• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO SUBMISSÃO VIRTUAL DE ARTIGOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO SUBMISSÃO VIRTUAL DE ARTIGOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

SUBMISSÃO VIRTUAL DE ARTIGOS

A Associação Brasileira de Construção e Urbanismo – ABRACOU, torna público o I regulamento de submissão virtual de artigos, uma categoria criada especialmente para a IV Conferência Nacional de Construção (CONACON) e I Conferência Nacional de Urbanismo (CONUR), representada pela comissão acadêmica da referida associação e pelos professores das bancas acadêmicas envolvidos nas análises. O regulamento para seleção de artigos científicos destinados a participação da primeira edição de submissão virtual de artigos será realizado ao transcorrer dos eventos supracitados, na cidade da Praia de Pipa/CE, no período de 06 a 09 de agosto de 2019, contará com todas informações necessárias para a submissão de artigos na respectiva categoria.

1. DO OJETIVO

Art. 1o. Esta categoria tem por objetivo estimular a submissão de artigos por pessoas que gostariam de participar do evento, porém nesta edição não poderão estar presentes para realizar a apresentação do artigo, de forma oral, durante o concurso, tradicional, já realizado pela equipe do evento nas edições anteriores. Deste modo, foi criado uma nova categoria que avaliará os “melhores artigos” do ano vigente para submissões virtuais da conferência por meio de critérios pré-estabelecidos e seleção eliminatória. Os selecionados concorrem a vaga nos anais do evento e publicações em revistas, estando ausentes da concorrência de premiações, pois estas estão reservadas aos artigos que forem apresentados de forma oral no dia 09 de agosto, durante a realização desta edição.

Art. 2o. Este regulamento estabelece os requisitos a serem atendidos para participação nesta submissão, bem como informações sobre

(2)

datas e prazos oferecidas pela categoria durante o CONACON|CONUR 19.

2. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

Art. 3o. Este regulamento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e disseminação de artigos com ênfase em iniciação científica e/ou tecnológica, direcionada ao público alvo do evento.

Art. 4o. Acentuando a importância do desenvolvimento e da disseminação do conhecimento acadêmico deste concurso, o CONACON e CONUR propõem tema livre e relacionado às várias vertentes da construção civil e urbanismo.

Art. 5o. A submissão de artigos virtual 19 será divido em duas categorias:

I) Categoria I: direcionada aos participantes que estejam desenvolvendo graduação universitária ou cursos técnicos, portadores de declaração assinada e/ou autenticada pela entidade de ensino, comprovando matrícula.

II) Categoria II: direcionada aos participantes que já tenham concluído a graduação ou curso técnico. Esta categoria refere-se aos participantes que já possuem o título de graduação, estejam cursando ou concluído a pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado). Sendo aceitos nessa categoria mediante apresentação de certificado ou diploma de conclusão os participantes que possuam um mínimo de 12 meses de formado, em caso de estar cursando uma pós graduação (especialização, mestrado). Já para os participantes que estão cursando doutorado e pós

(3)

doutorado, a declaração de comprovação e matricula não modifica a categoria, pois os mesmo teoricamente já possuem mais de 12 meses de formado.

Parágrafo único: Os participantes que estiverem cursando pós graduação (especialização ou mestrado com menos de 12 meses de formado até o dia do concurso, 09.08.2019, serão enquadrados a categoria I deste regulamento.

Art. 6o. Para participar desta categoria, o autor principal do artigo, responsável pela submissão, deverá ter o seu resumo previamente aceito pela comissão científica do IV CONACON | I CONUR e inscrever seu artigo completo no modelo estabelecido, no canal disponível para inscrições.

Art. 7o. O autor deverá indicar no sistema de inscrições na parte de submissão de artigo qual área ele está relacionado. Sendo assim, analisado por profissionais da referida área. É de total responsabilidade do participante selecionar a área correta, pois a seleção da área equivocada, pode ocasionar rejeição do artigo.

