandra Dacol

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991). Possui o título de Especialista em Infecção Hospitalar pela PUC/PR (2002) e Farmácia Hospitalar – Introdução a Farmácia Clinica pela USP/SP (2003). MBA em administração Hospitalar (2007). Atualmente é chefe da Farmácia Hospitalar do Hospital Cindacta II onde trabalha desde 2004. Diretora Técnica da Empresa Técnica Cirúrgica – TC desde (2009). Professora do Curso de Especialização de Farmácia Hospitalar do Instituto Equilibra. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

 Ementa:

Adquirir uma informação precisa e objetiva de dados que permitam garantir a segurança do transporte, armazenamento e recebimento de medicamentos e correlatos na Farmácia Hospitalar. Estrutura física. Indicadores.

Modulo 3 (data 13/11 das 14-18h)

- FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS DE USO ORAL – 1hora (1 aula)  Mini currículo Dra. Ligia Regina Lustosa Do Valle

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1978). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (2005). Atualmente é farmacêutica assistente no Hospital das Nações, Coordenadora de Pesquisa Clínica - Trial Tech Tecnologia em Pesquisas com Medicamentos e Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

(4)

Técnicas de fracionamento de medicamentos sólidos e líquidos de uso oral produzidos pela indústria farmacêutica de forma a racionalizar a dispensação e utilização no hospital. Determinação do prazo de validade pós fracionamento.

- SISTEMAS DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS – 2horas (1 aula)  Mini currículo Dra.Virginia Dobkowski Franco dos Santos

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2004), residência em Farmácia Hospitalar com Ênfase em Oncologia (2006) e MBA em Gestão de Serviços de Saúde (2009). Atualmente é farmacêutica do Hospital Erasto Gaertner e da Clínica Oncoville Atendimento Oncológico Integral Ltda. Tem experiência na área de Farmácia, Oncologia e Pesquisa Clínica. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

 Ementa:

Classificação dos sistemas de distribuição de medicamentos. Vantagens e desvantagens de cada sistema. Fluxo especiais de dispensação e distribuição. Informatização e automação. Rastreabilidade de medicamentos em Farmácia Hospitalar. Garantia da qualidade e segurança nos sistemas de distribuição de medicamentos

- MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL – 1 hora (1 aula)  Mini currículo Dra. Kelly Cristiane Gusso Braga

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica, Universidade Tuiuti do Paraná (2001). Especialização na área de Indústria de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes, realizado pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Especialização em Gestão de Vigilância Sanitária, realizado pelo Instituto Sírio Libanês em parceria com ANVISA. Curso de Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade Curso de Auditores Externos do DICQ. Com experiência profissional desde set. 2011 - Governo do Estado do Paraná - Secretaria de Estado da Saúde, farmacêutica da Vigilância Sanitária da 2ª RSM, apoio técnico aos 29 (vinte e nove) municípios de abrangência desta regional de saúde. Foi da Prefeitura Muncipal de Curitiba - Secretária Municipal de Saúde, 2007-2011, como Farmacêutica coordenação das ações das equipes inspetoras de produtos de interesse à saúde (medicamentos, correlatos/produtos para saúde, cosméticos e saneantes), com padronização de ações e apoio técnico aos 9 (nove) distritos sanitários municipais. Bioquimica responsável pela microscopia do laboratório para os teste de hematologia e coordenação de equipe técnica (2006-2008) - Laboratório de Análises Clinicas Ximenes Bourguignon. Assessoria científica para kit diagnóstico e equipamentos de automação de sorologia e imunologia (2005-2006) - Alka Tecnologia em Diagnósticos Com. Imp. de Produtos. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná

 Ementa:

(5)

Módulo 4 (data 04/03/2013 das 14- 18h)

- GERMICIDAS HOSPITALARES – 1 aula (1 hora)  Mini currículo Dra.Izelandia Veroneze

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1992). Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Com atuação nas áreas de Controle de Qualidade de Produtos e Processos Farmacêuticos e Nutrição Parenteral. No momento, atua no Serviço de Controle Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFPR, com ênfase no Controle de Antimicrobianos e é Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.  Ementa:

Seleção de germicidas hospitalares. Princípios, ação e utilização dos germicidas nos diferentes artigos e áreas hospitalares.

- INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS – 1 aula (1 hora)  Mini currículo Dra. Marina Gimenes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela (UEM) Universidade Estadual de Maringá (1983) Especialista em Administração Hospitalar (1986), Farmácia Hospitalar para o Controle das Infecções Hospitalares pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), e Gestão em Saúde (2012). Foi professora titular da disciplina de Farmácia Hospitalar na UEM de (1988 a 1995). Trabalhou no Hospital e Maternidade Maringá de (1985 a 1995) como Farmacêutica e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Atualmente é professora titular, da Universidade Paranaense com as disciplinas de Farmácia Hospitalar e Deontologia. Atuou nesta instituição como Diretora de Extensão Universitária (1995 a 1999) e Diretora Geral do Campus Umuarama ( 2000 a 2004). Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmácia Hospitalar, Infeção Hospitalar, Informações sobre medicamentos. Faz parte da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, desde 2005 e Como conselheira (2010 – 2013).

 Ementa:

Conhecer as bases científicas para a busca, interpretação, sistematização e divulgação de informações sobre uso de medicamentos contribuindo para o uso racional de medicamentos.

- FARMACOVIGILÂNCIA NO HOSPITAL 1 aula (1 hora)  Mini currículo Dra. Cleni Veroneze

Especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(1995). Farmacêutica do Hospital Pinel Ltda , Brasil. Farmacêutica do Hospital de Clinicas da UFPR

 Ementa:

Farmacovigilância: conceitos, objetivos, importância, métodos e estratégias para implantação.

(6)

- FARMACOVIGILÂNCIA – NOTIVISA 1 aula (1 hora)

 Mini currículo Dra. Marcia Marques de Azevedo dos Santos

Especialização em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2006). Farmacêutica do Secretaria de Estado da Saúde do Paraná , Brasil  Ementa:

Como notificar. O que notificar. Investigação e acompanhamento das notificações.

Modulo 5 (data 25/03/2013 das 14- 18h)

- NOÇÕES EM FARMACOECONOMIA – 1 aula (1 hora)  Mini currículo Dra. Maria Luiza Drechsel Fávero

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1981) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2004). Possui o título de Especialista em Farmácia Hospitalar para o Controle das Infecções Hospitalares pelo MEC e Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFPR. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná da disciplina de Farmácia Hospitalar e professora-preceptora da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar do HC/UFPR. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

 Ementa:

Princípios da farmacoeconomia. Definições. Aplicações. Uma ferramenta de gestão. Indicadores.

- FISCALIZAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR – 1 aula (1 hora)  Mini currículo Dr. Elias Montim

Graduado em Farmácia (1986) com habilitação em Bioquímica (1987) pela UEL. Funcionário e R. T. por farmácia comercial. Proprietário e R. T. por farmácia comercial. Fiscal CRF em Cascavel e região. Gerente departamento de fiscalização CRF-PR.  Ementa:

Ficha de verificação do Exercício Profissional do CRF-PR - LEGISLAÇÃO EM FARMÁCIA HOSPITALAR – 1 aula (1 hora)

 Mini currículo Dr. Paulo da Costa Santana Chefe do Departamento da Vigilância Sanitária  Ementa:

Legislação aplicada à farmácia hospitalar

(7)

- INSPEÇÃO SANITÁRIA EM FARMÁCIA HOSPITALAR – 1 aula (1 hora)  Mini currículo Dr. Paulo da Costa Santana

Chefe do Departamento da Vigilância Santana  Ementa:

Roteiro de inspeção sanitária na farmácia hospitalar. Módulo 6 (data 22/04/2013 das 14- 18h)

- CCIH- CONTROLE DE ANTIMICROBIANOS – 1 aula (2 hora)  Mini currículo Dra.Izelandia Veroneze

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1992). Especialização em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade Federal do Paraná (1996). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Com atuação nas áreas de Controle de Qualidade de Produtos e Processos Farmacêuticos e Nutrição Parenteral. No momento, atua no Serviço de Controle Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFPR, com ênfase no Controle de Antimicrobianos e é Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.  Ementa:

Papel do farmacêutico no Controle de Infecção. Princípios da Antibioticoterapia. Resistência bacteriana. Estratégias de controle e monitoramento da prescrição de antimicrobianos.

