• Nenhum resultado encontrado

Apoio a Idosos e Serviços de Saúde. Dossier de Apresentação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apoio a Idosos e Serviços de Saúde. Dossier de Apresentação."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Apoio a Idosos e Serviços de Saúde

www.carebem.com

Dossier de Apresentação

(2)

2

O PROJECTO CAREBEM

A CareBem tem uma oferta multidisciplinar de produtos e serviços para permitir às pessoas que permanecem no seu seio familiar e/ou lares de apoio a idosos, potenciando os seus cuidados de saúde, a sua auto-estima e estimulando o seu interesse pela vida. Prestamos um conjunto de cuidados individualizados, que podem ir desde o fornecimento de refeições, higiene pessoal e habitacional e tratamento de roupas. Podemos ainda assegurar outros serviços, nomeadamente “acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, acompanhamento, recreação e convívio, pequenas reparações, cuidados básicos, assistência geriátrica e apoio nas actividades da vida diária e serviços de Saúde.

A qualidade de envelhecimento pode ser em parte influenciada por nós. Devido ao incremento da esperança média de vida, o envelhecimento gradual da população, bem como um aumento do nível de actividade e escassez de tempo das pessoas activas, que limitam a capacidade de acompanhamento por parte dos familiares mais próximos. Damos apoio a Lares de Idosos no que respeita a profissionais especializados multidisciplinares e com desempenho comprovado pelas suas credenciais.

São propósitos deste serviço, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias, acautelando situações de dependência e fomentando a autonomia, através do apoio ao utente e suas famílias em colaboração com os prestadores de cuidados de saúde.

MISSÃO

A implementação dos serviços de apoio domiciliário permite promover atitudes e medidas preventivas do isolamento, da exclusão e da dependência e contribuir para a solidariedade intergeracional, bem como para a criação de serviços de apoio social e de saúde. Os serviços revestem-se de tal importância, que respondem não só às necessidades da população idosa, como também às pessoas em situação de dependência, independentemente do critério idade, nas quais se destacam as problemáticas como a deficiência, as doenças crónicas e as demências. É consensual que quer o modelo de funcionamento, quer de financiamento dos actuais serviços de apoio domiciliário torna-se premente o seu redimensionamento, não só pelo alargamento da oferta como a passagem de uma lógica reparadora de respostas a populações unicamente desfavorecidas para uma visão universal e preventiva, com comparticipações diferenciadas, dirigidas a diferentes públicos-alvo.

Por outro lado, continuar a reforçar um sistema de serviços de apoio domiciliário, estruturado exclusivamente numa lógica meramente social, sem estar aliada a uma vertente de saúde e de reabilitação, parece-nos pouco frutuosa e eficaz para responder às necessidades crescentes das pessoas mais velhas em situação de dependência. A assistência é precedida de uma avaliação diagnóstica, que permite caracterizar as necessidades do utente. É elaborado um plano de cuidados individualizado a ser elaborado com o utente e a família. Outra das exigências contempladas nas condições gerais de funcionamento, para o qual são necessários recursos humanos qualificados,

(3)

3 mediante supervisão técnica, e ser sujeito a um acompanhamento e avaliação

periódica.

Proporcionamos cuidados, assistência geriátrica e apoio nas actividades da vida diária  A assistência é precedida de uma avaliação diagnóstica, que permite

caracterizar as necessidades do utente.

 Temos as mais diversas parcerias para contribuir para a satisfação das necessidades de cuidados de saúde

 Diversos protocolos com Entidades de Serviço Social permitem-lhe ter descontos consideráveis.

SERVIÇOS

A CareBem presta um conjunto de cuidados individualizados, que podem ir desde o fornecimento de refeições, higiene pessoal e habitacional e tratamento de roupas. Podemos ainda assegurar outros serviços, nomeadamente “acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, acompanhamento, recreação e convívio, pequenas reparações, cuidados básicos, assistência geriátrica e apoio nas actividades da vida diária e serviços de Saúde.. A assistência é precedida de uma avaliação diagnóstica, que permite caracterizar as necessidades do utente. é elaborado um plano de cuidados individualizado a ser elaborado com o utente e a família é outra das exigências contempladas nas condições gerais de funcionamento, para o qual são necessários recursos humanos qualificados, mediante supervisão técnica, e ser sujeito a um acompanhamento e avaliação periódica.