Art. 8o. O autor principal do artigo deverá ser um pesquisador vinculado a uma instituição de ensino (estudantes de graduação e pós graduação) ou um profissional da área de engenharia, arquitetura ou urbanismo, e deverá se inscrever indicando a área do artigo conforme indicação de art. 07. O autor principal não pode estar inscrito em outra categoria do evento que caracterize modalidade presencial e deve possuir apenas um artigo submetido no evento com seu nome vinculado a elaboração do estudo.

Art. 9o. Para esta categoria não haverá limite e artigos aprovados por área e total submissões, será levado em consideração pontuação mínima de 07 (sete) pontos, para alcançar o benefícios deste regulamento, sem necessidade de apresentação oral.

Art. 10o. A data final de submissão dos artigos será: 01 de junho de 2019. Na primeira fase de seleção serão considerados alguns critérios de análise como: conteúdo técnico, rigor metodológico, normalização, originalidade e inovação, sustentabilidade e relação com a temática do evento.

(4)

Art. 11o. A comissão científica do concurso será formada por profissionais do Brasil capacitados para avaliar os artigos submetidos e com autonomia para indicar os melhores estudos utilizando os critérios do art. 10º. Para a obtenção do resultado final serão necessários grupos de analistas: online (avaliação escrita). Esses profissionais não serão divulgados.

Art. 12o. Cada analista virtual preencherá uma ficha técnica off-line com nota de 5,0 (cinco) a 10,0 (dez) para cada item a ser avaliado, e posteriormente será calculada a média, gerando a nota final do artigo. Sabendo que os mesmos devem alcançar, no mínimo 07 (sete) pontos.

Art. 13o. A decisão da banca torna-se soberana para qualquer assunto que não esteja presente neste regulamento ou para qualquer situação extraordinária que venha a acontecer.

3. DOS CRITÉRIOS

Art. 14o. Nas avaliações online serão considerados:

a) Conteúdo Técnicos: O artigo deverá possuir conceito e elementos técnicos que respaldem o tema abordado pelos autores, por meio de revisão bibliográfica condizente e compatível com o contexto da pesquisa, do estudo de caso ou do programa experimental, de caráter científico.

b) Rigor Metodológico: O artigo científico deverá seguir fidedignamente as regras de formatação e metodologia estabelecidas pelo CONACON|CONUR 19, bem como ser estruturado com rigor de um artigo produzido para revistas internacionais consagradas, contendo com clareza: resumo; objetivo; relevância da pesquisa; descrição da pesquisa; programa experimental ou estudo de caso; resultados e discussões; conclusões e revisões bibliográficas.

c) Normatização: O artigo científico deverá seguir as normas ABNT destinada a elaboração de artigos científico e/ou obedecer o padrão disponível pelo evento.

d) Originalidade/Inovação: Será analisado o quão o artigo científico é original e inovador na abordagem e/ou método, inclusive a

(5)

criatividade dos autores para solução de algum problema proposto ou na divulgação de uma novidade ou inovação tecnológica.

e) Sustentabilidade: Será analisado quão o artigo submetido é sustentável e pode contribuir para a sociedade de um modo geral. f) Relação com a temática do evento: Será analisado o nível de

preocupação do autor ao pesquisar e buscar as modernizações causada e influências da revolução 4.0 para seu estudo de caso ou pesquisa.

g) Conteúdo técnico: Será avaliados os elementos técnicos apresentados propriamente ditos, com profundidade; inclusive os conceitos explanados, descrição da pesquisa, programa experimental ou estudo de caso, bem como os seus resultados e conclusões. h) Embasamento científico: Será avaliado o critério científico utilizado e

a qualidade do conteúdo, sendo este item de maior pontuação e caráter eliminatório, caso a banca considere baixa relevância.

Parágrafo único: A banca acadêmica pode considerar a necessidade plenária emergencial em caso de obediência deste regulamento, ou caso aconteça alguma situação que não esteja aqui presente. Deste modo, a plenária emergência ocorre após a submissão de todos os artigos. Estando presente (forma online ou presencial) a banca completa e, no mínimo, um membro da comissão organizadora do evento. Ao finalizar a plenária todas as decisões deverão constar em ata acompanhada de assinatura de todos os presentes.