- FARMÁCIA CLÍNICA – 1 aula (2 hora)

 Mini currículo Dra. Marinei Campos Ricieri

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (2004/2007). Especialista na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com ênfase em Saúde Coletiva, pela UFPR (2007). Atualmente é Farmacêutica Clínica do Hospital Infantil Pequeno Príncipe - HIPP (desde 2008); Farmacêutica do Núcleo de Pesquisa Clínica do HPP (desde 2010); Gerente de Risco Sanitário do HIPP (desde 2010); Docente do Curso de Farmácia das Faculdades Pequeno Príncipe e cursos de pós-graduação lato sensu na área farmacêutica. Experiência nas áreas de Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Saúde Coletiva, Gerenciamento de Risco, Farmacovigilância e Pesquisa Clínica. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

 Ementa:

Fundamentos da Farmácia Clínica e Atenção farmacêutica. Ferramentas para a prática de Farmácia Clínica. O farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar. Indicadores de processo. Intervenção farmacêutica. Comunicação farmacêutica. Conciliação de Medicação.

Módulo 7 (data 20/05/2013 das 14- 18h - NUTRIÇÃO PARENTERAL 1 aula (2 hora)

(8)

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Farmácia Hospitalar pela UFRN. Especialista em Nutrição Parenteral. Proprietária e diretora técnica do CEQNEP.

 Ementa:

Princípios de Nutrição Parenteral. Definições. Estrutura física da CMIV para preparo de NP. Legislação. Controle de Qualidade. Indicadores.

- QUIMIOTERAPIA ANTINEOPLÁSICOS 1 aula (2 hora)  Mini currículo Dra. Vânia Mari Salvi Andrzejevski

Graduação em Farmácia e Bioquímica. Especialização em Administração de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná, Brasil (2002)

Chefia de Departamento do Liga Paranaense de Combate ao Câncer , Brasil  Ementa:

Princípios de quimioterapia. Estruturação de CMIV para preparo de quimioterápicos antineoplásicos. Biossegurança. Legislação. Indicadores de qualidade.

- ENCERRAMENTO

Avaliação e Certificados:

A Avaliação será feita on line através do site do CRF-PR em parceria com a ASPAFAR no seguinte endereço eletrônico: http://www.crf-pr.org.br/site/home.

O aluno deverá acessar o site do CRF-PR onde fará ao final de cada módulo, uma avaliação on line, respondendo a 05 questões de múltipla escolha de cada assunto abordado nos módulos, em um tempo máximo de 60 minutos.

Para iniciar a avaliação on line, o aluno deverá seguir as orientações disponíveis na página do CRF-PR, preenchendo os dados solicitados e inserindo seu número de inscrição no Conselho para responder a avaliação on line.

O aluno que conseguir média 7,0 (sete) nas avaliações realizadas em todos os módulos, receberá um Certificado emitido pelo Conselho Regional de Farmácia do estão do Paraná via email.

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos recentes avanços na nutrição e alimentação de larvas, maiores estudos devem ser conduzidos em relação ao ponto de mudança do alimento vivo para o

Apenas uma visita técnica de farmacêutico realizada neste setor em 2016, no mês de novembro. Foram encontrados medicamentos vencidos, misturados, sem lote e validade. Todos

A Comissão de Graduação de Farmácia (COMGRAD/FAR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL DE

6.6 Docentes candidatos ao credenciamento serão considerados habilitados quando a soma de suas atividades (2017-2021) for maior que 55 pontos e classificados de

Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico pela Gama Filho -

No caso em que o operador linear é invertível, estuda-se os autovalores da matriz simétrica associada à forma quadrática da cônica original e a partir daí encontra-se a equação

Quando avaliada a utilização da denominação genérica, obteve-se como resultado a prescrição de 39,2% com o uso da denominação em relação ao total de medicamentos

O critério adoptado para a valorização de instrumentos financeiros derivados admitidos à cotação ou negociação num mercado regulamentado ou especializado é a utilização do