Apoio a Lares

Geriatria

Psicologia

Enfermagem

(4)

4

Fisioterapia

Nutrição

Especialidades Médicas Diversas

Apoio psicossocial através de actividades sócio-terapêuticas

Animação Social

Cabeleireiro

Estética

Técnicas geriatras

Outras

Apoio Domiciliário

Limpeza do Lar

Acompanhamento em Saídas

Serviços de Alimentação

Compra de Bens e Serviços

Tratamento e Cuidado da Roupa

Tratamento de animais domésticos e Plantas

Monitorização e Administração de medicação segundo prescrição médica

Técnicas geriatras

Pequenas Reparações Domésticas

Estética

Serviços de Saúde

Geriatria, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Especialidades

Médicas Diversas, Apoio psicossocial através de actividades

sócio-terapêuticas

Bem-estar e lazer e Complementares

Serviços de teleassistência

Pequenas Reparações Domésticas

Cabeleireiro

Estética

Acompanhamento em Saídas

Adaptação de barreiras arquitectónicas

Outros

(5)

5

OBJECTIVOS

Os principais objectivos da CareBem consistem em garantir a qualidade do serviço prestado aos seus utentes, e crescer a sua capacidade de intervenção a médio prazo à totalidade do território nacional, pautando-se por uma actuação dentro dos mais elevados padrões de ética profissional. A assistência é precedida de uma avaliação diagnóstica, que permite caracterizar as necessidades do utente. é elaborado um plano de cuidados individualizado a ser elaborado com o utente e a família é outra das exigências contempladas nas condições gerais de funcionamento, para o qual são necessários recursos humanos qualificados, mediante supervisão técnica, e ser sujeito a um acompanhamento e avaliação periódica.

a) Qualidade de Serviço

A qualidade de serviço é orientada pelo seguinte conjunto de princípios basilares da actividade:

 Controle dos principais processos de interacção com o utente (angariação e prestação do serviço). É para este efeito efectuado uma avaliação diagnóstica com o objectivo de identificar quais as reais necessidades do utente e identificação do(s) prestador(es) que melhor poderão responder a estas solicitações.

 Integração de competências complementares necessárias a cada utente, designadamente de auxiliares de acção

médica, enfermagem, fisioterapia, etc.

 Proximidade com o utente e sua família, com atendimento e disponibilidade 24 horas por dia e 365 dias por ano.

 Controle do serviço prestado através de um acompanhamento permanente e visitas locais periódicas efectuadas ao utente pela Direcção Técnica, com uma periodicidade mínima mensal, e de um inquérito periódico de satisfação do utente.

 Assegurar a oferta de cuidados, com carácter urgente e permanente, que visam prioritariamente manter a autonomia das pessoas idosas no domicílio e no seu ambiente habitual de vida;

 Estabelecer medidas destinadas a assegurar a mobilidade das pessoas idosas e a acessibilidade a benefícios e serviços;

 Implementar respostas de apoio às famílias que tenham que assegurar cuidados e acompanhamento adequados a familiares, que se encontrem em situação de dependência, nomeadamente a pessoas idosas;

 Promover e apoiar iniciativas destinadas à formação inicial e em exercício de

 profissionais, voluntários, familiares e outras pessoas da comunidade;

(6)

6

 dependência e contribuir para a solidariedade intergeracional.

O nosso programa visa a manutenção da pessoa idosa no seu ambiente, junto dos seus familiares, vizinhos e amigos. Tem como objectivos específicos:

 Melhorar o conhecimento sobre as necessidades e expectativas das pessoas idosas;

 Prestar apoio social e cuidados de saúde integrados no domicílio;

 Alargar e inovar os serviços existentes;

 Alargar a cobertura do apoio existente e adaptar as suas modalidades às necessidades, incluindo o horário até às 24 horas;

 Melhorar o acesso aos recursos da comunidade;

 Promover a participação activa e responsável dos actores envolvidos.

b)

Abrangência Nacional

A CareBem, criada em 2012, tem por objectivo ter uma abrangência nacional no prazo entre 4 a 6 anos, ambicionando poder garantir a prestação de um serviço uniforme e reconhecido em todo o território nacional.

1 a 3 anos 4 a 6 anos Área de Intervenção Grande Lisboa e Nacional Alargamento em território Nacional Forma de Expansão Rede Própria e Rede Franchising Rede Própria e Rede Franchising Target Particulares e parcerias institucionais Intensificação de parcerias institucionais

(7)

7

FRANCHISING

A CareBem desenvolve uma rede de franchising para chegar mais próximo dos seus utentes a nível nacional promovendo ao mesmo tempo um negócio de sucesso. Através da partilha de estratégias e Know-how especializado a CareBem garante um apoio contínuo à actividade dos franchisados.