4. DOS BENEFÍCIOS

Art. 15o. Os melhores artigos de cada categoria (I e II) conquistarão o direito de ter seus artigos publicados de forma integral nos anais online do evento, resumo publicado na revista ABRACOU em FOCO e direcionamento para submissão em revistas vinculadas ao evento 2019.

Parágrafo único: Caso a banca científica considere artigos que mereçam contemplação de submissão em revistas de quallis A e/ou B, a mesma efetuará o convite e divulgará o nome da revista durante o processamento do concurso, podendo acontecer na plenária emergencial e com divulgação na cerimônia de encerramento, e nota de esclarecimento no site do evento, ficando a critério da banca a forma de divulgação.

(6)

Parágrafo único: Os artigos selecionados receberão certificado de submissão e participação virtual não cabendo menção aos coautores.

Parágrafo único: Em caso de exemplares impressos da revista ABRACOU EM FOCO, será enviado um exemplar para cada autor que possuir seu artigo contemplado com publicação na referida revista.

5. CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Art. 16o. Artigos com pontuações menores que 7,0 (sete), serão automaticamente desclassificados dos benefícios, não podendo conter seu resumo nos anais do evento e publicação na revista. Art. 17o. O autores que desejarem participar desta categoria devem estar devidamente inscritos no evento em categoria de submissão online, com, no mínimo, uma parcela paga durante a avaliação online, e com status de pagamento completo durante a divulgação do resultado dos artigos aprovados.

Parágrafo único: Nesta categoria não é permitida transferência de inscrição.

Art. 18o. Cada autor só poderá enviar apenas um artigo contendo seu nome entre os membros de desenvolvimento acadêmico.

Art. 19o. A comissão organizadora, professores e membros relacionados a organização do evento poderão submeter seus artigos.

Art. 20o. Durante o processo de avaliação online os artigos podem ser APROVADOS, APROVADOS COM ALTERAÇÃO OU REJEITADOS. a) Aprovados: Os artigos que não necessitam de modificações e já

podem aguardar sua nota final.

b) Aprovados com alteração: Os artigos necessitam de modificações e devem verificar as indicações dos avaliadores efetua-las e reencaminhar após 7 dias corridos do envio da avaliação. Em seguida aguardar a nova análise para poder seguir com a elaboração dos seus slides de apresentação conforme padrão do evento, disponível na aba de downloads do site.

(7)

c) REJEITADOS: Os artigos que não foram aprovados na etapa de avaliação online, não podendo ser alterados e estando desclassificados.

Parágrafo 1: As decisões da banca acadêmica são soberanas, não cabe qualquer recurso ou impugnação por parte do participante.

6. DA INSCRIÇÃO

Art. 21o. Pré-Requisitos: Para inscrever-se nesta categoria, o interessado deve cumprir os seguintes pré-requisitos:

• Curtir a página oficial do evento no Facebook (https://www.facebook.com/Conacon);

• Seguir os perfis oficiais no Instagram: @conacon.abracou e da @conur.abracou;

• Acessar o site do evento conacon.abracou.com.br, acessar a área de inscrição do evento, realizar a inscrição através do preenchimento do formulário e submeter o artigo até o dia 01 de junho de 2019, além de efetuar o pagamento da inscrição ou está, com no mínimo, uma parcela paga durante o processamento de deferimento (avaliação online).

• Caso o candidato não possua alguma rede social acima citada, solicitamos que o mesmo efetue um comunicado oficial (dentro do prazo de inscrição) à Gerência de Integração/Eventos através do e-mail

contato@abracou.com.br, com o assunto “SUBMISSÃO DE

ARTIGO”. A ausência de comunicação acarretará na desclassificação do mesmo.

Art. 22o. O prazo para inscrição e envio dos artigos inicia-se em 01 de maio de 2019, e encerra-se em 01 de junho de 2019.

Art. 23o. As inscrições deverão ser efetuadas, obrigatoriamente, através do preenchimento do formulário no site do evento conacon.abracou.com.br, e obedecer as normas de formatação

(8)

seguidas do modelo padrão fornecida pela comissão de programação acadêmica do evento, disponível no site com ANEXO 2.

Art. 24o. O artigo deverá estar anexo à ficha de inscrição em formato de PDF. Além disso, poderá conter 05 autores/as, com no mínimo 06 (seis) páginas e um máximo de 10(dez) páginas, obedecendo o tamanho limite de 1Mb. As fontes e espaçamentos a serem utilizadas já estão na formatação do modelo (Times New Roman, Tamanho 14 no Título, tamanho 12 no cabeçalho, corpo do texto e para os/as autores e tamanho 12 na descrição da função, sigla das instituições dos autores e e-mails). O texto do documento deve ser justificado. As demais orientações estão descritas em cada seção ao longo do modelo. Este modelo já encontra-se na formatação sugerida, anexo 2.

Art. 25o. Não serão aceitos para avaliação, os artigos fora das normas; que não estiverem de acordo com o arquivo modelo; submetidos em áreas diferentes das citadas neste edital; com mesmo título, porém em modalidades diferentes. Também serão desconsiderados os artigos entregues fora do prazo, considerando-se para tanto o horário de até 23:59 (horário de Brasília) do dia 01 de Junho do ano de 2019. Art. 25o. A efetivação da inscrição, é considerada a partir do status de pagamento “completo”, acrescido a todas as recomendações presentes neste edital. O que implica na consequente aceitação de todas as disposições do presente Regulamento pelo (s) participante (s). Art. 26o. A submissão dos artigos será encerrada na data mencionada anteriormente e no site (01 de junho de 2019). Em caso de alteração será publicada uma nota de esclarecimento.

Art. 27o. Todas as confirmações e recebimentos dos artigos submetidos serão efetuadas pela plataforma. Caso a confirmação não seja efetuada, conforme datas importantes, ou mesmo não esteja aparecendo na área do participante da plataforma, o autor deverá entrar em contato direto com a coordenação ou diretoria responsável (acadêmica) pela terceira edição deste concurso. Os contatos deverão ser efetuados pelo e-mail contato@abracou.com.br com assunto “SUBMISSÃO DE ARTIGOS”.

(9)

Parágrafo único: Todos os autores ao se inscrevem assumem a responsabilidade de respeitar as normas estabelecidas neste regulamento, para envio dos artigos, é pré-requisito de qualidade eliminatória na avaliação.

8. DO CONOGRAMA

Descrição

Prazo

LANÇAMENTO DO EDITAL 30/04/2019 SUBMISSÃO 01/05 a 01/06/2019 AVALIAÇÃO ONLINE 01/05 a 15/06/2019

ADEQUAÇÃO (ITEM B ART.28o) Até 22/06/2019

AVALIAÇÃO DAS ADEQUAÇÕES 23/06 a 10/07/2019

DILVULGAÇÃO DOS APROVADOS 15/08/19

Diretora Geral ABRACOU

Gestão 2017-2020

Referências

Documentos relacionados

Esta Corte já se manifestou, inúmeras vezes, sobre a possibilidade da penhora recair sobre o faturamento da empresa, em percentual razoável (normalmente 5%) e desde

Takahach iet al, 2014 36 trabalhos publicado s entre 1990 a 2011 Estudo exploratór io descritivo simples e transversal Descrever a incontinência fecal em pacientes homossexuais do

Assim, o programa de exercícios aquáticos proposto não promove ganho aeróbico efetivo, mas os resultados sugerem que exercícios aquáticos como os propostos, em intensidade próxima

Nesse sentido, através de um estudo de caso comparativo entre os processos interacionais na ONG MAE e na Midiograf com uma abordagem qualitativa, a intenção é compreender como se dão

A tomada de decisões acerca do processo de estimação de custos e formação de preços - definição da margem de lucro, preço, terceirização de algumas etapas de

REVISÃO DAS NORMAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS PELA REVISTA QUÍMICA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.. GERAL - Serão considerados para publicação na Revista

Esta abordagem leva a diversas reflexões teóricas sobre o tipo e a forma de inserção do trabalho e do produto artesanal na rede de relações (socioculturais, econômicas e

Além dos resumos, o IX Congresso de História Econômica realizará a publicação dos anais do evento. De modo a que os artigos possam incorporar as discussões realizadas ao longo