O modelo de Franchising utilizado pela CareBem, permite ao Franchisado ter acesso a um conjunto de benefícios que não conseguiria ao actuar individualmente, numa área de negócio com grande potencial de mercado e especificidade técnica.

O Franchisado e a sua equipa receberão uma formação inicial, que terá uma duração ajustada às necessidades de cada um. Esta formação consistirá de uma apresentação detalhada da génese e do conceito da empresa, dos serviços que oferece e das suas aplicações de gestão e de divulgação, e também todos os procedimentos do negócio. Ser-lhe-à ainda facultado o acesso a à nossa base de dados de possíveis clientes e instituições da área social. A nossa equipa técnica de colaboradores de âmbito nacional fica de pronto ao serviço e aos dispor do Franchisado.

A expansão da CareBem através de parceiros em rede de franchising segue os seguintes princípios orientadores:

Know How - O franchisado é um elemento fundamental na promoção da marca CareBem. Desta forma, pretendemos que os serviços prestados por cada franchisado sejam sustentados no Know How da CareBem, para tal, providenciamos a formação inicial ao franchisado. Será também fornecido todo o pacote de documentação necessária à actividade, desde as minutas de contratos, fichas de diagnóstico e o projecto de regulamento.

Promoção - Pretendemos que cada franchisado desenvolva a sua actividade de uma forma rentável, minimizando desta forma os custos de entrada e os encargos e actividades administrativas correntes, e que este dedique assim a maioria do seu tempo à angariação, gestão e apoio aos seus utentes. A

CareBem providenciará os meios técnicos, administrativos e promocionais que

permitam ao franchisado iniciar a sua actividade com grande rapidez. Deste modo, e para além das obrigações legais, o franchisado tem apenas de se preocupar em garantir um acesso a comunicações fixas, móveis e Internet para iniciar a sua actividade. A integração de um novo franchisado será destacado no site CareBem e os seus contactos serão mencionados na página dedicada para o efeito. Será ainda fornecido ao franchisado um pacote de folhetos, outdoors e outros materiais publicitários que permitem iniciar a promoção local dos serviços CareBem durante a sua actividade.

(8)

8

Licenciamento da actividade - É garantido o apoio no inicio do desenvolvimento da actividade, designadamente:

o Apoio na escolha do Local;

o Apoio no processo de licenciamento na Segurança Social (Taxas não incluídas);

o Outros Projectos; o Projecto de Segurança; o Apoio na Inauguração.

Suporte Administrativo - Todo o suporte administrativo, designadamente os procedimentos de facturação e contabilização são assegurados pela

CareBem. São ainda disponibilizadas de imediato 5 caixas de correio

electrónico ao franchisado, acessíveis através do computador pessoal ou através da internet. Ser-lhe-à aberta uma página de destaque no nosso website nacional para sua directa administração.

Perfil do Franchisado

Pretende-se que o Franchisado seja empreendedor, com espírito de iniciativa e gosto pela área da geriatria, preferencialmente com formação técnica e académica correspondente a bacharelato ou licenciatura no âmbito das ciências sociais e humanas ou ciências da saúde. (Despacho Normativo nº 62/99 de 12 de Novembro de 1999.)

Ficha Técnica

Actividade: Serviço de Apoio Social e Serviços de Saúde.

Dados Gerais

País de Origem: Portugal

Actividade em Portugal: Início do negócio 2012 Inicio do Franchising: 2012

Zonas Prioritárias: Localidades com grande densidade populacional sénior

Dados Financeiros

Investimento total: 25.000€ a 35.000€ Duração do contrato: 5 anos

Taxa de publicidade: 2%, mínimo de 250€ Royalties exploração: 2% a 4%

(9)

9

Apoio a Idosos e Serviços de Saúde

Rua da Longra nº6 – B Tornada

2500-315 Caldas da Rainha

Telf. +351 262 831 214

Telem. +351 966 277 037

+351 911 707 515

www.carebem.com

geral@carebem.com

franchising@carebem.com

rh@carebem.com

angela.nobre@carebem.com

Referências

Documentos relacionados

Através do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), criou os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, somando-se aos cursos já existentes de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar as características e o potencial do Resíduo de Mármore como material de substituição parcial do cimento Portland em concreto tanto no

Um novo método é proposto para a extração em tempo real da componente da corrente de seqüência negativa, apresentando um bom desempenho em comparação com os outros métodos.

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de